Julia Zanlorenzi Tygel

Júlia Tygel é pianista, compositora e professora. É doutora em Musicologia / Análise Musical pela Universidade de São Paulo (USP) , tendo realizado parte do curso na City University of New York (CUNY) como bolsista do programa CAPES-Fulbright. É mestre em Etnomusicologia e bacharel em Música / Composição pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Na graduação e mestrado foi bolsista FAPESP, e no doutorado foi bolsista CAPES. Em 2011 lançou seu primeiro CD, Entremeados, com financiamento da Prefeitura de Campinas / SP, trabalho que apresentou em diversos teatros no Brasil e exterior. É professora na Faculdade de Música Souza Lima (São Paulo) e no curso de Educação Musical à Distância da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), além de atuar como pianista, arranjadora e compositora em diversos projetos musicais. É colaboradora da OSESP na produção de notas de programa na Temporada 2018. Site pessoal: www.juliatygel.com.br

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Música

2010 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: Béla Bartók e Heitor Villa-Lobos: abordagens composicionais a partir de repertórios tradicionais
Orientador: em City University of New York ( Dr. Joseph Straus)
com Marcos Branda Lacerda. Bolsista do(a): CAPES / Fulbright, CAPES/FULBRIGHT, Estados Unidos. Palavras-chave: análise musical; composição; Villa-Lobos; Bartók; Stravisnky.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Análise Musical. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Mestrado em Música

2007 - 2009

Universidade Estadual de Campinas
Título: Etnomusicologia Participativa: conceitos e abordagens em dois estudos de caso,Ano de Obtenção: 2010
Lenita Waldige Mendes Nogueira.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: etnomusicologia aplicada; metodologias; pesquisa participativa.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Música

2002 - 2006

Universidade Estadual de Campinas
Título: Etnomusicologia aplicada: uma reflexão crítica sobre dois projetos de pesquisa e ação
Orientador: Lenita Waldige Mendes Nogueira
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Mário de Andrade e Departamento de Cultura: Gestão e Pesquisa. (Carga horária: 14h). , Centro de Pesquisa e Formação/ SESC/SP, SEC/SP, Brasil.

2015 - 2015

Feedback Multimídia. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2009 - 2009

XI Curso de Formação de Tutores Virtuais. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2007 - 2007

Piano sem fronteiras - André Mehmari. (Carga horária: 18h). , XXV Oficina de Música de Curitiba, XXV OMC, Brasil.

2007 - 2007

Piano ? XV ? MPB - Benjamim Taubkin / Paulo Braga. (Carga horária: 18h). , XXV Oficina de Música de Curitiba, XXV OMC, Brasil.

2005 - 2005

Música Ritual e Etnomusicologia - Roberto Victorio. (Carga horária: 9h). , III Encontro Nacional de Compositores Universitários, ENCUN, Brasil.

2005 - 2005

Masterclasse de música de câmara - G. Robbins. (Carga horária: 2h). , 2º Encontro Internacional de Pianistas. Conservatório ?Dr. Carlos de Campos, CT, Brasil.

2005 - 2005

Forma e Textura - Marisa Rezende. (Carga horária: 9h). , III Encontro Nacional de Compositores Universitários, ENCUN, Brasil.

2002 - 2002

Música Barroca; Interpretação Histórica. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2002 - 2002

Restauração de Partituras. (Carga horária: 100h). , Centro Cultural Pró-Música/UFJF, PRÓ-MÚSICA/UFJF, Brasil.

1993 - 2002

Piano. (Carga horária: 1000h). , Escola de Artes Pró-Música (Campinas/SP), EAPM, Brasil.

1998 - 1999

Harmonia. (Carga horária: 200h). , Escola de Artes Pró-Música (Campinas/SP), EAPM, Brasil.

1998 - 1999

História da Música. (Carga horária: 200h). , Escola de Artes Pró-Música (Campinas/SP), EAPM, Brasil.

1997 - 1998

Grupo de vivência rítmica. (Carga horária: 200h). , Escola de Artes Pró-Música (Campinas/SP), EAPM, Brasil.

1997 - 1997

Teoria musical. (Carga horária: 100h). , Escola de Artes Pró-Música (Campinas/SP), EAPM, Brasil.

1994 - 1994

Musicalização Infantil. (Carga horária: 100h). , Escola de Artes Pró-Música (Campinas/SP), EAPM, Brasil.

1994 - 1994

Musicalização Infantil Orff. (Carga horária: 50h). , Escola de Artes Pró-Música (Campinas/SP), EAPM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Musicologia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Composição Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Piano.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical. 2013. (Encontro).

II Jornada Discente do Programa de Pós-Graduação em Música da ECA-USP.A composição sobre repertórios tradicionais em peças da coleção For Children de Bartók. 2013. (Outra).

8o. Encontro Internacional de Música e Mídia: Tão Longe... Tão Perto... A Música Migrante.A música dos outros na nossa música: uma abordagem analítico-musical sobre obras de Bartók, Stravinsky e Villa-Lobos. 2012. (Encontro).

II Simpósio Villa-Lobos: Perspectivas analíticas para a música de Villa-Lobos.Choros no. 10: o uso composicional do tema indígena Pareci. 2012. (Simpósio).

Primeira Jornada Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicação e Artes da USP.Processos de recomposição na Bagatelas para piano No. 4 Op. 6 de Bartók: uma análise comparativa entre a canção húngara e a obra do compositor. 2012. (Outra).

XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Villa-Lobos: Choros n. 10 ? um outro nacionalismo?. 2012. (Congresso).

2011 Society for Music Theory Anual Meeting. 2011. (Congresso).

ciclo de palestras da Preparação Pedagógica do Programa de de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE). 2011. (Outra).

Mesa Redonda "La ricerta sul Campo in Amazonia". Mesa Redonda "La ricerta sul Campo in Amazonia". 2010. (Congresso).

XXXII Congresso Internacional de Americanística. Etnomusicologia participativa: reflexões sobre duas experiências brasileiras. 2010. (Congresso).

Annual Conference of the British Forum for Ethnomusicology (BFE). Applied Ethnomusicology: discussing methods of participatory research from the perspective of two Brazilian projects. 2009. (Congresso).

IV Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia. A etnomusicologia participativa na academia: alguns apontamentos. 2008. (Congresso).

XVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Etnomusicologia participativa: alguns pontos sobre conceitos e possibilidades. 2008. (Congresso).

1o Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicais (ENCAM).Etnomusicologia Aplicada: metodologias de pesquisa e ação em contextos musicais tradicionais. 2006. (Encontro).

3o Seminário Internacional de Ciência e Tecnologia na América Latina: A Universidade como Promotora do Desenvolvimento Sustentável.Metodologias em etnomusicologia participativa: reflexões sobre as práticas de dois projetos. 2006. (Seminário).

Fórum Permanence te Extensão Universitária do CGU/CORI - UNICAMP: A Unicamp e a Extensão Universitária. 2006. (Seminário).

I Fórum de Integração e (Com)Ciência: Moradia, UNICAMP e Comunidade.Etnomusicologia participativa: estudo das metodologias de dois projetos de pesquisa e ação. 2006. (Outra).

III Encontro da Associação Nacional de Etnomusicologia (ABET).Metodologias em etnomusicologia aplicada: reflexões sobre as práticas de dois projetos. 2006. (Encontro).

Seminário Interno de Pesquisa de Iniciação Científica e Pós-Graduação (Instituto de Artes da UNICAMP).Etnomusicologia aplicada: uma reflexão crítica sobre as metodologias de dois projetos de pesquisa e ação. 2006. (Seminário).

Sétimo Festival do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (FEIA 7).A etnomusicologia participativa como instrumento de união entre pesquisa e ação: reflexões sobre dois projetos (Carolina/MA e Cachoeira/BA). 2006. (Outra).

XIV Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. Etnomusicologia aplicada: uma reflexão crítica sobre as metodologias de dois projetos de pesquisa e ação. 2006. (Congresso).

XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Etnomusicologia aplicada, identidades culturais e equalização dos discursos: reflexões sobre duas experiências de campo. 2006. (Congresso).

Fórum Permanente de Empreendedorismo do CGU/CORI - UNICAMP: Empreendedorismo Social. 2005. (Seminário).

II Encontro Internacional de Pianistas. 2005. (Encontro).

I Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais (SINCAM). 2005. (Simpósio).

V Fórum Social Mundial. 2005. (Outra).

XV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Etnomusicologia Aplicada: uma reflexão crítica sobre as metodologias de dois projetos de pesquisa e ação. 2005. (Congresso).

Fórum Cultural Mundial Brasil 2004. 2004. (Outra).

As atividades profissionais do pianista correpetidor (Prof. Tamás Salgó). 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gabriel Gianpietro

TYGEL, Júlia Z.; NERY, W.; RAMOS, Pedro A. A. O.. Análise da música Garoa e Maresia de Guinga sobre uma ótica da Teoria dos Conjuntos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Faculdade de Música Souza Lima.

Aluno: Gustavo Padovan Cintra

TYGEL, Júlia Z.; NERY, W.; MARTINS, A.. Wes Montgomery: Uma análise das linhas melódicas presentes no improviso da música West Coast Blues. 2017.

Aluno: RAFAEL GIMENEZ

TYGEL, Júlia Z.; NERY, W.; FONSECA, D.. O estilo de guitarra de acompanhamento de João Castilho. 2017.

Aluno: Bruno Tessele

RAMOS, Pedro A. A. O.; EZEQUIEL, Carlos;TYGEL, Júlia Z.. Aprovimando a música gaúcha do jazz: uma proposta composicional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Faculdade de Música Souza Lima.

Aluno: Mario Cornacchioni Albino

COELHO, Marcelo P.; EZEQUIEL, Carlos;TYGEL, Júlia Z.. A presença de elementos rítmicos da congada na obra de Milton Nascimento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Faculdade de Música Souza Lima.

Aluno: Alice de Oliveira Campos

LACERDA, M. B.; MELLO FILHO, S. F.;TYGEL, Júlia Z.. Processos composicionais a partir de pesquisa em música folclórica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Suzel Ana Reily

NOGUEIRA, L.; MORELLI, R. C. L.;REILY, S. A.. Etnomusicologia participativa: conceitos e abordagens em dois estudos de caso. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

LACERDA, M. B.; MELLO FILHO, S. F.; SOUZA, R. N. C.; GARCIA, D.;SALLES, P. T.. A reescritura como processo composicional: as abordagens de Ligeti, Bartók, Debussy e Villa-Lobos como norteadoras da criação junto ao universo popular brasileiro. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Alberto Tsuyoshi Ikeda

IKEDA, A. T.. Béla Bartók e Heitor Villa-lobos: abordagens composicionais a partir de repertórios tradicionais. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Artes (Musicologia)) - Escola de Comunicações e Artes - ECA-Usp.

Rodolfo Nogueira Coelho de Souza

LACERDA, Marcos Branda;COELHO de SOUZA, Rodolfo; SALLES, Paulo de Tarso. A reescritura como processo composicional: as abordagens de Ligeti, Bartók, Debussy e Villa-Lobos como norteadoras da criação junto ao universo popular brasileiro. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Adriana Lopes da Cunha Moreira

LACERDA, Marcos B.; IKEDA, Alberto Tsuyoshi; BORTZ, Graziela; MELLO FILHO, Silvio Ferraz;MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha. Béla Bartók e Heitor Villa-Lobos: abordagens composicionais a partir de repertórios tradicionais. São Paulo, PPGMUS-ECA-USP, 06 jun. 2014. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Graziela Bortz

LACERDA, M. B.; IKEDA, A. T.;BORTZ, G.; Silvio Ferraz Mello Filho; MOREIRA, A. L. C.. Béla Bartók e Heitor Villa-Lobos: abordagens composicionais a partir de repertórios tradicionais. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Escola de Comunicações e Artes da USP.

Rita de Cássia Lahoz Morelli

MORELLI, R. C. L.. Etnomusicologia paricipativa: conceitos e abordagens em dois estudos de caso. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Lenita Waldige Mendes Nogueira

NOGUEIRA, Lenita W. M.; SIMSON, O. V.; MORELLI, R. C. L.. Etnomusicologia Participativa: conceitos e abordagens em três estudos de caso (Qualificação de Mestrado). 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ceme Marum

Tigran Hamasyan: uma ponte entre a música armênia e a música instrumental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Música) - Faculdade de Música Souza Lima; Orientador: Júlia Zanlorenzi Tygel;

Sara Fernandes Soares

A representação do negro no filme Ganga Zumba a partir da trilha sonora de Moacir Santos : o negro no cinema e o negro na música para cinema; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Música) - Faculdade de Música Souza Lima; Orientador: Júlia Zanlorenzi Tygel;

Eric Novaes da Silva

Alter Bridge - Uma Nova Ponte no Rock: Processo de Composição por Shapes através da Análise e Modelagem Sistêmica da composição Coeur D?Alene; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Música) - Faculdade de Música Souza Lima; Orientador: Júlia Zanlorenzi Tygel;

CHI HYE KIM

O PROCESSO COMPOSICIONAL DE DUAS PEÇAS A PARTIR DA MODELAGEM SISTÊMICA DOS PRELÚDIOS OP; 28 No4 E No15 DE F; CHOPIN; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Música) - Faculdade de Música Souza Lima; Orientador: Júlia Zanlorenzi Tygel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcos Branda Lacerda

"Béla Bartók e Heitor Villa-Lobos: abordagens composicionais a partir de repertórios tradicionais"; 2014; Tese (Doutorado em Musicologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Branda Lacerda;

Lenita Waldige Mendes Nogueira

Etnomusicologia Participativa: Conceitos e abordagens em dois estudos de caso; 2009; 0 f; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Lenita Waldige Mendes Nogueira;

Lenita Waldige Mendes Nogueira

Etnomusicologia Aplicada: uma reflexão crítica sobre as metodologias de dois projetos de pesquisa e ação; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Lenita Waldige Mendes Nogueira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TYGEL, Júlia Z. . Quarteto OSESP interpreta Villa-Lobos, Bartók e J. S. Bach. Revista OSESP, São Paulo, p. 64 - 67, 01 nov. 2014.

  • TYGEL, Júlia Z. . A composição sobre repertórios tradicionais em peças da coleção ?For Children? de Bartók. In: II Jornada Acadêmica Discente ? PPGMUS/USP, 2013, São Paulo. Anais da II Jornada Acadêmica Discente ? PPGMUS/USP (no prelo), 2013.

  • TYGEL, Júlia Z. . Choros no. 10: o uso composicional do tema indígena Pareci. In: II Simpósio Villa-Lobos, 2012, São Paulo. Anais do II Simpósio Villa-Lobos, 2012.

  • TYGEL, Júlia Z. . A música dos outros na nossa música: uma abordagem analítico-musical sobre obras de Bartók, Stravinsky e Villa-Lobos. In: 8o. Encontro Internacional de Música e Mídia: Tão Longe... Tão Perto... A Música Migrante, 2012, São Paulo. Anais do 8o. Encontro Internacional de Música e Mídia: Tão Longe... Tão Perto... A Música Migrante, 2012. p. 19.

  • TYGEL, Júlia Z. . Processos de recomposição na Bagatelas para piano No. 4 Op. 6 de Bartók: uma análise comparativa entre a canção húngara e a obra do compositor. In: Primeira Jornada Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicação e Artes da USP, 2012, São Paulo. Anais da Primeira Jornada Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicação e Artes da USP, 2012.

  • TYGEL, Júlia Z. . Villa-Lobos: Choros n. 10 ? um outro nacionalismo?. In: XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da ANPPOM, 2012. p. 2283-2290.

  • TYGEL, Júlia Z. . Etnomusicologia participativa: reflexões sobre duas experiências brasileiras. In: XXXII Congresso Internacional de Americanística, 2010, Perugia. Anais do XXXII Congresso Internacional de Americanística, 2010.

  • TYGEL, Júlia Z. ; FREITAS, Any Manuela de. . A etnomusicologia participativa na academia: alguns apontamentos. In: IV Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2008, Maceió. Anais do IV Encontro da ABET, 2008.

  • TYGEL, Júlia Z. . Etnomusicologia participativa: alguns pontos sobre conceitos e possibilidades. In: XVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2008, Salvador. Anais do XVIII Congresso da ANPPOM, 2008.

  • TYGEL, Júlia Z. . Etnomusicologia Aplicada: metodologias de pesquisa e ação em contextos musicais tradicionais. In: I Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicais (ENCAM), 2006, Curitiba. Anais do 1o. Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicais. Curitiba: Deartes-UFPR, 2006. p. 244-251.

  • TYGEL, Júlia Z. ; NOGUEIRA, Lenita W. M. . Etnomusicologia aplicada, identidades culturais e equalização dos discursos: reflexões sobre duas experiências de campo. In: XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2006, Brasília. Anais do XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006. p. 189-194.

  • TYGEL, Júlia Z. ; NOGUEIRA, Lenita W. M. . Metodologias em etnomusicologia aplicada: reflexões sobre as práticas de dois projetos. In: III Encontro Internacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET) - Universos da Música: cultura, sociabilidade e política de práticas culturais, 2006, São Paulo. Anais do III Encontro Internacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2006. p. 485-491.

  • TYGEL, Júlia Z. . Etnomusicologia aplicada: uma reflexão crítica sobre dois projetos de pesquisa e ação. In: XV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2005, Rio de Janeiro/RJ. Anais do XV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Rio de Janeiro: NCE/UFRJ, 2005. p. 731-738.

  • TYGEL, Júlia Z. . A música dos outros na nossa música: uma abordagem analítico-misical sobre obras de Bartók, Stravinsky e Villa-Lobo. In: Encontro Internacional de Música e Mídia: Tão Longe... tão perto... A música migrante, 2012, São Paulo. Encontro Internacional de Música e Mídia: Tão Longe... tão perto... A música migrante, 2012. p. 19-19.

  • TYGEL, Júlia Z. . Etnomusicologia participativa: reflexões sobre duas experiências brasileiras. In: XXXII Crongresso Internacional de Americanística, 2010, Perugia. Anais do XXXII Crongresso Internacional de Americanística, 2010. p. 35-35.

  • TYGEL, Júlia Z. . Applied Ethnomusicology: discussing methods of participatory research from the perspective of two Brazilian projects. In: Annual Conference of the British Forum for Ethnomusicology (BFE), 2009, Liverpool. Conference Programme - Final Draft.

  • TYGEL, Júlia Z. . A etnomusicologia participativa como instrumento de união entre pesquisa e ação: reflexões sobre dois projetos (Carolina/MA e Cachoeira/BA). In: Sétimo Festival do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (FEIA 7), 2006, Campinas. Programa do FEIA 7. Campinas: Editora Unicamp, 2006.

  • TYGEL, Júlia Z. ; NOGUEIRA, Lenita W. M. . Etnomusicologia participativa: estudo das metodologias de dois projetos de pesquisa e ação. In: I Fórum de Integração e (Com)Ciência: Moradia, UNICAMP e Comunidade, 2006, Campinas. Anais do I Fórum de Integração e (Com)Ciência: Moradia, UNICAMP e Comunidade, 2006.

  • TYGEL, Júlia Z. ; NOGUEIRA, Lenita W. M. . Etnomusicologia aplicada: uma reflexão crítica sobre dois projetos de pesquisa e ação. In: XIV Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2006, Campinas. Anais do XIV Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas: Editora Unicamp, 2006.

  • TYGEL, Júlia Z. ; NOGUEIRA, Lenita W. M. . Metodologias em etnomusicologia aplicada: reflexões sobre as práticas de dois projetos. In: 3o Seminário Internacional de Ciência e Tecnologia na América Latina, 2006, Campinas. Caderno de Resumos do 3o Seminário Internacional de Ciência e Tecnologia na América Latina, 2006. p. 70-70.

  • TYGEL, Júlia Z. . A composição sobre repertórios tradicionais em peças da coleção 'For Children' de Bartók. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TYGEL, Júlia Z. . Processos de recomposição nas Bagatelas para piano No. 4 Op. 6 de Bartók: uma análise comparativa entre a canção húngara e a obra do compositor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TYGEL, Júlia Z. . Choros no. 10: o uso composicional do tema indígena Pareci. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TYGEL, Júlia Z. . A música dos outros na nossa música: Uma abordagem analítico-musical sobre obras de Bartók, Stravinsky e Villa-Lobos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TYGEL, Júlia Z. . Villa-Lobos: Choros n.10 - um outro nacionalismo?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TYGEL, Júlia Z. . Etnomusicologia participativa: reflexões sobre duas experiências brasileiras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TYGEL, Júlia Z. . Applied Ethnomusicology: discussing methods of participatory research from the perspective of two Brazilian projects. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TYGEL, Júlia Z. ; FREITAS, Any Manuela de. . A etnomusicologia participativa na academia: alguns apontamentos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TYGEL, Júlia Z. . Etnomusicologia participativa: alguns pontos sobre conceitos e possibilidades.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TYGEL, Júlia Z. . A etnomusicologia participativa como instrumento de união entre pesquisa e ação: reflexões sobre dois projetos (Carolina/MA e Cachoeira/BA). 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TYGEL, Júlia Z. ; NOGUEIRA, Lenita W. M. . Etnomusicologia aplicada, identidades culturais e equalização dos discursos: reflexões sobre duas experiências de campo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TYGEL, Júlia Z. ; NOGUEIRA, Lenita W. M. . Metodologias em etnomusicologia aplicada: reflexões sobre as práticas de dois projetos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TYGEL, Júlia Z. ; NOGUEIRA, Lenita W. M. . Etnomusicologia aplicada: uma reflexão crítica sobre dois projetos de pesquisa e ação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TYGEL, Júlia Z. . Etnomusicologia aplicada: uma reflexão crítica sobre as metodologias de dois projetos de pesquisa e ação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TYGEL, Júlia Z. . Etnomusicologia aplicada: uma reflexão crítica sobre dois projetos de pesquisa e ação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TYGEL, Júlia Z. . Etnomusicologia aplicada: metodologias de pesquisa e ação em contextos musicais tradicionais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TYGEL, Júlia Z. . Etnomusicologia aplicada: uma reflexão crítica sobre dois projetos de pesquisa e ação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TYGEL, Júlia Z. . Introdução à etnomusicologia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TYGEL, Júlia Z. ; COSTA, Mário Artur Caleiro . Arranjo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TYGEL, Júlia Z. . Etnomusicologia Participativa: Introdução e Conceitos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TYGEL, Júlia Z. . Oficina de música. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TYGEL, Júlia Z. . Oficina de Música. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TYGEL, Júlia Z. . Oficina de Música. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TYGEL, Júlia Z. ; HOLTZ, Adriana . Entremeados: Novos Enredos. 2017. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; GRAMA, Marilene . Vide Verso: Manoel de Barros em música e poesia. 2017. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; BOCK, Vana ; HOLTZ, Adriana . Entremeados: Novos Enredos. 2016. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; BOCK, Vana . Entremeados: Novos Enredos. 2016. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; BOCK, Vana . Entremeados: Novos Enredos. 2016. Interpretação.

PASCHETO, Paula ; TYGEL, Júlia Z. . Duo Flutuart toca Chiquinha Gonzaga. 2016. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; BOCK, Vana . Entremeados - Concerto Fundraising. 2016. Interpretação.

PASCHETO, Paula ; TYGEL, Júlia Z. . Duo flutuart - Recital Afro-Brasilidades. 2016. Interpretação.

PASCHETO, Paula ; TYGEL, Júlia Z. . Duo Flutuart - Recital Afro-Brasilidades. 2016. Interpretação.

PAULA, Fernanda ; TYGEL, Júlia Z. . Mares de Minas. 2016. Diversas.

GRAMA, Marilene ; TYGEL, Júlia Z. . Vide Verso: Manoel de Barros em música e poesia. 2016. Diversas.

PASCHETO, Paula ; TYGEL, Júlia Z. . Duo Flutuart - Recital Brasilidades. 2016. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; PASCHETO, Paula . Duo Flutuart toca Chiquinha Gonzaga. 2016. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; PASCHETO, Paula . Duo Flutuart toca Chiquinha Gonzaga. 2016. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; BOCK, Vana ; BRENO, Erika . Entremeados: Novos Enredos. 2015. Diversas.

TYGEL, Júlia Z. ; BOCK, Vana ; BRENO, Erika . Entremeados: Novos Enredos. 2015. Diversas.

TYGEL, Júlia Z. ; NASCIMENTO, L. . Piano + Objetos Sonoros. 2015. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. . Em estado de árvore. 2015. Composição (estréia).

TYGEL, Júlia Z. ; TAUBKIN, Benjamim . O piano brasileiro na Casa do Núcleo. 2015. Registro Fonográfico.

TYGEL, Júlia Z. ; GRAMA, Marilene . Vide Verso: Manol de Barros em música e poesia. 2015. Diversas.

TYGEL, Júlia Z. . Diversidade. 2014. Registro Fonográfico.

TYGEL, Júlia Z. ; TAUBKIN, Benjamim ; FERNANDES, Karin . O piano brasileiro na Casa do Núcleo (participação em concerto). 2013. Interpretação.

COELHO, Heron ; TYGEL, Júlia Z. . Não Peça que Eu Não Desculpo (participação em show musical). 2013. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; FISCHER, Delia . Milton Nascimento: Nada Será Como Antes (musical, dir. musical Delia Fischer). 2013. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. . Norwegian Wood. 2013. Arranjo.

TYGEL, Júlia Z. ; BOCK, Vana ; BRENO, Erika . Júlia Tygel - Entremeados (SESC Rio Preto). 2012. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; BOCK, Vana ; HOLTZ, Adriana ; TAUBKIN, João ; BRENO, Erika . Júlia Tygel - Entremeados (Casa do Núcleo). 2012. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; GRAMA, Marilene . O Conserto do Mundo: um ensaio sobre a leveza a partir da obra de Manoel de Barros (SESC Bauru). 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

TYGEL, Júlia Z. ; HOLTZ, Adriana . Músicas que Elevam (programa de TV). 2012. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; REDHAGE, Jody . Júlia Tygel - Entremeados (BargeMusic NY). 2012. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; REDHAGE, Jody . Júlia Tygel - Entremeados (Tenri Cultural Institute - NY). 2012. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; ROCHA, Nelly . Júlia Tygel - Entremeados (Cornelia Street Cafe - NY). 2012. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; ROCHA, Nelly . Júlia Tygel - Entremeados (The Cell Theatre - NY). 2012. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; ROCHA, Nelly . Júlia Tygel - Entremeados / Intertwined (CUNY Graduate Center - NY). 2012. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; BOCK, Vana . Júlia Tygel - Entremeados (Espaço Dodecafônico - Jundiaí). 2012. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; MEIRELLES, Heloisa ; TAUBKIN, João . Júlia Tygel - Entremeados (lançamento de CD - Casa de Francisca). 2011. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; BOCK, Vana . Júlia Tygel - Entremeados (Museu da Casa Brasileira). 2011. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; BOCK, Vana . Júlia Tygel - Entremeados (Casa de Dona Yayá). 2011. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; BOCK, Vana ; HOLTZ, Adriana ; TAUBKIN, João ; NICODEMO, Thais ; BRENO, Erika . Júlia Tygel - Entremeados (lançamento de CD - SESC Vila Mariana). 2011. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; BOCK, Vana . Júlia Tygel - Entremeados (Centro Cultural São Paulo). 2011. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; HOLTZ, Adriana . Júlia Tygel - Entremeados (Casa de Francisca). 2011. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; HOLTZ, Adriana ; BRENO, Erika . Júlia Tygel - Entremeados (SESI Santos). 2011. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; BOCK, Vana ; BRENO, Erika . Júlia Tygel - Entremeados (SESI Mogi das Cruzes). 2011. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; BOCK, Vana ; BRENO, Erika . Júlia Tygel - Entremeados (SESI São José do Rio Preto). 2011. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; RODRIGUES, Teresa Cristina ; BRENO, Erika . Júlia Tygel - Entremeados (SESI Birigui). 2011. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; HOLTZ, Adriana ; BRENO, Erika . Júlia Tygel - Entremeados (SESI Sorocaba). 2011. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. . Piano na Praça (Virada Cultural). 2011. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. . Júlia Tygel - Entremeados (Brazilian Endowment for the Arts - NY). 2011. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. . Música Ligeira (programa de entrevista - internet). 2011. Diversas.

TYGEL, Júlia Z. . Constantino (filme de Otavio Cury). 2011. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; BOCK, Vana . Júlia Tygel - Entremeados (Centro de Convivência - Campinas). 2011. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; GALINDO, João Maurício . Encontro com o Maestro (execução e comentário de faixas do CD 'Entremeados' pelo maestro João Maurício Galindo em programa da Rádio Cultura). 2011. Outra.

TYGEL, Júlia Z. . Júlia Tygel - Entremeados (gravação de CD). 2011. Registro Fonográfico.

TYGEL, Júlia Z. ; HOLTZ, Adriana . Júlia Tygel e Adriana Holtz (CPFL Campinas). 2010. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; SANTOS, Mariana Amaral dos. . Concerto no Festival de Musique Universitaire de Marrakech (Marrocos). 2009. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. . Concerto final da turma de alunos de composição. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

TYGEL, Júlia Z. . Concerto de Abertura do III ENCUN. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

TYGEL, Júlia Z. ; COSTA, Mário Artur Caleiro . Concerto da série 'Clássicos UNICAMP'. 2005. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. . Concerto de alunos de composição do Instituto de Artes da UNICAMP. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

TYGEL, Júlia Z. ; VILELA, Giovana Z. . Recital de Música de Câmara dos alunos do Depto. de Música do IA/UNICAMP. 2004. Interpretação.

TYGEL, Júlia Z. ; COSTA, Mário Artur Caleiro ; VILELA, Giovana Z. . Audição de alunos da Escola de Artes Pró-Música de Campinas. 2004. Interpretação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2014

    A reescritura como processo composicional: as abordagens de Ligeti, Bartók, Debussy e Villa-Lobos como norteadoras da criação junto ao universo popular brasileiro, Descrição: A pesquisa aqui proposta objetiva refletir sobre o processo de reescritura musical ? entendido, conforme Ferraz (2008) como uma dinâmica de criação individual inspirada em um universo musical pré-existente ? a partir da análise comparativa entre quatro peças do século XX que podem ser entendidas sob esse viés e os universos sonoros nos quais foram inspiradas. Trata-se do Estudo para piano No. do Livro 1 (?Automne a Varsovie?), de György Ligeti; da peça No. 109 (?From The Island of Bali?) pertencente ao 4º volume da série Mikrocosmos de Béla Bartók; do Prelúdio No. 5 do II Livro (?Bruyères?) de Claude Debussy e da Ciranda ?Fui no tororó? de Heitor Villa-Lobos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Júlia Zanlorenzi Tygel - Integrante / LACERDA, Marcos Branda - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2007 - 2009

    Etnomusicologia participativa: conceitos e abordagens em dois estudos de caso, Descrição: A etnomusicologia participativa ? também chamada de aplicada, entre outros nomes ? tem suscitado grande interesse nas últimas décadas, e vem ganhando destaque em congressos e encontros científicos. Entretanto, ainda há poucas publicações que delineiem e discutam a área, o que dificulta sua aceitação dentro do paradigma científico, que continua a caracterizá-la como atividade extra-acadêmica, realizada de forma empírica pelos pesquisadores interessados. Esta pesquisa teve como objetivo delinear, a partir de referências dos campos da etnomusicologia, antropologia e metodologia da pesquisa-ação, alguns pontos teóricos sobre a etnomusicologia participativa, com base em dois estudos de casos bastante distintos: o Arquivo Musical Timbira, sediado em Carolina/Maranhão e gerido pela ONG Centro de Trabalho Indigenista entre as comunidades indígenas Timbira do Maranhão e Tocantins; e ações do Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual, sediado na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, que abriga diversas tradições afro- descendentes. A pesquisa teve como base o estudo bibliográfico, a permanência em campo com a postura de observação participante e a realização de entrevistas. O ponto central deste trabalho consiste na reflexão sobre as metodologias adotadas por esses projetos de pesquisa e ação em etnomusicologia, no intuito de trazer contribuições para um aprofundamento no debate sobre a etnomusicologia participativa no Brasil, fortalecendo sua importância e colocando-a como alternativa para a realização de estudos acadêmicos, especialmente no âmbito da extensão universitária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Júlia Zanlorenzi Tygel - Integrante / Lenita Waldige Mendes Nogueira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2005 - 2006

    Etnomusicologia aplicada: uma reflexão crítica sobre dois projetos de pesquisa e ação, Descrição: Esta pesquisa consiste na descrição e reflexão crítica sobre os processos metodológicos adotados por dois projetos em etnomusicologia aplicada. O primeiro engloba atividades de educação musical e formação de arquivo musical participativo com os índios Timbira do Maranhão; o segundo abrange diversas atividades relacionadas à formação de jovens pesquisadores em etnomusicologia pertencentes à comunidade, à formação de acervo musical participativo e à catalogação dos bens culturais de Cachoeira e São Félix (Bahia). A reflexão crítica sobre essas metodologias foi realizada através de embasamento bibliográfico, de entrevistas com as coordenadoras e com participantes dos projetos, e de depoimentos de outros pesquisadores, de forma a possibilitar uma comparação entre resultados esperados e resultados obtidos nos dois projetos, abrangendo uma discussão sobre o alcance dessas metodologias e sua adequação aos contextos sócio-culturais onde se desenvolvem. Isso possibilitou sugerir propostas de suas aplicações e adaptações a outros lugares e contextos. Dentro dos limites de uma Iniciação Científica, esta pesquisa pretendeu trazer algumas contribuições para a expansão da etnomusicologia aplicada no Brasil, através da divulgação e debate de diferentes metodologias possíveis e já realizadas nessa área.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Júlia Zanlorenzi Tygel - Integrante / Lenita Waldige Mendes Nogueira - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Projeto de gravação de CD selecionado para financiamento, Prefeitura de Campinas (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas - FICC).

2004

Concurso Interno de Música de Câmara - 3o lugar, Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP.

2002

Seleção da redação da prova FUVEST entre as melhores do ano para publicação, FUVEST.

2001

Concurso Contra a Redução da Idade Penal e a Favor da Cidadania (menção honrosa), Conselho Regional de Psicologia de SP.

1999

Diversos concursos internos de piano e livres entre 1994-1999, Escola de Artes Pró-Música (Campinas/SP).

1995

11o Concurso de Prosa e Poesia (1o lugar - poesia, 2o lugar - prosa), Prefeitura de Valinhos (SP).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Faculdade de Música Souza Lima. , Rua José Maria Lisboa, 745, Jardins, 05508020 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 38849149, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Faculdade de Música Souza Lima

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: História da Música 1 e 2, Piano Complementar 1 e 2,: Harmonia Tradicional 1 e 2, Contraponto 1, Percepção 2. Substituiu outros professores nas disciplinas Composição e Harmonia.

    Atividades

    • 08/2016

      Direção e administração, Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), .,Cargo ou função, Membro.

    • 08/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante (NDE), .,Cargo ou função, Membro.

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora à distância (EaD), Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora à distância das disciplinas História da Música 1 e 2

  • 2010 - 2013

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora virtual, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Atuou em disciplinas de Estruturação e Percepção Musical 1 e 3, Linguagem e Estruturação Musical 4 e Introdução à Educação à Distância do curso Educação Musical à Distância. Afastou-se temporariamente por recebimento de bolsa internacional de dedicação exclusiva, e para a conclusão de seu doutoramento.

  • 2018 - Atual

    Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

    Vínculo: Autor de notas de programa, Enquadramento Funcional: Colaboradora

    Outras informações:
    Autora de notas de programa da Temporada 2018 da OSESP. Selecionada por meio de edital público.

  • 2010 - 2014

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa de doutorado, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Bolsa CAPES

  • 2013 - 2013

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docente (PAE), Carga horária: 6

    Outras informações:
    Disciplinas: Percepção Musical I e II. Assessorou a Profa. titular Dra. Adriana Lopes nas aulas, corrigiu atividades e participou das avaliações práticas dos alunos do primeiro ano de graduação.

    Atividades

    • 02/2010 - 06/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Música.,Linhas de pesquisa

    • 02/2013 - 12/2013

      Estágios , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino (PAE).

  • 2011 - 2012

    City University of New York

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante bolsista (estágio de doutorado), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsa CAPES-Fulbright de estágio de doutorado.

    Atividades

    • 08/2011 - 04/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Graduate School And University Center, .,Linhas de pesquisa

  • 2007 - 2009

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa de mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsa FAPESP

  • 2005 - 2006

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsa FAPESP

    Atividades

    • 02/2007 - 12/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Música.,Linhas de pesquisa

    • 09/2005 - 12/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Música.,Linhas de pesquisa

  • 2011 - 2011

    Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Artista-orientadora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Orientou estudantes de música de diversos níveis na Biblioteca Álvares de Azevedo em São Paulo, implantando o projeto nessa instituição. Afastou-se por recebimento de bolsa internacional.

  • 2007 - 2008

    Acervo Memória Caiçara (Petrobras)

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editora de Áudio

    Outras informações:
    Edição de áudio em parceria com o Instituto Moreira Salles (2007 e 2008). O material consiste em fonogramas de pesquisa sobre a música caiçara recolhidos pela pequisadora Kilza Setti na década de 1980. www.memoriacaicara.com.br

  • 2009 - 2010

    Associação Amigos do Projeto Guri

    Vínculo: auxiliar artístico-pedagógico, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Trabalhou como pianista correpetidora de coral infantil e auxiliar do professor em sala de aula, atuando em pólo aberto e Fundação Casa.

  • 2005 - 2010

    Centro de Trabalho Indigenista

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ministrante de oficinas

    Outras informações:
    Planejou e ministrou oficinas de música, apreciação e percepção musical com viés etnomusicológico para jovens indígenas das comunidades Timbira do Tocantins e Maranhão, vinculadas a ações do projeto Arquivo Musical Timbira, de pesquisa de repertório pelos próprios indígenas como forma de estímulo à reflexão sobre a continuidade de sua cultura. O projeto tornou-se parte do Programa Cultura Viva em 2009. Duração média das oficinas: duas semanas.

  • 2010 - 2010

    Centro Cultural da Juventude

    Vínculo: Colaboradora voluntária, Enquadramento Funcional: Ministrante de oficinas, Carga horária: 9

    Outras informações:
    Realização de três oficinas gratuitas de três horas cada sobre etnomusicologia no CCJ (São Paulo) como contrapartida ao benefício recebido do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura para realizar viagem a congresso no exterior.

  • 2008 - 2008

    Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual, LEAA-Recôncavo

    Vínculo: Colaboradora voluntária, Enquadramento Funcional: Ministrante de curso de curta duração, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Oferecimento do mini curso gratuito "Etnomusicologia Participativa: Introdução e Conceitos" para pesquisadores do LEAA em Cachoeira/BA entre 08 e 11 de setembro.

  • 2003 - 2003

    Instituto Anelo (Campinas)

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Ministrou aulas de piano e iniciação musical como voluntária para crianças e jovens de bairro na periferia da cidade.

  • 2010 - 2010

    Colégio Santa Inês

    Vínculo: Professora de música, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Ministrou aulas de Piano e Musicalização Infantil para crianças de 3 a 12 anos. Afastou-se por recebimento de bolsa de pesquisa.

  • 2006 - 2006

    Escola Municipal de Educação Infantil Maria Célia Pereira

    Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: professora de música no ensino infantil, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Ministrou aulas para crianças de 3 a 5 anos como estagiária de disciplina Educação Musical cursada na UNICAMP.