Marcos Paulo Dutra Santos

Mestre em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor de direito processual penal da Escola de Direito da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ), e dos Cursos Fórum/RJ e Supremo/BH. Professor convidado da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (FESUDEPERJ), da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e da Escola Superior de Administração Judiciária do Rio de Janeiro (ESAJ). Assessor de Ministro do STF em Direito Penal e Processual Penal (2015/2016). Defensor Público do Estado do Rio de Janeiro desde dezembro de 1998. Autor dos livros TRANSAÇÃO PENAL, ed. Lumen Juris, 2006; PROCESSO PENAL CAUTELAR, ed. Jus Podivm, 2011 e COLABORAÇÃO (DELAÇÃO) PREMIADA, ed. Jus Podivm, na 4ª edição (2020), além de diversos artigos doutrinários. Palestrante em Direito Processual Penal e Execução Penal.

Informações coletadas do Lattes em 29/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Direito

2002 - 2004

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: TRANSAÇÃO PENAL,Ano de Obtenção: 2006
Orientador: HUMBERTO DALLA BERNARDINA DE PINHO

Graduação em Direito

1993 - 1997

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Bolsista do(a): Bolsista desempenho acadêmico, PUC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Participação em eventos

AUDIÊNCIA PÚBLICA - COMISSÃO ESPECIAL - CÂMARA DOS DEPUTADOS - PL8045/10 CÓDIGO DE PROCESSO PENAL.Persecução Penal - Prova (PL8045/10). 2016. (Outra).

XI CICLO DE DEBATES SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL - INSTRUMENTOS E EXPERIÊNCIA NA REDUÇÃO DA CRIMINALIDADE.INSTRUMENTOS E EXPERIÊNCIAS NA REDUÇÃO DA CRIMINALIDADE. 2016. (Simpósio).

CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIAS CRIMINAIS. JUSTIÇA PENAL CONSENSUAL - TRANSAÇÃO PENAL. 2008. (Congresso).

SEMINÁRIO INTERNACIONAL - CRIME ORGANIZADO E LAVAGEM DE DINHEIRO.REPRESSÃO AO CRIME ORGANIZADO - ASPECTOS PROCESSUAIS. 2008. (Seminário).

V JORNADA JURÍDICA DO PODER JUDICIÁRIO.TRANSAÇÃO PENAL: PONTOS CONTROVERTIDOS. 2007. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • SANTOS, MARCOS PAULO DUTRA . Colaboração unilateral premiada como consectário lógico das balizas constitucionais do devido processo legal brasileiro. REVISTA BRASILEIRA DE DIREITO PROCESSUAL PENAL , v. 3, p. 131, 2017.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2016

Supremo Tribunal Federal

Vínculo: , Enquadramento Funcional: ASSESSOR DE MINISTRO, Carga horária: 50

1998 - Atual

Defensoria Publica Geral do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DEFENSOR PÚBLICO, Carga horária: 40

2016 - Atual

Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE DIREITO PROCESSUAL PENAL, Carga horária: 3

2006 - Atual

Curso Forum

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

2006 - Atual

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

2002 - Atual

Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Direito Processual Penal

2010 - Atual

Supremo Concursos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

2011 - 2015

IOB CONCURSOS MARCATO

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE DIREITO PROCESSUAL PENAL