Diala Alves de Sousa
Possui graduação (Licenciatura/Bacharelado) em Enfermagem pela UERN
(2007). Pós-Graduação em Saúde da Família pela UVA-CE (2010). Pós-Graduação em Unidade de Terapia Intensiva pela UVA-CE (2013). Pós-Graduação em Docência do
Ensino Superior Pela FAK-CE (2015). Pós-Graduação em Qualidade e Segurança no Cuidado ao paciente pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa-SP. Mestre em
Terapia Intensiva Pelo IBRATI-SP (2015). OFFICIAL COORDINATOR AREA TO THE EMERGENCIST-SP
(2017). Doutorado Profissionalizante em Terapia Intensiva pela Associação Brasileira de Terapia Intensiva - SOBRATI.
(2018 ). Doutor Honoris Causa em Terapia Intensiva pela SOBRATI (2017). Docente de Pós-Graduação e Cursos Técnicos Profissionalizantes (áreas da saúde e educação).
Informações coletadas do Lattes em 29/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Terapia intensiva
2016 - 2018
Associação Brasileira de Terapia Intensiva
Título: A prevenção no cuidado com as lesões por pressão no âmbito das Unidades de Terapia Intensiva.
Orientador: Dra Maria Helena Rodrigues de Barros Wanderley
Mestrado profissional em Terapia Intensiva
2013 - 2015
INSTITUTO BRASILEIRO DE TERAPIA INTENSIVA
Título: O PROCESSO PREVENTIVO DO CUIDADO INTENSIVO NAS ÚLCERAS POR PRESSÃO: Um novo olhar dos profissionais., Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Ms. Maria Helena Rodrigues de Barros Wanderley
Especialização em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente
2015 - 2016
Hospital Sirio-Libanes
Título: Uma Construção inovadora para a assistência segura em saúde.
Orientador: Ms. Maria de Fátima Vasques Monteiro
Especialização em Docência do Ensino Superior
2012 - 2015
Faculdade Kurios
Título: EDUCAÇÃO EM SAÚDE: passos lentos de uma realidade
Orientador: Dr. Wilson Tadeu de Barros
Especialização em Enfermagem em U.T.I.
2012 - 2013
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: CUIDADOS DE ENFERMAGEM NAS ÚLCERAS POR PRESSÃO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: Dimensão na prevenção.
Orientador: Ms Martha Maria Macêdo Bezerra
Especialização em Especialização em Saúde da Família
2009 - 2010
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: Atualização das práticas educativas na prevenção da DST's/AIDS: (re)visitando a unidade básica de saúde
Orientador: Dr Modesto Leite Rolim Neto
Graduação em Enfermagem
2003 - 2007
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PREVENÇÃO DAS DST's/AIDS EM ADOLESCENTES NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO CENTRO DE APOIO INTEGRADO A CRIANÇA, MOSSORÓ - RN: conhecendo a realidade
Orientador: Ms.Luzia Cecília de Medeiros
Formação complementar
2017 - 2018
curso de capacitacao docente em educacao permanente em saude. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP-CE, Brasil.
2015 - 2015
Método Canguru e Atenção Básica. (Carga horária: 30h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2015 - 2015
Classificação de Risco em Urgência e Emergência. (Carga horária: 120h). , H2E2 Consultoria Educacional, H2E2, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação de Tutores em Atenção Humanizada ao RN. (Carga horária: 40h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2015 - 2015
Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.
2014 - 2015
Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde do Trabalhador. (Carga horária: 180h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.
2014 - 2014
Atenção à Saúde do Recém-Nascido de Risco. (Carga horária: 45h). , USP, USP, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação em Planejamento Reprodutivo. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras Seção Ceará, ABENFO-CE, Brasil.
2013 - 2013
Vigilância Epidemiológica no Âmbito Hospitalar. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP-CE, Brasil.
2009 - 2009
Auditoria em Saúde para Enfermeiros. (Carga horária: 40h). , Conselho Regional de Enfermagem do Céara, COREN-CE, Brasil.
2009 - 2009
Informática. (Carga horária: 130h). , News Center Informática, NCI, Brasil.
2008 - 2008
Assistência de Enfermagem no Bloco Cirúrgico. (Carga horária: 40h). , Conselho Regional de Enfermagem do Céara, COREN-CE, Brasil.
2007 - 2007
Como eu trato em Reumatologia e Ortopedia. (Carga horária: 40h). , Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte Ce, FMJ, Brasil.
2006 - 2006
Curso Introdutório para PSF. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Semiologia em Enfermagem. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
AIDPI. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Normatização do Trabalho Científico. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
1992 - 1992
Auxiliar de Enfermagem. (Carga horária: 1308h). , Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, HMSVP, Brasil.
1984 - 1985
Curso de Inglês. , York School, YS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino Profissionalizante.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Docente Pós-Graduação na Área de Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Clínica Médica Pediátrica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Atenção Primária.
Participação em eventos
XXV Feira Internacional da Saúde; X Congresso Hospitalar de Emergência e terapia intensiva. 2018. (Congresso).
Oficina de Capacitação em sistemas de notificação e monitoramento de infecções hospitalares e segurança do paciente.Capacitação em sistemas de notificação. 2016. (Oficina).
XXIII Feira Internacional da Saúde;VIII Congresso Brasileiro Hospitalar de Terapia Intensiva. Terapia Intensiva. 2016. (Congresso).
Hemovigiância " Validação do Ato Transfusional e Notificação.Hemovigilância. 2014. (Oficina).
VI Reunião do Fórum Estadual da Rede Cegonha. 2014. (Outra).
I Seminário Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno. 2013. (Seminário).
I Seminário Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno - Núcleo de Atenção Primária à Saúde. 2013. (Seminário).
V Congresso Hospitalar de Emergência e Terapia Internacional- XX Feira Hospitspitalar. 2013. (Outra).
I Jornada Multidisciplinar de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente. 2012. (Outra).
X Semaana Nacional de Estomatoterapia, X Jornada Cearense de Estomatoterapia, Associação Brasileira de Estomatoterapia. 2012. (Congresso).
II Semana de Enfermagem do Hospital Infantil Municipal Maria Amélia Bezerra de Menezes "Fortalecendo a Saúde Mental do Trabaabalhador". 2011. (Outra).
I Semana de Enfermagem do Hospital Infantil Municipal Maria Amélia Bezerra de Menezes. 2010. (Outra).
37 Semana Mossoroense de Enfermagem - ABEN. 2007. (Outra).
Curso de Enfermagem em Feridas ABEN. 2007. (Outra).
Curso de Nutrição em Enfermagem. 2007. (Outra).
Curso Reanimação Cárdio-Pulmonar - Aben. 2007. (Outra).
I Congresso Sul Cearense de Cardiologia e Cardiometabologia. 2007. (Congresso).
I Jornada Mossoroense de Dor. 2007. (Outra).
Seminário: Discutindo a Reforma Psiquiátrica no Âmbito da Faculdade de Enfermagem. 2006. (Seminário).
VIII Simpósio de Pesquisa e Extensão no Âmbito do XIII Encontro de Pesquisa e Extensão (ENCOPE). 2006. (Simpósio).
Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 2005. (Congresso).
Curso de Atualização e Educação em Diabetes Melítus. 2005. (Outra).
Curso de Relações Humanas. 2005. (Outra).
Forúm de Mortalidade Materna e Neonatal. 2005. (Outra).
I Encontro Mossoroense sobre Saúde Mental. 2005. (Encontro).
III Seminário Temático do dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. 2005. (Seminário).
II Semana de Humanização da Saúde e Educação. 2005. (Outra).
I Jornada de Hanseníase do Cariri. 2005. (Outra).
I Seminário de Treinamento Hospitalar: Suporte Nutricional Parenteral e Técnicas de Curativos. 2005. (Seminário).
Palestra Controle de Infecção Hospitalar. 2005. (Outra).
Seminário do Coren-RN. 2005. (Seminário).
Seminário Norte Rio Grandense de Segurança e Saúde do Trabalhador. 2005. (Seminário).
VII Jornada de Iniciação Científica/ XII Encontro de Pesquisa e Extensão (ENCOPE). 2005. (Outra).
XVIII Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do RN. 2005. (Outra).
IV Conferência Municipal de Saúde de Mossoró. 2004. (Outra).
Palestra Primeiros Socorros. 2004. (Outra).
Semana Brasileira de Enfermagem. 2004. (Outra).
Seminário do Coren-RN. 2004. (Seminário).
XXV Encontro Regional dos Estudantes de Enfermagem Nordestes. 2004. (Encontro).
Oficina de Vigilância Epidemiológica. 2003. (Oficina).
Semana de Enfermagem do RN. 2003. (Outra).
VI Jornada de Iniciação Científica no Âmbito do X Encontro de Pesquisa e Extensão (ENCOPE). 2003. (Outra).
XIV Congresso Estadual de Enfermagem. 2003. (Congresso).
XXIV Encontro Regional dos Estudantes de Enfermagem. 2003. (Encontro).
Orientou
A incidência de lesão por pressão em UTI no Brasil: uma revisão integrativa; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em terapia intensiva) - Centro de ensino em saude,; Orientador: Diala Alves de Sousa;
Cuidados no pós operatório imediato de cirurgia cardíaca na revascularização da raiz da aorta; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em terapia intensiva) - Centro de ensino em saude,; Orientador: Diala Alves de Sousa;
A importância dos cuidados paliativos em unidade de terapia intensiva; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em terapia intensiva) - Centro de ensino em saude,; Orientador: Diala Alves de Sousa;
Prevenção de lesão por pressão na unidade de terapia intensiva; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em terapia intensiva) - Instituto multidisciplinar brasileiro de educação em saúde,; Orientador: Diala Alves de Sousa;
Perfil epidemiologico da morbimortalidade hospitalar entre idosos do estado de Pernambuco 2020; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em terapia intensiva) - Centro de ensino em saude,; Orientador: Diala Alves de Sousa;
Enfermagem obstetrica: uma revisão de literatura sobre a atuação da obstetriz a pacientes graves durante a pandemia Sarc-CoV-2; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em terapia intensiva) - Centro de ensino em saude,; Orientador: Diala Alves de Sousa;
Importância das ações em cuidado humanizado na UTI adulto pela equipe de enfermagem; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em terapia intensiva) - Instituto multidisciplinar brasileiro de educação em saúde,; Orientador: Diala Alves de Sousa;
Atuação do enfermeiro frente a pacientes acometidos com AVC em unidade de terapia intensiva; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em terapia intensiva) - Instituto multidisciplinar brasileiro de educação em saúde,; Orientador: Diala Alves de Sousa;
Os cuidados de Enfermagem em pacientes com infarto agudo do miocárdio em unidade de terapia intensiva; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em terapia intensiva) - Instituto multidisciplinar brasileiro de educação em saúde,; Orientador: Diala Alves de Sousa;
A importância da adesão às medidas de Bundles para a prevenção de pneumonia a ventilação mecânica: Revisão integrativa de literatura; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em terapia intensiva) - Instituto multidisciplinar brasileiro de educação em saúde,; Orientador: Diala Alves de Sousa;
Utilização da oxigenoterapia não invasiva em emergências hospitalares: um olhar pelo fisioterapeuta; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em terapia intensiva) - Instituto multidisciplinar brasileiro de educação em saúde,; Orientador: Diala Alves de Sousa;
Gravidez em tempo de pandemia: riscos e complicações; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em terapia intensiva) - Instituto multidisciplinar brasileiro de educação em saúde,; Orientador: Diala Alves de Sousa;
A importância dos enfermeiros durante a assistência na unidade de terapia intensiva em hospitais públicos; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em terapia intensiva) - Instituto multidisciplinar brasileiro de educação em saúde,; Orientador: Diala Alves de Sousa;
A humanização do cuidado de enfermagem frente a utilização de tecnologias em UTI; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em terapia intensiva) - Centro de ensino em saude,; Orientador: Diala Alves de Sousa;
A comunicação entre a enfermagem e os pacientes em UTI: dilemas e conflitos; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em terapia intensiva) - Instituto multidisciplinar brasileiro de educação em saúde,; Orientador: Diala Alves de Sousa;
Riscos ocupacionais e saúde do trabalhador durante a pandemia do covid-19; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em terapia intensiva) - Instituto multidisciplinar brasileiro de educação em saúde,; Orientador: Diala Alves de Sousa;
A importância do uso de EPIs pelos profissionais de enfermagem na UTI; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em terapia intensiva) - Instituto multidisciplinar brasileiro de educação em saúde,; Orientador: Diala Alves de Sousa;
O luto que acomete os enfermeiros durante o processo de trabalho em uma unidade de terapia intensiva neonatal; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em terapia intensiva) - Instituto multidisciplinar brasileiro de educação em saúde,; Orientador: Diala Alves de Sousa;
Susceptibilidade a síndrome de Burnout em profissionais de enfermagem atuantes em unidades de terapia intensiva; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em terapia intensiva) - Instituto multidisciplinar brasileiro de educação em saúde,; Orientador: Diala Alves de Sousa;
Produções bibliográficas
-
SOUSA, D. A. ; Cordeiro, K. J . Promovendo saúde e segurança de enfermeiros intensivitas na pandemia por covid-19. Revista de divulgação científica Sena Aires (REVISA), Valparaíso de Goiás, p. 3 - 3, 20 mar. 2023.
-
SOUSA, D. A. ; Reis, V. . A incidência de lesão por pressão em UTI no Brasil: uma revisão integrativa. Revista de divulgação científica Sena Aires (REVISA), Valparaíso de Goiás, p. 3 - 3, 23 fev. 2023.
-
SOUSA, D. A. ; HOLANDA, S. C. C. . Principais fatores que alteram a qualidade do sono e as consequências na vida de enfermeiros que atuam na unidade de terapia intensiva. Revisa, 10 out. 2022.
-
SOUSA, D. A. . Educação permanente uma tecnologia em saúde. In: I congresso Norte e Nordeste de Saúde Baseada em Evidências, 2015, Crato - ce. I congresso Norte e Nordeste de Saúde Baseada em Evidências, 2015.
-
SOUSA, D. A. . Projeto Acolhe Gestante: fortalecendo o vínculo com a maternidade. In: XII Congresso das secretarias municipais de saúde do ceará, 2013, Fortaleza. COSEMS, 2013.
-
SOUSA, D. A. . Diagnóstico sócio-econômico da pessoa com deficiência, residentes da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde Dr Cid Salém Duarte da Costa - Abolição IV. In: XIII Encontro de Pesquisa e Extensão(ENCOPE), 2006, Mossoró-RN. XIII Encontro de Pesquisa e Extensão (ENCOPE), 2006.
-
SOUSA, D. A. . Aborto: uma decisão difícil.. In: VII Jornada de Iniciação Científica no âmbito do XI Encontro de Pesquisa e Extensão (ENCOPE), 2005, Mossoró-RN. Xi Encontro de Pesquisa e Extensão (ENCOPE), 2005.
-
SOUSA, D. A. . O Inter-relacionamento Social Existente em Favelas de Mossoró-RN. In: VI Jornada de Iniciação Científica no âmbito do X Encontro de Pesquisa e Extensão (ENCOPE), 2004, Mossoró-RN. X Encontro de Pesquisa e Extensão (ENCOPE), 2004.
-
SOUSA, D. A. ; PAGANINI, E. . O papel do enfermeiro no atendimento inicial da parada cardiorrespiratória e os cuidados pós parada. REVISTA FISIO&TERAPIA , 2023.
-
SOUSA, D. A. . Projeto Acolhe Gestante: fortalecendo o vínculo com a maternidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA, D. A. . Convulsões, Meningites e Encefalites. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA, D. A. . Diagnóstico sócio-econômico da pessoa com deficiência, residentes da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde Dr Cid Salém Duarte da Costa - Abolição IV. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUSA, D. A. . Aborto: uma decisão difícil.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, D. A. ; SOUSA, D. A. . O Inter-relacionamento Social Existente em Favelas de Mossoró-RN. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, D. A. ; WANDERLEY, M. H. R. B. ; GIMINO, N. M. R. ; LIMA, J. H. S. ; SOUSA, D. A. . A UTI do Futuro Começa Agora: uma coletânea de artigos. Curitiba: CRV, 2019 (Livro).
Outras produções
SOUSA, D. A. . Urgência e Emergência. 2015. .
SOUSA, D. A. . Feridas e Curativos. 2015. .
SOUSA, D. A. . Instrumentação Cirúrgica. 2012. .
SOUSA, D. A. . Feridas e Curativos. 2012. .
SOUSA, D. A. . Doenças Prevalentes na Infância. 2011. .
SOUSA, D. A. . Emergências Obstétricas e Pediátricas. 2011. .
SOUSA, D. A. . Urgência e Emergência Pediátrica. 2011. .
Histórico profissional
Experiência profissional
2007 - 2018
Escola Profissionalizante Francisca Nobre da CruzVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente/Preceptora do nível técnico
1996 - 1997
Hospital GastoclínicaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Enfermagem
1993 - 1994
Hospital GastoclínicaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Enfermagem
2009 - 2012
Hospital Municipal Infantil Maria Amelia Bezerra De MenezesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira da Clínica Médica
2015 - 2016
Hospital Municipal São LucasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Segurança do Paciente
2013 - 2016
Hospital Municipal São LucasVínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeira Coordenadora
Outras informações:
Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar
2013 - 2016
Hospital Municipal São LucasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Rede Cegonha
2013 - 2016
Hospital Municipal São LucasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Gerenciamento Resíduos Liquído/Sólido
2013 - 2016
Hospital Municipal São LucasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê de Prevenção de Mortalidade
Outras informações:
Mortalidade Martena-Infantil
2013 - 2016
Hospital Municipal São LucasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê Revisão de Prontuário
2013 - 2013
Hospital Municipal São LucasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira da Urgência/Emergência Pediátrica
2008 - 2008
Unidade de Diálise e Transplante Dr Raimundo BezerraVínculo: Estágio Vonluntário, Enquadramento Funcional: Enfermeira
2010 - 2014
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: H2E2 Consultoria Educaionall
2015 - 2015
Faculdades Alternativas de Santo AugustoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: H2E2 Consultoria Educaionall
2016 - 2017
Universidade PaulistaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente de Pós gradução
2017 - 2019
Escola de Saúde Pública do CearáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Curso Técnico Agente Comunitário
2015 - 2019
Faculdade Integradas de CruzeiroVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora
2016 - Atual
Faculdade CECAPVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Curso técnico em Radiologia e Saúde Bucal
2017 - 2023
Unidade Básica de Saúde Crato-CeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Diala Alves de Sousa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?