Elane de Azevedo Pires

Possui mestrado em Psicologia ( processos psicossociais) pela Universidade Federal do Amazonas (2015) e graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (2010).

Informações coletadas do Lattes em 10/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia

2013 - 2015

Universidade Federal do Amazonas
Título: A PARTICIPAÇÃO SEGUNDO AS FAMÍLIAS CANDIDATAS A UM PROGRAMA DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL,Ano de Obtenção: 2016
Marcelo Gustavo Aguilar Calegare.Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado / Especialidade: Serviço Social da Habitação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Comunitária.

Especialização em andamento em Politica social - SUAS

2015 - Atual

Centro Universitário Internacional

Graduação em SERVIÇO SOCIAL

2006 - 2010

Universidade Federal do Amazonas
Título: O TRABALHO PRECÁRIO DOS CARREGADORES E TRANSPORTADORES DE BAGAGENS DO PORTO DA CEASA
Orientador: ELENISE FARIA SCHERER

Formação complementar

2017 - 2017

EXCEL AVANÇADO. (Carga horária: 40h). , Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional, ESPI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Libras

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.

Participação em eventos

II Encontro regional - Mobilizando e articulando ações para o enfrentamento a violência sexual na região norte. 2016. (Encontro).

I Conferência estadual de esporte educacional. A inserção do esporte educacional em contexto comunitários em vulnerabilidade social. 2015. (Congresso).

I Seminário nacional de direito a moradia. 2015. (Seminário).

Introdução a Psicologia Macrocultural. 2013. (Seminário).

Congressso Brasileiro de Iniciação Cientifíca - PIBIC. O trabalho precário dos carregadores e transportadores de bagagens do porto da Ceasa. 2010. (Congresso).

XI OFICINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL. 2010. (Oficina).

61º reunião anual do SBPC.O porto da ceas: os canoeiros e a (in)sustentabilidade urbana-fluvial. 2009. (Encontro).

CRISE ECONÔMICA MUNDIAL E EMPREGABILIDADE. 2009. (Encontro).

SEMINÁRIO DE CRISES CLIMÁTICAS E ECOSSOCIALISMO. 2009. (Seminário).

XII OFICINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UFAM - ESTÁGIO E PESQUISA: ARTICULAÇÃO, GRADUAÇÃO E PÓS - GRADUAÇÃO. 2009. (Oficina).

TRABALHO E GÊNERO. 2008. (Encontro).

X OFICINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSOS DE SERVIÇO SOCIAL. 2008. (Oficina).

CICLO DE CONFERÊNCIAS DE FILOSOFIA: SOBRE FILOSOFIA, SOBRE A FILOSOFIA NA UNIVERSIDADE, SOBRE RAZÃO E A CONFUSÃO. 2007. (Seminário).

Orientou

Elane de Azevedo Pires

A PARTICIPAÇÃO SEGUNDO AS FAMÍLIAS CANDIDATAS A UM PROGRAMA DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL; 2015; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Elane de Azevedo Pires;

Elenise Faria Scherer

O TRABALHO PRECÁRIO DOS CARREGADORES E TRANSPORTADORES DE BAGAGENS DO PORTO DA CEASA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Elane de Azevedo Pires;

Lilian Rocha e Paula

A atuação da Assistente Social no terceiro setor; 2015; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Elane de Azevedo Pires;

Produções bibliográficas

  • GARCIA, J. A. ; PIRES, E. A. ; CALEGARE, M. G. A. . CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DAS FAMÍLIAS PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NO COMPLEXO COLÔNIA ANTÔNIO ALEIXO ? MANAUS (AM). Caracterização socioeconômica das famílias participantes de um programa de habitação de interesse social no Complexo Colônia Antônio Aleixo , v. 22, p. 149-168, 2018.

  • PIRES, E. A. ; CALEGARE, M. G. A. . A HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NO BRASIL E SUA EXPRESSÃO EM MANAUS. NOVOS CADERNOS NAEA , v. 20, p. 115-136, 2017.

  • PIRES, E. A. . A importância do serviços psicossociais no centro de referência esportiva do Amazonas. Revista CRE Amazonas, Manaus, p. 05 - 14, 01 dez. 2015.

  • PIRES, E. A. . O PORTO DO CEASA: OS CANOEIROS E A (IN)SUSTENTABILIDADE URBANA-FLUVIAL. In: 61º REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA P PROGRESSO DA CIÊNCIA, 2009, MANAUS. 61º REUNIÃO DO SBPC, 2009.

  • PIRES, E. A. ; CALEGARE, M. G. A. . A questão da habitação e do trabalho social nos programas de habitação de interesse social. In: IV ENCONTRO REGIONAL NORTE E NORDESTE DA ABRAPSO, 2014, Manaus. POLÍTICA, DEMOCRACIA, MOVIMENTOS SOCIAIS, 2014.

  • PIRES, E. A. . O TRABALHO PRECÁRIO DOS CARREGADORES E TRANSPORTADORES DE BAGAGENS DO PORTO DA CEASA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

PIRES, E. A. . O trabalho precário dos carregadores e transportadores de bagagens do porto da ceasa. 2010. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    A PARTICIPAÇÃO SEGUNDO AS FAMÍLIAS CANDIDATAS A UM PROGRAMA DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL, Descrição: Projeto realizado no bairro Colônia Antônio Aleixo com os moradores assentados em área de risco e candidatos a um programa de habitação de interesse social. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Elane de Azevedo Pires - Integrante / Marcelo Gustavo Aguilar Calegare - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: assistente social, Carga horária: 30

2010 - 2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

Vínculo: ASSESSORA, Enquadramento Funcional: Assessora assistente social, Carga horária: 30

2015 - 2016

Oficina Escola de Lutheria da Amazônia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente social, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação no setor psicossocial que têm como principais objetivos prevenir situações de risco social, sensibilizar, fortalecer e orientar os sujeitos na construção de suas vivências. Os principais instrumentos, estratégias e ações psicossociais executadas são: oficinas temáticas (violência, drogas, sexualidade, direitos e etc.), grupo de convivência, acompanhamento familiar, informações socioassistenciais, atendimento psicossocial, encaminhamentos e visita domiciliar.

2008 - 2009

Centro Cultural Norte Americano

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessora comercial, Carga horária: 40

2011 - 2011

CENTRO DE SAÚDE OCUPACIONAL DA AMAZONIA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30

2016 - 2016

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30