Helena Selma Azevedo

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal do Ceará (1978), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia Doméstica, com ênfase em Economia Doméstica, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança alimentar, trabalho doméstico, família e gênero, agricultura familiar e políticas públicas. É Vice-Coordenadora do Curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará.

Informações coletadas do Lattes em 18/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

1998 - 2003

Universidade Federal do Ceará
Título: Trabalhadores invisíveis na escola: relações de trabalho, de gênero e corporalidade
Orientador: Mirtes Miriam Amorim
Palavras-chave: Gênero e Trabalho; Divisão Sexual do Trabalho; Mulher e trabalho; Trabalho doméstico; Corporalidade; pensamento e linguagem. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação; Mercado de Trabalho e Mão-De-Obra; Outros Setores.

Mestrado em Sociologia

1989 - 1992

Universidade Federal do Ceará
Título: Identidade Resgatada ou Nova Identidade? Identidade e Cotidianidade de Famílias de Áreas de Assentamento,Ano de Obtenção: 1992
Orientador: Dieter Bruhl
Palavras-chave: Família; Rural-; Cotidiano; Identidade; Assentamento Rural; Reforma Agrária. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Família. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia. Setores de atividade: Desenvolvimento Rural; Educação; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Especialização em Metodologia do Trabalho Científico

1979 - 1980

Universidade Estadual do Ceará

Graduação em Economia Doméstica

1975 - 1978

Universidade Federal do Ceará

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia Doméstica / Subárea: Família/Especialidade: Economia Doméstica.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia Doméstica / Subárea: Família/Especialidade: Segurança Alimentar.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia Doméstica / Subárea: Família/Especialidade: Trabalho Doméstico.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia Doméstica / Subárea: Família/Especialidade: Família Rural.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia Doméstica / Subárea: Família/Especialidade: Ergonomia e Trabalho Doméstico.

Organização de eventos

AZEVEDO, H. Selma . Reunião Ampliada de SAN no município de Tianguá, preparatória para a II Conferência Territorial de SAN da Chapada da Ibiapaba. 2011. (Outro).

AZEVEDO, H. Selma . IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. 2011. (Outro).

AZEVEDO, H. Selma . III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. 2007. (Outro).

AZEVEDO, H. Selma . XVIII Congresso Brasileiro, VI Encontro Latino-Americado e IX Simpósio Estadual de Economia Doméstica. 2005. (Congresso).

AZEVEDO, H. Selma . XVIII Congresso Brasileiro, VI Encontro Latino-Americado e IX Simpósio Estadual de Economia Doméstica. 2005. (Congresso).

AZEVEDO, H. Selma . II Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional - Região II. 2004. (Outro).

AZEVEDO, H. Selma . II Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. 2004. (Outro).

AZEVEDO, H. Selma . II Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. 2004. (Outro).

AZEVEDO, H. Selma . II Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. 2004. (Outro).

Participação em eventos

4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutriconal +2.4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutriconal +2. 2014. (Outra).

Seminário Estadual de Orientações para Implantação do Serviço de Inspeção Municipal SIM, SUASA e SISBI-POA.Seminário Estadual de Orientações para Implantação do Serviço de Inspeção Municipal SIM, SUASA e SISBI-POA. 2014. (Seminário).

2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. 2013. (Outra).

4ª Conferência +2.Encontro Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. 2013. (Encontro).

Fazendo Gênero 10: Desafios Atuais dos Feminismos.Fazendo Gênero 10: Desafios Atuais dos Feminismos. 2013. (Seminário).

I Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. Múltiplas perspectivas de avaliação e debate.A experiência da câmara temática de produção e abastecimento do CONSEA Ceará na construção de metodologia e instrumentos e monitoramento e avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos. 2013. (Seminário).

Oficina Nordeste SISAN.Oficina Regional sobre a construção do SISAN. 2013. (Oficina).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 10: desafios atuais dos feminismos.A participação de mulheres como avaliação dos projetos do Programa de Aquisição de Alimentos. 2013. (Seminário).

Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos-ABRANDH.Direto Humano à Alimentação Adequada-DHAA e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). 2012. (Oficina).

Colóquio Internacional sobre mercado de trabalho, trabalhador pobre, proteção social e enfrentamento da pobreza no Brasil e Canadá.Colóquio Internacional sobre mercado de trabalho, trabalhador pobre, proteção social e enfrentamento da pobreza no Brasil e Canadá. 2012. (Outra).

Congresso Internacional virtual - Economia Verde e Inclusão socioprodutiva: o papel da Agricultura Familiar. 2012. (Congresso).

I Conferência Estadual sobre Assistência Técnica e Extensão Rural.I Conferência Estadual sobre Assistência Técnica e Extensão Rural. 2012. (Outra).

II Seminário Ítalo-Brasileiro de Segurança Alimentar. 2012. (Seminário).

Oficina Nacional sobre o SISAN.Oficina sobre a Consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional-SISAN. 2012. (Oficina).

Seminário Pesquisa em SAN.Seminário Pesquisa em SAN. 2012. (Seminário).

XI Curso de Formação para jovens do Campo no Ceará.Soberania Alimentar e agrotóxicos. 2012. (Outra).

XIV Encontro Regional dos Estudantes de Nutrição Norte Nordeste.Agronegócio X Soberania Alimentar. 2012. (Encontro).

VI Capacitação Pedagógica do Projeto"Formação de Multiplicadores em Agroecologia para o Fortalecimento da Agricultur a Familiar"."Politica Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional(PNSAN) e Programa de Aquisição de Alimentos". 2011. (Outra).

XXI Congresso Brasileiro de Economia Doméstica IX Encontro Latinoamericano de Economia Doméstica II Encontro Intercontinaental de Economia Doméstica. Desafios na Construção do Controle Social do Programa de Aquisição de Alimentos: o caso da Câmara temática de de Produção e Abastecimento do Concea Ceará. 2011. (Congresso).

Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional na dinâmica social e institucional. 2007. (Outra).

Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. 2007. (Outra).

III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. 2007. (Outra).

XII Congresso Brasileiro de Sociologia. Formação de atores sociais em SAN: Uma estratégia de implementação e acompanhamento das políticas públicas. 2007. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro VII Encontro Latino Americano de Economia Doméstica. Desafios na formação de atores sociais em segurança alimentar e nutricional como uma estratégia de implementação e acompanhamento das políticas públicas. 2007. (Congresso).

I Encontro Nacional de Avaliação do Programa Cozinha Brasil.Educação Alimentar como estratégia para a promoção da alimentação saudável. 2005. (Encontro).

Redor.De Casa para a Escola - A Mesma Invisibilidade do Trabalho. 2005. (Seminário).

Comemoração do Dia Internacional da mulher.A mulher e as transformações no mundo do trabalho. 2001. (Outra).

Comemoração do dia internacional da Mulher e homenagem a mulheres que se destacaram em Fortaleza.Primeiras mulheres que se destacaram no Ceará. 2001. (Outra).

Debate - Mulheres que fizeram história no Ceará: venha conhecer as nossas Bárbaras.As primeiras Mulheres Cearenses que se destacaram o cenário da cultura, educação e política. 2001. (Outra).

Quadra Vermelha.As pioneiras do Ceará em educação e cultura. 2001. (Outra).

Seminário Internacional Genero, Globalização e Trabalho, os novos desafios..Mulher e trabalho: os novos deafios. 2001. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Ercília Ferreira Lima Neta

AVILA, M. M. M.; BRAGA, E. M. F.;AZEVEDO, H. Selma; ARRUDA, S. P. M.. Monitoramento e Avaliação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional: proposta de uma matriz de indicadores no município de Maracanaú/CE. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Janaína Lucio Dantas

AVILA, M. M. M.;AZEVEDO, H. Selma; DINIZ, D. B.. Análise do Programa de Aquisição de Alimentos no Município de Senador Pompeu - CE. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Blesser Tavares Moreno

BEZERRA, A. B.;AZEVEDO, H. Selma; ROCHA, A. M.. O Programa de Avaliação de Alimentos e seu papel no fomento e inclusão social no campo. 2013. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Andréa Machado Camurça

LEITE, G. G. S.; RIGOTTO, R. M.;AZEVEDO, H. Selma. Mulheres e agroecologia: possibilidades para a sustentabilidade local na Comunidade Bom Jesus, Assentamento Maceió, Itapipoca/CE. 2013. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Luisa Maria Oliveira Pinto

AVILA, M. M. M.;AZEVEDO, H. Selma; OLIVEIRA, L. C.. Documento base para elaboração da política estadual de alimentação e nutrição: proposta para o Estado do Ceará. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Saúde Púlblica) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Cláudia sales de Alcântara

BEZERRA, José Arimatéia;AZEVEDO, H. Selma; BRNADÃO, Maria de Lourdes. O currículo cultural das históriasem quadrinho: Emília e a turma do sítio na cartilha da nutrição no Fome Zero. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Fauston Negreiros

BEZERRA, José Arimatéia;AZEVEDO, H. Selma; BRNADÃO, Maria de Lourdes. O curriculo da fome no Piauí: a merenda escolar e seu potencial em face da segurança alimentar. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Márcia Maria de Medeiros Dutra

BRAGA, E. F.AZEVEDO, H. Selma; OSTERNE, Maria do Socorro Ferreira; RODRIGUES, L. C.. Fome de Cidadania e o Direito à Alimentação: a percepção dos usuários do Restaurante Popular Mesa do Povo em Fortalkeza - Ce. 2007. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Lorena da Silva Lopes

FROTA, M. H. P.; SANTOS, J. B. F.;AZEVEDO, H. Selma. O Microcrédito como Política Pública de Emprego e Renda e o Trabalho para Mulheres no Mercado de Trabalho em Fortaleza. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Socieda) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Shandra Carmen Sales de Aguiar

THERRIEN, S. M. N.;AZEVEDO, H. Selma; ALMEIDA, M. I.; VIEIRA, N. F.. Direito à saúde como uma questão de cidadania:A realidade sob a ótica do usuário. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Fabio Angelo Lima Verde de Araújo

ALMEIDA, M. I.;AZEVEDO, H. Selma; MAIA, F. M. M.; ALMEIDA, P. C.. Aspectos Alimentares, nutricionais e condições sócio-econômico dos usuários do restaurante popular mesa do povo. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: KARLA KAROLLINE DE JESUS ABRANTES

LIMA, P. V. P. S.;SOBRAL, F. M.AZEVEDO, H. Selma; MOREIRA, M. L. S.; CABRAL, B. D.. Relação da Capacidade Organizativa sobre o Desempenho de Comercialização: o caso das Associações Rurais beneficiárias do Projeto São José III, Governo do Estado do Ceará/Brasil. 2020. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Anna Érika Ferreira Lima

SAMPAIO, J. L. F.; ALENCAR, F. A. G.;AZEVEDO, H. Selma; BEZERRA, José Arimatéia; AVILA, M. M. M.. A Geografia da Segurança Alimentar e Nutricional no Ceará: Um Estudo sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Alessandra Karla Oliveira Amorim

AVILA, M. M. M.;AZEVEDO, H. Selma; DINIZ, D. B.. Consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no estado do Maranhão: desafios e conquistas do cenário sociopolítico. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Janaína Lúcia Dantas

AVILA, M. M. M.;AZEVEDO, H. Selma; SANTOS, S. M. C.. Avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos no município de Senador Pompeu/CE. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição e Saúde) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Ercília Ferreira Lima Neta

AVILA, M. M. M.;AZEVEDO, H. Selma; COSTA, M. C. O.. Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional no Ceará no período de 2004 a 2011. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Ivana Leila Carvalho Fernandes

AZEVEDO, H. Selma; LANDIM, M. C.;MONTE, F. S. S.. O Papel da Mulher na Segurança Alimentar das Famílias do Assentamento Novo Horizonte em Tururu - Ce. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Agricultura Camponesa e Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ana Maria Timbó Duarte Gomes

AZEVEDO, H. Selma; LANDIM, M. C.;MONTE, F. S. S.. Segurança Alimentar no Assentamento Santana. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Agricultura Camponesa e Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Louiziania Maria Ponce da Silva

PINHEIRO, Z. A. C.; CARNEIRO, F. E. C. S.;AZEVEDO, H. Selma. Segurança Alimentar e Nutriconal: A Dinâmica de Alimentação da Cozinha Comunitária do CRAS Acaracuzinho - Maracanaú sob a ótica do usuário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Sandra Maria Carvalho Sombra

AZEVEDO, H. Selma; CARNEIRO, F. E. C. S.; PINHEIRO, Z. A. C.. A intersetorialidade entre o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional e o Sistema Único de Assistência Social no Centro de Referência da Assistência Social - Boa Esperança, em Pajuçara. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Rosangela Mendes de Freitas

MONTE, F. S. S.; COSTA, D. B.;AZEVEDO, H. Selma. Megaeventos esportivos, cidade e a produção do espaço urbano: a Copa do Mundo e as remoções de famílias em Fortaleza, CE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: KARLA KAROLLINE DE JESUS ABRANTES

LEITE, G. G. S.; CAMURCA, A. M.;AZEVEDO, H. Selma. Agroecologia e gênero: experiências em quintais produtivos nas comunidades Sítio Coqueiro e Barra do Córrego - Assentamento Maceió/Itapipoca/CE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Marta Maria de Castro Van Leeuven

AZEVEDO, H. Selma. Estratégias de Vivências das Mulheres no Assentamento Lages Caridade Ceará na perspectiva da construção da Segurança Alimentar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Renato Glaydson Rocha Teixeira

LEMOS, J. J. S.;SOBRAL, F. M.AZEVEDO, H. Selma. A Política Brasileira de Segurança Alimentar e Nutricional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Florença Moreira Gonçalves

AZEVEDO, H. Selma. Segurança Alimentar e Nutricional: O Papel da Agroindustrialização da Agricultura Familiar no Assentamento 25 de Maio (Comunidade Quieto) - Madalena Ce. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Regma Queiroz de Vasconcelos

AZEVEDO, H. Selma; DÁVILA, Sade Maria Gurgel. Referência em Alimentação Sustentável: Gestão de um Projeto em Segurança alimentar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Antônio Barbosa Júnior

AZEVEDO, H. Selma. Mundo Rural: Vivenciando a luta de homens e Mulheres no combate a Insegurança Alimentar no Assentamento Nova Ladeira, Quixeramobim/Ceará. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Regma Queiroz de Vasconcelos

AZEVEDO, H. Selma. Centro de Referência em Alimentação Sustentável: Gestão de um Projeto em Segurança Alimentar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ana Maria Timbó

AZEVEDO, H. Selma; AMARAL, C. C. G.. Segurança Alimentar: relação de produção e consumo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: SANDRA AGUIAR CAVALCANTE

AZEVEDO, H. Selma; AMARAL, C. C. G.. Mulher X Tempo: O cotidiano Feminino no Assentamento Matriz de São Gonçalo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará.

AZEVEDO, H. Selma; GOMES, M. C. F.;MONTE, F. S. S.. Comissão para seleção de professor substituto. 2007. Universidade Federal do Ceará.

GOMES, M. C. F.;AZEVEDO, H. Selma; GOMES, E. M. M.. Comissão para seleção de professor substituto. 2005. Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

BENEVENUTO, M. A. R.; BARRETO, M. E. S.;AZEVEDO, H. Selma; LUDWING, M. P.; LOPES, M. F.. Comissão Examinadora de Provas e Títulos para professor Assistente. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

AMARAL, C. C. G.; LANDIM, M. C.;AZEVEDO, H. Selma; ARAUJO, M. S.. Comissão para Seleção de Professor Substituto do Departamento de Economia Doméstica - Setor de Estudo: Administração Familiar e do Espaço. 2002. Universidade Federal do Ceará.

OLIVEIRA, M. N.;AZEVEDO, H. Selma; SILVA, E. M. C.. Comissão de Avaliação da Progressão Funcional de Assistente I para Assistente II da Professora Alessandra Pinheiro de Góes Carneiro. 2015. Universidade Federal do Ceará.

OLIVEIRA, M. N.;AZEVEDO, H. Selma; SILVA, E. M. C.. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório da Professora Maria do Socorro de Araújo. 2015. Universidade Federal do Ceará.

OLIVEIRA, M. N.;AZEVEDO, H. Selma; SILVA, E. M. C.. Comissão de Avaliação da Progressão Funcional de Assistente I para Assistente II da Professora Maria do Socorro de Araújo. 2015. Universidade Federal do Ceará.

MONTE, F. S. S.AZEVEDO, H. Selma; CARNEIRO, A. P. G.. Comissão Julgadora da Seleção de Monitoria do Projeto Análise da funcionalidade da moradia para população de baixa renda, do Programa de Iniciação à Docência - Curso de Economia Doméstica. 2014. Universidade Federal do Ceará.

MONTE, F. S. S.GUSSI, A. F.AZEVEDO, H. Selma. Comissão Julgadora da Seleção de Monitoria do Projeto Aplicação da formação em docência integrada às tecnologias da informação e comunicação (DTIC) na disciplina Planejamento do Espaço Familiar (PEF) do Curso de Economia Doméstica (UFC), do Programa de Iniciação à Docência - Curso de Economia Doméstica. 2012. Universidade Federal do Ceará.

MONTE, F. S. S.GUSSI, A. F.AZEVEDO, H. Selma. Comissão Julgadora da Seleção de Monitoria do Projeto Conflitos e movimentos sociais urbanos na cidade de Fortaleza, do Programa de Iniciação à Docência - Curso de Economia Doméstica. 2012. Universidade Federal do Ceará.

MONTE, F. S. S.GUSSI, A. F.AZEVEDO, H. Selma. Comissão Julgadora da Seleção de Monitoria do Projeto Análise da funcionalidade da moradia para população de baixa renda, do Programa de Iniciação à Docência - Curso de Economia Doméstica. 2012. Universidade Federal do Ceará.

MONTE, F. S. S.; SILVA, C. M. F.;AZEVEDO, H. Selma. Comissão Julgadora da Seleção de Monitoria do Projeto Conflitos e movimentos sociais urbanos na cidade de Fortaleza, do Programa de Iniciação à Docência - Curso de Economia Doméstica. 2011. Universidade Federal do Ceará.

MONTE, F. S. S.; SILVA, C. M. F.;AZEVEDO, H. Selma. Comissão Julgadora da Seleção de Monitoria do Projeto Análise da funcionalidade da moradia para população de baixa renda, do Programa de Iniciação à Docência - Curso de Economia Doméstica. 2011. Universidade Federal do Ceará.

AZEVEDO, H. Selma; FREITAS, J. W. C.; MOTTA, M. F.. Comissão de Processo Administrativo Disciplinar. 2006. Universidade Federal do Ceará.

Orientou

Samuel Lima Pinheiro

Análise do custo de produção dos produtos da Feira de Agricultura Familiar de Quixeramobim/CE; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento Sustentável do S) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Helena Selma Azevedo;

Florença Moreira Gonçalves

Avaliação da qualidade dos produtos da Feira da Agricultura Familiar de Quixeramobim; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento Sustentável do S) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Helena Selma Azevedo;

Maria Neila Ferreira dos Santos

Perfil dos/as consumidores/as da Feira da Agricultura Familiar de Quixeramobim/CE; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento Sustentável do S) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Helena Selma Azevedo;

Ana Paula Lopes Ferreira Sales

Disponibilidade e formas de acesso coletivo aos alimentos em um acampamento urbano na cidade de Fortaleza; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Helena Selma Azevedo;

Sarah Moreira Braga

Caminhos históricos da institucionalidade da segurança alimentar e nutricional em Fortaleza no período de 1993 a 2011; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Helena Selma Azevedo;

Andréa Machado Camurça

Mulheres, SAN e Agroecologia; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Helena Selma Azevedo;

Francisca Orisvânia Barreto

Programa de Aquisição de Alimentos: Participação e Contribuição das Organizações de Mulheres na Produção e Comercialização de Alimentos no Ceará; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Helena Selma Azevedo;

Ana Maria Tmbó

Desvendando a Segurança Alimentar no Assentamento Santana em Monsenhor Tabosa no Ceará; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Agricultura Camponesa e Educação) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Helena Selma Azevedo;

Dalilia Maranhão Cardoso e Aline do Livramento dos Santos

O consumo da panelada no Mercado São Sebastião como oportunidade de preservação da soberania e cultura alimentar em Fortaleza; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Helena Selma Azevedo;

Sandra Maria Carvalho Sombra

A intersetorialidade entre o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional e o Sistema Único de Assistência Social no Centro de Referência da Assistência Social Boa Esperança em Pajuçara; 2013; Orientação de outra natureza; (Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Helena Selma Azevedo;

Florença Moreira Gonçalves

"Segurança alimentar e nutricional: o papel da agroindustrialização da agricultura familiar no assentamento 25 de Maio(Comunidade:Quieto) em Madalena-CE; 2008; Orientação de outra natureza - Programa Residência Agrária; Orientador: Helena Selma Azevedo;

Antônio Barbosa Júnior

Mundo rural:vivenciando a luta de homens e mulheres no combate a insegurança alimentar no assentamento Nova Ladeira,Quixeramobim/Ceará; 2008; Orientação de outra natureza - Programa Residência Agrária; Orientador: Helena Selma Azevedo;

Lidiana Barreto Sousa

Capacitação de Atores Sociais na Temática de Segurança Alimentar e Nutricional no Estado do Ceará; 2007; Orientação de outra natureza; (Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará; Orientador: Helena Selma Azevedo;

Produções bibliográficas

  • BRAGA, E. F. ; AZEVEDO, H. Selma . Segurança Alimentar e Nutricional: os desafios da intersetorialidade. Revista Avaliação de Políticas Públicas , v. 2, p. 57, 2012.

  • AZEVEDO, H. Selma . The Family in Brazil. Canadian Home Economics Journal, Canadá, v. 44, n.3, p. 111-114, 1994.

  • AMARAL, C. C. G. (Org.) ; Celecina de Maria Veras Sales (Org.) ; AZEVEDO, H. Selma (Org.) ; DÁVILA, S M G (Org.) . Múltiplas Trajetórias:Estudos de gênero do 8 Encontro da Redor. 01. ed. Fortaleza: UFC, 2001. 220p .

  • AZEVEDO, H. Selma ; LIMA, A. E. F. ; SAMPAIO, J. L. F. . A gente não quer só comida: estratégias de soberania e segurança alimentar no Estado do Ceará. Educação ambiental e sustentabilidade IV. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2013, v. 4, p. 157-171.

  • AZEVEDO, H. Selma ; Gema Galgani S. L. Esmeraldo . Programa Residência Agrária: A força de uma experiência. In: Monica Castagna Molina, Gema Galgani S. L. Esmeraldo, Pedro Selvino Neumann e Sonia Maria P. P. Bergamasco. (Org.). Educação do Campo e Formação Profissional: A experiência do Programa Residência Agrária. Brasília: NEAD, 2009, v. , p. 65-86.

  • AZEVEDO, H. Selma . Trabalho doméstico e gênero nas comunidades Maravilha e Planalto Universo. Segurança alimentar e nutricional: teoria e prática. 1ed.Fortaleza: LCR, 2009, v. 1, p. 51-60.

  • AZEVEDO, H. Selma . Segurança Alimentar: Desafios da agricultura familiar e da reforma agrária. In: Celecina de Maria Veras Sales; Célia Chaves Gurgel do Amaral; Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo; Paulo Roberto Fontes Barquete. (Org.). Terra, sujeito e condição agrária. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2007, v. 1, p. 119-131.

  • AZEVEDO, H. Selma . Professoras e Escritoras:A possibilidade de profissionalização das mulheres cearenses de classe média do final do século XIX e inicio do século XX. In: Ana Alice Alcântara Costa;Cecilia Maria Bacellar Sardenberg. (Org.). Feminismo,Ciência e Tecnologia. Salvador: Fast Design, 2002, v. , p. 291-303.

  • AZEVEDO, H. Selma . Abandono da função social da alimentação escolar. Jornal O Povo, Fortaleza - Ceará, 21 out. 2003.

  • AZEVEDO, H. Selma ; BARRETO, Francisca Orisvânia ; SANTOS, M. N. F. . A participação de mulheres como avaliação dos projetos do Programa de Aquisição de Alimentos. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 10: desafios atuais dos feminismos, 2013. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 10. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. p. 1-11.

  • AZEVEDO, H. Selma ; BRAGA, E. F. . Desafios na formação de atores sociais em segurança alimentar e nutricional como uma estratégia de implementação e acompanhamento das políticas públicas.. In: Anais do XIX Congresso Brasileiro e VII Encontro Latino Americano de Economia Doméstica, 2007, Petrópolis. Anais do XIX Congresso Brasileiro e VII Encontro Latino Americano de Economia Doméstica, 2007, 2007.

  • BRAGA, E. F. ; AZEVEDO, H. Selma . Formação de atores sociais em SAN: Uma estratégia de implementação e acompanhamento das políticas públicas.. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007.

  • BRAGA, E. F. ; AZEVEDO, H. Selma ; SOUSA, L. B. ; MONTENEGRO, S. Q. . Projeto de extensão: Capacitação de Atores Sociais na temática da Segurança Alimentar e Nutricional no Estado do Ceará.. In: Encontros Universitários ? Universidade Federal do Ceará, 2007, Fortaleza. Anais do XVI Encontros Universitários ? Universidade Federal do Ceará, 2007.

  • AZEVEDO, H. Selma ; AMORIM, M. M. . Trabalhadores invisiveis na escola: relações de trabalho, de gênero e corporalidade. In: XVIII Congresso Brasileiro, VI Encontro Latino-Americano e IX Simpósio Esdadual de Economia Doméstica, 2005, Francisco Beltrão. Anais XVIII Congresso Brasileiro, VI Encontro Latino-Americano e IX Simpósio Esdadual de Economia Doméstica. Francisco Beltrão - Paraná: UNIOESTE/ABED, 2005.

  • SOUSA, L. B. ; SILVA, A. E. H. ; AZEVEDO, H. Selma . Estudo exploratório sobre desenho e a funcionalidade de unidades produtoras de alimentos. In: XVIII Congresso Brasileiro, VI Encontro Latino-Americano e IX Simpósio Esdadual de Economia Doméstica, 2005, Francisco Beltrão. Anais XVIII Congresso Brasileiro, VI Encontro Latino-Americano e IX Simpósio Esdadual de Economia Doméstica. Francisco Beltrão - Paraná: UNIOESTE/ABED, 2005.

  • DUARTE, A. M. T. ; AZEVEDO, H. Selma . Segurança Alimentar em um assentamento rural: da produção ao consumo. In: XVIII Congresso Brasileiro, VI Encontro Latino-Americano e IX Simpósio Esdadual de Economia Doméstica, 2005, Francisco Beltrão. Anais XVIII Congresso Brasileiro, VI Encontro Latino-Americano e IX Simpósio Esdadual de Economia Doméstica. Francisco Beltrão - Paraná: UNIOESTE/ABED, 2005.

  • AZEVEDO, H. Selma . De casa para a escola - a mesma invisibilidade do trabalho. In: I Seminário Internacional: Enfoques Feministas e o Século XXI: Feminismo e Universidade na América Latina, 2005, Salvador. I Seminário Internacional: Enfoques Feministas e o Século XXI: Feminismo e Universidade na América Latina. Salvador: NEIM/UFBA, 2005. p. p. 362-p. 373.

  • AZEVEDO, H. Selma ; LIMA, A. E. F. ; LIMA NETA, E. F. ; JESUS, J. P. ; COSTA, M. M. . A 5° conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará: Organização e Participação Social em Foco. In: 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2015, Campo Grande. Anais do 12° Congresso da Rede Unida, 2015. v. 2.

  • AZEVEDO, H. Selma ; SOMBRA, S. M. C. ; LEEUVEN, M. M. C. V. ; VASCONCELOS, Régma Queiroz de . A experiência da câmara temática de produção e abastecimento do CONSEA Ceará na construção de metodologia e instrumentos e monitoramento e avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos. In: I Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. Múltiplas perspectivas de avaliação e debate, 2013, Fortaleza. I Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. Múltiplas perspectivas de avaliação e debate. Fortaleza: Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas, 2013. p. 1-6.

  • AZEVEDO, H. Selma ; MARQUES, Z. ; MENELEU NETO, J. B. N. . Formas de Inserção da Mulher Empreendedora no Mercado de Trabalho. In: 8a. REDOR - Encontro da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero, 1999, Fortaleza. Programa e Resumo da 8a. REDOR - Feminismo: Memória e História. Fortaleza: REDOR, 1999. v. 1. p. 54-54.

  • AZEVEDO, H. Selma ; LANDIM, M. C. . Educação Alimentar em Áreas de Assentamentos Rurais. In: XIV Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, 1997, Fortaleza. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Economia Doméstica. Fortaleza: ABED, 1997. v. 1. p. 71-73.

  • AZEVEDO, H. Selma ; GUSSI, A. F. ; JESUS, J. P. ; COSTA, M. M. . ? A participação nas conferências de segurança alimentar e nutricional como exercício de avaliação e construção da política com foco nas conferências territoriais do estado do ceará. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AZEVEDO, H. Selma . A Importância do Controle Social no Programa Leite Fome Zero nos municípios. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AZEVEDO, H. Selma ; BARRETO, Francisca Orisvânia ; SANTOS, M. N. F. . A participação de mulheres como avaliação dos projetos do Programa de Aquisição de Alimentos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AZEVEDO, H. Selma ; SOMBRA, S. M. C. ; LEEUVEN, M. M. C. V. ; VASCONCELOS, Régma Queiroz de . A experiência da câmara temática de produção e abastecimento do CONSEA Ceará na construção de metodologia e instrumentos e monitoramento e avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AZEVEDO, H. Selma . Palestra sobre o Conselho de Segurança Alimentar Estadual - CONSEA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARDOSO, D. M. ; SANTOS, A. L. ; AZEVEDO, H. Selma . O Mercado São Sebastião na perpetuação da cultura alimentar dos fortalezenses na venda da panelada, garantindo a segurança e soberania alimentar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AZEVEDO, H. Selma . Agricultura Urbana e Segurança Alimentar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AZEVEDO, H. Selma . O papel do(a) conselheiro(a) no CONSEA Fortaleza e sua participação nas Câmaras Temáticas (Câmaras Temáticas: objetivos e atribuições). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AZEVEDO, H. Selma . Soberania e Segurança Alimentar no Brasil e o Direito à Alimentação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AZEVEDO, H. Selma . Segurança Alimentar e Nutricional e os Desafios da Intersetorialidade das Políticas Públicas: caminhos ao Empoderamento?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AZEVEDO, H. Selma . Apresentação do CONSEA-CE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AZEVEDO, H. Selma ; BARRETO, Francisca Orisvânia ; VASCONCELOS, Régma Queiroz de . Desafios na Construção do Controle Social do Programa de Aquisição de Alimentos: o caso da Câmara temática de de Produção e Abastecimento do Concea Ceará. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AZEVEDO, H. Selma . Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) e Programa de Aquisição de Alimentos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Michele Ribeiro de Morais ; SOUSA, L. A. ; Luzimeire Assis do Nascimento ; Maria Wagner dos Santos Ribeiro ; Elma Silva Sousa ; AZEVEDO, H. Selma . Aproveitamento Integral de Alimentos:Uma opção econômica e saudável. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AZEVEDO, H. Selma ; Andrea Pinheiro ; Raiza Pereira Cunha . Segurança Alimentar nas ondas do rádio:sensibilização,divulgação e informação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Aline Rodrigues Guimarães ; Nívea Maria Nascimento de Sousa ; LANDIM, M. C. ; AZEVEDO, H. Selma . Estudos sobre trabalho doméstico e suas implicações para o curso de Economia Doméstica da UFC. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AZEVEDO, H. Selma ; BRAGA, E. F. . Formação de atores sociais em SAN: uma estratégia de implementação e acompanhamento das políticas públicas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AZEVEDO, H. Selma . Segurança Alimentar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AZEVEDO, H. Selma . Segurança Alimentar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AZEVEDO, H. Selma . Fórum Cearense de Segurança Alimentar e Nutricional. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AZEVEDO, H. Selma . Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional e a construção do SISAN. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AZEVEDO, H. Selma . Segurança Alimentar e Nutricional: uma visão multidisciplinar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AZEVEDO, H. Selma . De casa para a Escola: A mesma invisibilidade do Trabalho. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AZEVEDO, H. Selma . Segurança Alimentar: desafios da agricultura familiar e da reforma agrária. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AZEVEDO, H. Selma . Participação na Construção de uma Política de Segurança Alimentar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AZEVEDO, H. Selma . Segurança Alimentar e agroecologia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AZEVEDO, H. Selma . Segurança Alimentar e Nutricional. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AZEVEDO, H. Selma . Comunidade Solidária. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AZEVEDO, H. Selma . O Trabalho da Mulher - Avanços e Preconceitos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AZEVEDO, H. Selma . Juventude Contra a Fome. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AZEVEDO, H. Selma . Globalização e Consumo. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AZEVEDO, H. Selma . Segurança Alimentar: da Produção de Alimentos à Qualidade de Vida. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AZEVEDO, H. Selma . Desenvolvimento Sustentável Versus Fome. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRAGA, E. F. ; AZEVEDO, H. Selma ; Regina Barros Miranda . CapacitaSan:Uma experiência de formação de atores sociais em Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2008 (Caderno CApacitaSAN).

  • GARCIA, P. ; AZEVEDO, H. Selma ; AMARAL, C. C. G. ; SOUZA, M. G. L. . Um sonho: viver sem violência. Fortaleza: Ban Gráfica, 2001 (Comissão Estadual Sobre a Mulher Trabalhadora da CUT-CE).

Outras produções

AZEVEDO, H. Selma ; Raquel Viana ; Mardônio Costa . A sintonia da Terra. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AZEVEDO, H. Selma . Planejamento do Orçamento Familiar. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AZEVEDO, H. Selma . Segurança Alimentar e a Fome. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AZEVEDO, H. Selma . Família e Políticas Públicas. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AZEVEDO, H. Selma . Posse do Conselho de Segurança Alimentar - CONSEA. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AZEVEDO, H. Selma . Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutriricional. 2008. (Programa de rádio ou TV/Outra).

AZEVEDO, H. Selma . Segurança Alimentar. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AZEVEDO, H. Selma . Curso de Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional -1ª turma da disciplina de Gênero e SAN.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

AZEVEDO, H. Selma . Nivelamento de conceitos e informações em segurança alimental e nutricional para conselheiros. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AZEVEDO, H. Selma . Contribuição da Economia Doméstica na Construção da Segurança Alimentar e Nutricional. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AZEVEDO, H. Selma . Segurança Alimentar. 2011.

AZEVEDO, H. Selma . Filme 'Santana - Terra e Liberdade'. 2004 (Produção textual).

AZEVEDO, H. Selma ; CARIRI, Rosemberg . Santana - Terra e Liberdade. 2004 (Material Didático) .

AZEVEDO, H. Selma ; LANDIM, M. C. . Material Instrucional para Analfabetos que Atuam nos Serviços Doméstico - Especificamente o de Faxina. 1993 (Material Didático) .

Prêmios

2005

Reconhecimento ao relevante trabalho desenvolvido no sentido de garantir a Segurança Alimentar e Nutricional como um direito de todos os cidadãos do Estado do Ceará, Assembleia Legislativa e Conselho de Segurança Alimentar e Nutriconal do Ceará.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Economia Doméstica. , Campus do Pici - Bloco 860, Pici, 60356-000 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: () 33669664, Fax: () 33669662, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - 2011

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Ministrou a disciplina gênero e SAN, no Curso de Aperfeiçoamento / Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional, com carga de 30h/aulas

2010 - 2010

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Ministrou a disciplina Conceitos e Princípios em SAN, no Curso de Aperfeiçoamento / Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional, com carga de 30h/aulas

Atividades

  • 02/2011 - 03/2011

    Ensino, Segurança Alimentar e Nutricional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gênero e SAN

  • 08/2010 - 09/2010

    Ensino, Segurança Alimentar e Nutricional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Conceitos e Princípios em SAN

2014 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Direção e Administração, Enquadramento Funcional: Vice-Coordenadora

Outras informações:
Vice-Coordenadora do Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas

2014 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro

Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas

2004 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora do 1 Curso Lato Sensu do Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo

2004 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora do 2 Curso Lato Sensu de Especialização em Extensão Rural Agroecológica e Desenvolvimento Rural Sustentável

1979 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

2013 - 2014

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro

Outras informações:
Membro da Comissão encarregada de elaboração do Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas

2013 - 2013

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Representante

Outras informações:
Representante da Universidade Federal do Ceará na 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável Solidário

2003 - 2007

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 0

Outras informações:
Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Idade e Família - NEGIF.

Atividades

  • 08/2015

    Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Economia Doméstica.,Cargo ou função, Vice-Coordenadora do Curso de Gestão de Políticas Públicas.

  • 02/2015

    Ensino, Economia Doméstica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estado, Governo e Políticas Públicas

  • 01/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Economia Doméstica.,Linhas de pesquisa

  • 01/2010

    Ensino, Economia Doméstica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Especiais - Segurança Alimentar, Administração Familiar

  • 02/2014 - 06/2014

    Ensino, Economia Doméstica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Especiais - Realidade Rural Brasileira

  • 06/2013 - 10/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Representante da instituição na 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

  • 08/2006 - 06/2009

    Ensino, Economia Doméstica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Especiais - Segurança Alimentar

  • 01/2003 - 06/2009

    Ensino, Economia Doméstica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Familiar

  • 02/2008 - 06/2008

    Ensino, Economia Doméstica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Têxteis e Vestuário

  • 06/2006 - 04/2008

    Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Economia Doméstica.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 08/2004 - 06/2005

    Ensino, Economia Doméstica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Especiais - Segurança Alimentar

  • 08/2004 - 06/2005

    Ensino, Economia Doméstica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Especiais - Segurança Alimentar

  • 08/1999 - 12/1999

    Ensino, Economia Doméstica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnica de Trabalho com Grupo

  • 03/1979 - 12/1999

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Técnica de trabalho com Grupo em Economia Doméstica, Organização e Administração Familiar I, Organização e Administração Familiar II, Administração Familiar, Estudo da Família, Moda e Cosumo

  • 03/1996 - 08/1998

    Extensão universitária , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Economia Doméstica.,Atividade de extensão realizada, Ação Local Integrada em Áreas de Assentamento Rural.

  • 02/1998 - 06/1998

    Ensino, Economia Doméstica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Moda e Consumo

  • 08/1996 - 06/1998

    Ensino, Economia Doméstica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo da Família

  • 08/1992 - 06/1998

    Ensino, Economia Doméstica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Familiar

  • 02/1996 - 01/1998

    Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Economia Doméstica.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 02/1997 - 06/1997

    Ensino, Economia Doméstica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Familiar, Extensão Urbana

  • 02/1995 - 06/1995

    Ensino, Economia Doméstica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Economia Doméstica

  • 03/1994 - 08/1994

    Extensão universitária , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Economia Doméstica.,Atividade de extensão realizada, Conferências Microrregionais, Estadual e Nacional de Segurança Alimentar.

  • 01/1991 - 12/1991

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Economia Doméstica.,Linhas de pesquisa

  • 03/1987 - 06/1988

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Economia Doméstica.,Linhas de pesquisa

2013 - Atual

Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Representante

Outras informações:
Coordenadora do Projeto de Formação de Sujeitos Sociais na Temática de Segurança Alimentar e Nutricional no Ceará, e Representante da Universidade Federal do Ceará no CONSEA.

2010 - Atual

Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará

Vínculo: Coordenação, Enquadramento Funcional: Coordenadora

Outras informações:
Coordenadora da Câmara Temática de Produção e Abastecimento do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará - CONSEA Ceará

2005 - Atual

Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará

Vínculo: Conselheira, Enquadramento Funcional: Conselheira

Atividades

  • 12/2007

    Direção e administração, Consea.,Cargo ou função, Presidente.