José Everaldo Rodrigues Filho

Advogado, bacharelado em Direito, pela Sociedade Universitária do Nordeste (SEUNE) com Licenciatura plena em Filosofia na Universidade Estadual do Ceará, com Bacharelado em Teologia pela PUC-RJ, Mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália (1993), Doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, Itália (2001)., seu doutorado foi reconhecido pela Faculdade de Teologia da PUC-RJ como Doutorado em Teologia no Brasil. Atualmente é professor de filosofia da Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste, cursos de Administração e Ciências Contábeis, professor de pós graduação em direito Canônico da Universidade Católica de Pernambuco e professor de Teologia, filosofia e Direito Canônico na Arquidiocese de Maceió, Alagoas. Atuando principalmente nas áreas de direito, filosofia e teologia.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Direito Canônico

2000 - 2001

Pontifícia Universidade Lateranense
Título: "A aplicação "conta ius" do cânon 539 no Regional Nordeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil"
Orientador: Briam Williams Ferme

Mestrado em Mestrado em Direito Canônico

1991 - 1993

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE GREGORIANA DE ROMA
Título: O impedimento matrimonial de impotência Coeundi,Ano de Obtenção: 1993
Orientador: Professor Dr. Fernando Guimarães
Coorientador: Professor Dr. Fernando Guimarães.

Graduação em Direito

2009 - 2013

Faculdades da Seune

Graduação em Filosofia

1985 - 2000

Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: A Democracia em Jean Jacques Rosseau
Orientador: Professor Teófanes de Barros

Graduação em Teologia

1988 - 1991

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Título: O chamamento em toda a sistemática teológica
Orientador: Professor Dr. Estevão Betencourt

Formação complementar

1998 - 1999

Filosofia. , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

1988 - 1991

Teologia. , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Fala Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Fala Bem, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Lê Razoavelmente.

Latim

Lê Razoavelmente.

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES FILHO, J. E. . O ministério dos presbíteros na paróquia do CIC de 1917 ao de 1983.. Revista Brasileira de Direito Canônico , v. 18, p. 73-138, 2004.

  • RODRIGUES FILHO, J. E. . O ministério dos Presbíteros na Paróquia do CIC de 1917 ao de 1983. Revista Brasileira de Direito Canônico , v. XVIII, p. 73-73, 2004.

  • RODRIGUES FILHO, J. E. . O costume contra legem na ciência canônica. Direito e Pastoral , v. XVII, p. 65, 2003.

  • RODRIGUES FILHO, J. E. . O Estatuto Jurídico das Paróquias no Código de Direito Canônico de 1917 e 1983. 1. ed. São Paulo: biblioteca 24x7, 2011. v. 200. 300p .

  • RODRIGUES FILHO, J. E. . Direito Canônico Fundamental. 1. ed. São Paulo: biblioteca 24x7, 2010. v. 1. 292p .

Outras produções

RODRIGUES FILHO, J. E. . A Maçonaria e a Igreja. 2014. (Blog).

RODRIGUES FILHO, J. E. . História do Concílio Vaticano II. 2014. (Blog).

RODRIGUES FILHO, J. E. . A Concordata entre o governo brasileiro e a Santa Sé. 2014. (Blog).

RODRIGUES FILHO, J. E. . Novas normas penais contra o delito de pedofilia praticado por clérigos. 2014. (Blog).

RODRIGUES FILHO, J. E. . Direito Canônico Fundamental. 2011; Tema: O Presbítero e a Paróquia I, II, III. (Blog).

Prêmios

2017

Membro da Academia Alagoana de Educação, ACALE.

2017

Membro da Associação de Direito e Cidadania, ADC.

2014

Membro da Academia Portocalvense de Ciências e Artes, Acapocia.

2005

Membro da Sociedade Brasileira de Canonistas, SBC.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdades da Seune, FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - MACEIÓ. , Av. Dom Antônio Brandão,204, Farol, 57000000 - Maceió, AL - Brasil, Telefone: (082) 33362640, URL da Homepage:

Experiência profissional

2006 - Atual

Faculdades da Seune

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

2002 - Atual

Arquidiocese de Maceió

Vínculo: Professor de Teologia, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Até a presente data

2016 - Atual

Tribunal Eclesiástico de Maceió

Vínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 20