MARIA DO SOCORRO FERREIRA OSTERNE
É professora Emérita da Universidade Estadual do Ceará. Título outorgado pela UECE em 15/07/2022. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1974), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1991), Livre Docência pela Universidade Estadual do Ceará e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é professora Emérita da Universidade Estadual do Ceará, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social. Sua tese de doutorado tem como tema: Violência nas Relações de Gênero e Cidadania Feminina. Como pesquisadora do CNPq, estuda o tema: Família, Gênero e Geração nas Políticas Públicas. Sobre esta temática tem apresentado várias publicações em forma de artigos científicos, livros e revistas especializadas. É autora dos livros: Família, Pobreza e Gênero: o lugar da dominação masculina, Violência nas Relações de Gênero e Cidadania Feminina e Coautora do livro: Família, Gênero e Geração: temas transversais. Exerceu por oito anos (1996-2004), o cargo de Pró-reitora de Planejamento da Universidade Estadual do Ceará - Uece. Foi Coordenadora de Educação Superior da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará no período de abril de 2007 a dezembro de 2008; Além de Pesquisadora Institucional e Coordenadora da CPA/UECE de 2010 a 2012.Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Gênero, Família e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, família, gênero, sexualidade, violência contra a mulher e cidadania feminina Além de Pesquisadora Institucional e Coordenadora da CPA/UECE de 2010 a 2012. Atualmente é membro docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas /UECE/CNPq e Coordenadora Adjunta do NAH-Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência da UECEhttps://orcid.org/0000-0001-5627-6784
Informações coletadas do Lattes em 28/05/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Serviço Social
2004 - 2005
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Violência nas relações sociais de gênero e cidadania feminina: análise das ocorrências na D.D.M de Fortaleza
Vitória Régia Fernández Gehlen. Palavras-chave: Gênero; Violência.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Mestrado em Sociologia
1987 - 1991
Universidade Federal do Ceará
Título: Menino Trabalhador: Identidade no Confronto Família x Rua, Ano de Obtenção: 1991
Orientador: Dieter Bruhül
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Estrutura familiar; Identidade-Subjetividade; Criança e Adolescente; Trabalho.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento / Especialidade: Gênero. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento / Especialidade: Criança e Adolescente.
Formação complementar
2020 - 2020
Feminismo Decolonial e Queer of Color. (Carga horária: 10h). , Laboratório de Arte Contemporânea e Estética e Filosofia da Arte, LAC/LEFA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Família e Gênero.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Gênero, Raça e Classe.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Violência de Gênero e Cidadania Feminina.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Planejamento e Gestão de Políticas Públicas.
Organização de eventos
OSTERNE, M. S. F. . I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação Educação Superior e Profissional. 2007. (Outro).
Participação em eventos
VII Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política.Debatedora na atividade Grupo de Trabalho 08/: Ação Social e Direitos Políticos em Disputa. 2022. (Outra).
VII Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política.Ação Social e Direitos Políticos em Disputa. 2022. (Outra).
Diálogos Feministas: Judith Butler e o Debate de Gênero.Judith Butler e o Debate de Gêneros. 2020. (Outra).
Aula Pública promovida pelo Curso de Serviço Social.Ideologia de Gênero e o sentido de Família na Conjuntura Atual. 2019. (Outra).
A Violência Doméstica e suas Expressões Sociais no Cotidiano das Mulheres.Pelo Fim da Violência contra a Mulher. 2019. (Simpósio).
Exibição do Curta Metragem "Absorvendo o Tabu".Comentário sobre o filme. 2019. (Outra).
Seminário Internacional Olhares sobre África.É possível mudar o mundo silenciando a voz das mulheres?. 2019. (Seminário).
VIII Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança do VIII Curta o Gênero.Gênero, Feminismo e Democracia.. 2019. (Seminário).
Conferência: Epistemologias do Sul e a Defesa da Universidade. 2018. (Outra).
I Seminário sobre a violência moral contra a mulher.Violência contra a mulher: crime contra a honra nas redes sociais. 2018. (Outra).
Ciclo de Debates sobre os 25 anos do ECA: avanços e recuos.Os 25 anos do ECA. 2015. (Outra).
Curso Defensoras e Defensores dos Direitos à Cidadania-DDDC.História da Violência, Gênero, Direitos Humanos e Diversidade. 2015. (Outra).
História do Curso de Serviço Social da UECE.A história do curso de Serviço Social na UECE. 2015. (Seminário).
I Concurso de Teses e Dissertações da Universidade Estadual do Ceará.Avaliação de Trabalho dos Mestrdos em Serviço Social. 2015. (Outra).
I Seminário de Enfrentamento da Violência contra a Mulher.Violência contra a Mulher: gênese e significado.. 2015. (Seminário).
IV Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres.Estruturas Institucionais e Políticas Públicas para as Mulheres no ãmbiti Municipal, Intermunicipal, Estadual: Avanços e Desafios. 2015. (Outra).
Mostra Audiovisual: questão de gênero-PET/Serviço Social UECE."Gênero e Sexualidade: Reflexões Contemporâneas". 2015. (Outra).
Seminário de Seguridade Social.Família seu processo de transformação e sua centralidade nas política públicas. 2015. (Seminário).
V Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: Feminismos,cidadania e participação política no Brasil iiiiiiiii.Gênero, Política e Identidades.. 2015. (Seminário).
Seminário " Ceará sem Homofobia".Famílias e Homossexualidades: uma discussão necessária da sociedade contemporânea. 2014. (Seminário).
X Semana Acadêmica da FAMERO.Diversidade Social. 2014. (Outra).
11ª Semana do Direito do Centro Universitário Christus.Direito à Identidade de Gênero. 2013. (Outra).
Fazendo Gênero 10.A atuação do Centro de Referência da Mulher de Limoeiro do Norte-Ce. 2013. (Seminário).
IV Seminário Estado, Sociedade e Políticas Públicas.O Projeto de Pesquisa, a Dissertação e a Qualificação na formação dos mestrandos. 2013. (Seminário).
V Encontro de Serviço Social / IV Encontro de Iniciação Científica do Curso de Serviço Social da Faculdade Cearence.O Exercício da Pesquisa na Prática Acadêmica. 2013. (Encontro).
XII Encontro de Pós-graduação e Pesquisa da UNIFOR.Construção Civil: e isso é coisa de mulher?. 2013. (Encontro).
XIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR.Quando a Participação Política se faz necessária: algumas considerações sobre a participação das mulheres no sindicato dos trabalhadores da construção civil de Fortaleza- Ce. 2013. (Encontro).
17º Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero- REDOR.E o mundo irá ver brotar uma flor do impossível chão. 2012. (Encontro).
III Seminário Estado, Sociedade e Políticas Públicas Pesquisas e Metodologias nas Ciências Sociais.A Dimensão Política da Pesquisa Social. 2012. (Seminário).
I Seminário em Políticas Públicas e Educação em Direitos Humanos: desafios contemporâneos.Medidas socio-educativas para jovens: violação de direitos?. 2012. (Seminário).
I Seminário Outros Olhares: educação em direitos humanos diversidade e sociedade.As marcas da divisão sexual do trabalho. 2012. (Simpósio).
IV SITRE- Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidadel.Gênero e Trabalho: o mercado de trabalho e sua segmentação em decorrência do sexo. 2012. (Simpósio).
Jornada de Integração e Avaliação/ Proex Ecint.Planejamento, Monitoramento e Avaliação. 2012. (Encontro).
Semana de Integração Acadêmica do MAPPS.A Condição Masculina no Contexto das Relações de Gênero. 2012. (Outra).
XIV Encontro Nacional do CONGEMAS.Planejamento, Monitoramento e Avaliação na Gestão do SUAS. 2012. (Encontro).
XVII Semana Universitária da UECE.O Caráter Determinante da Divisão Sexual do Trabalho. 2012. (Outra).
XVII Semana Universitária da UECE.A Pobreza no Brasil numa perspectiva de gênero. 2012. (Outra).
Ciclo de Palestras da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará.Políticas Públicas para as Mulheres. 2011. (Outra).
Direitos Humanos da Mulher: fronteira entre o público e o privado.Direitos Humanos da Mulher: fronteira entre o público e o privado. 2011. (Seminário).
Fórum Nacional de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais ABRUEM. 2011. (Outra).
XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR.Canteiro de Obras, Lugar de Mulheres?. 2011. (Outra).
XVI Semana Universitária da UECE.O Estado brasileiro na perspectiva da agenda política de gênero. 2011. (Encontro).
XVI Semana Universitária da UECE.Mulheres em Obras Civis:um estudo das relações de gênero no âmbito da Construção Civil em Fortaleza. 2011. (Outra).
Desafios do século XXI e a emancipação humana.Os desafios dos movimentos sociais a crise atual e a emancipação humana. 2010. (Seminário).
Formação de Educadores Sociais:Escola da Cidadania.Política Nacional de Execução das Medidas Sócio Educativas. 2010. (Outra).
I Conferência Internacional Lei Maria da Penha Dilemas e Desafios.Comunicação e Educação. 2010. (Outra).
I Encontro Acadêmico de Gestores do Ensino de Graduação da UECE.A Autoavaliação da UECE. 2010. (Encontro).
I Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia Devry Brasil das Faculdades Fanor.Violência nas relações de gênero e cidadania feminina: o caminho da pesquisa e seus principais rresultados. 2010. (Outra).
Semana Inaugural do Mestrado em Políticas Públicas.Política e Eleições no Brasil: Reflexões Contemporâneas. 2010. (Outra).
Cidadania em Debate.Estatuto da Criança e do Adolescente: a cidadania em debate-voce faz parte dessa história. 2009. (Seminário).
VI Semana de Humanidades.Humanidades e Tecnologia. 2009. (Outra).
XIV Semana Universitaria daUniversudade Estadual do Ceará.Universidade, Estado,Sociedade. 2009. (Outra).
Curso multidisciplinar sobre a violência doméstica e a lei Maria da Penha.Palestra sobre o tema: violência de gênero e violência doméstica. 2008. (Outra).
II encontro políticas públicas e inclusão social. Democracia, autonomia institucional e controle social.Palestra: Políticas públicas e Inclusão Social. 2008. (Encontro).
IV semana acadêmica da faculdade metropolitana de Fortaleza.Palestra: Políticas públicas: é preciso conhecer. 2008. (Outra).
Seminário Educação a distância no Ceará ? Universidade Aberta do Brasil (UAB).Educação à distância no Ceará. 2008. (Seminário).
XII Curso de Formação de Governantes (CFG).As relações estado e sociedade: Família e políticas públicas. 2008. (Outra).
Evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, promovido pela Associação de Mulheres de Negócio ? BPW/Fortaleza e a Prática Eventos Ltda.Palestrante sob o tema: Violência Contra a Mulher. 2007. (Seminário).
I Encontro Políticas Públicas e Inclusão Social ? Direitos Sociais e Enfrentamento da Pobreza.Direitos Sociais e Enfrentamento da Pobreza. 2007. (Encontro).
Reunião Ampliada de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes ? Prefeitura Municipal de Horizonte.Palestrante sobre o tema: Mulher e Política Pública. 2007. (Outra).
Oficina Nacional Descentralizada da ABEPSS.Pesquisa e Serviço Social. 2006. (Oficina).
Semana Internacional da Mulher. Palestrante sob o tema: A construção histórica da mulher e o desenvolvimento de políticas públicas. 2006. (Congresso).
XIV Jornada Quixadaense de Saúde Mental e Cidadania.Palestra sobre o tema: Família: seu processo de transformação e sua centralidade nas políticas públicas. 2006. (Outra).
I Encontro de Ciências Sociais do Estado do Ceará.I Encontro de Ciências Sociais do Estado do Ceará. 2005. (Encontro).
Seminário Nacional de Pós-graduação em Serviço Social.Seminário Nacional de Pós-graduação em Serviço Social. 2005. (Seminário).
VII Semana Universitária / Ciência e Consciência.VIII Semana Universitária. 2003. (Outra).
Família, construindo laços, rumos e novas políticas.I Seminário da Cidade. 2002. (Seminário).
I Encontro Cearense de Estudos de Gênero: Enfoques Teóricos e Metodológicos.I Encontro Cearense de Estudos de Gênero. 2002. (Encontro).
XXXII Fórum Nacional de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais.XXXII Fórum Nacional de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. 2002. (Outra).
A Interiorização do Ensino Superior.XXIX Fórum Nacional de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. 2001. (Outra).
Congresso Internacional durante a II Semana da Alfabetização.II Semana da Alfabetização. 2001. (Outra).
Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social.Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social. 2001. (Encontro).
Os Novos Desafios da Universidade Pública Brasileira.XXX Fórum de Reitores. 2001. (Outra).
X Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. X Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 2001. (Congresso).
Fórum Permanente dos Direitos do Homem.Fórum Permanente dos Direitos do Homem. 2000. (Outra).
Fórum Permanente dos Direitos do Homem.Fórum da Procuradoria Geral do Estado. 2000. (Outra).
II Seminário de Produções Científicas.II Seminário de Produções Científicas. 2000. (Seminário).
O Serviço Social e a Questão Social: Direitos e Cidadania.VII ENPESS Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. 2000. (Encontro).
Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social.Oficina Local do Serviço Social. 1998. (Oficina).
O Serviço Social rumo ao século XXI. IX Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 1998. (Congresso).
VI Jornada Quixadaense de Saúde Mental e Cidadania.Sexualidade: aspectos Psicanalítico, Social e Clínico. 1998. (Outra).
Participação em bancas
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; BARRETO, T. C. E.; SOUSA, V. F. F.. Eu falei que não ia estuprar você porque você não merece: uma análise do discurso do ex-presidente Jair Bolsonaro na legitimação da violência contra as mulheres no Brasil. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Sociaç) - Universidade Estadual do Ceará.
MESQUITA, P. F. B. A.;Maria do Socorro Ferreira Osterne; CAMPOS, J. C. D.. Do passado e do futuro misturados nas ruas de ilheús: a obra Gabriela Cravo e Canela como reflexão sobre a violência contra a mulher. 2024. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
Maria do Socorro Ferreira Osterne; BARRETO, T. C. E.; SOUSA, V. F. F.. Eu falei que não ia estuprar você porque você não merece: uma análise do discurso do ex-presidente Jair Bolsonaro na legitimação da violência contra as mulheres no Brasil. 2024. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
Maria do Socorro Ferreira Osterne; Mesquita,P F B Aguiar; BEZERRA, T. C. E.. A Influência do Ativismo de Parlamentares Neopentescostais sobre os direitos da população LGBTQIAP+. 2024. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
BEZERRA, T. C. E.;Maria do Socorro Ferreira Osterne; SOUSA, V. F. F.. Violência de Gênero no contexto escolar: uma análise a partir dos olhares das estudantes de uma escola municipal de Fortaleza. 2024. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; MARINHO, C. H.; OLIVEIRA, L. G. L.. Discursos de Ódio Misóginos nas Redes Sociais como ameaça à Democracia e sua Dualidade com a Liberdade de Expressão. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; OLIVEIRA, L. G. L.; CISNE, J. J. N.. Os desafios e as possibilidades do Programa Família Acolhedora no Município de Fortaleza. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MESQUITA, P. F. B. A.; SOUSA, T. R.. Políticas Públicas para população LGBTQIAPN+ na gestão Sarto e seus impactos na formação de professores: Trabalhando a Transfobia e a Homofobia no Ambiente Escolar.. 2024.
BARRETO, T. C. E.;OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; FERREIRA, V. M.. Violência contra as Mulheres e Saúde Mental :uma análise sobre as narrativas de sofrimento psíquico e enfrentamento à violência de mulheres atendidas pela Casa da Mulher Brasileira-CE. 2023. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; BARRETO, T. C. E.; MENDONCA, C. F. L.. Monoparentalidade Feminina e seu impacto social nas famílias: um estudo sobre a experiência das Mulheres Indígenas Pitaguary de Maracanaú-CE. 2023. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
Maria do Socorro Ferreira Osterne; GONCALVES, R. S.; LOPES, A. M. D.. Da Repressão à redução de dano no âmbito do direito e das políticas públicas em Fortaleza em tempos de Pandemia.. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; PINHEIRO, Â. A. A.; ALTOE, S. E.. Serviços de Acolhimento Institucionais Municipais de Fortaleza-SAIs uma análise a partir dos casos de retornofamiliar de crianças e adolescentes.. 2022. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
MESQUITA, P. F. B. A.;OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; SEVERIANO, E. M. O.. Gênero, Serviço Social e Formação Acadêmica: uma análise da implantação da disciplina relações de gêneto e feminismos no curso de Serviço Social da UECE. 2022. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OLIVEIRA, L. C.;OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; FERREIRA, V. M.; FERREIRA JUNIOR, A. R.. A rede de enfrentamento à violência contra as mulheres em Fortaleza-Ce: um estudo sobre o atendimento nos Centros de referência às vítimas de violência sexual. 2022. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; Mesquita,P F B Aguiar; BARRETO, T. C. E.. A Transexualidade na Política de Saúde do Estado do Ceará. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; AZEVEDO, E. E. B.; MENDES, V. P. S.. Sistema Prisional Feminino no stado do Ceará: contextos de abandono a partir dos relatos de Intervenção do Serviço Social. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; PEIXOTO, S. L. F.; BARROSO, H. C.. Narrativas de Parto e Travessias Maternas: o relato de mulheres mães que pariram em hospitais públicos de Fortaleza-Ce.. 2021. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; BEZERRA, T. C. E.; NUNES, M. V.; OLIVEIRA, C. T. F.. Gênero e Tecnologia: uma análise da organização e atuação das mulheres da comunidade Pyladies Fortaleza. 2021. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo;OSTERNE, M. S. F.; CRUZ, D. M.. Avaliação das ações da Política de Assistência Estudantil do IFCE a partir das necessidades específicas das discentes mães do Campus de Acaraú.. 2020. Dissertação (Mestrado em Avaliação de políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; ALCANTARA, A. O.; ANDRADE, M. P. P.. O Benefício de Prestação Continuada em tempo da Pandemia do novo coronavírus. 2020. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; Mesquita,P F B Aguiar; CARNEIRO, S. N. V.. Bater é coisa de macho? os discursos machistas sobre as práticas de violência conjugal.. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; BEZERRA, T. C. E.; CAVALCANTE, G. B.. Lugares de Vivência das Sexualidades na Escola: juventudes e resistências.. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
CUNHA, L. M.;OSTERNE, M. S. F.; BEZERRA, T. C. E.; BARROSO, H. C.. Cidade e Mobilidade Urbana em Fortaleza: violações de direitos nos deslocamentos das mulheres na linha de ônibus 384. 2020. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MESQUITA, P. F. B. A.; OLIVEIRA, D. B.. A Mulher na Gestão da Política de Educação. 2019. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
FIALHO, L. M. F.;OSTERNE, M. S. F.; SAMPAIO, F. S.; QUEIROZ, Z. F.. A política Pública de Educação do Estado do Ceará para Gênero e Sexualidade na Escola. 2019. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
CUNHA, L. M.;OSTERNE, M. S. F.; BEZERRA, T. C. E.; LIMA FILHO, I. P.. Mobilidade Urbana e suas repercussões nas jornadas de trabalho das mulheres fortalezenses. 2019. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; BEZERRA, L. M. P. S.; OLIVEIRA, L. C.. . Os desafios da vigilância sócioassistencial para o monitoramento e a avaliação da política de assistência social no município de Jijoca de Jericoacoara, na percepção dos seus principais atores. 2019. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MOTA, M. D. B.; BARRETO, T. C. E.. A representatividade Política das Mulheres no Governo Temer e seus impactos na definição conjuntural das políticas públicas para as mulheres no Brasil.. 2019. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; Mesquita,P F B Aguiar; ARAUJO, L. B. C.. Questão Social e Assistência Social: análise do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à família realizado pelo CRAS de Caucaia.. 2018. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MESQUITA, P. F. B. A.; OLIVEIRA, D. B.. Ser Homem e ser pai: uma abordagem à luz da nova lei da guarda compartilhada. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MESQUITA, P. F. B. A.; BARRETO, T. C. E.. Onde você comprou essa roupa tinha para homem? o vestuário masculino e ressignificações dos modelos de masculinidade.. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MADEIRA, M. Z. A.; SILVA, V. R. R.. Quando o trabalho não termina no fim do expediente: as expressões da condição permanente do servir no cotidiano das trabalhadoras diaristas.. 2018. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MESQUITA, P. F. B. A.; BARRETO, T. C. E.. A Fiel: Retratos Sociológicos das Companheiras de Presos do Estado do Ceará. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MESQUITA, P. F. B. A.; NATIVIDADE, M. T.. Entre os estígmas e a desconstrução: reflexões sobre o tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e a identidade de gênero de travestis e de transsexuais.. 2017. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MACENA, R. H. M.; VIEIRA, L. J. E. S.; CORREIA, L. L.. Fatores associados ao uso de drogas e impulsividade entre homens autores de violência por parceiro íntimo no Estado do Ceará. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; CAVALCANTE, G. B.; ALVARO, M. C.. Casamento Civil Igualitário: as famílias homoafetivas de Fortaleza e a construção das relações de gênero. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
FROTA, Maria Helena de Paula;OSTERNE, M. S. F.; ZARANZA, J. S.. Estudo das Políticas Públicas de enfrentamento à Violência contra a Mulher a partir do observatório do CRM. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
BRASIL, Glaucíria MotaOSTERNE, M. S. F.; SALES, C. M. V.. Violência de Gênero: acesso da população LGBT à Política de Assistência Social em Maracanaí. 2017. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
PARENTE, F. J.;OSTERNE, M. S. F.; MOTA, F. A.. A morosidade do judiciário como desafio: o caso do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. 2017. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
FROTA, Maria Helena de Paula;OSTERNE, M. S. F.; ZARANZA, J. S.. Monitoramento eletrônico nos homens agressores, de Fortaleza e região metropolitana, como medida de proteção às mulheres vítimas de violência.. 2017. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; OLIVEIRA, L. C.; AQUINO, P. D.. Avaliação do Programa Rede Cegonha numa Maternidade Pública do Nordeste Brasileiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; BEZERRA, T. C. E.; NATIVIDADE, M. T.; HENRIQUES, J. M. P. M.. Direitos Humanos, religião e Política: da união civil ao casamento igualitário no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, Maria Helena de Paula; BENFATTI, X. D.. Vidas na Rua: um estudo sobre as relações familiares da população em situação de rua e as políticas públicas. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; Mesquita,P F B Aguiar; MORAIS, N. A.. Concepções e Práticas da Equipe Multiprofissional sobre o Aborto Legal em um Hospital Materno-Infantil de Fortaleza. 2016. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; Mesquita,P F B Aguiar; CAMARA, A. S. V. M.. Políticas Públicas Mulher e Parto: um estudo sobre a humanização dp parto e o programa rede cegonha no Ceará. 2016. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; GOSSELIN, A.; BRAGA, O. R.. Mulheres Agentes Sociais de Paracuru: uma trajetória de significados para além do espaço privado. 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
SANTOS, J. B. F.;OSTERNE, M. S. F.; OLIVEIRA, L. C.. A Família em Situação de Vulnerabilidade Social no Contexto Hodierno da Desinstitucionalização Psiquiátrica. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, Maria Helena de Paula; CASTRO, R. C. M. B.; FIALHO, L. M. F.. A efetividade das políticas de incentivo ao aleitamento materno em combate ao desmame precoce: um estudo realizado com as mães de crianças atendidas na unidade de puericultura do CPN. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MADEIRA, M. Z. A.; SEVERIANO, E. M. O.. O benefício de prestação continuada para pessoa com deficiência: um estudo sobre o significado do BPC para as famílias dos beneficiários. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; ARCOVERDE, A. C. B.; SILVEIRA, I. M. M.. A parceria público/privado na visão dos sujeitos que implementam a assistência social em Fortaleza: entre tensões, mediações e (re) significados. 2015. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MADEIRA, M. Z. A.; CRUZ, D. M.. Relações de Gênero, Ético-Raciais e Particpação Política das Mulheres na Comunidade de Quilombo Sítio Veiga em Quixadá/ce. 2015. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; GERMANO, I. M. P.; LIMA, A. F.; LIBORIO, R. M. C.. Quem Bate na mulher Machuca a Família Inteira: violência de gênero a partir de narrativas de uma família. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, F. H. S.; MEYER, A. P. G. F. V.. A avaliação na atenção primária: experiência de aplicação da autoavaliação para melhoria do acesso e da qualidade-AMAQ no município de Fortaleza. 2015. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, Maria Helena de Paula; BEZERRA, T. C. E.. Lar-Nada-Doce-Lar: A viollência Doméstica numa perspectiva sociojurídica. 2015. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
FROTA, Maria Helena de Paula;OSTERNE, M. S. F.; FARIAS, M. D. M.. A organização das mulheres- a trajetória do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher-CCDM na viabilização de Políticas para as Mulheres. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, Maria Helena de Paula; MESQUITA, P. F. B. A.. Mulheres Poiciais-Gênero na organização e nas Práticas da PMCE. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo; MADEIRA, M. Z. A.. Prometo te querer até o amor cair doente: uma análise das relações de gênero entre os casais que vivenciam a violência conjugal. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
TEIXEIRA, S. M.;OSTERNE, M. S. F.; FERREIRA, M. D. M.. Famílias de Crianças e Adolescentes sob Guarda Jurídica de Terceiros: manifestações da questão social e da função protetiva do Estado no município de Timon-MA. 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Piauí.
SALES, C. M. V.;OSTERNE, M. S. F.; MOTA, M. D. B.. Corpos e Saberes em Movimento: as jovens dançarinas de funk da Barra do Ceará. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MADEIRA, M. Z. A.; BEZERRA, T. C. E.. Os Vínculos sociais na política de assistência social: um olhar sobre as narrativas apresentadas pelo acompanhamento familiar no município de Fortaleza. 2014. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; NOBRE, M. C. Q.; SOARES, R. M. S.. A Cosolidação do SUAS e os Desafios de sua implantação pelo CRAS:Um estudo realizado no munucípio de Groairas. 2013. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo; BORIS, G. D. J. B.. Canteiro de obras,lugar de mulher? um estudo sobre as relações de gênero e trabalho no âmbito da construção civil de Fortaleza-Ce. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, Maria Helena de Paula; VASCONCELOS, J. G.. Vidas Privadas em Espaços Públicos: uma análise da violência contra a mulher moradora de rua em Fortaleza- Ceará. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, F. H. S.; LIMA, C. A. R. G.. Análise dos modelos de gestão adotados no IPPOOII na gestão compartilhada e pelo Estado. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; ALCANTARA, A. O.; ANDRADE, J. T.. Cuidar ou Ser Responsável? uma análise sobre a intergeracionalidade na relação avós e netos. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, F. H. S.; PARENTE, F. J.. Financiamento das Políticas públicas Especificidades da Assistência Social: um estudo do FAMAS no município de Fortaleza no período de 2006 a 2009.. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, F. H. S.; OLIVEIRA, J. E. B.. Descontinuidade nas Políticas Públicas: um estudo de caso sobre o PROTEJO/Fortaleza na visão dos educadores. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, Maria Helena de Paula; RODRIGUES, M. T.. Vidas Privadas em espaços públicos: uma análise da violência contra a mulher moradora de rua em Fortaleza. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; Martins, Mônica Dias; ALCANTARA, A. O.. O exercício do controle social sob o olhar da pessoa idosa no municìpio de Fortaleza. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, F. H. S.; ALVARO, M. C.. Caminhos e Descaminhos da Assistência Social: um estudo sobre a implementação do sistema único de assistência social (suas) em Fortaleza-Ce. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, F. H. S.; OLIVEIRA, J. E. B.. Não desvie o olhar: um estudo sobre descontinuidade nas políticas públicas, segurança e vulnerabilidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, F. H. S.; NOBRE, Maria Cristina de Queiroz. Sistema único de assistência social-suas: desafios de implementação do CRAS no município de Groaíras/ Ceará. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; SANTIAGO, E. G.; PAULA, L. A. M.. Uma contribuição ao estudo sobre políticas públicas culturais:avaliação do centro cultural banco do nordeste em Fortaleza. 2012. Dissertação (Mestrado em Avaliação em Plíticas Públicas) - Universidade Federal de Campina Grande.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, F. H. S.; ARAGAO, E. F.. Desafios e perspectivas do primeiro emprego para o desenvolvimento pessoal e social do jovem: um estudo realizado no município de Maracanaú-Ce. 2012. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, F. H. S.; AMORIM, R. F.. As Políticas Públicas relacionadas à saúde do homem. 2012. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; RODRIGUES, K. M.; DRUMOND, N. M. G.. Direitos sexuais e reprodutivos para mulheres- expressões das políticas públicas na cidade de Fortaleza. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; PIMENTA, M. M.; ALCANTARA, A. O.. O papel dos avós na contemporaneidade: uma análise preliminar da estrutura familiar dos idosos e sua função social. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
BORIS, G. D. J. B.;OSTERNE, M. S. F.; DOMICIO, A. M. B.. Mulher e Política: a experiência vivida de mulheres no exercício do poder político. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, F. H. S.; PARENTE, F. J.. Financiamento das Políticas Públicas Especificidade da Assistência Scocial: um estudo do FMAS no município de Fortaleza no período de 2005 a 2006. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; PINTO, V. B.; RODRIGUES, M. S. S.. A percepção na gestão das bibliotecas universitárias da Universidade Federal do Ceará: um paralelo entre a visão de gestores e usuários. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gest) - Universidade Federal do Ceará.
FROTA, Maria Helena de Paula; COSTA, L. F. A.;OSTERNE, M. S. F.. A Casa do Cidadão como Recurso de Promoção e Acesso à Cidadania. 2011. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
FROTA, Maria Helena de Paula; FROTA, F. H. S.;OSTERNE, M. S. F.. Políticas Públicas de Gênero são possíveis? O assentamento Lagoa da Serra-Caucaia- Ce. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
DIAS, A. M. I.;OSTERNE, M. S. F.; GUSSI, Alcides Fernando. Família, Criança e Políticas Públicas: Uma Avaliação do Programa Família Brasileira Fortalecida em Fortaleza-Ce. 2010. Dissertação (Mestrado em Avaliação de políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; GUSSI, Alcides Fernando; SALES, C. M. V.. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo-SINASE: uma avaliação de sua implementação no estado do Ceará para o atendimento do adolescente em conflito com a lei e privado de liberdade. 2010. Dissertação (Mestrado em Avaliação de políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, Maria Helena de Paula; FROTA, F. H. S.; LIMA, Hermano Machado Ferreira. O Papel da EGPA no Estado do Pará. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, F. H. S.; FROTA, Maria Helena de Paula. O Controle Interno: como política pública na gestão do Estado do Pará com enfoque em instituição estadual de ensino superior. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; Maria ads Graças Rua; Maria Celeste Magalhães Cordeiro. As Políticas de Juventude na Agenda Pública Brasileira:Desafios e Perspectiva. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, F. H. S.; COSTA, O de M. E. C.. Análise das Práticas de Gestão do Conhecimento-CGO, na Administração Direta do Poder Executivo do Estado do Ceará. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, F. H. S.; LIMA, Hermano Machado Ferreira. A Consolidação do CIPP: a Qualificação Profissional em Debate: Necessária discussão para um desenvolvimento humano e sustetável em São Gonçalo do Amarante. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; LEURQUIN, E. V. L.F.; Vasconcelos, S. M. F.. Representações do Feminino:uma análise discursiva dos perfis jornalísticos de O Estado do Maranhão. 2009. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal do Maranhão.
OSTERNE, M. S. F.. Desvendando e refletindo práticas cotidianas: Um estudo da Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza a partir da atuação dos profissionais na Instituição. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Histórias da vida e narrativas sobre o atendimento nos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Um convite à reflexão. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. O impacto da transferência de renda nas populações de baixa renda em municípios cearenses o programa bolsa família em foco. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Violência contra a pessoa idosa na perspectiva de gênero: (Re) configurações do público e privado. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Descentralização e Controle de Política de Assistência social no estado do Ceará: Um estudo de caso. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Contribuição do programa bolsa família na inclusão social em Maracanau. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. A violência intrafamiliar contra a pessoa idosa na percepção dos vitimizados. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. A dimensão das relações de gênero e o enfretamento da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Política Social de Assistência à Família:o centro de referência da assistencia social como unidade de ação.. 2008. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, F. H. S.; FROTA, Maria Helena de Paula. Violência doméstica contra a mulher e uma visão panorâmica da condição da mulher na sociedade civil e jurídica brasileira. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Representações sociais dos usuários do programa fome zero, sobre cidadania, pobreza e assistência social, no municipio de Redenção-Ce. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Gestão focada em resultado e o alinhamento da SAS com o futuro: um estado exploratório. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Políticas Públicas de Gênero: Um estudo sobre a delegacia de defesa da mulher de Fortaleza a partir da atuação dos(as) professores na instituição. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Projeto Sentinela - SAS: A análise de um serviço através das falas das crianças e adolescentes atendidos. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. ?Lei Orgânica e Política de Desenvolvimento Agrícola: Impedimento para efetivação de uma ação política no município de Bragança no Estado do Pará. 2007. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. A investigação da prática com os Resíduos de Serviço de Saúde (RSS) em farmácia de manipulação situadas em Fortaleza: A experiência como desafio à saúde ambiental. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Religiosidade e Mobilidade Social em Juazeiro do Norte. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Gestão focada em resultado e o alinhamento da SAS com o futuro: Um estudo exploratório. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Significados de Pobreza, Assistência Social e Cidadania: Reflexões a partir da fala dos usuários do Projeto de Criação de Galinha Caipira. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Fome de cidadania e o direito à alimentação: A percepção dos usuários do restaurante popular mesa do povo em Fortaleza-CE. 2007. Dissertação (Mestrado em Avaliação de políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. O estigma da violência sofrida por mulheres na relação com parceiros íntimos. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
OSTERNE, M. S. F.. Amor à vida: experiência intersetorial. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. O estigma e a violência sofrida por mulheres na relação com seus parceiros. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
OSTERNE, M. S. F.; DIAS, Maria Barbosa; BRAGA, Maria Franco. Os donos da casa: das políticas de habitação aos significados da moradia. 2005. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Política estadual de educação especial: limites e possibilidades da integração/exclusão. 2005. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Exclusão digital, abordagem sobre a administração pública do Estado do Ceará. 2005. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. O contrato de gestão como alternativa de auto sustentação: análise da experiência do Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC de Limoeiro do Norte - Ceará. 2005. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. A relação triangular no amor à vida. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. O abuso sexual no intinerário da revelação, notificação: caminhos e descaminhos. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. As relações das mulheres portadoras de alcoolismo na realidade do município de Natal. 2004. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
OSTERNE, M. S. F.. Exclusão digital: a abordagem da administração pública do estado do Ceará. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. O custo social da gravidez precoce no Ceará. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Educação especial no Ceará: avaliando a implementação da política de integração e inclusão. Que fatores geram ou dificultam o seu sucesso. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. O contrato de gestão está se constituindo uma alternativa de auto-sustenção para o Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC?. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Mulheres encarceradas: impactos nas relações familiares: um olhar sob a perspectiva de gênero. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Violência nas escolas: o olhar sob as políticas públicas do estado. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; COLAÇO, V. F. R.; SANTOS, M. I. D. A.. Família: Lugar de Proteção, Trajetória de Vida de Crianças Vítimas de Violência Doméstica. 2003. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; PINHEIRO, Â. A. A.; DIÓGENES, G. M. S.. Matei Porque: Histórias de adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação pelo cometimento do crime de homicídio. 2003. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, Maria Helena de Paula; FARIAS, M. D. M.. Mulheres em Movimento a Luta por Políticas Públicas. 2002. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. A experiência de gestão da UECE e o principío da autonomia universitária. 2002. Dissertação (Mestrado em Gestão Educacional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
OSTERNE, M. S. F.. A voz e o silêncio de mulheres trabalhadoras rurais: Um estudo realizado na Comunidade Miranda e no perímetro irrigado de Pentecoste - Ce. 2002. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; BUCHER, Julia Sursis Nobre Ferro. Adolescência e Alcoolismo: Formas de subjetivação. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
OSTERNE, M. S. F.. A voz e o silêncio de mulheres trabalhadoras rurais: um estudo realizado na comunidade de Miranda e no perímetro irrigado de Pentecoste. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Mulheres em movimento e a luta por políticas públicas. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Família: lugar de proteção? trajetória de vida de crianças vítima de violência doméstica. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Matei porque: histórias de adolescentes que cumprem medida sócio-educativa de internação pelo cometimento de crime de homicídio. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
FROTA, Maria Helena de Paula;OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; TORRES, M. L.; FALCI, M. B.; VASCONCELLOS, P. L.. Mulheres na Formação das Famílias Plíticas Cearenses: as matriarcas do Cariri e sua genealogia Política no Estado. 2025. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
Maria do Socorro Ferreira Osterne; MESQUITA, P. F. B. A.; SANTOS, Vívian Matias dos; BARRETO, T. C. E.; FERREIRA, V. M.. Representatividade Feminina e Fomento à Cidadania das Mulheres: um estudo sobre a atuação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
JUCA, G. N. M.;OSTERNE, M. S. F.; MELO, F. E.; MEDEIROS, J. L.; TORRES, R. A. M.. Transpassando os limites da educação: os significados do acesso ao ensino superior para travestis e pessoas transgêneras, no Programa de Pós-graduação em Educação da UFC. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará.
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; BEZERRA, T. C. E.; Mesquita,P F B Aguiar; ESMERALDO, G. G. S. L.; GENTILE, F.. Vão-se os anéis...ficam os filhos: práticas e dinâmicas paternas na guarda compartilhada. 2022. Tese (Doutorado em Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; ARRUDA, G. C. M.; BESSA, L. S.; COSTA, A. S.; ANDRADE, D. A.. O acordo entre os poderes, as escolhas políticas e o direito de punir: os caminhos até o cárcere. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
PAIVA, A. C. S.;OSTERNE, M. S. F.; BARREIRA, I. A. F.; SA, L. D.; TORNQUIST, C. S.. Vidas de mâes na favela: reinvenções da maternidade nas experiências de mulheres na periferia de Fortaleza. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.
SALES, C. M. V.;OSTERNE, M. S. F.; ESMERALDO, G. G. S. L.; LINHARES, A. M. B.; ADAD, S. J. H. C.. "È só coragem", trajetórias, saberes e práticas de ressistências das mulheres mães na comunidade Gereba-Jangurussu. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; HENRIQUE, J. M. P. M.; VALE, A. F. C.; LEAO, A. B.; MOTTA, A. B.. Envelhecimento feminino: estilo de vida, afetividade e sexualidade. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.
Vasconcelos, S. M. F.;OSTERNE, M. S. F.; ALBUQUERQUE, L. M. B.; ALENCAR, C. N.; SOARES, M. E.. Ortodoxia e Heterodoxia nos Relatos de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica: amar a si mesmo como ao préximo. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal do Ceará.
SALES, C. M. V.;OSTERNE, M. S. F.; MOTA, M. D. B.; COSTA, N. B.; FIALHO, L. M. F.. Juventudes, Afetos, e Linguagem: o saber discursivo e a formulação de sentidos sobre o amor a partir da fala de jovens acadêmicos. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará.
LEITINHO, M. C.;OSTERNE, M. S. F.; CARNEIRO, C. C. B. E. S.; HOLANDA, P. H. C.; SOUZA, D. N.; ANDRADE, F. R. B.. Formação Profissional nos Cursos de Graduação em Serviço Social: o pensar e fazer pedagógico dos docentes. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará.
ARCOVERDE, A. C. B.; LIMA, J. E. P.; COSTA, A. A. A.;OSTERNE, M. S. F.; NASCIMENTO, M. F. M.. Deslocamento e Estetização das Visões sobre a Juventude nos Estudos das Culturas Juvenis dos anos 1990 a 2000. 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.
SALES, C. M. V.; MATOS, K. S. L.; FARIAS, M. D. M.;OSTERNE, M. S. F.. Amor, Juventude e Met(amor)fose: por uma (des)aprendizagem das relações amorosas na contemporaneidade. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; DIAS, A. M. I.; ARRAIS NETO, E. A.; Moraes,S. E. M.; CARVALHO,M.M.J.. Formação do Profissional Secretário Executivo na UFC:currículo,competência e autonomia. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; DIAS, A. M. I.; ARRAIS NETO, E. A.; Moraes,S. E. M.. Formação do Profissional Secretário Executivo na UFC:Currículo, Competência e Cidadania. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará.
PESSOA JUNIOR, J. R. C.; GENTILE, F.; BRAGA, M. S. S.; MARQUES, R.;OSTERNE, M. S. F.; ROEDER, K. M.. Antifeminismo em tempos de Direita Conservadora: influências do bolsonarismo na arena subnacional (norte e nordeste). 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
MARINHO, C. H.;OSTERNE, M. S. F.; PINHEIRO, Â. A. A.; GONCALVES, R. S.; BEZERRA, L. M. P. S.. Quando a gente é smãe, tudo é a gente, trajetórias de mulheres mães na relação na relação com o Estado e as Políticas Públicas com o Estado. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
JUCA, G. N. M.; MELO, F. E.; MEDEIROS, J. L.;OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; BEZERRA, T. C. E.; TRANSGENERAS, P.. Transpassando os limites da educação: os significados do acesso ao ensino superior para travestis e pessoas transgêneras. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará.
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; BEZERRA, T. C. E.; MESQUITA, P. F. B. A.; FERREIRA, V. M.; SANTOS, V. M.. Representatividade Feminina e Fomento à Cidadania das Mulheres: um estudo sobre a atuação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; Mesquita,P F B Aguiar; BARRETO, T. C. E.. A Transexualidade na Política de Saúde do Estado do Ceará. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; Mesquita,P F B Aguiar; CARNEIRO, S. N. V.. Bater é coisa de macho? os discursos machistas sobre as práticas de violência conjugal.. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
JUCA, G. N. M.; HOLANDA, P. H. C.; JUCA, V. J. S.;OSTERNE, M. S. F.. Transpassando Limites: possibilidades de acesso de travestis e pessoas transgênero à universidade pública.. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; BEZERRA, T. C. E.; MESQUITA, P. F. B. A.; ESMERALDO, G. G. S. L.; GENTILE, F.. Vão-se os anéis...Ficam os Filhos: significados, práticas e dinâmicas da paternidade na Guarda Compartilhada.. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MARQUES, R.; GADELHA, K. B.. Lésbicas na zona rural? trajetória de vidas assumidas. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; LEAL, C. B.; ARRUDA, G. C. M.. A Política e o Direito de Punir: uma Escolha de Poder. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; GOMES, V. C.; THERRIEN, J.. Democratização do Ensino Superior e Redução das Desigualdades Sociais no Brasil do Século XXI. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; BEZERRA, T. C. E.; SALES, C. M. V.. Paternidade Hoje: significados, práticas e dinâmicas na guarda compartilhada. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
SALES, C. M. V.;OSTERNE, M. S. F.; Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo; LINHARES, A. M. B.; ADAD, S. J. H. C.. É só coragem! Trajetórias, Saberes e Práticas Experienciadas por Mulheres Mães na Comunidade Gereba- Janguruçu.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará.
FROTA, Maria Helena de Paula; FROTA, F. H. S.;OSTERNE, M. S. F.. Feminicídio íntimo: quando o estado é cúmplice.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Estadual do Ceará.
FROTA, Maria Helena de Paula;OSTERNE, M. S. F.; ZARANZA, J. S.. Quantificando a Violência: um estudo do enfrentamento à viol~encia contra a mulher a partir do observatório da viol~encia do Centro de Referência Francisca Clotilde. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MADEIRA, M. Z. A.; NATIVIDADE, M. T.. A Cidade e as Sexualidades: Políticas Públicas de Promoção e Defesa dos Direitos da Pop. LGBT. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
ARCOVERDE, A. C. B.;OSTERNE, M. S. F.; COSTA, A. A. A.; LIMA, J. E. P.; ROCHA, M. E. M.. Deslocamento e Estetização nas visões sobre Juventude nos estudos das Culturas Juvenis no Brasil de 1990 a 2000. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.
OSTERNE, M. S. F.; LEITINHO, M. C.; HOLANDA, P. H. C.; RAMOS, S. R.. Formação profissional nos cursos de Serviço Social: o pensar e o fazer pedogógiico dos docentes. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; ARCOVERDE, A. C. B.; ROCHA, M. E. M.; COSTA, A. A. A.. Deslocamento e estetização nas visões sobre a juventude nos estudos das culturas juvenis no Brasil de 90 a 2000. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.
BEZERRA, T. C. E.;OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; SOUSA, V. F. F.. Violência de Gênero no Contexto Escolar: uma análise a partir dos olhares das estudantes de uma escola municipal de Fortaleza. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; OLIVEIRA, R. C. S.; SOUSA, V. L. M. S.. Desacolhimento e repercussões sobre a institucionalização de crianças e adolescentes: trajetória de egressos de unidades de acolhimento. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; MARINHO, C. H.; ALVES, D. R.. Discurso de ódio nas redes sociais como ameaça à democracia x direito de liberdade de expressão: com foco na misoginia. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; CISNE, J. J. N.; OLIVEIRA, L. G. L.. Políticas Públicas Municipaisem Defesa de Criança e Adolescentes submetidos à situação de Risco Social- Família Acolhedora. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
MESQUITA, P. F. B. A.;OSTERNE, M. S. F.; LEAO, A. B.. Do passado e do futuro misturados nas ruas de Ilhéus: a obra Gabriela Cravo e Canela como reflexão sobre a Violência contra a Mulher. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
MESQUITA, P. F. B. A.;OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; LISBOA, T. K.. Uma análise da implantação da disciplina Relações de Gênero e Feminismo no Curso de Serviço Social da UECE. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; BARRETO, T. C. E.; XAVIER, A. S.; OLIVEIRA, M. I. V.. E agora, o que fazer? : a percepção dos familiares sobre as tentativas de suicídio de pessoas atendidas no hospital universitário de Fortaleza. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; MADEIRA, M. Z. A.; MENDONCA, C. F. L.. Monoparentalidade feminina e seu impacto social nas famílias: um estudo sobre a experiência das mulheres indígenas pitaguary de Maracanaú-Ce. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; BEZERRA, T. C. E.; FERREIRA, V. M.. Tchau Querida(s): o pós-golpe2016 e o impacto na formulação de políticas públicas com recorte de gênero no Congresso Nacional. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MESQUITA, P. F. B. A.; BEZERRA, T. C. E.. Políticas de Drogas: da repressão à redução de danos no âmbito do direito2022 e das políticas públicas em Fortaleza.. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
BEZERRA, T. C. E.;OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; SOUZA, L. M. S.. Violência contra as mulheres e saúde mental: uma análise sobre os relatos de sofrimento psíquico e enfrentamento à violência de mulheres atendidas pela Casa da Mulher Brasileira-CE. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
MESQUITA, P. F. B. A.;OSTERNE, M. S. F.; SILVA, M. J.. Mas como é isso de "se aceitar" uma investigação da trajetória das mulheres gordas em processo de emagrecimento na cidade de Fortaleza- Ceará.. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OLIVEIRA, L. C.;OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; FERREIRA, V. M.; FERREIRA JUNIOR, A. R.. Violência Sexual contra a mulher e a garantia do aborto legal: rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Fortaleza. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; ALTOE, S. E.; PINHEIRO, Â. A. A.. Serviços de Acolhimentos Institucionais Municipais de Fortaleza(SAis): uma análise a partir dos casos de retorno familiar de crianças e adolescentes.. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; PEIXOTO, S. L. F.; BARROSO, H. C.. Relatos de Partos e Resistências Maternas:a vivência do parir para usuárias de hospitais públicos de Fortaleza.. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
FIALHO, L. M. F.;OSTERNE, M. S. F.; QUEIROZ, Z. F.; SAMPAIO, F. S.. A Política Educacional do Estado do Ceará para a Diversidade de Gênero e Sexualidade na Escola. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
FROTA, Maria Helena de Paula;OSTERNE, M. S. F.; MENEZES, K. M. G.. O reflexo da prisão das mulheres nos seus familiares:estudo com as famílias das presas do instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa.presas do instituto. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo;OSTERNE, M. S. F.; SANTOS, G. P. G.. Avaliação das ações da Política de Assistência Estudantil do IFCE a partir das necessidades específicas da discentes mães do Campus Acaraú em relação ao processo de permanência r êxito desses sujeitos sociais na Instituição.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas(profissional)) - Universidade Federal do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; CAVALCANTE, G. B.; BEZERRA, T. C. E.. Lugares de Vivência na Escola: juventudes e resistencia. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; ALCANTARA, A. O.; ANDRADE, M. P. P.. Benefício de Prestação Continuada: uma análise sobre as condições de vida das pessoas beneficiadas residentes na cidade de Fortaleza.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MESQUITA, P. F. B. A.; OLIVEIRA, D. B.. A mulher cearense na gestão da política pública de educação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; BEZERRA, T. C. E.; FARIAS, M. D. M.. A representatividade política das mulheres no governo Temer e seus primeiros impactos na definição conjuntural das políticas públicas para as mulheres no Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; BEZERRA, L. M. P. S.; CARVALHO, A. M. P.. Os desafios do monitoramento e da avaliação da política de assistência social no município de Jericoacoara. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MESQUITA, P. F. B. A.; ARAUJO, L. B. C.. Questão Social e Assistencia Social:análise do serviço de proteção e atendimento integralà família realizado pelo CRAS Perpétua Magalhães do município de Caucaia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; OLIVEIRA, D. B.; MACIEL, W. R. N.. Ser Homem e Ser Pai: Dilema e Contradição, Crise ou Transformação. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
FROTA, F. H. S.; BEZERRA, L. M. P. S.;OSTERNE, M. S. F.. Transformação e desafios dos serviços socioassistenciais para a primeira infância no âmbito do sistema único de assistência social. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MESQUITA, P. F. B. A.; SOUSA JUNIOR, E. B.. Onde você comprou essa roupa tinha para homem? O vestuário Masculino e resinificação dos modelos de masculinidade.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; BEZERRA, T. C. E.; MESQUITA, P. F. B. A.. A fiel: a constituição identitária das companheiras de detentos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MADEIRA, M. Z. A.; SILVA, V. R. R.. Quando o Trabalho não Termina ni fim do expediente: a condição permanente do servir no cotidiano dos trabalhadores diaristas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; ANDRADE, J. T.; CAMARA, A. S. V. M.. Políticas Públicas, Mulher e Parto: um estudo sobre a medicalização e humanização do parto e o Programa Rede Cegonha. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; ALVARO, M. C.; CAVALCANTE, G. B.. A Flexibilização do Patriarcado na Contemporaneidade: as fam´lias homoafetivas de Fortaleza e a (des) construção de papeis normativos.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
PARENTE, F. J.; FROTA, F. H. S.;OSTERNE, M. S. F.. Duração Razoável do Processo: uma análise dos impasses na execução de políticas públicas de controle da tempestividade processual pelo poder judiciário nas varas cíveis da comarca de Sobral. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; OLIVEIRA, L. C.; CASTRO, R. C. M. B.. Programa Rede Cegonha e Melhoriabda Assistência à Saude da Mulher e da Criança: estudo do processo de implantação deste Programa na MEAC-CE. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, Maria Helena de Paula; BENFATTI, X. D.. Vidas nas ruas: um estudo sobre as relações familiares da população em situação de rua. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; BENTO, B. A. M.; ANDRADE, L. N.; BEZERRA, T. C. E.. A disputa pelo casamento igualitário no Brasil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, Maria Helena de Paula; BARRETO, T. C. E.. Lar-nada-doce-lar: a violência doméstica contra a mulher no habitus da família. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MADEIRA, M. Z. A.; CRUZ, D. M.. Mulheres Quilombolas e o Pertencimento Ético-Racial: elementos para uma análise da constituição dos perfis identitários na comunidade de Quilombo Síti Veiga em Quixadá/Ce. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, Maria Helena de Paula; FROTA, F. H. S.. Medidas Protetivas de Urgência da Lei Maria da Penha: análise da sua efetividade na Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, Maria Helena de Paula; FROTA, F. H. S.. O Juizado Especial da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher como Política de Proteção à Mulher: estudo realizado em Fortaleza. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MESQUITA, P. F. B. A.; MORAIS, N. A.. O aborto legal em um hospital materno-infantil de Fortaleza: como a mulher vítima de violência sexual é atendida e a intervenção dos profissionais. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, Maria Helena de Paula; GOSSELIN, A.. A Trajetória das Mulheres Agentes Sociais de Paracuru-Ceará: um sentido para além do espaço privado. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
SANTOS, J. B. F.;OSTERNE, M. S. F.; OLIVEIRA, L. C.. A família em situação de vulnerabilidade social no contexto da desinstitucionalzação psiquiátrica: dilemas e vicissitudes frente às mudanças estruturais contemporâneas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MADEIRA, M. Z. A.; SILVEIRA, I. M. M.. O Benefício de Prestação Continuada para pessoas com deficiência: um estudo das representações sociais feitas pelas famílias dos Beneficiários. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, Maria Helena de Paula; LIMA, Hermano Machado Ferreira. A efetividade das políticas de aleitamento materno em combate ao desmame precoce entre mães de baixa renda residentes em comunidades pobres pertencentes a regiona,III. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, F. H. S.; MEYER, A. P. G. F. F.. A avaliação na atenção primária: experiência de aplicação da autoavaliação para melhoria do acesso e da qualidade- AMAQ no Município de Fortaleza.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
GERMANO, I. M. P.;OSTERNE, M. S. F.; LIMA, A. F.; LIBORIO, R. M. C.. Violência de Gênero a partir de narrativas de família.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, F. H. S.; ALVARO, M. C.. Caminhos e descaminhos da assistência social em Fortaleza: um olhar sobre a implementação do sistema único de assis`^encia social-SUAS. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FARIAS, M. D. M.; Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo. Relações de Gênero entre os Casais que vivenciam a Violência Conjugal. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; CAVAIGNAC, M. D.; BOMFIM, Z. A. C.. O fortalecimento de vínculos sociais: uma análise sobre os eixos estruturantes da PNAS no município de Fortaleza. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.
SALES, C. M. V.;OSTERNE, M. S. F.; MOTA, M. D. B.. Corpo, Gênero e sexualidade- um estudo sobre as dançarinas de funk da Barra do Ceará. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, F. H. S.; MAGALHAES JUNIOR, A. G.. Território da Paz do Grande Bom Jardim: uma intervenção em segurança pública. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, Maria Helena de Paula; FROTA, F. H. S.. Drogadição, Família e Políticas Públicas: Desafios Contemporâneos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, Maria Helena de Paula; RUIZ, E. M.. Acidente de Moto e a Investigação da Política de Saude no município de Fortaleza no Período de 2011´`a 2012. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.
PEIXOTO, S. L. F.;OSTERNE, M. S. F.; LIMA, M. J. V.. Até hoje eu estou para descobrir o que é isso: um estudo com mães de crianças em cuidados paliativos.. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Pediatria.) - Escola de Saúde Pública do Ceará.
MESQUITA, P. F. B. A.;OSTERNE, M. S. F.; SOUSA, V. F. F.. Velhice e Viol~encia: uma análise sobre a vida das idosas institucionalizadas na unidade de abrigo Olavo Bilac em Fortaleza-Ceará. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; SOBREIRA, M. L. Z. L.; SARAIVA, J. M. M.. A Maternidade pelas vias da adoção monoparental em Fortaleza-Ce. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO; MESQUITA, P. F. B. A.; BARRETO, T. C. E.. Você não vale nada mas eu gosto de você: a violência simbólica contra a mulher materializada nas letras de músicas de forró.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
PEREIRA, E. G.;OSTERNE, M. S. F.; FAGUNDES, M. S.. Mulheres do Tráfico: cumpridoras de penas alternativas da cidade de Fortaleza. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; BARRETO, T. C. E.; SOUSA, K. S.. Cultura, Violência e Gênero: a violência doméstica contra a mulher na graphic novel V de Vingança.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; BEZERRA, T. C. E.; MADEIRA, M. Z. A.; COSTA, C. M. I.. Rimando amor e dor: o lugar da família nas narrativas de homens trans.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; BEZERRA, T. C. E.; XAVIER, A. S.. A Crise de Legitimação no Sistema Socioeducativo do Ceará: uma análise institucional do Centro Educacional São Francisco. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; BEZERRA, T. C. E.; BARROSO, H. C.. Família e Religião Católica: a percepção dos casais participantes do Encontro de Casais com Cristo (ECC). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; SALES, C. M. V.; GADELHA, J. J. B.. A Performance Drag Quenn e os usos da barba no extremo contemporâneo em Fortaleza-Ce. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, Maria Helena de Paula; COSTA, J. M. S.. Além do que se ouve: a violência simbólica contra a mulher nas letras de música de forró estilizado2016. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; PEREIRA, M. E. R.; CASTANHA, V. R. P. S.. A violência contra a criança no ambiente familiar à luz da Lei da Palmada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
GOSSELIN, A. M. F.; RIO, C. P. O.;OSTERNE, M. S. F.. Nos embalos de domingo à noite: nos passos de dança, a reinvenção da velhice. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MESQUITA, P. F. B. A.; CAVALCANTI, G. S. T.. " na Polícia Militar de CearáVinte anos da presença feminina na Polícia Militar de Ceará: uma análise comparativa entre a primeira turma de mulheres policiais militares e aquelas formadas no ano de 2013". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; BEZERRA, T. C. E.; SILVEIRA, C. M. H.. Violência Conjugal contra o Homem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; VASCONCELOS, F. E. A.; LEITE, M. B.. A relação entre as atribuições profissionais e familiares das mulheres responsáveis pelo trabalho social na HABITAFOR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.BRASIL, Glaucíria Mota; CRUZ, L. A.. Mulheres Policiais e Violência contra a Mulher: um estudo sobre as policiais femininas no atendimento às mulheres v´´itimas de viol~encia na DDM de Fortaleza. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; SILVA, Mayra Rachel da; BARROSO, H. C.. A pesquisa acadêmica no processo de formação profissional: um estudo acerca dos assistentes sociais da UECE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; SILVA, M. R.; LIMA, D. F. A.. À Luz dos socioeducadores, como se dá a relação entre eles e os socioeducandos no Centro Educacional Dom Bosco.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; GURGEL, M. E. P.; PEREIRA, L. M. M.. Mulas do Tráfico de drogas presas no áInstituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa-Cear. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; NOGUEIRA, A. I. A.; SILVA, M. R.. A atuação dos assistentes sociais diante de casos de adoção por casais homoafetivos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; GURGEL, E. P.; MENEZES, K. M. G.. A Importância da Atuação da Família no processo de INclusão Social da pessoas com Deficiência Intelestual. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; GURGEL, M. E. P.; MOURA, M. J.. Além dos muros da prisão: uma análise das relações familiares da mulher homicida. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
SAMPAIO, José Jackson Coelho; RUIZ, E. M.;OSTERNE, M. S. F.. Co-dependência:quando o cuidado passa a ser perigoso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
Mesquita,P F B Aguiar;OSTERNE, M. S. F.; MORAES, Elivânia da Silva. Os impactos nas relações familiares trazidos pela gravidez na vida das adolescentes moradora da comunidade Boa Vistas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Adolescência e Trabalho: A percepção do autor de atos infracionais sobre o trabalho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Paternidade: as visões das famílias monoparentais chefiadas por mulheres. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Juventude e arte ? uma abordagem antropológica sobre os jovens do Projeto Crescer com Arte. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. A histórica feminização do Serviço Social: problematizando gênero e identidade profissional na década de 80. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Violência doméstica contra a mulher. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. A missão dos adolescentes em conflitos com a lei do CSMI sobre suas condições de vida e perspectivas de futuro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. A trajetória de vida dos adolescentes sócio-educandas do Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Análise do trabalho precoce de crianças no contexto social do Brasil e do Estado do Ceará. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Famílias chefiadas por mulheres: análise sobre seus conflitos e suas conquistas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. O desemprego na estrutura familiar dos usuários da Regional IV. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Repercursões da Violência Conjugal: Uma Análise das Mulheres Albergadas da Casa do Caminho. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Mulher Chefe de Família: Uma Análise sobre a estrutura da família monoparental feminina. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Negligência Familiar e Gênero: Desvendando as Representações e Ações dos Conselheiros Tutelares de Fortaleza. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Serviço Social no Ceará na Década de 50: O Intercruzamento entre classes, Gênero e Catolicismo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; ARCOVERDE, A. C. B.; NICOLAU, M. C. C.. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Professor - Classe Adjunto. 2002. Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; ARCOVERDE, A. C. B.; DIAS, M. E. B.. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Professor - Classe Assistente. 2002. Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; ARCOVERDE, A. C. B.; NICOLAU, M. C. C.. Presidente da Banca Examinadora do setor de estudos Fundamentos Históricos Metodológicos do Serviço Social - Classe Adjunto. 2002. Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; DIAS, M. E. B.. Membro da Banca Examinadora do setor de estudos Fundamentos Históricos Metodológicos do Serviço Social - Classe Assistente. 2002. Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; CAVAIGNAC, M. D.; SOUZA, L. M. S.. Seleção de Discentes do Mestrado Acadêmico em Serviço Social para o período 2023.1. 2022. Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; Martins, Mônica Dias; AIRES, Jouberth Max Maranhão Piorsky. Seleção para formação de turma de discentes 2012 do Mestrado Acadêmico em Plíticas Públicas e Sociedade da UECE. 2011. Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; CUNHA, A. M.; QUEIROZ, Fernanda Marques. Banca examinadora de provas e títulos para Docentes a nível de professor auxiliar da UERN. 2002. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
OSTERNE, M. S. F.; SILVA, N. T. F. E.; BARRETO, T. C. E.. Comissão examinadora para elaboração das provas do Concurso Público para o cargo de Assistente Social. 2002. Universidade Federal do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; BARBALHO, A. A.; ANDRADE, J. T.. Banca de Seleção para Formação da 2ª Turma de Doutrado em Sociologia. 2017. Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, Maria Helena de Paula; ANDRADE, F. R. B.; BENEVIDES, M. G.; DOMINGOS NETO, M.. Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. 2017. Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, Maria Helena de Paula; FROTA, F. H. S.; ABU-EL-HAJ, J.. Comissão do Curso do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. 2017. Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, F. H. S.. Comissão de Bolsa do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. 2017. Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; MADEIRA, M. Z. A.; FROTA, Maria Helena de Paula. Comisssão de Avaliação da Produtividade Academica. 2014. Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.; FROTA, Maria Helena de Paula; MADEIRA, M. Z. A.. Comissão de Avaliação da Produtividade Acadêmica da profª Glaucíria Mota Brasil para a progressão ao nível de Professor Adjunto Referência N. 2014. Universidade Estadual do Ceará.
NOBRE, Maria Cristina de Queiroz; FROTA, Maria Helena de Paula;OSTERNE, M. S. F.. Comissão de Avaliação da Produtividade Acadêmica da Profª Dra Maria Glaucíria Mota Brasil. 2012. Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Comissão de avaliação da produtividade acadêmica da Profa. Dra. Glaucira Mota Brasil, para efeito de progressão de classe de adjunta XI, para a referência XII. 2006. Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Comissão de avaliação da produtividade acadêmica da Profa. Dra. Francisca Rejane Bezerra Andrade, para efeito de progressão de classe de adjunta XI, para a referência XII. 2006. Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Assessora Temática Eixo Questões de Genero: Raça, Etnia e Sexualidade. 2004. Universidade Estadual do Ceará.
OSTERNE, M. S. F.. Parecista de trabalho científico do XI Congresso Brasileiro de Assistentes Socias e III Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade. 2004. Universidade Estadual do Ceará.
Orientou
) Trabalho Infantil Doméstico e o Contexto Escolar; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Sociaç) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
Ceará sem fome para além dos números: análise da implementação do Programa Estadual de Combate à Fome no Munucípio de Fortaleza(2023-2024; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
Política Pública e a Violência contra a pessoa idosa: análise jurídica dos registros policiais no município de Fortaleza; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
Meninas Domésticas e a Questãp Social: expressões de gênero, raça e classe na naturalização do Trabalho Infantil Doméstico e migratório no Brasil; ; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
Repercussões da Institucionalização de crianças e adolescentes: trajetória de egressos de unidades de abrigamento; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
A Inflluência do discurso neopentecostal sobre os direitos da população LGBTQIA+; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
Mães na Universidade: a vivência da maternidade para mulheres discentes da Universidade Estadual do Ceará; Início: 2024; Tese (Doutorado em Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
Trabalhadoras Sexuais Periféricas e o acesso às políticas Públicas no Município de Fortaleza; Início: 2024; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
Bytes de Igualdade: políticas públicas e a inclusão de mulheres na tecnologia; Início: 2024; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
Memórias de Mulheres em Luta: as insubmissas vozes que ecoam por políticas públicas no território do Grande Bom Jardim; ; Início: 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
Início: 2024; Universidade Estadual do Ceará;
Os discursos de ódio nas redes sociais como ameaça à democracia x liberdade de expressão, com foco na misoginia; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Eu falei que não ia estuprar você porque você não merece: uma análise do discurso do ex-presidente Jair Bolsonaro na legitimação da violência contra as mulheres no Brasil; 2023; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Políticas Públicas de defesa de crianças e adolescentes em risco; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
A Transexualidade na Política de Saúde do Estado do Ceará; 2022; Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Sistema Prisional Feminino no Estado do Ceará; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Políticas de Drogas: da repressão à redução de danos no âmbito do direito e das políticas públicas; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
E agora o que fazer? a percepção dos familiares sobre as tentativas de suicídio de pessoas atendidas no Hospital Universitário de Fortaleza-Ceará; 2021; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Monoparentalidade feminina e seu impacto social nas famílias: um estudo sobre a experiência das Mulheres Indígenas Pitaguari de Maracanaú-Ceará; 2021; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Acolhimentos Institucionais Municipais de Fortaleza: uma análise da articulação de rede a partir dos casos de retorno familiar; ; 2020; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Parto Humanizado, direito de todas e dever do Estado: vivência do parir para mulheres na casa da Gestante, Bêbê e Puérpera da MEAC; 2019; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Lugares de Vivências das Sexualidade nas Escolas: juventudes e resistências; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Onde você comprou essa roupa tinha para homem? o vestuário masculino e ressignificações dos modelos de masculinidade; 2018; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
A mulher na Gestão Pública da Educação: desafios e perspectivas; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Bater é coisa de macho! os discursos machistas sobre as práticas de violência conjugal; 2018; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
BPC: uma análise sobre as condições de vida dos beneficiários da cidade de Fortaleza; 2018; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
A Fiel: a constituição identitária de mulheres envolvidas com detentos reclusos em unidades prisionais do estado do Ceará; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
O Governo Temer e o desmonte das Políticas Públicas para as mulheres no Brasil; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Limites e Possibilidades do monitoramento e avaliação da Política de Assistência Social em Jijoca de Jericoaquara; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Quando o trabalho não termina no fim do expediente: a condição permanente do servir no cotidiano dos trabalhadores diaristas; 2017; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
A vivencia da paternidade e o processo de aplicação da nova lei da guarda compartilhada: o olhar do pai; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Questão Social e Serviço Social: análise do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família; 2016; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Políticas Públicas, Mulher e Parto: um estudo sobre a medicalização e humanização do parto e o Programa Rede Cegonha; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Sexualidade, Direitos Humanos e Resistência Religiosa e o Projeto de Lei 5120/2013; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Avaliação do Programa Rede Cegonha: estudo realizado na MEAC; 2015; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Mota; A prática da Mediação nos Conflitos Familiares; 2015; Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Mulheres Agentes Sociais de Paracuru: uma trajetória de significados para além do espaço privado; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
O Benefício da Prestação Continuada para Pessoa com Deficiência; 2015; Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
A efetividade das políticas de incentivo ao aleitamento materno em combate ao desmame precoce: um estudo realizado com as mães de crianças atendidas na unidade de puericultura do CPN; 2015; Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
A Flexibilização do Patriarcado na comtemporaneidade: um estudo sobre as famílias homoafetivas de Fortaleza e a (des) construção de papeis normativos; 2015; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Desvelando a Realidade do Tráfico e Desnaturalizando Gênero: o Tráfico de Pessoas para fins de Exploração Sexual sob a Perspectiva do Segmento das Travestis; 2015; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Vidas nas ruas: um estudo sobre as relações familiares da população em situação de rua; 2015; Dissertação (Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Avaliação na Atenção Primária: experiência de aplicação da auto avaliação para melhoria do acesso e da qualidade-AMAQ em Fortaleza; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Identidade da Mulher na Polícia Militar do Ceará; 2015; Dissertação (Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
O aborto legal em um hospital materno-infantil de Fortaleza: como a mulher vítima de violência sexual é atendida e a intervenção dos profissionais; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Prometo te querer até o amor cair doente: uma análise das relações de gênero entre os casais que vivenciam a violência conjugal; 2014; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Caminhos e descaminhos da assistência Social em Fortaleza: um olhar sobre a implementação do sistema únoco de assistência social-SUAS; 2013; Dissertação (Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
O exercício do contrle social sob o olhar da pessoa idosa no município de Fortaleza; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Análise dos modelos de gestão adotados no IPPOO II na gestão compartilhada e pelo estado do Ceará; 2013; Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Vidas privadas em espaço público: uma análise da violência contra a mulher moradora de rua em Fortaleza; 2013; Dissertação (Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Caminhos e Descaminhos da Assistência Social: um estudo sobre a implementação do Sistema Único de Assistência Social(SUAS) em Fortaleza; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
A rede socioassistencial sob a ótica das ONGs: avanço ou desafio para legitimação do SUAS?; 2013; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
O Papel do Centro de Referência da Mulher de Limoeiro do Norte no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Financiamento de Políticas Públicas: especificidades da assistência social; Um estudo do FAMAS do município de Fortaleza; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários:uma análise sobre os eixos estruturantes da PNAS em Fortaleza; 2012; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
A percepção da juventude a partir do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas-SPE em Maracanaú: que saberes e práticas são problematizados e quais implicações nas políticas públicas de educação em saúde; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Mulheres, mudando de lugar? um estudo acerca das relações de gênero e trabalho na construção civil em Fortaleza; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
O exercício do Controle Social sob o olhar da pessoa idosa no município de Fortaleza; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
O papel dos avós na comtemporaneidade: uma análise preliminar sobre a saúde dos idosos e sua função social; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
A Atuação da Defensoria Pública na Política de Proteção à Mulher Vítima de Violência praticada pelo parceiro no município de Macapá; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Os Significados do Programa Bolsa Família na Vida das Mulheres: um estuddo na comunidade Morro da Vitória; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Políticas Públicas de Gênero/Etnia:O caso das mulheres da comunidade Quilombola doCuriaú; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Relação Familiar Violenta:Um estudo das agressões físicas praticadas contra as crianças atendidas no Abrigo Casa Lar Cia-Katuá; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
O controle interno como política pública na gestão do estado do Pará com enfoque em instituição estadual de ensino superior; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
A violência intrafamiliar na contramão das políticas de proteção ao idoso: seu significado para os idosos vitimizados; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
O Programa de Atenção Integral à Família no Contexto da Implementação do Sistema Único de Assistência Social: Um EStudo de Caso do Município de Caucaaia-Ce; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Análise das Práticas de Gestão do Conhecimento-CG, na Administração Direta do Poder Executivo do Estedo do Cearás; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Cidadania na Velhice:Estudo sobre as mulheres do grupo de conviência de convivência do CIAPREVI-CE; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Desvendando e reletindo práticas cotidianas: um estudo da delegacia de defesa da mulher de Fortaleza à partir da atuação dos profissionais na instituição; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Histórias de vida e narrativas sobre o atendimento nos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes: um combate à reflexão; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
O impacto da transferência de renda nas populações de baixa renda em municípios cearenses o programa bolsa família em foco; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Descentralização e Controle de Política de Assistência social no estado do Ceará: Um estudo de caso; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
A dimensão das relações de gênero e o enfretamento da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Políticaa Social de Assistencia à Família: O Centro de Referência da Assistencia Sopcial como Unidade de Ação; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
A Efetividade da Lei Maria da Penha-Uma Política Pública de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Mulher na Política: Uma Leitura Sociológica da Biografia; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Religiosidade e Quetão Social em Juazeiro do Norte; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Violência doméstica contra a mulher e uma visão panorâmica da condição da mulher na sociedade civil e jurídica brasileira; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejmento em Políticas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Significado de pobreza, assistência social e cidadania: reflexões a partir da fala dos usuários do Projeto de criação de galinha caipira em Redenção; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Gestão focada em resultado e o alinhamento da SAS com o futuro: um estado exploratório; 2007; Dissertação (Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Lei orgânica e política de desenvolvimento agrícola: empedimentos para a efetivação de uma política no Município de Bragança; 2007; Dissertação (Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Exclusão digital, abordagem sobre a administração do Estado do Ceará; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Política estadual de educação especial: limites e possibilidades da integração/exclusão; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
O contrato de gestão como alternativa de auto sustentação: análise da experiência do Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC de Limoeiro do Norte - Ceará; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Família: Lugar de Proteção? Trajetórias de Vidas de Crianças Vítimas de Violência Doméstica; ; 2003; 116 f; Dissertação - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Matei Porque: Histórias de Adolescentes que cumprem medida socio-educativa de internação pelo cometimento de crime de homícidio; 2003; 115 f; Dissertação - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
A experiência de Gestão da UECE e o Princípio da Autonomia Uniiversitária; 2002; 150 f; Dissertação (Mestrado em Gestão Educacional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Adolescência e Alcoolismo; 2002; 200 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza, ; Coorientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
O acordo entre os poderes, as escolhas políticas e o direito de punir: os caminhos até o cárcere; ; 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Vão-se os anéis e ficam os filhos: significados, práticas e dinâmicas da paternidade na guarda compartilhada; ; ; 2020; Tese (Doutorado em Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
A Participação de Mulheres em cargos de Poder e o Fortalecimento da Cidadania Feminina; ; 2020; Tese (Doutorado em Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
O Trabalho como instrumento de redução dos estígmas do cárcere: uma possibilidade de reintegrar o egresso do sistema prisional; 2018; Tese (Doutorado em POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
O coming out de mulheres lésbicas em uma zona rural:uma análise etnográfica; ; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Assessoria de Imprensa como Ferramenta de marketing; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gerência de Marketing) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
O Portador de Deficiência no Mercado de Trabalho - Uma Experiência nos Correios do Ceará; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Estratégia e Gestão Empresarial) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Mercardo Gay - Um Segmento que Dá o que Falar e Lucrar; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gerência de Marketing) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Planejamento Estratégico X Cultura Organizacional: Um Estudo sobre a missão da UECE; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gerência de Marketing) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
O comportamento do Consumidor Feminino Frente a Globalização de Mercado; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gerência de Marketing) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Proposta de Atuação no Órgão de RH em uma Cooperativa de Serviços e Trabalho - UNIWAY; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gerência de Recursos Humanos) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
O Referêncial Arqjetípico dos Mitos Gregos e a Formação de Traços Culturais nas Organizações; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gerência de Recursos Humanos) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Programa Meninos da Caixa: O Reflexo da Experiwncia nos Contextos Familiar e Profissional; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gerência de Recursos Humanos) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
As Relações Mães e Filhos Portadores do HIV/AIDS:Um Análise da Clientela do Centro de Convivência Madre Regina; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec Em Planejamento e Gestão de Políticas Públic) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
O Acidente de Trânsito um Problema Social: Analisabdo o Alcoolismo e Seus Reflexos nos Acidentes de Trânsito; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec Em Planejamento e Gestão de Políticas Públic) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
A Política da Infância e da Adolescência - Três Discursos / Três Épocas; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Creche Comunitária: Novos Rumos para a Criança Pobre do Ceará; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
A Dimensão do Prazer do Trabalho do Assistente Social da FEBEMCE; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Você não vale nada mas eu gosto de você: a violência simbólica contra a mulher materializada nas letras de músicas de forró; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Gênero, Violência, Mídia: o caso Dandara, a travesti que mostrou a cara da transfobia no Brasil e no mundo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Cultura, Violência e Gênero: a violência doméstica contra a mulher na graphic novel V de Vingança; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Serviço Social) - O Público e o Privado (UECE); Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Rimando Amos e Dor: o lugar da família nas narrativas de homens trans; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Juventude e Política: uma análise das vivências políticas dos jovens do Cuca da Barra do Ceará; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Lei Menino Bernardo( lei do ambiente familiarda palmada) e suas repercussões na educação infanto-juvenil dentro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Além do que se ouve: a violência simbóloca contra a mulher nas letras de música de forró estilizado; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Inserção das mulheres na Polícia Militar no Ceará: vinte anos da presença feminina na corporação; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Inserção Feminina no Programa Ronda do Quarteirão; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
A Concepça~de Homem e Mulher do Encontro de Casais com Cristo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Masculinidade: uma análise da produção do habitus sexuado nas Drag Queens Barbadas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
A pesquisa acadêmica no processo de formação profissional: um estudo acerca dos assistentes sociais da UECE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
A relação entre as atribuições profissionais e familiares das mulheres responsáveis pelo trabalho social na Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza/ HABITAFOR; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Mulheres policiais e violência contra a mulher: um estudo sobre as policiais femininas no atendimento às mulheres vítimas da violência na DDM de Fortaleza; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Inserção Feminina no Programa Ronda do Quarteirão; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Mulheres Policiais e Violência contra a Mulher na DDM de Fortaleza; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
A Pesquisa no processo de formação profissional dos assistentes sociais na UECE; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Gestão de Dados e Políticas Culturais na Perspectiva das questões de Gênero; 2025; Orientação de outra natureza; (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Ferreira Osterne;
Produções bibliográficas
-
OSTERNE, M. S. F. ; NASCIMENTO, F. E. R. . E agora o que fazer? Relato sobre tentativas de suicídio na ótica de familiares. OIKOS: FAMÍLIA E SOCIEDADE EM DEBATE , v. 1, p. 01-24-24, 2025.
-
OSTERNE, M. S. F. ; Mesquita,P F B Aguiar . Gênero e vida doméstica de mulheres em relacionamento estável na pandemia Covid-19. O PÚBLICO E O PRIVADO , v. 40, p. 209-228-228, 2021.
-
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO ; NASCIMENTO, F. E. M. ; MARQUES, R. . Relações e relacionamentos de pessoas LGBT em prisão masculina: entre normas e limites do dentro e do fora da prisão. Revista Dilemas IFCS-UFRJ , v. 13, p. 297-316, 2020.
-
MARTINS, L. H. C. ; OSTERNE, MARIA DO SOCORRO . Guarda Compartilhada e Igualdade de Gênero: uma equação possível?. Revista Dizer , v. 5, p. 196-213-213, 2020.
-
MARTINS, L. H. C. ; OSTERNE, MARIA DO SOCORRO . Para pensar o exercício da paternidade:contribuições partir de uma pesquisa sobre guarda cpmpartilhada. Cadernos de Gênero e Diversidade , v. 5, p. 103-132, 2019.
-
MORAES, LUCAS ; OSTERNE, MARIA DO SOCORRO . TRANSGRESSÕES DE GÊNERO: A APLICABILIDADE DA LEI MARIA DA PENHA E AS DEMANDAS DE MULHERES TRAVESTIS E TRANSEXUAIS. AMBIVALÊNCIAS , v. 5, p. 157-179, 2018.
-
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO ; BRASIL, W. L. . Educação a Distancia e o Educador do Século XXI. Revista Expressão Católica , v. 07, p. 43-51, 2018.
-
BEZERRA, P. H. A. ; OSTERNE, M. S. F. . Agência do Corpo drag na desconstrução das acepções de corpo, gênero e sexo.. O PÚBLICO E O PRIVADO , v. 29, p. 93-110, 2017.
-
OSTERNE, M. S. F. . Redistribuição, Reconhecimento e Participação: dilemas contemporâneos da Justiça Social no pensamento de Nancy Fraser. O PÚBLICO E O PRIVADO , v. 28, p. 253-264, 2016.
-
RAMOS, L. ; OSTERNE, M. S. F. . Mulheres e Participação Política: um significado para além do espaço privado. Revista de Politicas Publicas (UFMA) , v. 19, p. 479-488-488, 2015.
-
SILVEIRA, C. M. H. ; OSTERNE, M. S. F. . A mulher é Eva o homem é Adão? reflexões sobre o significado do ser homem e do ser mulher na sociedade. Caderno Espaço Feminino (Online) , v. 27, p. 1-18, 2014.
-
OSTERNE, M. S. F. ; BRASIL, Glaucíria Mota ; Almeida, Rosemary de Oliveira . A produção do conhecimento nas Ciências Sociais e a provisoriedade da realidade material e simbólica. Serviço Social & Sociedade , p. 152-170, 2013.
-
OSTERNE, M. S. F. ; SILVEIRA, C. M. H. . Relações de Gênero: uma construção cultural que persiste ao longo da história. O Público e o Privado (UECE) , v. 19, p. 101, 2012.
-
SILVA, Mayra Rachel da ; OSTERNE, M. S. F. . Mulher, sinônimo de pobreza?. Caderno Espaço Feminino (Online) , v. 25, p. 153-175, 2012.
-
OSTERNE, M. S. F. . A violência contra a mulher na dimensão cultural da prevalência do masculino. O Público e o Privado (UECE) , v. 18, p. 129-145, 2011.
-
OSTERNE, M. S. F. . O sentido da violência e as especificidades de violência contra a mulher no contexto das relações sociais de gênero. O Público e o Privado , v. 8, p. 9-19, 2007.
-
OSTERNE, M. S. F. . Violência contra a mulher: estruturas patriarcais, relações de gênero e a (re)significação do conceito de vida privada. O Público e o Privado , v. 8, p. 20-30, 2007.
-
OSTERNE, M. S. F. . A condição paradoxal que constitui o feminismo: dilemas sobre igualdade e diferenças. Serviço Social e Sociedade , Editora Cortez - São Paulo, v. 84, p. 140-168, 2005.
-
OSTERNE, M. S. F. . A trivialização do trágico - um lugar chamado sossego. Serviço Social e Sociedade , São Paulo: Cortez Editora, v. 63, p. 120-130, 2000.
-
OSTERNE, M. S. F. . A Criança, o Adolescente e a Família no Mundo do Trabalho. Humanidades e Ciências Sociais (UECE) , FORTALEZA - CEARÁ, v. 1, n.2, p. 33-40, 1999.
-
OSTERNE, M. S. F. . O Mundo da Vida na Teoria Crítica de Jürgen Habermas. Serviço Social e Sociedade , São Paulo, v. 41, p. 131-146, 1993.
-
OSTERNE, M. S. F. . A Realidade e a Racionalidade como Produtos do Imaginário - O Pensamento de Cornellius Castoriadis. Lumen Adviam, Fortaleza - Ceará, v. 3, n.1, p. 5-16, 1992.
-
OSTERNE, M. S. F. . Política de Assistência ao Menor no Brasil: Da Colônia a Modernidade. Revista de Economia do Ceará, Fortaleza, v. 7, p. 31-32, 1989.
-
OSTERNE, M. S. F. . A Institucionalização da Assistência ao Menor no Brasil. Revista de Psicologia, Fortaleza - Ceará, v. 4, n.2, p. 27-33, 1986.
-
OSTERNE, M. S. F. . Família, Pobreza e Gênero: o lugar da dominação masculina- 2ª Edição. 2ª. ed. Fortaleza: EDUECE, 2024. v. 1. 253p .
-
MESQUITA, P. F. B. A. (Org.) ; OSTERNE, M. S. F. (Org.) . Nem Cachorras Nem Princesa: crônicas ácidas e íntimas de mulheres. 1ª[. ed. CURITIBA-BRASIL: MouraSA, 2022. v. 1. 129p .
-
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO . Violência nas relações de gênero e cidadania feminina [livro eletrônico] /. 1ª. ed. Fortaleza-Ceará: Editora Digital e Impressa Ltda, 2020. v. 1. 266p .
-
OSTERNE, M. S. F. . O Público eo Privado ( DOSSIÊ IGUALDADES E DIFERENÇAS NA TEORIA E NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO). 20. ed. Fortaleza: Editora da Universidade estadual do Ceará-EdUECE/CAPES, 2012. v. 20. 200p .
-
OSTERNE, M. S. F. . Violência na relação de gênero e cidadania feminino. Fortaleza: EDUECE, 2008. 297p .
-
OSTERNE, M. S. F. ; FROTA, Maria Helena de Paula . Família, gênero e geração: temas transversais. Fortaleza: EDUECE, 2004. v. 1. 242p .
-
OSTERNE, M. S. F. . Família, Pobreza e Gênero: O Lugar da Dominação Masculina. 1. ed. Fortaleza: EDUECE, 2001. 262p .
-
OSTERNE, M. S. F. ; MARTINS, L. H. C. . Afinal de que família se está falando?. In: Estênio Ericson Botelho de Azevedo e Outros. (Org.). Serviço Social, Trabalho e Questão Social: 10 anos do MASS?UECE. 1ª[ed.Fortaleza: EDUECE, 2024, v. 1, p. 357-371.
-
OSTERNE, M. S. F. ; PEIXOTO, S. L. F. . Desafios da Pandemia para as Ciências Humanas e Sociais.. In: Francisco Horácio da Silva Frota; Maria Helena de Paula Frota; Maria Andréa Luz da Silva.. (Org.). O Impacto do Covid-19 nas Políticas Públicas.. 1ªed.Fortaleza-Ceará: Editora Digital e Impressa Ltda, 2020, v. 1, p. 51-78.
-
OSTERNE, M. S. F. ; PAIVA, A. C. S. ; PEIXOTO, S. L. F. . Entre Consenso e Contradições: o programa Bolsa Família e as Mulheres da periferia de Fortaleza. In: Irapuan Peixoto Lima Filho; Domingos Abreu;Valmir Lopes de Lima (Orgs). (Org.). Bolsa Família e a Educação: pesquisas no âmbito da iniciativa educação, pobreza e desigualdade social. 1ªed.Campinas- São Paulo: Pontes Editores, 2019, v. 4, p. 77-102.
-
OSTERNE, M. S. F. ; Almeida, Rosemary de Oliveira ; SANTOS, J. B. F. . A Entrevista como Técnica de Pesquisa do Mundo do Trabalho. In: / Giovanni Alves e João Bosco Feitosa dos Santos (orgs). (Org.). Métodos e Técnicas de Pesquisa nos Estudos do Trabalho. 1ªed.Bauru: Canal 6, 2014.: Projeto Editorial Praxis, 2014, v. 01, p. 29-51.
-
OSTERNE, M. S. F. . Atualidades da 'Questão Social', da Justiça Social e da Gestão de Políticas Públicas. In: Junio Macambira; Francisca Rejane Bezerra Andrade. (Org.). Estado e Políticas Sociais Fundamentos e Experi~encias. 1ªed.Fortaleza: ITD/EDUECE, 2014, v. 01, p. 35-55.
-
OSTERNE, M. S. F. . Na Trilha das Concepções: família, juventude, e políticas públicas. In: Aurineida Maria Cunha;Irma Martins Moroni da Silveira. (Org.). Expressões da Questão Social no Ceará. 1ªed.Fortaleza: EDUECE, 2014, v. 1, p. 223-238.
-
OSTERNE, M. S. F. . Controvérsias Paradigmáticas nas Ciências Sociais. In: Ana Cristina Brito Arcoverde. (Org.). Metodologias Qualitativas de Pesquisa em Serviço Social. 1ªed.Recife: Editora Universitária daUFPe, 2013, v. 01, p. 71-87.
-
PEIXOTO, S. L. F. ; OSTERNE, M. S. F. . Mulheres e Trabalho. Desafios à Assistência Social para a Inclusão Produtiva. In: Cynthia Studart Albuquerque; Maria Elaene Rodrigues Alves. (Org.). Assistência Social em Fortaleza: Uma Política de Direito em Construção. 1ªed.Fortaleza: EDUECE, 2012, v. , p. 47-60.
-
COSTA, L. F. A. ; BEZERRA, L. M. P. S. ; PIO, M. C. ; OSTERNE, M. S. F. . Estratégias e táticas do Serviço Social junto a criança institucionalizada:considerações preliminares-Reprodução do Caderno NUPEDSS -nº 4. In: Liduina Farias Almeida da Costa; Leila Maria Passos de Souza Bezerra; Maria da Conceição PIo. (Org.). Fragmentos do passado e do presente:60 anos do Serviço Social no Ceará. 1ªed.Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará-EDUECe, 2011, v. 01, p. 361-405.
-
COSTA, L. F. A. ; BEZERRA, L. M. P. S. ; PIO, M. C. ; OSTERNE, M. S. F. . Educação de operários desde a infancia:a intenção disciplinadora de formar. In: Liduina Farias Almeida da Costa; Leila Maria Passos de Souza Bezerra; Maria da Conceição Pio. (Org.). Fragmentos do passado e do presente: 60 anos do Serviço Social no Ceará. 1ªed.Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará- EDUECe, 2011, v. 1, p. 406-451.
-
OSTERNE, M. S. F. . Contextualizando o Ensino - Liberdade Política/Justiça Social: Cidadania.. In: Núcleo de Pesquisa, Projetos e Educação de Jovens e Adultos. (Org.). Programa de Educação Profissional Contextualizada. 1ed.Fortaleza: PROEX - UECE, 1999, v. 3, p. 3-21.
-
OSTERNE, M. S. F. . Preservação da Família na Socialização da Pobreza: Crianças e Adolescentes no Cotidiano do Mundo do Trabalho. In: NUCEPEC; JFC; CBIA. (Org.). Infância e Adolescência em Discussão. Fortaleza: , 1994, v. , p. 91-98.
-
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO . Enfrentamento das Situações de Vulnerabilidade e Riscos Sociais. Jorna O POVO, Fortaleza, p. 20 - 31, 07 jun. 2021.
-
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO . Aumento do Feminicídio no Brasil. Jorna O POVO, fortaleza, 18 mar. 2020.
-
OSTERNE, M. S. F. . Novas Normalidades. Jornal O POVO, Fortaleza, p. 21 - 22, 25 out. 2015.
-
OSTERNE, M. S. F. . A Banalização do Trágico. Jornal O POVO, Fortaleza, 28 maio 2015.
-
OSTERNE, M. S. F. . O ódio ao PT. Jornal O POVO, Fortaleza, 02 abr. 2015.
-
SILVA, Maira Rachel ; OSTERNE, M. S. F. . Mulheres e sua Inclusão no Mercado de Trabalho. O POVO, Fortaleza, p. 06 - 06, 23 mar. 2012.
-
OSTERNE, M. S. F. . As Mulheres do Século XXI. Jornal O POVO, Fortaleza, p. 05 - 05, 11 mar. 2012.
-
OSTERNE, M. S. F. . Acesso à Educação. Jornal O POVO, Fortaleza, p. 07 - 07, 07 nov. 2009.
-
OSTERNE, M. S. F. . Que abismo é esse?. Jornal O POVO, 08 jul. 2007.
-
OSTERNE, M. S. F. . Inclusão pela Exclusão. Jornal O POVO, 16 maio 2002.
-
OSTERNE, M. S. F. . Formação Profissional. Jornal O POVO, 09 maio 2000.
-
OSTERNE, M. S. F. . Diálogo Amistoso com a Democracia. IBEF: Revista Trimestral de Livros, 19 out. 1999.
-
OSTERNE, M. S. F. . Autonomia Universitária. Jornal O POVO, Fortaleza, 06 jul. 1999.
-
OSTERNE, M. S. F. . O Retrato da Problemática Social Brasileira. Jornal O POVO, Fortaleza, 15 maio 1999.
-
OSTERNE, M. S. F. . UECE: Por que Avaliar. Jornal O POVO, Fortaleza, 18 set. 1998.
-
OSTERNE, M. S. F. . Impasses no Ensino Superior. Jornal O POVO, Fortaleza, 13 jul. 1998.
-
OSTERNE, M. S. F. . O Sistema Hegemônico e seus Males Sociais. Jornal Tribuna do Ceará, Fortaleza, 02 nov. 1997.
-
OSTERNE, M. S. F. . Perversa Liberdade. Jornal O POVO, Fortaleza, 21 set. 1997.
-
OSTERNE, M. S. F. . Avaliação das Universidades. Jornal O POVO, Fortaleza, 19 ago. 1997.
-
OSTERNE, M. S. F. . As Universidades o Desenvolvimento e a Tecnologia. Jornal Tribuna do Ceará, Fortaleza, 17 fev. 1997.
-
OSTERNE, M. S. F. . FHC o Sociólogo e o Presidente. Jornal O POVO, Fortaleza, 27 out. 1996.
-
OSTERNE, M. S. F. . Chegaram as Férias. Jornal O POVO, Fortaleza, 09 jan. 1996.
-
OSTERNE, M. S. F. . UECE: Enfim, uma grande parceria. Jornal O POVO, Fortaleza, 13 dez. 1995.
-
OSTERNE, M. S. F. . Menoridade, Trabalho e Cidadania. Jornal O POVO, Fortaleza, 14 mar. 1995.
-
OSTERNE, M. S. F. . Família Pensada, Família Vivida. Jornal O POVO, Fortaleza, 12 fev. 1995.
-
OSTERNE, M. S. F. . Pobreza, Menoridade e Cidadania. Documento UNICEF, Fortaleza, 01 ago. 1994.
-
OSTERNE, M. S. F. . O Papel Social da Universidade Estadual do Ceará. Jornal O POVO, Fortaleza, 14 jun. 1994.
-
OSTERNE, M. S. F. . Universidade e Exclusão. Jornal O POVO, Fortaleza, 13 maio 1994.
-
OSTERNE, M. S. F. . A Criança no Contexto da Violência. Jornal O POVO, Fortaleza, 27 fev. 1994.
-
OSTERNE, M. S. F. . Existe um Vazio no Ar. Jornal O POVO, Fortaleza, 02 jan. 1994.
-
OSTERNE, M. S. F. . A Guerra Civil já começou. Jornal O POVO, Fortaleza, 01 set. 1993.
-
OSTERNE, M. S. F. . O Holocausto da Candelária - Que País é esse?. Jornal O POVO, Fortaleza, 27 jul. 1993.
-
OSTERNE, M. S. F. . Preservação da Família na Socialização da Pobreza. Jornal O POVO, Fortaleza, 23 jul. 1993.
-
OSTERNE, M. S. F. . Meninos e Meninas - Cidadania em risco. Jornal O POVO, Fortaleza, 16 jul. 1993.
-
OSTERNE, M. S. F. . Dos enjeitados do rei aos pivetes nas ruas: três séculos depois. Jornal O POVO, Fortaleza, 25 jun. 1993.
-
OSTERNE, M. S. F. . Menoridade e Cidadania. Jornal O POVO, Fortaleza, 07 jan. 1991.
-
OSTERNE, M. S. F. . A Política de Assistência ao Menor no Brasil. Diário do Nordeste, Fortaleza, 18 dez. 1988.
-
OSTERNE, M. S. F. . O Menor Carente e a Ação da FEBEMCE. IOCE, Fortaleza, 01 nov. 1980.
-
OSTERNE, M. S. F. . Eleições na UECE. Jornal O POVO.
-
OSTERNE, M. S. F. . Docência e pesquisa. Jornal O POVO.
-
OSTERNE, M. S. F. . Dilemas da gestão Pública. Jornal O POVO, Fortaleza, p. 17 - 17.
-
OSTERNE, M. S. F. . Auto-avaliação Estratégica do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará, 2001, Maceió-Anais do Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social no período de 02 à 03 de dezembro. In: Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social, 2001, Maceió. Anais do Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social, 2001.
-
OSTERNE, M. S. F. . Dinâmica, Composição e Valores Familiares: Oposições e Complementariedades entre o Feminino e o Masculino. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2000, Brasília-UNB. O Serviço Social e a Questão Social: Direitos e Cidadania. Brasília: Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS, 2000. v. iv. p. 26-33.
-
OSTERNE, M. S. F. . Preservação da Familia na Socialização da Pobreza. In: II Convenção Iberoamericana Sobre a Familia, 1994, Valparaiso. Anais da II Confenção Iberoamericana da Familia e X Jornada de Educação da Familia, 1994. v. 1.
-
OSTERNE, M. S. F. . Menino Trabalhador: Identidade no Confronto Familia Rua. In: VII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 1992, São Paulo. Caderno de Tese do VII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 1992. v. 1. p. 198-198.
-
OSTERNE, M. S. F. ; RAMOS, L. . Mulheres e Participação Política: um significado para além do espaço privado. Revista de Politicas Publicas (UFMA) , 2015.
-
SILVEIRA, C. M. H. ; OSTERNE, M. S. F. . A mulher é Eva o homem é Adão? reflexões sobre o significado do ser homem e do ser mulher na sociedade. Caderno Espaço Feminino (UFU) , 2014.
-
OSTERNE, M. S. F. ; BRASIL, Glaucíria Mota ; Almeida, Rosemary de Oliveira . A Produção Contemporânea do Conhecimento nas Ciências Sociais. Serviço Social & Sociedade , 2013.
-
OSTERNE, M. S. F. . II Ciclo de Palestra em Gestão no Serviço Público- Equidade de Gênero nos Espaços de Trabalho. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OSTERNE, M. S. F. . Violências de Gênero contra a Mulher: aproximações ao debate e a Experiência do NAH. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO . Violência contra a Mulher: crimes contra a honra nas redes sociais.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO . Impactos da Conjuntura Política na Vida da Mulher e nos Movimentos de Defesa destes Direitos.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
HOLANDA, V. M. S. ; OSTERNE, MARIA DO SOCORRO . Violência de Gênero no Brasil Contemporâneo: mulheres e população LGBTT.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OSTERNE, M. S. F. . Família: novas configurações e desafios para as Políticas Públicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FELIX, A. L. ; OSTERNE, M. S. F. . ' Direitos Humanos, Religião e Política: da união civil ao casamento igualitário no Brasil.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MESQUITA, P. F. B. A. ; OSTERNE, M. S. F. . Nem Cachorras Nem Princesa: crônicasácidas e íntimas de mulheres. Curitiba-Brasil: MouraSA, 2022 (Contra-capa do livro).
-
MESQUITA, P. F. B. A. ; OSTERNE, M. S. F. . Nem Cachorras nem Princesas Crônicas Ácidas e Íntimas de Mulheres. Curitiba, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
ANSELMO, F. G. D. C. ; SILVA, L. K. ; SOARES, M. J. ; OSTERNE, M. S. F. . Desafios do ensino e da pesquisa na pós-graduação( livro eletrônico): em tempos de pandemia. Fortaleza, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
CUNHA, L. M. ; SILVA, S. S. ; AZEVEDO, E. E. B. ; OSTERNE, MARIA DO SOCORRO . Serviço Social História, Formação Profissional e Ética. Fortaleza, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
FROTA, Maria Helena de Paula ; SANTOS, Vívian Matias dos ; OSTERNE, M. S. F. . Violência contra a mulher. Fortaleza, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
OSTERNE, M. S. F. . Dossiê Igualdades e diferençãs na teoria e no contexto das relações de gênero. Fortaleza, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
OSTERNE, M. S. F. . Políticas públicas para mulheres. Fortaleza: Edições INESP, 2006 (Manual).
-
OSTERNE, M. S. F. . O Projeto de Pesquisa e a Monografia: Etapas Fundamentais do Método Científico. Fortaleza: IEPRO/UECE, 2000 (Manual).
-
OSTERNE, M. S. F. . Liberdade Política e Justiça Social: Cidadania. Fortaleza: CETREDE, 1999 (Manual).
-
OSTERNE, M. S. F. . Tendências Atuais da Família da Criança e do Adolescente em Situação de Risco em Fortaleza. Fortaleza: UNICEF, 1998 (Relatório).
Outras produções
PINHEIRO, D. C. S. N. ; CARDOSO, J. C. H. ; SOARES, P. M. ; OSTERNE, M. S. F. . Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará. 2012.
OSTERNE, M. S. F. . Avaliação final do programa de apoio as reformas sociais para o desenvolvimento de crianças e adolescente do estado do Ceará - PROARES. 2006.
OSTERNE, M. S. F. . Avaliação externa do projeto com domínio digital. 2006.
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO . Revista Perspectivas Sociais-ISSN: 2317-7438. 2023.
Maria do Socorro Ferreira Osterne . Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. 2023.
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO ; BARRETO, T. C. E. ; MADEIRA, M. Z. A. ; SOUZA, L. M. S. . Projeto Básico de Estudos e Elaboração dos PIRF's das ZEIS Prioritárias do Lagamar, do Moura Brasil e do Pirambu. 2019.
OSTERNE, M. S. F. . Parecerista ad hoc da Revista Estudos Feministas. 2018.
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO ; COSTA, O. J. L. ; NOBRE, R. P. . Presidente da Comissão de Inquérito para Avaliar processo de Desacato. 2018.
OSTERNE, M. S. F. ; FROTA, Maria Helena de Paula ; FROTA, F. H. S. ; ABU-EL-HAJ, J. . Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas-PPGPP da Universidade Estadual do Ceará. 2017.
OSTERNE, M. S. F. ; FROTA, F. H. S. . Comissão de Bolsa do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UECE.. 2017.
FROTA, F. H. S. ; ABU-EL-HAJ, J. ; FROTA, Maria Helena de Paula ; OSTERNE, M. S. F. . Comissão do Curso do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas-PPGPP da UECE. 2017.
OSTERNE, M. S. F. . Membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará. 2017.
OSTERNE, M. S. F. . Comissão Avaliadora do I Concurso de Teses e Dissertações da Universidade Estadual do Ceará. 2015.
OSTERNE, M. S. F. . VII Jornada Internacional de Políticas Públicas. 2015.
OSTERNE, M. S. F. . Coordenaçao do Planejamento Estratégico do Curso de Serviço Social da UECE. 2015.
OSTERNE, M. S. F. . Parecer, como Consultor Adoc( Edital/Chamada:Estágio Senior 2014-Chamada I. 2013.
OSTERNE, M. S. F. . VI Jornada Internacional de Políticas Públicas ( VI JOINPP). 2013.
OSTERNE, M. S. F. . V Jornada Internacional de Políticas Públicas ( V JOINPP). 2011.
FROTA, Maria Helena de Paula ; FREITAS, G. J. ; OSTERNE, M. S. F. . Parecer Técnico de Revalidação Nacional do Título de Mestre em Educação obtido na Universidade de Évora-Portugal, por Maria Cláudia Paes Feitosa Jucá. 2011.
OSTERNE, M. S. F. . IV Jornada Internaciona de Políticas Públicas. 2009.
OSTERNE, M. S. F. . Controvérsias paradigmáticas nas ciências sociais. 2008.
OSTERNE, M. S. F. . Família e perspectivas de intervenção: cidadania, redes de socialidade e políticas públicas. 2007.
OSTERNE, M. S. F. . Família: seu processo de transformação e sua centralidade nas políticas públicas. 2006.
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO ; BEZERRA, T. C. E. ; MESQUITA, P. F. B. A. . Grupo de Estudo: Violência de Gênero e Interseccionalidades. 2024. (Programa de rádio ou TV/Outra).
OSTERNE, M. S. F. ; ARRAES, S. ; FEMININA, L. . Programa Conta Mais, realizado pela gerência de comunicação da Companhia de Água e Esgoto do Ceará- CAGECE. 2024.
IGOR, L. ; OSTERNE, MARIA DO SOCORRO ; SA, P. . Socialismo e Comunismo são Iguais?. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CRISPIM, M. ; OSTERNE, MARIA DO SOCORRO . Mulheres Enfrenta em Casa Violência Doméstica e a Pandemia da COVID-19. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
OSTERNE, M. S. F. . Violência Contra a Mulher na Pandemia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO . O empoderamento das Mulheres.. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
OSTERNE, MARIA DO SOCORRO . Mulheres ainda gastam mais tempo que homens em tarefas da casa. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
OSTERNE, M. S. F. ; GASPAR, L. . Violência contra a Mulher. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
OSTERNE, M. S. F. ; VASCONCELOS, M. ; DANTAS, K. . O assédio moral e sexual às mulheres. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
OSTERNE, M. S. F. ; CASTILHO, N. . Rebeliões nos Centros com Jovens em Conflito com a Lei. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
OSTERNE, M. S. F. . Debate sobre Violência contra a Mulher. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
OSTERNE, M. S. F. ; FROTA, Maria Helena de Paula ; ESMERALDO, G. G. S. L. . Mulheres Mudando de Lugar? Um estudo sobre as relações de gênero e trabalho no âmbito da construção civil de Fortaleza. 2012. (Participação em Banca de Qualificação para Mestrado Acadêmico).
OSTERNE, M. S. F. ; BORIS, G. D. J. B. ; DOMICIO, A. M. B. . Mulher e Política: a experiência vivida de mulheres no exercício do poder político. 2012. (Exame de Qualificação).
OSTERNE, M. S. F. ; FROTA, Maria Helena de Paula ; ESMERALDO, G. G. S. L. . Mulheres mudando de lugar? um estudo sobre as relações de gênero e trabalho no âmbito da construção civil de Fortaleza-Ce. 2012. (Exame de Qualificação).
OSTERNE, M. S. F. ; PIRES,I.J.Bessa . Relatório Estatistico daAutoavaliação da UECE. 2011. (Relatório de pesquisa).
FROTA, Maria Helena de Paula ; OSTERNE, M. S. F. . Pacto Nacional pelo enfrentamento da Violência contra a Mulher. 2011. (Representante da UECE no Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra a Mulher).
OSTERNE, M. S. F. . Formação de Educadores Sociais: Escola da Cidadania. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
OSTERNE, M. S. F. . Pesquisadora Institucional. 2010. (Pesquisa Instituciona).
OSTERNE, M. S. F. . Planejamento Estratégico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
OSTERNE, M. S. F. . Seminário sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente: a Cidadania em Debate- você faz parte dessa história. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
OSTERNE, M. S. F. . Aspectos Teóricos Vivenciais da Relação Vida e Finitude. 2007. .
OSTERNE, M. S. F. . Relatório da Avaliação externa do projeto com domínio digital. 2006. (Relatório de pesquisa).
OSTERNE, M. S. F. . Relatório da Avaliação final do PROARES. 2006. (Relatório de pesquisa).
OSTERNE, M. S. F. . Grupo de trabalho para a elaboração do Regulamento da SECITECE. 2007 (Membro de Comissão) .
OSTERNE, M. S. F. . Grupo de trabalho para elaboração da proposta do PCCs das Universidades Estaduais. 2007 (Membro de Comissão) .
OSTERNE, M. S. F. . Comissão afastamento para Pós-Doutorado, 2007. 2007 (Membro de Comissão) .
OSTERNE, M. S. F. ; FROTA, F. H. S. ; JIMENEZ, M. S. V. . Comissão Afastamento de Docente para Pós-Doutorado. 2006 (Membro de Comissão) .
OSTERNE, M. S. F. . Consultoria à Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú para mapeamento das vunerabilidades e riscos sociais do município. 2005 (Demais trabalhos relevantes) .
OSTERNE, M. S. F. . Pesquisa: Interconstrução histórica das identidades do serviço social e do(a) assistente social no Ceará: problematizando gênero na profissão. 2005 (Demais trabalhos relevantes) .
OSTERNE, M. S. F. ; SAMPAIO, José Jackson Coelho ; SAMPAIO, C. M. S. ; Morais,J.O. . Comissão de Acompanhamento e Avaliação. 2004 (Presidente Comissão) .
OSTERNE, M. S. F. ; SAMPAIO, José Jackson Coelho ; BORGES, F. C. M. e BORGES, Cesar ; BATISTA, P. C. . Comissão Central Preparatória da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC/2005. 2004 (Membro de Comissão) .
OSTERNE, M. S. F. ; ALBUQUERQUE FILHO, A. ; EGITO, S. . Comitê de Busca para Seleção do Titular da Diretoria de Ensino e Pesquisa - DEP, membro componente da Diretoria Executiva do Instítuto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC. 2004 (Membro de Comissão) .
OSTERNE, M. S. F. ; SOUSA FILHO, Antônio Albuquerque ; ARAUJO, J. P. P. . Comitê de Busca para a escolha do Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto CENTEC. 2004 (Membro de Comissão) .
OSTERNE, M. S. F. ; PORTO, V. C. ; MORAES, M. N. G. . Comissão para realizar estudo dos textos do Estatuto e do Regimento Geral da FUNECE/UECE. 2003 (Membro de Comissão) .
OSTERNE, M. S. F. ; Francisco de Assis Moura Araripe ; SAMPAIO, José Jackson Coelho ; CARVALHO, K. M. . Comissão Central Provisória para programar reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC/2005. 2003 (Membro de Comissão) .
OSTERNE, M. S. F. ; MORAES, M. N. G. ; SOARES, I. M. ; SANTOS, F. A. A. ; FERNANDES, M. W. . Coordenação do Grupo de Trabalho/ GT para reformular o Plano de Carreira e Vencimento dos Servidores Técnico Administrativos da FUNECE. 2002 (Presidente Comissão) .
OSTERNE, M. S. F. ; PORTO, V. C. ; PRADO, L. C. M. . Comissão para revisar e orientar a elaboração do Regimento Setorial das unidades administrativas e acadêmicas do sistema FUNECE/UECE. 2002 (Membro de Comissão) .
OSTERNE, M. S. F. . Consultoria técnica e avaliação do programa de apoio às reformas para crianças e adolescentes - PROARES. 2002 (Demais trabalhos relevantes) .
OSTERNE, M. S. F. ; SAMPAIO, José Jackson Coelho ; BARROS, T. M. L. ; Freitas, V.J.F. ; LIMA, P. L. C. . Membro da Comissão de Capacitação Docente da UECE. 2001 (Membro de Comissão) .
OSTERNE, M. S. F. ; FROTA, Maria Helena de Paula ; COSTA, L. F. A. ; PEREIRA, Diana Vanessa ; ALVES, M. M. C. . Comissão de Estágio Probatório. 2001 (Membro de Comissão) .
OSTERNE, M. S. F. ; AUTO FILHO, F. ; MOTA, J. N. ; ARAÚJO, F. M. L. . Comissão para proceder a adaptação do Novo Regimento ao Estatuto do Sistema FUNECE/UECE. 2000 (Presidente Comissão) .
OSTERNE, M. S. F. ; BRITO, M. S. B. ; ARAÚJO, M. E. ; FROTA, F. H. S. . Comissão Central para proceder a avaliação dos Cursos de Graduação da UECE. 1998 (Presidente Comissão) .
OSTERNE, M. S. F. ; SOUSA, M. M. ; COELHO, I. C. ; PARENTE, F. M. . Comissão para elaboração do processo de reestruturação organizacional da FUNECE/UECE. 1998 (Presidente Comissão) .
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2015
Políticas de Segurança Pública, Trabalho Policial e Conflitualidades (Processo 552454/2011-7)(Chamada Pública MCT/CNPq/CAPES- Ação Transversal nº 06/2011- Casadinho/Procad ), Descrição: A temática da segurança pública é o fio condutor da presente pesquisa. Nosso interesse está colado ao fato, como se pode constatar nas pesquisas mais recentes nacionais e internacionais, de que a problemática da segurança, como política pública, não será enfrentada pelos estados brasileiros descolada das discussões e estudos sobre as políticas públicas que orientam a organização das forças policiais, suas práticas e, as relações que estas mantêm com a população nos espaços e lugares da cidade. Nesse cenário, nosso objeto de estudocompreende as polícias militares dos Estados do Rio Grande Sul e do Ceará e tem como especificidade quatro eixos de investigação: condições e organização do trabalho policial; práticas policiais em relação às práticas juvenis em comunidades de periferia; configuração dos papéis das mulheres policiais no exercício laboral, frente ao dos seus pares masculinos e ao público por elas atendido e formação e práticas de policiamento comunitário. Assim, o projeto em tela é, em parte, um prolongamento dos estudos realizados com pesquisadores locais e nacionais, mas também, e fundamentalmente uma ampliação desses estudos na construção e consolidação de uma rede temática e de análises comparativas que possam superar as clivagens locais na produção de uma ?etnografia experimental? na área das políticas públicas de segurança, orientadas pela transversalidade de temas multidiscipinares que envolvem categorias como conflitualidades, trabalho policial e segurança pública.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria do Socorro Ferreira Osterne - Integrante / João Bosco Feitosa dos Santos - Integrante / Glaucíria Mota Brasil - Coordenador / Rosemary de Oliveira Almeida - Integrante / Geovani Jacó de Freitas - Integrante / José Vicente Tavares dos Santos - Integrante / Alex Niche Teixeira - Integrante / Ligia Mori Madeira - Integrante / Melissa Pimenta - Integrante / Letícia Schabbach - Integrante / Alexandre de Almeida Barbalho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
1999 - Atual
Gênero, Família e Geração nas Políticas Sociais, Descrição: Objetivo: Pesquisar a violência de gênero, com foco em problemas relacionados à infância a adolescência, às mulheres, e o idoso, cuja finalidade é auxiliar no monitoramento das Políticas Públicas no estado do Ceará. Foca no contexto domiciliar e nas relações intra familiares Estende para a dimensão da conjugalidade, maternidade e paternidade, e na sexualidade dos sujeitos envolvidos. Trabalha, prioritariamente com a categoria da interseccionalidade quando pesquisa mulheres em seus marcadores de gênero, raça e classe social e sexualidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria do Socorro Ferreira Osterne - Coordenador / Laura Hêmilly Campos Martins - Integrante / Fernanda Gomes Duarte Cavalcante Anselmo - Integrante / Rayanne Santos Pinheiro - Integrante / Maria de Lourdes Zaranza Lopes Sobreira - Integrante / Renata Queiroz Maranhão - Integrante., Número de produções C, T & A: 7
Prêmios
2022
Título Honorífico de Professora Emérita, Universidade Estadual do Ceará.
2015
Inserção do artigo: O ódio ao PT, Câmara Municipal de Fortaleza.
2014
9ª Edição do Prêmio Construindo a Identidade de Gênero, cateegoria Mestre(a) e Estudante de Doutorado, Secretaria de Politicas para as Mulheres/CNPQ/MCTI, MEC e ONu Mulheres.
2012
Homenagem pela passagem do Dia do Assistente Social, Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.
2006
Medalha do mérito científico por ocasião dos 30 anos da Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará - UECE.
2004
Homenagem Especial pelo Dia do Assistente Social, Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.
2002
Homenagem Especial em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Ceará, Centro de Estudos Sociais Aplicados. , Avenida Paranjana, 1700, Itaperi, 60740000 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 31019887, Fax: (85) 31019880, URL da Homepage:
Experiência profissional
2007 - 2009
Secretaria de Ciência Tecnologia e Educação SuperiorVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Educação Superior, Carga horária: 8
1997 - 2002
Editora CortezVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 10
Atividades
-
01/1997 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , Editora Cortez.,Serviço realizado, Membro Colaborador.
1995 - 1995
Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e TecnológicoVínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 10
Atividades
-
01/1995 - 12/1995
Pesquisa e desenvolvimento, Secretaria de Ciência e Tecnologia.,Linhas de pesquisa
1993 - 1993
Empresa Jornalística O PovoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 20
Atividades
-
06/1993 - 09/1993
Extensão universitária , Fundação Demócrito Rocha, Programa Universidade Aberta do Nordeste.,Atividade de extensão realizada, Curso: "Criança e Adolescente em Busca de Cidadania".
1987 - 1987
Universidade Federal do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário, Carga horária: 30
Outras informações:
Professora do Curso de Especialização em Criminologia e Direito Penitenciário onde ministrou a disciplina de Serviço Social em Sistemas Penitenciários
Atividades
-
08/1987 - 09/1987
Ensino, Criminologia e Direito Penitenciário, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Serviço Social em Sistemas Penitenciários
2023 - Atual
Universidade Estadual do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Colaborador do Doutorado Acadêmico em Políticas Públicas.
2016 - Atual
Universidade Estadual do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - Atual
Universidade Estadual do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - Atual
Universidade Estadual do CearáVínculo: Professora Emérita, Enquadramento Funcional: Professor Permanente, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora Permanente do Mestrado em Serviço Social.
2003 - Atual
Universidade Estadual do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Emérito, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Permanente do Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas da Uece
1979 - Atual
Universidade Estadual do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2019 - 2021
Universidade Estadual do CearáVínculo: professora Associada, Enquadramento Funcional: Vice-Coordenadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Vice Coordenadora do Curso de Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social
1984 - 1987
Universidade Estadual do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento do Curso de Serviço Soc, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Chefe do Departamento do Curso de Serviço Social
1979 - 1980
Universidade Estadual do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2016
Ensino, Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Desigualdades de Gênero, Geração e Etnia., Gestão de Política Públicas, Tópicos Especiais em Metodologias Avaliativas., Tópicos Especiais em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas.
-
02/2015
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação de Políticas Públicas, Estágio Supervisionado, Fundamentos de Trabalho de Conclusão de Curso.TCC, Gênero, Família e Geração nas Políticas Públicas, Metodologia do Serviço Social, Orientação de TCC, Pesquisa em Serviço Social, Serviço Social de Caso, Serviço Social de Grupo, Teoria da Comunicação em Serviço Social, Teoria do Serviço Social
-
01/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Metrado Acadêmico Em Políticas Públicas e Sociedade.,Cargo ou função, Representante Docente na Comissão do Programa de Mestrado Acadêmico em políticas Públicas e Sociedade para o biênio 2011-2012.
-
01/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação da universidade Estadual do Ceará.
-
01/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Representante Geral da Comissão responsável pelos trabalhos de Recredenciamento da Universidade Estadual.
-
06/2006
Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Metrado Acadêmico Em Políticas Públicas e Sociedade.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
07/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró Reitoria de Planejamento.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária.
-
01/2000
Ensino, Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa, Família e Políticas Públicas, Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas
-
01/1986
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Curso de Serviço Social.,Linhas de pesquisa
-
05/2003 - 05/2006
Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Metrado Acadêmico Em Políticas Públicas e Sociedade.,Cargo ou função, Vice_Coordenadora.
-
03/1996 - 05/2004
Direção e administração, Reitoria, Pró Reitoria de Planejamento.,Cargo ou função, Reitor.
-
04/2001 - 08/2003
Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Curso de Serviço Social.,Cargo ou função, Coordenador Executivo de Mestrado.
-
05/1996 - 04/1999
Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Curso de Serviço Social.,Cargo ou função, Membro do Conselho Universitário.
-
01/1994
Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Método e Técnicas de Serviço Social.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
09/1992 - 07/1994
Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Curso de Serviço Social.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
01/1992
Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Curso de Serviço Social.,Cargo ou função, Representante dos Coordenadores de Curso no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão.
-
06/1987 - 06/1990
Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Método e Técnicas de Serviço Social.,Cargo ou função, Sub-Chefe de Departamento.
-
07/1984 - 07/1986
Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Método e Técnicas de Serviço Social.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
1979 - 1980
Fundação Estadual do Bem Estar do Menor do CearáVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 40
Atividades
-
11/1987 - 11/1988
Direção e administração, Conselho Superior, Conselho Administrativo.,Cargo ou função, Conselheira.
-
07/1979 - 07/1980
Direção e administração, Diretoria Técnica, Coordenação Estadual de Programas Sócio Preventivos.,Cargo ou função, Coordenadora Estadual.
1975 - 1975
Centro de Estudos do Menor e Integração da ComunidadeVínculo: Técnico, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento de Recursos Humanos, Carga horária: 20
Atividades
-
08/1975 - 12/1976
Direção e administração, Coordenação de Centro, Departamento de Programas e Recursos Humanos.,Cargo ou função, Chefe de departamento de Programas.
-
01/1975 - 07/1975
Direção e administração, Coordenação de Centro, Departamento de Programas e Recursos Humanos.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de MARIA DO SOCORRO FERREIRA OSTERNE e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?