Maria da Conceição José de Oliveira
Possui Graduação em História pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) e Especialização em História Moderna pela Universidade Federal Fluminense (UFF),Extensão em História do Rio de Janeiro pela Universidade Federal Fluminense, Habilitada pelo Estado em Sociologia e Filosofia.Professora Universitária e Assistente Acadêmica em Produção de Informações Educacionais pertinente a todos os Cursos da Instituição garantindo o atendimento das exigências dos órgãos reguladores do ensino, Membro da CPA(Comissão Própria de Avaliação) (UNISUAM), Atualmente atuando como Diretora Adjunta do Colégio Estadual Heitor Lira, professora do ensino fundamental e médio nas disciplinas de História, Filosofia e Sociologia.
Informações coletadas do Lattes em 14/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em História Moderna
2005 - 2006
Universidade Federal Fluminense
Título: História das Doenças na Idade Moderna
Orientador: Ronald Raminelli
Graduação interrompida em 2011 em Direito
2009 - Atual
Centro Universitário Augusto Motta
Ano de interrupção: 2011
Graduação em Licenciatura Plena em História
2002 - 2004
Centro Universitário Augusto Motta
Título: A história contada através do fotojornalismo, no período da Ditadura Militar
Orientador: Esther Kuperman
Formação complementar
2022 - 2023
IGUALDADE RACIAL NAS ESCOLAS. (Carga horária: 180h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
2018 - 2018
Mídia Educação. (Carga horária: 16h). , Núcleo Avançado em Educação, NAVE, Brasil.
2013 - 2013
Gestão do Trabalho. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Reabilitação da ASCE, FRASCE, Brasil.
2010 - 2010
Aplicativo Coleta de Dados (Mestrado e Doutorado). (Carga horária: 8h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em História do Rio de Janeiro. (Carga horária: 405h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em História, Patrimônio e Cultura. (Carga horária: 15h). , Cultura & Companhia, C&C, Brasil.
2005 - 2005
História das Doenças. (Carga horária: 120h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Rio de Janeiro.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais/Especialidade: Legislação Educacional.
Participação em eventos
Depois de Junho: Movimento, impasses e novas instituições. 2015. (Outra).
Encontro de Coordenadores de Cursos de Graduação - ANACEU. 2011. (Encontro).
Oficina de Elaboração de Projetos de Pesquisa e Extensão. 2011. (Oficina).
I Encontro Acadêmico do Ensino Superior. 2010. (Encontro).
IV Seminário História das Doenças. 2010. (Seminário).
CPA - Comissão Própria de Avaliação no Desenvolvimento das IES. 2009. (Seminário).
1808: A Corte no Brasil. 2008. (Congresso).
Participação em bancas
OLIVEIRA, M. C. J.; MARTORELLI, B. C. P.; FERREIRA, N.. A inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular brasileiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Augusto Motta.
OLIVEIRA, M. C. J.; MARTORELLI, B. C. P.; FERREIRA, N.. A Inclusão sem descriminação no Ensino Regular. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Augusto Motta.
OLIVEIRA, M. C. J.; MARTORELLI, B. C. P.; FERREIRA, N.. A importância do trabalho em equipe na Administração Escolar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Augusto Motta.
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, M. C. J. . Sífilis e a Construção da Nação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, M. C. J. . Doenças: Um Panorama Histórico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2012
Memória da Leopoldina, Descrição: Nesta pesquisa pretendemos fazer uma análise global da história da região da Leopoldina que compreende na atualidade os bairros de Bonsucesso, Manguinhos, Ramos, Olaria, Penha,Maré,ComplexodoAlemão, Brás de Pina, Cordovil, Del Castilho, Engenho da Rainha, Higienópolis, Inhaúma, Jardim América, Maria da Graça, Parada de Lucas, Tomás Coelho e Vigário-Geral. O recorte temporal inicia-se por volta de 1890 quando só o distrito de Inhaúma (que abrangia 6 bairros na região da Leopoldina) localizado na região suburbana mais próxima do centro teve um crescimento demográfico de aproximadamente 293% e 1990 ano no qual o impacto neoliberal provocou outras grandes mudanças na região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria da Conceição José de Oliveira - Integrante / Adriana Patricia Ronco - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Colégio Estadual Heitor Lira. , Rua Cuba, Penha, 21020160 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23347526
Experiência profissional
2021 - Atual
C.E.HEITOR LIRAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DIRETORA ADJUNTA, Carga horária: 40
Outras informações:
Garantir a qualidade do ensino na instituição e atender toda a comunidade escolar, de modo que atuem juntos no processo de ensino e aprendizagem para que ele seja efetivo.
Organizar a rotina escolar.
Garantir o cumprimento de leis e diretrizes de ensino.
Realizar o levantamento dos materiais que devem ser comprados.
Orientar as Coordenadoras pedagógicas e a Orientadora Educacional no que for necessário.
Planejar e facilitar reuniões com professores, pais e alunos.
Ajudar na adequação de materiais didáticos, planos de aula e práticas pedagógicas
2018 - Atual
C.E.HEITOR LIRAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 16
Outras informações:
Ensino médio Normal / Disciplina Ministrada: Sociologia
Ensino Regular / Disciplina Ministrada : Sociologia / Filosofia e História
NEJA: História/ Sociologia
2015 - 2018
Dr. Galdino do Valle FilhoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16
Outras informações:
Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
História
Ensino Médio (1º ao 3º ano)
História
Filosofia
Sociologia
2015 - 2016
Colégio Estadual Emília RochemantVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3
Outras informações:
Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
História
2015 - 2015
COLÉGIO ESTADUAL AUGUSTO SPINELLIVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2
Outras informações:
Ensino Médio (História)
2014 - 2014
Colégio Estadual Prefeito Mendes MoraesVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora do Ensino Médio (História).
2014 - 2014
Escola Estadual Professor Cesar PernettaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2
Outras informações:
Professora do Ensino Médio (História)
2014 - 2014
Colégio Estadual Professora Matilde de Jesus QuadradoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações:
Professora do EJA, Ensino Médio Fase III (História).
2006 - 2011
Centro Universitário Augusto MottaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2002 - 2011
Centro Universitário Augusto MottaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente Acadêmico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Na Diretoria de Planejamento e Legislação realizo atividades relacionadas com a atualização e acompanhamento da legislação educacional pertinente a todos os cursos oferecidos pela Instituição a fim de provê-la de informações atualizadas garantindo o atendimento das exigências estabelecidas.
As minhas responsabilidades são:
Manter contatos com órgãos educacionais externos a fim de dirimir dúvidas relacionadas com a legislações e procedimentos acadêmicos dos cursos.
Acompanhar as mudanças na legislação educacional vigente, pertinente a Graduação, Pós-Graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu) nas modalidades de ensino presencial e/ou ensino a distância, a fim de atender as exigências legais, zelando pelo cumprimento da legislação educacional no âmbito da educação superior vigente, buscando orientar os envolvidos quanto aos corretos procedimentos legais.
Acompanhar o Plano de desenvolvimento Institucional (PDI) a fim de verificar se as informações contidas estão sendo atendidas e efetivadas.
Presto suporte aos coordenadores quanto ao levantamento das informações a serem prestadas sobre o curso e seu corpo docente e discente garantindoa conformidade dos dados e o atendimento as nomas e preceitos previamente estabelecidos.
Conferir as informações prestadas a respeito dos processos de regulação dos cursos da Instituição a fim de inserir dados em sistema informatizado específico.
Acompanhar os cadastros realizados pela Instituição perante aos órgãos reguladores do ensino.
Receber e assessorar os avaliadores dos órgão reguladores do ensino em visitas in loco.
Manter registros e arquivos necessários a prestação de contas aos órgãos reguladores do ensino.
Atividades
-
09/2012 - 11/2012
Ensino, Gestão Eletrônica de Documentos, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
08/2010 - 11/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Planejamento e Legislação.Cargo ou função, Membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA.
-
02/2006 - 11/2011
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cidadania, História da América, História do Rio de Janeiro, História Moderna, Metodologia do Trabalho Acadêmico, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Prática de Ensino em História, Tópicos Especiais em Contemporânea (História das Doenças)
-
08/2002 - 11/2011
Direção e administração, Diretoria de Planejamento e Legislação.Cargo ou função, Assistente Acadêmica em Produção de Informações Educacionais.
2012 - 2014
Faculdade de Reabilitação da ASCEVínculo: , Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável pelas informações e documentos dos alunos do Curso de Administração, PROUNI e FIES (Vice Presidente da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e da Pós-Graduação em Acupuntura, Dermato, Traumato, Fisioterapia Respiratória e Geriatria.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria da Conceição José de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?