Wellington Freitas Viana
Professor, pesquisador, cavaquinista e contrabaixista. Graduado em Música pela Universidade Federal do Ceará e Mestrando em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista do PIBID (Programa de Bolsas de Iniciação a Docência) por dois anos, Integrante do Projeto de pesquisa O Uso da Música Contemporânea na Escola: O Caso da Cidade De Sobral - CE coordenado pela professora Adeline Stervinou, em 2014. Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) no projeto de pesquisa intitulado: Estudo sobre as práticas musicais em espaços não institucionalizados no Canadá e no Brasil: formação humana e desenvolvimento através da Educação Musical em comunidades de situação de vulnerabilidade social. Entre os grupos que participou Integrou o Quinteto Cearense no qual representou o Brasil na 25 Edição do festival Eurochestries realizado na cidade de Pons na região de Charente-Maritime na França, no ano de 2014. No ano de 2017 com o grupo Lágrimas da PS participou do Festival Trompetes de Prata da Volga na cidade de Sysran na Rússia. Passou por vários festivais de música e por vários professores renomados, entre eles o Festival Jazz e Blues, Festival Música na Ibiapaba, Festival Cordas Ágio e Festival Eurochestries, este último participou das 4 edições da América Latina. Entre os professores teve aula com Tarcísio Sardinha, Eduardo Holanda, Thiago Almeida, Míqueias dos Santos, Nélio Costa, Luiz José e Zé Paulo Becker. Atualmente atua como professor de contrabaixo elétrico da Escola de Música de Sobral desde o ano de 2023
Informações coletadas do Lattes em 04/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado interrompido em 2024 em Música
2021 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Formação através da música popular: Método aplicado na disciplina cavaquinho e bandolim na Universidade Federal do Ceará, campus - Sobral
Orientador: Jean Joubert Freitas Mendes
Ano de interrupção: 2024
Graduação em Música
2014 - 2019
Universidade Federal do Ceará
Título: A participação em grupos artístico-musicais dos discentes do Curso de Música ? Licenciatura da UFC, campus Sobral: investigando práticas e vivências formativas.
Orientador: Dr. Marcelo Mateus de Oliveira
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Formação complementar
2013 -
Extensão universitária em Orquestra da UFC Campus de Sobral. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2020 - 2020
Composição e Arranjo. (Carga horária: 15h). , Festival Internacional de Música em Casa, FIMUCA, Brasil.
2020 - 2020
Contrabaixo. (Carga horária: 30h). , Festival Internacional de Música em Casa, FIMUCA, Brasil.
2020 - 2020
Produção Musical. (Carga horária: 15h). , Festival Internacional de Música em Casa, FIMUCA, Brasil.
2020 - 2020
Bandolim e Cavaquinho. (Carga horária: 20h). , Festival Internacional de Música em Casa, FIMUCA, Brasil.
2018 - 2018
Música de Câmara. (Carga horária: 12h). , II Encontro de Cordas Flausino Valle, II ECFV, Brasil.
2018 - 2018
Contrabaixo. (Carga horária: 12h). , II Encontro de Cordas Flausino Valle, II ECFV, Brasil.
2018 - 2018
Orquestra de Cordas do IIECFV. (Carga horária: 12h). , II Encontro de Cordas Flausino Valle, II ECFV, Brasil.
2016 - 2016
I Fórum Diz JuventudeS: Construindo o VII JUBRA na Região Norte do Ceará. (Carga horária: 4h). , Centro de Educação a Distância, CED, Brasil.
2015 - 2015
Prática de Orquestra. (Carga horária: 40h). , Festival Cordas Ágio, FCA, Brasil.
2015 - 2015
Oficina de Contrabaixo. (Carga horária: 40h). , Festival Cordas Ágio, FCA, Brasil.
2015 - 2015
Master Class de Regência Orquestral. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2015 - 2015
As competências do professor de instrumento nos conservatórios franceses. (Carga horária: 3h). , II Conferência Internacional de Educação Musical de Sobral, II CIEMS, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Recursos Eletrônicos para a Produtividade Acadêmica com Ênfase em Música. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2013 - 2013
Reparo e Manutenção de instrumentos de cordas. (Carga horária: 12h). , Escola de Música Maestro José Wilson Brasil, EMMJWB, Brasil.
2013 - 2013
Regência Orquestral. (Carga horária: 6h). , I Conferência Internacional de Educação Musical, I CIEMS, Brasil.
2013 - 2013
Prática de Conjunto de Choro. (Carga horária: 12h). , X Festival Música na Ibiapaba, XFMI, Brasil.
2013 - 2013
Prática de conjunto de MPB. (Carga horária: 12h). , Escola de Música Maestro José Wilson Brasil, EMMJWB, Brasil.
2009 - 2013
Língua Inglesa. (Carga horária: 400h). , Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, PCLE, Brasil.
2012 - 2012
Prática de Samba e Choro. (Carga horária: 20h). , Escola de Cultura, Comunicação, Ofício e Artes Francisco Augusto Pontes, ECCOAFAP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
VIANA, W. F. . Semana de Integração do curso de Licenciatura em Música. 2016. (Outro).
LOPES, D. M. N. ; CARREIRO, J. R. R. ; NASCIMENTO, M. A. T. ; BOTELHO, R. V. ; VIANA, W. F. . Mesa Redonda: Música e Inclusão. 2016. (Outro).
VIANA, W. F. . II Conferência Internacional de Educação em Sobral. 2015. (Outro).
VIANA, W. F. . Semana de Integração do curso de Licenciatura em Música. 2015. (Outro).
VIANA, W. F. . II Mostra PIBID Música. 2015. (Outro).
VIANA, W. F. . Festival Internacional de Orquestras Jovens Eurochestries, 2ª edição latino-americana. 2015. (Festival).
Participação em eventos
IV Encontro de Cordas Flausino Valle.Contrabaixo. 2020. (Oficina).
IV Encontro de Cordas Flausino Valle. 2020. (Outra).
4ª Edição na América Latina do Festival Internacional de Orquestras de Jovens - Eurochestries, em Sobral e 30ª edição mundial..Instrumentista. 2019. (Outra).
I Jornada Fladem Brasil. 2018. (Outra).
II Conferência Internacional de Educação Musical De Sobral - II CIEMS..Participante em mini-cursos e ouvinte nas mesas redondas, apresentações de trabalhos e nas apresentações musicais.. 2015. (Outra).
25° Eurochestries.Membro do Quinteto Cearense. 2014. (Outra).
24° Eurochestries.Membro da orquestra. 2013. (Outra).
I Conferência Internacional de Educação Musical de Sobral - CIEMS.Participante em mini-cursos e ouvinte nas mesas redondas, apresentações de trabalhos e nas apresentações musicais.. 2013. (Outra).
Participação em bancas
VIANA, W. F.. Os Aspectos Formativos do Choruarú da Escola de Musica de Sobral. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Ceará.
Produções bibliográficas
-
VIANA, W. F. . A participação em grupos artístico-musicais dos discentes do curso de música - licenciatura da UFC, campus Sobral: investigando práticas e vivências formativas.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CUNHA, J. ; SEGUNDO, H. ; LOPES, I. ; RODRIGUES, R. ; VIANA, W. F. . O Uso da Música Contemporânea na Escola: O Caso da Cidade De Sobral - CE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VIANA, W. F. ; MELO, V. N. . O Ensino de Canto Coral na Escola Dinorah Tomaz Ramos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NASCIMENTO, J. M. ; SILVA, D. P. V. ; VIANA, W. F. . A Iniciação à Docência Através do PIBID. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
VIANA, W. F. ; ALVES, S. S. . Divas do POP. 2020. Arranjo.
VIANA, W. F. . Brasileirinho: O Choro contemporâneo do meu Brasil. 2020. Interpretação.
VIANA, W. F. . Concerto de Abertura da 30º edição Mundial e 4º edição Sul americana do Festival Eurochestries. 2019. Interpretação.
VIANA, W. F. . Concerto da Orquestra Sinfônica da UFC - Sobral. 2019. Interpretação.
VIANA, W. F. . Concerto de encerramento da 30ª edição Mundial e 4º edição Sul americana do Festival Eurochestries. 2019. Interpretação.
VIANA, W. F. . RegenciaMus. 2016. Interpretação.
VIANA, W. F. . Abril Musical. 2016. Interpretação.
VIANA, W. F. . Abril Musical. 2016. Interpretação.
VIANA, W. F. . Concertos Sesc Partituras. 2015. Interpretação.
VIANA, W. F. . EncontraMus. 2015. Interpretação.
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Cidadania Artística e Interculturalidade na Educação Musical, Descrição: Grupo de pesquisa intitulado Cidadania Artística e Interculturalidade na Educação Musical coordenado pela doutora Nan Qi. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wellington Freitas Viana - Coordenador / Nan Qi - Integrante.
-
2016 - 2018
Estudos sobre as práticas musicais em espaços não institucionalizados no Canadá e no Brasil: formação humana e desenvolvimento através da educação musical em comunidades de situação de vulnerabilidade socia, Descrição: Projeto de Cooperação Internacional com a Universidade Laval (Quebec/Canadá) através do Laboratório de Pesquisa em Formação Auditiva e Didática Instrumental (LaRFADI) e o Grupo de Pesquisa em Educação, Artes e Música (PesquisaMus/UFC-Campus de Sobral). Este projeto visa constituir uma equipe interdisciplinar de pesquisa composta por estudantes de pós-graduação e pesquisadores canadenses e brasileiros onde a missão será de estudar as práticas musicais, pedagógicas, culturais e sociais de espaços não institucionalizados que utilizam a educação musical como fator significativo para a formação humana e motivação ao desenvolvimento social de jovens oriundos de comunidades de vulnerabilidade social no Canadá e no Brasil com o objetivo de realizar um estudo etnográfico internacional (Canadá e Brasil) que permita elaborar, a partir de um corpus variado de dados emergentes do campo, uma metodologia original, permitindo assim, estudar este campo em uma perspectiva intercultural e interdisciplinar. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Wellington Freitas Viana - Integrante / Marco Antonio Toledo Nascimento - Coordenador / Denislene Maria Noronha Lopes - Integrante / Gabriel Nunes - Integrante / Francis Dubé - Integrante / Leandro Libardi Serafim - Integrante / José Rones Rodrigues Carreiro - Integrante / Lucas de Souza Teixeira - Integrante / Raul de Vasconcelos Botêlho - Integrante.
-
2015 - 2015
O Uso da Música Contemporânea na Escola: O Caso da Cidade De Sobral - CE, Descrição: Projeto ocorrido no ano de 2015 com os alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) da UFC Sobral, onde foram levadas músicas contemporâneas para as salas de aulas de artes da educação básica da cidade de Sobral. Foi escolhido o Albúm Clara Crocodilo do compositor Arrigo Barnabé e houve três etapas de aplicação: contextualização, apreciação e prática do repertório.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wellington Freitas Viana - Integrante / Juliana Cunha - Integrante / Helixandré Segundo - Integrante / Ivan Lopes - Integrante / Rones Rodrigues - Integrante / Adeline Annalyse Marie Stervinou - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - 2022
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado
2016 - 2018
Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e TecnológicoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica e Tecnológica, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
2022 - 2022
Universidade Federal do CearáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor-pesquisador, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor colaborador da disciplina Instrumento Complementar I - Cavaquinho, Bandolim, Violão e Flauta no curso de Música da UFC em Sobral no semestre letivo 2022.1 com a carga horaria de 32h. (Disciplina fez parte da pesquisa de mestrado do autor).
2020 - 2020
Universidade Federal do CearáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor colaborador da disciplina Instrumento Complementar I - Cavaquinho no curso de Música da UFC em Sobral no semestre letivo 2020.1 com a carga horaria de 32h.
2014 - 2016
Universidade Federal do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação a Docência (PIBID), Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
2019 - 2019
Orquestra Sinfônica de Jijoca de JericoacoaraVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de contrabaixo e violoncelo, Carga horária: 40
2020 - 2022
Espaço da MúsicaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Música, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor de Violão, cavaquinho, contrabaixo, guitarra, harmonia, improvisação e teoria musical.
2022 - 2022
Casulo da MúsicaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor de Violão, Guitarra e Contrabaixo Elétrico.
2023 - 2024
Escola de Música de SobralVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Facilitador do Curso de Contrabaixo Elétrico, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Wellington Freitas Viana e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?