Helder Sarmento Ferreira
Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) na linha de pesquisa "Educação e Diversidades Étnico-Raciais". Mestre em Educação pelo mesmo programa na linha de pesquisa "Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas"(2016). Formado em Engenharia Agronômica pela UFRRJ (2000), com Residência Agronômica desenvolvida pelo Programa de Agroecologia em Fruticultura e Olericultura (UNACOOP/UFRRJ). Especialista em Gestão e Educação Ambiental pela Faculdade do Vale do Cricaré (2012), Especialista em Educação do Campo pelo Centro de Educação da UFES (2010). Licenciado em Química pela UNIVEN-ES (2009). Foi professor do Curso Técnico em Meio Ambiente e Ensino Médio na Rede Estadual de Educação do Espírito Santo (2004-2011), de Química na Rede Estadual de Educação (2016) e de "Ensino de Ciências" Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/UFRRJ) em 2017. Tem experiência na área de Agroecologia, Educação do Campo e Educação e Diversidades Étnico-Raciais.
Informações coletadas do Lattes em 18/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação, contextos contemporâneos e demandas populares
2018 - 2023
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: RACISMO AMBIENTAL E A ATUAÇÃO DOS EDUCADORES INDÍGENAS E NÃOINDÍGENAS: DIÁLOGOS E PERCEPÇÕES DA TERRITORIALIDADE GUARANI
Aloiso Jorge de Jesus Monteiro. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
2014 - 2016
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: A formação de Educadores Ambientais na "Com-Vivência" Pedagógica com os Saberes da Terra, Ano de Obtenção: 2016
Mauro Guimarães.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Especialização em Orientação educacional e pedagógica
2016 - 2017
S B I
Título: A dinâmica das relações humanas na escola CEIER e o resgate da cultura campesina, segundo seu Projeto Político Pedagógico
Especialização em Gestão e Educação Ambiental
2012 - 2012
Faculdade Vale do Cricaré
Título: O Papel da Educação: Entre o Consumo e a Preservação Ambiental
Orientador: Marinete Assis Cazelli Tom
Especialização em Educação do Campo
2009 - 2010
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: As contribuições da educação do campo na valorização da vida rural
Especialização em Residencia em Agroecologia
2002 - 2003
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Agroecologia
Orientador: Edna Maria do Carmo Araújo
Bolsista do(a): UNACOOP/UFRRJ, UNACOOP/UFRRJ, Brasil.
Formação complementar
2020 - 2020
FORMAÇÃO EM EAD COM ÊNFASE NA TUTORIA CEDERJ. (Carga horária: 90h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2020 - 2020
Formação Inicial de Bolsistas de Tutoria do Consórcio CEDERJ. (Carga horária: 15h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2020 - 2020
Tutoria na Plataforma Moodle/CEDERJ. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2016 - 2016
Produção de Material Didático em Educação à Distância (EaD). (Carga horária: 40h). , Polo Cederj /UAB Nova Iguaçu, CEDERJ, Brasil.
2005 - 2005
Gestão de Atividades Ambientais. (Carga horária: 300h). , J&M, J&M, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Paisagismo e Jardinagem. , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2001 - 2001
Autocad 2001. (Carga horária: 96h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
1995 - 1995
Curso de Atualização em Fisiologia Pós Colheita de. , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
Organização de eventos
FERREIRA, H. S. . 9 Fórum da Pós Graduação da UFRRJ. 2014. (Outro).
FERREIRA, H. S. . VI Seminário Discente do Programa de Pós Graduação em Educação Contextos Contemporaneos PPGEduc. 2014. (Outro).
Participação em eventos
"Educação Intercultural: entre tensões e desafios". 2017. (Outra).
IX EPEA ? Encontro Pesquisa em Educação Ambiental. 2017. (Outra).
IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e democracia - aprender ensinar para um mundo plural e igualitário. 2017. (Seminário).
A atuação do Racismo Institucional no Brasil - VIII semana Acadêmica do Polo Cederj Paracambi. 2016. (Outra).
III Fórum de Educação Ambiental Crítica. 2016. (Outra).
VIII Seminário Discente do programa em educação, contextos Contemporâneos e demandas populares da UFRRJ. 2016. (Seminário).
VII Seminário Internacional: Fronteiras Étnico- Culturais e Fronteiras da Exclusão. 2016. (Seminário).
II Seminário Antonio Gramsci:as Novas Configurações do EStado Ampliado Brasileiro. 2015. (Outra).
Seminário "Como Construir um prédio sustentável". 2015. (Seminário).
Dialogos sobre Justiça Ambiental com Prof Bullard. 2014. (Encontro).
II Fórum de pesquisas em educação ambiental crítica do LIES. 2014. (Outra).
I Seminário integrado dos Observatórios da educação da UFRRJ,. 2014. (Seminário).
Minicurso de escrita científica. 2014. (Outra).
V encontro estadual de educação ambiental. 2014. (Outra).
Diálogos sobre Justiça Ambient com Prof Bullardal. 2013. (Outra).
X Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica. 2013. (Encontro).
III Seminário de Avaliação Educacional. 2012. (Seminário).
II Seminário de Educação do Campo: Interculturalidade e campesinato em processos educativos. 2010. (Seminário).
X Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2007. (Olimpíada).
III Encontro Verde das Américas. 2003. (Congresso).
Simpósio de Agricultura Orgânica. 2002. (Simpósio).
Participação em bancas
PEREIRA, A. M.;FERREIRA, H. S.; ALMEIDA, V. S.. ANÁLISE SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI FEDERAL 10.639/2003: Encontros e desencontros sobre suas práticas cotidianas no espaço escolar, viabilizar é preciso. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
PEREIRA, A. M.;FERREIRA, H. S.; ALMEIDA, V. S.. JOÃO CÂNDIDO - SÍMBOLO QUE MARGEIA A RESSIGNIFICAÇÃO E A REPARAÇÃO DO HUMANO SER AOS DEBATES EM SALA DE AULA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
FERREIRA, H. S.; ALMEIDA, V. S.. O AFETO NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM INFANTIL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, H. S.. A Importância da Pecuária para a Economia do Município de Nova Venécia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade Capixaba de Nova Venécia.
FERREIRA, H. S.; LIMA, A. C. A.; SANTOS, J. H.. Comissão eleitoral de coordenador e vice-coordenador do PPGEduc - UFRRJ. 2014. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Orientou
Relação Professor ? Aluno; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
O lúdico na educação matemática; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
Produções bibliográficas
-
FERREIRA, H. S. ; ALMEIDA, V. S. . FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: O INDÍGENA E O NEGRO NO BRASIL. Revista Ensaios e Pesquisas em Educação e Cultura , v. 3, p. 16, 2018.
-
FERREIRA, H. S. ; ALMEIDA, V. S. . Diálogos possíveis na formação docente: o indígena e o negro no Brasil. In: Lilian do Carmo de Oliveira Cunha; Luiz Fernandes de Oliveira; Roma Gonçalves Lemos. (Org.). Diferenças étnico-raciais e formação docente: um diálogo necessário. 1 eed.Rio de Janeiro: Editora Selo Novo, 2016, v. 1, p. 285-306.
-
FERREIRA, H. S. . A colonialidade e os saberes da terra Guarani: uma perspectiva na construção do sujeito coletivo. In: X Congresso Nacional de Pesquisadores Negros, 2018, Uberlândia - MG. X Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as ? X COPENE, 2018.
-
FERREIRA, H. S. . A análise do discurso pedagógico da dialogicidade na experiência com outras epistemologias: demandas de uma educação ambiental crítica. In: 38ª Reunião Nacional da ANPEd, 2017, São Luis - MA. A análise do discurso pedagógico da dialogicidade na experiência com outras epistemologias: demandas de uma educação ambiental crítica, 2017.
-
FERREIRA, H. S. ; ALMEIDA, V. S. . O indígena e o negro no Brasil: considerações sobre a formação docente para a educação das relações étnico-raciais. In: VII Seminário Internacional: Fronteiras Étnico-culturais e Fronteiras da Exclusão, 2016, Campo Grande -MS. O indígena e o negro no Brasil: considerações sobre a formação docente para a educação das relações étnico-raciais. Campo Grande - MS: UCDB, 2016. v. 1. p. 1-12.
-
FERREIRA, H. S. ; GUIMARÃES. M. . A formação de educadores ambientais na ?comvivência pedagógica? com outra epistemologia em tempos de crise de paradigmas. In: IX EPEA ? Encontro ?Pesquisa em Educação Ambiental?, 2017, Juiz de Fora - MG. A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS NA ?COVIVÊNCIA PEDAGÓGICA, 2017.
-
FERREIRA, H. S. ; ALMEIDA, V. S. . O indígena e o negro no Brasil: considerações sobre a formação docente para a educação das relações étnico-raciais. In: VII Seminário Internacional: Fronteiras Étnico-culturais e Fronteiras da Exclusão, 2016, Campo Grande - MS. O indígena e o negro no Brasil: considerações sobre a formação docente para a educação das relações étnico-raciais. Campo Grande - MS: Editora oeste, 2016. v. 1. p. 47-47.
-
FERREIRA, H. S. . Os saberes da Terra Guarani. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, H. S. ; ALMEIDA, V. S. . A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: O INDÍGENA E O NEGRO NO BRASIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, H. S. ; GUIMARÃES. M. . A formação de educadores ambientais na ?Comvivência Pedagógica? com outra epistemologia em tempos de crise de paradigmas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, H. S. ; ALMEIDA, V. S. . O indígena e o negro no Brasil: considerações sobre a formação docente para a educação das relações étnico-raciais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, H. S. . Os paradigmas da Educação na formação de educadores ambientais: tomando como estudo os saberes da terra na convivência pedagógica com os guaranis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, H. S. . Educação Ambiental: uma crítica à abordagem da complexidade ambiental na atualidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, H. S. . O negro e indígena no Brasil, uma perspectiva intercultural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, H. S. ; GUIMARÃES. M. . A convivência pedagógica com os guaranis na formação de educadores ambientais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, H. S. . Cine-debate '20 ideias para girar o mundo - Ailton Krenak'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, H. S. . O Projeto Político Pedagógico do CEIER e sua articulação do processo de ensino-aprendizagem na promoção da Educação Ambiental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, H. S. . A Trajetória da Educação do campo no Espírito Santo e da agroecologia como base para preservação dos biomas e formação de educadores ambientais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, H. S. . A Trajetória da Educação do campo no Espírito Santo a sua Importância na Introdução das Políticas públicas como base para preservação dos Biomas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, H. S. . Inovação e Sustentabilidade sob a ótica da Economia Ecológica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, H. S. . Política Nacional de Educação do Campo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2017
O resgate do natural por outras epistemologias no processo formativo em Educação Ambiental, Descrição: Objetiva compreender processos formativos em educação ambiental, que busquem o resgate do natural a partir de outras epistemologias (saberes indígenas), como uma das formas de educar ambientalmente para a construção de uma nova visão de mundo, refletindo em práxis pedagógicas diferenciadas. Para tanto irá promover e acompanhar 04 experiências de resgate do natural em vivências pedagógicas de imersão, para análise reflexiva crítica, subsidiando a elaboração de diretrizes teórico-metodológicas de processos formativos de educação ambiental em uma perspectiva crítica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Helder Sarmento Ferreira - Integrante / Mauro Guimarães - Coordenador / Célso Sánchez - Integrante / Lucia Glat Jaber - Integrante / Fabrício Eduardo Amador - Integrante / Emerson Guerra - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - 2022
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4
2018 - 2020
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto - Contrato temporário, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor atuante no curso de Licenciatura em Educação do Campo.Até 07/2020.
2017 - 2017
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 5
Outras informações:
Atuei como docente, no Programa PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), na UFRRJ, na disciplina em andamento "Ensino de Ciências", no Instituto Multidisciplinar.
2014 - 2016
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno - pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2019
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO III, LABORATÓRIO DE ARTES MÍDIAS E LINGUAGENS VII, 	NUCLEO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO II, PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, TRABALHO E EDUCAÇÃO DO CAMPO (SERVIÇO SOCIAL), TRABALHO E EDUCAÇÃO DO CAMPO (LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO), TRABALHO E EDUCAÇÃO DO CAMPO (LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS)
-
01/2019 - 07/2019
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 	CONHECIMENTOS FILOSÓFICOS DA QUESTÃO SOCIAL, LAB DE ARTES MIDIAS E LINGUAGENS I, 	NEPE IV, 	PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM POVOS TRADICIONAIS, POVOS INDÍGENAS E MOVIMENTOS INDÍGENAS NO BRASIL II, TEORIA POLÍTICA
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 	CIÊNCIAS SOCIAIS ORIGENS E ATUALIDADES, PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM POVOS TRADICIONAIS, 	POVOS INDÍGENAS E MOVIMENTOS INDÍGENAS NO BRASIL I, 	POVOS INDÍGENAS E MOVIMENTOS INDÍGENAS NO BRASIL II, TEORIA ANTROPOLÓGICA
2007 - 2007
Faculdade Capixaba de Nova VenéciaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Solos, Genética e melhoramento
2005 - 2005
Centro Estadual Integrado de Educação RuralVínculo: Contrato Designação Temporária, Enquadramento Funcional: Designação Temporária, Carga horária: 40
2004 - 2011
Centro Estadual Integrado de Educação RuralVínculo: Contrato Designação Temporária, Enquadramento Funcional: Professor
2016 - 2016
Secretaria Estadual de Educação - RJVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 16
2017 - 2018
Sociedade Nacional de AgriculturaVínculo: Consultor Técnico, Enquadramento Funcional: Professor de Cursos de Jardinagem, Carga horária: 5
2020 - 2021
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mediador presencial, Carga horária: 2
Outras informações:
Atuação como mediador presencial bolsista nas disciplinas: Estágio Supervisionado II, III e IV para os cursos de Ciências Biológicas e Química no Polo Cederj/UAB Paracambi, vinculado à Coordenação das Disciplinas Pedagógicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
2024 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
- EXTENSÃO RURAL;- PRÁTICAS DE EXTENSÃO I;- PRÁTICAS DE EXTENSÃO II.
2023 - 2024
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas ministradas:- EXTENSÃO RURAL;- MANEJO E GESTÃO AMBIENTAL;- POLÍTICA PÚBLICA E MEIO AMBIENTE.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Helder Sarmento Ferreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?