Renan Alves Resende

Fisioterapeuta graduado pela UFMG, Mestre em Ciências da Reabilitação (UFMG), e Doutor em Ciências da Reabilitação (UFMG) com doutorado sanduíche entre Agosto de 2012 e Agosto de 2013 pela Queen`s University, Kingston, Canadá. É revisor de periódicos nacionais e internacionais, como a Gait and Posture, Journal of Biomechanics, Sports Biomechanics, Clinical Biomechanics, Plos One e Osteoarthritis and Cartilage. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais e Orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da mesma instituição. Também é subcoordenador do mesmo Programa e Coordenador da Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia Aplicada à Ortopedia na UFMG. É conselheiro da Associação Mineira de Fisioterapeutas e Coordenador Científico da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia. Atua na área de desempenho motor e funcional humano de populações com condições de saúde musculoesqueléticas.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Reabilitação

2011 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Efeitos da pronação aumentada sobre a biomecânica da marcha de indivíduos adultos jovens saudáveis e indivíduos com osteoartrite de joelho
Orientador: em Queen's University at Kingston ( Kevin Deluzio)
com Sergio Teixeira da Fonseca. Coorientador: Renata Noce Kirkwood. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciências da Reabilitação

2009 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Influência da rigidez da parte anterior da entressola do tênis no deslocamento angular do pé e na potência de joelho durante a marcha,Ano de Obtenção: 2011
Renata Noce Kirkwood.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: marcha; membros inferiores; tênis.Grande área: Ciências da Saúde

Graduação em Fisioterapia

2004 - 2008

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Análise Cinemática da Marcha de Adultos Jovens: Um Estudo Normativo
Orientador: Renata Noce Kirkwood

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Diagnóstico e Terapia Mecânica: Coluna lombar. (Carga horária: 28h). , Instituto McKenzie Brasil, MDT, Brasil.

2015 - 2015

Exercícios aquáticos terapêuticos. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2015 - 2015

Análise de Sinais Biológicos. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Biomecânica, SBB, Brasil.

2014 - 2014

Projeto Pedagógico de Curso - PPC. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Pilates. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2012 - 2012

MQ - Análise Fatorial - Metodologia Quantitativa. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2011 - 2011

Introdução ao Matlab: direcionada para elementos f. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2008 - 2008

Terapia Manual (mobilização, Maitland). (Carga horária: 10h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.

2006 - 2006

Massoterapia - Relaxamento Corporal e Sensibilidad. (Carga horária: 32h). , Executiva Nacional dos Acadêmicos de Fisioterapia, ENEFI, Brasil.

2004 - 2006

Projeto de Ensino de Línguas Estrangeiras do CACS. (Carga horária: 300h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2005 - 2005

Imagenologia Básica para Fisioterapeutas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RESENDE, R. A. . II Congresso Nacional dos Estudantes de Fisioterapia. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

World Confederation for Physical Therapy Congress. Association of Trunk and Hip Kinematics and Torque with the Performance in the Modified Star Excursion Balance Test in Runners. 2019. (Congresso).

Fórim Nacional de Pós-Graduação em Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 2018. (Outra).

XVIII Fórum Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia da ABRAPG-FT. 2018. (Outra).

XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Papel do Raciocínio Clínico na Fisioterapia Musculoesquelética. 2018. (Congresso).

Fórum Nacional de Pós-Graduação das Áreas de Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 2017. (Outra).

III Fórum de Saúde Funcional de Minas Gerais.Experiências da implantação e uso da CIF no universo acadêmico. 2017. (Outra).

III JORNADA ACADÊMICA DE FISIOTERAPIA.Análise Clínica do Movimento Humano. 2017. (Outra).

Recent Advances in Applied Biomechanics. 2017. (Outra).

World Confederation for Physical Therapy Congress. HOW SYMMETRIC ARE METAL-ON-METAL HIP RESURFACING PATIENTS DURING GAIT? INSIGHTS FOR THE REHABILITATION. 2017. (Congresso).

XII Fórum Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu em Fisioterapia. 2017. (Outra).

XVII Congresso Brasileiro de Biomecânica. Efeitos de palmilhas com cunha medial sobre a cinemática, cinética e ativação muscular durante a marcha de indivíduos saudáveis. 2017. (Congresso).

Conference on Sport Science and Olympic and Paralympic Legacy. 2016. (Outra).

IV Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia. Análise de Componentes Principais (PCA) como opção de análise de séries temporais de dados biomecânicos. 2016. (Congresso).

XI FORUM NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA ABRAPG-FT. 2016. (Outra).

XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Discrepância de membros aumenta a rotação externa de pelve e tronco de indivíduos com osteoartrite de joelho. 2016. (Congresso).

25th Congress of the International Society of Biomechanics. Oral. 2015. (Congresso).

III Simpósio Mineiro de Fisioterapia Aquática. 2015. (Simpósio).

XVI Congresso Brasileiro de Biomecânica. Poster. 2015. (Congresso).

I Encontro de Fisioterapia da UFVJM.Análise de Movimento: aplicabilidade clínica e científica. 2014. (Encontro).

16th International Conference on Perception-Action.Strategies to reduce the load on the knee with osteoarthritis. 2011. (Outra).

XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Influência da rigidez da parte anterior da entressola do tênis no deslocamento angular do pé e na potência de joelho durante a marcha. 2011. (Congresso).

I Congresso Internacional de Fisioterapia da FCT - UNESP. Alterações do Trabalho Articular em Indivíduos com Osteoartrite de Joelho. 2010. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Confiabilidade das Estratégias Redutoras de Carga no Compartimento Medial do Joelho Durante a Marcha em Indivíduos com Osteoartrite. 2010. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia. CINEMÁTICA DA MARCHA DE ADULTOS JOVENS: UM ESTUDO NORMATIVO. 2009. (Congresso).

Mostra das Profissões da UFMG.Fisioterapia. 2008. (Outra).

VI Encontro de Fisioterapia da UFVJM..Análise Cinemática da Marcha de Adultos Jovens: Um Estudo Normativo. 2008. (Encontro).

VI Encontro de Fisioterapia da UFVJM..Análise Eletromiográfica da Marcha de Idosos Com e Sem História de Quedas Recorrentes. 2008. (Encontro).

XVII Semana de Iniciação Científica.Estudo Cinemático das Articulações dos Membros Inferiores Durante a Marcha em Indivíduos Jovens do Sexo Masculino. 2008. (Outra).

XVII Semana de Iniciação Científica.Análise Eletromiográfica da Marcha de Idosos Com e Sem História de Quedas Recorrentes. 2008. (Outra).

I Simpósio Mineiro de Fisioterapia e I Encontro de Políticas Profissionais da Fisioterapia. 2007. (Simpósio).

VI Campanha de Vacinação contra Gripe e Pneumonia promovida pela CASU/UFMG.Orientações sobre a importância da Atividade Física na prevenção de doenças cardiovasculares. 2007. (Outra).

1º Simpósio Uni-BH de Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia. 2006. (Simpósio).

IV Encontro Nacional dos Acadêmicos de Fisioterapia. 2006. (Encontro).

Mostra das Profissões UFMG 2006.Curso de Fisioterapia. 2006. (Outra).

II Congresso Nacional dos Estudantes de Fisioterapia. 2005. (Congresso).

VIII Ciclo de Extensão em Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. 2005. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marina Barbosa Mendes

RESENDE, R. A.; GONCALVES, R. V.; BRANDAO, M. B.. Gravidade motora e alterações na marcha de crianças com paralisia cerebral. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Amanda Fernandes Vilaça Martins

RESENDE, R. A.; MARTINS, H. R.; KOZAN, R. F.; MENDES, E. M. A. M.. Identificação de Sistemas - Modelo Narx - para a Fadiga Muscular em Indivíduos sem Deficiência Durante Contrações Isométricas Voluntárias. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Cristina Correa Cervi

SHIMANO, A. C.; GROSSI, D. B.; SANTIAGO, P. R. P.;Resende, RA. Análise cinemática do tronco, quadril e joelho durante a realização de diferentes tarefas funcionais para avaliação do valgo dinâmico. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Karla Gonçalves Diogo

RESENDE, R. A.; LUSTOSA, L. P.; GUEDES, R. C.. Confabilidade de medidas de força de preensão palmar em mulheres com artrite reumatóide utilizando os dinamômetros jamar e de bulbo. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Aline de Castro Cruz

SOUZA, T. R.;RESENDE, R. A.; SANTOS, T. R. T.. Efeitos do fortalecimento do quadril e tronco sobre a cinemática da pelve e do quadril na marcha e ai influência do alinhamento do complexo tornozelo-pé. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Diego José Argenton Telarolli

GROSSI, D. B.; SANTIAGO, P. R. P.;RESENDE, R. A.; SHIMANO, A. C.. Análise cinemática e baropodométrica de tornozelo e pé durante diferentes tarefas funcionais para avaliação do valgo dinâmico de joelho. 2017. Dissertação (Mestrado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcela Tamiasso Vieira

Resende, RABITTENCOURT, N.F.N.; OCARINO, J. M.. Análise da relação entre estabilidade funcional e rigidez passiva de tornozelo avaliadas por meio de duas medidas clínicas. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Joana Ferreira Hornestam

SILVA, P. L.; OCARINO, J. M.;RESENDE, R. A.. A magnitude de pronação do pé afeta o movimento pélvico na fase de resposta à carga da marcha.. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marilia Silva Zanin

GROSSI, D. B.; ABREU, D. C. C.;RESENDE, R. A.. Avaliação do limiar de dor e sensibilização de pacientes com osteoartrite de joelho. 2015. Dissertação (Mestrado em Medicina (Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: MARINA PETRELLA

Resende, RA; MATTIELLO, S. M.; ANDRADE, L. P.; OLIVEIRA, A. B.; ABREU, D. C. C.. Aspectos biomecânicos das tarefas de levanta-se e senta-se realizadas por indivíduos com osteoartrite de joelho leve ou moderada. 2019. Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Guilherme Silva Nunes

RESENDE, R. A.; SERRAO, F. V.; BARONI, B. M.; OLIVEIRA, A. B.; HAIK, M. N.. Análise cinemática dos membros inferiores e morfofuncional dos músculos do quadril e suas relações com a cinética de mulheres com e sem dor patelofemoral. 2018. Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Rejane Vale Gonçalves

Resende, RA; MANCINI, M. C.; SOUZA, T. R.; CHAGAS, P. S. C.; BARELA, A. M. F.. Efeito da estimulação elétrica associada ao treino de tarefas funcionais na mobilidade de crianças com paralisia cerebral unilateral. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Fernando Approbato Selistre

Resende, RA; MATTIELLO, S. M.; SALVINI, T. F.; SERRAO, P. R. M. S.; MORAES, R.. Momento adutor do joelho durante a marcha, torque abdutor do quadril e biomarcadores: estudo na progressão da osteoartrite de joelho. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Vanessa Lara de Araújo

Resende, RA; SACCO, I. C. N.; OCARINO, J. M.; PINTO, R. Z. A.;FONSECA, S T. Influência do alinhamento e da placa osteoligamentar do pé na marcha de indivíduos saudáveis. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Amanda Aparecida Oliveira Leopoldino

Resende, RAPEREIRA, L. S. M.; DIAS, R.C.; GARCIA, P.A.; BASTONE, A. C.. Fragilidade, comorbidades, intensidade de dor, incapacidade e qualidade de vida em idosos comunitários com dor lombar aguda: dados do estudo Back Complaints in the Elders (BACE). 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Glaucia Helena Gonçalves

Resende, Renan A.; MATTIELLO, S. M.; SAY, K. G.; AZEVEDO, F. M.; SILVA, R. S.. Análise cinemática dos membros inferiores na subida de degraus e avaliação da força dos músculos do tornozelo de indivíduos com Osteoartrite de joelho em graus leves e moderados. 2016. Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Thiago Ribeiro Teles dos Santos

Resende, Renan A.; FONSECA, S. T.;KIRKWOOD, R. N.; OCARINO, J. M.; TREDE FILHO, R. G.. Ajustes na rigidez dinâmica das articulações do membro inferior em resposta a diferentes condições de marcha. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jennifer Granja Peixoto

Resende, RA; ALENCAR, M. A.; OLIVEIRA, V. C.; LUSTOSA, L. P.. Efeito do kinesio taping sobre a dor, função física, mobilidade, marcha e desempenho muscular de mulheres com osteoartrite de joelhos: um ensaio clínico aleatorizado. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Natália Franco Netto Bittencourt

RESENDE, R. A.; TREDE FILHO, R. G.; CHAGAS, M. H.; ANDRADE, G. P.. Modelo Relacional Capacidade e Demanda: Investigando Lesões Musculares em Atletas de Futebol. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sílvia Ribeiro Santos Araújo

MENZEL, H. J. K.; PRADO, L. S.; ANDRADE, A. G. P.;RESENDE, R. A.; BINI, R. R.. Assimetria Bilateral de Força e Incidência de Lesões em Jogadores de Futebol. 2015. Tese (Doutorado em Ciências do Esporte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Henrique de Alencar Gomes

Resende, RASILVA, P. L.; ALENCAR, M. A.;PEREIRA, L. S. M.. Marcha, Capacidade Funcional e Risco de Quedas em Indivíduos com Glaucoma Primário de Ângulo Aberto em Estágios Inicial e Moderado / Parâmetros Temporais e Espaciais da Marcha de Idosas Comunitárias Brasileiras. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rafael Duarte Silva

Resende, RA; PEREIRA, D. S.; CHAGAS, M. H.; OCARINO, J. M.. Efeito da mobilização anteroposterior do talus sobre o movimento de dorsiflexão, dor e capacidade funcional em indivíduos com lesão subaguda e crônica do tornozelo. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Giovanna Mendes Amaral

Resende, RA; Kirkwood, Renata N.; SOUZA, T. R.; MELLO, A. S.. Ajustes no Desempenho e na Movimentação Articular frente as Variações da Demanda numa Tarefa de Agachamento Unipodal. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: leandro Caetano Guenka

CARDOSO, J. R.;RESENDE, R. A.; SANTIAGO, P. R. P.; BINI, R. R.; MOURA, F. A.. Arco longitudinal de pé baixo e alto afetam o desempenho muscular, a cinemática e a coordenação intersegmentar?. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Gisele Harumi Hotta

OLIVEIRA, A. S.; MORAES, R.;RESENDE, R. A.. Efeito imediato de exercícios escapulares realizados com biofeedback de posição na cinemática escapular em indivíduos com sintomas de impacto do ombro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cecília Ferreira de Aquino

RESENDE, R. A.; LUSTOSA, L. P.; PIMENTA, E. M.. FATORES ASSOCIADOS AO SUCESSO DA REABILITAÇÃO DE ATLETAS AMADORES E RECREACIONAIS SUBMETIDOS À RECONSTRUÇÃO LIGAMENTAR. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Fernando Approbato Selistre

Resende, RA; TAKAHASHI, A. C. M.; MORAES, R.. The role of hip abductor strength on the frontal plane of gait in subjects with medial knee osteoarthritis. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Vanessa Lara de Araújo

RESENDE, R. A.SILVA, P. L.BITTENCOURT, N.F.N.. Influência do alinhamento e rigidez do pé na cinemática e cinética dos membros inferiores durante a marcha. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Patrícia Dayrell Neiva

NUNES, F. B.; IBIAPINA, C. C.;Resende, RA. Impacto de um programa de intervenção fisioterapêutica em crianças respiradoras orais pós adenotonsilectomia: ensaio clínico controlado. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rejane Vale Gonçalves

SOUZA, T. R.;VAZ, D. V.RESENDE, R. A.. Efeito da estimulação elétrica funcional na mobilidade de crianças com hemiplegia espástica.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ricardo Vidal Alves Corrêa

RESENDE, R. A.; OCARINO, J. M.; FONSECA, S. T.. Relação entre a aptidão física e a psicológica de atletas de futebol pós reconstrução do ligamento cruzado anterior. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Breno Gonçalves Teixeira

RESENDE, R. A.; SANTOS, T. R. T.. Métodos cinemáticos multissegmentares do complexo tornozelo-pé: influência sobre a postura e movimentos de pronação-supinação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jane Fonseca Dias

RESENDE, R. A.; OLIVEIRA, V. C.. Telereabilitação: evidências atuais e futuras aplicações. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gabriella Ferreira Vieira

SAMPAIO, R. F.;RESENDE, R. A.. Funções musculares do assoalho pélvico em mulheres e homens com incontinência urinária: parâmetros para prescrição de exercícios terapêuticos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Paula Gonçalves Miranda

SAMPAIO, R. F.;RESENDE, R. A.. Fatores clínicos e funcionais relevantes para a abordagem fisioterapêutica a mulheres com disfunções do assoalho pélvico e hipertonia dos músculos do assoalho pélvico. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carolina Marques Andrade

RIBEIRO, F. F.;RESENDE, R. A.. Efeito das instruções no desempenho motor de bailarinos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marina Barbosa Mendes

GONTIJO, A. P. B.;RESENDE, R. A.. Marcha e mobilidade funcional de crianças e adolescentes com paralisia cerebral. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Juliana Alves de Andrade

RESENDE, R. A.. Comparação do alinhamento pélvico no plano transverso entre nadadores que praticam braçada simultânea e alternada. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Frederico Novais Guimarães

RESENDE, R. A.. A importância dos rotadores externos na prevenção de lesões do ligamento cruzado anterior em atletas do sexo feminino: revisão da literatura. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fabio Vigorito Magalhães

RESENDE, R. A.. A utilização de exercícios de estabilização para a prevenção de entorses do tornozelo por inversão em atletas de voleibol: revisão da literatura. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Priscilla Rezende Pereira Figueiredo

RESENDE, R. A.. Efeito da distribuição de massa de objeto no desempenho de adultos em tarefa de precisão. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Gabriela Afonso Silva

RESENDE, R. A.. Estudo do efeito da termoterapia na osteoartrite do joelho. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcelle Rezende Gomes

RESENDE, R. A.. Instrumentos para avaliação de capacidade funcional de pacientes com lombalgia: uma revisão bibliográfica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luma de Morais Amorim

RESENDE, R. A.. Comparação do pós-operatório com enxerto autólogo de tendão patelar versus semitendíneo e grácil na reconstrução do ligamento cruzado anterior: diferenças, morbidades e complicações. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: João Vitor Galvão

RESENDE, R. A.. Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Fisioterapia/ Área de ênfase: Esportes. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Maria Gonçalves

RESENDE, R. A.. Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Fisioterapia/ Área de ênfase: Esportes. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Esportes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Leonardo Mendonça Rodrigues

Resende, RA. Existe relação do torque passivo dos tecidos rotadores laterais do quadril com a amplitude de rotação medial do quadril durante a marcha?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Henrique Silvestre Martini e Jéssica Martins Oliveira

Resende, RA. Caracterização da Performance Muscular em Atletas de Taekwondo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Bernardo Martins Soares e Raffi Antunes Braga Bomtempo

Resende, RAFONSECA, S T. Desenvolvimento e validação de um sistema portátil para análise cinemática articular do movimento humano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Luiza Resende Rodrigues

Resende, Renan A.Teixeira-Salmela, L.F.. COMO É E QUAIS SÃO AS MEDIDAS EXISTENTES DO ACOPLAMENTO ENTRE TÍBIA E RETROPÉ: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Laís Viana SIlveira e Luiza Santos de Oliveira

RESENDE, R. A.; OCARINO, J. M.. Mecanismos de transmissão de forças miofasciais: revisão de literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Camila Gomes Miranda e Castor e Lilian Marques Oliveira

RESENDE, R. A.; ARAUJO, V. L.. Comparação da geração de trabalho do tornozelo e do complexo articular do mediopé em indivíduos com diferentes magnitudes de pronação do pé durante a marcha. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lívia Mello Dias e Thaís Lino dos Reis

Resende, Renan A.. A avaliação do efeito da mobilização e manipulação é influenciada pela utilização das regras de predição clínica em indivíduos com dor lombar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Patricia Tavares

Resende, Renan A.. Avaliação dos resultados do tratamento fisioterápico em indivíduos com doença arterial obstrutiva periférica: estudo longitudinal de um projeto de extensão universitária. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Izabella Penna Cardoso, Renata F

Resende, RA. Moreira.Valores normativos de força de preensão palmar em atletas de judô. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jéssica de Oliveira Lopes

RESENDE, R. A.; BASTONE, A. C.; NOBRE, L. N.. Efeito do programa de fortalecimento muscular na função física, força muscular e equilíbrio de idosos com sinais clínicos de sarcopenia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Tássio Málber de Oliveira Almeida

RESENDE, RENAN ALVES; LEITE, H. R.; AMARAL, V. M.; LACERDA, A. C. R.. Soluble TNF receptors are produced at sites of inflammation and are inversely associated with self-reported symptoms (WOMAC) in knee osteoarthritis.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

RESENDE, R. A.; DIAS, A. S.; REINAUX, C. M. A.; SAQUETTO, M. B.; MAGALHAES, P. A. F.. Concurso para Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia na área "Fisioterapia respiratória adulto, infantil, neonatal e estágio supervisionado". 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

GOMES, G. C.;Resende, RA; ARANTES, P. M. M.. Seleção de Professor Substituto para o Departamento de Fisioterapia. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

Resende, RA; SOUZA, M. C.; MACIEL, V. H.. Membro titular da banca do concurso para Professor Adjunto na área "Recursos Físicos Terapêuticos e Fisioterapia nas Disfunções Reumatológicas". 2016. Universidade Federal de Juiz de Fora.

Resende, Renan A.; OLIVEIRA, M. X.; CARVALHO, L. E. D.. Presidente da Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto A na área de Fisioterapia em Traumato-Ortopedia, Imagenologia e Estágio Supervisionado. 2014. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

RESENDE, R. A.; SCIANNI, A. A.; BRANDAO, M. B.. Banca de seleção de doutorado. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

RESENDE, R. A.; SOUZA, T. R.; PINTO, R. Z. A.. Banca de seleção de doutorado em fluxo contínuo. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

RESENDE, R. A.KIRKWOOD, R. N.; SAMPAIO, R. F.. Banca de seleção de doutorado e fluxo contínuo. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

Resende, RA; OCARINO, J. M.; BRANDAO, M. B.. Banca de seleção de pós-doc. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

Resende, RA. Trabalhos apresentados durante o III Fórum de Saúde Funcional de Minas Gerais. 2017. CREFITO-4.

RESENDE, R. A.. Membro avaliador de trabalhos do Congresso Mineiro de Fisioterapia, II Encontro de Egressos do Curso de Fisioterapia e II Encontro de Extensão do Curso de Fisioterapia da UNIFAL-MG. 2017. Universidade Federal de Alfenas.

Resende, RA; FONSECA, S. T.; SOUZA, T. R.. Banca de seleção de doutorado. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

Resende, RA; MENDONCA, L. M.; MARTINS, F. L. M.. Avaliação de 4 apresentações orais no IV SINTEGRA. 2015. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

RESENDE, R. A.; GOMES, W.; VITORINO, D.. Presidente da banca para seleção de professor voluntário para o Departamento de Fisioterapia. 2015. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Faria, CDCM;DE PAULA, FVR; DIAS, R.C.;RESENDE, R. A.. Comissão para escolha da melhor tese apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação para concorrer aos Prêmios UFMG de Tese 2012. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

OCARINO, J. M.;RESENDE, R. A.. Relação entre a rigidez passiva do quadril e a força dos rotadores laterais dessa articulação. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

Resende, RA; OCARINO, J. M.. Adaptação transcultural e avaliação das propriedades de medida do questionário Foot and Ankle Ability Measures (FAAM) para o Brasil.. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

RESENDE, R. A.; OCARINO, J. M.. Dor lombar em idosos: um estudo multicêntrico internacional entre Brasil, Austrália e Holanda BACE-back complaints in elderly. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

RESENDE, R. A.; OCARINO, J. M.. Análise da relação do varismo de membro inferior e da rigidez passiva do quadril com a pronação do complexo tornozelo-pé na postura ortostática e na marcha. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paula Maria Machado Arantes

ARANTES, P. M. M.; SOUZA, T. R.; OCARINO, J.; OLIVEIRA, A. S.; FONSECA, S. T.. Efeitos da pronação aumentada sobre a biomecânica da marcha de indivíduos adultos jovens saudáveis e indivíduos com osteoartrite de joelho. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Renato Guilherme Trede Filho

FONSECA, S. T.;Souza, Thales R.KIRKWOOD, R. N.TREDE, R. G.. Efeitos da pronação aumentada sobre a biomecânica da marcha de indivíduos adultos jovens saudáveis e indivíduos com osteoartrite de joelho. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Paula Lanna Pereira da Silva

FONSECA, S. T.; Sacco, I.C.N.;Silva, P.L.. Influência da rigidez da parte anterior da entressola do tênis no deslocamento angular do pé e na potência de joelho durante. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciencias da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Anamaria Siriani de Oliveira

Fonseca, Sérgio Teixeira da; OCARINO, Juliana de Melo;Oliveira, Anamaria Siriani de; Souza, Thales Rezende; KIRKWOOD, Renata Noce; ARANTES, Paula Maria Machado. Membro titular da banca de defesa da tese intitulada: Efeito da pronação aumentada sobre a biomecânica da marcha de indivíduos adultos jovens saudãveis e indivíduos com osteoartrite de joelho". 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Anamaria Siriani de Oliveira

Fonseca, Sérgio Teixeira da; Souza, Thales Rezende;Oliveira, Anamaria Siriani de; OCARINO, Juliana de Melo. Membro titular da banca de qualificação da tese intitulada: "Efeitos da pronação aumentada e da discrepância de comprimento de membros inferiores em indivíduos com osteatrite de joelho". 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Juliana de Melo Ocarino

Ocarino, Juliana Melo; OLIVEIRA, A. S.; ARANTES, P. M. M.;SOUZA, T. R.. Efeitos da pronação aumentada sobre a biomecânica da marcha de indivíduos adultos jovens saudáveis e indivíduos com osteoartrite de joelho. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação - Nível Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Juliana de Melo Ocarino

OCARINO, J. M.. Efeitos da pronação aumentada e da discrepância de comprimento de membros inferiores em indivíduos com osteoartrite de joelho. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Reabilitação - Nível Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Thales Rezende de Souza

ARANTES, P. M. M.; OLIVEIRA, A. S.;OCARINO, J. M.SOUZA, T. R.. Efeitos da pronação aumentada sobre a biomecânica da marcha de indivíduos adultos jovens saudáveis e indivíduos com osteoartrite de joelho. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Thales Rezende de Souza

OLIVEIRA, A. S.;SOUZA, T. R.OCARINO, J. M.. Efeitos da pronação aumentada e da discrepância de comprimento de membros inferiores em indivíduos com osteoartrite de joelho. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ana Paula Flôr Alves Nepomucemo

ATIVIDADE MUSCULAR EM EXERCÍCIOS COMUMENTE REALIZADOS DENTRO DA ÁGUA NA REABILITAÇÃO DO COMPLEXO DO OMBRO; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Fernanda Oliveira Madaleno

Relação entre lesões por overuse e capacidade e desempenho de atletas de judô; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Mariana Rodrigues Carvalho de Aquino

INFLUÊNCIA DA AMPLITUDE DE DORSIFLEXÃO DE TORNOZELO NA CINÉTICA E CINEMÁTICA DOS MEMBROS INFERIORES DURANTE A MARCHA E DESCIDA DE DEGRAU; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Thais Brasil Cardoso

Relação entre rigidez de quadril, rigidez de mediopé e alinhamento do pé e a cinemática de membros inferiores no plano transverso durante a marcha; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Ana Carolina Cury

Efeito da capacidade de geração de torque de músculos do tronco na cinemática da pelve e comprimento do passo durante a marcha; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Larissa Santos Pinheiro

EXISTE RELAÇÃO ENTRE FATORES CONTEXTUAIS E MUSCULOESQUELÉTICOS E O DESEMPENHO E A OCORRÊNCIA DE LESÕES AGUDAS E POR OVERUSE EM CORREDORES DE RUA?; Início: 2018; Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

George Schayer Sabino

VALIDADE E CONFIABILIDADE DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO CLÍNICA DO MOVIMENTO HUMANO; Início: 2018; Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Thiago Vinícius Ferreira

Prevalência, incidência e fatores relacionados a lesões agudas e por overuse em jovens atletas de judô; Início: 2018; Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Jéssica Santos e Letícia Cunha

Efeitos do uso de um modelo do sistema musculoesquelético humano no aprendizado de estudantes de Fisioterapia; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Tatiane Alves Barbosa

COMPARAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NA VIVÊNCIA DA EMPRESA JÚNIOR COM AS EXIGIDAS NO MERCADO PROFISSIONAL DA FISIOTERAPIA; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Clara de Castro Fajardo

RELAÇÃO ENTRE DIFERENTES NÍVEIS DE RIGIDEZ DE ROTADORES EXTERNOS DE QUADRIL NA EFICÁCIA DE PALMILHAS BIOMECÂNICAS NA CORREÇÃO DA PRONAÇÃO EXCESSIVA EM CORREDORES; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Kéren Larissa Da Costa Ferreira

EFEITOS DE UMA PAMILHA COM ELEVAÇÃO MEDIAL NA CINEMÁTICA E CINÉTICA DE CORREDORES COM VARISMO EXCESSIVO NO ALINHAMENTO DO PÉ; ; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Manuella Fantauzzi Franco

EFEITOS DE UMA PAMILHA COM ELEVAÇÃO MEDIAL NA CINEMÁTICA E CINÉTICA DE CORREDORES COM VARISMO EXCESSIVO NO ALINHAMENTO DO PÉ; ; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Isadora Araújo Lara

EFEITOS DE UMA PALMILHA COM ELEVAÇÃO MEDIAL NA CINEMÁTICA E CINÉTICA DE CORREDORES COM VARISMO EXCESSIVO NO ALINHAMENTO DO PÉ; ; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Luiz Augusto Ferraz de Souza

EFEITOS DE UMA PAMILHA COM ELEVAÇÃO MEDIAL NA CINEMÁTICA E CINÉTICA DE CORREDORES COM VARISMO EXCESSIVO NO ALINHAMENTO DO PÉ; ; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Isadora Araújo Lara

Estágio obrigatório de técnica em equipamentos biomédicos do CEFET; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Uiara Martins Braga

Efeitos de uma palmilha com cunha medial na cinética e cinemática de corredores com alinhamento do pé em varo; 2019; Dissertação (Mestrado em REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK,; Orientador: Renan Alves Resende;

Bruno Dayrell da Costa Paes

Relação de propriedades quase-passivas do complexo articular do mediopé com a medida clínica do alinhamento antepé-perna; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Coorientador: Renan Alves Resende;

Samuel Henrique Oliveira Jardim

Existe relação entre a força de tronco e quadril e o desempenho no teste da ponte com extensão unilateral de joelho?; 2017; Dissertação (Mestrado em Reabilitação e Desempenho Funcional) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK,; Orientador: Renan Alves Resende;

Raphael Borges de Oliveira Gomes

Existe relação entre a resistência mecânica do complexo articular do mediopé e o movimento de pronação do pé durante a marcha?; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Renan Alves Resende;

Guilherme Ribeiro Branco

IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL DE RISCO PARA DESENVOLVIMENTO DE LOMBALGIA E DOR ANTERIOR NO JOELHO EM CICLISTAS; 2016; Dissertação (Mestrado em REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK,; Coorientador: Renan Alves Resende;

Larissa Pinheiro

ASSOCIAÇÃO ENTRE A CINEMÁTICA E O TORQUE DOS MÚSCULOS DO TRONCO E DO QUADRIL E O DESEMPENHO DE CORREDORES NO STAR TESTE MODIFICADO; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Renan Alves Resende;

Káren Diniz

INFLUÊNCIA DO ALINHAMENTO PERNA-ANTEPÉ E DE FATORES DA ARTICULAÇÃO DO QUADRIL NA CINEMÁTICA DO JOELHO NO PLANO FRONTAL DURANTE O AGACHAMENTO UNIPODAL; 2015; Dissertação (Mestrado em Reabilitação e Desempenho Funcional) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Coorientador: Renan Alves Resende;

Ronise Costa Lima

Evidências sobre empoderamento em saúde: avaliação da viabilidade de um protocolo de autogerenciamento da saúde do músico; 2016; Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Renan Alves Resende;

Denise Martineli Rossi

Discinese escapular e Análise de Componentes Principais na cinemática tridimensional escapulotorácica; ; 2014; Tese (Doutorado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Coorientador: Renan Alves Resende;

André de Melo Andrade

EFEITOS DO RETREINAMENTO DA CORRIDA BASEADO EM FEEDBACK VISUAL, AUDITIVO E VERBAL SOBRE A DOR, FUNÇÃO E BIOMECÂNICA DOS MEMBROS INFERIORES DE CORREDORES COM SÍNDROME PATELOFEMORAL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renan Alves Resende;

Renata Maria do Nascimento Tomaz

Estabilização lombar é superior ao fortalecimento muscular na melhora da dor de pacientes com dor lombar?; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renan Alves Resende;

Kênia Mara Gonçalves Rangel

Fortalecimento da musculatura estabilizadora da cintura escapular na melhora funcional em adultos com síndrome do impacto; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renan Alves Resende;

Fernanda Aparecida Lopes Simões

A prática de exercícios físicos regulares e a prevenção de quedas em idosos: uma revisão narrativa; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renan Alves Resende;

Ricardo Barbosa de Souza

Efeitos do fortalecimento de abdutores de quadril sobre a dor patelofemoral; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Esportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renan Alves Resende;

Débora Caruso Cardoso

UTILIZAÇÃO DO TREINO PROPRIOCEPTIVO PARA REABILITAÇÃO DE ENTORSE DE TORNOZELO EM JOGADORES DE FUTEBOL: UMA REVISÃO NARRATIVA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Esportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renan Alves Resende;

Fabricio Lara de Paula

Influência de alterações no alinhamento de pelve no desenvolvimento de escoliose da coluna vertebral; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renan Alves Resende;

Fábio Campos de Araújo

Mecanismos fisiológicos de estabilização muscular da cintura escapular em indivíduos saudáveis - uma revisão da literatura; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renan Alves Resende;

João Vitor F

Nogueira; Coordenação entre tronco e pelve e ativação muscular em indivíduos com dor lombar: uma revisão da literatura; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renan Alves Resende;

Melissa Nogueira Silva

Fatores biomecânicos intrínsecos relacionados à síndrome femoropatelar em corredores: uma revisão da literatura; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renan Alves Resende;

Renato de Paula da Silva e Ellen Exmalte de Castro Aguiar

DESEMPENHO NO Y-TEST DE JOVENS ATLETAS DE VÔLEI, BASQUETE E FUTSAL AO LONGO DA TEMPORADA ESPORTIVA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renan Alves Resende;

Mayra Fernandes de Souza Orlandi

O efeito de diferentes posicionamentos dos membros superiores sobre a cinemática do membro inferior de apoio durante o agachamento unipodal; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Renan Alves Resende;

Mariana Rodrigues Carvalho de Aquino

Confiabilidade Tese-Reteste e Interexaminador do Instrumento Foot Posture Index em Adultos e Idosos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renan Alves Resende;

Karina Mourão Madureira Rocha e Filipe Herlon Cabral

Efeitos da pronação aumentada sobre a biomecânica de membros inferiores no plano sagital; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renan Alves Resende;

Bruna Arielly Santos e Fernanda Oliveira Madaleno

Prevalência de osteoartrite de joelho em ex-atletas: uma revisão sistemática com meta-análise; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renan Alves Resende;

Carolina Ocelli e Adriana Nery

Identificação dos fatores associados ao aumento do risco de lesões em atletas de ginástica artística e de trampolim; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renan Alves Resende;

Brenda Silva e Vitor Kersul

Associação entre o desempenho no Y Test e a ocorrência de lesões em atletas, uma revisão da literatura; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renan Alves Resende;

Jessica dos Santos Bueno e Leonardo Felipe Falinassi

CORRELAÇÃO DO TORQUE E RIGIDEZ DOS ROTADORES LATERAIS DO QUADRIL COM A QUEDA PÉLVICA EM ATLETAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renan Alves Resende;

Amanda Silva Mendes

Efeitos da discrepância de comprimento de membros sobre o deslocamento angular de tronco durante a marcha; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Renan Alves Resende;

Alysson Geraldo Mendonça

Efeitos de pequenas discrepâncias de comprimento de membros inferiores sobre a biomecânica no plano transverso de indivíduos com OA de joelho; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Renan Alves Resende;

Fernanda Oliveira e Bruna Arielly

Prevalência de osteoartrite de joelho em ex atletas profissionais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renan Alves Resende;

Jocasta Poliana Ribeiro Moreira

Efeitos da discrepância de comprimento de membros inferiores sobre a biomecânica de indivíduos com osteoartrite de joelho durante a marcha; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Renan Alves Resende;

Ana Cisalpino Pinheiro e Edilberto Antenor R

Paiva Neto; IDOSAS COM OSTEOARTRITE DE JOELHO APRESENTAM ALTERAÇÕES NA CINEMÁTICA DE QUADRIL E PELVE DURANTE A MARCHA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renan Alves Resende;

Clara de Castro Fajardo

RELAÇÃO ENTRE A CINEMÁTICA E O TORQUE DOS MÚSCULOS DO TRONCO E DA PELVE DE ATLETAS E O CONTROLE POSTURAL DINÂMICO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Renan Alves Resende;

Fernanda Oliveira Madaleno

Prevalência de osteoartrite de joelho em ex-atletas: uma revisão sistemática; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renan Alves Resende;

Carolina Ocelli de Araujo Alves

Confiabilidade teste-reteste e interexaminador do instrumento foot posture index; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pro-reitoria de pesquisa da UFMG; Orientador: Renan Alves Resende;

Raffi Antunes Braga Bomtempo

Confiabilidade teste-reteste e interexaminador do instrumento foot posture index; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pro-reitoria de pesquisa da UFMG; Orientador: Renan Alves Resende;

Jocasta Poliana Ribeiro Moreira

EFEITOS DA PRONAÇÃO UNILATERAL SOBRE O DESLOCAMENTO ANGULAR E MOMENTO INTERNO DE MEMBROS INFERIORES E TRONCO DURANTE A MARCHA DE INDIVÍDUOS ADULTOS JOVENS SAUDÁVEIS (; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Renan Alves Resende;

Carolina Carvalho Martins

Efeitos da correção de antepé varo por meio do uso de palmilhas com elevação medial sobre o antepé durante a marcha e descida do degrau; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Renan Alves Resende;

Vanessa Cristina Pereira da Silva

Efeitos da discrepância de comprimento de membros inferiores sobre a biomecânica de indivíduos adultos jovens saudáveis durante a marcha; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renan Alves Resende;

Vitor Nobi Lage

Monitoria com bolsa na disciplina de Ortopedia; 2018; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pro-reitoria de Graduação da UFMG; Orientador: Renan Alves Resende;

Castrine Lemos Barbosa

Monitoria Remunerada na Disciplina de Traumato-Ortopedia I; 2015; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão; Orientador: Renan Alves Resende;

Denia Vargas Vieira

Fisioterapia aplicada à traumato-ortopedia I; 2014; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão; Orientador: Renan Alves Resende;

Márcia Cruz Rocha

Fisioterapia aplicada à traumato-ortopedia I; 2014; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Renan Alves Resende;

Carlos Filipe Delmondes Vieira

Fisioterapia aplicada à traumato-ortopedia I e II; 2014; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Renan Alves Resende;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Renata Noce Kirkwood

Influência da rigidez da parte anterior da entressola do tênis no deslocamento angular do pé e na potência de joelho durante a marcha; 2011; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduacão em Ciências da Reabilitacão) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renata Noce Kirkwood;

Renata Noce Kirkwood

Efeitos da pronação aumentada sobre a biomecânica da marcha de indivíduos adultos jovens saudáveis e indivíduos com osteoartrite de joelho; 2014; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Renata Noce Kirkwood;

Renata Noce Kirkwood

Variabilidade espaciais e temporais da marcha e suas compensações musculares em idosos caidores e não caidores; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Renata Noce Kirkwood;

Juliana de Melo Ocarino

Estágio em Docência - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Juliana de Melo Ocarino;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GONCALVES, R. V. ; FONSECA, S T ; ARAUJO, P. A. ; SOUZA, T. R. ; Resende, RA ; MANCINI, M. C. . Functional Task Training Combined With Electrical Stimulation Improves Motor Capacity in Children With Unilateral Cerebral Palsy. Pediatric Physical Therapy , v. 31, p. 208-215, 2019.

  • Resende, Renan A. ; PINHEIRO, LARISSA S.P. ; OCARINO, JULIANA M. . Effects of foot pronation on the lower limb sagittal plane biomechanics during gait. GAIT & POSTURE , v. 68, p. 130-135, 2019.

  • VAZ, D. V. ; AVELAR, B. S. ; Resende, RA . Effects of attentional focus on movement coordination complexity. HUMAN MOVEMENT SCIENCE , v. 64, p. 171-180, 2019.

  • GOMES, RAPHAEL B.O. ; SOUZA, THALES R. ; PAES, BRUNO D.C. ; MAGALHÃES, FABRÍCIO A. ; GONTIJO, BRUNA A. ; FONSECA, SÉRGIO T. ; OCARINO, JULIANA M. ; Resende, Renan A. . Foot pronation during walking is associated to the mechanical resistance of the midfoot joint complex. GAIT & POSTURE , v. 70, p. 20-23, 2019.

  • Resende, RA ; JARDIM, S. H. O. ; TREDE FILHO, R. G. ; MASCARENHAS, R. O. ; OCARINO, J. M. ; MENDONCA, L. M. . Does trunk and hip muscles strength predict the performance during a core stability test?. Brazilian Journal of Physical Therapy , p. xx-xx, 2019.

  • PAES, B. C. ; RESENDE, R. A. ; GOMES, R. B. O. ; GONTIJO, B. ; MAGALHAES, F. ; OCARINO, J. M. ; FONSECA, S T ; SOUZA, T. R. . The clinical measure of forefoot-shank alignment partially reflects mechanical properties of the midfoot joint complex. Musculoskeletal Science and Practice , v. 42, p. 98-103, 2019.

  • NASCIMENTO, LUCAS R. ; TEIXEIRA-SALMELA, LUCI F. ; SOUZA, RICARDO B. ; Resende, Renan A. . Hip and Knee Strengthening Is More Effective Than Knee Strengthening Alone for Reducing Pain and Improving Activity in Individuals With Patellofemoral Pain: A Systematic Review With Meta-analysis. JOURNAL OF ORTHOPAEDIC & SPORTS PHYSICAL THERAPY , v. 48, p. 19-31, 2018.

  • KIRKWOOD, R. N. ; Moreira, B.S. ; SAMPAIO, R. F. ; MINGOTI, S.A. ; FARIA, B. F. ; RESENDE, R. A. . The slowing down phenomenon: What is the age of major gait velocity decline?. MATURITAS , v. 115, p. 31-36, 2018.

  • AQUINO, MARIANA R.C. ; AVELAR, BRUNA S. ; SILVA, PAULA L. ; OCARINO, JULIANA M. ; Resende, Renan A. . Reliability of Foot Posture Index individual and total scores for adults and older adults. Musculoskeletal Science and Practice , v. 36, p. 92-95, 2018.

  • ROSSI, DENISE MARTINELI ; RESENDE, RENAN ALVES ; DA FONSECA, SÉRGIO TEIXEIRA ; DE OLIVEIRA, ANAMARIA SIRIANI . Scapulothoracic kinematic pattern in the shoulder pain and scapular dyskinesis: A principal component analysis approach. JOURNAL OF BIOMECHANICS , v. 77, p. 138-145, 2018.

  • AQUINO, MARIANA R.C. ; AVELAR, BRUNA S. ; SILVA, PAULA L. ; OCARINO, JULIANA M. ; Resende, Renan A. . Response to Letter to the Editor concerning -Reliability of Foot Posture Index individual and total scores for adults and older people-. Musculoskeletal Science and Practice , v. 37, p. e82, 2018.

  • MADALENO, FERNANDA O. ; SANTOS, BRUNA A. ; ARAÚJO, VANESSA L. ; OLIVEIRA, VINICIUS C. ; Resende, Renan A. . Prevalence of knee osteoarthritis in former athletes: a systematic review with meta-analysis. Brazilian Journal of Physical Therapy , v. 22, p. 437-451, 2018.

  • MENDONÇA, LUCIANA DE MICHELIS ; BITTENCOURT, NATÁLIA FRANCO NETTO ; ALVES, LAÍS EMANUELLE MEIRA ; RESENDE, RENAN ALVES ; SERRÃO, FÁBIO VIADANNA . Interventions used for Rehabilitation and Prevention of Patellar Tendinopathy in athletes: a survey of Brazilian Sports Physical Therapists. Brazilian Journal of Physical Therapy , v. xx, p. xx, 2018.

  • Resende, Renan A. ; Kirkwood, Renata N. ; RUDAN, JOHN F. ; DELUZIO, KEVIN J. . How symmetric are metal-on-metal hip resurfacing patients during gait? Insights for the rehabilitation. JOURNAL OF BIOMECHANICS , v. 58, p. 37-44, 2017.

  • Resende, Renan A. ; Kirkwood, Renata N. ; RUDAN, JOHN F. ; DELUZIO, KEVIN J. . Response to Letter to the Editor concerning -How symmetric are metal-on-metal hip resurfacing patients during gait? Insights for the rehabilitation-. JOURNAL OF BIOMECHANICS , v. 63, p. 204-205, 2017.

  • Resende, Renan A. ; Kirkwood, Renata N. ; DELUZIO, KEVIN J. ; CABRAL, SILVIA ; FONSECA, SÉRGIO T. . Biomechanical strategies implemented to compensate for mild leg length discrepancy during gait. Gait & Posture , v. 46, p. 147-153, 2016.

  • Resende, Renan A. ; Kirkwood, Renata N. ; DELUZIO, KEVIN J. ; HASSAN, ELIZABETH A. ; FONSECA, SÉRGIO T. . Ipsilateral and contralateral foot pronation affect lower limb and trunk biomechanics of individuals with knee osteoarthritis during gait. Clinical Biomechanics (Bristol) , v. 34, p. 30-37, 2016.

  • Resende, Renan A. ; Kirkwood, Renata N. ; DELUZIO, KEVIN J. ; MORTON, AMY M. ; FONSECA, SÉRGIO T. . Mild leg length discrepancy affects lower limbs, pelvis and trunk biomechanics of individuals with knee osteoarthritis during gait. Clinical Biomechanics (Bristol) , v. 38, p. 1-7, 2016.

  • Nascimento, L.R. ; BONIFACIO, D. N. ; Resende, RA . Reabilitação baseada em movimento para melhora de dor e atividade em indivíduos com espondilólise ou espondilolistese: revisão sistemática. ConScientiae Saúde (Online) , v. 15, p. 312-324, 2016.

  • SOUZA, THALES R. ; ARAÚJO, VANESSA L. ; SILVA, PAULA L. ; CARVALHAIS, VIVIANE O. C. ; Resende, Renan A. ; FONSECA, SÉRGIO T. . External rotation elastic bands at the lower limb decrease rearfoot eversion during walking: a preliminary proof of concept. Revista Brasileira de Fisioterapia (Online) , v. 20, p. 571-579, 2016.

  • CABRAL, SILVIA ; Resende, Renan A. ; CLANSEY, ADAM C. ; DELUZIO, KEVIN J. ; SELBIE, W. SCOTT ; VELOSO, ANTÓNIO P. . A Global Gait Asymmetry Index. Journal of Applied Biomechanics (Online) , v. 32, p. 171-177, 2016.

  • Resende, Renan A. ; DELUZIO, KEVIN J. ; Kirkwood, Renata N. ; HASSAN, ELIZABETH A. ; FONSECA, SÉRGIO T. . Increased unilateral foot pronation affects lower limbs and pelvic biomechanics during walking. Gait & Posture , v. 41, p. 395-401, 2015.

  • Resende, RA ; FONSECA, S. T. ; SILVA, P. L. ; PERTENCE, A. E. ; KIRKWOOD, R. N. . Forefoot Midsole Stiffness Affects Forefoot and Rearfoot Kinematics During the Stance Phase of Gait. Journal of the American Podiatric Medical Association (Print) , v. 104, p. 183-190, 2014.

  • RESENDE, R. A. ; FONSECA, S. T. ; SILVA, P. L. ; MAGALHAES, C. M. B. ; KIRKWOOD, R. N. . Women With Early Stages of Knee Osteoarthritis Demonstrate Lower Mechanical Work Efficiency at the Knee. Topics in Geriatric Rehabilitation , v. 29, p. 62-66, 2013.

  • RESENDE, R. A. ; Nascimento, L.R. ; SILVA, M.C.L ; PINHEIRO, A.C. ; FONSECA, S. T. ; KIRKWOOD, R. N. . Desenvolvimento de um modelo de pé segmentado para avaliação de indivíduos calçados. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso) , v. 26, p. 95-105, 2013.

  • MAGALHAES, CMB ; RESENDE, RENAN ALVES ; KIRKWOOD, RENATA NOCE . Increased hip internal abduction moment and reduced speed are the gait strategies used by women with knee osteoarthritis. Journal of Electromyography and Kinesiology , v. 23, p. 1243-1249, 2013.

  • KIRKWOOD, R. N. ; RESENDE, R. A. ; Kirkwood, S.A. ; OLVEIRA, F. C. ; VALLONE, M.L.D.C. . Sistema GaitGrabber na captação de dados cinemáticos durante a marcha. Motriz : Revista de Educação Física (Online) , v. 18, p. 505-514, 2012.

  • MAGALHAES, C. M. B. ; RESENDE, R. A. ; PINHEIRO, A.C. ; SILVA, M.C.L ; KIRKWOOD, R. N. . Confiabilidade de um método para avaliar as estratégias redutoras da sobrecarga sobre o joelho durante a marcha. ConScientiae Saúde (Impresso) , v. 11, p. 383-390, 2012.

  • ARAUJO, FC ; Nascimento, L.R. ; Teixeira-Salmela, L.F. ; FONSECA, S. T. ; Resende, RA . Mecanismos de estabilização muscular da cintura escapular e relações com a cinemática do complexo do ombro: uma revisão da literatura.. Revista Terapia Manual , v. 10, p. 346-352, 2012.

  • Nascimento, L.R. ; RESENDE, R. A. ; Carvalho, A.C. ; FONSECA, S. T. ; Teixeira-Salmela, L.F. . Marcha humana: teorias, contribuições musculares e implicações clínicas. Revista Terapia Manual , v. 10, p. 537-543, 2012.

  • RESENDE, R. A. ; FONSECA, S. T. ; SILVA, P. L. ; MAGALHAES, C. M. B. ; KIRKWOOD, R. N. . Power at hip, knee and ankle joints are compromised in women with mild and moderate knee osteoarthritis. Clinical Biomechanics (Bristol) , v. 27, p. 1038-1044, 2012.

  • Nascimento, L.R. ; BITTENCOURT, N.F.N. ; RESENDE, R. A. ; Teixeira-Salmela, L.F. ; FONSECA, S T . Biomecânica aplicada ao voleibol: análise do complexo do ombro e implicações para avaliação e desempenho.. Revista Terapia Manual , v. 8, p. 483-490, 2011.

  • Kirkwood, Renata N. ; RESENDE, R. A. ; MAGALHAES, C. M. B. ; Gomes, Henrique A. ; Mingoti, Sueli A. ; Sampaio, Rosana F. . Aplicação da análise de componentes principais na cinemática da marcha de idosas com osteoartrite de joelho. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso) , v. 15, p. 52-58, 2011.

  • RESENDE, R. A. ; KIRKWOOD, R. N. ; FIGUEIREDO, E.M. . Cinemática da Marcha de Adultos Jovens: Dados Normativos Iniciais. Revista Terapia Manual , v. 39, p. 370-376, 2010.

  • Nascimento, L.R. ; RESENDE, R. A. ; POLESE, J.C. ; MAGALHAES, F.A.B. ; Teixeira-Salmela, L.F. . Evidências sobre o efeito do fortalecimento muscular em força e marcha de hemiparéticos crônicos: revisão sistemática.. Revista Terapia Manual , v. 39, p. 448-453, 2010.

  • Kirkwood, Renata N. ; Moreira, B.S. ; RESENDE, R. A. . Marcha e quedas no idoso. In: Christiane de Souza Guerion Macedo; Filipe Abdalla dos Reis. (Org.). Marcha e quedas no idoso. 1ed.Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2016, v. 1, p. 9-87.

  • Resende, RA ; KIRKWOOD, R. N. ; RIBEIRO, J. ; Deluzio, K. ; FONSECA, SÉRGIO T. . Mild leg length discrepancy affects the sagittal plane biomechanics of the lower limbs of knee osteoarthritis individuals during walking. In: IV Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia, 2016, Ribeirão Preto. Caderno de Resumos. Ribeirão Preto: COBEC, 2016. v. unico. p. 112-113.

  • CABRAL, S. ; RESENDE, R. A. ; SELBIE, S. ; VELOSO, A. . Desenvolvimento de uma Medida Global de Assimetria da Marcha. In: 6th Portuguese Congress of Biomechanics, 2015, Leiria. Annals of the 6th Portuguese Congress of Biomechanics, 2015. v. xx. p. xx-xx.

  • RESENDE, R. A. ; KIRKWOOD, R. N. ; SILVA, M.C.L ; PINHEIRO, A.C. ; FONSECA, S T . Influência da rigidez da parte anterior da entressola do tênis no deslocamento angular do pé e na potência de joelho durante a marcha. In: XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2011, Florianópolis. Fisioterapia e Pesquisa. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011. v. 18. p. 1151-1154.

  • DIAS, J. F. ; BORGES, P. R. T. ; AUAREK, L. J. ; KIRKWOOD, R. N. ; Resende, RA ; SAMPAIO, R. F. . TELERREABILITAÇÃO APÓS ARTROPLASTIA DE JOELHO: UMA SÍNTESE DAS PRINCIPAIS EVIDÊNCIAS. In: 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - 9º CBTms, 2019, São Paulo. Anais do 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - 9º CBTms, 2019. v. unico. p. 1.

  • RESENDE, R. A. ; PINHEIRO, L. S. ; BITTENCOURT, N.F.N. ; BOMTEMPO, R. ; MARTINS, S. C. S. ; OCARINO, J. M. . Association of Trunk and Hip Kinematics and Torque with the Performance in the Modified Star Excursion Balance Test in Runners. In: World Confederation for Physical Therapy Congress, 2019, Genebra. Annals of the Confederation for Physical Therapy Congress. Genebra, 2019. v. unico. p. 1.

  • CARDOSO, V. A. ; AQUINO, C. F. ; RESENDE, R. A. ; SILVA, P. L. ; FONSECA, S T ; OCARINO, J. M. . Comparison of musculoskeletal resources among individuals with different performance in a single leg squat task. In: VIII Congresso Brasileiro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva, 2018, Goiânia. Abstracts from the VIII Congresso Brasileiro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva, 2018. v. 31. p. e1-e7.

  • BARBOSA, A. S. ; OLIVEIRA, L. ; RESENDE, R. A. ; ARAUJO, P. A. ; ARAUJO, V. L. ; OKAI-NOBREGA, L. A. ; FONSECA, SÉRGIO T. ; SOUZA, T. R. . CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE MOVIMENTO 3D NA INTERVENÇÃO CIRÚRGICA ORTOPÉDICA - ESTUDO PILOTO. In: XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia (COBRAF), 2018, Belo Horizonte. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2018.

  • CARDOSO, T. B. ; JARDIM, S. H. O. ; MENDONCA, L. M. ; TREDE FILHO, R. G. ; MASCARENHAS, R. O. ; OCARINO, J. M. ; RESENDE, R. A. . Associação entre a força dos músculos do tronco e do quadril e o desempenho em um teste de estabilidade central. In: XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia (COBRAF), 2018, Belo Horizonte. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2018.

  • RODRIGUES, A. L. R. ; PINHEIRO, L. S. ; OCARINO, J. M. ; BITTENCOURT, N.F.N. ; MARTINS, S. C. S. ; BOMTEMPO, R. ; RESENDE, R. A. . Relação entre o torque dos músculos do tronco e o desempenho de atletas no StarTeste Modificado. In: XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia (COBRAF), 2018, Belo Horizonte. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2018.

  • MARTINS, S. C. S. ; RESENDE, R. A. ; PINHEIRO, L. S. ; BOMTEMPO, R. ; OCARINO, J. M. . Associação entre Força Isométrica de Rotadores Laterais de Quadril e Extensores de Quadril em Atletas. In: XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia (COBRAF), 2018, Belo Horizonte. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2018.

  • PINHEIRO, L. S. ; OCARINO, J. M. ; BITTENCOURT, N.F.N. ; MARTINS, S. C. S. ; BOMTEMPO, R. ; RESENDE, R. A. . ASSOCIAÇÃO ENTRE CINEMÁTICA DE TRONCO E QUADRIL E DESEMPENHO DE ATLETAS NO STAR TESTE MODIFICADO. In: XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia (COBRAF), 2018, Belo Horizonte. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2018.

  • PAES, B. C. ; GOMES, R. B. O. ; MAGALHAES, F. ; GONTIJO, B. ; SILVA, D. ; FARIA, R. ; RESENDE, R. A. ; SOUZA, T. R. . RELAÇÃO ENTRE O ALINHAMENTO DO PÉ E A RESISTÊNCIA PASSIVA DO COMPLEXO ARTICULAR DO MEDIOPÉ. In: XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia (COBRAF), 2018, Belo Horizonte. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2018.

  • FAJARDO, C. ; BRAGA, U. M. ; TREDE FILHO, R. G. ; MASCARENHAS, R. O. ; MENDONCA, L. M. ; RESENDE, R. A. . EFEITOS DE UMA PALMILHA COM CUNHA MEDIAL NA CINEMÁTICA DE CORREDORES COM VARISMO DE PÉ. In: XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia (COBRAF), 2018, Belo Horizonte. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2018.

  • BRAGA, U. M. ; MENDONCA, L. M. ; TREDE FILHO, R. G. ; MASCARENHAS, R. O. ; FAJARDO, C. ; RESENDE, R. A. . Palmilha com elevação medial reduz a adução de quadril em corredores com varismo excessivo do pé. In: XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia (COBRAF), 2018, Belo Horizonte. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2018.

  • MADALENO, F. O. ; MURTA, B. ; SANTOS, T. R. T. ; ARAUJO, P. A. ; RESENDE, R. A. ; OCARINO, J. M. . Influência da redução da inclinação pélvica anterior na postura do ombro e na atividade eletromiográfica dos rotadores superiores da escápula. In: XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2018, Belo Horizonte. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2018.

  • FAJARDO, C. C. ; PINHEIRO, L. S. ; OCARINO, J. M. ; BITTENCOURT, N.F.N. ; SOUZA, T. R. ; MARTINS, S. C. S. ; BOMTEMPO, R. ; RESENDE, R. A. . RELAÇÃO ENTRE A CINEMÁTICA E O TORQUE DOS MÚSCULOS DO TRONCO E DA PELVE DE ATLETAS E O CONTROLE POSTURAL DINÂMICO. In: Semana do Conhecimento UFMG 2018, 2018, Belo Horizonte. Anais da Semana do Conhecimento UFMG 2018, 2018. v. unico. p. 1-1.

  • LOUZADA, I. C. ; MENDES, M. B. ; FIGUEIREDO, P. P. R. ; GONCALVES, R. V. ; RESENDE, R. A. ; MANCINI, M. C. ; BRANDAO, M. B. . MARCHA E GRAVIDADE MOTORA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PARALISIA CEREBRAL. In: Semana do Conhecimento da UFMG, 2018, Belo Horizonte. Anais da Semana do Conhecimento da UFMG, 2018. v. unico. p. 1-1.

  • GONTIJO, B. ; PAES, B. C. ; OLIVEIRA, L. M. ; ARAUJO, V. L. ; MAGALHAES, F. ; SOUZA, T. R. ; RESENDE, R. A. ; FONSECA, S T . Confiabilidade de medidas de rigidez passiva do mediopé obtidas por um novo equipamento. In: XXII COBRAF, 2018, Belo Horizonte. Anais do XXII COBRAF, 2018. v. 2. p. 01-02.

  • TREDE FILHO, R. G. ; SELFE, J. ; BONIFACIO, D. N. ; RICHARDS, J. ; RESENDE, R. A. . Efeitos de palmilhas com cunha medial sobre a cinemática, cinética e ativação muscular durante a marcha de indivíduos saudáveis. In: XVII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2017, Porto Alegre. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2017. v. unico. p. 227-228.

  • PINHEIRO, L. S. ; KIRKWOOD, R. N. ; Deluzio, K. ; RESENDE, R. A. . HOW SYMMETRIC ARE METAL-ON-METAL HIP RESURFACING PATIENTS DURING GAIT? INSIGHTS FOR REHABILITATION. In: XVII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2017, Porto Alegre. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2017. v. unico. p. 19-20.

  • HORNESTAM, J. F. ; KIRKWOOD, R. N. ; Deluzio, K. ; RESENDE, R. A. . ANÁLISE CINÉTICA E CINEMÁTICA DE JOELHOS E TRONCO DURANTE A MARCHA DE PACIENTES PÓS-ARTROPLASTIA DE QUADRIL DO TIPO RESURFACING. In: XVII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2017, Porto Alegre. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2017. v. único. p. 236-237.

  • ROSSI, D. M. ; AGOSTINHO, N. B. ; HOTTA, G. H. ; FAVARO, I. F. ; RESENDE, R. A. ; FONSECA, S T ; OLIVEIRA, A. S. . COMPARAÇÃO DAS SÉRIES TEMPORAIS DA CINEMÁTICA TRIDIMENSIONAL DA ARTICULAÇÃO ESCAPULOTORÁCICA EM INDIVÍDUOS COM E SEM DISCINESE ESCAPULAR. In: XVII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2017, Porto Alegre. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2017. v. único. p. 434-435.

  • GOMES, R. B. O. ; FREITAS, F. H. C. ; ROCHA, K. M. M. ; RESENDE, R. A. . ANÁLISE DA BIOMECÂNICA DA PRONAÇÃO UNILATERAL AUMENTADA NA MARCHA DE ADULTOS JOVENS SAUDÁVEIS NAS ARTICULAÇÕES DO JOELHO, TORNOZELO E ANTEPÉ NO PLANO SAGITAL. In: XVII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2017, Porto Alegre. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2017. v. único. p. 687-688.

  • MARTINS, S. C. S. ; OCARINO, J. M. ; RESENDE, R. A. ; FONSECA, S. T. ; AQUINO, C. F. ; CARDOSO, V. A. . CONTRIBUIÇÃO DOS TORQUES DE JOELHO E QUADRIL NO DESEMPENHO EM UMA TAREFA DE AGACHAMENTO UNIPODAL COM DEMANDA DE VELOCIDADE E PRECISÃO ? RESULTADOS PRELIMINARES. In: XXVI SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2017, Belo Hozironte. Anais da XXVI SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2017. v. 1. p. 1-1.

  • ALVES, C. O. A. ; AQUINO, M. ; AVELAR, B. ; BOMTEMPO, R. ; OCARINO, J. M. ; RESENDE, R. A. . CONFIABILIDADE TESTE-RETESTE E INTEREXAMINADOR DO INSTRUMENTO FOOT POSTURE INDEX EM ADULTOS E IDOSOS. In: XXVI SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2017, Belo Horizonte. Anais da XXVI SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Belo Horizonte, 2017. v. 1. p. 1-1.

  • MADALENO, F. O. ; SANTOS, B. A. ; ARAUJO, V. L. ; OLIVEIRA, V. C. ; Resende, Renan A. . PREVALÊNCIA DA OSTEOARTRITE DE JOELHO EM EX-ATLETAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM META-ANÁLISE.. In: XXVI SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2017, Belo Horizonte. Anais da XXVI SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Belo Horizonte, 2017. v. 1. p. 1-1.

  • RODRIGUES, A. L. R. ; RESENDE, R. A. ; FONSECA, S T ; BUENO, J. S. ; LEMOS, J. F. M. ; MAGALHAES, D. S. ; OCARINO, J. M. . TIPOS DE LESÕES APRESENTADAS POR ATLETAS DO CENTRO DO CENTRO DE TREINAMENTO ESPORTIVO DA UFMG. In: XX ENCONTRO DE EXTENSÃO, 2017, Belo Horizonte. Anais do XX Encontro de Extensão, 2017. v. 1. p. 1-1.

  • MAGALHAES, D. S. ; Resende, RA ; FONSECA, S. T. ; RODRIGUES, A. L. R. ; OCARINO, J. M. . PERFIL DOS ATENDIMENTOS DE RECUPERAÇÃO DOS ATLETAS DO CENTRO DE TREINAMENTO ESPORTIVO DA UFMG. In: XX Encontro de Extensão, 2017, Belo Horizonte. Anais do XX Encontro de Extensão, 2017. v. 1. p. 1-1.

  • AQUINO, M. R. C. ; QUINAN, G. R. ; MARTINS, T. R. ; CORGOSINHO, R. F. ; FONSECA, S. T. ; RESENDE, R. A. ; OCARINO, J. M. . EFEITO DE EXERCÍCIOS PREVENTIVOS NA ESTABILIDADE ABDOMINAL E FLEXIBILIDADE DAS ATLETAS DO NADO SINCRONIZADO DO CENTRO DE TREINAMENTO ESPORTIVO DA UFMG. In: XX Encontro de Extensão, 2017, Belo Horizonte. Anais do XX Encontro de Extensão, 2017. v. 1. p. 1-1.

  • RESENDE, R. A. ; KIRKWOOD, R. N. ; RUDAN, JOHN F. ; Deluzio, K. . How symmetric are metal-on-metal hip resurfacing patients during gait? Insights for the rehabilitation. In: World Confederation for Physical Therapy Congress, 2017, Cape Town. Proceedings of the World Confederation for Physical Therapy Congress, 2017. v. unico. p. RR-PL-1632-RR-PL-1632.

  • NEIVA, P. ; KIRKWOOD, R. N. ; RESENDE, R. A. . IMPACT OF THE ADENOTONSILLECTOMY FOLLOWED BY PHYSICAL THERAPY INTERVENTIONS IN MOUTH BREATHING CHILDREN: A CONTROLLED CLINICAL TRIAL. In: World Confederation for Physical Therapy Congress, 2017, Cape Town. Proceedings of the World Confederation for Physical Therapy Congress, 2017. v. UNICO. p. RR-PO-16-18-MON-RR-PO-16-18-MON.

  • FONSECA, S T ; OCARINO, J. M. ; SOUZA, T. R. ; RESENDE, R. A. ; BITTENCOURT, N.F.N. . Complex Systems in Sport, International Congress: Linking Theory and Practice. In: Complex Systems in Sport, International Congress: Linking Theory and Practice, 2017, Barcelona. Complex Systems in Sport, International Congress: Linking Theory and Practice, 2017.

  • SOARES, B. M. ; KIRKWOOD, R. N. ; Deluzio, K. ; FONSECA, S. T. ; MENDONCA, L. M. ; Resende, RA . Discrepância de comprimento de membros moderada modifica a biomecânica de indivíduos com osteoartrite de joelho na marcha. In: XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2016, Recife. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2016. v. 1. p. xx-xx.

  • DINIZ, K. M. A. ; RESENDE, R. A. ; ORLANDI, M. F. S. ; MASCARENHAS, R. O. ; SILVA, H. J. ; MENDONCA, L. M. . Posicionamento de membros superiores na cinemática de membros inferiores no plano transverso durante agachamento unipodal. In: XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2016, Recife. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2016. v. 1. p. xx-xx.

  • ORLANDI, M. F. S. ; MENDONCA, L. M. ; MASCARENHAS, R. O. ; DINIZ, K. M. A. ; RESENDE, R. A. . A posição dos membros superiores modifica a cinemática dos membros inferiores no plano sagital durante agachamento unipodal?. In: XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2016, Recife. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2016. v. 1. p. xx-xx.

  • Nascimento, L.R. ; RESENDE, R. A. . Strengthening of hip and knee muscles reduces pain and improves activity after knee anterior pain: systematic review. In: XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2016, Recife. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2016. v. 1. p. xx-xx.

  • RESENDE, R. A. ; KIRKWOOD, R. N. ; DELUZIO, K. J. ; MENDONCA, L. M. ; FONSECA, S T . Discrepância de membros aumenta a rotação externa de pelve e tronco de indivíduos com osteoartrite de joelho. In: XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2016, Recife. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2016. v. 1. p. xx-xx.

  • MASCARENHAS, R. O. ; RESENDE, R. A. ; ORLANDI, M. F. S. ; DINIZ, K. M. A. ; MENDONCA, L. M. . Posicionamento de membros superiores não modifica a cinemática de membros inferiores no plano frontal durante agachamento unipodal. In: XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2016, Recife. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2016. v. 1. p. xx-xx.

  • SILVA, H. J. ; RESENDE, R. A. ; MASCARENHAS, R. O. ; DINIZ, K. M. A. ; MENDONCA, L. M. . Confiabilidade intra-examinador de teste clinico que avalia a função muscular de rotadores lateriais de quadril. In: XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2016, Recife. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2016. v. 1. p. xx-xx.

  • NUNES, E. A. ; COSTA, R. L. ; Resende, RA ; RIBEIRO, F. F. ; SAMPAIO, R. F. . Descompasso entre saúde e arte: uma análise do perfil clínico ocupacional dos profissionais da música. In: I Congresso Acadêmico de Saúde Coletiva, 2016, Viçosa. Anais do I Congresso Acadêmico de Saúde Coletiva, 2016. v. 7. p. 21-21.

  • Nascimento, L.R. ; Resende, RA ; SCIANNI, A. A. ; ADA, L. ; Teixeira-Salmela, L.F. . Perceptions of Individuals with Stroke Regarding the Use of Walking Sticks: a Quali-quantitative Analysis.. In: XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2016, Recife`. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2016. v. 1. p. xx-xx.

  • ROSSI, D. M. ; RESENDE, R. A. ; FONSECA, S T ; HOTTA, G. H. ; OLIVEIRA, A. S. . Análise de Componentes Principais na Cinemática Escapulotorácica em Condições de Dor no Ombro e Discinese Escapular. In: XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2016, Recife. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2016. v. 1. p. xx-xx.

  • RESENDE, R. A. ; KIRKWOOD, R. N. ; Deluzio, K. ; TREDE FILHO, R. G. ; FONSECA, S T . The biomechanical effects of small leg length discrepancy during the stance phase of gait. In: XVI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2015, Florianópolis. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2015. v. Unico. p. 190-190.

  • Resende, RA ; Kirkwood, Renata N. ; Deluzio, K. ; TREDE FILHO, R. G. ; FONSECA, S T . THE EFFECTS OF UNILATERAL FOOT PRONATION ON THE BIOMECHANICS OF THE LOWER LIMBS DURING THE STANCE PHASE OF GAIT IN INDIVIDUALS WITH KNEE OSTEOARTHRITIS. In: XVI Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2015, Florianópolis. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2015. v. 1. p. 104-104.

  • Resende, RA ; Deluzio, K. ; KIRKWOOD, R. N. ; TREDE FILHO, R. G. ; MARTINS, C. C. ; FONSECA, S T . LEG LENGTH DISCREPANCY AFFECTS THE SAGITTAL PLANE BIOMECHANICS OF THE LOWER LIMBS DURING THE STANCE PHASE OF WALKING. In: 25º Congress of the International Society of Biomechanics, 2015, Glasgow. Abstract book of the 25º Congress of the International Society of Biomechanics. Glasgow: International Society of Biomechanics, 2015. v. Único. p. 332-332.

  • Resende, RA ; Deluzio, K. ; KIRKWOOD, R. N. ; TREDE FILHO, R. G. ; SILVA, A. F. ; ORLANDI, M. F. S. ; FONSECA, S T . UNILATERAL FOOT PRONATION INCREASES IPSILATERAL SHANK INTERNAL ROTATION AND CONTRALATERAL KNEE ADDUCTION MOMENT OF INDIVIDUALS WITH KNEE OSTEOARTHRITIS DURING THE STANCE PHASE OF GAIT. In: 25º Congress of the International Society of Biomechanicsº Congress of the International Society of Biomechanics, 2015, Glasgow. Abstract book of the 25º Congress of the International Society of Biomechanics. Glasgow: International Society of Biomechanics, 2015. v. Único. p. 868-868.

  • ROSSI, D. M. ; Resende, RA ; FONSECA, S T ; OLIVEIRA, A. S. . PRINCIPAL COMPONENT ANALYSIS APPLICATION ON SCAPULOTHORACIC KINEMATIC IN HEALTHY AND SHOULDER PAIN SUBJECTS. In: 25º Congress of the International Society of Biomechanics, 2015, Glasgow. Abstract book of the 25º Congress of the International Society of Biomechanics. Glasgow: International Society of Biomechanics, 2015. v. Único. p. 2139-2139.

  • RESENDE, R. A. ; HASSAN, E. A. ; DELUZIO, K. J. ; KIRKWOOD, R. N. ; FONSECA, S. T. . Increased unilateral foot pronation increases knee adduction moment on the contralateral lower limb. In: 7th World Congress of Biomechanics, 2014, Boston. Annals of the 7th World Congress of Biomechanics, 2014.

  • CABRAL, S. ; Resende, RA ; SELBIE, S. ; VELOSO, A. . Development of a Global Gait Symmetry Score. In: 7th World Congress of Biomechanics, 2014, Boston. Annals of the 7th World Congress of Biomechanics, 2014. v. Unico.

  • MARTINS, C. C. ; RESENDE, RENAN ALVES ; TREDE FILHO, R. G. ; FONSECA, S. T. ; Kirkwood, Renata N. . Efeitos da pronação do pé aumentada ipsilateralmente e contralateralmente na biomecânica de membros inferiores de indivíduos com osteoartrite de joelho durante a marcha. In: II Congresso Internacional de Fisioterapia da Bahia, 2014, Bahia. Revista Inspirar - Movimento e Saúde. Bahia: Faculdade Inpisrar, 2014. v. 6. p. 53-53.

  • OLIVEIRA, A. C. C. ; Resende, RA ; HASSAN, E. A. ; Deluzio, K. ; FONSECA, S. T. ; Kirkwood, Renata N. . Aumento da pronação unilateral do pé aumenta o momento adutor do joelho no membro inferior contralateral. In: II Congresso Internacional de Fisioterapia da Bahia, 2014, Bahia. Revista Inspirar - Movimento e Saúde. Curitiba: Faculdade Inpisrar, 2014. v. 4. p. 37-37.

  • Leite, D.X. ; RESENDE, R. A. ; KIRKWOOD, R. N. ; PINHEIRO, A.C. ; SILVA, M.C.L . Influência da rigidez da parte anterior da entressola do tênis na potência de joelho durante a marcha. In: III Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética, 2011, Vitória. Anais do III CIRNE, 2011. v. único. p. 13018-13018.

  • Leite, D.X. ; RESENDE, R. A. ; KIRKWOOD, R. N. ; PINHEIRO, A.C. ; SILVA, M.C.L . Influência da rigidez da parte anterior da entressola do tênis no deslocamento angular do pé durante a marcha. In: III Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética, 2011, Vitória. Anais do III CIRNE, 2011. v. único. p. 13208-13208.

  • Magalhães, C. M. B. ; KIRKWOOD, R. N. ; RESENDE, R. A. ; PINHEIRO, A.C. ; SILVA, M.C.L . Compensações redutoras da carga no compartimento medial do joelho durante a marcha em indivíduos com osteoartrite. In: III Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética, 2011, Vitória. Anais do III CIRNE, 2011. v. único. p. 12909-12909.

  • Magalhães, C. M. B. ; KIRKWOOD, R. N. ; RESENDE, R. A. ; SILVA, M.C.L ; PINHEIRO, A.C. . Confiabilidade intra-examinador das estratégias redutoras do momento de força externo adutor do joelho durante a marcha. In: III Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética, 2011, Vitória. Anais do III CIRNE, 2011. v. único. p. 12908-12908.

  • KIRKWOOD, R. N. ; Magalhães, C. M. B. ; RESENDE, R. A. ; Deluzio, K. . Discriminating strategies to reduce knee external adductor moment in female subjects with OA at medial compartment of the knee. In: 13th Rehabilitation Research Colloquium, 2011, Kingston. Abstracts of the 13th Rehabilitation Research Colloquium, 2011. v. único. p. 21-21.

  • RESENDE, R. A. ; MAGALHAES, C. M. B. ; KIRKWOOD, R. N. ; SILVA, M.C.L ; PINHEIRO, A.C. . Strategies to reduce the load on the knee with osteoarthritis. In: 16th International Conference on Perception-Action, 2011, Ouro Preto. 16th International Conference on Perception-Action Procedings, 2011. v. único. p. 160-160.

  • Magalhães, C. M. B. ; KIRKWOOD, R. N. ; RESENDE, R. A. ; SILVA, M.C.L ; PINHEIRO, A.C. ; Magalhães, C.R.D.S. . Compensações redutoras do momento de força externo adutor do joelho durante a marcha em indivíduos com osteoartrite. In: XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2011, Florianópolis. Fisioterapia e Pesquisa. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011. v. 18. p. 1169-1169.

  • RESENDE, R. A. ; Nascimento, L.R. ; KIRKWOOD, R. N. ; SILVA, M.C.L ; PINHEIRO, A.C. ; FONSECA, S T . Confiabilidade de um modelo de pé segmentado para a pesquisa e aplicações clínicas. In: XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2011, Florianópolis. Revista Fisioterapia e Pesquisa - Anais do XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011. v. 18. p. 575-575.

  • RESENDE, R. A. ; KIRKWOOD, R. N. ; Kirkwood, S.A. ; OLVEIRA, F. C. ; VALLONE, M.L.D.C. . Confiabilidade do sistema Gaitgrabber na captação de dados temporais, espaciais e cinemáticos no plano sagital durante a marcha. In: XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2011, Florianópolis. Fisioterapia e Pesquisa. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011. v. 18. p. 574-574.

  • SANTOS, P. ; GARCIA, P.A. ; DIAS, R.C. ; DIAS, J.M.D. ; PINHEIRO, A.C. ; RESENDE, R. A. . Associação entre Mobilidade Funcional, Força de Preensão Palmar e Função Muscular de Membros Inferiores em Idosos da Comunidade. In: XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2010, Belo Horizonte. Revista Geriatria e Gerontologia. Belo Horizonte, 2010. v. 4. p. 120-121.

  • SILVA, M.C.L ; Magalhães, C. M. B. ; PINHEIRO, A.C. ; RESENDE, R. A. ; KIRKWOOD, R. N. . Potência das Articulações do Quadril e Joelho no Plano Frontal Durante a Marcha de Idosas com Osteoartrite Medial de Joelho. In: XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2010, Belo Horizonte. Revista Geriatria e Gerontologia, 2010. v. 4. p. 586-586.

  • PINHEIRO, A.C. ; RESENDE, R. A. ; Magalhães, C. M. B. ; GOMES, H. A. ; KIRKWOOD, R. N. ; SILVA, M.C.L . Análise de Componentes Principais: Uma Nova Proposta Para a Análise da Marcha de Indivíduos com Osteoartrite. In: XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2010, Belo Horizonte. Revista Geriatria e Gerontologia, 2010. v. 4. p. 160-160.

  • PINHEIRO, A.C. ; RESENDE, R. A. ; SILVA, M.C.L ; Magalhães, C. M. B. ; KIRKWOOD, R. N. . Alterações na Potência das Articulações dos Membros Inferiores Durante a Marcha de Idosas com Osteoartrite de Joelho. In: XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2010, Belo Horizonte. Revista Geriatria e Gerontologia, 2010. v. 4. p. 159-159.

  • RESENDE, R. A. ; Magalhães, C. M. B. ; SILVA, M.C.L ; PINHEIRO, A.C. ; KIRKWOOD, R. N. . Confiabilidade das Estratégias Redutoras de Carga no Compartimento Medial do Joelho Durante a Marcha em Indivíduos com Osteoartrite. In: XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2010, Belo Horizonte. Revista Geriatria e Gerontologia. Belo Horizonte, 2010. v. Único. p. 17-17.

  • SANTOS, P. ; Antero, J.S. ; GARCIA, P.A. ; DIAS, J.M.D. ; SILVA, M.C.L ; RESENDE, R. A. . Comparação da Função Muscular Isocin[etica dos Membros Inferiores Entre Idosos Caidores e Não Caidores. In: XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2010, Belo Horizonte. Revista Geriatria e Gerontologia. Belo Horizonte, 2010. v. Único. p. 140-140.

  • RESENDE, R. A. ; PINHEIRO, A.C. ; SILVA, M.C.L ; Magalhães, C. M. B. ; KIRKWOOD, R. N. . Alterações do Trabalho Realizado pelas articulações dos Membros Inferiores Durante a Marcha em Indivíduos com Osteoartrite de Joelho. In: XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2010, Belo Horizonte. Revista Geriatria e Gerontologia. Belo Horizonte, 2010. v. 4. p. 112-112.

  • RESENDE, R. A. ; PINHEIRO, A.C. ; SILVA, M.C.L ; Magalhães, C. M. B. ; KIRKWOOD, R. N. . Alterações do Trabalho Gerado e Absorvido Pelas Articulações dos Membros Inferiores Durante a Marcha em Indivíduos com Osteoartrite de Joelho. In: XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2010, Belo Horizonte. Revista Geriatria e Gerontologia. Belo Horizonte, 2010. v. 4. p. 111-111.

  • RESENDE, R. A. ; ALMEIDA, G.F. ; KIRKWOOD, R. N. ; BITTENCOURT, N.F.N. ; PINHEIRO, A.C. ; SILVA, M.C.L ; Leite, D.X. . Força dos Músculos do Quadril e a Dor Patelo-femoral. In: I Congresso Internacional de Fisioterapia da FCT - UNESP, 2010, Presidente Prudente. Anais do I Congresso Internacional de Fisioterapia da FCT - UNESP. Presidente Prudente, 2010. v. Único. p. 133-133.

  • RESENDE, R. A. ; KIRKWOOD, R. N. ; SILVA, M.C.L ; PINHEIRO, A.C. ; Magalhães, C. M. B. . Alterações da Potência Articular em Indivíduos com Osteoartrite de Joelho. In: I Congresso Internacional de Fisioterapia da FCT - UNESP, 2010, Presidente Prudente. Anais do I Congresso Internacional de Fisioterapia da FCT - UNESP. Presidente Prudente, 2010. v. Único. p. 115-115.

  • RESENDE, R. A. ; KIRKWOOD, R. N. ; SILVA, M.C.L ; PINHEIRO, A.C. ; Magalhães, C. M. B. . Alterações do Trabalho Articular em Indivíduos com Osteoartrite de Joelho. In: I Congresso Internacional de Fisioterapia da FCT - UNESP, 2010, Presidente Prudente. Anais do I Congresso Internacional de Fisioterapia da FCT - UNESP. Presidente Prudente, 2010. v. Único. p. 116-116.

  • Machado, G.C. ; Nascimento, L.R. ; POLESE, J.C. ; RESENDE, R. A. ; MAGALHAES, F.A.B. ; Pinheiro, M.B. ; Teixeira-Salmela, L.F. . Fortalecimento Muscular e Marcha em hemiplégicos: revisão sistemática. In: I Congresso Internacional de Fisioterapia da FCT - UNESP, 2010, Presidente Prudente. Anais do I Congresso Internacional de Fisioterapia da FCT - UNESP. Presidente Prudente, 2010. v. Único. p. 100-100.

  • LOPES, A. J. ; Moreira, B.S. ; GOMES, H. A. ; Gomes, S. ; PINHEIRO, A.C. ; RESENDE, R. A. ; KIRKWOOD, R. N. . Parâmetros Espaço-temporais da Iniciação de Marcha em Idosas Com e Sem História de Queda Acidental. In: XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2010, Belo Horizonte. Revista Geriatria e Gerontologia. Belo Horizonte, 2010. v. 4. p. 644-645.

  • Magalhães, C. M. B. ; KIRKWOOD, R. N. ; RESENDE, R. A. . Estratégias Redutoras da Carga no Compartimento Medial do Joelho Durante a Marcha em Indivíduos com Osteoartrite. In: XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2010, Belo Horizonte. Revista Geriatria e Gerontologia. Belo Horizonte, 2010. v. 4. p. 411-412.

  • Nascimento, L.R. ; Machado, G.C. ; POLESE, J.C. ; RESENDE, R. A. ; MAGALHAES, F.A.B. ; Teixeira-Salmela, L.F. . Efeitos do Fortalecimento Muscular Progressivo No Desempenho da Marcha em Hemiplégicos Crônicos: Uma Revisão Sistemática. In: I Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional, 2010, Petrópolis. Revista Brasileira de Fisioterapia, 2010. v. 14. p. 153-153.

  • RESENDE, R. A. ; KIRKWOOD, R. N. . ANÁLISE CINEMÁTICA DA MARCHA DE ADULTOS JOVENS: UM ESTUDO NORMATIVO. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE REABILITAÇÃO NEUROMUSCULOESQUELETICA E ESPORTIVA, 2009, Belo Horizonte. Revista Terapia Manual, 2009.

  • RESENDE, R. A. . ANÁLISE DO DESLOCAMENTO ANGULAR DA ARTICULAÇÃO DO JOELHO NA MARCHA DE INDIVÍDUOS COM OSTEOARTRITE: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS. In: V Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais, 2009, Araxá. Anais do V Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais, 2009.

  • RESENDE, R. A. ; Magalhães, C. M. B. ; GOMES, H. A. ; PINHEIRO, A.C. ; SILVA, M.C.L ; KIRKWOOD, R. N. . ANALISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS DO JOELHO NA MARCHA DE IDOSOS COM OSTEOARTRITE. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. Revista Fisioterapia e Pesquisa. São Paulo: USP, 2009. v. 16. p. 451-451.

  • RESENDE, R. A. ; Magalhães, C. M. B. ; GOMES, H. A. ; PINHEIRO, A.C. ; SILVA, M.C.L ; KIRKWOOD, R. N. . Análise Eletromiográfica da Marcha de Idosos Com e Sem História de Quedas. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. Revista Fisioterapia e Pesquisa. São Paulo: USP, 2009. v. 16. p. 203-203.

  • RESENDE, R. A. ; KIRKWOOD, R. N. ; FIGUEIREDO, E.M. . CINEMÁTICA DA MARCHA DE ADULTOS JOVENS: UM ESTUDO NORMATIVO. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. Revista Fisioterapia e Pesquisa. São Paulo: USP, 2009. v. 16. p. 23-23.

  • TELAROLLI, D. J. A. ; GROSSI, D. B. ; CERVI, A. C. C. ; SANTIAGO, P. R. P. ; LEMOS, T. W. ; RESENDE, R. A. . Comparison of foot kinematics and foot plantar area and pressure between five different closed kinematic tasks. JOURNAL OF THE AMERICAN PODIATRIC MEDICAL ASSOCIATION , 2019.

  • MURTA, B. ; SANTOS, T. R. T. ; ARAUJO, P. A. ; Resende, RA ; OCARINO, J. M. . Influence of reducing anterior pelvic tilt on shoulder posture and electromyographic activity of scapular upward rotators. Brazilian Journal of Physical Therapy , 2019.

  • RESENDE, R. A. . Palmilhas para discrepância de membros inferiores. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, R. A. ; PINHEIRO, L. S. ; BITTENCOURT, N.F.N. ; BOMTEMPO, R. ; MARTINS, S. C. S. ; OCARINO, J. M. . Association of Trunk and Hip Kinematics and Torque with the Performance in the Modified Star Excursion Balance Test in Runners. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, R. A. . Papel do Raciocinio Clínico na Fisioterapia Musculoesquelética. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, R. A. . Moderador da mesa redonda sobre Empreendedorismo na Fisioterapia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, R. A. . Moderador da Mesa Redonda Moderna Multidisciplinar - Lesões em Ombro do Atleta. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Resende, RA . Biomecânica do Tornozelo Normal e do Tornozelo com Osteoartrose. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TREDE FILHO, R. G. ; SELFE, J. ; BONIFACIO, D. ; RICHARDS, J. ; RESENDE, R. A. . Efeitos de palmilhas com cunha medial sobre a cinemática, cinética e ativação muscular durante a marcha de indivíduos saudáveis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, R. A. . IMPACT OF THE ADENOTONSILLECTOMY FOLLOWED BY PHYSICAL THERAPY INTERVENTIONS IN MOUTH BREATHING CHILDREN: A CONTROLLED CLINICAL TRIAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, R. A. . How symmetric are metal-on-metal hip resurfacing patients during gait? Insights for the rehabilitation. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, R. A. . Utilização de órteses em reabilitação postural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RESENDE, R. A. . Moderador da Mesa de Debate - Experiências de implantação e uso da CIF no universo acadêmico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Resende, RA . Análise de Componentes Principais (PCA) como opção de análise de séries temporais de dados biomecânicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Resende, RA . Mild leg length discrepancy affects the sagittal plane biomechanics of the lower limbs of knee osteoarthritis individuals during walking. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, RENAN ALVES ; KIRKWOOD, R. N. ; Deluzio, K. ; MENDONCA, L. M. ; FONSECA, S T . Discrepância de membros aumenta a rotação externa de pelve e tronco de indivíduos com osteoartrite de joelho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Nascimento, L.R. ; RESENDE, RENAN ALVES . Strengthening of hip and knee muscles reduces pain and improves activity after knee anterior pain: systematic review. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, B. M. ; KIRKWOOD, R. N. ; Deluzio, K. ; FONSECA, S. T. ; MENDONCA, L. M. ; Resende, RA . Discrepância de comprimento de membros moderada modifica a biomecânica de indivíduos com osteoartrite de joelho na marcha. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Resende, RA . Avaliação da biomecânica da corrida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RESENDE, R. A. . The Biomechanical Effects of Small Leg Length Discrepancy During The Stance Phase of Gait. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, R. A. . The Effects of Unilateral Foot Pronation on The Biomechanics of The Lower Limbs During The Stance Phase of Gait in Individuals with Knee Osteoarthritis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Resende, RA ; DELUZIO, K. J. ; KIRKWOOD, R. N. ; TREDE FILHO, R. G. ; SILVA, A. F. ; FONSECA, S T . UNILATERAL FOOT PRONATION INCREASES IPSILATERAL SHANK INTERNAL ROTATION AND CONTRALATERAL KNEE ADDUCTION MOMENT OF INDIVIDUALS WITH KNEE OSTEOARTHRITIS DURING THE STANCE PHASE OF GAIT. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Resende, RA ; DELUZIO, K. J. ; KIRKWOOD, R. N. ; TREDE FILHO, R. G. ; MARTINS, C. C. ; FONSECA, S T . LEG LENGTH DISCREPANCY AFFECTS THE SAGITTAL PLANE BIOMECHANICS OF THE LOWER LIMBS DURING THE STANCE PHASE OF WALKING. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Resende, RA . Análise de Movimento: aplicabilidade clínica e científica.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RESENDE, R. A. ; KIRKWOOD, R. N. ; SILVA, M.C.L ; PINHEIRO, A.C. ; FONSECA, S T . Influência da rigidez da parte anterior da entressola do tênis no deslocamento angular do pé e na potência de joelho durante a marcha. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, R. A. ; Nascimento, L.R. ; KIRKWOOD, R. N. ; SILVA, M.C.L ; PINHEIRO, A.C. ; FONSECA, S T . Confiabilidade de um modelo de pé segmentado para a pesquisa e aplicações clínicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Magalhães, C. M. B. ; KIRKWOOD, R. N. ; RESENDE, R. A. ; SILVA, M.C.L ; MAGALHAES, C. M. B. ; Magalhães, C.R.D.S. . Compensações redutoras do momento de força externo adutor do joelho durante a marcha em indivíduos com osteoartrite. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, R. A. ; KIRKWOOD, R. N. ; Kirkwood, S.A. ; OLVEIRA, F. C. ; VALLONE, M.L.D.C. . Confiabilidade do sistema Gaitgrabber na captação de dados temporais, espaciais e cinemáticos no plano sagital durante a marcha. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Resende, RA ; MAGALHAES, C. M. B. ; KIRKWOOD, R. N. ; SILVA, M.C.L ; PINHEIRO, A.C. . Strategies to reduce the load on the knee with osteoarthritis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RESENDE, R. A. ; Magalhães, C. M. B. ; SILVA, M.C.L ; PINHEIRO, A.C. ; KIRKWOOD, R. N. . Confiabilidade das Estratégias Redutoras de Carga no Compartimento Medial do Joelho Durante a Marcha em Indivíduos com Osteoartrite. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, R. A. ; PINHEIRO, A.C. ; SILVA, M.C.L ; Magalhães, C. M. B. ; KIRKWOOD, R. N. . Alterações do Trabalho Realizado pelas articulações dos Membros Inferiores Durante a Marcha em Indivíduos com Osteoartrite de Joelho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, R. A. ; PINHEIRO, A.C. ; SILVA, M.C.L ; Magalhães, C. M. B. ; KIRKWOOD, R. N. . Alterações do Trabalho Gerado e Absorvido Pelas Articulações dos Membros Inferiores Durante a Marcha em Indivíduos com Osteoartrite de Joelho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, R. A. . Alterações do Trabalho Articular em Indivíduos com Osteoartrite de Joelho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, R. A. . Alterações da Potência Articular em Indivíduos com Osteoartrite de Joelho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, R. A. . Força dos Músculos do Quadril e a Dor Patelo-femoral. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, R. A. ; KIRKWOOD, R. N. ; FIGUEIREDO, E.M. . CINEMÁTICA DA MARCHA DE ADULTOS JOVENS: UM ESTUDO NORMATIVO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, R. A. ; KIRKWOOD, R. N. ; LOPES, A. J. ; TREDE FILHO, R. G. ; MINGOTI, S.A. ; PEREIRA, L. S. M. . Análise Eletromiográfica da Marcha de Idosos Com e Sem História de Quedas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, R. A. ; Magalhães, C. M. B. ; GOMES, H. A. ; PINHEIRO, A.C. ; SILVA, M.C.L ; KIRKWOOD, R. N. . ANALISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS DO JOELHO NA MARCHA DE IDOSOS COM OSTEOARTRITE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, R. A. ; KIRKWOOD, R. N. . Estudo Cinemático das Articulações dos Membros Inferiores Durante a Marcha em Indivíduos Jovens do Sexo Masculino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TREDE FILHO, R. G. ; KIRKWOOD, R. N. ; RESENDE, R. A. ; ALENCAR, R. ; PEREIRA, L. S. M. . Análise Eletromiográfica da Marcha de Idosos com e sem História de Quedas Recorrentes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TREDE FILHO, R. G. ; KIRKWOOD, R. N. ; RESENDE, R. A. ; ALENCAR, R. ; PEREIRA, L. S. M. . Análise Eletromiográfica da Marcha de Idosos com e sem História de Quedas Recorrentes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RESENDE, R. A. ; KIRKWOOD, R. N. . Análise Cinemática da Marcha de Adultos Jovens: Um Estudo Normativo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Resende, RA . Revisão para o periódico BMC Musculoskeletal Disorders. 2019.

Resende, RA . Revisão 2 para o periódico Gait and Posture. 2019.

Resende, RA . Revisão para o periódico Clinical Biomechanics. 2019.

Resende, RA . Parecer para o periódico Journal of Applied Biomechanics. 2019.

RESENDE, R. A. . Parecer para o periódico Brazilian Journal of Physical Therapy em abril. 2019.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Brazilian Journal of Physical Therapy em 19 de setembro.. 2018.

Resende, RA . Revisão para o periódico Brazilian Journal of Physical Therapy em agosto.. 2018.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Gait and Posture em janeiro. 2018.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Gait and Posture em agosto.. 2018.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Gait and Posture em maio.. 2018.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Journal of Biomechanics em janeiro.. 2018.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Journal of Biomechanics em fevereiro.. 2018.

Resende, RA . Revisão para o periódico Sports Biomechanics em maio.. 2018.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Brazilian Journal of Physical Therapy em 1 de setembro.. 2018.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Gait and Posture em outubro. 2018.

Resende, RA . Revisão para o periódico Gait and Posture em 19 de dezembro. 2018.

Resende, RA . Revisão 2 para o periódico Gait and Posture em 19 de dezembro. 2018.

Resende, RA . Revisão 2 para o periódico Gait and Posture em 22 de dezembro. 2018.

Resende, RA . Revisão para o periódico BMC Musculoskeletal Disorders. 2018.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Clinical Biomechanics em maio.. 2017.

Resende, RA . Revisão para o periódico Gait and Posture em julho.. 2017.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Gait and Posture em dezembro.. 2017.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Gait and Posture em outubro.. 2017.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Journal of the American Podiatric Medical Association em abril.. 2017.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Journal of the American Podiatric Medical Association em junho.. 2017.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Journal of Biomechanics. 2017.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Osteoarthritis and Cartilage em abril.. 2017.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Osteoarthritis and Cartilage em fevereiro.. 2017.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Plos One em abril.. 2017.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Plos One em março.. 2017.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Plos One em maio.. 2017.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Brazilian Journal of Physical Therapy em fevereiro.. 2017.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Brazilian Journal of Physical Therapy em abril.. 2017.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Sports Biomechanics. 2017.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Brazilian Journal of Physical Therapy. 2016.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Journal of Applied Biomechanics. 2016.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Plos One. 2016.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Sports Biomechanics. 2016.

RESENDE, R. A. . Revisão para o periódico Sports Biomechanics. 2016.

RESENDE, R. A. . Apostila de Cinesioterapia. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas para o curso APRIMORE).

Resende, RA . Apostila de Anatomia I - Sistema muscular para o curso APRIMORE. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas para o curso APRIMORE).

Resende, RA . Apostila de Anatomia II - Sistema Articular para o curso APRIMORE. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas para o curso APRIMORE).

Resende, RA . Apostila de Reumatologia para o curso APRIMORE. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas para o curso APRIMORE).

Resende, RA . Apostila de Próteses e Órteses para o curso APRIMORE. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas para o curso APRIMORE).

Resende, RA . Apostila de Ortopedia I para o curso APRIMORE. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas para o curso APRIMORE).

Resende, RA . Apostila de Ortopedia II para o curso APRIMORE. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas para o curso APRIMORE).

Resende, RA . Apostila de Recursos Bioelétricos para o curso APRIMORE. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas para o curso APRIMORE).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Correlação entre o movimento de pronação durante a marcha e o alinhamento e função de estruturas do membro inferior de adultos saudáveis, Descrição: O objetivo geral deste estudo é avaliar a correlação entre o movimento de pronação durante a fase de apoio da marcha e características de alinhamento e função de estruturas que compõem o membro inferior.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Alves Resende - Coordenador / Thales Rezende de Souza - Integrante / Raphael Borges de Oliveira Gomes - Integrante / Bruno da Costa Paes - Integrante / Thais Brasil Cardoso - Integrante.

  • 2016 - Atual

    RELAÇÃO ENTRE A CINEMÁTICA E O TORQUE DOS MÚSCULOS DO TRONCO E DO QUADRIL E O DESEMPENHO DE ATLETAS NO STAR TEST MODIFICADO, Descrição: O objetivo do presente estudo será avaliar a relação entre a cinemática de tronco e do quadril e a capacidade de geração de torque dos músculos extensores e flexores laterais de tronco e de rotadores laterais, abdutores e extensores de quadril com o desempenho de atletas na realização do TEEEM. As hipóteses do estudo são: (1) força dos músculos do tronco e quadril apresentará correlação positiva com o desempenho no TEEEM; e (2) deslocamento angular do tronco e MMII apresentará correlação positiva com o desempenho no TEEEM. Os resultados deste estudo poderão contribuir para o melhor entendimento entre o padrão de movimento e a força muscular e o desempenho de atletas durante a realização de um teste comumente utilizado na prática clínica do fisioterapeuta esportivo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Alves Resende - Coordenador / Natalia F. N. Bittencourt - Integrante / Juliana de Melo Ocarino - Integrante / Larissa Santos Pinheiro - Integrante / SUELEN CRISTINA DE SOUZA MARTINS - Integrante / Raffi Bomtempo - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Efeitos de uma palmilha com cunha medial na cinética e cinemática de corredores com alinhamento do pé em varo, Descrição: Avaliar o efeito agudo de uma palmilha com correção de antepé, arco e retropé nos deslocamentos angulares e momentos internos de força de membros inferiores durante a fase de apoio da corrida de corredores com alinhamento do pé em varo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Alves Resende - Coordenador / Renato Guilherme Trede Filho - Integrante / Luciana de Michelis Mendonça - Integrante / Uiara Martins Braga - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Efeito de uma Cunha Medial Posicionada sob o Antepé, Retropé e Ambos Segmentos Durante a Marcha e a Descida de Degrau na Biomecânica dos Membros Inferiores de Indivíduos com Síndrome Patelofemoral, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Renan Alves Resende - Integrante / Renato Guilherme Trede Filho - Coordenador / Jocasta Ribeiro - Integrante / Vanessa Silva - Integrante.

  • 2015 - Atual

    EXISTE RELAÇÃO ENTRE A FORÇA DE TRONCO E QUADRIL E O DESEMPENHO NO TESTE DA PONTE COM EXTENSÃO UNILATERAL DE JOELHO?, Descrição: Os objetivos deste estudo são: 1. Investigar a relação entre a capacidade de geração de torque isométrico de rotadores mediais de quadril e a magnitude de rotação posterior da pelve durante o TPEUJ; 2. Investigar a relação entre a capacidade de geração de força isométrica de rotadores anteriores de tronco e a magnitude de rotação posterior da pelve durante o TPEUJ; 3. Investigar a relação entre a capacidade de geração de torque isométrico de extensores de tronco e a magnitude de rotação posterior da pelve durante o TPEUJ; 4. Investigar a relação entre a capacidade de geração de torque isométrico de extensores de quadril e a magnitude de rotação posterior da pelve durante o TPEUJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Alves Resende - Coordenador / Renato Guilherme Trede Filho - Integrante / Luciana de Michelis Mendonça - Integrante / Rodrigo de Oliveira Mascarenhas - Integrante / Samuel Henrique Oliveira Jardim - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Efeitos da pronação aumentada e da discrepância de comprimento de membros inferiores sobre a cinemática e cinética do joelho durante a fase de apoio da marcha de indivíduos com osteoartrite de joelho., Descrição: O risco de desenvolver osteoartrite (OA) de joelho ao longo da vida é de aproximadamente 45%. Estudos prévios demonstraram que o aumento de 5º de rotação interna de tíbia durante a fase de apoio da marcha acelera a degeneração da cartilagem articular do joelho. Rotação interna de tíbia é acoplada à pronação do pé. Assim, é possível que o aumento da pronação do pé acelere a progressão da doença. Discrepância de comprimento de membros aumenta o componente vertical da força de reação do solo do membro inferior mais curto, o que também pode acelerar a progressão da doença. Serão realizados 2 estudos com medidas repetidas. O objetivo do projeto é investigar os efeitos da pronação aumentada e da discrepância de comprimento de membros inferiores sobre o deslocamento angular e o momento externo de membros inferiores durante a marcha. Sandálias especificamente desenvolvidas para o estudo possibilitarão que cada indivíduo ande em 5 condições diferentes, as quais incluem uma condição controle, 2 condições nas quais as sandálias aumentarão a quantidade de pronação do pé, uma do lado com OA de joelho e uma do lado oposto à OA de joelho e duas condições nas quais as sandálias simularam discrepância de comprimento de membros inferiores. A ordem de coleta dos dados será randomizada. O sistema Oqus 4 (Qualisys, Gothenburg, Suécia) sincronizado a 6 plataformas de força será utilizado para captura dos dados da marcha. Ao final de cada condição, o indivíduo será questionado acerca da dor no joelho. A análise de componentes principais e ANOVA simples com medidas repetidas serão utilizadas para identificar diferenças entre condições nos dois estudos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Renan Alves Resende - Integrante / Renata Noce Kirkwood - Integrante / Kevin Deluzio - Integrante / Sergio Teixeira da Fonseca - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Manter o foco na função facilita a organização do movimento? Efeitos do foco de atenção na organização de sinergias., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Daniela Virgínia Vaz em 18/05/2015., Descrição: Oferecer um contexto funcional com objetos concretos e propósito claro para a realização de uma tarefa motora favorece a adoção de estratégias de movimento mais eficientes e econômicas. De maneira similar, manter o foco de atenção nos efeitos funcionais do movimento ao invés de manter o foco na coordenação dos segmentos e da seqüência temporal dos movimentos também tem efeitos positivos, tanto no desempenho quanto na aprendizagem de novas tarefas motoras. Supõe-se que tais benefícios do foco de atenção manifestos no nível de desempenho sejam conseqüentes de dos efeitos do foco de atenção na organização das sinergias motoras subjacentes ao movimento. Este projeto visa avaliar o efeito do foco de atenção durante a aprendizagem de uma tarefa de equilíbrio na organização de sinergias motoras através de medidas de complexidade e de correlações temporais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Renan Alves Resende - Integrante / Juliana de Melo Ocarino - Integrante / Paula Lanna Pereira da Silva - Integrante / Daniela Virginia Vaz - Coordenador / Sheyla Rossana Cavalcanti Furtado - Integrante.

  • 2012 - 2017

    Feasibility of a protocol for evaluation of common daily activities of individuals with metal-on-metal hip resurfacing arthroplasty, Descrição: Aims: Investigate the feasibility of submitting individuals after MoMHRA to a protocol of evaluation of gait, walking up and downhill, walking up and down stairs and sitting in and standing up from a chair. Our hypothesis is that all individuals will be able to perform the activities proposed by the protocol in a single day of data collection within one and a half hours. Methods; Ten individuals with MoMHRA will participate in this pilot study. These individuals will be 12 to 24 months post-surgery. Inclusion criteria will be as follow: being able to walk a city block, walk upstairs and downstairs in a reciprocal manner without needing a handrail, no history of falls in the last six months, no need of assistive devices for walking, no history of trauma, surgery, corticosteroid injection or other diseases affecting the lower limb joints within six months, no presence of cardiovascular disease and no history of hip pain in the last six months. The exclusion criterion will be report of any discomfort or pain during any procedure of the study. Full body kinematic and kinetic data will be evaluated during the following activities: walking at a self-selected normal and fast speed along a 20-m walkway, walking up and down stairs in a reciprocal manner, walking uphill and downhill on a treadmill at 10% of inclination and sitting in and standing up from a 46-cm high chair. Kinematic and kinetic data will be evaluated using Qualysis System synchronized with six force plates.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Renan Alves Resende - Integrante / Kevin Deluzio - Coordenador / John Rudan - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Effects of using forefoot lateral wedges on the kinematics and kinetics of the knee during the stance phase of gait, Descrição: Background It has been suggested that excessive motion in the transverse plane contributes to the degenerative process at the knee by increasing the rotational stress on the load-bearing tissues (Andriacchi and Mundermann, 2006). During the stance phase of gait, motions at the foot and knee are coupled (Nigg et al., 1993). For example, excessive foot pronation has been associated with excessive internal rotation of the knee (Nester et al., 2000; Souza et al., 2010). In addition, kinematics of the opposite lower limb might also contribute to the development of knee osteoarthritis (OA), since the walking dynamics is dependent on the interaction between both limbs (Michaud, 1993). Excessive duration of subtalar pronation of the opposite limb places higher loads on the medial aspect of the forefoot during late stance and affects how the force is applied during toe-off (Michaud, 1993). Because of this inadequate force, the line of progression of the body is displaced contralaterally to the stance limb (Michaud, 1993), which would contribute to ground reaction force (GRF) at initial contact to be applied to the lateral part of the calcaneus. The change in direction of the GRF during initial concact increases the external inversion moments on the segments of the foot (Kerrigan et al., 2002), which could increase the lower limb load and knee external adduction moment during this phase (Kerrigan et al., 2002). Excessive foot pronation has also been linked to the presence of forefoot varus alignment (Mendonça et al., 2005). In order to test this hypothesis, Souza et al., (2009) simulated the presence of forefoot varus on lower limb kinematics of young healthy individuals during gait using lateral wedges under the forefoot. The results showed that forefoot varus increased lower limb internal rotation during the stance phase of gait. The use of lateral-wedge insole has been shown to reduce knee external adduction moment in individuals with knee OA (Kerrigan et al., 2002; Cre. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Alves Resende - Integrante / Renata Noce Kirkwood - Integrante / Kevin Deluzio - Integrante / Sergio Teixeira da Fonseca - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    Nova órtese de extensão de punho e abdutora de polegar para crianças com paralisia cerebral: avaliação de suas contribuições para o incremento dafuncionalidade manual, Descrição: Na paralisia cerebral (PC), a mão e particularmente o polegar são afetados drasticamente impondo alto grau de disfunção aos indivíduos. A diminuição na amplitude de movimentos (ADM) da articulação trapézio-metacarpiana, as alterações na força muscular a na habilidade manual são os principais distúrbios nesta condição clínica. O tipo clínico espástico de PC avaliado neste estudo apresentou o perfilpostural da mão hipertônica (flexão de punho e desvio ulnar, flexão dos dedos e polegar em adução). A terapia ortótica utilizada como uma parte importante na reabilitação da PC objetiva melhorar o padrão anatômico e funcional da mão. Neste estudo, uma órtese de extensão do punho e abdução do polegar inovada (EPAPI) foi desenvolvida para corrigir a mão hipertônica de 32 crianças (7,97 anos; 5-12) com hemiplegia espástica juntamente com um método para análise da ADM estática em2D. A ADM dinâmica foi avaliada por estereofotogrametria. Ambas ADMs foram medidas durante atividades de pinças lateral, trípude e cilíndrica. Para a medida de força muscular e habilidade manual foram utilizados a dinamometria e o teste de Jebsen Taylor, respectivamente. Após o uso da órtese a variação angular estática aumentou entre 26 e 69%. O ganho articular pelo método dinâmico variou de 26 a 97%. O efeito positivo da órtese também foi observado nas medidas de força muscular (54%) e habilidade manual (8 a 23%). A caracterização destas variáveisdefiniu parâmetros quantitativos para avaliação do desempenho articular. Este estudo mostrou que é possível propor o emprego da técnica 2D em ambiente clínico. A combinação das metodologias utilizadas para avaliar a influência da EPAPI na melhora da mão hipertônica de crianças com PC pode propiciar avanços técnicos naprojeção e manufatura de aparelhos ortóticos para esta condição clínica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Renan Alves Resende - Integrante / Renata Noce Kirkwood - Coordenador / Patricia Neto Barroso - Integrante / Marcos Pinoti Barbosa - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Cinemática da marcha de crianças com desenvolvimento típico e com paralisia cerebral diplégica espástica níveis I e II do GMFCS: Um estudo Comparativo, Descrição: O objetivo do trabalho foi comparar os parâmetros cinemáticos e temporo-espaciais da marcha de crianças típicas e com paralisia cerebral diplégicas espásticas GMFCS I e II durante o ciclo da marcha usando análise de componentes principais. Foi realizado um estudo observacional transversal, com 56 crianças, com idade de 6 a 12 anos (média de 9 anos), divididas em 3 grupos: crianças com paralisia cerebral diplégica espástica GMFCS I, GMFCS II e com desenvolvimento típico. Os participantes deambularam sobre uma plataforma de 7 metros para captação dos dados cinemáticos através do Sistema de Análise de Movimento Qualisys Pro-Reflex - MCU 240.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Renan Alves Resende - Integrante / Renata Noce Kirkwood - Coordenador / Ana Cisalpino Pinheiro - Integrante / Maria Clarice Lopes da Silva - Integrante / Monica Bicalho Alves de Souza - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Investigação dos fatores biomecânicos de membros inferiores que contribuem para a menor função física de mulheres com osteoartrite de joelho, Descrição: Mulheres com osteoartrite (OA) de joelho possuem menor função física quando comparadas com homens com osteoartrite de joelho e com mulheres assintomáticas. Além disso, a OA de joelho é mais frequente em mulheres do que homens. Possíveis déficits biomecâncicos de membros inferiores podem auxiliar a entender o menor nível de função física de mulheres com OA de joelho e consequentemente auxiliar no desenvolvimento de estratégias de intervenção com o objetivo de melhorar a função física dessa populaçãO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Renan Alves Resende - Integrante / Renata Noce Kirkwood - Coordenador / Sergio Teixeira da Fonseca - Integrante / Claudio Marcos Bedran de Magalhaes - Integrante / Paula Lanna Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2009 - 2014

    Influência da Rigidez da Parte Anterior do Tênis nas Variáveis Cinéticas e Cinemáticas dos Membros Inferiores Durante a Marcha, Descrição: Projeto de Mestrado. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Renan Alves Resende - Coordenador / Renata Noce Kirkwood - Integrante / Ana Cisalpino Pinheiro - Integrante / Maria Clarice Lopes da Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6

  • 2008 - 2012

    Estratégias de redução do momento de força externo adutor do joelho de indivíduos com osteoartrite, Descrição: Dissertação de Mestrado do aluno Cláudio Marcos Bedran de Magalhães. O objetivo é identificar as possíveis estratégias utilizadas por indivíduos portadores de osteoartrose do compartimento medial do joelho para diminuir o momento externo adutor no joelho durante a fase de apoio da marcha. Esperamos encontrar compensações no pé, quadril e tronco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Renan Alves Resende - Integrante / Renata Noce Kirkwood - Coordenador / Claudio Marcos Bedran de Magalhaes. - Integrante.

  • 2007 - 2008

    Análise Cinemática da Marcha de Adultos Jovens: Um Estudo Normativo, Descrição: O objetivo do estudo foi definir o padrão normativo cinemático dos membros inferiores durante a marcha de indivíduos jovens do sexo masculino. Foram analisados 51 indivíduos e descrito o deslocamento angular de pelve, quadril, joelho e tornozelo nos 3 planos de movimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Renan Alves Resende - Integrante / Renata Noce Kirkwood - Coordenador.

  • 2006 - 2012

    Validade do sistema GaitGrabber na captação de dados temporais, espaciais e cinemáticos da marcha no plano sagital e frontal, Descrição: Foram analisados 30 indivíduos simultaneamente com o sistema Qualisys Track Manager e sistema GaitGrabber com o objetivo de validar o sistema gaitgrabber no plano sagital e frontal para tornozelo, joelho e quadril. No momento estamos trabalhando nos problemas gerados pela distorção da imagem causada pela câmera digital.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Renan Alves Resende - Integrante / Renata Noce Kirkwood - Coordenador / Felipe Candido de Olveira - Integrante.

  • 2006 - 2010

    Análise Eletromiográfica da Marcha de Idosos Com e Sem História de Quedas Recorrentes, Descrição: O objetivo do estudo foi determinar eletromiograficamente as atividades dos músculos bíceps femoral (BF), tibial anterior (TA), gastrocnêmio (GAS) e sóleo (SOL) durante a marcha de um grupo de idosos caidores, e comparar com um grupo de idosos sem história de quedas. O principal achado foi um atraso na ativação do músculo gastrocnêmio durante a fase de apoio da marcha no grupo de idosas caidoras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Renan Alves Resende - Integrante / Renata Noce Kirkwood - Coordenador / Renato Guilherme Trede Filho - Integrante / Henrique de Alencar - Integrante / Leani Souza Maximo Pereira - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Professor Homenageado, Formandos Fisioterapia UFMG 2018/02.

2018

Relevância Acadêmica pelo trabalho "EQUAÇÃO DE PREDIÇÃO DO TORQUE DOS ROTADORES LATERAIS DO QUADRIL POR MEIO DA MEDIDA DO TORQUE DOS EXTENSORES DO QUADRIL", Pró-reitoria de Pesquisa da UFMG.

2017

Menção honrosa pelo trabalho Análise da Biomecânica da Pronação Unilateral Aumentada na Marcha de Adultos Jovens Saudáveis nas Articulações do Joelho, Tornozelo e Antepé no Plano Sagital, Sociedade Brasileira de Biomecânica.

2017

Relevância Acadêmica pelo trabalho: CONTRIBUIÇÃO DOS TORQUES DE JOELHO E QUADRIL NO DESEMPENHO EM UMA TAREFA DE AGACHAMENTO UNIPODAL COM DEMANDA DE VELOCIDADE E PRECISÃO ? RESULTADOS PRELIMINARES, PRPQ - UFMG.

2016

Menção honrosa pela apresentação do trabalho Mild leg length discrepancy affects the sagittal plane biomechanics of the lower limbs of knee osteoarthritis individuals during walking, COBEC.

2016

Menção honrosa pelo trabalho "Descompasso entre saúde e arte: uma análise do perfil clínico ocupacional dos profissionais da música", I Congresso Acadêmico de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Viçosa.

2015

Menção Honrosa pela apresentação do trabalho "The effects of unilateral foot pronation on the biomechanics of the lower limbs during the stance phase of gait in individuals with knee osteoarthritis", Sociedade Brasileira de Biomecânica.

2015

Aprovação em 1º lugar em concurso para Professor Adjunto, Universidade Federal de Minas Gerais.

2015

Professor homenageado, Formandos de Fisioterapia UFVJM 2015/1.

2015

Paraninfo da turma de fisioterapia 2015/2, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

2014

Aprovação em 1º lugar em concurso público para professor adjunto do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

2013

Aprovação em 1º lugar em concurso público para professor substituto do Departamento de Fisioterapia da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais.

2012

Aprovação em concurso público para Professor Substituto do Departamento de Fisioterapia, UFMG.

2012

Bolsa de Doutorado Sanduíche com 1 ano de duração, Capes.

2011

Bolsa de Doutorado CAPES, CAPES.

2010

Aprovação no Processo Seletivo de Pós - Graduação em nível de Doutorado em Ciências da Reabilitação, UFMG.

2009

Bolsa de Mestrado da CAPES, CAPES.

2008

Melhor trabalho apresentado na forma de poster, Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri.

2008

Bolsa de Iniciação Científica, FAPEMIG.

2008

Aprovação no Processo Seletivo de Pós - Graduação em nível de Mestrado em Ciências da Reabilitação., Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.

2007

Bolsa de Projeto de Extensão, Clube América Mineiro.

2007

Bolsa de Monitoria em Ortopedia, UFMG.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. , UFMG, Avenida Antônio Carlos, 6627, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34097403, Fax: (31) 34094783, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2015

    Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2015 - 11/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - Departamento de Fisioterapia, .,Cargo ou função, Membro da comissão eleitoral para eleição da Vice-chefia do departamento.

    • 02/2015 - 11/2015

      Direção e administração, Programa de Mestrado em Reabilitação e Desempenho Funcional, .,Cargo ou função, Membro suplente do Colegiado.

    • 10/2014 - 11/2015

      Direção e administração, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - Departamento de Fisioterapia, .,Cargo ou função, Membro titular do colegiado do curso de Fisioterapia.

    • 10/2014 - 11/2015

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenador do estágio supervisionado I

    • 08/2014 - 11/2015

      Extensão universitária , Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - Departamento de Fisioterapia, .,Atividade de extensão realizada, Confecção de Órteses de Baixo Custo e Adaptação de Dispositvos de Auxílio de Marcha para Pacientes Atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia da UFVJM.

    • 05/2014 - 11/2015

      Direção e administração, Centro Integrado de Pesquisa e Pós-Graduação em Saúde, .,Cargo ou função, Coordenador do Laboratório de Desempenho Muscular.

    • 05/2014 - 11/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri, .,Linhas de pesquisa

    • 05/2014 - 11/2015

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II, Fisioterapia Aplicada à Traumato-Ortopedia I, Fisioterapia Aplicada à Traumato-Ortopedia II

    • 10/2014 - 11/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - Departamento de Fisioterapia.,Cargo ou função, Integrante da Comissão responsável por definir os critérios para liberação docente para capacitação.

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Orientador Permanente, Enquadramento Funcional: Orientador da Pós em Ciências da Reabilitação, Carga horária: 20

  • 2011 - 2014

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Aluno de doutorado, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da Pós- Graduação, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Ministrei o Conteúdo "Movimento Humano II" para os alunos do Curso de Especialização da UFMG em Geriatria, Ortopedia e Esportes

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Representante Discente, Enquadramento Funcional: Representante dos alunos da Pós-Graduação, Carga horária: 4

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 2

  • 2009 - 2011

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Ministrada a aula "Introdução à Coleta de Dados com o Sistema Qualisys" na disciplina "Medidas e Instrumentos de Avaliação I" para os alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG.

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

  • 2009 - 2009

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Ministrada a aula "Introdução à Coleta de Dados com o Sistema Qualisys" na disciplina "Medidas de Instrumentos II" para os alunos de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG

  • 2009 - 2009

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Ministrada a aula "Avaliação Postural" na disciplina "Cinesioterapia" para os alunos de Graduação do Curso de Fisioterapia da UFMG.

  • 2009 - 2009

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Ministrado o conteúdo "Avaliação Postural" na disciplina "Cinesioterapia - F" para os alunos de graduação do curso de Fisioterapia da UFMG.

  • 2008 - 2009

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista/Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista/Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Como aluno bolsista de Iniciação Científica PROBIC/FAPEMIG, auxilio nas coletas realizadas no Laboratório de Análise de Movimento com os instrumentos Qualisys Track Manager, Plataforma de Força, GaitRite e Eletromiografia com fio, realizo processamento de dados, participo do desenvolvimento dos projetos "Estratégias de redução do momento de força externo adutor do joelho de indivíduos com osteoartrite" e "Estudo eletromiográfico do início da marcha entre idosos e sem história de quedas", e trabalhei na dissertação do estudo "Análise Cinemática da Marcha de Adultos Jovens: Um Estudo Normativo" sob orientação da Professora Drª Renata Noce Kirkwood.

  • 2008 - 2008

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Ministrado o conteúdo "Introdução à coleta de dados com o Sistema Qualisys" na disciplina "Medidas de Instrumentos II" para os alunos de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG.

  • 2007 - 2008

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista/ Iniciação à Docência, Enquadramento Funcional: Monitor Bolsista, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Como monitor auxiliei nas aulas e exames práticos da disciplina, orientei os alunos durante a preparação das apresentações e trabalhos em classe, acompanhei os alunos que apresentaram dificuldades na disciplina, participei das discussões de assuntos clínicos relacionados à disciplina, recrutei voluntários para participação como pacientes nas aulas práticas e montei material didático para a disciplina.

  • 2007 - 2007

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: BolsistaV/Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntário/Iniciação Científica, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Como aluno bolsista de Iniciação Científica, auxiliei nas coletas realizadas no Laboratório de Análise de Movimento com os instrumentos Qualisys Track Manager e Eletromiografia com fio, realizei processamento de dados e participei das discussões a respeito do projeto "Análise Eletromiográfica da Marcha de Idosos Com e Sem História de Quedas Recorrentes" e desenvolvi o projeto "Análise Cinemática da Marcha de Adultos Jovens: Um Estudo Normativo" sob orientação da Professora Drª Renata Noce Kirkwood.

  • 2005 - 2006

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: BolsistaV/Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntário/Iniciação Científica, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Como aluno bolsista de Iniciação Científica, auxiliei nas coletas realizadas no Laboratório de Análise de Movimento com os instrumentos Qualisys Track Manager e Eletromiografia com fio, realizei processamento de dados e participei do desenvolimento do projeto "Validade do Sistema GaitGrabber na captação de dados temporais, espaciais e cinemáticos da marcha nos planos sagital e frontal sob orientação da Professora Drª Renata Noce Kirkwood.

    Atividades

    • 04/2018

      Direção e administração, Escola de Educação Física, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.,Cargo ou função, Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação.

    • 02/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Física, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Planejamento financeiro do Programa de PG em Ciências da Reabilitação.

    • 12/2017

      Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função, Representante suplente da EEFFTO no Conselho Universitário da UFMG.

    • 11/2016

      Direção e administração, Escola de Educação Física, .,Cargo ou função, Membro titular da congregação - representante da especialização.

    • 03/2016

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia Aplicada às Disfunções Ortopédicas, Traumáticas e Reumatológicas, Ensino Clínico I

    • 08/2015

      Ensino, Curso de Especialização em Fisioterapia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Movimento humano, Movimento humano: implicações para o envelhecer

    • 01/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Educação Física, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.,Linhas de pesquisa

    • 05/2018 - 05/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Física, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reestruturação dos Critérios de Avaliação para Concurso de Professor Efetivo do FIT ? área de Respiratório a ser realizado no segundo semestre de 2018.

    • 02/2016 - 03/2018

      Direção e administração, Escola de Educação Física, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.,Cargo ou função, Membro titular do Colegiado de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação.

    • 06/2017 - 06/2017

      Direção e administração, Escola de Educação Física, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.,Cargo ou função, Membro da comissão de análise de currículos e entrevistas de seleção de mestrado para a Linha de Pesquisa em Desempenho Motor e Funcional Humano.

    • 03/2017 - 05/2017

      Direção e administração, Escola de Educação Física, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.,Cargo ou função, Membro da comissão para elaboração de metas acadêmicas para uso dos recursos financeiros PROEX do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação.

    • 03/2017 - 05/2017

      Direção e administração, Escola de Educação Física, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Organização do Evento de 15 anos do Programa de Pós e de criação da página no Facebook.

    • 02/2017 - 03/2017

      Direção e administração, Escola de Educação Física, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.,Cargo ou função, Membro da comissão para elaboração do edital para o concurso de professor adjunto na área de ortopedia.

    • 08/2016 - 08/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Física, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.,Cargo ou função, Membro da comissão para elaboração de nova proposta do barema a ser utilizado em concursos de professor substituto..

    • 05/2016 - 06/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Física, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.,Cargo ou função, Membro da comissão de elaboração e correção da prova escrita de seleção do Mestrado em Ciências da Reabilitação.

    • 02/2014 - 02/2014

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cinesioterapia, Supervisão de Estágio Ambulatorial , Ética e Deontologia

    • 03/2012 - 07/2012

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação à Docência acompanhando a disciplina Disfunções Ortopédicas Aplicadas à Fisioterapia ministrada para os alunos do 6º período.

    • 08/2011 - 11/2011

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação à Docência na Disciplina Recursos II - Terapia Manual, Prof. Juliana Ocarino

    • 03/2011 - 07/2011

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação à docência na disciplina de Cinesiologia sob a supervisão da professor Luci Fuscaldi Teixeira-Salmela

    • 12/2010 - 12/2010

      Ensino, Especialização em Esportes, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Avaliador de Trabalhos de Conclusão de Curso

    • 03/2010 - 07/2010

      Estágios , Faculdade de Fisioterapia, .,Estágio realizado, Iniciação à Docência auxiliando na disciplina Cinesioterapia para os alunos do 4º período de Graduação em Fisioterapia.

    • 07/2009 - 12/2009

      Estágios , Faculdade de Fisioterapia, .,Estágio realizado, Iniciação à Docência supervisionando os alunos do 8° Período do Curso de Graduação de Fisioterapia no Ambulatório Bias Fortes na Disciplina no estágio em ortopedia e traumatologia.

    • 08/2009 - 08/2009

      Ensino, Ciências da Reabilitação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Medidas de Instrumentos II

    • 05/2009 - 05/2009

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cinesioterapia

    • 10/2008 - 10/2008

      Ensino, Ciências da Reabilitação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Medidas de Instrumentos II

    • 07/2007 - 07/2008

      Outras atividades técnico-científicas , Escola de Educação Física, Escola de Educação Física.,Atividade realizada, Iniciação à Docência na disciplina Fisioterapia Aplicada às Disfunções Ortopédicas, Traumatológicas e Reumatológicas.

  • 2012 - 2013

    Queen's University at Kingston

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Visiting Research Student, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2012

    APRIMORE - Curso preparatório para concursos na área da saúde

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Como professor do Curso Preparatório APRIMORE, ministro aulas de Anatomia Aplicada, Cinesioterapia, Recursos Eletrotermofototerapêuticos, Marcha, Reumatologia, Próteses e Órteses e Ortopedia para fisioterapeutas que estão se preparando para realizar concursos públicos.

    Atividades

    • 03/2012 - 07/2012

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Ortopedia, Recursos Eletrotermofototerapêuticos, Reumatologia e Próteses e Órteses

    • 04/2012 - 04/2012

      Ensino, Ortopedia I - Membros Inferiores, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Ortopedia I - Membros inferiores com carga horária de 3 horas aula.

    • 03/2012 - 03/2012

      Ensino, Anatomia I e II, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Anatomia I e II com carga horária de 6 horas/aula.

    • 03/2012 - 03/2012

      Ensino, Cinesioterapia, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Cinesioterapia com carga horária de 3 horas/aula

    • 03/2012 - 03/2012

      Ensino, Marcha e postura, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Aula de avaliação de marcha e postura com carga horária total de 3 horas aula.

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Ortopedia e Recursos Eletrotermofoterapêuticos

    • 11/2011 - 11/2011

      Ensino, Proteses e Orteses, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Próteses e Órteses com carga horária de 6 horas.

    • 10/2011 - 10/2011

      Ensino, Cinesioterapia, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Cinesioterapia com carga horária de 6 horas.

    • 10/2011 - 10/2011

      Ensino, Reumatologia I, II e III, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Reumatologia I, II e III com carga horária de 18 horas aula.

    • 09/2011 - 09/2011

      Ensino, Anatomia I e II, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Anatomia I e II com carga horária de 12 horas

    • 09/2011 - 09/2011

      Ensino, Recursos eletrotermofototerapêuticos, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Recursos eletrotermofototerapêuticos com carga horária de 6 horas.

    • 08/2011 - 09/2011

      Ensino, Ortopedia I e II, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Ortopedia I e II com carga horária de 18 horas.

  • 2008 - 2011

    Fisioemcasa Soluções em Fisioterapia Domiciliar

    Vínculo: Fisioterapeuta associado, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta associado, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Como fisioterapeuta realizei avaliação e atendimento domiciliar de pacientes com restrição de deslocamento para realização de tratamento ambulatorial.

  • 2012 - 2013

    Human Mobility Research Centre

    Vínculo: Graduate Student, Enquadramento Funcional: Pesquisador associado, Carga horária: 20

  • 2012 - 2013

    Hotel Dieu Hospital

    Vínculo: Assistente de pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador no Departamento de Cirurgia, Carga horária: 20

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado da Especialização

  • 2012 - 2012

    Centro Universitário de Formiga

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da Pós-Graduação, Carga horária: 30

  • 2009 - 2010

    Academia Studio Jump

    Vínculo: Fisioterapeuta autônomo, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 4

  • 2008 - 2008

    Laboratório de Prevenção e Reabilitação de Lesões Esportivas

    Vínculo: Estagiário Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário Bolsista em Fisioterapia, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Atendimento em fisioterapia ortopédica e esportiva para população em geral e atletas

  • 2006 - 2008

    América Futebol Clube

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário Bolsista em Fisioterapia, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Avaliação dos atletas, elaboração de plano de tratamento e de prevenção; acompanhamento de treinos; levantamento estatístico e registro diário das atividades

  • 2006 - 2006

    Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Estagiário Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário Bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atividade de Extensão realizada: Oficineiro do Projeto Frutos do Morro

  • 2016 - Atual

    Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro suplente da comissão científica, Carga horária: 4