Alexandre Batista da Silva
Possui graduação em Letras pela Universidade Salgado de Oliveira (2005), Mestrado e Doutorado em Letras Vernáculas (Área Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é coordenador do Curso de Licenciatura em Letras do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), onde também foi coordenador de pós-graduação lato-sensu em Língua Portuguesa. Foi diretor adjunto do Colégio de Aplicação do UGB. É professor Adjunto de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi professor-coordenador do PIBID, com o projeto Otimização do uso do livro didático de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Foi professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação em Escolas Públicas e Privadas na Região Sul Fluminense. É diretor geral do Instituto de Educação Professor Manuel Marinho. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica e Pragmática da Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: metacognição, intersubjetividade referencial, fenômenos dêiticos, Fonética e Fonologia e ensino de língua portuguesa.
Informações coletadas do Lattes em 24/01/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)
2014 - 2017
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Dêixis e Esquemas imagético: as coordenadas espaciais dos locativos lá e ali
Maria Lucia Leitão de Almeidas. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)
2009 - 2011
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: INTERSUBJETIVIDADE REFERENCIAL, CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS, Ano de Obtenção: 2011
Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt.Palavras-chave: intersubjetividade referencial; metacognição.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.
Especialização em andamento em FUNDAMENTOS LINGUÍSTICOS PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA
2023 - Atual
Especialização em andamento em Tutoria em Educação a Distância
2023 - Atual
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Os Fremes educacionais na educação à distância
Especialização em andamento em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
2023 - Atual
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Argumentação: o que a escola (não) ensina
Aperfeiçoamento em Governança e prestação de contas de escola públicas para gestores escolares
2024 - 2024
Instituto NTC
Título: Sem nonografia. Ano de finalização: 2024
Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Superior
2012 - 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
Título: Implicações Políticas da Gestão De Instituição Privada de Nível Superior. Ano de finalização: 2013
Orientador: Elisa Alcantara
Bolsista do(a): Fundação Educacional Resemar Pimentel, FERP, Brasil.
Formação complementar
2024 - 2024
Capacitação para elaboração de exames da educação superior. (Carga horária: 10h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em pro-reitoria de Extensão e Cultura. (Carga horária: 90h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2013 - 2013
Oficina de Redação UNICAMP. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2013
Extensão universitária em Aperfeiçoamento. (Carga horária: 360h). , Centro Universitário Geraldo Di Biase, UGB, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Inglês Instrumental on line : leitura de textos. (Carga horária: 32h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2010 - 2010
Linguística e Cognição. (Carga horária: 6h). , V Conferência de Linguística, S/S, Brasil.
1998 - 1998
Por uma educação não Discriminatória de EJA. (Carga horária: 80h). , REDEH- REDE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, REDEH, Brasil.
1996 - 1996
Curso de Capacitação Continuada. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semântica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Sintaxe.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Patologia da Linguagem.
Participação em eventos
IX SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa / VI Congresso da AILP."DIFERENTES MATERIALIDADES NA ELABORAÇÃO/REELABORAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS: ORALIDADE E ESCRITA; INTERGENERICIDADE E RETEXTUALIZAÇÃO DE GÊNEROS". 2024. (Simpósio).
VII Letras por Letras.A relevância da mulher nas literatura de Drummond, Vinícius e Jorge Amado. 2019. (Outra).
VII Letras por Letras.Aspectos linguísticos e sociológicos da construção do feminino em Drummond. 2019. (Outra).
VI Letras por Letras.Epistemologia da sala de aula: a normatização do significado linguístico. 2019. (Outra).
Alexandre Batista da Silva.TCC: do problema à escrita do texto. 2018. (Encontro).
Etapa Intermunicipál do III Congresso Estadual de Educação (IIICOED) ).O plano Estadual de Educação. 2018. (Encontro).
1º simpósio de pesquisa e de práticas pedagógicas dos docentes do UGB.Construção do significado em narração radiofônica de futebol. 2013. (Simpósio).
Bienal do Livro de Volta Redonda.Estratégias Cognitivas de Leitura: atividades de Ensino. 2013. (Oficina).
Iº Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas dos docentes do UGB.A referência à primeira pessoa do plural entre informantes de volta Redonda. 2013. (Simpósio).
Iº Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas dos docentes do UGB.Um olhar sociolinguístico voltado para Volta Redonda. 2013. (Simpósio).
Iº Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas dos docentes do UGB.Mapeamento de estratégias cognitivas de orientação espácio-temporal em portadores da síndrome de down da APAE de Volta Redonda. 2013. (Simpósio).
Workshop de Redação e Português Forense.Estratégias de produção de textos jurídicos: entre a norma e a argumentação. 2012. (Outra).
XXVII Encontro Nacional da Anpoll - ENANPOLL. 2012. (Encontro).
IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2011. (Congresso).
Jornada Pedagógica da Educação da EJA.Construindo uma Proposta Curricular. 2011. (Outra).
XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística tica. 2011. (Simpósio).
2ª Conferência de Letras: perspectivas Teóricas e Didáticas.O ensino de Semântica no curso de Letras: aspectos cognitivos da construção de significado. 2010. (Outra).
SME - Semana de Planejamento.a gramática na construção de sentido na leitura de textos escolares. 2010. (Oficina).
V Conferência Linguística e Cognição: Mentes em Interação. 2010. (Outra).
Dia Nacional da Consciência Negra.A não representação dos afro-descendentes na História do Brasil ´A invisibilidade do negro. 2009. (Outra).
II Workshop de Educação da Coordenadoria Regional da Região do Médio Paraídraíba.Desafios da Nova Ortografia. 2009. (Outra).
Seminário Pedagógico.A reforma Ortográfica da Língua Portuguesa. 2009. (Seminário).
Conferência de Educação de Rio Claro.Português: da oralidade à escrita. 2008. (Oficina).
Formação Continuada.Língua Portuguesa. 2008. (Oficina).
VI Conferência Municipal de Educação de Quatis.A prática Educativa como entremeio da relação professor-aluno: múltiplos diálogos com a comunidade. 2008. (Outra).
VI Conferência Municipal de Educação de Quatis.A prática Educativa: Interdisciplinaridade pela Linguagem. 2008. (Outra).
XI Semana Acadêmica de Letras.Ressignificando o Ensino da Gramática. 2008. (Seminário).
Encontro Pedagógico de professores de 5ª a 8ª série.Praticas Pedagógicas que facilitam a aprendizagem. 2007. (Oficina).
II Jornada de Letras: Língua, Ciência e Consciência.Gramática e Construção de Sentido. 2007. (Outra).
Semana de Integração do Curso Normal.Aquisição do sistema ortográfico nas séries iniciais. 2007. (Oficina).
II Semana de Planejamento Pedagógico do CAMP - UFF.Estruturas Cognitivas e Língua Portuguesa: diálogo sobre avaliação. 2006. (Outra).
IX Semana Acadêmica do UGB.Textos e Contextos: o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. 2006. (Oficina).
Encontro Outras Palavras. 2005. (Encontro).
Participação em bancas
SANTOS, A. M. B.; FREIRE, G. C.;SILVA, A. B.SILVA, A. B.. PROPOSTA DE ABORDAGEM DO LÉXICO NO 6O ANO DO NÍVEL FUNDAMENTAL POR MEIO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Duque, Paulao Henrique;SILVA, A. B.. Quebra de Expectativa em esquetes do porta dos fundos: uma análise ecocognitiva dos comentários. 2024. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu; André Nemi Conforte; Tania Maria Nunes de Lima Camara;SILVA, A. B.; Sarah Diva da Silva Ipiranga. Marcas dêiticas como projeto de autoria em cartas pessoais de Graciliano Ramos. 2021. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Tedesco, M.T. V.;SILVA, A. B.; Lima, T.M.N.. Marcas dêiticas em cartas pessoais de Graciliano Ramos e de Caio Fernando Abreu: projeto de autoria?. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Santos, Ângela Marina Bravin dos; COSTA, W. A. S.;SILVA, A. B.. Memes e compreensão leitora: circuito didático para ensino fundamental. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Assis ,L.A.;SILVA, A. B.; Silva, Vilma Nunes; Santos, Janete Silva dos. O tratamento da oralidade em livros didáticos do Ensino Fundamental. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Letras:Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Norte do Tocantins.
SILVA, A. B.. Banca de correção de redação do vestibular. 2024. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, A. B.. JORNIC. 2020. Centro Universitário Geraldo Di Biase.
SILVA, A. B.. XIV ORNIC. 2019. Centro Universitário Geraldo Di Biase.
SILVA, A. B.. Banca Examinadora de prova didática. 2016. Fundação CICIERJ.
SILVA, A. B.. VII JORNIC. 2012. Centro Universitário Geraldo Di Biase.
Orientou
Coragem professor: as causas do sofrimento docente na rede pública de ensino; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; (Orientador);
TDAH E TEA: SEMELHANÇAS QUE PODEM LEVAR A ERROS NO DIAGNÓSTICO; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; (Orientador);
FALAR NA ESCOLA: a oralidade em livros didáticos de Língua Portuguesa; 2025; Dissertação (Mestrado em Letras:Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Norte do Tocantins, ; Coorientador: Alexandre Batista da Silva;
O processo de derivação na construção de sentido; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Gradu; lato sensu em Língua Portugues) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
Polissemia a serviço da construção de significado em propagandas; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Gradu; lato sensu em Língua Portugues) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
de Oliveira Dutra; Hipotaxe Adverbial; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Gradu; lato sensu em Língua Portugues) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
Vilas Boas Cubica; Estudo descritivo da Concordância verbal: análise do cancelamento da marca de número em textos escrito; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Gradu; lato sensu em Língua Portugues) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
Critérios de Classificação de Sujeito; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Gradu; lato sensu em Língua Portugues) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
Aquisição da língua escrita; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Gradu; lato sensu em Língua Portugues) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
Dramática Gramática: o sujeito; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Gradu; lato sensu em Língua Portugues) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
Os termos essenciais da oração; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Gradu; lato sensu em Língua Portugues) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
leitura e Produção de textos na Educação de Jovens e Adultos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Gradu; lato sensu em Língua Portugues) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
H; Terra; Leitura: um processo interativo; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Gradu; lato sensu em Língua Portugues) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
A abordagem das Variedades Linguísticas no ENEM; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Gradu; lato sensu em Língua Portugues) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
Os termos da oração: uma análise gerativa; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Gradu; lato sensu em Língua Portugues) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
Transitividade verbal em textos de literatura infantil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Gradu; lato sensu em Língua Portugues) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
Baylão; História em Quadrinho: ler, ver e entender; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Gradu; lato sensu em Língua Portugues) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
O ensino de ortografia: um desafio que pode ser vencido; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Gradu; lato sensu em Língua Portugues) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
Variação Linguística em História em Quiadrinho; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Gradu; lato sensu em Língua Portugues) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
dos Santos; Gênero textuais: a receita culinária; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Gradu; lato sensu em Língua Portugues) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
O jogo como estrétegia de Ensino de Liígua Inglesa; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Gradu; lato sensu em Língua Portugues) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
Pereira; Ambiguidade pronominais em gêneros textual e-mail; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Gradu; lato sensu em Língua Portugues) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
A polissemia na linguagem poetica; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Gradu; lato sensu em Língua Portugues) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
A leitura na sala de aula; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Gradu; lato sensu em Língua Portugues) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
da Costa B; Ferreira; O uso de História em Quadrinho no ensino de língua portuguesa; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Gradu; lato sensu em Língua Portugues) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
O PAPEL DO CODE SWITCHING EM UMA AULA DE EFL (English as a Foreign Language); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
PRECONCEITO LINGUÍSTICO e VARIAÇÃO LINGUÍSTICA no O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
EPIFANIA E O AUTORRECONHECIMENTO FEMININO: UMA ANÁLISE DO CONTO A FUGA, DE CLARICE LISPECTOR; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA ANÁLISE DOS EXERCÍCIOS DE LITERATURA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE PODER NA OBRA ?ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA? DE JOSÉ SARAMAGO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Geraldo Di Biase; Orientador: Alexandre Batista da Silva;
Produções bibliográficas
-
FERREIRA, HILMA RIBEIRO DE MENDOÇA ; SILVA, ALEXANDRE BATISTA DA . A PREDICAÇÃO PARA ALÉM DA DESCRIÇÃO GRAMATICAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DA INTENCIONALIDADE NARRATIVA EM - FELICIDADE CLANDESTINA-.. REVISTA LINGUAGENS & LETRAMENTOS , v. 7, p. 75, 2022.
-
SILVA, ALEXANDRE BATISTA ; COSTA, ELISA ANDRADE . MANIFESTAÇÃO DA VIOLÊNCIA NO CONTO ROLÉZIM, DE GIOVANI MARTINS. EntreLetras (Online) , v. 12, p. 138-181, 2021.
-
SILVA, A. B. . Ontologia Da Sala de Aula e Construção Do Significado Linguístico. II Simpóscio de Educação: cotidiano, história e política , v. 1, p. 98-117, 2021.
-
SILVA, A. B. . VERBOS DE EVENTO COMERCIAL: Uma Abordagem Funcionalista-Cognitivista. REVISTA EPISTEME TRANSVERSALIS , v. 9, p. 341-01, 2018.
-
SILVA, ALEXANDRE BATISTA DA . OTIMIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE UMA EXPERIENCIA POSITIVA. Revistga do PIBID UGB/FERP , v. 1, p. 123-1, 2016.
-
SILVA, A. B. ; Vidal, L. F. . A SÍNDROME DE DOWN E ATIVIDADES LÚDICAS NA ESCOLA. REVISTA EPISTEME TRANSVERSALIS , v. 5, p. 48-60, 2014.
-
SILVA, A. B. ; Montrezor, B.M> . A dificuldade no aprendizado da Língua Inglesa. Cadernos UniFOA (Impresso) , v. v, p. 27, 2009.
-
FERREIRA, HILMA RIBEIRO DE MENDOÇA (Org.) ; SILVA, ALEXANDRE BATISTA DA (Org.) . Coração, cabeça e estômago na UERJ: 2024. 1. ed. Rio de Janeiro: Ponta Grossa: Aya, 2023. v. 1. 67p .
-
SILVA, A. B. ; GUIMARAES, L. A. P. . Educação: Novos olhares no século XX!. 1. ed. Campos de Goytacazes: Brasil Multicultural, 2019.
-
SILVA, A. B. ; Malfacine, A.C. S, ; Paula, Mayara Nicolau de . Língua Portuguesa: teorias linguísticas e práticas discursivas. 1. ed. Campos: Brasil Milticultural, 2017. v. 1. 232p .
-
SILVA, A. B. ; ALCANTARA, E. ; GUIMARAES, L. A. P. . A multidisciplinaridade da docência: olhares e práticas. 1. ed. Campos: Brasil Multicultural, 2016. v. 1. 232p .
-
SILVA, A. B. ; Assis ,L.A. . Reflexões sobre o ensino de Regência Verbal e Nominal. Da língua ao Texto: proposições articuladas da teoria à prática - Língua e Gramática. 1ªed.Araguaína -TO: EDFNT - Editora da Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024, v. II, p. 63-86.
-
SILVA, A. B. ; Malfacine, A.C. S, . Texto dissertativo-argumentativo: o que a escola (não) ensina. In: Magda Bahia, Vânia Dutra, Thais de Araújo. (Org.). Vivências e experiências no curso de especializaçâo em língua portuguesa. 1ed.São Paulo: Parábola Editorial, 2024, v. 1, p. 23-31.
-
SILVA, A. B. ; COSTA, ELISA ANDRADE . Decolonialidade do currículo e a literatura indígena. In: Anair Valência, Dedilene Alves de Jesus Oliveira, Tânia Guedes Magalhães. (Org.). Práticas decoloniais, (multi)letramentos e formação docente. 1ed.Campinas - SP: Pontes Editores, 2024, v. 1, p. 91-106.
-
SILVA, A. B. . Lima Barreto como (pre)texto. In: Lúcia Maria de Assis, Luciana Marino do Nascimento, Janete Silva dos Santos. (Org.). Lima Barreto na Sala de Aula: Primeiros Escritos. 1ed.São Paulo: Blucher, 2021, v. 1, p. 194-194.
-
SILVA, A. B. . A sala de aula de a construção do significado Linguístico. In: Alexandre Batista da Silva; Conceição Apareceida F. Lima Panizzi, Luiza Angelica Paschoeto Guimarães. (Org.). Educação: novos olhares no século XXI. 1ed.Campos de Goytacazes: Brasil Multicultural, 2019, v. 1, p. 68-82.
-
SILVA, A. B. ; Malfacine, A.C. S, . O Estilo na/da Redação do ENEM. In: SIMÕES, Darcilia; TEIXEIRA, Madalena. (Org.). O Estilo na/da Redação do ENEM. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2019, v. 1, p. 260-282.
-
SILVA, A. B. ; Malfacine, A.C. S, . A ontologia da informatividade textual. In: Fábio André Cardoso Coelho Jefferson Evaristo do Nascimento Silva A Nemi Conforte. (Org.). descrição e temas portuguesa: ensino de lingua contemporâneos. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2018, v. 1, p. 1-754.
-
SILVA, A. B. . O papel do livro didático na construção do significado Linguístico. Lingua Portuguesa: Teoria lingu´sitica e práticas discursivas. 1ed.Campos de Goytacazes: Brasil Multicultural, 2017, v. 1, p. 16-35.
-
SILVA, A. B. . Sala de aula como um domínio de realidade e problema do significado linguístico. In: Alexandre Batista da Silva; Elisa Alcantara;Luiza Paschoeto. (Org.). A multiplicinaridade da docência: olhares e práticas. 1ed.Campos de Goytacazes: Brasil Multicultural, 2016, v. 1, p. 36-55.
-
SILVA, A. B. . Intelectuais de Volta Redonda comentam a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro. Correio Sul Fluminense, Volta Redonda, p. 0 - 0, 08 jan. 2025.
-
SILVA, A. B. . Refornas Educacionais: um quebra-cabeça difícil de montar. Boletim do SEPE, Volta Redonda, p. 2 - 2, 01 set. 2013.
-
SILVA, A. B. . Currículo : para que te quero?. Revista do SEPE, Rio de Janeiro, p. 11 - 13, 01 nov. 1998.
-
SILVA, A. B. . CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADO EM NARRAÇÃO RADIOFÔNICA DE FUTEBOL. In: Simpósio de Pesquisa e de Práticas Docentes do UGB, 2013, Volta Redonda. Simpósio de Pesquisa e de Práticas Docentes do UGB - Anais. VOLTA REDONDA: UGB, 2013. v. 01. p. 01.
-
Gerhardit, A.F.L.M. ; SILVA, A. B. . INTERSUBJETIVIDADE REFERENCIAL E O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: OS ALUNOS LEEM O QUE O LIVRO ESCREVE?. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2009, CAMPINAS. 17º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2009.
-
SILVA, A. B. . AS MOLDURAS COMUNICATIVAS E A AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE LEITURA: UM ESTUDO DE CASO.. In: Congresso de Leitura do Brasil, 2005, Campinas. XV COLE - Congresso de Leitura. Campinas: Unicamp, 2005. v. 1.
-
SILVA, A. B. ; COSTA, ELISA ANDRADE . Desafios na escrita da redação ENEM: entre a memorização da estrutura e prática argumentativa. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, A. B. ; COSTA, ELISA ANDRADE . A cidade fraturada: o Rio de Janjeiro nas obra Clara dos Anjos de Lima Barreto. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, ALEXANDRE BATISTA DA . A resolução de questões do ENADE: a perspectiva metacognitiva do ensino da Língua Portuguesa. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, ALEXANDRE BATISTA DA . Dêixis e esquema imagético: as coordenadas espaciais dos locativos lá e ali. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, A. B. ; FERREIRA, HILMA RIBEIRO DE MENDOÇA . Memória e Literatura: possibilidades de interpretação do racismo estrutural em Clara dos Anjos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, ALEXANDRE BATISTA DA . Desafios na escrita da Redação ENEM: entre a memorização da estrutura e a prática argumentativa. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, A. B. . Intersubjetividade rfeferencial, linguagem e psicanálise. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, A. B. . Articulação teórica e prática nas estratégis de resolução de questões dea prova do Enade. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, A. B. . A CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO LINGUÍSTICO: A SALA DE AULA COMO DIMENSÃO DE REALIDADE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A. B. . Texto e Gramática no Educação Básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, A. B. . Os pronomes déiticos lá e ali: os processos cognitivos arrolados na conceptualização do espaço. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, A. B. . Ensino Médio: o próximo passo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, A. B. . O livro didático e Ensino na Educação Básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, A. B. . Questioning the English language Education in Brazilian Schools. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, A. B. . Eu fui lá e fiquei ali esperando: um abordagem cognitivista dos locativos lá e ali no português brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, A. B. . Intersubjetividade referencial, construção de significados e ensino de língua portuguesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A. B. . Consciência Metatextual e Ensino de Leitura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A. B. . Intersubjtividade referencial e a constrrução de sentido em atividade de leitura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A. B. . A intersubjetividade referencial e a construção do sentido em atividades de leitura em sala de aula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A. B. . Construção de sentido em atividade de Leitura em Sala de Aula. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A. B. . A intersubjetividade referencial e o livro didático de português - os alunos lêem o que o livro escreve. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A. B. . As molduras Comunicativas e a avaliação de atividades de leitura: um estudo de caso. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Döhler. Arthur ; SILVA, A. B. . do fundo da garrafa: a vida. Rio de Janeiro, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
SILVA, A. B. ; ALCANTARA, E. ; GUIMARAES, L. A. P. . A multidisciplinaridade da docência: olhares e práticas. Campos de Goytacazes: Brasil Multicural, 2016 (livro).
-
SILVA, A. B. . Que horas são, hein? Quando a hora de ir embora é a solução mais rápida.. UFB editora universitária, 2003 (relato de experiência).
-
SILVA, A. B. . O (a) trabalhador (a) acelerado(a): a dissimulação da nocividade no trabalho da escola. UFB editora universitária, 2003 (relato de experiência).
Outras produções
SILVA, A. B. . ?Queísmo e dequeísmo em uma perspectiva construcionista baseada no uso?. 2024.
SILVA, A. B. . Dossiê Temático ?Acolhimento, discussão e combate do sofrimento psíquico de mulheres em textos narrativos e poéticos das literaturas africanas de língua portuguesa e nas literaturas afro-diaspóricas?. 2024.
SILVA, A. B. . ?A negritude de Antenor Nascentes e a escrita da história da Linguística?. 2024.
SILVA, A. B. . ENTRELETRAS ? REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS ? CAMPUS DE ARAGUAÍNA. 2024.
SILVA, A. B. . ENTRELETRAS ? REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS ? CAMPUS DE ARAGUAÍNA. 2024.
SILVA, A. B. . Membro Efetivo da Academina Volta-Redondense de Letras. 2024.
SILVA, A. B. . 'DIFERENTES MATERIALIDADES NA ELABORAÇÃO/REELABORAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS: ORALIDADE E ESCRITA; INTERGENERICIDADE E RETEXTUALIZAÇÃO DE GÊNEROS'. 2024.
SILVA, A. B. . ENTRELETRAS ? REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS ? CAMPUS DE ARAGUAÍNA. 2023.
SILVA, A. B. . ENTRELETRAS ? REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS ? CAMPUS DE ARAGUAÍNA. 2023.
SILVA, A. B. . ENTRELETRAS ? REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS ? CAMPUS DE ARAGUAÍNA. 2023.
SILVA, A. B. . Revista Letras Norteamentos. 2023.
SILVA, A. B. . Membro Efetivo da Académie des Lettres et arts luso-Suisse. 2023.
SILVA, A. B. . Mediador de mesa redonda Educação no Pós-Pandemia. 2022.
SILVA, A. B. . ENTRELETRAS ? REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS ? CAMPUS DE ARAGUAÍNA. 2021.
SILVA, A. B. . Perícia Jurídica. 2017.
SILVA, A. B. . Perícia jurídica. 2015.
SILVA, ALEXANDRE BATISTA DA . Redação para o ENEM. 2023.
SILVA, ALEXANDRE BATISTA DA . Como se concluir o Ensino Médio. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, A. B. . Mesa-redonda - I Conferência Nacional sobre os Desafios da BNCC e do Novo Ensino Médio. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, A. B. . Redação da UERJ. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, ALEXANDRE BATISTA DA . Redação para o ENEM. 2022.
SILVA, A. B. . Redação para o ENEM. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, ALEXANDRE BATISTA DA . Redação para o ENEM. 2021.
SILVA, ALEXANDRE BATISTA DA . Redação para o ENEM. 2020.
SILVA, ALEXANDRE BATISTA DA . O(a) trabalhador(a) acelerado(o): a dissimulção da nocividade no trabalho da escola. 2003. (Relato de Experiência).
SILVA, ALEXANDRE BATISTA DA . Que horas são, hein? Quando a hora de ir embora é a solução mais rápida. 2003. (Relato de experiência).
Prêmios
2021
Cidadão Volta-Redondense, Câmara Municipal de Volta Redonda.
2019
Dandara e Zumbi dos Palmares, Memorial Zumbi dos Palmares.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades. , Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, 27110000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (24) 33451700, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - 2024
Colégio Interativo Volta RedondaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor de Literatura e Redação no Ensino Médio
2015 - Atual
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
2014 - Atual
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
2007 - Atual
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Letras, Carga horária: 40
Outras informações:
Atribuição do cargo: organização do curso no concernente ao seu projeto político pedagógico. proposição e execução de eventos acadêmicas; seleção e acompanhamento do trabalho docente e da aprendizagem dos alunos.
2007 - Atual
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu, Carga horária: 10
Outras informações:
Coordenação do curso de Pós-Graduação em Língua Portuguesa.
2006 - Atual
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
2013 - 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Português Instrumental
Linguística Textual
Linguística Aplicada
2013 - 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Sintaxe da Língua Portuguesa
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
Linguística II
Estudos da Linguagem II
2008 - 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor Pedagógico, Carga horária: 12
2012 - 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Português Instrumental
Português Forense
Sintaxe da Língua Portuguesa
Semântica da Língua Portuguesa
2012 - 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Linguística II
Semântica da Língua Portuguesa II
2011 - 2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Metodologia da Língua Portuguesa II
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
Sintaxe da Língua Portuguesa II
2011 - 2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Linguística II
Sintaxe da Língua Portuguesa
Linguística Textual
Semântica da Língua Portuguesa
2010 - 2010
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Semântica da Língua Portuguesa
Texto e Gramática
Português Instrumental
Metodologia da língua portuguesa
2010 - 2010
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Português Instrumental
Fenômenos Gramaticais da Língua Portuguesa
Linguística I
Metodologia da Língua Portuguesa I
2006 - 2010
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18
Outras informações:
Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação no Ensino Médio no Colégio de Aplicação
2009 - 2009
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Semântica da Língua Portuguesa
Texto e Gramática
Fenômenos Gramaticais da Língua Portuguesa
2009 - 2009
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Semântica da Linguá Portuguesa II
Sintaxe da Língua Portuguesa I
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
2007 - 2008
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Lecionei Português Instrumental
Alfabetização e Letramento
Legislação e Estrutura da Educação
Atividades
-
02/2011
Direção e administração, Colégio de Aplicação do UGB.,Cargo ou função, Diretor Adjunto.
1996 - 2006
Secretaria Municipal de Educação de Barra MansaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor das séries iniciais, Carga horária: 22
2024 - Atual
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40
2017 - Atual
Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo CristoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor geral, Carga horária: 40
2006 - Atual
Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo CristoVínculo: , Enquadramento Funcional: professor de Língua Portuguesa e Literatura, Carga horária: 16
2002 - 2005
Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo CristoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor Adjunto, Carga horária: 40
2021 - 2024
Prefeitura Municipal de Barra MansaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Concursado, Carga horária: 28
Outras informações:
Professor de Língua Portuguesa
2021 - 2024
Colégio Espaço AtivoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor de Redação
2016 - 2024
Escola Sesi de Barra MansaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Língua Portuguesa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alexandre Batista da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?