Thiago Augusto da Silva
Mestrando em engenharia mecânica pela UNICAMP. Pós graduado em gestão de processos industriais, Pós graduado em docência do ensino superior, Pós graduado em Gestão de projetos. Graduado em Engenharia de produção pela Centro universitário de Jaguariúna. Gestor há mais de 6 anos na função de assessor do curso de engenharia de produção. Engenheiro de projetos. Responsável pela gestão do curso junto com a coordenação. Responsável pelo planejamento de preparação da turma ENADE, conseguindo elevar a nota de 3 para 4 no MEC, sendo a nota mais alta em 12 anos de curso. Conhecimento em criação de grade curricular dos alunos, ensalamentos e redução de custos administrativos. Conhecimento da diretriz curricular nacional. Possui habilidades para o trabalho em equipe, resolução de problemas, resiliência e dinâmica para mudança de estratégia em curto prazo. Contrato de 3 meses para trabalhar com redução de custos acadêmicos dentro do curso de engenharia de produção de todas as instituições do Brasil. Professor no centro universitário de Jaguariúna com 8 anos de experiência, lecionando atualmente as disciplinas de processos de fabricação, gestão de projetos, CAD 3D Solid Works avançado. Experiência com mais de 8 anos em melhorias de processos de usinagem e manufatura, com foco em redução de custos de fabricação, organização de layout produtivo e balanceamento de linha.
Informações coletadas do Lattes em 03/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Engenharia mecânica
2018 - Atual
Universidade de Campinas
Título: A influência do cromo na usinabilidade da liga de ferro fundido branco
Orientador: Amauri Hassui
Coorientador: Amauri Hassui.
Especialização em Gestão de Projetos
2022 - 2022
Faculdade Anhanguera
Título: Não houve trabalho de conclusão
Especialização em MBA- Gestão de Processos Industriais
2014 - 2015
Faculdade Politécnica de Campinas
Título: ANÁLISE DO DESGASTE DE FERRAMENTAS DE CBN E METAL DURO NA USINAGEM DA LIGA DE COBALTO TRIBALOY® T-800
Orientador: prof. Dr. Roney Madureira
Especialização em Docência do Ensino Superior
2012 - 2013
faculdade jaguariúna
Título: CONHECIMENTO TÉCNICO: UM DIFERENCIAL PARA COMPETIÇÃO NO SETOR DE USINAGEM
Orientador: Magnania Cristiane Pereira Costa
Graduação em Engenharia de Produção
2008 - 2013
faculdade jaguariúna
Título: PLM um diferencial competitivo: Requisitos importantes para implantação
Orientador: Renato Monaro Garrido
Formação complementar
2019 - 2019
Lean Manufacturing. (Carga horária: 40h). , R&L Associados, R&L, Brasil.
2013 - 2013
Básico Geral Torneamento/ Corte & Canal. (Carga horária: 8h). , WALTER DO BRASIL, WALTER, Brasil.
2013 - 2013
Básico geral Torneamento/Roscamento. (Carga horária: 8h). , WALTER DO BRASIL, WALTER, Brasil.
2013 - 2013
Básico Geral FUração/ Mandrilamento/ Alargamento com pastilhas intercambiáv. (Carga horária: 16h). , WALTER DO BRASIL, WALTER, Brasil.
2012 - 2012
TREINAMENTO BÁSICO DE ROTATIVAS. (Carga horária: 10h). , WALTER DO BRASIL, WALTER, Brasil.
2011 - 2011
Ferramentas de PCD e PCBN. (Carga horária: 8h). , WALTER DO BRASIL, WALTER, Brasil.
2011 - 2011
Furação com brocas Inteiriças de metal duro. (Carga horária: 8h). , WALTER DO BRASIL, WALTER, Brasil.
2011 - 2011
Rosqueamento. (Carga horária: 8h). , WALTER DO BRASIL, WALTER, Brasil.
2011 - 2011
Fresamento com fresas inteiriças de metal duro. (Carga horária: 8h). , WALTER DO BRASIL, WALTER, Brasil.
2008 - 2008
AUTO CAD 2004. (Carga horária: 40h). , FWN TREINAMENTOS, FWN, Brasil.
2004 - 2004
TORNEARIA I. (Carga horária: 120h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
2004 - 2004
Programador e Operador de Torno CNC. (Carga horária: 120h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
2003 - 2003
Tecnologia Mecânica. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
2003 - 2003
Leitura e Interpretação de Desenho. (Carga horária: 80h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
2003 - 2003
Controle dimensional. (Carga horária: 30h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Organização de eventos
SILVA, T. A. ; CAVALARI, S. J. . I - WorkShop mostra de projetos Engineering Day. 2022. (Exposição).
SILVA, T. A. ; CAVALARI, S. J. . II - WorkShop mostra de projetos Engineering Day. 2022. (Exposição).
SILVA, T. A. ; CAVALARI, S. J. ; DELGADO NETO, G. G. . X - WorkShop mostra de projetos production Day. 2019. (Exposição).
SILVA, T. A. ; CAVALARI, S. J. ; DELGADO NETO, G. G. . XI - WorkShop mostra de projetos production Day. 2019. (Exposição).
SILVA, T. A. ; CAVALARI, S. J. ; DELGADO NETO, G. G. . IX- WorkShop mostra de projetos production Day. 2018. (Exposição).
CAVALARI, S. J. ; SILVA, T. A. ; DELGADO NETO, G. G. . VII WorkShop mostra de projetos production Day. 2017. (Exposição).
DELGADO NETO, G. G. ; SILVA, T. A. ; CAVALARI, S. J. . VIII - WorkShop mostra de projetos production Day. 2017. (Exposição).
SILVA, T. A. ; CAVALARI, S. J. ; DELGADO NETO, G. G. . VI WorkShop mostra de projetos production Day. 2016. (Exposição).
Participação em eventos
WorkShop.Melhoria na Qualidade e no processo de trabalho da usinagem de eixo de comando e conjunto balanceiro. 2005. (Outra).
Produções bibliográficas
-
BLUM GARCÍA, XIMENA ; CARLOS GENUINO GONÇALVES, LUIZ ; DA SILVA, THIAGO AUGUSTO ; HASSUI, AMAURI . COMPARATIVO DO DESGASTE EM FRESAS DE METAL DURO COM REVESTIMENTO NA USINAGEM DA LIGA ASTM F75. In: COBEF 2019, 2019. 10º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação.
-
SILVA, T. A. . CIDADANIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SILVA, T. A. . Desenho auxiliado por computador 3D. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
SILVA, T. A. . CAM- Computer Aided Manufacture. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EnsinoTécnico).
SILVA, T. A. . Princípios da mecânica. 2016. .
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Centro Universitário UniedukVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de projetos, Carga horária: 13
Outras informações:
Engenheiro de projetos responsável pela melhoria institucional em preventivas de máquinas, desenvolvimento de projetos de laboratórios e projetos de máquinas mecânicas. Responsável pelo custo total de projetos, cronograma e acompanhamento integral dos projetos.
2014 - Atual
faculdade jaguariúnaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Nível F, Carga horária: 19
Outras informações:
Professor titular das disciplinas de:
Processos de usinagem 1
Processos de usinagem 2
Desenho técnico mecânico
Desenho auxiliado por computador(Solid Works, Solid Edge e NX)
CAM- Manufatura auxiliada por computador no software NX Siemens.
Resistência dos materiais
Materiais para engenharia
Gestão de projetos
2023 - Atual
MB GroupVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de processos, Carga horária: 44
Outras informações:
Gestor dos departamentos de engenharia de processos e engenharia da qualidade com foco em redução de custos produtivos, eficiência de máquinas e assegurar a qualidade total dos processos e produtos com implementação das ferramentas de qualidade e indicadores de desempenho.
2019 - 2020
Kroton - Anhanguera EducacionalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor Acadêmico, Carga horária: 44
Outras informações:
Consultor acadêmico com contrato de 3 meses para a melhoria institucional. Responsável pela diminuição dos custos acadêmicos e elaboração de grades horarias do curso de engenharia de produção.
2016 - 2020
faculdade jaguariúnaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gestor Acadêmico, Carga horária: 10
Outras informações:
Gestor responsável pelo curso de engenharia de produção. Elaboração de grade acadêmica e melhorias internas do curso. Responsável pelos custos diretos do curso, contratação de novos professores e demissão. Responsável pela gestão de disciplinas e projetos acadêmicos, seguindo diretrizes do MEC e PPC do curso.
2012 - 2018
Anhanguera FerramentasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de usinagem Vendedor técnico externo, Carga horária: 44
Outras informações:
Responsável pelo desenvolvimento de melhorias de usinagem em clientes externos, trabalhando com processos de torneamento, fresamento, furação e rosqueamento. Responsável pela abertura de novos clientes e atendimento técnico para resolver problemas relacionados a usinagem. Técnico responsável pelos treinamentos em clientes relacionados a dados de cortes, materiais de ferramentas, refrigeração e custos de usinagem.
2009 - 2010
Tenneco AutomotiveVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Operador de produção, Carga horária: 44
2005 - 2008
MAHLE Metal LeveVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Operador de máquinas, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Thiago Augusto da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?