Celina Sidney da Silva Rocha Higa

possui graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade Braz Cubas (1983), graduação em Pedagogia pela Universidade Braz Cubas (1972) e mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação pela Universidade Braz Cubas (2002). Atualmente é adjunto i e da Universidade Guarulhos e professor titular da Universidade Braz Cubas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, criança, aprendizagem, escola e desenvolvimento.

Informações coletadas do Lattes em 04/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação

1986 - 2002

Universidade Braz Cubas
Orientador: Prof Dr. Cidmar Teodoro Pais
Palavras-chave: inclusão; criança especial; leis educacionais.

Aperfeiçoamento em Habilitação Específica em Pré Escola

1977 - 1977

Instituto de Educação Santo Antonio de Suzano
Ano de finalização: 1977;

Graduação em Ciências Jurídicas

1980 - 1983

Universidade Braz Cubas

Graduação em Pedagogia

1969 - 1972

Universidade Braz Cubas

Ensino Médio (2º grau)

1966 - 1969

Instituto de Educação Braz Cubas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

Forum Mundial de Educação Alto Tietê. Filosofia para crianças. 2007. (Congresso).

EDUCAT - 2º Simpósio de Ciências da educação do Alto Tietê. 2007. (Simpósio).

I EDUCAT - Encontro de Educadores do Alto TietÊ.Literatura Infantil. 2006. (Simpósio).

I Jornada UNG de Educação.Oficina de Alfabetização - I Jornada UNG de Educação - Universidade Guarulhos. 2006. (Oficina).

Curso sobre Ensino e Aprendizagem on-line: A Construção do conhecimento no ciberespaço.Curso sobre Ensino e Aprendizagem on-line: A Construção do conhecimento no ciberespaço - UNG - Guarulhos-SP. 2006. (Outra).

Educat.Palestra sobre Literatura Infantil - Educat - Universidade Braz Cubas. 2006. (Outra).

Ensino e aprendizagem on-line: a construção do conhecimento no ciberespaço. 2006. (Outra).

Capacitação docente para o desenvolvimento no Ambiente Moodle. 2006. (Outra).

Forum Permanente de Educação: Função Social da Universidade e a Inovação Tecnológica. 2006. (Outra).

O Docente Frente ãs Atuais Diretrizes e Perspectivas Educacionais. 2005. (Outra).

O Professor Eficaz. 2005. (Outra).

VIII Congresso de Educação Saber. VIII Congresso de Educação Saber. 2004. (Congresso).

1º. Fórum de Educação da Região do Alto Tietê: Questões Emergentes da Educação Básica.1º. Fórum de Educação da Região do Alto Tietê: Questões Emergentes da Educação Básica. 2004. (Outra).

VII Congresso de Educação Saber. VII Congresso de Educação Saber. 2003. (Congresso).

I Encontro de Estudos em Educação.I Encontro de Estudos em Educação. 2002. (Encontro).

IV Congresso da Mulher Advogada. IV Congresso da Mulher Advogada. 2000. (Congresso).

I Encontro da Mulher Advogada.I Encontro da Mulher Advogada. 1999. (Encontro).

Palestra sobre Prostituição Infantil.Palestra sobre Prostituição Infantil. 1999. (Outra).

Palestra sobre O Menor perante a Legislação Estatutária e Penal.Palestra sobre O Menor perante a Legislação Estatutária e Penal. 1998. (Outra).

Palestra sobre Comentários à Lei Eleitoral 9.504/97.Palestra sobre Comentários à Lei Eleitoral 9.504/97. 1998. (Outra).

Palestra sobre Polícia-Violência Urbana e Direitos Humanos.Palestra sobre Polícia-Violência Urbana e Direitos Humanos. 1997. (Outra).

Curso de Atualização e Aperfeiçoamento Pedagógico.Curso de Atualização e Aperfeiçoamento Pedagógico. 1992. (Outra).

Curso de Atualização e Aperfeiçoamento Pedagógico.Curso de Atualização e Aperfeiçoamento Pedagógico. 1991. (Outra).

Curso sobre Educação Ambiental na Pré-Escola.Curso sobre Educação Ambiental na Pré-Escola. 1991. (Outra).

II Semana do Deficiente.II Semana do Deficiente. 1990. (Seminário).

Encontro Regional de Educação - Pré-Escolar.Encontro Regional de Educação - Pré-Escolar. 1990. (Encontro).

Curso de Atualização e Aperfeiçoamento Pedagógico.Curso de Atualização e Aperfeiçoamento Pedagógico. 1990. (Outra).

2º. Congresso de Educação. 2º. Congresso de Educação. 1988. (Congresso).

Curso sobre A criança e a música. Que são temperamentos? Como podemos identificá-los?.Curso sobre A criança e a música. Que são temperamentos? Como podemos identificá-los?. 1988. (Outra).

Curso sobre A Comunidade na Pré-Escola: uma abordagem teórica-prática.Curso sobre A Comunidade na Pré-Escola: uma abordagem teórica-prática. 1988. (Outra).

Curso de Atualização de Educação Pré-Escolar.Curso de Atualização de Educação Pré-Escolar. 1987. (Outra).

1º. Congresso de Educação. 1º. Congresso de Educação. 1985. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro - Educação Pré-Escolar. VI Congresso Brasileiro - Educação Pré-Escolar. 1985. (Congresso).

II Encontros Mogiano de Educação Pré-Escolar.II Encontros Mogiano de Educação Pré-Escolar. 1985. (Encontro).

I Encontros Mogiano de Educação Pré-Escolar.I Encontros Mogiano de Educação Pré-Escolar. 1985. (Encontro).

Curso sobre Atividades Matemáticas na Pré-Escola e Atendimento a Criança.Curso sobre Atividades Matemáticas na Pré-Escola e Atendimento a Criança. 1985. (Outra).

Curso sobre A arte de contar histórias e atividades de desenvolvimento da linguagem.Curso sobre A arte de contar histórias e atividades de desenvolvimento da linguagem. 1985. (Outra).

Curso Internacional de Atualização em Direito do Trabalho.Curso Internacional de Atualização em Direito do Trabalho . 1984. (Outra).

Ciclo de Estudos sobre o Tribunal do Júri Popular.Ciclo de Estudos sobre o Tribunal do Júri Popular. 1984. (Outra).

Curso Reflexão sobre a Ação da Escola Municipal.Curso Reflexão sobre a Ação da Escola Municipal. 1983. (Outra).

Curso sobre Técnicas de Pintura - Tintas Acrilex.Curso sobre Técnicas de Pintura - Tintas Acrilex. 1983. (Outra).

V Congresso Brasileiro - Educação Pré-Escolar. V Congresso Brasileiro - Educação Pré-Escolar. 1982. (Congresso).

II Encontro Estadual de Educação Pré-Escolar.II Encontro Estadual de Educação Pré-Escolar. 1982. (Encontro).

I Curso de Atualização para Professores de Pré-Escola.I Curso de Atualização para Professores de Pré-Escola. 1982. (Outra).

Curso sobre Educação pelo movimento e folclore para pequeninos.Curso sobre Educação pelo movimento e folclore para pequeninos. 1982. (Outra).

2º. Simpósio de Educação Pré-Escolar.2º. Simpósio de Educação Pré-Escolar. 1981. (Simpósio).

I Encontro Estadual de Educação Pré-Escolar.I Encontro Estadual de Educação Pré-Escolar. 1981. (Encontro).

Curso de Teatro de Bonecos e Magia em Papéis.Curso de Teatro de Bonecos e Magia em Papéis. 1981. (Outra).

V Reunião de Orientação Pedagógica Pré-Escolar.V Reunião de Orientação Pedagógica Pré-Escolar. 1981. (Outra).

IV Reunião de Orientação Pedagógica Pré-Escolar.IV Reunião de Orientação Pedagógica Pré-Escolar. 1981. (Outra).

III Reunião de Orientação Pedagógica Pré-Escolar.III Reunião de Orientação Pedagógica Pré-Escolar. 1981. (Outra).

II Reunião de Proposta Pedagógica para Educação Pré-Escolar.II Reunião de Proposta Pedagógica para Educação Pré-Escolar. 1981. (Outra).

I Reunião de Orientação: implementação da Programação Pedagógica.I Reunião de Orientação: implementação da Programação Pedagógica. 1981. (Outra).

IV Congresso Brasileiro - Educação Pré-Escolar. IV Congresso Brasileiro - Educação Pré-Escolar. 1980. (Congresso).

Curso sobre Expansão Cultural - Recreação Infantil.Curso sobre Expansão Cultural - Recreação Infantil. 1980. (Outra).

Reunião sobre Antecipação da Escolaridade.Reunião sobre Antecipação da Escolaridade. 1980. (Outra).

3º. Congresso Brasileiro de Educação Montessori. 3º. Congresso Brasileiro de Educação Montessori. 1979. (Congresso).

Curso sobre Alfabetização no Sistema Montessori.Curso sobre Alfabetização no Sistema Montessori. 1979. (Outra).

Pesquisa em Ação na Instituição Escolar.Pesquisa em Ação na Instituição Escolar. 1979. (Outra).

XIV Seminário de Participação Comunitária.XIV Seminário de Participação Comunitária. 1978. (Seminário).

X Seminário de Participação Comunitária.X Seminário de Participação Comunitária. 1977. (Seminário).

IV Encontro Regional de Educação Pré-Escolar.IV Encontro Regional de Educação Pré-Escolar. 1977. (Encontro).

Quinzena de Participação Comunitária para o desenvolvimento da criança.Quinzena de Participação Comunitária para o desenvolvimento da criança. 1977. (Outra).

II Congresso Brasileiro - Educação Pré-Escolar. II Congresso Brasileiro - Educação Pré-Escolar. 1976. (Congresso).

II Semana de Participação Comunitária para o desenvolvimento da criança.II Semana de Participação Comunitária para o desenvolvimento da criança. 1976. (Seminário).

Curso Intensivo de Recreação Infantil.Curso Intensivo de Recreação Infantil. 1976. (Outra).

IV Curso Intensivo para Recreacionistas.IV Curso Intensivo para Recreacionistas. 1976. (Outra).

Curso de Origami, Material de Sucata, Plastificação e Pintura.Curso de Origami, Material de Sucata, Plastificação e Pintura. 1976. (Outra).

Seminário de Participação Comunitária para o desenvolvimento da criança.Seminário de Participação Comunitária para o desenvolvimento da criança. 1975. (Seminário).

Curso Intensivo de Recreação Infantil.Curso Intensivo de Recreação Infantil. 1973. (Outra).

Seminário de Estudos e divulgação da Lei 5.692 de 11/08/71.Seminário de Estudos e divulgação da Lei 5.692 de 11/08/71. 1971. (Seminário).

1ª. Semana de Estudos Pedagógicos sobre a Reforma de Ensino de 1º. e 2º. Graus.1ª. Semana de Estudos Pedagógicos sobre a Reforma de Ensino de 1º. e 2º. Graus. 1971. (Seminário).

Curso de Arqueologia Geral.Curso de Arqueologia Geral. 1970. (Outra).

Curso sobre Análise de Programas.Curso sobre Análise de Programas. 1970. (Outra).

Curso sobre Recreação Infantil.Curso sobre Recreação Infantil. 1970. (Outra).

Curso de Iniciação e Técnica de Atletismo.Curso de Iniciação e Técnica de Atletismo. 1970. (Outra).

Curso sobre Alfabetização pelo Método SDB de Educação de Base.Curso sobre Alfabetização pelo Método SDB de Educação de Base. 1970. (Outra).

Curso Intensivo de Folclore.Curso Intensivo de Folclore. 1970. (Outra).

Curso Intensivo de Recreação Infantil.Curso Intensivo de Recreação Infantil. 1970. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Fabiana S Borovina; Rosa Maria Donato; Roseli Candido Maciel

HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha. Jogos e Brincadeiras. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas.

Aluno: Phamela Mesquita Pereira e Samantha de Mesquita Pereira

HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha. Jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da criança. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas.

Aluno: Adriana N Oliveira; Margarida S Franco; Vânia A S de Paula

HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha. Disciplina ou Indisciplina Escolar: uma postura ou um pedido de socorro?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas.

Aluno: Vanessa Maurey

HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha. Leitura de Imagens. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas.

Aluno: Luciana Aparecida Leite da Cunha de Melo

HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha. Alfabetização de Letramento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas.

Aluno: Luciana Aparecida Leite da Cunha de Melo

HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha. Alfabetização de Letramento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas.

Aluno: Luciana Aparecida Leite da Cunha de Melo

HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha. Alfabetização de Letramento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas.

Aluno: Claudia Ricardo

HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha; REGO, Alzemy Ferreira; BOLANHO, Neusa Aparecida. Educação Alimentar Infantil: sua relação no desempenho escolar dos ciclos iniciais do Ensino Fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas.

Aluno: Eliete Mota Rodrigues da Silva

HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha; REGO, Alzemy Ferreira; BOLANHO, Neusa Aparecida. Dislexia e Escola: Mitos e Verdades sobre a identificação de uma criança disléxica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas.

Aluno: Douglas José Xisto de Albuquerque Lins

HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha; REGO, Alzemy Ferreira; LINS, Rony Gladys de Albuquerque. A Hiperatividade Infantil na Escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas.

Aluno: Gisela Moreno Pignoli

HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha; REGO, Alzemy Ferreira. A postura afetiva do professor e sua influência na aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas.

Aluno: Elisabete da Silva Salles

HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha; REGO, Alzemy Ferreira; VERRESCHI, Durcilia. Antecipação da idade escolar: um avanço até que ponto?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas.

Aluno: Solange Marli Macário da Silva

HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha; REGO, Alzemy Ferreira. A (IN) Disciplina na relação Professor e Aluno. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas.

Aluno: Sonia Aparecida C Santos Oliveira

HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha; REGO, Alzemy Ferreira. Literatura na Educação Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas.

Aluno: Valderez Cavalcanti Henriques

HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha; REGO, Alzamy Ferreira. Construtivismo na Escola: Auxiliando na Construção do Conhecimento. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas.

Aluno: Adriana Hamaguchi

HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha; REGO, Alzemy Ferreira. O Brinquedo Infantil e a Prática Pedagógica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas.

Aluno: Elaine Gavazzi

HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha; REGO, Alzemy Ferreira. Oralidade: Idéias e Práticas no Sistema Educacional. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas.

Aluno: Regiane Rodrigues da Costa

HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha; REGO, Alzemy Ferreira. Informática na Educação: Uma Visão de Futuro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas.

Aluno: Silvia Aparecida Helena de Carvalho

HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha; REGO, Alzemy Ferreira. A importância do ensino de Ciências. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas.

Aluno: Imaculada Guimarães

HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha; REGO, Alzemy Ferreira. O despertar literário através dos Contos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas.

Aluno: Rosilane Aguiar Dutra de Cunha

HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha; REGO, Alzemy Ferreira. A importância dos jogos na construção do conhecimento. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas.

Aluno: Giuliana Onodera M Bonini

HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha. A recreação no Guararema Parque Hotel. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Braz Cubas.

Orientou

Adriana Ferreira de Souza Olandette

Desenvolvimento e aprendizagem no período operatório concreto *7 a 12 anos) segundo Jean Piaget; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Serly Garcia

Dislexia em sala de aula; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Patrícia Pereira da Silva Lopes

Jogos e brincadeiras na Alfabetização; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Andréa Oxando Ermetici

A indisciplina em sala de aula; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Doracy de Jesus da Costa

A inclusão da criança especial na escola; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Elda Francisca de Oliveira Araujo

A importância da leitura nas séries iniciais; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Célia Regina Fernandes Guimarães

Alfabetização na Educação Infantil; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Débora Rodrigues Massaro

A educação para portadores de deficiência auditiva; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Meire Falqui dos Santos Oliveira

A inclusão de ensino de capoeira no currículo de 1ª; a 4ª; série do Ensino Fundamental; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Cimara Regina Poli

A importância do ensino de artes na Educação Infantil; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Jane Coutinho Garcia

A importância dos contos de fada na Educação Infantil; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Elaine Naomi Sato

O sucesso do Tele Curso 2000; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Aparecida de Fátima Faria de Souza

Ética: Um compromisso educacional; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Luciane Remigio Gonçalves

Literatura Infantil; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Rosimeire Ferreira Verga da Silva

Alfabetização na Pré-Escola; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Rute Jeremias Gonçalves

A importância da leitura da sala de aula; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Sandra Gil Flores do Carmo

Filosofia para crianças: prática na sala de aula, na Educação Infantil e séries iniciais; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Gilda de Lima Silva Coutinho de Lima

A importância da leitura nas séries inciais do Ensino Fundamental; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Alice de Oliveira

Dificuldades da alfabetização no final do ciclo I do Ensino Fundamental; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Patrícia de Mendonça Ribeiro Santos

Saúde vocal do professor; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Denise Carla Dukassa

A importância do brincar; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Alessandra Pereira da Silva

Educação ambiental - conhecer para preservar; Uma visão sob os aspectos legais e educacionais; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Juliana Cândida de Oliveira

A criança negra no contexto escolar; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Luciene Gonçalves do Carmo

A importância da gestão democrática para o processo ensino-aprendizagem; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Leonor Aparecida Ferreira Lucindo

Afetividade familiar x Problemas na aprendizagem; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Silvia Irene Gomes de Paula Freire

Educação ambiental: a melhor saída para o futuro; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Maria Antonia Ribeiro de Andrade Jorge

Metodologias empregadas no ensino da subtração e seus efeitos sobre crianças; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Elissandra da P C Alves

Dislexia na aprendizagem; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Josefa Maria Innocêncio

Entre o limite e a liberdade; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Geoci Maria C M Silva

Jogos e brincadeiras na formação e desenvolvimento da criança na educação infantil; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Corina Conceição de Souza Brandão Vincentim

A importância do brincar no desenvolvimento da aprendizagem; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Alexasandra Félix da Silva

A problemática histórica da inclusão no Brasil; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Aline de Moraes Nogueira

A importância do jogo no desenvolvimento da criança; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Eluana Rodrigues

A influência da televisão no comportamento da criança em idade pré-escolar; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Adriana Alves de Azevedo

Compreendendo e trabalhando a indisciplina em sala de aula; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Elia de Oliveira Faria

Avaliação diagnóstica; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Catia Moyano de Almeida

A importância da interdisciplinaridade na sala de aula; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Taís Mara da Rocha

As contribuições do manifesto dos pioneiros na educação do século XXI; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Marcela Alves dos Santos Lima

A influência da família na Educação Escolar; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Adriana de Almeida Silva

Processo de inclusão e desenvolvimento do deficiente auditivo em classe comum; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Cristiane Andrade Luiz

Hiperatividade e Indisciplina na Escola; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Engracia Noyama

Linguagem Oral: Análise do Discurso; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Domingos A Mantovani

O ensino religioso na escola - sob enfoque de sua contribuição pluricultural; na formação do aluno a nível de cidadão; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Helena Mitiko Tanaka

A violência na escola - Ensino Fundamental; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Camila dos Santos

A importância do jogo no processo ensino-aprendizagem; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Vanusia Fernandes Pereira

Contos de Fada na pré-escola; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Aparecida Pires de Aguiar

Progressão Continuada na visão do professor; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Liza Paes Segato de Oliveira

A importância da pré-escola; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Marcia Aparecida Nogueira

A avaliação no 1º; ciclo do Ensino Fundamental; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Gisele dos Santos Brasil

Despertar o lúdico e o prazer da leitura aos educandos; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Simone Aparecida Pagano

O jovem nas políticas públicas municipais de Jacareí; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Sueli Artur Nascimento Stuchi

As histórias infantis e a criatividade na Educação Ambiental; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Daniela Dias Miranda

Avaliando competências e habildiades segundo Phillipe Perrenoud no Ensino Fundamental; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Maricéia Carvalho Candido

Relação Professor Aluno no processo ensino-aprendizagem; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Sibélia de Fátima Baptista Andrade

A violência nas escolas nos dias atuais; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Aletéia Prudente Ortega

Educação de Jovens e Adultos - EJA; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Wagner Luiz Urizzi Fernandes

A Reeducação no presídio; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Cristiane Aparecida Postigo

A disciplina como limite na Educação Familiar e Escolar; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Adriana Franco de Lima

A disciplina e a postura autoritária do educador; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Deise Ferreira Guerra

Deficiência visual; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Catarina Benedita de Camargo Barros

O ensino da Linguagem Oral para crianças de 07 a 10 anos; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Claudia dos Santos Neves

Brincar, divertir e educar: A intervenção psicopedagógica dos jogos e brincadeiras no processo de Educação; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Cidalia Ronseiro

Contribuições da educação psicomotora ao desenvolvimento infantil; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Dulcinéia Gonzaga Ataide

Expressão corporal e o movimento na pré-escola; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Débora Santiago de Camargo

Literatura Brasileira; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Danielly Aparecida dos Santos

O fenômeno da ação social: um estudo de caso; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Maria Cristina Moreno

importância do ensino de música na Educação Infantil; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Aparecida de Fátima Pires

A exploração do trabalho infantil no Brasil; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Edilene de Cássia Corrêa

Prevenção ao uso e abuso de drogas entre escolares; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Fabiana Alves Fernandes

A orientação sexual no Ensino Fundamental; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Débora Regina

Avaliação Escolar; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Cibele Aparecida Gonçalves

A influência do Professor sobre o comportamento dos alunos; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Braz Cubas; Orientador: Celina Sidney da Silva Rocha Higa;

Produções bibliográficas

  • HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha . A criança e o adolescente devem ser respeitados conforme determina a Lei. Revista da Ordem dos Advogados , OAB-Mogi das Cruzes, 2004.

  • HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha . Oficina de Alfabetização - I Jornada UNG de Educação - Universidade Guarulhos no dia 25/10/2006. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha . Palestra sobre Literatura Infantil - Educat - Universidade Braz Cubas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha . Tecnologia e Desenvolvimento Educacional. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha . Etapas da Monografia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha . Ressignifcando a Literatura Infantil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha . Qualidade em Educação: desafios pela excelência. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha . Inclusão. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha . A inclusão do pré-escolar na rede regular de ensino. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha . TCC, TGI, Monografia. 2004 (Livros não publicados) .

  • HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha . Manual para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso. 2004 (Livros não publicados) .

  • HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha . Apostilas sobre Metodologia da Língua Portuguesa: Ensino Fundamental - 1º. Ciclo . 2003 (Apostilas) .

  • HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha . Criação da Cartilha Direitos da Criança - Membro da Comissão do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente - Período 1991 - 1993. 1993 (Membro do Conselho) .

  • HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha . Mestrado em Ciências Jurídicas - Pontifícia Universidade Católica - São Paulo - Período: 1986 a 1989. 1989 (Mestrado) .

  • HIGA, Celina Sidney da Silva Rocha . Habilitação em Administração e Supervisão Escolar; Orientação Educacional e Sociologia e Psicologia da Educação - Período: 1969 - 1972. 1972 (Habilitação) .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Braz Cubas, Departamento de Pedagogia. , Av. Francisco Rodrigues Filho, 1233, Mogilar, 08773380 - Moji das Cruzes, SP - Brasil - Caixa-postal: 511, Telefone: (11) 47918000, URL da Homepage:

Experiência profissional

2005 - Atual

Universidade Guarulhos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Adjunto I E, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação Educacional, Tec. e Treinamento em Recursos Humanos, Currículo e Programas, Políticas Educacionais

  • 01/2005 - 12/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática e Ciências na Educação Infantil - 1º. semestre de 2005, Treinamento em Recursos Humanos na Educação Infantil - 1º. semestre de 2005, Primeiros Socorros na Educação Infantil - 1º. semestre de 2005, Políticas Educacionais - 2º. semestre de 2005, Avaliação Educacional - 2º. semestre de 2005

2004 - 2004

Faculdade Europan

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

  • 09/2004 - 11/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Princípios de Coordenação Pedagógica, Metodologia da Matemática II, Literatura Infantil

2003 - 2003

Centro de Formação do Magistério

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

  • 02/2003 - 12/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Conteúdos Metodológicos da Língua Portuguesa

1982 - 1982

Universidade Braz Cubas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação, Filosofia da Educação, Didática "A", Metodologia Científica, Gestão Educacional, Educação Não Escolar

  • 02/2005 - 12/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática "A" e "B" - 1º. semestre de 2005, Gestão de Processos Educacionais "A" - 1º. semestre de 2005, Didática "A" e "B" - 2º. semestre de 2005, Gestão de Processos Educacionais "A" - 2º. semestre de 2005

  • 02/2003 - 12/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil, Origens e Princípios da Educação Infantil, Didática "A" e "B", Metodologia Científica, Orientadora de TCC, Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, Metodologias Específicas da Educação Infantil "A", Avaliação em Educação, Metodologia da Educação Física - Ensino a Distância, Metodologia de Arte - Ensino a Distância, Gestão de Processos Educacionais "A"

  • 02/1985 - 12/1985

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Comercial

  • 04/1982 - 12/1982

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo de Problemas Brasileiros

2000 - 2000

E E Francisco Ferreira Lopes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

  • 02/2000 - 07/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Direito e Legislação

1998 - 2000

17ª Subseção da O A B de Mogi das Cruzes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Secretária Geral, Carga horária: 0

1996 - 2006

Escritorio de Advocacia

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Advogada, Carga horária: 0

1991 - 1993

Conselho Municipal da Criança e do Adolescente

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro, Carga horária: 0

1978 - 1982

E M E I Antonio Nacif Salemi

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 0

1986 - 1988

E M E I Profa Mathilde Pires de Campos Masci

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 0

1984 - 1988

E M E I Taiaçupeba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 0

1984 - 1985

E M E I Thomas Galhardo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar Pedagógica, Carga horária: 0

1984 - 1984

E M E I Rodrigues de Abreu

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 0

1983 - 1984

E M E I Prof Benedito Estelita de Mello

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 0

1982 - 1983

E M E I Prof João Cardoso Pereira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 0

1978 - 1985

Escola Técnica de 1º e 2º Graus Liceu Braz Cubas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora de Estágio, Carga horária: 0

1975 - 1978

C E M E P Profa Iracema Brasil de Siqueira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 0

1974 - 1975

Parque Infantil de Pindorama

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Educadora Recreacionista, Carga horária: 0

1973 - 1975

Centro Educacional S E S I Nº 113

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de 1º. Grau, Carga horária: 0

1972 - 1974

5º G E S C de Mogi das Cruzes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de 1º. Grau, Carga horária: 0

1972 - 1972

Centro Educacional S E S I Nº 127

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de 1º. Grau, Carga horária: 0

1972 - 1972

Escola Mista do Bairro do Sogo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de 1º. Grau, Carga horária: 0

1971 - 1996

Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes

Vínculo: Servidor público aposentado, Enquadramento Funcional: Diretora aposentada, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1995 - 12/1996

    Direção e administração, Mogi das Cruzes, Secretaria Municipal de Educação e Cultura.,Cargo ou função, Agente Cultural.

  • 01/1971 - 12/1996

    Direção e administração, Mogi das Cruzes, Secretaria Municipal de Educação.,Cargo ou função, Diretora aposentada.

1970 - 1972

G E S C Prof Camilo Faustino de Mello

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de 1º. Grau, Carga horária: 0