Carla Martins do Nascimento

Graduanda em História pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Pesquisadora bolsista do PIBIC - UNICAP 2016-2017, com o plano de trabalho "Cotidiano e Poder na Capitania da Nova Lusitânia (1535-1635) Fase II". Pesquisadora bolsista do PIBIC - UNICAP 2015-2016 com o plano de trabalho "Cotidiano e Poder na Capitania da Nova Lusitânia (1535-1630)".

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em História

2014 - Atual

Universidade Católica de Pernambuco

Ensino Médio (2º grau)

2001 - 2003

EREM Severino Cordeiro de Arruda

Formação complementar

2014 - 2014

50 anos do golpe e a nova agenda da justiça de tra. (Carga horária: 20h). , Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.

2014 - 2014

Documentário Militante e Espaço Urbano. (Carga horária: 9h). , Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Participação em eventos

I Seminário do Núcleo de Estudos do Mundo Atlântico. 2016. (Seminário).

V Seminário Internacional História e Historiografia.Cotidiano e poder na capitania da Nova Lusitânia. 2016. (Seminário).

X Colóquio de História da UNICAP.Pernambuco: Centro irradiador das conquistas dos sertões de fora (1591-1621). 2016. (Outra).

Congresso Nacional de educação (CONEDU). Patrimônios Militares do Recife como ferramenta de ensino. 2015. (Congresso).

I Seminário de Arqueologia e Patrimonial de Pernambuco.Forte São Tiago das Cinco Pontas: uma forma de contar a história do Recife. 2015. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • NASCIMENTO, C. M. . Patrimônios Militares que Contam Nossa História. In: VIII Colóquio de História, 2014, Recife. VIII Colóquio de História, 2014.

Outras produções

COSTA, Maria do Carmo de Caldas Dias ; NASCIMENTO, C. M. . Patrimônio Religioso do Recife. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material para-didáatico).

COSTA, Maria do Carmo de Caldas Dias ; NASCIMENTO, C. M. . Conhecendo os Patrimônios Militares do Recife. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Paradidático).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    A capitania da Nova Lusitânia no contexto do Atlântico Português (1535-1630)-FASE II, Descrição: Analisar a colonização de Pernambuco nos primeiros noventa e cinco anos de conquista. Destacando os aspectos culturais, religiosos e administrativos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carla Martins do Nascimento - Integrante / Flávio José Gomes Cabral - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    A capitania da Nova Lusitânia no contexto do Atlântico português (1535-1630), Descrição: A pesquisa busca estudar os primeiros 95 da fundação da capitania da Nova Lusitânia, gleba de terra doada por D. João III, em 1534, a Duarte Coelho e que posteriormente passaria a se chamar de Pernambuco. O forte da capitania foi a produção açucareira, que mais tarde se espraiaria por várias glebas de terras dando origem a povoados, vilas e cidades, cuja produção se beneficiou a princípio do trabalho indígena e em seguida do braço africano baseada no mesmo tipo de produção adotada pelo infante D. Henrique na Ilha da Madeira. A capitania cresceu a olhos vistos se beneficiando das rendas vindas principalmente do açúcar que atraia investidores alguns dos quais portugueses e judeus que sonhavam se tornar senhores de engenho e outros que se tornaram mercadores, oficiais mecânicos. Todo esse fluxo de pessoas que ali desembarcaram chegou também por razões variadas, cujo fenômeno não pode ser analisado deixando à margem as questões da expansão mercantil portuguesa do século XV. Dentro desse contexto, o Mar Oceano se tornou caminho privilegiado pelo qual transitaram pessoas, mercadorias, cultura, ideias, mentalidades, leis e instituições colaborando para a construção de novos espaços de sociabilidade e de confrontos, que, na realidade a pesquisa pretende investigar.A fundação dos futuros núcleos urbanos, embrião do municipalismo, teve origem nesse período obedecendo ao sistema social e político transportado do outro lado do Atlântico. Cadastro 463690-HIS-036-2015/1.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carla Martins do Nascimento - Integrante / Flávio José Gomes Cabral - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Museu de Arqueologia da UNICAP

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Produção de material didático e guia do museu, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2015

Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Elaboração de material didático, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2014

Fundação Antonio dos Santos Abrantes

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolver pesquisa no museu da UNICAP, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - Atual

Universidade Católica de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.