Rebeca Ribeiro de Almeida

Enfermeira coordenadora e assistente da Unidade de Saúde da Família Alaíde Lemos. Graduada em Enfermagem pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (2017) . Pós-graduada em Saúde da Mulher com enfoque em Obstetrícia pela FTC (2018) . Durante a graduação foi estagiária na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), no programa de Estágio Não Obrigatório "O cotidiano SUS enquanto princípio educativo" na área de Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde. Foi bolsista do Programa de Reorientação na Formação Profissional da Saúde articulado ao Programa de Educação pelo trabalho para saúde (PET-SAÚDE do MINISTÉRIO DA SAÚDE) . Foi Diretora Acadêmica do AprovMed Cursos e Eventos Acadêmicos, onde participou na organização, execução e planejamento de cursos de capacitação e atualização na área de saúde .

Informações coletadas do Lattes em 03/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Enfermagem obstétrica

2018 - Atual

Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia

Graduação em Enfermagem

2011 - 2017

Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS E USUÁRIOS DA ATENÇÃO BÁSICA SOBRE O ACOLHIMENTO: uma revisão integrativa
Orientador: Prof. Drª. Noélia Silva Oliveira

Graduação interrompida em 2010 em Ciências Biológicas

2010 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Ano de interrupção: 2010

Formação complementar

2021 - 2021

CURSO DE PREVENÇÃO, MANEJO E REABILITAÇÃO DO PÉ DIABÉTICO EM USUÁRIOS PORTA. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, SESAB, Brasil.

2019 - 2019

Avaliação e tratamento de feridas. (Carga horária: 40h). , ABELINE, ABELINE, Brasil.

2016 - 2016

Reanimação Cardiopulmonar. (Carga horária: 4h). , Santa Casa de Misericórdia da Bahia, SCMB, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Abordagem e Manejo da Ferida Operatória. (Carga horária: 5h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2015 - 2015

Novas Abordagens no Tratamento de Feridas e Curativos. (Carga horária: 10h). , Educação,Consultoria e Serviços em Saúde, AED, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em A inserção do Enfermeiro em Práticas Integrativas e Terapias Complementares. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2012 - 2012

Minicurso de Reanimação Cardiopulmonar (RCP). (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Mulher.

Organização de eventos

ALMEIDA, R. R. . I Congresso Sul Baiano de Estomaterapia. 2015. (Congresso).

Participação em eventos

CURSO DE PREVENÇÃO, MANEJO E REABILITAÇÃO DO PÉ DIABÉTICO EM USUÁRIOS PORTADORES DE DIABETES,.CURSO DE PREVENÇÃO, MANEJO E REABILITAÇÃO DO PÉ DIABÉTICO EM USUÁRIOS PORTADORES DE DIABETES,. 2021. (Outra).

Implicações Éticos legais na enfermagem. 2018. (Outra).

Maio Roxo I. 2018. (Seminário).

Maio Roxo I. 2018. (Outra).

Mini curso Primeiros Socorros. 2018. (Outra).

Mini Curso Segurança na Administração de Medicamentos. 2018. (Outra).

Semana da Enfermagem da UESC "Em luta pela qualidade, reconhecimento e valorização". (2018).Percepção de puérperas acerca do aleitamento materno exclusivo. 2018. (Outra).

"Estomaterapia : História,conceitos e atuação do estomaterapeuta". 2016. (Seminário).

I Congresso Baiano de Estomaterapia - Os desafios do cuidar. 2015. (Congresso).

II Ciclo de Palestras do Departamento de Ciências da Saúde. 2015. (Outra).

II Simpósio de Ciências da Saúde e VI Seminário de Farmacologia:. 2015. (Simpósio).

16 Semana de Enfermagem da UESC. 2014. (Outra).

19 Seminário de Iniciação Científica Ética e Pesquisa da Universidade Estadual de Santa Cruz TA. 2013. (Seminário).

V Encontro de Enfermagem no Trauma. 2013. (Encontro).

VI Encontro Baiano e Sergipano dos Estudantes de Enfermagem. 2013. (Encontro).

XV Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma. 2013. (Congresso).

XXXVI Encontro Nacional dos Estudantes de Enfermagem. 2013. (Encontro).

15 Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 2012. (Congresso).

Minicurso de Reanimação Cardiopulmonar-UESC.Minicurso de Reanimação Cardiopulmonar. 2012. (Outra).

VIII Jornada do Trauma da UESC. 2012. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, R. R. ; FERREIRA, S. O. ; SANTOS, M. L. . PERCEPÇÃO DE PUÉRPERAS ACERCA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMEIDA, R. R. ; SILVA, N. O. . CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS E USUÁRIOS DA ATENÇÃO BÁSICA SOBRE O ACOLHIMENTO: uma revisão integrativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, K. R. P. ; ALMEIDA, R. R. ; FERREIRA, S. O. ; ROCHA, V. ; LAVINSKY, A. E. . Os curativos de prata no tratamento de queimadura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, R. R. ; MOREIRA, M. A. ; PEREIRA, D. M. G. G. ; FERREIRA, C. M. ; SALES, A. N. . 'Rede Cegonha: dificuldades elencadas por diretores da atenção básica e enfermeiras para sua operacionalização'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, M. L. ; ALMEIDA, R. R. ; FERREIRA, S. O. . ASSISTÊNCIA HUMANIZADA AO RECÉM - NASCIDO PREMATURO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL 2018 (artigo).

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2011

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário de Projeto de Extensão, Carga horária: 20

Outras informações:
PROJETO DE EXTENSÃO UM GRAMA DE ALEGRIA

2012 - 2014

Ministério da Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão, Carga horária: 8

Outras informações:
Bolsista do Programa de Reorientação na Formação Profissional da Saúde articulado ao Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde / Pet Saúde Rede de Atenção

2015 - 2015

Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

Vínculo: Estágio Remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2021 - Atual

USF ALAÍDE LEMOS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro coordenador e assistente de USF, Carga horária: 40

2018 - 2019

Maternidade Ester Gomes

Vínculo: Enfermeira Obstetra, Enquadramento Funcional: Enfermeira Obstetra, Carga horária: 24