Ruy Guilherme Castro de Almeida
Graduado em Licenciatura Curta em Ciências do 1 Grau(1981) pela Universidade Federal do Pará.. Graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Pará (1982). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade da Amazônia(1991), Especialista em Física Contemporânea pela Universidade Federal do Pará(1993), Mestre em Física pela Universidade Federal do Pará(1997), Doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo(2006).Professor de Física aposentado da Secretaria de Estado de Educação do Pará Professor aposentado Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará.Professor de Física da Faculdade Estácio Nazaré. Exerceu gestão acadêmica na Universidade do Estado do Pará como Chefe do Departamento Acadêmico de Ciências Naturais do Centro de Ciências Sociais e Educação e Pró-Reitor de Graduação da Universidade do Estado do Pará. Membro da Academia Paraense de Ciência. Sócio da Sociedade Brasileira de História da Ciência.Pesquisa os processos históricos da Ciência e da Tecnologia na Amazônia, com ênfase na implantação das disciplinas científicas na região, estabelecendo relações entre História e Ensino.
Informações coletadas do Lattes em 21/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em História Social
2002 - 2006
Universidade de São Paulo
Título: Engenheiros e Matemáticos na História do Ensino de Física no Estado do Pará(1931-1970)
Orientador: Maria Amélia Mascarenhas Dantes
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Física
1994 - 1997
Universidade Federal do Pará
Título: A História do Ensino de Física no Estado do Pará (1904-1961),Ano de Obtenção: 1997
José Jerônimo de Alencar Alves.
Especialização em Especialização Em Docência Em Ensino Superior
1989 - 1990
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações/Especialidade: Acústica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Acústica/Especialidade: Acústica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências/Especialidade: História das Instituições E História da Cultura.
Organização de eventos
BRITO, L. P. ; ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de ; BRITO, A. R. P. ; SILVA, G. N. B. E. ; GONCALVES, J. ; SOUZA, M. F. ; CAMPOS, M. C. ; VELOSO, O. M. M. ; CASTRO, V. S. . Uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na formação de professores do Estado do Pará. 2013. (Congresso).
Participação em eventos
V Semana de Física "Professor José Maria Filardo Bassalo.História da Ciência e Ensino de Ciência: Um consórcio possível. 2012. (Encontro).
XXIV Encontro Nacional de Pró-Reitores de graduação das Universidades Brasileiras- ForGRAD Nacional 2011. 2011. (Encontro).
1° Seminário de Documentação Para a História da Ciência na Amazônia.O Estado de Conservação dos Aquivos das Instituições e a Pesquisa da Física no Estado do Pará. 2010. (Seminário).
12 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia e do 7 Congresso Latino-Americano de História da Ciência e da Tecnologia.A Engenharia, a Academia e a Astronomia: o envolvimento científico e a articulação política do paraense Sebastião Sodré da Gama. 2010. (Seminário).
XXIII Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. 2010. (Outra).
45 Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira de Universidades Estaduais e Municipais. 2009. (Outra).
45 Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidade estaduais e Municipais(ABRUEM). 2009. (Encontro).
5ª Jornada de Iniciação Científica PET PARÁ.A História da Ciência na Amazônia. 2009. (Encontro).
A nova universidade e o desenvolvimento regional da Universidade Federal do Oeste do Pará. 2009. (Seminário).
Encontro para organização do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica. 2009. (Encontro).
I Encontro Docente por Área do Curso de Ciências Naturais. 2009. (Encontro).
Seminário Nacional de História da Matemática.Mesa Redonda: "A Escola de Engenharia do Pará e a formação dos primeiros matemáticos na região". 2009. (Seminário).
XXII Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. 2009. (Outra).
11° Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.A História da Disciplina Física em Belém do Pará (1931-1961). 2008. (Seminário).
Ciclo de Palestras do Arquivo Central da UFPA.A Institucionalização da Física no Pará (1931 - 1970): as fontes primárias e a situação dos Arquivos na Universidade Federal do Pará.. 2008. (Seminário).
V Fórum de Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-Graduaçãp da Universidade do Estado do Pará.História da Ciência e Ensino de Ciências. 2008. (Encontro).
9° Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.O ENSINO DE FÍSICA NAS ESCOLAS DE ENGENHARIA DO RIO DE JANEIRO NO SÉCULO XIX. 2003. (Seminário).
Participação em bancas
SILVA NETO, M. J.; SOUZA, J. F.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA NA EJA COM BASE NO REGIONALISMO AMAZÔNICO PARAENSE. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Pará.
MATOS, M. C. G.; SILVA, R.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. O Lúdico no Processo Ensino-Aprendizagem de Física: Uma Sequencia Didática para a Construção de Conceitos de Eletricidade no Ensino Fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Pará.
SILVA NETO, M. J.; SOUZA, J. F.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. O ESTUDO DA HIDROSTÁTICA COM O AUXÍLIO DE METODOLOGIAS ATIVAS: JUST-IN-TIME E PEER INSTRUCTION COMO FACILITADOR PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Pará.
ALVES, J. J. A.; NUNES, J. M. V.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. Dos "Sacamuelas" aos cirurgiões dentistas: a institucionalização do ensino odontológico na Escola Livre de Odontologia do Pará (1911-1920). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ESPIRITO SANTO, ADILSON OLIVEIRA DO; ALVES, J. J. A.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; SANTANA, J. C. B.. O papel das escolas agrícolas na introdução da racionalidade científica no Pará(1860-1912). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ALVES, J. J. A.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; SILVA, J.R.; SILVA, F. H. S.. As condições de emergência da Escola de Engenharia do Pará. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ALVES, J. J. A.; BRITO, M. R.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. José Veríssimo: Ciência e Educação Feminina no Século XIX. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ESPIRITO SANTO, ADILSON OLIVEIRA DO; ALVES, J. J. A.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; ROCHA, M. L. P.. Modelagem Matemática como caminho para fazer CTS. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
CORREA, P. S. A.; PINTO, I. N.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. A docência no Curso de Licenciatura em Física: História e Gênero. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; ESPIRITO SANTO, ADILSON OLIVEIRA DO; Silveira, M.R.A; GERRA, R. B.. Modelagem matemática no ensino de Física e os registros de representação semiótica. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; ALVES, J. J. A.; BRITO, L. P.; MENDES, I. A.. A ESCOLA NORMAL PARAENSE E A INTRODUÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO PARÁ (1870 A 1930). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ESPIRITO SANTO, ADILSON OLIVEIRA DO; Silveira, M.R.A;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. Modelagem Matemática no Ensino de Fsica. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ESPIRITO SANTO, ADILSON OLIVEIRA DO; Silveira, M.R.A;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. Modelagem Matemática e Conversões Semióticas: Gerando ambientes para o ensino-aprendizagem de Física. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; BRITO, L. P.; CHAVES, S. N.. Uma proposta de ensino através de temas: sinais do paradigma moderno e emergente. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
BRITO, L. P.; ALVES, J. J. A.; CHAVES, S. N.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. Desafios e Potencialidades em uma prática pedagógica com Ensino de Física através de Temas.. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; SILVA, M. F. V.; SILVA, F. H. S.. A Prática Pedagógica e a Construção de Saberes do biológo no Ensino de Ciências na 8ª Série. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ALVES, J. M.; RÉGIS, C. R. T.; BRITO, L. P.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. A Construção de Conceitos relacionados com os movimentos Terra - Lua - Sol por alunos da EJA, à luz da Teoria Histórico Cultural. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ESPIRITO SANTO, ADILSON OLIVEIRA DO; BRITO, L. P.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. CTS e a modelagem matemática na formação de professores. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; ESPIRITO SANTO, ADILSON OLIVEIRA DO; BRITO, L. P.. A TENDÊNCIA CTS E A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PEOFESSORES: UMA NOVA MANEIRA DE ENSINAR FÍSICA. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
BASTOS, F.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; ALVES, J. J. A.; LANGHI, R.; NARDI, R.. CONTEMPLANDO O CÉU PARAENSE: A INSERÇÃO DA ASTRONOMIA NAS INSTITUIÇÕES ACADÊMICAS DO PARÁ(1918-1967). 2020. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA DOUTORADO INTERINSTITU) - Universidade do Estado do Pará.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; ALMEIDA, A. C. P. C.; BRITO, L. P.; CASTRO, S. M. V.; FREITAS, N. M. S.. Experiências Pedagógicas na Educação em Ciências: uma escola de aplicação como estudo de caso. 2017. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ALVES, J. J. A.; VIEIRA, E. P. P.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; SILVA, J.R.; ALMEIDA, A. C. P. C.. Introdução das Ciências Naturais no Pará por meio das escolas(1759-1890). 2016. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ESPIRITO SANTO, ADILSON OLIVEIRA DO; ALVES, J. J. A.; BRITO, L. P.; SOUZA, J. F.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. Ensino de Física pela comparação entre experimento e modelo teórico com uso de modelagem matemática. 2015. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
DANTES, M. A. M.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; MARQUES, M. C. C.; SILVA, M. R. B.; IBANEZ, N.. Em busca de cura: a institucionalização da medicina acadêmica em Belém e sua relação com outras práticas terapêuticas, entre 1889 e 1925. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.
BASTOS, F.; LANGHI, R.; NARDI, R.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. História da Ciência no Ensino Superior: A Introdução da Astronomia nas Instituições Acadêmicas do Pará (1918 - 1964). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA DOUTORADO INTERINSTITU) - Universidade do Estado do Pará.
BRITO, L. P.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; CASTRO, S. M. V.; GONCALVES, T. V. O.; GONCALVES, T. O.. A abordagem CTS na formação de professores de ciências e matemáticas nas séries iniciais: suas possibilidades e limites. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ALVES, J. J. A.; NUNES, J. M. V.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. A Escola Livre de Odontologia como agente de mudança na prática odontológica no Pará (1914-1920). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
ALVES, J. J. A.; VIEIRA, E. P. P.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. A criação da Escola de Farmácia do Pará. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.
SILVA. M. D. B.; ELIAS FILHO, M. R.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. A História do Ensino das Ciências Naturais em Belém do Pará no Colégio Santo Antônio. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia das Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Pará.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; SILVA. M. D. B.; ELIAS FILHO, M. R.. História da Educação: A Escola Normal Paraense e o Ensino das Ciências Naturais no Século XIX (1871-1899). 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia das Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Pará.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; CRAVO, J. S. C; POLARO, C. B.. POLICIAMENTO MONTADO: Uma abordagem histórica e a normatização das ações conjuntas no âmbito do Comando de Missões Especiais da PMPA. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica em Defesa Social) - Universidade do Estado do Pará.
ALMEIDA, R. G. C.; MACHADO, D. R. S.; OLIVEIRA, T. R. C.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. CONCEPÇÕES A RESPEITO DA NATUREZA DA CIÊNCIA EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA EM BELÉM DO PARÁ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Pará.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; SILVA, V. L. G. S.; SILVA, R. M. N. B. E.; GASPAR, E. S.. O estudo dos números inteiros, triangulares e perfeitos e suas aplicações na resolução de problemas na Matemática: na área da Teoria dos Números, Análise Combinatória e Progressões Aritméticas P. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade da Amazônia.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; MACHADO, D. R. S.; RIBEIRO, E. E. H.. A utilização da História da Ciência nos livros didáticos de Física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências: Biologia, Física e Química) - Universidade do Estado do Pará.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; MACHADO, D. R. S.; RIBEIRO, E. E. H.. As Ciências Naturais no Grupo Escolar Leopoldina Guerreiro no Município de Afuá-Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências: Biologia, Física e Química) - Universidade do Estado do Pará.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; MACHADO, D. R. S.; RIBEIRO, E. E. H.. As Ciências Naturais no Grupo Escolar Leopoldina Guerreiro no Município de Afuá- Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências: Biologia, Física e Química) - Universidade do Estado do Pará.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; RIBEIRO, E. E. H.; MACHADO, D. R. S.. A utilização da História da Ciência nos livros didáticos de Física: o caso da Eletricidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências: Biologia, Física e Química) - Universidade do Estado do Pará.
VENTURIERI, B.; ELIAS FILHO, M. R.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. O Núcleo de Geociência da Universidade Federal do Pará. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências: Biologia, Física e Química) - Universidade do Estado do Pará.
ALMEIDA, R. G. C.; ALVES, F. J. C.; PINHEIRO, C. M.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. Modelagem Computacional como estratégia de ensino de Física na educação superior. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências: Biologia, Física e Química) - Universidade do Estado do Pará.
ALVES, J. J. A.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; MACHADO, D. R. S.. A Escola Livre de Odontologia do Pará: História e Ensino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências: Biologia, Física e Química) - Universidade do Estado do Pará.
PONTES, A. N.; VENTURIERI, B.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. A higiene nas feiras na visão dos jovens adultos: um estudo de caso com as turmas do Projovem Urbano de Ananindeua. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Pará.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; SOUSA, L. H. S.; PONTES, A. N.. Utilização de revistas - abordagem metodológica ao ensino de Física - Um convite a interdisciplinaridadee transversalidade.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais - Física) - Universidade do Estado do Pará.
SILVA. M. D. B.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; SILVA, L. P. História e Ensino da disciplina Escolar Química no Liceu Paraense. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licencitura em Plena Ciências Naturais - Química) - Universidade do Estado do Pará.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; SOUSA, A. S.; NELSON, L. C.. USO DE SOFTWARE EDUCATIVO EM CONFORMIDADE COM AS TEORIAS COGNITIVAS PARA O ENSINO DE GRÁFICOS NA FÍSICA.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais - Física) - Universidade do Estado do Pará.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. FUNDAMENTOS FÍSICOS DA CIRCULAÇÃO SANGÜINEA, VISÃO E AUDIÇÃO.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade Federal do Pará.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; COELHO, M. O.; BASSALO, L. M. B.; CORREA, I. M. X. A.. Banca Examinadora de Concurso para Professor Titular. 2014. Universidade do Estado do Pará.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; PINHEIRO, S. V. L.; MARTINS, A. G.. Banca Examinadora de Magistério Superior. 2013. Universidade do Estado do Pará.
MACHADO, C. J. F.; ASANO, E. A.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. Banca de Examinadores de Magistério Superior. 2012. Universidade Federal do Oeste do Pará.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; OLIVEIRA JUNIOR, P.. Banca de Processo Seletivo para docente. 2011. Universidade da Amazônia.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; ALVES, O. S.; TERRA, I. A.; ROCHA, O. F. T. G.; LADISLAU, W. M.; FERREIRA, I. P.; JÚNIOR, A. E.; CRAVO, J. S. C; XAVIER, M. J. B.. Comissão Geral do Concurso para o provimento de cargo de carreira Docente do Magisterio Superior da Universidade do Estado do Pará. 2010. Universidade do Estado do Pará.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; JESUS, M. C. R.; ARAÚJO, J. A. C.; ALVES, O. S.; TERRA, I. A.; ROCHA, O. F. T. G.; BESSA, V. L. S.; FERREIRA, R. M.; SOUSA, E. J. S.; JÚNIOR, A. E. B.; CRAVO, J. S. C. Comissão Geral do Concurso para o provimento de cargo e carreira Docente do Magisterio Superior da Universidade do Estado do Pará. 2010. Universidade do Estado do Pará.
PONTES, A. N.; MARTINS, A. G.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; OLIVEIRA, T. R. C.; OLIVEIRA, D. J.; CASTRO, S. M. V.; SMITH, C. B.. Comissão Editorial da Revista Brasileira de Ensino de Ciências Naturais(RBECN). 2013. Universidade do Estado do Pará.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; OLIVEIRA JUNIOR, P.. Banca de Processo Seletivo para Monitoria. 2012. Universidade da Amazônia.
ALVES, J. J. A.; Maria dos Remédios Brito;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. José Veríssimo: Ciência e educação feminina no século XIX. 2012. Universidade Federal do Pará.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; CRAVO, J. S. C; JÚNIOR, M. M.; TERRA, I. A.; FERREIRA, I. P.; JÚNIOR, A. E.; NETO J. C. G.; LADISLAU, W. M.. Comissão para formulação do Regulamento da Comissão Permanente de Acesso e Avaliação ao Ensino Superior. 2010. Universidade do Estado do Pará.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de; SILVA. M. D. B.; PONTES, A. N.. Comissão de Avaliação dos docentes em Estágio Probatório e Tempo Integral de Dedicação Exclusiva. 2009. Universidade do Estado do Pará.
SILVA, M. F. V.; SILVA, F. H. S.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DE SABERES DO BIÓLOGO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA 8ª SÉRIE - BANCA DE QUALIFICAÇÃO. 2007. Universidade Federal do Pará.
ESPIRITO SANTO, ADILSON OLIVEIRA DO; BRITO, L. P.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. CTS E A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. 2007. Universidade Federal do Pará.
BRITO, L. P.; CHAVES, S. N.;ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. Ensino de Física através de Temas: análise de uma experiência no Ensino Médio. 2007. Universidade Federal do Pará.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de. CONCURSO PARA PROFESSOR ASSISTENTE EM HISTÓRIA DA CIÊNCIA. 2004. Universidade do Estado do Pará.
Orientou
A utilização da História da Ciência nos livros didáticos de Física: o caso da Eletricidade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Ruy Guilherme Castro de Almeida;
AA utilização da História da Ciência nos livros didáticos de Física: o caso da Eletricidade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Ruy Guilherme Castro de Almeida;
As Ciências Naturais no Grupo Escolar Leopoldina Guerreiro no município de Afuá(1967-185); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Ruy Guilherme Castro de Almeida;
As Ciências Naturais no Grupo Escolar Leopoldina Guerreiro no município de Afuá (1967-1985); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Ruy Guilherme Castro de Almeida;
Modelagem computacional como estratégia de ensino de Física na educação superior; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais - Física) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Ruy Guilherme Castro de Almeida;
A Escola Livre de Odontologia do Pará: História e Ensino (1914-1920); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais - Biologia) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Ruy Guilherme Castro de Almeida;
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA DISCIPLINA FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA INSTITUTO NOSSA SENHORA DOS ANJOS NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA - PARÁ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais - Física) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Ruy Guilherme Castro de Almeida;
A história da disciplina Física no Liceu Paraense; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais - Física) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Ruy Guilherme Castro de Almeida;
Produções bibliográficas
-
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de . ENSINO DE FÍSICA NOS PRINCIPAIS CENTROS DIFUSORES DO PAIS. Revista Traços, Centro de Ciências Exatas e Naturais Universidade da Amazônia, BELÉM - PA, 1999.
-
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de . O ENSINO DE FÍSICA NAS ESCOLAS DE ENGENHARIA CIVIL NO BRASIL. Revista Traços, Centro de Ciências Exatas e Naturais Universidade da Amazônia, BELÉM - PA, 1998.
-
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de . FÍSICA. BELÉM - PÁ: GRAPEL, 1987.
-
ALVES, J. J. A. ; MELLO, A. F. ; FREIRE JUNIOR, J. E. F. C. E. O. ; DANTES, M. A. M. ; GUZMAN, D. A. ; SANJAD, N. ; GUALTIERI, R. C. E. ; SANTANA, J. C. B. ; ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de ; DRUDE, S. ; CRISPINO, L. C. B. ; BELTRAO, J. F. ; DOMINGUES, H. M. B. ; MAIO, M. C. . O papel dos engenheiros paraenses: do sanear ao nuclear. In: José Jerônimo de Alencar Alves. (Org.). Múltiplas faces das Ciências na Amazônia. 1ªed.Belém: Editora Universitária da Universidade Federal do Pará, 2005, v. 1, p. 153-174.
-
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de . O ENSINO DA FÍSICA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO PARÁ.. In: IRAN ABREU MENDES; TÂNIA ROBERTA COSTA DE OLIVEIRA. (Org.). CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO : HISTÓRIA E ENSINO. BELÉM - PA: , 2000, v. , p. 98-.
-
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de . A História da Disciplina Física em Belém do Pará. In: 11° Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2008, Niterói. 11° Seminário Nacional de História da Ci~encia e da Tecnologia: Textos Completos, 2008.
-
SILVA. M. D. B. ; ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de ; SILVA, L. P ; NEVES, P. A. P. F. G . Estágio Supervisionado em Ambientes não formais.. In: XLVIII Congresso Brasileiro de Química - CBQ, 2008, Rio de Janeiro. XLVIII Congresso Brasileiro de Química - Anais, 2008.
-
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de . O ENSINO DE FÍSICA NAS ESCOLAS DE ENGENHARIA DO RIO DE JANEIRO NO SÉCULO XIX. In: 9° Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2003, Rio de Janeiro. 9° Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2003.
-
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de . A FÍSICA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO PARÁ. Sociedade Latino Americana de História das Ciências E da Tecnologia, 1998.
-
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de . HISTÓRIA DO ENSINO DE FÍSICA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO PARÁ. Sociedade Brasileira de Física, BELO HORIZONTE - MG, 1997.
-
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de . A DIFUSÃO DA FÍSICA NO BRASIL NO SÉCULO XX. Sociedade Brasileira de Física, 1995.
-
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de . Dia Internacional da Física: História da Física no Brasil e no Pará. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de . A História da Ciência na Amazônia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de . A História da Ciência na Amazônia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de ; SILVA. M. D. B. ; SILVA, L. P ; NEVES, P. A. P. F. G . XLVIII Congresso Brasileiro de Química. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de . História da Ciência e Ensino de Ciência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de . Ensino de Ciências & Arte: Uma estratégia metodológica motivadora. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de . Representante titutlar da Universidade do Estado do Pará no Protocolo de Integração das Instituições de Ensino Superior do Estado do Pará. 2009.
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de . Comição de reformulação e elaboração do projeto politico pedagogico do curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais. 2010. (Comissão Administrativa).
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de ; DUARTE, M. M. ; SÁ, P. F. . Avaliação do Tempo Integral com Dedicação Exclusiva (TIDE) dos Professores do Departamento de Psicologia - UEPA. 2007. (Comissão de Avaliação).
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de ; DUARTE, M. M. ; SÁ, P. F. . Comissão de Avaliação dos Docentes em Estágio Probatório do Departamento de Ciências Naturais - UEPA. 2007. (Comissão de Avaliação).
ALMEIDA, Ruy Guilherme Castro de ; TEIXEIRA, E. ; PONTES, A. N. . Comissão Administrativa de apuração sobre os fatos ocorridos no Curso de Especialização em Educação Inclusiva - UEPA. 2007. (Comissão Administrativa).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2013
O Observatório Nacional e a pesquisa na Amazônia: O caso da Estação Magnética da Ilha de Tatuoca no Estado do Pará., Descrição: Analisar o papel desempenhado pelo cientista paraense Sebastião Sodré da Gama no contexto mais geral da historiografia das Ciências no Brasil, notadamente a Astronomia, e as relações na rede de poder que se estabeleceram para a criação da Estação Magnética na Ilha de Tatuoca no Estado do Pará. Especial ênfase será dada à formação acadêmica de Sebastião Sodré da Gama e as influências institucionais que resultaram nas articulações profissionais. Também será analisado o papel desempenhado por Sebastião Sodré da Gama no contexto da criação da Academia Brasileira de Ciência. Enquanto diretor do Observatório Nacional do Rio de Janeiro analisaremos as ações científicas desempenhadas por relativas a criação da Estação Magnética da Ilha de Tatuoca no Estado do Pará e as repercussões na comunidade científica nacional. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ruy Guilherme Castro de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.
-
2009 - Atual
A ENGENHARIA , A ACADEMIA E A ASTRONOMIA: O ENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E A ARTICULAÇÃO POLÍTICA DO PARAENSE SEBASTIÃO SODRÉ DA GAMA., Descrição: Projeto de Pesquisa que visa inestihar a história e contexto socio-científico do Paraense Sebastião Sodré da Gama.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ruy Guilherme Castro de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado do Pará - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2009
A influência de pesquisadores franceses no ensino de Química no Pará: o caso da Escola de Química Industrial(1920-1930), Descrição: Esta pesquisa visa analisar a influência dos pesquisadores franceses no ensino de Química no âmbito da Escola de Química Industrial do Pará, desde 1920, ano em que foi criada por iniciativa do governo federal, até 1930, quando a mesma foi extinta pelo governo de Getúlio Vargas. A vinda desses pesquisadores deveu-se, principalmente a atuação de Paul Le Cointe, ex-preparador de Química da Universidade de Nancy. Além do ensino das disciplinas que formavam a grade curricular do Curso de Química Industrial, esses pesquisadores realizaram estudos sobre a flora amazônica. A teia da dinâmica da Química no Pará será investigada em três viés: O primeiro é o papel desempenhado por Le Cointe na articulação que resultou na vinda dos pesquisadores franceses e suas relações estabelecidas com as classes empresariais, notadamente àquela que se agregava na Associação Comercial do Pará, visto que Le Cointe dirigiu por longo tempo o Museu Comercial, que era de propriedade da referida associação. O segundo é a análise das produções publicadas no Boletim da Escola, em número de 15 trabalhos de pesquisa original sobre produtos naturais da Amazônia. O terceiro é a análise da dinâmica do ensino da Química na Escola, neste sentido a pesquisa dar-se-á em três direções: a primeira será investigar quem ensinava Química na Escola.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ruy Guilherme Castro de Almeida - Coordenador / Patrícia Homobono Brito deMoura - Integrante / Carlyle de Almeida Souza - Integrante / Renata Luanny Souza Oliveira - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Pará - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2007
A TRAJETÓRIA DAS DISCIPLINAS FÍSICA E QUÍMICA NA ESCOLA ESTADUAL " PAES DE CARVALHO " : HISTÓRIA E ENSINO., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ruy Guilherme Castro de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado do Pará - Auxílio financeiro.
Prêmios
2008
Homenagem aos Professores que participaram do Conselho de Centro - CONCEN, no período de 2000 a 2008., Universidade do Estado do Pará.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade da Amazônia, Ccbs, Centro de Ciências Biológicas E da Saúde. , AV. ALCINDO CACELA, 287, UMARIZAL, 66060-970 - Belem, PA - Brasil, Telefone: (91) 40093000, Ramal: 3124, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO, Carga horária: 20
2009 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DELEGADO DO PARÁ CONAI - 2010, Carga horária: 10
2009 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: MEMBRO DO COMITÊ EXEC. DA CONF. EST. EDUCAÇÃO, Carga horária: 10
2009 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Fórum Est. de Formaçãoes de Prof., Carga horária: 10
2007 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO, Carga horária: 40
2007 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA CIÊNCIA, Carga horária: 10
2007 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: MEMBRO DO CONSELHO DE CENTRO - CCSE, Carga horária: 8
2007 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: MEMBRO DA CÂMARA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO, Carga horária: 2
2007 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40
Outras informações:
Progressão vertical conformae Portaria n° 868/07 de 23 de maio de 2007
2007 - 2009
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CHEFE DE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Sindicância para apurar os fatos constantes no Processo.
-
01/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE.,Cargo ou função, Membro da Comissão destinada a realizar o Planejamento, Desenvolvimento, Assessoramento e Avaliação de todas as ações pedagógicas e administrativas da Escola Vera Simplício.
-
10/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Naturais.,Linhas de pesquisa
-
10/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Naturais.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação dos Docentes em Estágio Probatório do Departamento de Ciências Naturais.
-
04/1992
Ensino, Formação de Professores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS NATURAIS, ELEMENTOS DE FÍSICA
1976 - Atual
Secretaria Executiva de Estado de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE FÍSICA, Carga horária: 40
Outras informações:
DO ANO DE 1978 ATÉ O ANO DE 2006 MINHA ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO FOI COMO PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DA DISCIPLINA FÍSICA. DE 2006 ATÉ 2008 ATUEI COMO TÉCNICO NA COORDENAÇÃO DO ENSINO MÉDIO. A PARTIR DE 2008 VOLTEI A SER LOTADO NUMA ESCOLA. ASSIM, ATUEI COMO COORDENADOR DO LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO " VERA SIMPLÍCIO". EM 2011 ATÉ O PRESENTE ESTOU ATUANDO COMO COORDENADOR DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO "PROFª RUTH DE NAZARÉ GONÇALVES ROSITA".
Atividades
-
04/1976
Ensino,,Disciplinas ministradas, FÍSICA
1987 - Atual
Universidade da AmazôniaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 16
Atividades
-
02/1987
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ACÚSTICA FÍSICA
-
02/1987
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FÍSICA GERAL
-
02/1987
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FÍSICA II, FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II, FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III
2013 - Atual
Faculdade Estácio de BelémVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 34
Outras informações:
Atua no ensino de Física (Teórica e Experimental) nos Cursos de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Civil e Mecânica.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ruy Guilherme Castro de Almeida e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?