Eugênia Carolina Barioni Cruz
Advogada especialista em Direito Público, inscrita nos quadros da OAB/SP sob o número 329.334, com escritório situado na Avenida Antônia Tavares Martins, 26, João Aranha, Paulínia/SP, com atuação em Direito Público, com ênfase em Direito das Pessoas com Deficiência, Direito do Consumidor, Direito de Família e Sucessões e Direito Tributário, bem como atuação em ramos do Direito Privado, com ênfase em Direito Civil, Contratual, Imobiliário e Indenizatório.
Informações coletadas do Lattes em 26/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Direito Público
2012 - 2014
Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas
Título: A AÇÃO CIVIL PÚBLICA COMO TUTELA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS E GARANTIA DE ACESSO À JUSTIÇA EM FACE DO PRINCÍPIO DA RESERVA DO POSSÍVEL
Graduação em Direito
2008 - 2012
Faculdade Anhanguera de Campinas
Título: AS MEDIDAS CAUTELARES DIVERSAS DA PRISÃO INTRODUZIDAS PELA LEI Nº 12.403/2011, QUE ALTEROU O CÓDIGO DE PROCESSO PENAL
Formação complementar
2011 - 2011
Capacitação para o atendimento - ECA. (Carga horária: 4h). , Defensoria Pública do Estado de São Paulo, DPESP, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação para o atendimento - Mediação. (Carga horária: 4h). , Defensoria Pública do Estado de São Paulo, DPESP, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação para o atendimento - Discriminação. (Carga horária: 4h). , Defensoria Pública do Estado de São Paulo, DPESP, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação para o atendimento - Transtorno mental. (Carga horária: 4h). , Defensoria Pública do Estado de São Paulo, DPESP, Brasil.
2005 - 2005
Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito público.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito civil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito processual civil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito de família.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito do consumidor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Educação.
Organização de eventos
BARIONI, E. C. . Pré-Conferência da Defensoria Pública do Estado de São Paulo Regional de Jundiaí/SP. 2011. (Congresso).
BARIONI, E. C. . Pré-Conferência da Defensoria Pública do Estado de São Paulo Regional de Jundiaí/SP. 2011. (Congresso).
Participação em eventos
Entrevista para o programa Mulheres Em Foco. Maternidade atípica e direitos da criança com deficiência. 2024. (Exposição).
Palestra e roda de conversa na Valinhense Gestão de Condomínios.Os direitos da mulher na cirurgia de reconstrução de mamas em caso de câncer. 2022. (Encontro).
I Encontro Regional de Justiça e Arte, realizado pela Faculdade de Americana e Prefeitura Municipal de Paulínia. 2013. (Encontro).
(Re)Articulando a Rede de Proteção: Projeto de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.(Re)Articulando a Rede de Proteção. 2012. (Encontro).
Pré-Conferência da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Pré-Conferência da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. 2011. (Congresso).
Semana Jurídica da Faculdade Anhanguera de Campinas. 2008. (Simpósio).
Produções bibliográficas
-
BARIONI, E. C. ; AMORIM, A. C. R. . BARIONI, E. C. ; AMORIM, A. C. R. . Natureza e Cultura em práticas de educação ambiental : o caso do Bosque dos Jequitibás, Campinas, SP. In: XV Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2007, Campinas. Caderno de Resumos do XV Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas: Pró Reitoria de Pesquisa/Unicamp, 2007. v. 1. p. 169-169.. In: XV Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2007, Campinas/SP. Caderno de Resumos do XV Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2007.
-
BARIONI, E. C. ; AMORIM, A. C. R. . BARIONI, E. C. ; AMORIM, A. C. R. . O Bosque do Jequitibás de Campinas como um Espaço Educativo de Entrelaçamento entre Natureza e Cultura. In: II Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro da Regional 4 da SBEnBio, 2007, Uberlândia. Caderno de Resumos e Programação do II ENEBIO/ I EREBIO Regional 4. Uberlândia: EdUFU, 2007. v. 1. p. 134-134.. In: II Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro da Regional 4 da SBEnBio, 2007, Uberlândia/MG. Caderno de Resumos e Programação do II ENEBIO/ I EREBIO Regional 4, 2007.
-
BARIONI, E. C. ; AMORIM, A. C. R. . BARIONI, E. C. ; AMORIM, A. C. R. . A biologia e as significações de natural no Bosque dos Jequitibás, Campinas, SP. In: IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2007, Rio Claro. Caderno de Programação e Resumos do IV EPEA. Rio Claro: UNESP/IB, 2007. v. 1. p. 52-52.. In: IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2007, Rio Claro/SP. Caderno de Programação e Resumos do IV EPEA, 2007.
-
BARIONI, E. C. ; AMORIM, A. C. R. . BARIONI, E. C. ; AMORIM, A. C. R. . O Bosque dos Jequitibás de Campinas como um espaço educativo de entrelaçamento entre natureza e cultura. In: II Encontro Nacional de Ensino de Biologia: Os 10 anos da SBEnBio e o ensino de Biologia no Brasil: histórias entrelaçadas, 2007, Uberlândia. Anais [do] II Encontro Nacional de Ensino de Biologia. São Paulo: SBEnBio, 2007. v. 1. p. 1-8.. In: II Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2007, São Paulo/SP. Anais [do] II Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2007.
-
BARIONI, E. C. ; AMORIM, A. C. R. . BARIONI, E. C. ; AMORIM, A. C. R. . A Biologia e suas significações de natural no bosque dos Jequitibás, Campinas, SP. In: IV EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2007, Rio Claro. Anais do IV EPEA. Rio Claro: Unesp Rio Claro, 2007. v. 1. p. 1-15.. In: Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2007, Rio Claro/SP. Anais do IV EPEA, 2007.
Projetos de pesquisa
-
2006 - 2009
Educação, Ciências e Cultura: territórios em fronteiras no programa BIOTA-FAPESP, Descrição: O projeto tem como objetivo, no que tange à contribuição para a produção de conhecimentos e práticas de investigação, explorar dois problemas de pesquisa que julgo importantes para o campo do currículo. Uma das questões busca explorar e, por que não, enfrentar epistemologicamente novas perspectivas de pensar e constituir o campo do currículo a partir das consideradas ênfases e contextos pós- estruturalistas: daí sua insistência em perguntar pelas diferenças (Da transição de nasce na diferença de ser aluno de graduação e se tornar professor, quais relações entre identidades, diferenças e representação que são produzidas e quais seus efeitos?). Com o outro problema da pesquisa apresentado na forma da pergunta ?Em que intensidades o currículo como acontecimento gera configurações na Biologia enquanto disciplina escolar??, pretendo continuar explorando teoricamente a potência do conceito de acontecimento na perfuração da centralidade das questões de conhecimento para o campo do currículo. Mais especificamente, o que busco conhecer são as nuances que a disciplina escolar biologia ganha nas práticas de aula e que a desloca de sua referência a contextos de produção ?originais? (como a disciplina acadêmica, a disciplina científica e a experiência do professor). Tais questões de investigação, às quais são arremessados os objetivos da pesquisa, são contextualizadas para um objeto específico de estudo: o projeto BIOTA-FAPESP e sua relação com o currículo de biologia. Tendo escolhido conhecer este objeto de estudo mais profundamente, lanço para ele olhares a partir da seguinte questão, que gerará os delineamentos metodológicos que o texto do projeto detalha: ?a disciplina Biologia aproxima-se para sua permanência na escola de quais dimensões das temáticas ambientais, que estão organizadas nos currículos como temas transversais e interdisciplinares?? Esta questão define, com precisão, o que quero pesquisar e o texto escrito do projeto aponta por que o projeto BIOTA-.Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) .Integrantes: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - Coordenador / Erica Speglich - Integrante / Marco Antonio Barzano - Integrante / Eugênia Carolina Barioni - Integrante / Alik Wunder - Integrante / David Martin-Jones - Integrante / Rosa Maria Pujol - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de produções C, T A: 25. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Eugênia Carolina Barioni Cruz - Integrante / Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - Coordenador.
-
2006 - 2008
Escritas Currículo, diferenças em acontecimentos, Descrição: Buscar possibilidades de fuga, de vazamento e de diferir o currículo como texto cultural é a proposta deste projeto de pesquisa, em que se escavará a provocação deleuziana de que a escrita e significação não são obrigatoriamente associadas. Dedicando-se ao estudo de escritas de textos de graduandos de cursos de Licenciatura da Unicamp (mais particularmente os de Biologia), de professores da educação básica, imagens fotográficas, televisivas e de produtos de divulgação científica, neste projeto a procura será pelos fluxos que se/nos acontecem quando questões relativas às identidades são escrituras de subjetividade. O currículo-linguagem-representação-conhecimento-moral é capaz de funcionar, agir, ser fora da máquina de guerra, captura e estriamento dos espaços educativos, escolares ou não? Quais escritascurrículo suportam a fuga, o vazio ou a ausência do sujeito-identidade-cultura-pedagogia? São perguntas lançadas para se imaginar o currículo como acontecimento, sua escrita como arma..Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .Integrantes: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - Coordenador / Charly Ryan - Integrante / Eugênia Carolina Barioni - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de produções C, T A: 19. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Eugênia Carolina Barioni Cruz - Integrante / Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - Coordenador.
-
2006 - 2007
Natureza e Cultura em Práticas de Educação Ambiental: O Caso do Bosque dos Jequitibás, Campinas, SP, Descrição: Iniciação Científica em Ensino de Biologia, com o projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq: "Natureza e Cultura em Práticas de Educação Ambiental: O Caso do Bosque dos Jequitibás, Campinas, SP." Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Rodrigues de Amorim.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eugênia Carolina Barioni Cruz - Integrante / Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Prêmios
2014
Pós-Graduada Lato Sensu - Especialista em Direito Público, ESAMC - Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas.
2012
Bacharel em Direito, Faculdade Anhanguera de Campinas.
2008
Licenciada em Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.
2007
Prêmio RAC-Sanasa de Responsabilidade Ambiental - Categoria Voluntários, RAC-Sanasa.
2007
Iniciação Científica, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Escritório próprio. , Avenida Antônia Tavares Martins, João Aranha, 13145638 - Paulínia, SP - Brasil, Telefone: (19) 38448865
Experiência profissional
2014 - Atual
Barioni Cruz AdvocaciaVínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Proprietária, Carga horária: 20
Outras informações:
Advogada especialista em Direito Público, inscrita nos quadros da OAB/SP sob o número 329.334, com escritório situado na Avenida Antônia Tavares Martins, 26, João Aranha, Paulínia/SP, com atuação em Direito Público, com ênfase em Direito das Pessoas com Deficiência, Direito do Consumidor, Direito de Família e Sucessões e Direito Tributário, bem como atuação em ramos do Direito Privado, com ênfase em Direito Civil, Contratual, Imobiliário e Indenizatório.
2013 - 2014
Pantalena Sociedade de AdvogadosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Advogada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Advogada no escritório Pantalena Sociedade de Advogados em Campinas/SP. Advogada responsável por todo o setor cível do escritório, atendendo à demanda de cerca de 300 (trezentos) processos nas áreas cível, contratual, empresarial, administrativa, do consumidor, e de família, elaborando e assinando petições iniciais e intermediárias, e realizando atendimentos a clientes, diligências administrativas e forenses, protocolos, despachos, audiências, entre outras atividades correlatas à advocacia.
2010 - 2013
Defensoria Pública do Estado de São PauloVínculo: , Enquadramento Funcional: Oficiala de Defensoria Pública, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
De 06/2010 a 03/2012: Servidora pública da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, no cargo de Oficiala de Defensoria, lotada na Regional de Jundiaí/SP (nomeação em 06/04/2010). Servidora responsável por todo o atendimento aos advogados do Convênio da Defensoria Pública do Estado com a OAB, junto à Comissão de Assistência Judiciária da 33ª Subseção OAB ? Jundiaí/SP. Servidora responsável também pelo setor administrativo do Centro de Atendimento Multidisciplinar ? CAM.
De 03/2012 a 05/2013: Servidora pública da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, no cargo de Oficiala de Defensoria, lotada na Regional de Campinas/SP. Servidora responsável pelo atendimento ao público em geral, com triagem inicial das demandas judiciais, auxílio às bancas cível e criminal, e manejo dos sistemas operacionais da Assistência Judiciária Gratuita, bem como pela distribuição de flagrantes da central correspondente à Comarca de Campinas/SP.
2009 - 2010
Magano Henriques AdvocaciaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária pelo CIEE, Carga horária: 30
Outras informações:
Estagiária no escritório Magano Henriques Advocacia, sob supervisão da advogada Dra. Ana Lucia Magano Henriques. Estagiária responsável pelo atendimento aos clientes, elaboração de petições, pesquisa de jurisprudência, entre outras atividades correlatas à advocacia.
2008 - 2008
Escola Estadual Dom João NeryVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora eventual, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora estadual eventual de Ciências e Biologia na Escola Estadual Dom João Nery.
2005 - 2007
Prefeitura Municipal de CampinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica Departamental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Assessora Técnica Departamental junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Campinas, atuando como Coordenadora do Projeto Ecos do Bosque de Educação Ambiental, no Bosque dos Jequitibás, vencedor do primeiro lugar do Prêmio RAC-Sanasa de Responsabilidade Ambiental, na categoria Voluntários.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eugênia Carolina Barioni Cruz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?