CARLOS ALBERTO DE SOUZA
1º lugar do Prêmio Chico Ribeiro no VIII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público. 1º lugar no Prêmio Internacional de Produção Contábil Técnico Científica Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá, edição 2013, categoria Iniciação Científica. Vencedor do concurso Melhor Ação, edição 2012, que premia as boas práticas ou as ações de melhoria, desenvolvidas pelos funcionários, e que tenham obtido resultados significativos na rotina da Empresa. Mestre em Administração. Especialista em Controladoria, Gestão Educacional, Comércio eletrônico, Gestão Pública e Finanças e Auditoria em organizações do setor público. Atua há 30 anos na área de Controladoria e custos nas organizações privadas e públicas e 16 anos no ensino superior (graduação e pós) com foco em gestão de custos e finanças corporativas, além de assumir cargo de coordenação de curso, pesquisa e extensão, tutoria de Empresa Júnior e Empresa Simulada. Experiência como Membro do NDE de Ciências Contábeis; do Comitê Consultivo da CERES: Previdência complementar; do Conselho Fiscal da CABEFE: Caixa de beneficência. Professor universitário, autor de artigos publicados em revistas especializadas na área de administração e contabilidade, com artigos aprovados e apresentados em congressos e seminários de gestão. Integrante da Comissão Técnica de elaboração da Agenda Estratégica 2014 a 2030 para o desenvolvimento sustentável da Agricultura de Minas Gerais. Já orientou mais de 110 trabalhos de conclusão de curso, em nível de graduação e pós graduação.
Informações coletadas do Lattes em 02/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Mestrado Profissionalizante
2002 - 2006
Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais
Título: A Relação entre a Escala e o Custo Médio por aluno no Ensino superior Privado de Belo Horizonte, Ano de Obtenção:
Orientador: Prof. Dr. Cláudio Gontijo
Especialização em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas
2023 - 2024
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO BASEADO EM PESQUISA DIAGNÓSTICA
Orientador: Prof. Daniel Ustárroz
Especialização em Auditoria em organizações do setor público
2021 - 2022
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: A Auditoria operacional na gestão pública-CASO EMATER MG
Especialização em Gestão Pública e Finanças
2017 - 2018
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: O EAD E A CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NA GESTÃO PÚBLICA: EMATER-MG NO TREINAMENTO DOS GERENTES REGIONAIS
Orientador: Ana Paula Rodrigues
Especialização em Gestão Educacional
2006 - 2007
Faculdade Senac Minas
Título: Plano de Negócios da Educar Ltda
Orientador: Prof. Gernot
Formação complementar
2018 - 2018
Extensão universitária em Curso de Extensão - Moodle Básico 2018. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Curso de Extensão - Prezi. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2018 - 2018
Curso Tomada de Contas Especiais - Agosto de 2018. (Carga horária: 50h). , Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, TCE MG, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Capacitação de Coordenador de Tutoria EAD- 05/09 a 09/10/2017 - UE. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Jogos de Empresa e o CAV ? Centro CAPE. (Carga horária: 6h). , Faculdade Una de Contagem, UNA CONAGEM, Brasil.
2009 - 2010
Análise e Planejamento Financeiro. (Carga horária: 20h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.
2007 - 2007
Retenção de Impostos Federais. (Carga horária: 16h). , Open Consultoria, OPEN, Brasil.
2003 - 2004
Matemática Financeira aplicada ao setor Financeiro. , SENAC, SENAC, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Oratória. (Carga horária: 24h). , Centro de Gestão Empreendedora, FEAD MINAS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.
Organização de eventos
SOUZA, C. A. . Orientações sobre o Imposto de Renda Pessoa Física 2019 (Março 2019). 2019. (Outro).
SOUZA, C. A. . Curso Gratuito para Exame do CFC 2019 - 1º semestre 2019. 2019. (Outro).
SOUZA, C. A. . 7º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional da ABT. 2018. (Congresso).
SOUZA, C. A. . Organização da Visita Técnica na Emater MG. 2018. (Outro).
SOUZA, C. A. . Organização da aula Inaugural (Orientação, fiscalização e vedação em ano eleitoral: O que é permitido e proibido ?). 2018. (Outro).
SOUZA, C. A. . Organização da Visita Técnica CRAMG - Conselho Regional de Administração de Minas Gerais. 2018. (Outro).
SOUZA, C. A. . FaPP Informa - Mar a Nov 2018 - Boletim Informativo. 2018. (Outro).
SOUZA, C. A. ; SILVEIRA, J. . Palestra: OS 8 PASSOS PARA VOCÊ FAZER UM CHECK DA SUA CARREIRA. 2018. (Outro).
SOUZA, C. A. . Orientações sobre o Imposto de Renda Pessoa Física 2018 (Março 2018). 2018. (Outro).
Participação em eventos
20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICÁVEIS AO TERCEIRO SETOR: ANÁLISE DA CONFORMIDADE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS FUNDAÇÕES DE APOIO AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO BRASIL.. 2018. (Seminário).
20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.A APLICAÇÃO DE SUBVENÇÕES E ASSISTÊNCIA GOVERNAMENTAIS NO TERCEIRO SETOR ATRAVÉS DO CPC 07. 2018. (Seminário).
20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.A REDUÇÃO DO ANALFABETISMO FINANCEIRO E DA DESIGUALDADE SOCIAL ATRAVÉS DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL: A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM O USO DA HP12C E PLANILHA ELETRÔNICA (EXCEL). 2018. (Seminário).
20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.CADASTRO DE SOLICITAÇÕES DE MANOBRAS PELAS CONTRATADAS DA CEMIG: COMO OTIMIZAR OS DESLIGAMENTOS E FALHAS. 2018. (Seminário).
29º Enangrad.O SISTEMA DE FRANQUIAS NO CENÁRIO ECONÔMICO DA CIDADE DE BARBACENA. 2018. (Encontro).
2º FORUM DE GESTÃO PÚBLICA. 2018. (Seminário).
7º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional da ABT. O EaD e a capacitação profissional na gestão pública: EMATER-MG no treinamento dos gerentes regionais. 2018. (Congresso).
Seminário ?Tendências da Modernização do Setor Público: burocracia, gerencialismo, gestão deliberativa e gestão cívica?. 2018. (Seminário).
Simpósio: Tecnologia e Educação a Distância no Ensino Superior - 21, 22 e 23 de março de 2018 - Faculdade de Educação da UFMG.AS AVALIAÇÕES NO EaD E ANÁLISE DO DESEMPENHO POR GÊNERO ESTUDO DE CASO NO MBA DE GESTÃO DE PROJETOS. 2018. (Simpósio).
VIII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público - 15 a 17 de agosto 2018. APLICAÇÃO DO CPC 07(R1) ? Subvenção e Assistência Governamentais em empresas da administração pública indireta do Estado de Minas Gerais. 2018. (Congresso).
VII SINGEP/2018.ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DO PROJETO DE UMA LOJA VIRTUAL DE PRODUTOS REGIONAIS. 2018. (Simpósio).
XV Seget - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.A relação entre os Impostos, Taxas e Contribuições e as Vendas de Mercadorias, Produtos e Serviços de uma empresa prestadora de serviços de energia. 2018. (Simpósio).
XV Seget - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.Gerenciamento de Custos em Projetos da Copa do Mundo: um estudo de caso do Estádio Mané Garrincha. 2018. (Simpósio).
XV Seget - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.IMPACTOS DAS MUDANÇAS NA POLÍTICA ECONÔMICA SOBRE O MERCADO BRASILEIRO DE DERIVATIVOS CAMBIAIS. 2018. (Simpósio).
XV Seget - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.Análise da Duration e diversificação de Markowitz em uma carteira de crédito. 2018. (Simpósio).
Ministrou ?Aulão para o ENADE e Exame de Suficiência do CFC?.Ministrou ?Aulão para o ENADE e Exame de Suficiência do CFC?. 2017. (Encontro).
XI Convenção de Contabilidade de Minas Gerais.SPED - Percepções do profissional de contabilidade acerca de sua implantação.. 2017. (Encontro).
XIV Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2017.Identificação Do Domicílio Tributário Do ISSQN ? Estudo De Caso De Uma Empresa De Locação De Equipamentos.. 2017. (Simpósio).
XIV Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2017.Regime Tributário Nos Serviços De Consultoria Contábil E Tributária: Um Estudo De Caso. 2017. (Simpósio).
XIV Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2017.A Importância Da Gestão Fiscal E Tributária Do ICMS Para As Empresas De Comércio Varejista. 2017. (Simpósio).
XIV Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2017.As Práticas De Formação De Preço Nas Empresas Prestadoras De Serviço De Pequeno E Médio Porte De Belo Horizonte - MG. 2017. (Simpósio).
XIV Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2017.Regime Tributário Para Uma Concessionária - Lucro Real X Lucro Presumido?. 2017. (Simpósio).
XIV Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2017.Impacto ICMSST Para Uma Empresa Optante Pelo Regime Do Simples Nacional. 2017. (Simpósio).
XIV Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2017.ESOCIAL X EFD-REINF: Os Impactos Na Cessão De Mão De Obra Com O Cruzamento De SPED?s. 2017. (Simpósio).
XIV Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2017.Contribuição Previdenciária Patronal Sobre O Faturamento Na Empresa Beta. 2017. (Simpósio).
XIV Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2017.O Estudo Da Viabilidade De Uma Usina De Concreto: Estudo De Caso Da Empresa Concretmais. 2017. (Simpósio).
XIII SEGET ? Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.A aplicação do CPC 26 nas demonstrações financeiras das empresas do terceiro setor estudo de caso da Fundação BH. 2016. (Simpósio).
XIII SEGET ? Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.NBC TG 1000 - Estudo sobre Convergência das Normas com ênfase na análise dos procedimentos contábeis para pequenas e médias empresas - Estudo de caso: Nutrium Indústria Ltda. 2016. (Simpósio).
XIII SEGET ? Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.Normas internacionais de contabilidade: adoção do CPC 02 nas 50 maiores empresas da região Sudeste. 2016. (Simpósio).
XIII SEGET ? Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.A Análise do CPC 09 e a evidenciação da riqueza criada das empresas listadas na Revista Exame Maiores e Melhores. 2016. (Simpósio).
XIII SEGET ? Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.Estudo de viabilidade econômica financeira caso modelo ? edificação em São João Del Rei ? Minas Gerais. 2016. (Simpósio).
XIII SEGET ? Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.Análise da viabilidade econômico financeira dos projetos da Microempresa Alfa. 2016. (Simpósio).
XVIII ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente.TI VERDE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS Uma proposta de implantação para o Colégio Santo Agostinho Nova Lima. 2016. (Encontro).
XII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia ? SEGET ? Associação Educacional Dom Bosc. 2015. (Seminário).
XII Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2015 ? Associação Educacional Dom Bosco.A APLICABILIDADE DO CPC-01 REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS CONFORME RESOLUÇÃO Nº 3.566/08 DO BANCO CENTRAL. 2015. (Seminário).
XII Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2015 ? Associação Educacional Dom Bosco.CAPACIDADE NORMAL E OCIOSA: Uma análise comparativa das publicações financeiras e exigências contábeis do CPC 16 de estoques. 2015. (Seminário).
XII Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2015 ? Associação Educacional Dom Bosco.OS IMPACTOS DA ADOÇÃO DO IFRS 15 ? RECEITA DE CONTRATOS COM CLIENTES NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS EMPRESAS BRASILEIRAS. 2015. (Seminário).
XII Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2015 ? Associação Educacional Dom Bosco.FLUXO DE CAIXA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO. 2015. (Seminário).
XII Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2015 ? Associação Educacional Dom Bosco.APLICAÇÃO DO CPC 07(R1) ? Subvenção e Assistência Governamentais em empresas da administração pública indireta do Estado de Minas Gerais. 2015. (Simpósio).
Seminário HSM ?The Best of Philip Kloter?. 2014. (Seminário).
XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia ? SEGET. 2014. (Simpósio).
XI Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2014 ? Associação Educacional Dom Bosco.A Análise do Desempenho das Empresas Maiores X Melhores Para Se Trabalhar.. 2014. (Seminário).
ADM 2013 ? Congresso Internacional de Administração. O CPC 22 e sua influência no nível de disclosure das empresas do setor de Construção e Engenharia. 2013. (Congresso).
Curso de Cálculo de Liquidação de Sentença Trabalhista. 2013. (Oficina).
Curso de Jogos de Empresa e o CAV ? Centro CAPE. 2013. (Encontro).
I Encontro de Educadores ? Formar Alunos, Transformar Vidas ? Sis. 2013. (Encontro).
IX Convenção de Contabilidade ? Belo Horizonte. A situação econômica e financeira das empresas com negociação suspensa na BOVESPA e os modelos de previsão de falência. 2013. (Congresso).
7º Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-MG. 2012. (Congresso).
IX Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia ? SEGET.O uso do Sistema de Informação Contábil como ferramenta para a tomada de decisão nas empresas da Região de Contagem - Minas Gerais. 2012. (Simpósio).
Semana Acadêmica de Formação e Desenvolvimento Docente- Palestra: Docente: suas digitais na constituição de u um ideal. 2012. (Encontro).
Semana de Administração e Ciências Contábeis realizada no período de 2 a 6 de maio de 2011 na Faculdade Pitágoras de Ensino Superior ? Unidade Guajajaras;.Título da Palestra: Formação de preço de venda. 2011. (Seminário).
Gerenciamento de Projetos ? INDG. 2009. (Seminário).
4º Encontro de Professores da Educação Superior da Rede Privada de MG. 2007. (Encontro).
X Seminário Prograd - Formação Básica no Ensino Superior. 2007. (Seminário).
IV Seminário de gestão Estratégica em Negócios.A relação entre a Escala e custo médio por aluno em BH. 2006. (Seminário).
IV Seminário Internacional da Sociedade Inclusiva - Impasses e avanços. 2006. (Seminário).
IX Seminário Prograd - Projetos Pedagógicos: norte e tendências. 2006. (Seminário).
Seminário da Rede Integração de Pessoas com deficiência. 2006. (Seminário).
VIII Seminário PROGRAD - A formação geral no Ensino Superior. 2006. (Seminário).
XIII Congresso Brasileiro de Custos. A relação entre a Escala e custo médio por aluno em BH. 2006. (Congresso).
XIII Encontro Nacional de EXtensão e Ação Comunitária. 2006. (Seminário).
III Encontro Mineiro de Professores do Curso de Ciências Contábeis.III Encontro Mineiro de Professores do Curso de Ciências Contábeis. 2004. (Seminário).
IV Seminário PROGRAD ? Ensino de Graduação ? Práticas investigativas na Graduação: Articulação Ensino-Pesquisa-Extensão. 2004. (Seminário).
Seminário Interamericano de Contabilidade ? Conselho Federal de Contabilidade. 2004. (Seminário).
V Fórum Nacional de Professores de Contabilidade ? Conselho Regional de Contabilidade. 2004. (Encontro).
V Seminário PROGRAD ? Estágios Curriculares : significado na formação Profissional. 2004. (Seminário).
III Seminário PROGRAD ? Ensino de Graduação: Avaliação da Educação Superior. 2003. (Seminário).
Perspectivas da Gestão Empresarial Frente ao novo Código Civil. 2003. (Seminário).
A Economia Digital e Minastec. 2001. (Seminário).
Participação em bancas
SOUZA, C. A.; PINHEIRO, C. B.. Cadastro de solicitações de manobras pelas contratadas da CEMIG: como otimizar os desligamentos e falhas.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão da Qualidade) - Universidade FUMEC.
SOUZA, C. A.; PINHEIRO, C. B.. ESTRESSE E PRESSÃO EM INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - Universidade FUMEC.
SOUZA, C. A.; PINHEIRO, C. B.. A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NO SETOR BANCÁRIO. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - Universidade FUMEC.
SOUZA, C. A.; PINHEIRO, C. B.. Avaliação da Implantação do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão da Qualidade) - Universidade FUMEC.
SOUZA, C. A.; PINHEIRO, C. B.. EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças Corporativas e Controladoria) - Universidade FUMEC.
SOUZA, C. A.; PINHEIRO, C. B.. Análise da Competitividade na Aviação Regional: estudo dos programas SITAR, PDAR e Voe Minas Gerais. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - Universidade FUMEC.
SOUZA, C. A.; PINHEIRO, C. B.. Estudo sobre Gestão Integrada de Riscos: Benefícios, Impactos e Desafios para as Instituições Financeiras. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças Corporativas e Controladoria) - Universidade FUMEC.
SOUZA, C. A.; PINHEIRO, C. B.. BITCOIN: ANÁLISE DA MOEDA VIRTUAL DESCENTRALIZADA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças Corporativas e Controladoria) - Universidade FUMEC.
SOUZA, C. A.; PINHEIRO, C. B.. Storck. Um estudo sobre carreiras e seus impactos no desempenho do indivíduo no processo de trilhas. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças Corporativas e Controladoria) - Universidade FUMEC.
SOUZA, C. A.; PINHEIRO, C. B.. Gestão da Qualidade: O uso da tecnologia a favor da Qualidade Total na Construção Civil. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão da Qualidade) - Universidade FUMEC.
SOUZA, C. A.. ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA FINANCEIRA: Caso Modelo ? Edificação em São João Del Rei ? Minas Gerais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestão Estratégica de Projetos) - Universidade FUMEC.
SOUZA, C. A.. ENERGIA SOLAR: um estudo sobre a viabilidade econômica de instalação do sistema fotovoltaico em uma residência em Ipatinga-MG. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestão Estratégica de Projetos) - Universidade FUMEC.
SOUZA, C. A.. ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DOS PROJETOS DA MICROEMPRESA ALFA.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestão Estratégica de Projetos) - Universidade FUMEC.
SOUZA, C. A.. O BSC como instrumento de gestão e controle nas empresas do setor automotivo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Análise da contabilidade gerencial utilizada como um mecanismo para tomada de decisão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. A importância da controladoria no processo de gestão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Análise de desempenho das empresas maiores x melhores para se trabalhar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Aplicabilidade das érspectivas do BSC benecífios e dificuldades no processo de implantação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. A eficácia da utilização da ferramenta TQM na melhora dos processos internos- estudo de caso na empresa V&M. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. A contabilidade de custos como ferramenta para a tomada de decisão, baseando-se nos métodos de custeio por absorção e variável. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Estimação de custos na importação ? estudo de caso em um laboratório veterinário de Minas Gerais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Gestão de logística de transporte: um estudo da Fiat automóveis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. A importância do Marketing na alavancagem do negócio: estudo de caso Grupo Anchor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. A situação econômico-financeira das empresas em recuperação judicial a partir da metodologia do modelo dinâmico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. A mehoria das informações sobre custos nas empresas através da combinação entre os sistemas de custeio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. A importância da administração de caixa nas micro e pequenas empresas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Aplicação do modelo dinâmico de gestão financeira às empresas do Grupo Alfa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Os controles internos necessários em uma corretora de seguros para alcançar um bom planejamento de suas operações. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Estudo da viabilidade econômico-financeira de uma academia de ginástica de pequeno porte, sob a ótica do plano de negócios. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. A aplicação do sistema de custeio baseado em atividades nas empresas prestadoras de serviços contábeis ? um estudo de caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Gestão de crédito nas empresas de factoring ? importante ferramenta na alavancagem dos negócios. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Planejamento Tributário: Lucro real/presumido. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Contábil) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Custos empresariais: sua importância como ferramenta e influência junto ao processo decisório. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Contábil) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Neto e Petronílio Matos de Oliveira.Como simplificar o entendimento da tributação do ICMS por substituição tributária. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Contábil) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Qual a melhor forma de tributação para a empresa X, com vistas à redução de sua carga tributária. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Contábil) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Classificação fiscal dos produtos industrializados(análise da tabela de classificação de produtos para novas formas de classificação). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Contábil) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. As empresa enquadradas na forma de tributação pelo MICRO GERAIS são viáveis?. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Contábil) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Professor membro da banca examinadora da 1ª Fase do Concurso de Provimento Interno da disciplina: Administração Financeira do Curso de Tecnologia em gestão Financeira da PUC Minas Coração Eucarístico;. 2008. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Professor membro da banca examinadora da 1ª Fase do Concurso de Provimento Interno da disciplina: Auditoria e Controladoria em Finanças do Curso de Tecnologia em gestão Financeira da PUC Minas Coração Eucarístico;. 2008. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Provimento Interno da disciplina: Orçamento Empresarial. 2006. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Provimento Interno da disciplina: Sistemas Contábeis II. 2004. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Provimento Interno da disciplina:Administração geral. 2004. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Provimento Interno da disciplina: Contabilidade Fiscal e Tributária. 2004. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Provimento Interno da disciplina: Direito do TRabalho e Legislação Previdenciária. 2004. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Provimento Interno da disciplina:Contabilidade Gerencial. 2004. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Provimento Interno da disciplina: Informática Aplicada à Contabilidade. 2004. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Provimento Interno da disciplina: Administração mercadológica. 2004. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Provimento Interno da disciplina: Análise dos Demonstrativos Contábeis. 2004. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Provimento Interno da disciplina: Contabilidade das Instituições Financeiras. 2004. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Provimento Interno da disciplina: Elaboração e Análise de Projetos. 2003. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Professor membro da Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Designação Temporária de Professores de Educação Superior da Unidade Acadêmica de Ituiutaba para o ano de 2018;. 2018. Universidade do Estado de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Professor membro da Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Designação Temporária de Professores de Educação Superior da Unidade Acadêmica da FaPP ? Faculdade de Políticas Públicas para o ano de 2018;. 2018. Universidade do Estado de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Professor membro da Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Designação Temporária de Professores de Educação Superior das Unidades Acadêmicas de Campanha, Carangola, Diamantina e Ituiutaba para o ano de 2018;. 2018. Universidade do Estado de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Professor membro da Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Designação Temporária de Professores de Educação Superior da Unidade Acadêmica - EAD - Educação a distância - Edital 001/2018, para o ano de 2018;. 2018. Universidade do Estado de Minas Gerais.
SOUZA, C. A.. Professor membro da Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Designação Temporária de Professores de Educação Superior das Unidades Acadêmicas de Carangola, Divinópolis e Passos para o ano de 2018;. 2017. Universidade do Estado de Minas Gerais.
CARLOS, L.;SOUZA, C. A.. Análise das Demonstrações Financeiras de empresas de Capital Aberto: Estudo de caso na empresa Gerdau SA. 2012. Faculdade Senac Minas.
AYRES, L.;SOUZA, C. A.. Projeto da Empresa Fast Copy - ME. 2012. Faculdade Senac Minas.
PEREIRA, L. R. O.;SOUZA, C. A.. Proposta Técnica de intervenção para uma empresa de Serviços ? Caso do Restaurante Tia Luiza de Alimentação Ltda. 2011. Faculdade Senac Minas.
Orientou
IMPACTOS DAS MUDANÇAS NA POLÍTICA ECONÔMICA SOBRE O MERCADO BRASILEIRO DE DERIVATIVOS CAMBIAIS; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
UMA ANÁLISE DA EXIBILIDADE SUSPENSA DO ISSQN NA CESSÃO DE ANDAIMES; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
UM ESTUDO SOBRE OS ASPECTOS LEGAIS NA NOVA SISTEMÁTICA DE CÁLCULO DO DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA INSTITUÍDA PELO ESTADO DE MINAS GERAIS; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
O impacto econômico das liminares previdenciárias em uma montadora de veículos; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A APLICAÇÃO DE SUBVENÇÕES E ASSISTÊNCIA GOVERNAMENTAIS NO TERCEIRO SETOR ATRAVÉS DO CPC 07; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A RESPONSABILIZAÇÃO PENAL DO ADVOGADO CHIEF COMPLIANCE OFFICER; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Sobrevivência e mortalidade das micro e pequenas empresas; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Impacto Tributário das Importações de Aço no Brasil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Simples Nacional x Lucro Presumido: Planejamento Tributário de uma empresa do ramo de construção civil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Análise da Duration e diversificação de Markowitz em uma carteira de crédito; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
ORÇAMENTO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E CONTROLE:Estudo de caso em uma empresa de transportes rodoviário de cargas; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças Corporativas e Controladoria) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
O REGIME TRIBUTÁRIO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA: UM ESTUDO DE CASO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Gerenciamento de Custos em Projetos da Copa do Mundo: um estudo de caso do Estádio Mané Garrincha; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NO SEGMENTO DE CORRETAGEM DE SEGUROS: ESTUDO DE CASO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
ANÁLISE DA REDUÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA PARA AS CLÍNICAS MÉDICAS E DA SAÚDE QUE PRESTAM SERVIÇOS HOSPITALARES; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
O PISO SALARIAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE E A LEI Nº 11; 738/08; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças Corporativas e Controladoria) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
APLICAÇÃO DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO EM UMA FÁBRICA DE MÓVEIS PLANEJADOS; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Fluxo de Caixa: Ferramenta diferencial para o Terceiro Setor; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A INFLUÊNCIA DO CUSTO NA ÁREA TRIBUTÁRIA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DOS GESTORES PARA O EMPREENDEDORISMO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças Corporativas e Controladoria) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL DE GIRO NAS PEQUENAS EMPRESAS; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças Corporativas e Controladoria) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A CONTROLADORIA E O PROCESSO DECISÓRIO NAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças Corporativas e Controladoria) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
O INCENTIVO DOS BANCOS À EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEU ALCANCE NAS DECISÕES DE CONSUMO DE SEUS CLIENTES: Um Estudo de Caso; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças Corporativas e Controladoria) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
ANÁLISE DE PERFORMANCE GERENCIAL: Utilizando KPIs como ferramenta de gestão para tomada de decisões e melhoria do desempenho; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças Corporativas e Controladoria) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
PREVISÃO DE INSOLVÊNCIA DA EMPRESA MÁQUINA DE VENDAS BRASIL PARTICIPAÇÕES S; A; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças Corporativas e Controladoria) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Planejamento Financeiro aplicado às Instituições Financeiras; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças Corporativas e Controladoria) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA FINANCEIRA: Estudo de Caso Edifício Ana de Oliveira São João Del Rei - MG; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças Corporativas e Controladoria) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
ORÇAMENTO EMPRESARIAL PERFIL E IMPACTOS NA GESTÃO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças Corporativas e Controladoria) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL PARA O CRESCIMENTO DO PAÍS: Análise na cidade de Ibirité; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças Corporativas e Controladoria) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
OS CUSTOS DE UMA AGÊNCIA BANCÁRIA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças Corporativas e Controladoria) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Gestão de Custos no Mundo Globalizado; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças Corporativas e Controladoria) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
O IMPACTO DAS FINTECHS NO SISTEMA BANCÁRIO E FINANCEIRO BRASILEIRO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças Corporativas e Controladoria) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
O ESTUDO DA VIABILIDADE DE UMA USINA DE CONCRETO: Estudo de caso da empresa Concretmais; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestão Estratégica de Projetos) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Análise por meio dos indicadores econômicos e financeiros: um estudo de caso em uma empresa do segmento automobilístico; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
SIMPLES NACIONAL X LUCRO PRESUMIDO: UM ESTUDO REALIZADO EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO COMÉRCIO VAREJISTA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PREÇO NAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO DE PEQUENO E MÉDIO PORTE DE BELO HORIZONTE - MG; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
PIS E COFINS: Comparação do sistema cumulativo e não cumulativo na empresa Têxtil Ltda; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
REGIME TRIBUTÁRIO PARA UMA CONCESSIONÁRIA LUCRO REAL X LUCRO PRESUMIDO?; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
ESOCIAL X EFD-REINF: Os impactos na cessão de mão de obra com o cruzamento de SPED?s; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA PATRONAL SOBRE O FATURAMENTO NA EMPRESA BETA; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A relação entre os Impostos, Taxas e Contribuições e as Vendas de Mercadorias, Produtos e Serviços de uma empresa prestadora de serviços de energia; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO FISCAL E TRIBUTÁRIA DO ICMS PARA AS EMPRESAS DE COMÉRCIO VAREJISTA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Regime tributário nos serviços de consultoria contábil e tributária: um estudo de caso; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Holdings brasileiras e o planejamento tributário/sucessório; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
SPED: PERCEPÇÕES DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE ACERCA DE SUA IMPLANTAÇÃO; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
IDENTIFICAÇÃO DO DOMICÍLIO TRIBUTÁRIO DO ISSQN ? ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Impacto ICMS\ST para uma empresa optante pelo Regime do Simples Nacional; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A CONTABILIDADE COMO AUXILIAR NA TOMADA DE DESCISÃO PARA IDENTIFICAR O QUE LEVA UMA STARTUP A TER SUCESSO OU DESCONTINUIDADE DO NEGOCIO; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
O impacto econômico da lei 13; 137/2015 do PIS/COFINS/CSLL no segmento de uma concessionária de veículo; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A POSSIBILIDADE DE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS COM A EXCLUSÃO DO ICMS DA BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS, TRATADA POR CONTADORES DE BELO HORIZONTE/MG; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
PIS e COFINS: Análise da não tributação do Ato Cooperativo em uma Cooperativa de Crédito; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Estudo de Viabilidade Econômica - Financeira na implantação do sistema SGP (Sistema de Gerenciamento de Pneus): Caso Modelo - Mineração Casa de Pedra em Congonhas ? MG; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestão Estratégica de Projetos) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DO PROJETO DE UMA LOJA VIRTUAL DE PRODUTOS REGIONAIS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestão Estratégica de Projetos) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
TI VERDE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS Uma proposta de implantação para o Colégio Santo Agostinho Nova Lima; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestão Estratégica de Projetos) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
PLANO DE NEGÓCIOS PARA VIABILIDADE ECONÔMICA DE PROJETO DE ABERTURA DE LOJA DE ROUPAS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestão Estratégica de Projetos) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DOS PROJETOS DA MICROEMPRESA ALFA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestão Estratégica de Projetos) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICÁVEIS AO TERCEIRO SETOR: Análise da conformidade das demonstrações contábeis das Fundações de Apoio as Universidades Públicas no Brasil; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade com ênfase nas Normas Contábeis) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
PADRÕES INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE: Adoção Pronunciamento Técnico CPC 03 (R2) - Demonstração dos Fluxos de Caixa; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade com ênfase nas Normas Contábeis) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
AS DIFICULDADES DE IMPLANTAÇÃO DO CPC 27 NAS EMPRESAS DA RMBH; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade com ênfase nas Normas Contábeis) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
APLICAÇÃO DO CPC 07(R1) ? Subvenção e Assistência Governamentais em empresas da administração pública indireta do Estado de Minas Gerais; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade com ênfase nas Normas Contábeis) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
UNIFICAÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL E SOCIETÁRIA COMO MECANISMO PARA TOMADA DE DECISÃO ? IMPLANTAÇÃO CPC00; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade com ênfase nas Normas Contábeis) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
OS IMPACTOS DA ADOÇÃO DO IFRS 15 ? RECEITA DE CONTRATOS COM CLIENTES NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS EMPRESAS BRASILEIRAS; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade com ênfase nas Normas Contábeis) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
AVALIAÇÃO DO METODO DE MENSURAÇÃO DOS ESTOQUES EM UMA EMPRESA S/A; UM ESTUDO DE CASO; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade com ênfase nas Normas Contábeis) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
EVIDENCIAÇÃO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS EM EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA DO SEGMENTO DE TELECOMUNICAÇÕES; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade com ênfase nas Normas Contábeis) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
FLUXO DE CAIXA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade com ênfase nas Normas Contábeis) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE: Adoção do CPC 02 nas 50 maiores empresas da região Sudeste; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade com ênfase nas Normas Contábeis) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
CPC 15 (R1) ? COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS: Análise das informações divulgadas pelas principais companhias da BOVESPA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade com ênfase nas Normas Contábeis) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
O CUMPRIMENTO DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade com ênfase nas Normas Contábeis) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A APLICABILIDADE DO CPC-01 REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS CONFORME RESOLUÇÃO Nº 3; 566/08 DO BANCO CENTRAL; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade com ênfase nas Normas Contábeis) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A IMPORTÂNCIA DOS CONTROLES INTERNOS NO SETOR DE PATRIMÔNIO DE UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO PESADA EM CONFORMIDADE COM O CPC 27 ? ATIVO IMOBILIZADO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade com ênfase nas Normas Contábeis) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
RECONHECIMENTO E EVIDENCIAÇÃO DA RECEITA E DESPESA POR EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM CONFORMIDADE COM O CPC 17 ? CONTRATOS DE CONSTRUÇÃO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade com ênfase nas Normas Contábeis) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA FINANCEIRA: Caso Modelo ? Edificação em São João Del Rei ? Minas Gerais; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestão Estratégica de Projetos) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
ENERGIA SOLAR: um estudo sobre a viabilidade econômica de instalação do sistema fotovoltaico em uma residência em Ipatinga-MG; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestão Estratégica de Projetos) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
IFRS 15 ? RECEITA DE CONTRATOS COM CLIENTES E SEUS IMPACTOS NAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DAS EMPRESAS; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade com ênfase nas Normas Contábeis) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
IMPACTOS NAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DECORRENTES DA ALTERAÇÃO NA CONTABILIZAÇÃO DO ARRENDAMENTO MERCANTIL OPERACIONAL: o caso Magazine Luiza S; A; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade com ênfase nas Normas Contábeis) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
CAPACIDADE NORMAL E OCIOSA: Uma análise comparativa das publicações financeiras e exigências contábeis do CPC 16 de estoques; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade com ênfase nas Normas Contábeis) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A importância da adequação das normas internacionais (IFRS) na contabilidade das Entidades do Terceiro Setor; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade com ênfase nas Normas Contábeis) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Processo de Adoção das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público e das Normas Internacionais no Estado de Minas Gerais, com ênfase nos benefícios que serão alcançados através da implementação; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade com ênfase nas Normas Contábeis) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Aplicação e adequação das normas contábeis internacionais no Brasil, nas entidades do terceiro setor; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade com ênfase nas Normas Contábeis) - Universidade FUMEC; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
O BSC como instrumento de gestão e controle nas empresas do setor automotivo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Análise da contabilidade gerencial utilizada como um mecanismo para tomada de decisão; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A importância da controladoria no processo de gestão; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Análise de desempenho das empresas maiores x melhores para se trabalhar; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A eficácia da utilização da ferramenta TQM na melhoria de processos internos: estudo de caso na empresa V&M; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A importância do Marketing na alavancagem do negócio - estudo de caso do Grupo Anchor; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Gestão de logística de transporte - um estudo da Fiat Automóveis; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Estimação de custos na importação - um estudo de caso de um laboratório veterinário de Minas Gerais; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A contabilidade de custos como ferramenta para a tomada de decisões basenado-se nos métodos de custeio por absorção e variável; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A situação econômico-financeira das empresas em recuperação judicial a partir da metodologia proposta pelo modelo dinâmico; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A melhoria das informações sobre custos nas empresas através da combinação entre os sistemas de custeio; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Aplicabilidade das perspectivas do BSC benefícios e dificuldades no processo de implantação; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A importancia da administração de caixa nas micro e pequenas empresas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Aplicação do modelo dinâmico de gestão financeira às empresas do Grupo Alfa; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Os controles internos necessários em uma corretora de seguros para alcançar um bom planejamento de suas operações; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
O custo da prestação dos serviços contábeis; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Contábil) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Apuração de custos na prestação de serviços contábeis; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Contábil) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Formação de Preço de venda; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Contábil) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Custo-padrão; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Contábil) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Sistema de custos na indústria de galvanização - estudo de caso na indústria X; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Contábil) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Gestão de crédito nas empresas de factoring - importante ferramenta na alavancagem dos negócios; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A aplicação do sistema de custeio baseado em atividade nas empresas prestadoras de serviços contábeis - um estudo de caso; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Estudo da viabilidade econômica-financeira de uma academia de ginástica de pequeno porte sob a ótica do plano de negócios; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Modelo de organização das informações e documentos para profissionais da área médica e os benefícios gerados na ocasião da declaração do imposto de renda; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Contábil) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
As demonstrações contábeis voltadas para a Contabilidade ambiental; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Contábil) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Rotina na Apuração de Custos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Contábil) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Proatividade: A Parceria ideal para o momento; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Contábil) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Apuração de Custos Industriais; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Contábil) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Implantação de Sistema de Custos numa empresa Granjeira; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Contábil) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Avaliação da organização dos escritórios de contabilidade no município de Contagem; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Contábil) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Como elaborar o planejamento estratégico para a empresa X; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Contábil) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Gestão estratégica de custos na administração hospitalar: estudo de caso Hospital Maternidade Santa Rita S/A; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Contábil) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Contabilidade ambiental: a evidenciação de eventos econômicos relacionados com o meio ambiente; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Contábil) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Tratamento contábil dos estoques dos ativos biológicos e produtos agrícolas: Uma análise das principais empresas de celulose no Brasil; 2013; Iniciação Científica - Faculdade Senac Minas; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A REAL SITUAÇÃO ECONÔMICA ? FINANCEIRA DAS EMPRESAS QUE ESTÃO EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL A PARTIR DA METODOLOGIA PROPOSTA PELO MODELO DINÂMICO; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
A REDUÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL E DO ANALFABETISMO FINANCEIRO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ENTENDENDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA COM O USO DA HP12C E PLANILHAS ELETRÔNICAS (EXCEL/CALC); 2018; Orientação de outra natureza; (Processos Gerenciais) - FaPP - Faculdade de Políticas Públicas (UEMG), FaPP - Faculdade de Políticas Públicas (UEMG); Orientador: Carlos Alberto de Souza;
de Almeida e Sária Pinto So; Análise das Demonstrações Financeiras de empresas de Capital Aberto: Estudo de caso na empresa Gerdau SA; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Contábeis) - Faculdade Senac Minas; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Projeto da Empresa Fast Copy - ME; 2012; Orientação de outra natureza; (Administração) - Faculdade Senac Minas; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Coelho Fabio Dias Da Silva Gilson Geraldo d; EVIDENCIAÇÃO CONTÁBIL ? ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇOES FINANCEIRAS DE EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Contábeis) - Faculdade Senac Minas; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Projeto de uma empresa de serviços na metodologia PMBOK: Análise da viabilidade mercadológica e orçamentária; 2012; Orientação de outra natureza; (Administração) - Faculdade Senac Minas; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
O empreendedor e a empresa de serviços: projeto de empresa com PMBOK, análise de viabilidade mercadológica e uso de instrumentos orçamentários; Disciplina norteadora Administração de Operações e Serviços; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Contábeis) - Faculdade Senac Minas; Orientador: Carlos Alberto de Souza;
Produções bibliográficas
-
DALFIOR, V. A. O. ; SOUZA, C. A. . Educação financeira: percepção de professores de escolas públicas de Minas Gerais. Revista Brasileira de Contabilidade , v. Edição 262, p. 55, 2023.
-
PINHEIRO, C. B. ; DALFIOR, V. A. O. ; SOUZA, C. A. . Educação Financeira: estudo sobre o estresse financeiro de professores de uma faculdade privada da cidade de Belo Horizonte. Revista Brasileira de Contabilidade , v. Nov-Dez, p. 27, 2023.
-
SOUZA, C. A. ; PINHEIRO, C. B. ; DALFIOR, V. A. O. . Educação financeira: percepção de professores de escolas públicas de Minas Gerais. Revista Brasileira de Contabilidade , v. jul/ago23, p. 55, 2023.
-
SOUZA, C. A. ; SANTOS, D. H. A. . A situação econômica e financeira das empresas com negociação suspensa na BOVESPA e os modelos de previsão de falência;. Revista Mineira de Contabilidade , v. 1, p. 6, 2013.
-
SOUZA, C. A. . A relação entre a escala e o custo médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte. Publicações Faculdade Senac Minas , v. 1, p. 65-88, 2012.
-
SOUZA, C. A. . A relação entre a escala e o custo médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte. Revista Mineira de Contabilidade , v. Nº 26, p. 12-20, 2007.
-
SOUZA, C. A. ; Vânia ; Dalfior . Adoção de práticas de governança corporativa e análise econômico-financeira em bancos. Revista Mineira de Contabilidade , v. 167, p. 21-32, 2007.
-
SOUZA, C. A. . A relação entre a escala e o custo médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte. Revista Mineira de Contabilidade , v. 25, p. 12-27, 2007.
-
SOUZA, C. A. . A relação entre a escala e o custo médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte. Contabilidade Vista & Revista , v. 17, p. 111-132, 2006.
-
SOUZA, C. A. . A relação entre a escala e o custo médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte. RBC: Revista Brasileira de Contabilidade , v. 162, p. 79-93, 2006.
-
Dalfior ; SOUZA, C. A. . A EAD E A CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NA GESTÃO PÚBLICA: caso EMATER-MG no treinamento dos gerentes regionais. 1. ed. Contagem: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E GESTÃO PÚBLICA - TECENDO POLÍTICAS, 2019. v. 1. 134p .
-
SOUZA, C. A. . O CPC 22 e sua influência no nível de disclosure das empresas do setor de Construção e Engenharia.. Revista Educação e Oportunidade, BH, 01 nov. 2013.
-
SOUZA, C. A. . A relação entre a escala e o custo médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte. Revista Educação & Oportunidade, Belo Horizonte, p. 20 - 20, 31 ago. 2012.
-
SOUZA, C. A. . Planejamento Financeiro Sem Crise. Giro Estudantil, Belo Horizonte, 29 fev. 2012.
-
SOUZA, C. A. . Orçamento doméstico. Jornal Hoje em Dia, 19 mar. 2011.
-
SOUZA, C. A. ; DALFIOR, V. A. O. . Análise de desempenho dos gêneros no ensino a distância Estudo de caso no MBA de Gestão de Projetos. In: II Seminário ? Diálogos sobre EaD: As Práticas Pedagógicas, 2018, Belo Horizonte. II Seminário ? Diálogos sobre EaD: As Práticas Pedagógicas, 2018.
-
PINHEIRO, C. B. ; SOUZA, C. A. . O SISTEMA DE FRANQUIAS NO CENÁRIO ECONÔMICO DA CIDADE DE BARBACENA. In: 29º Enangrad, 2018, São Paulo. O SISTEMA DE FRANQUIAS NO CENÁRIO ECONÔMICO DA CIDADE DE BARBACENA, 2018.
-
GOMES, C. J. ; SOUZA, C. A. ; Dalfior ; CORREIA, C. M. E. S. . ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DO PROJETO DE UMA LOJA VIRTUAL DE PRODUTOS REGIONAIS. In: VII SINGEP - Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, 2018, São Paulo'. ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DO PROJETO DE UMA LOJA VIRTUAL DE PRODUTOS REGIONAIS, 2018.
-
SILVA, A. G. ; SOUZA, C. A. ; Dalfior ; PINHEIRO, C. B. . IMPACTOS DAS MUDANÇAS NA POLÍTICA ECONÔMICA SOBRE O MERCADO BRASILEIRO DE DERIVATIVOS CAMBIAIS. In: XV SEGeT ? Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2018, Resende. IMPACTOS DAS MUDANÇAS NA POLÍTICA ECONÔMICA SOBRE O MERCADO BRASILEIRO DE DERIVATIVOS CAMBIAIS, 2018.
-
RABELO, H. J. ; SOUZA, C. A. ; PINHEIRO, C. B. ; Dalfior . Análise da Duration e diversificação de Markowitz em uma carteira de crédito. In: XV SEGeT ? Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2018, Resende. Análise da Duration e diversificação de Markowitz em uma carteira de crédito, 2018.
-
CARVALHO, L. C. S. ; SOUZA, C. A. ; Dalfior ; PINHEIRO, C. B. . Gerenciamento de Custos em Projetos da Copa do Mundo: um estudo de caso do Estádio Mané Garrincha. In: XV SEGeT ? Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2018, Resende. Gerenciamento de Custos em Projetos da Copa do Mundo: um estudo de caso do Estádio Mané Garrincha, 2018.
-
COSTA, M. P. ; SOUZA, C. A. ; Dalfior ; PINHEIRO, C. B. . A relação entre os Impostos, Taxas e Contribuições e as Vendas de Mercadorias, Produtos e Serviços de uma empresa prestadora de serviços de energia. In: XV SEGeT ? Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2018, Resende. A relação entre os Impostos, Taxas e Contribuições e as Vendas de Mercadorias, Produtos e Serviços de uma empresa prestadora de serviços de energia, 2018.
-
MAIA, R. V. R. ; SOUZA, C. A. . SPED - Percepções do profissional de contabilidade acerca de sua implantação. In: XI Convenção de Contabilidade de Minas Gerais, 2017, Belo Horizonte. SPED - Percepções do profissional de contabilidade acerca de sua implantação., 2017.
-
PALHARES, M. S. ; SOUZA, C. A. . A Importância Da Gestão Fiscal E Tributária Do ICMS Para As Empresas De Comércio Varejista. In: XIV Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2017, 2017, Resende. A Importância Da Gestão Fiscal E Tributária Do ICMS Para As Empresas De Comércio Varejista, 2017.
-
SIQUEIRA, L. M. ; SOUZA, C. A. . ESOCIAL X EFD-REINF: Os Impactos Na Cessão De Mão De Obra Com O Cruzamento De SPED?s. In: XIV Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2017, 2017, Resende. ESOCIAL X EFD-REINF: Os Impactos Na Cessão De Mão De Obra Com O Cruzamento De SPED?s, 2017.
-
SILVA, L. F. ; SOUZA, C. A. . Contribuição Previdenciária Patronal Sobre O Faturamento Na Empresa Beta. In: XIV Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2017, 2017, Resende. Contribuição Previdenciária Patronal Sobre O Faturamento Na Empresa Beta, 2017.
-
LOPES, D. R. R. ; SOUZA, C. A. . As Práticas De Formação De Preço Nas Empresas Prestadoras De Serviço De Pequeno E Médio Porte De Belo Horizonte - MG. In: XIV Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2017, 2017, Resende. As Práticas De Formação De Preço Nas Empresas Prestadoras De Serviço De Pequeno E Médio Porte De Belo Horizonte - MG, 2017.
-
SANTOS, F. G. ; SOUZA, C. A. . Regime Tributário Para Uma Concessionária - Lucro Real X Lucro Presumido?. In: XIV Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2017, 2017, Resende. Regime Tributário Para Uma Concessionária - Lucro Real X Lucro Presumido?, 2017.
-
ASSIS, T. G. ; SOUZA, C. A. . Impacto ICMSST Para Uma Empresa Optante Pelo Regime Do Simples Nacional. In: XIV Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2017, 2017, Resende. Impacto ICMSST Para Uma Empresa Optante Pelo Regime Do Simples Nacional, 2017.
-
CARNEIRO, R. A. ; SOUZA, C. A. . Identificação Do Domicílio Tributário Do ISSQN ? Estudo De Caso De Uma Empresa De Locação De Equipamentos. In: XIV Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2017, 2017, Resende. : Identificação Do Domicílio Tributário Do ISSQN ? Estudo De Caso De Uma Empresa De Locação De Equipamentos, 2017.
-
OLIVEIRA, T. A. B. ; SOUZA, C. A. . O Estudo Da Viabilidade De Uma Usina De Concreto: Estudo De Caso Da Empresa Concretmais. In: XIV Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET, 2017, Resende. O Estudo Da Viabilidade De Uma Usina De Concreto: Estudo De Caso Da Empresa Concretmais, 2017.
-
DINIZ, J. P. A. ; SOUZA, C. A. ; DALFIOR, V. A. O. . Análise da viabilidade econômico financeira dos projetos da Microempresa Alfa. In: XIII SEGET ? Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2016, Resende. XIII SEGET ? Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2016.
-
ROCHA, E. G. ; SOUZA, C. A. ; DALFIOR, V. A. O. . Estudo de viabilidade econômica financeira caso modelo ? edificação em São João Del Rei ? Minas Gerais. In: XIII SEGET ? Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2016, Resende. Estudo de viabilidade econômica financeira caso modelo ? edificação em São João Del Rei ? Minas Gerais, 2016.
-
POMPILIO, J. C. A. ; SOUZA, C. A. ; DALFIOR, V. A. O. . NBC TG 1000 - Estudo sobre Convergência das Normas com ênfase na análise dos procedimentos contábeis para pequenas e médias empresas - Estudo de caso: Nutrium Indústria Ltda. In: XIII SEGET ? Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2016, Resende. NBC TG 1000 - Estudo sobre Convergência das Normas com ênfase na análise dos procedimentos contábeis para pequenas e médias empresas - Estudo de caso: Nutrium Indústria Ltda, 2016.
-
MASCARENHAS, J. P. ; SOUZA, C. A. ; DALFIOR, V. A. O. . Normas internacionais de contabilidade: adoção do CPC 02 nas 50 maiores empresas da região Sudeste. In: XIII SEGET ? Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2016, Resende. Normas internacionais de contabilidade: adoção do CPC 02 nas 50 maiores empresas da região Sudeste, 2016.
-
FONSECA, L. A. L. ; SOUZA, C. A. ; DALFIOR, V. A. O. . A aplicação do CPC 26 nas demonstrações financeiras das empresas do terceiro setor estudo de caso da Fundação BH. In: XIII SEGET ? Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2016, Resende. A aplicação do CPC 26 nas demonstrações financeiras das empresas do terceiro setor estudo de caso da Fundação BH, 2016.
-
ALMEIDA, A. P. S. ; SOUZA, C. A. ; DALFIOR, V. A. O. . A Análise do CPC 09 e a evidenciação da riqueza criada das empresas listadas na Revista Exame Maiores e Melhores. In: XIII SEGET ? Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2016, Resende. A Análise do CPC 09 e a evidenciação da riqueza criada das empresas listadas na Revista Exame Maiores e Melhores, 2016.
-
MOURA, M. A. ; SOUZA, C. A. . TI VERDE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS Uma proposta de implantação para o Colégio Santo Agostinho Nova Lima. In: ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2016, São Paulo. TI VERDE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS Uma proposta de implantação para o Colégio Santo Agostinho Nova Lima, 2016.
-
SOUZA, C. A. . APLICAÇÃO DO CPC 07(R1) ? Subvenção e Assistência Governamentais em empresas da administração pública indireta do Estado de Minas Gerais. In: XII Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2015, 2015, Resende. APLICAÇÃO DO CPC 07(R1) ? Subvenção e Assistência Governamentais em empresas da administração pública indireta do Estado de Minas Gerais, 2015.
-
SOUZA, C. A. . OS IMPACTOS DA ADOÇÃO DO IFRS 15 ? RECEITA DE CONTRATOS COM CLIENTES NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS EMPRESAS BRASILEIRAS. In: XII Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2015, 2015, Resende. OS IMPACTOS DA ADOÇÃO DO IFRS 15 ? RECEITA DE CONTRATOS COM CLIENTES NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS EMPRESAS BRASILEIRAS, 2015.
-
SOUZA, C. A. . FLUXO DE CAIXA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO. In: XII Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2015, 2015, Resende. FLUXO DE CAIXA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO, 2015.
-
SOUZA, C. A. . A APLICABILIDADE DO CPC-01 REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS CONFORME RESOLUÇÃO Nº 3.566/08 DO BANCO CENTRAL. In: XII Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2015, 2015, Resende. A APLICABILIDADE DO CPC-01 REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS CONFORME RESOLUÇÃO Nº 3.566/08 DO BANCO CENTRAL, 2015.
-
SOUZA, C. A. . A Análise do Desempenho das Empresas Maiores X Melhores Para Se Trabalhar. In: XI Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2014, 2014, Resende. A Análise do Desempenho das Empresas Maiores X Melhores Para Se Trabalhar., 2014.
-
SOUZA, C. A. . O uso do Sistema de Informação Contábil como ferramenta para a tomada de decisão nas empresas da Região de Contagem - Minas Gerais. In: IX Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2012, 2012, Resende. O uso do Sistema de Informação Contábil como ferramenta para a tomada de decisão nas empresas da Região de Contagem - Minas Gerais, 2012.
-
SOUZA, C. A. . A relação entre a escala e o custo médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte. In: IV SIMGEN 2006 - Simpósio de Gestão Estratégica em Negócios ? Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2006, Rio de Janeiro. A relação entre a escala e o custo médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte, 2006.
-
SOUZA, C. A. . A relação entre a escala e o custo médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte. In: XIII Congresso Brasileiro de Custos ? A gestão de custos na administração pública, 2006, BH. do XIII Congresso Brasileiro de Custos ? A gestão de custos na administração pública, 2006.
-
SOUZA, C. A. . A relação entre a escala e o custo médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte;. In: SLADE Brasil 2006 e Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia, 2006, Balneário Camburiú. SLADE Brasil 2006 e Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia, 2006.
-
SOUZA, C. A. . A relação entre a escala e o custo médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte. In: IV SIMGEN 2006, 2006, Rio de Janeiro. A relação entre a escala e o custo médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte, 2006.
-
SOUZA, C. A. . A relação entre a escala e o custo médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte. In: XIII Congresso Brasileiro de Custos, 2006, BH. A relação entre a escala e o custo médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte, 2006.
-
SOUZA, C. A. . A relação entre a escala e o custo médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte. In: A relação entre a escala e o custo médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte, 2006, Balneário Camburiú. SLADE Brasil 2006 e Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia, 2006.
-
SOUZA, C. A. . As Avaliações na EAD e Análise do Desempenho por Gênero: Estudo de Caso no MBA de Gestão de Projetos. In: Simpósio Tecnologias e Educação a Distância no Ensino Superior, 2018, Belo Horizonte. As Avaliações na EAD e Análise do Desempenho por Gênero: Estudo de Caso no MBA de Gestão de Projetos, 2018.
-
SANTOS, O. M. ; SOUZA, C. A. . Regime Tributário Nos Serviços De Consultoria Contábil E Tributária: Um Estudo De Caso. In: XIV Simpósio de Gestão em Gestão e Tecnologia ? SEGET 2017, 2017, Resende. Regime Tributário Nos Serviços De Consultoria Contábil E Tributária: Um Estudo De Caso, 2017.
-
SOUZA, C. A. . O EAD E A CAPACITAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA EM ÉPOCA DE PANDEMIA: A ECONOMICIDADE NO TREINAMENTO DOS PROFISSIONAIS EM UMA EMPRESA PÚBLICA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, C. A. . Ministrou ?Aulão para o ENADE e Exame de Suficiência do CFC?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MAIA, R. V. R. ; SOUZA, C. A. . SPED - Percepções do profissional de contabilidade acerca de sua implantação.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARNEIRO, R. A. ; SOUZA, C. A. . Identificação Do Domicílio Tributário Do ISSQN ? Estudo De Caso De Uma Empresa De Locação De Equipamentos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ASSIS, T. G. ; SOUZA, C. A. . Impacto ICMSST Para Uma Empresa Optante Pelo Regime Do Simples Nacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, O. M. ; SOUZA, C. A. . Regime Tributário Nos Serviços De Consultoria Contábil E Tributária: Um Estudo De Caso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, F. G. ; SOUZA, C. A. . Regime Tributário Para Uma Concessionária - Lucro Real X Lucro Presumido?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LOPES, D. R. R. ; SOUZA, C. A. . As Práticas De Formação De Preço Nas Empresas Prestadoras De Serviço De Pequeno E Médio Porte De Belo Horizonte - MG. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, L. F. ; SOUZA, C. A. . Contribuição Previdenciária Patronal Sobre O Faturamento Na Empresa Beta. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SIQUEIRA, L. M. ; SOUZA, C. A. . ESOCIAL X EFD-REINF: Os Impactos Na Cessão De Mão De Obra Com O Cruzamento De SPED?s. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PALHARES, M. S. ; SOUZA, C. A. . A Importância Da Gestão Fiscal E Tributária Do ICMS Para As Empresas De Comércio Varejista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
OLIVEIRA, T. A. B. ; SOUZA, C. A. . O Estudo Da Viabilidade De Uma Usina De Concreto: Estudo De Caso Da Empresa Concretmais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DINIZ, J. P. A. ; SOUZA, C. A. ; DALFIOR, V. A. O. . Análise da viabilidade econômico financeira dos projetos da Microempresa Alfa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ROCHA, E. G. ; SOUZA, C. A. ; DALFIOR, V. A. O. . Estudo de viabilidade econômica financeira caso modelo ? edificação em São João Del Rei ? Minas Gerais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
POMPILIO, J. C. A. ; SOUZA, C. A. ; DALFIOR, V. A. O. . NBC TG 1000 - Estudo sobre Convergência das Normas com ênfase na análise dos procedimentos contábeis para pequenas e médias empresas - Estudo de caso: Nutrium Indústria Ltda. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MASCARENHAS, J. P. ; SOUZA, C. A. ; DALFIOR, V. A. O. . Normas internacionais de contabilidade: adoção do CPC 02 nas 50 maiores empresas da região Sudeste. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FONSECA, L. A. L. ; SOUZA, C. A. ; DALFIOR, V. A. O. . A aplicação do CPC 26 nas demonstrações financeiras das empresas do terceiro setor estudo de caso da Fundação BH. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALMEIDA, A. P. S. ; SOUZA, C. A. ; DALFIOR, V. A. O. . A Análise do CPC 09 e a evidenciação da riqueza criada das empresas listadas na Revista Exame Maiores e Melhores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MOURA, M. A. ; SOUZA, C. A. . TI VERDE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS Uma proposta de implantação para o Colégio Santo Agostinho Nova Lima. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARROS, E. L. ; SOUZA, C. A. ; DALFIOR, V. A. O. . Aplicação do CPC 07(R1) - Subvenção e Assistência Governamentais em empresas da administração pública indireta do Estado de Minas Gerais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
TEIXEIRA, M. O. ; SOUZA, C. A. ; DALFIOR, V. A. O. . CAPACIDADE NORMAL E OCIOSA-Uma análise comparativa das publicações financeiras e exigências contábeis do CPC 16 de estoques. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
JESUS, J. N. P. ; SOUZA, C. A. ; DALFIOR, V. A. O. . FLUXO DE CAIXA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FREITAS, S. G. ; SOUZA, C. A. ; DALFIOR, V. A. O. . A APLICABILIDADE DO CPC-01 REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS CONFORME RESOLUÇÃO Nº 3.566-08 DO BANCO CENTRAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUZA, E. T. ; SOUZA, C. A. ; DALFIOR, V. A. O. . O IMPACTO DO IFRS 15 ? RECEITA DE CONTRATOS COM CLIENTES NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS EMPRESAS BRASILEIRAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUZA, C. A. . A Análise do Desempenho das Empresas Maiores X Melhores Para Se Trabalhar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERNANDES, E. R. ; PEREIRA, F. C. ; BRITO, J. S. ; DALFIOR, V. A. O. ; SOUZA, C. A. . O uso do Sistema de Informação Contábil como ferramenta para a tomada de decisão nas empresas da Região de Contagem - Minas Gerais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUZA, C. A. . Formação de preço de venda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, C. A. . A qualidade na gestão financeira dos recursos públicos ? o uso de ferramentas de gestão (GMD/INDG). 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, C. A. . A relação entre a escala e o custo médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUZA, C. A. . A relação entre a escala e o custo médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, C. A. . Curso de Capacitação de Auxiliar Administrativo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, C. A. . A relação entre a escala e o custo médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUZA, C. A. . A relação entre a escala e o custo médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, C. A. . A relação entre a escala e o custo médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, E. A. P. ; SOUZA, C. A. . Cartilha - Padrão de Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD) da Emater-MG. Belo Horizonte: Editora Própria, 2009 (Didática).
-
SOUZA, C. A. ; FERREIRA, E. A. P. ; LEMES, G. S. ; BOVO, C. E. O. . Cartilha - A descentralização do Sistema Integrado de Gestão. Belo Horizonte: Própria, 2009 (Didática).
-
SOUZA, C. A. . Plano de Negócios da Educar ? Estudos Superiores Ltda 2007 (Didática).
-
SOUZA, C. A. . A Relação entre a Escala e o Custo Médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte 2006 (Didática).
-
SOUZA, C. A. . Apostila de Contabilidade de Custos 2004 (Didática).
-
SOUZA, C. A. . Apostila de Administração Financeira II 2004 (Didática).
-
SOUZA, C. A. . Apostila de Planejamento Estratégico e Orçamento Empresarial 2004 (Didática).
-
SOUZA, C. A. . O Marketing de Permissão como a mais nova e promissora maneira de se relacionar com o cliente, no ambiente da Internet, tornando-o fiel ao produto e marca da empresa 2001 (Didática).
Outras produções
SOUZA, C. A. . AVALIAÇÃO DE RELATÓRIO FINAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - Título do Projeto: O impacto da gestão do capital de giro no desempenho econômico-financeiro das micro e pequenas indústrias de confecção de Divinópolis, MG. 2019.
SOUZA, C. A. . Avaliação dos artigos para apresentação no 7º Congresso da ABT : TÍTULO: NA PRAÇA, À DERIVA: CARTOGRAFANDO O COMUM NA PRAÇA DA LIBERDADE - BELO HORIZONTE/MG. 2018.
SOUZA, C. A. . Avaliação dos artigos para apresentação no 7º Congresso da ABT : ESPAÇO MAKER: Influência para a permanência e êxito dos alunos da Educação Profissional e Tecnológica. 2018.
SOUZA, C. A. . Avaliação dos artigos para apresentação no 7º Congresso da ABT : OS DESAFIOS DAS SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS EDUCACIONAIS NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO. 2018.
SOUZA, C. A. . Avaliação dos CV dos Professores Orientadores - edital PIBIC - Nov/2018 - Tabela de Pontuação de currículo - FAPEMIG - Eleusa Maria Ferreira Rocha. 2018.
SOUZA, C. A. . Avaliação dos CV dos Professores Orientadores - edital PIBIC - Nov/2018 - Tabela de Pontuação de currículo - FAPEMIG - Evandro Freire Lemos. 2018.
SOUZA, C. A. . Avaliação dos CV dos Professores Orientadores - edital PIBIC - Nov/2018 - Tabela de Pontuação de currículo - FAPEMIG - Débora Aparecida Silva Souza. 2018.
SOUZA, C. A. . Consultores Ad hoc e/ou do Comitê Institucional de Avaliação de Pesquisa e/ou Extensão. Avaliação do trabalho de Pesquisa: O Código de Proteção e Defesa do Consumidor e a desigualdade na relação entre consumidor e fornecedor: Caso Frutal. 2018.
SOUZA, C. A. . Avaliação dos artigos para apresentação no 7º Congresso da ABT : CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SEMIPRESENCIAL: COM A PALAVRA OS ALUNOS. 2018.
SOUZA, C. A. . Mini Curso de Canvas e Estudo de Viabilidade Financeira de Negócios. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, C. A. . Mini Curso de Formulário do Google (Seminário Interno de Pesq e Extensao). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, C. A. . Mini Curso de Excel Básico e Intermediário (Seminário Interno de Pesq e Extensao). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, C. A. . Gravar aulas para disciplina virtual (13/03 a 28/04/2018) - Pós em Gestão Pública Municipal - disciplina Elaboração e Avaliação de Projetos. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Gravar aulas para disciplina virtual (13/03 a 28/04/2018) - Pós em Gestão Pública Municipal - discip).
SOUZA, C. A. . Certificado Tutoria e produção de material - Curso Emater para os gerentes 2017. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Certificado Tutoria e produção de material - Curso Emater para os gerentes 2017).
SOUZA, C. A. . Elaboração de conteúdo didático da disciplina de Controladoria do Curso MBA em Finanças Corporativas e Controladoria. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de conteúdo didático da disciplina de Controladoria do Curso MBA em Finanças Corporativas).
SOUZA, C. A. . Elaboração de conteúdo didático da disciplina de Gestão Financeira do Curso MBA em Finanças Corporativas e Controladoria. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de conteúdo didático da disciplina de Gestão Financeira do Curso MBA em Finanças Co).
SOUZA, C. A. . Elaboração de vídeo didático da disciplina de Gestão Financ do Curso MBA em Finanças Corporativas e. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de vídeo didático da disciplina de Gestão Financ do Curso MBA em Finanças Corporativas e).
SOUZA, C. A. . Elaboração de vídeo didático da disciplina de Controladoria do Curso MBA em Finanças Corporativas e Controladoria. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
SOUZA, C. A. . Guia da disciplina Contabilidade para Organizações do 3º setor. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto pedagógico).
SOUZA, C. A. . Guia da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto pedagógico).
SOUZA, C. A. . Guia da disciplina Contabilidade Social e Ambiental. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto pedagógico).
Myrna ; SOUZA, C. A. ; Vânia ; Mello . Curso de tecnologia da Gestão das Instituições Financeiras. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto pedagógico).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2013
Análise de desempenho das empresas maiores X melhores para se trabalhar, Descrição: O presente trabalho visa analisar o desempenho dos resultados das empresas apresentadas entre as maiores e melhores do Brasil, publicadas no ano de 2012, sendo essas divididas em dois grupos, as indicadas no anuário das melhores para se trabalhar de 2012 e não indicadas. Essa divisão será feita com o objetivo de avaliar o impacto no desempenho das organizações que foram indicadas como as melhores para se trabalharem no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carlos Alberto de Souza - Coordenador / Flávia da Silva Mendes - Integrante.
-
2012 - 2012
Projeto de Iniciação à Pesquisa, Descrição: A situação econômica e financeira das empresas e os modelos de previsão de falências. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carlos Alberto de Souza - Coordenador / Diego Henrique Araújo dos Santos - Integrante.
-
2012 - 2012
O Sistema de Informação Contábil como ferramenta para a tomada de decisão, Descrição: O uso do Sistema de Informação Contábil como ferramenta para a tomada de decisão nas empresas da Região de Contagem - Minas Gerais. Pesquisa junto aos empresários e empresas em relação ao uso dos sistemas contábeis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Alberto de Souza - Coordenador / Elaine Raquel Fernandes - Integrante / Flávia Cristina Pereira - Integrante / Juliana Silva Brito - Integrante.
-
2012 - 2012
Projeto de Iniciação à Pesquisa, Descrição: Práticas sociais e ambientalmente sustentáveis das empresas do Centro Comercial da Av. João César de Oliveira, Município de Contagem. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Alberto de Souza - Coordenador / Alexandre de Souza - Integrante / Elaine Rodrigues Leite - Integrante / Lanna Lopes de Oliveira Cunha - Integrante / Laura Márcia Cardoso - Integrante / Priscila Helena Chrisostomo - Integrante.
Prêmios
2018
1º lugar no Prêmio Chico Ribeiro no VIII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público - 15 a 17 de agosto 2018, Instituto Social Iris.
2013
1º lugar no Prêmio Internacional de Produção Contábil Técnico Cientifica Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá., Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais.
2012
Patrono da turma de Ciências Contábeis 2º Semestre de 2011, Faculdade Pitágoras.
2012
Professor Homenageado de Ciências Contábeis - 1º semestre/2012, Faculdade Pitágoras.
2012
Prêmio Melhor Ação, EMATER-MG.
2011
Patrono da turma de Ciências Contábeis 1º Semestre de 2011, Faculdade Pitágoas.
2011
Professor Patrono da turma de formandos do 2º semestre/2011 do Curso de Ciências Contábeis ? Unidade Cidade Acadêmica;, Faculdade Pitágoras Ltda.
2011
Professor Homenageado da turma de formandos do 2º semestre/2011 do Curso de Administração ? Unidade Cidade Acadêmica;, Faculdade Pitágoras Ltda.
2008
Professor Paraninfo da turma de formandos do Curso de Ciências Contábeis, PUC Minas.
2008
Professor homenageado da turma de formandos do 2º semestre/2007 do Curso de Ciências Contábeis ? Unidade Barreiro;, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
2007
Professor Homenageado de Ciências Contábeis - 1º semestre/2007, PUC Minas.
2007
Professor Homenageado de Ciências Contábeis - 2º semestre de 2007, PUC Minas.
2004
Professor Homenageado - Curso Sequencial de Instituições Financeiras-1º sem/2004, PUC Minas.
2003
Professor Homenageado - Curso Sequencial de Instituições Financeiras-2º sem/2003, PUC Minas.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais. , Avenida Raja Gabaglia - 1626, Gutierrez, 30441194 - Belo Horizonte, MG - Brasil - Caixa-postal: 30520510, Telefone: (31334) 33498171, Ramal: 8171
Experiência profissional
2025 - Atual
FaPP - Faculdade de Políticas Públicas (UEMG)Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Bacharelado Adm. Pública - Polo Jaboti, Carga horária: 4
2024 - 2024
FaPP - Faculdade de Políticas Públicas (UEMG)Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Pós-Graduação em Gestão Pública - Polo, Carga horária: 4
2017 - 2019
FaPP - Faculdade de Políticas Públicas (UEMG)Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrar aula virtual (13/03 a 28/04/2018) - Pós em Gestão Pública Municipal - disciplina Elaboração e Avaliação de ProjetosElaboração e Avaliação de ProjetosPresencialContabilidade GeralEaDMatemática Financeira e Análise de InvestimentosEaDTeorias das Finanças PúblicasEaDGestão PúblicaPresencialElaboração e Avaliação de ProjetosPresencialOrçamento Público - ReofertaEaDOrçamento Público - alunos presenciaisEaDGestão de Custos na Administração Pública Presencial
2017 - Atual
Universidade FUMECVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor do Curso de Controladoria e Finanças (EAD) nas Disciplinas: Controladoria; Gestão Financeira em Condições de Risco.
Disciplina EAD Ministrada - Gestão Financeira em Condições de Risco - turma 171 - Curso Finanças Corporativas e Controladoria - 26/02 a 19/03/2018
Disciplina EAD Ministrada - Mercado Cambial e Finanças Internacionais - turma 171 - Curso Finanças Corporativas e Controladoria - 26/02 a 19/03/2018
Disciplina EAD Ministrada - Controladoria - turma 171 - Curso Finanças Corporativas e Controladoria - 12/03 a 02/04/2018
Disciplina EAD Ministrada - Gestão Econômico e Financeira - turma 172 - Curso Gestão de Projetos - 02/04 a 09/05/2018
Disciplina EAD Ministrada - Controladoria - turma 172 - Curso Finanças Corporativas e Controladoria - 28/05 a 18/06/2018
Disciplina EAD Ministrada - Gestão Financeira em Condições de Risco - turma 172 - Curso Finanças Corporativas e Controladoria - 01/08 a 27/08/2018
Disciplina EAD Ministrada - Mercado Cambial e Finanças Internacionais - turma 172 - Curso Finanças Corporativas e Controladoria - 27/08 a 17/09/2018
2016 - Atual
Universidade FUMECVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor do Curso de Gestão Fiscal e Planejamento Tributário nas Disciplinas: Matemática Financeira aplicada à Gestão Tributária e Coaching Group (para orientação do TCC).
2014 - Atual
Universidade FUMECVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Pós Graduação, Carga horária: 4
Outras informações:
Abril/2014 ? Fundação Mineira de Educação e Cultura ? Face Fumec
Coordenador do Curso de MBA em Contabilidade com ênfase nas Normas Internacionais (IFRS/CPC)
Coordenador do MBA em Padrões e Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS/CPC)
Agosto/2015 ? Fundação Mineira de Educação e Cultura ? Face Fumec
Coordenador do Curso de MBA em Gestão Fiscal e Planejamento tributário
2014 - Atual
Universidade FUMECVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor da disciplina Gestão Estratégica de Custos para o MBA em Finanças e Controladoria
2014 - Atual
Universidade FUMECVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor do Curso MBA em Gestão Estratégica de Projetos
Disciplina: Análise Econômica e Financeira de Projetos
2013 - Atual
Universidade FUMECVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor do Curso de Pós Graduação das disciplinas no MBA em Padrões e Normas Internacionais de Contabilidade:
1) Finanças Corporativas;
2) Ética Profissional;
3) Metodologia Científica
4) Orientação de TCC
2012 - 2012
Universidade de UberabaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 8
Outras informações:
Setembro/2012 ? Universidade de Uberaba
Professor Visitante do Curso de Administração ? Disciplinas: Organização, Sistemas e Métodos; Contabilidade Gerencial e Análise de Custos.
Professor Visitante do Curso de Ciências Contábeis ? Disciplina: Contabilidade Básica. Análise das Demonstrações Contábeis.
2012 - 2013
Faculdade Senac MinasVínculo: , Enquadramento Funcional: Orientador de Pesquisa, Carga horária: 2
Outras informações:
Experiência em Orientação de Pesquisa
Março/2012 ? Faculdade Senac Minas ? Projeto de Iniciação à Pesquisa
Título da Pesquisa: A situação econômica e financeira das empresas e os modelos de previsão de falências
Aluno Bolsista: Diego Henrique Araújo dos Santos
Situação atual da pesquisa: em produção
Março/2012 a Agosto/2012 ? Faculdade Senac Minas ? Projeto de Iniciação à Pesquisa
Título da Pesquisa: Práticas sociais e ambientalmente sustentáveis das empresas do Centro Comercial da Av. João César de Oliveira, Município de Contagem
Alunos Bolsistas:
Alexandre de Souza
Elaine Rodrigues Leite
Lanna Lopes de Oliveira Cunha
Laura Márcia Cardoso
Priscila Helena Chrisostomo
Situação atual da pesquisa: Finalizada
2012 - 2013
Faculdade Senac MinasVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Consultor do Núcleo de Consultoria, Carga horária: 4
2011 - 2013
Faculdade Senac MinasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor Assistente do Curso de Administração ? Unidade Contagem na Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária II; Administração de Custos e Precificação; Planejamento Estratégico (Empresa Simulada). Professor Assistente do Curso de Ciências Contábeis ? Unidade Contagem na Disciplina: Sistemas de Informações Contábeis. Professor Supervisor do Escritório Contábil Modelo.
2009 - 2009
Centro Universitário Newton PaivaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Orientação de trabalhos e projetos interdisciplinares
2008 - 2012
Faculdade Pitágoras de Administração SuperiorVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Pós Graduação - Professor Assistente do Curso de Gestão de Pessoas na Disciplina de Retorno Sobre Investimento em Treinamento de Pessoas.
GRADUAÇÃO PRESENCIAL - Professor Assistente do Curso de Ciências Contábeis e Administração ? Unidade Guajajaras nas Disciplinas: Administração Financeira I, Administração Financeira e Orçamento Empresarial, Iniciação à Ciência Contábil, Contabilidade para Micro e Pequenas Empresas, Contabilidade Comercial, Contabilidade Social e Ambiental, Contabilidade de Custos e Aplicação Prática de Gestão de Custos (Laboratório de Informática), Elaboração de Projetos e Orçamento Empresarial e Análise e Apropriação de Custos, Gestão Financeira, Controladoria e Metodologia Científica. No Ensino a Distância: Contabilidade Comercial e Contabilidade de Custos.
GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA ? Professor Assistente das Disciplinas: Contabilidade I; Contabilidade II; Contabilidade III, Análise e Apropriação de Custos; Gestão Avançada e Análise de Custos, Contabilidade de Custos; Gestão de Custos; Contabilidade Comercial; Controladoria.
2007 - Atual
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de ADministração e Finanças, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável pela parte tributária ;
Responsável pela elaboração do orçamento empresarial;
Gestor do GMD - Gestão Matricial de Despesas
2004 - 2005
Infossadi Informática LtdaVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Administrador, Carga horária: 40
Outras informações:
· Elaboração do Planejamento Estratégico
· Controle da Gestão de Custos, Análise de Custos e implantação de Planos de ação.
· Elaboração e implantação de Controles Contábeis, Econômicos, Financeiros e Administrativos ? modernização administrativa.
· Implantação de relatórios gerenciais para Sócios.
· Responsável pelo estudo de viabilidade de novos projetos.
· Responsável em abrir novas empresas, definindo corpo societário frente ao planejamento fiscal.
· Elaboração de diagnósticos, missão, controle e avaliações.
· Definição de diretrizes através de planejamentos táticos e operacionais
· Desenho do organograma da empresa - departamentalização.
· Implantação do fluxo de caixa
· Implantação do Controle do Patrimônio
· Emissão de parecer técnico
Atividades
-
10/2004 - 01/2005
Direção e administração, Administração Geral.Cargo ou função, Administrador.
2004 - 2004
CSB Consultoria Contábil LtdaVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 30
Outras informações:
· Elaboração do Planejamento Estratégico;
· Elaboração do Planejamento Tático;
· Elaboração do Planejamento Operacional (vendas, produção, adminsitrativo);
· Estruturação e confecção de Planos de Negócios, através de sistema informatizado;
· Organização e execução de Orçamento Empresarial;
· Implantação e projeção de Fluxo de caixa;
· Implantação de rotinas de controle de processos;
· Confecção e implantação de relatórios de controle orçamentário;
· Orientação quanto à definição de metas e objetivos;
· Cálculo da margem de contribuição, ponto de equilíbrio e outros;
· Auxílio na avaliação de alternativas de investimentos;
· Auxílio no processo de negociação com fornecedores, funcionários.
Atividades
-
08/2004 - 10/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria.Cargo ou função, Consultor.
2006 - 2008
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiao de Ciências Contábeis, Carga horária: 6
2005 - 2008
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Membro de Grupo de Estudo, Enquadramento Funcional: Grupo Estudos Governança Corporativa, Carga horária: 1
2002 - 2008
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 28
2006 - 2007
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Práticas Investigativas, Carga horária: 4
2006 - 2007
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 15
Outras informações:
Experiência em Magistério na Pós-Graduação
Dezembro/2007 ? Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Professor Assistente III do Curso de Gestão das Instituições Bancárias e Financeiras ? Instituto de Educação Continuada da PUC Minas na Disciplina de Finanças Corporativas.
Outubro/2006 ? Dezembro/2006 ? Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Professor Assistente III do Curso de Gestão das Instituições Bancárias e Financeiras ? Instituto de Educação Continuada da PUC Minas na Disciplina de Finanças Corporativas.
2004 - 2006
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Adjunto de Ciências Contábeis, Carga horária: 6
Atividades
-
06/2004 - 06/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Contábeis - ICEG/PUC Minas.Cargo ou função, Membro da Comissão de Revisão do Projeto Pedagógico.
-
02/2004 - 06/2008
Direção e administração, Departamento de Ciências Contábeis - ICEG/PUC Minas.Cargo ou função, Coordenador de Curso - Adjunto.
-
02/2004 - 06/2008
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ciências Contábeis - ICEG/PUC Minas, Departamento de Ciências Contábeis - ICEG/PUC Minas.Atividade realizada, Professor Tutor da Empresa Júnior.
2002 - 2004
DWJ SPACE BOX Empreendimentos LtdaVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Gerente Administrativo e Financeiro, Carga horária: 40
Outras informações:
· Elaboração do Planejamento Estratégico baseado no Orçamento Empresarial
· Controle da Gestão de Custos, Análise de Custos e implantação de Planos de ação.
· Elaboração e implantação de Controles Contábeis, Econômicos, Financeiros e Administrativos.
· Elaboração do Programa Orçamentário anual com análise das relações de custo/volume e lucro.
· Integrante do Comitê de Formação de preços de venda dos produtos e serviços prestados.
· Informatização de todos os setores da empresa.
· Implantação de relatórios gerenciais para Sócios.
· Responsável pela elaboração de Planos de Negócios para novos projetos.
· Responsável pelo estudo de viabilidade de novos projetos.
· Responsável em abrir novas empresas, definindo corpo societário frente ao planejamento fiscal.
· Desenvolvimento de Novos Projetos de Sistema de Franquias.
· Participação de feiras e preparação de apresentações.
· Elaboração de diagnósticos, missão, controle e avaliações.
· Definição de diretrizes através de planejamentos táticos e operacionais
· Desenho do organograma da empresa - departamentalização.
· Implantação da Gestão de Cargos e Salários, com definição de cargos e tarefas.
Atividades
-
01/2002 - 07/2004
Direção e administração, Administração.Cargo ou função, Gerente Administrativo e Financeiro.
1993 - 2001
Instituto Pitágoras de Educação Soc. LTDAVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Técnico de Nível Superior, Carga horária: 44
Outras informações:
Junho/2000 ? Setembro/2001 Instituto Pitágoras de Educação Soc. LtdaAnalista de Orçamento e Custos ( Técnico Nível Superior )· Confecção e execução do Programa de Controladoria/Gestão (implantação e acompanhamento).· Confecção e execução do Programa Orçamentário anual .· Confecção e acompanhamento do Fluxo de Caixa.· Participação da Implantação do Sistema Gestão Integrado ? DATASUL .· Confecção de relatório gerencial para o Conselho de Administração.· Controle de despesas ? Orçado x realizado, através de contabilização diária.· Auditoria em folha de pagamento e relatórios contábeis.· Integrante do Comitê responsável em implantar a Contabilização diária .· Confecção de Business Plan ( Plano de Negócios ? Inglês e Português ).· Confecção de relatórios para acionistas dos USA ( Inglês e Português ).· Confecção de Propostas e Projetos Econômicos/financeiros para novos contratos.· Responsável pela manutenção da página do setor na Intranet.· Treinamento de grupos de funcionários em Excel, Word e Power Point.
Fevereiro/1999 ? Maio/2000 Pré-Vestibular Pitágoras Soc. LtdaSupervisor Administrativo ? Financeiro· Controle dos processos Administrativos / Financeiros? matrículas/resultados/atendimentos.· Coordenação dos Vestibulares Simulados.· Recrutamento e seleção de candidatos do corpo administrativo.· Preposto da empresa junto ao Ministério do Trabalho, Sindicatos e Justiça do Trabalho.· Implantação Gestão Informatizada? Informações Discentes?RM Sistemas/DATASUL.· Controle das despesas administrativas, faturamento e análise de relatórios gerenciais.· Participação no Comitê da Qualidade para Certificação da ISO 9002.· Elaboração relatórios sobre metas estipuladas, controle orçamentário ? Orçado X Realizado.· Implantação da CIPA , onde atuou com Presidente.· Implantação do Programa de Ambientação do novo funcionário.· Implantação da Caixa de Sugestões, canal aberto entre os funcionários e a direção.
Março/1997?Janeiro/1999 Pitágoras Adm
Atividades
-
06/1993 - 09/2001
Direção e administração, Administração Central.Cargo ou função, Analista de Custos, Supervisor Adminsirativo e Assistente de RH.
2014 - 2016
Faculdade Una de ContagemVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente - tempo parcial, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Assistente do Curso de Gestão Financeira, Gestão Comercial, Gestão em Marketing e Ciências Contábeis ? Unidade Contagem na Disciplina: Matemática Financeira, Finanças Corporativas; Administração Financeira; Métodos Financeiros; Custos e Formação de Preço de venda; Custos e Administração Financeira e Finanças Corporativa de Longo Prazo.
2018 - 2019
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Membro de Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Membro de Grupo de Pesquisas, Carga horária: 2
Outras informações:
Membro de Grupo de Pesquisa - Núcleo de Estudos em Políticas Públicas
2018 - 2019
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Pesquisa e Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Pesquisador da linha de Políticas Públicas
2018 - 2019
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Sub Chefia de Departamento de Gestão, Carga horária: 2
2017 - 2019
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor das Graduação e Pós Graduação, do ensino presencial e a distância
Disciplinas lecionadas
Elaboração e Avaliação de Projetos Presencial
Contabilidade Geral EaD
Matemática Financeira e Análise de Investimentos EaD
Teorias das Finanças Públicas EaD
Gestão Pública Presencial
Elaboração e Avaliação de Projetos Presencial
Orçamento Público - Reoferta EaD
Orçamento Público - alunos presenciais EaD
Gestão de Custos na Administração Pública Presencial
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de CARLOS ALBERTO DE SOUZA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?