Wanderlene Anelli
possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1989) e mestrado em Ciências Otorrinolaringológica pela Universidade Federal de São Paulo (2002). Atualmente é fonoaudióloga - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia
Informações coletadas do Lattes em 04/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Saúde Coletiva
2000 - 2002
Universidade Federal de São Paulo
Onivaldo Cervantes.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia. Setores de atividade: Saúde Humana.
Aperfeiçoamento em Terapia Fonoaudiológica II
1991 - 1992
Aperfeiçoamento em Terapia Fonoaudiológica I
1990 - 1990
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.
Participação em eventos
RACC - Reciclagem e Atualização Clínico-Científica em Voz. 2009. (Outra).
XIII Simpósio Internacional do CEV. 2008. (Simpósio).
II Encontro Nacional do Departamento de Voz da SBFA. 2007. (Encontro).
XI Simpósio Internacional do CEV - A voz do professor. 2006. (Simpósio).
X Simpósio Internacional do CEV - Panorama e desafios do contor popular do século XXI. 2005. (Simpósio).
XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2004. (Congresso).
IX Simpósio Internacional em Voz.IX Simpósio Internacional em Voz. 2004. (Simpósio).
II Congresso Triológico de Otorrinolaringologia. II Congresso Triológico de Otorrinolaringologia. 2001. (Congresso).
Curso Atualização Clínica e Pesquisa na Área de Voz.Curso Atualização Clínica e Pesquisa na Área de Voz. 2001. (Outra).
Curso Atualidades na Clínica Vocal.Curso Atualidades na Clínica Vocal. 2001. (Outra).
I Simpósio de Atualização no Tratamento e na Reabilitação da Doença de Parkinson.I Simpósio de Atualização no Tratamento e na Reabilitação da Doença de Parkinson. 2000. (Simpósio).
Curso O melhor que vi e ouvi III - Atualização em laringe e voz.Curso O melhor que vi e ouvi III - Atualização em laringe e voz. 2000. (Outra).
V Curso de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço para Residentes.V Curso de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço para Residentes. 2000. (Outra).
Curso de Cirurgia da Base do Crânio - Módulo I.Curso de Cirurgia da Base do Crânio - Módulo I. 2000. (Outra).
Curso Bases da Análise Acústica Vocal.Curso Bases da Análise Acústica Vocal. 2000. (Outra).
2nd World Voice congress and 5th International Symposium on Phonosurgery. 2nd World Voice congress and 5th International Symposium on Phonosurgery. 1999. (Congresso).
IV Congresso Internacional de Fonoaudiologia. IV Congresso Internacional de Fonoaudiologia. 1999. (Congresso).
I Congresso Triológico de Otorrinolaringologia. I Congresso Triológico de Otorrinolaringologia. 1999. (Congresso).
Curso Correlatos Acústicos, Auditivos e Visuais nas Disfonias.Curso Correlatos Acústicos, Auditivos e Visuais nas Disfonias. 1999. (Outra).
Curso Atuação fonoaudiológica no diagnóstico e reabilitação dos distúrbios de linguagem adquiridos.Curso Atuação fonoaudiológica no diagnóstico e reabilitação dos distúrbios de linguagem adquiridos. 1999. (Outra).
III Voz EPM - Prática Clínica nos Distúrbios da Voz.III Voz EPM - Prática Clínica nos Distúrbios da Voz. 1999. (Outra).
GRAM 5.0 - Programa Computadorizado de Análise Vocal.GRAM 5.0 - Programa Computadorizado de Análise Vocal. 1999. (Outra).
Curso Método Lee Silverman de Tratamento Vocal.Curso Método Lee Silverman de Tratamento Vocal. 1999. (Outra).
VIII Seminário de Voz - "A disfonia como Doença Ocupacional: um estudo multicêntrico.VIII Seminário de Voz - A disfonia como Doença Ocupacional: um estudo multicêntrico. 1998. (Seminário).
Curso Neuroanatomia Funcional da Motricidade.Curso Neuroanatomia Funcional da Motricidade. 1998. (Outra).
Curso O melhor que vi e ouvi II - Atualização em laringe e voz.Curso O melhor que vi e ouvi II - Atualização em laringe e voz. 1998. (Outra).
I Congresso Luso-Brasileiro de Otorrinolaringologia. I Congresso Luso-Brasileiro de Otorrinolaringologia. 1997. (Congresso).
VII Seminário de Voz: A Disfonia como Doença Profissional: enfoque fonoaudiológico.VII Seminário de Voz: A Disfonia como Doença Profissional: enfoque fonoaudiológico. 1997. (Seminário).
XI Encontro Nacional de Fonoaudiologia.XI Encontro Nacional de Fonoaudiologia . 1997. (Encontro).
II Curso Internacional de Laringologia e Voz.II Curso Internacional de Laringologia e Voz. 1997. (Outra).
Curso Voz: ver e ouvir.Curso Voz: ver e ouvir. 1997. (Outra).
Curso Análise de vibrações na ATM, eletromiografia, eletrognatografia e mastigação.Curso Análise de vibrações na ATM, eletromiografia, eletrognatografia e mastigação. 1997. (Outra).
II Voz - EPM - Curso de Disfonia Infantil.II Voz - EPM - Curso de Disfonia Infantil. 1997. (Outra).
Curso Melhor que Vi e Ouvi: Atualização em Laringe e Voz.Curso Melhor que Vi e Ouvi: Atualização em Laringe e Voz. 1997. (Outra).
I Encontro CEFAC Internacional de Fonoaudiologia.I Encontro CEFAC Internacional de Fonoaudiologia . 1996. (Encontro).
Curso Desordens Internas da ATM - Tratamento Clínico-Cirúrgico.Curso Desordens Internas da ATM - Tratamento Clínico-Cirúrgico. 1996. (Outra).
3º Congresso Brasileiro de Laringologia e Voz e 1º Encontro Brasileiro de Canto. 3º Congresso Brasileiro de Laringologia e Voz e 1º Encontro Brasileiro de Canto. 1995. (Congresso).
V Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Voz - Contextos e Práticas: Ética, Equipe Multi-Interdisciplinar e Atendimento Público.V Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Voz - Contextos e Práticas: Ética, Equipe Multi-Interdisciplinar e Atendimento Público. 1995. (Seminário).
Simpósio de Disfagia em Meio Hospitalar - Avaliação e Tratamento.Simpósio de Disfagia em Meio Hospitalar - Avaliação e Tratamento. 1995. (Simpósio).
Jornada de Atualização em Terapia Orofacial e sua Relação com Odontologia - CEFAC.Jornada de Atualização em Terapia Orofacial e sua Relação com Odontologia - CEFAC . 1995. (Outra).
Curso Internacional de Cirurgia Maxilofacial-Articulação Têmporo-Mandibular - Clínica e Cirurgia.Curso Internacional de Cirurgia Maxilofacial-Articulação Têmporo-Mandibular - Clínica e Cirurgia. 1995. (Outra).
Curso Diagnóstico e Tratamento não cirúrgico da ATM.Curso Diagnóstico e Tratamento não cirúrgico da ATM. 1995. (Outra).
I Jornada sobre Dislexia.I Jornada sobre Dislexia. 1994. (Outra).
Curso O trabalho corporal na terapia fonoaudiológica e Vivência em impostação vocal. Curso O trabalho corporal na terapia fonoaudiológica e Vivência em impostação vocal. 1993. (Congresso).
I Seminário do Grupo de Estudos sobre a Voz: O disfônico num atendimento institucional.I Seminário do Grupo de Estudos sobre a Voz: O disfônico num atendimento institucional. 1993. (Seminário).
Curso Aperfeiçoamento em trabalho corporal na terapia fonoaudiológica e Vivência em Impostação Vocal.Curso Aperfeiçoamento em trabalho corporal na terapia fonoaudiológica e Vivência em Impostação Vocal. 1993. (Outra).
II Congresso Internacional de Fonoaudiologia e VII Encontro Nacional de Fonoaudiólogos.II Congresso Internacional de Fonoaudiologia e VII Encontro Nacional de Fonoaudiólogos. 1992. (Outra).
IV Curso Internacional da Pró-Fono: Voz Profissional.IV Curso Internacional da Pró-Fono: Voz Profissional. 1992. (Outra).
Curso Mastigação.Curso Mastigação. 1991. (Outra).
Curso Abordagens facilitadoras no Treinamento Vocal.Curso Abordagens facilitadoras no Treinamento Vocal . 1991. (Outra).
Participação em bancas
ROCHA, P. A.;ANELLI, Wanderlene. Aleitamento materno de crianaçs com ´Síndrome de Down. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
HIGASHI, B. S.;ANELLI, Wanderlene. Padrão mastigatório em crianças com Síndrome de Down e sua relação com o desenvolvimento motor global. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
SILVA, G. C.;ANELLI, Wanderlene. Análise perfil vocal em um grupo de coralistas amadores. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Santos, Patrica Messias dos;ANELLI, Wanderlene. O conhecimento da saúde vocal dos radialistas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Dionísio, Maria Angélica Ronchi;ANELLI, Wanderlene. Qualidade de vida relacionada ao uso da voz em teleoperadores. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
MINUCELLI, J. C.Minucelli, Joelma Calhau;ANELLI, Wanderlene. Caracterização vocal de um grupo de cantores de teatro musical. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
VALINO, Juliana Campos.;ANELLI, Wanderlene. Qualidade de vida e saúde vocal de cantores de rock da cidade de São Paulo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Produções bibliográficas
-
ANELLI, Wanderlene . Experiência de atendimento fonoaudiológico não semanal à pacientes com nódulos de pregas vocais. Voz Ativa Falando Sobre a Clínica Fonoaudiológica, 2000.
-
ANELLI, Wanderlene . Perfil dos pacientes que apresentam boa evolução em acompanhamento fonoaudiológico quinzenal. Voz Ativa Falando Sobre a Clínica Fonoaudiológica, 2000.
-
ANELLI, Wanderlene . Técnica de agravamento com pacientes portadores de sulco vocal. Voz Ativa Falando Sobre a Clínica Fonoaudiológica, 2000.
-
ANELLI, Wanderlene . Possibilidades diagnósticas nos distúrbios deglutofonatórios de causa neurológica. Voz Ativa Falando Sobre a Clínica Fonoaudiológica, 2000.
-
ANELLI, Wanderlene (Org.) . Tratado de Fonoaudiologia. 2. ed. São Paulo: Tecmedd, 2005.
-
ANELLI, Wanderlene (Org.) . Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 1997.
-
ANELLI, Wanderlene . Avaliação dos distúrbios vocais. In: Otacílio Lopes Filho. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia. 2ed.: Tecmedd, 2005, v. , p. -.
-
ANELLI, Wanderlene . Intervenção fonoaudiológica no tratamento dos distúrbios vocais. In: Otacílio Lopes Filho. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia. 2ed.: Tecmedd, 2005, v. , p. -.
-
ANELLI, Wanderlene . Aspectos laringológicos e vocais relacionados ao refluxo laringofaríngeo. In: Otacílio Lopes Filho. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia. 2ed.: Tecmedd, 2005, v. , p. -.
-
ANELLI, Wanderlene . Atuação fonoaudiológica na disfunção temporomandibular. In: Otacílio Lopes Filho. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia. 2ed.: Tecmedd, 2005, v. , p. -.
-
ANELLI, Wanderlene . Entendendo a muda vocal. In: Wanderlene Anelli. (Org.). Laringologia Pediátrica. : Roca, 1999, v. , p. -.
-
ANELLI, Wanderlene . Atendimento em grupo ao disfônico. In: Otacílio Lopes Filho. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia. : Roca, 1997, v. , p. -.
-
ANELLI, Wanderlene . Atuação fonoaudiológica nas desordens temporomandibulares. In: Otacílio Lopes Filho. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia. : Roca, 1997, v. , p. -.
-
ANELLI, Wanderlene . A percepção do indivíduo em relação à sua disfonia sob enfoque social da voz. Tópicos em Fonoaudiologia, , v. 4.
-
ANELLI, Wanderlene . A alta fonoaudiológica sob duas ópticas: paciente e terapeuta. Tópicos em Fonoaudiologia, , v. 4.
-
ANELLI, Wanderlene . Análise acústica computadorizada da voz no diagnóstico da doença do refluxo gastroesofágico. In: XVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, 2001, São Paulo, 2001.
-
ANELLI, Wanderlene . Caracterização vocal dos pacientes com sinais laríngeos da doença do refluxo gastroesofágico. In: II Congresso Triológico de Otorrinolaringologia, 2001, São Paulo, 2001.
-
ANELLI, Wanderlene . Perfil dos pacientes com esclerose múltipla avaliados no Setor de Terapia Fonoaudiológica. In: 1º Congreso LACTRIMS, 2000, Buenos Aires, 2000.
-
ANELLI, Wanderlene . A motivação do paciente disfônico para a terapia fonoaudiológica pós microcirurgia de laringe. In: 2nd World Voice Congress e 5th International Symposium on Phonosurgery, 1999, São Paulo, 1999.
-
ANELLI, Wanderlene . Verificação da efetividade da orientação fonoaudiológica a partir da qualidade vocal dos pacientes portadores de refluxo gastroesofágico. In: 2nd World Voice Congress e 5th International Symposium on Phonosurgery, 1999, São Paulo, 1999.
-
ANELLI, Wanderlene . Proposta de mioterapia nos casos de disfunções temporo-mandibulares. In: IV Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 1999, São Paulo, 1999.
-
ANELLI, Wanderlene . Efetividade de diferentes abordagens terapêuticas nas alterações do sistema estomatognático. In: IV Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 1999, São Paulo. Anuário CEFAC de Fonoaudiologia, 1999.
-
ANELLI, Wanderlene . Protocolo de avaliação da deglutição de pacientes neurológicos. In: 34º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia, 1998, São Paulo, 1998.
-
ANELLI, Wanderlene . Avaliação de deglutição em pacientes pediátricos. In: 34º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia, 1998, São Paulo, 1998.
-
ANELLI, Wanderlene . Distúrbio da mobilidade das pregas vocais. In: Simpósio: O Melhor que Vi e Ouvi II - Atualização em Laringe e Voz, 1998, São Paulo, 1998.
-
ANELLI, Wanderlene . A termoterapia como recurso auxiliar no tratamento fonoaudiológico das desordens temporomandibulares. In: XI Encontro Nacional de Fonoaudiologia, 1997, São Paulo, 1997.
-
ANELLI, Wanderlene . Orientações fonoaudiológicas gerais à pacientes disfônicos com a doença do refluxo gastroesofágico. In: XI Encontro Nacional de Fonoaudiologia, 1997, São Paulo, 1997.
-
ANELLI, Wanderlene . Caracterização e orientações fonoaudiológicas à pacientes com e sem disfonia, apresentando refluxo gastroesofágico. In: I Congresso Luso-Brasileiro de Otorrinolaringologia, 1997, São Paulo, 1997.
-
ANELLI, Wanderlene . Terapia fonoaudiológica pré-cirúrgica em pacientes com edema de Reinke. In: I Congresso Luso-Brasileiro de Otorrinolaringologia, 1997, São Paulo, 1997.
-
ANELLI, Wanderlene . Desordem temporomandibular - perfil e tratamento fonoaudiológico. In: 33º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia, 1996, São Paulo, 1996.
-
ANELLI, Wanderlene . Novo enfoque de atendimento a pacientes disfônicos em instituição. In: II Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 1992, São Paulo, 1992.
-
ANELLI, Wanderlene . Paralisia de prega vocal associada a cardiopatia congênita grave. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ANELLI, Wanderlene . Paralisia de prega vocal associada a cardiologia congênita grave. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANELLI, Wanderlene . A fonoaudiologia nas instituições hospitalares: um percurso. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ANELLI, Wanderlene . Manual de orientações a família de pacientes afásicos. 1990. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
ANELLI, Wanderlene . Comunicação Oral. 2008. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . Cominicação Oral I e II. 2007. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . Desenvolvimento das funções orais e da fonação. 2007. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . Fonoaudiologia aplicada à orotodontia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ANELLI, Wanderlene . Comunicação Oral I e II. 2006. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . Comunicação Oral I e II. 2005. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . Inter-relação fonoaudiologia - ortodontia. 2004. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . Comunicação oral. 2004. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . Voz: intervenção em grupo. 2004. (Mesa redonda).
ANELLI, Wanderlene . Refluxo gastro-esofágico - Contribuição fonoaudiológica. 2004. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . Integração Fonoaudiologia - Ortodontia. 2003. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . Refluxo laringo-faríngeo - aspectos fonoaudiológicos. 2003. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . Inter-relação fonoaudiologia - ortodontia. 2003. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . O trabalho corporal - relaxamento no atendimento fonoaudiológico ao disfônico. 2002. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . Doenças do refluxo gastroesofágico e alterações da laringe - Visão do fonoaudiólogo. 2002. (Mesa redonda).
ANELLI, Wanderlene . Terapêutica fonoaudiológica na especialidade ortodôntica. 2001. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . Interação Ortodontia - Fonoaudiologia. 2001. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . Terapia fonoaudiológica nas disfonias. 2001. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . Inter-relação fonoaudiologia - ortodontia. 2001. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . Distúrbios fonoaudiológicos na esclerose múltipla. 2001. (Palestra).
ANELLI, Wanderlene . Avaliação otorrinolaringológica e fonoaudiológica da deglutição nas disfagias. 2001. (Palestra).
ANELLI, Wanderlene . Atuação fonoaudiológica com o respirador oral. 2001. (Palestra).
ANELLI, Wanderlene . Relação entre o comportamento vocal e a doença do refluxo gastroesofágico. 2001. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . ATM - Avaliação fonoaudiológica. 1999. (Mesa redonda).
ANELLI, Wanderlene . Avaliação fonoaudiológica das alterações do sistema estomatognático. 1999. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . Atuação fonoaudiológica nos casos de disfonia associada ao refluxo gastroesofágico. 1999. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . Terapia fonoaudiológica nas disfonias. 1998. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . Terapia fonoaudiológica nas disfonias funcionais. 1998. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . A Fonoaudiologia e suas intervenções no paciente neurológico. 1998. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . Alterações do sistema estomatognático. 1996. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . Atendimento fonoaudiológico em grupo. 1995. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . Atendimento fonoaudiológico nas desordens temporomandibulares. 1995. (Aula Ministrada).
ANELLI, Wanderlene . Atendimento fonoaudiológico em grupo. 1994. (Aula Ministrada).
Prêmios
1999
Título de Especialista em VOZ, Conselho Federal de Fonoaudiologia.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. , Rua Dr Cesário Motta Jr 112, Santa Cecília, 01221020 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 2240122, Ramal: 5740, URL da Homepage:
Experiência profissional
2005 - Atual
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Instrutor, Carga horária: 10
1995 - Atual
Irmandade da Santa Casa de Misericordia de Sao PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 0
Atividades
-
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Fonoaudióloga Supervisora.
-
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Fonoaudióloga Supervisora e Docente.
1990 - 1996
Colégio Jean PiagetVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 0
1990 - 1992
Centro de Vivência e Integração do ExcepcionalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 0
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Wanderlene Anelli e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?