Rafael Ferreira Lima Dias

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2010) e mestrado em Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é psicólogo e acompanhante terapêutico na Equipe Dom Quixote. Atuando principalmente no seguinte tema: psiquiatria-demanda-infanto-juvenil-psicanálise-acompamhamento terapêutico-clinica da psicose.

Informações coletadas do Lattes em 11/04/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: DA QUESTÃO DA TRANSFERÊNCIA AO SURGIMENTO DE UM NOVO DISPOSITIVO CLÍNICO: O QUE O AUTISMO NOS ENSINA,Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Ana Beatriz Freire
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Transferência; Psicanálise; Clínica; Autismo e Psicose.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise / Especialidade: Teoria e Clínica.

Graduação em Psicologia

2004 - 2010

Universidade Federal Fluminense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Extensão universitária em Desafios da Atenção Psicossocial. (Carga horária: 15h). , Instituto de Psiquiatria da UFRJ, IPUB, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Atualização em Saúde Mental da Infância. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Semana de Psicologia da AFR.Considerações sobre o laço transferencial na clínica com autistas. 2013. (Outra).

V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro e Psicopatologia Fundamental. Psicanálise e Anorexia: O que a psicose tem a nos dizer sobre isso? Fragmentos de uma caso clínico. 2012. (Congresso).

1 Congresso Latino-americano de Psicanálise na Universidade: A Clínica do Mal Estar. Palavra e Corpo no Autismo, uma Construção nada Óbvia. 2011. (Congresso).

Congresso Internacional sobre Autismo: Prevenção, Intervenção e Pesquisa.. Laço Social e Autismo: Reflexões para a Clínica Psicanalítica. 2011. (Congresso).

Congresso Internacional sobre Autismo: Prevenção, Intervenção e Pesquisa.. O Ateliê de Teatro e suas Consequências para a Clínica do Autismo. 2011. (Congresso).

Congresso Internacional sobre Autismo: Prevenção, Intervenção e Pesquisa.. O Ateliê: Três Modalidades de Tratamento para Sujeitos Autistas. 2011. (Congresso).

Congresso Internacional sobre Autismo: Prevenção, Intervenção e Pesquisa.. Ateliês e Acompanhamento Terapêutico na Construção da Inclusão do Autismo. 2011. (Congresso).

2 Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Um adolescente autista em trabalho: um acompanhamento pela cidade do Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).

IV Mostra Regional de Práticas em Psicologia.Conexões, saídas e linhas: o que um caso de autismo pode ensinar à clínica psicanalítica.. 2010. (Outra).

XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Um Lugar para o Analista na Transferência com a Psicose: Um Percurso Pulsional por um Caso Clínico. 2010. (Outra).

IV Colóquio do Curso de Especialização em Psicanálise e Laço Social: Psicanálse, Pesquisa e Tratamento.. 2009. (Outra).

III Congresso Internacional de Acompanhamento Terapêutico. 2008. (Congresso).

II Jornada Científica dos Acadêmicos Bolsistas da Secretaria Municipal de Saúde..Das Relações Existentes entre a Psiquiatria e a Demanda Endereçada a um Serviço de Saúde Infanto Juvenil: O Acolhimento Orientado pela Psicanálise.. 2008. (Outra).

XVII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano: Psicanálise e Felicidade, sintoma, efeitos terapêuticos e algo mais.. 2008. (Encontro).

XVIII Jornadas Clínicas da EBP - RJ: Objetos soletrados no corpo.. 2007. (Outra).

Ética e Cuidado no Contemporâneo. 2006. (Outra).

I Encontro de Arte e Saúde Mental. 2006. (Encontro).

III Colóquio do Curso de Especialização em Psicanálise e Laço Social: O Psicanalista nas Instituições.. 2006. (Outra).

I Semana Pedagógica do Curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense. 2006. (Outra).

SPA Convida. 2006. (Outra).

VI Jornada Científica de Reabilitação. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Beatriz Freire

FREIRE, A. B.; GRIMBERG, Angélica Bastos; Ranchel, Doris. Da questão da transferência ao surgimento de um novo dispositivo clínico. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Angélica Bastos de Freitas Rachid Grimberg

FREIRE, A. B.; Diogo, D;Bastos, A. Da questão da transferência ao surgimento de um novo dispositivo clínico: o que o autismo nos ensina. 2013. Dissertação (Mestrado em Teoria Psicanalítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo Eduardo Viana Vidal

O Delírio em Dois Tempos: Noções em Clérambault e Freud; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Eduardo Viana Vidal;

Katia Alvares de Carvalho Monteiro

Das relações existentes entre a psiquiatria e a demanda endereçada a um serviço de saúde mental infanto-juvenil: o acolhimento orientado pela psicanálise; 2008; Orientação de outra natureza - Instituto Municipal Philippe Pinel; Orientador: Katia Alvares de Carvalho Monteiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DIAS, R. F. L. ; VIEIRA, P. R. B. M. . Psicanálise e Anorexia: o que a psicose tem a nos dizer sobre isso? Fragmentos de um caso clínico.. In: Ana Beatriz Freire; Fabio Malcher. (Org.). Circulando: jovens e suas invenções no autismo e na psicose.. 1ded.Rio de Janeiro: Subversos, 2014, v. v., p. 121-131.

  • DIAS, R. F. L. . Das Relações Existentes Entre a Psiquiatria e a Demanda Endereçada a um Serviço de Saúde Mental Infanto Juvenil: O Acolhimento Orientado pela Psicanálise.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2009

    Dispositivo clínico ampliado: criança e adolescente psicoticos em direção ao laço social e à inclusão escolar, Descrição: A presente pesquisa originou-se do Projeto Integrado de Pesquisa desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da UFRJ (PPTP-UFRJ), em convênio com o Instituto Municipal Philippe Pinel, a saber, o projeto ?Princípios da Psicanálise no atendimento ao adolescente no laço social?. A esse eixo central de pesquisa associa-se um segundo projeto intitulado ?Inclusão escolar de crianças e adolescentes autistas e psicóticas: estudo e acompanhamento de casos?, executado pela doutoranda do PPTP-UFRJ Jeanne Marie Costa Ribeiro, sob orientação de Angélica Bastos Grimberg, projeto que já contou com o auxílio da FAPERJ (bolsa de Apoio Técnico e TCT). Estas duas pesquisas têm em comum a reflexão quanto à possibilidade de inclusão social de crianças e adolescentes portadoras de grave sofrimento psíquico. Neste projeto, cria-se um dispositivo clínico que visa uma possível inserção social utilizando, para esse fim, recursos da comunidade e inclusão escolar; esforço que coaduna às avaliações da OMS (2001) que indicam que o uso dos recursos da família e da comunidade, associados ao tratamento convencional, pode reduzir substancialmente o sofrimento provocado por problemas de saúde mental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael Ferreira Lima Dias - Integrante / Ana Beatriz Freire - Coordenador / Angélica Bastos de Freitas Rachid Grimberg - Integrante / Fernanda Theophilo da Costa-Moura - Integrante / Aline de Oliveira e Souza - Integrante / Bettina da Rocha Mattar - Integrante / Carlos Alberto Ribeiro Costa - Integrante / Christine Frankenfeld Villela Pedras - Integrante / Elisa Carvalho de Oliveira - Integrante / Fabio Malcher Martins de Oliveira - Integrante / Jeanne Marie de Leers Costa Ribeiro - Integrante / João Cariello de Moraes - Integrante / Katia Alvares de Carvalho Monteiro - Integrante / Lívea Danielle Alves Ribeiro - Integrante / Maria Luiza Carvalho Silva Zanotelli - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2009 - 2009

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10

2008 - 2008

Instituto Municipal Philippe Pinel

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário Bolsista, Carga horária: 20

2005 - 2007

Associação Fluminense de Reabilitação

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12

2012 - 2015

Ateliê Espaço Terapêutico Serviços de Psicologia e Saúde Mental

Vínculo: Propietário, Enquadramento Funcional: Psicólgo, Carga horária: 20

2015 - 2015

CAPSI MONTEIRO LOBATO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral, Carga horária: 30

2013 - 2015

CAPSI MONTEIRO LOBATO

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 30

2015 - Atual

Centro de Estudos e Atenção Psicológica Praxis Psi

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Outras informações:
Pós Graduação Latu Sensu em Psicanálise Infantil - Professor da Disciplina ? A Infância e o Infantil na Relação com o Outro? em 2015 Leitura e preparação de conteúdo para aula sobre psicanálise com crianças, a partir da ótica da relação do sujeito com o Outro, constituição do sujeito e o infantil para a psicanálise.

2015 - 2015

Estudo Dirigido Psi

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Outras informações:
Preparatório para os Concursos em Nível de Residência Multiprofissional em Saúde Mental - Professor da Disciplina ?Atenção Psicossocial à Infância e Adolescência? em 2015 Leitura e preparação de conteúdo para aulas sobre Atenção Psicossocial à Infância e Adolescência. Aulas na modalidade de EAD (Ensino à Distância) e na modalidade presencial.

2016 - 2016

CAPS Manoel de Barros

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Técnico do PRT, Carga horária: 30

2017 - Atual

Equipe Dom Quixote de Acompanhamento Terapêutico

Vínculo: Integrante, Enquadramento Funcional: Acompanhante Terapêutico, Carga horária: 30