Marinalva Veras Medeiros

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará-PPGED/UFPA, mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGED/UFPI, especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual do Piaui-UESPI, graduada em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Atuou como tutora de cursos a distância por dois anos consecutivos (2007/2008) do curso de Formação Continuada para Professores em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal de Ceará-UFC. Foi membro do Conselho Municipal de Educação de Teresina, representando o poder Executivo desta municipalidade. Atuou como professora substituta da Universidade Estadual do Piaui no ano de 2015, atuou como professora do curso de Pedagogia da Faculdade Evangélica do Piaui-FAEPI, no periodo de 2013 a 2018. Atualmente é professora aposentada da rede municipal de ensino de Teresina-Pi e professora efetiva do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão-CESC/UEMA. Tem experiência na área de educação, com ênfase em formação de professor, atuando principalmente nos seguintes temas: supervisão escolar, perfil pessoal e profissional, currículo, educação infantil, ludicidade, prática reflexiva e formação docente.

Informações coletadas do Lattes em 28/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2019 - 2022

Universidade Federal do Pará
Título: O lúdico no currículo do curso de pedagogia do campus de Caxias-UEMA e suas implicações na formação do professor de educação infantil.
Waldir Ferreira de Abreu. Palavras-chave: formação inicial; ludicidade; currículo; pedagogia; educação infantil.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Educação

2005 - 2007

Universidade Federal do Piauí
Título: Tecendo Sentidos e Significados Sobre a Prática Pedagógica do Supervisor Escolar
, Ano de Obtenção: 2007.Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina.Palavras-chave: Necessidades Formativas; Sessão reflexiva; Abordagem Sócio-Histórica; Supervisão escolar.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Formação Continuada para Professores do AEE

2010 - 2011

Universidade Federal do Ceará
Título: Atendimento Educacional Especializado-AEE
Orientador: Rita Vieira Figueiredo

Especialização em Especialização em Educação:Supervisão Escolar

2000 - 2001

Universidade Estadual do Piauí
Título: O papel do supervisão escolar na formação de professores
Orientador: Maria do Carmo Bezerra Leite

Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia

1993 - 1998

Universidade Federal do Piauí

Formação complementar

2018 - 2018

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2008 - 2008

Alfabetização e Letramento. (Carga horária: 108h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2008 - 2008

Formação Continuada para Professores da Educação Básica. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2007 - 2007

Formação Continuada para professores da Educação. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2001 - 2004

Programa de Desenvolvimento Continuado Parâmetros. (Carga horária: 144h). , Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SEMEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

ABREU, W. F. ; MENDES, Y. F. ; MEDEIROS, Marinalva Veras ; CARMO, N. P. ; OLIVEIRA, Q. ; EPIFANE, R. S. O. ; COELHO, M. A. S. ; REIS, M. C. C. C. . IX ENCONTRO GEPEIF DE PESQUISA E EXTENSÃO. 2023. (Outro).

MEDEIROS, Marinalva Veras . XV SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS & IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, CULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2021. (Outro).

MEDEIROS, Marinalva Veras . III Colóquio da Linha de Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais. 2020. (Outro).

MEDEIROS, Marinalva Veras . XIV Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores. 2019. (Outro).

MEDEIROS, Marinalva Veras . IX SEMINÁRIO SEMANA DA CRIANÇA. 2019. (Outro).

MEDEIROS, Marinalva Veras . III ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO. 2018. (Outro).

Participação em eventos

XVI Jornada do HISTEDBR. 2023. (Seminário).

XVI Jornada do HISTEDBR.A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: PONTOS E CONTRAPONTOS DA BNCC E BNC-FP. 2023. (Seminário).

DIALOGANDO COM ZULMA PALERMO: Pedagogias Decoloniais/insurgentes como maneiras de convocar formas de fazer, pensar o futuro do 'sul' desprendidas do patrimônio da modernidade. 2021. (Encontro).

II Seminário de Autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Educação-PPGEDQ/UFPA. 2021. (Seminário).

XV Seminário Nacional de Políticas Educacionais & IV Seminário Internacional de Política Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores com o tema central O Desmonte da Educação Pública e do Estado Brasileiro: quais as saídas possíveis?.A BNCC E A BNC-FP: PONTOS E CONTRAPONTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. (Seminário).

Ciclo de Diálogos "Pandemia e Universidade em Diálogo Internacional". 2020. (Outra).

III Colóquio da Linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educacionais.Infância, educação infantil e inclusiva nos entrelugares de processos educativos. 2020. (Outra).

III Colóquio da Linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educacionais. 2020. (Outra).

III Live do Grupo de Estudo e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia - GEPEIF.EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2020. (Outra).

II Live do Grupo de Estudo e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia - GEPEIF. 2020. (Outra).

I Live do Grupo de Estudo e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia - GEPEIF. 2020. (Outra).

VII Live do Grupo de Estudo e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia - GEPEIF. 2020. (Encontro).

I SEMINÁRIO INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO II II JORNADA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO.Programa de Formação de Professores na Amazônia Paraense: A gênese da escola Normal no Pará. 2019. (Seminário).

Seminário Políticas, Internacionalização e Direito à Educação Superior: Novos modos de regulação. 2019. (Seminário).

X Colóquio Nacional da Afirse ? Pesquisa e formação : diálogos possíveis..O LÚDICO NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS DE CAXIAS-UEMA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2019. (Outra).

XIV Seminário Nacional de Políticas e Currículo, III Seminário Internacionalização de Politicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores..DIREITO À EDUCAÇÃO PÚBLICA E A CRISE DA DEMOCRACIA. 2019. (Seminário).

XIVSeminárioNacionaldePolíticasEducacionaiseCurrículoeIIISeminárioInternacionaldePolíticasPúblicasEducacionais,CulturaeFormaçãodeProfessores.FORMAÇÃODOPROFESSORDEEDUCAÇÃOINFANTILDOCAMPUSDECAXIAS-UEMA:UMESTUDOSOBREOLÚDICONOCURRÍCULODOCURSODEPEDAGOGIA. 2019. (Seminário).

XIV Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores..FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRABALHO DOCENTE. 2019. (Seminário).

XIV Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores..FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPUS DE CAXIAS-UEMA: UM ESTUDO SOBRE O LÚDICO NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2019. (Seminário).

I Encontro de Pesquisa em Educação e Formação Humana.Cartas Pedagógicas: um diálogo interdisciplinar na academia. 2018. (Encontro).

I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA.CARTAS PEDAGÓGICAS: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAS NA ACADEMIA. 2018. (Encontro).

II Seminário Nacional da AFIRSE. 2018. (Seminário).

II Seminário Nacional da AFIRSE.Prática e Formação Profissional. 2018. (Seminário).

II Seminário Nacional da Afirse: Prática Pedagógica e Currículo: interface necessária com a pesquisa.A Pesquisa Colaborativa como Contributo para o desenvolvimento profissional de professores. 2018. (Seminário).

II Seminário Nacional da AFIRSE - Prática pedagógica e currículo: interface necessária com a pesquisa.Prática e Formação Profissional. 2018. (Seminário).

II Encontro de Pesquisadores: encontro de pesquisadores em educação.Alfabetização e Letramento. 2017. (Encontro).

II Encontro de Pesquisadores em Educação.Análise do documentário/Video: "Quando sinto que ja sei". 2017. (Encontro).

II Encontro de Pesquisadores em Educação.Entrevista na Pesquisa e Questionário. 2017. (Encontro).

IX Colóquio Nacional da AFIRSE ? Secção Brasileira.A AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE FORMAÇÃO EM CONTEXTOS DE REFLEXÃO COLETIVA COM COORDENADORES PEDAGÓGICOS. 2017. (Outra).

IX Colóquio Nacional da AFIRSE-Secção Brasileira.A avaliação como prática de formação em contextos de reflexão coletiva com coordenadores pedagógicos.. 2017. (Outra).

XVIII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2007. (Encontro).

Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica - tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Cada perfil um historia, cada historia um livro, cada livro uma vida. 2006. (Congresso).

Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica - tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. CADA PERFIL UMA HISTÓRIA, CADA HISTÓRIA UM LIVRO, CADA LIVRO UMA VIDA. 2006. (Congresso).

II Jornada Pedagógica de Parnaíba-Práticas Pedagógicas: Novas Tecnologias e Direitos Humanos. Reflexão Crítica: Chave para os problemas de formação da prática docente?. 2006. (Congresso).

II Jornada Pedagógica FAP e UFPI.Reflexão Critica: Chave para os problemas da Formação e da Prática Docente?. 2006. (Outra).

IV Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI - A pesquisa como mediação de práticas socioeducativass.Reflexividade:Um caminho possível na formação continuada?. 2006. (Encontro).

XIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. 2006. (Encontro).

II Colóquio Internacional - politicas e práticas curriculares: impasses, tendências e perspectivas..(Re)significando a atividade do supervisor escolar em processos de formação. 2005. (Outra).

XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste: educação, ciência e desenvolvimento social. 2005. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Raimundo Jose Pereira

PEREIRA, Raimundo José;MEDEIROS, Marinalva Veras. A Participação do Gestor Escolar no Processo de Elaboração do Planejamento de Ensino. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Instituto Superior de Educação Continuada.

Aluno: Joselândia do Nascimento Ferreira

FERREIRA, Joselene do Nascimento;MEDEIROS, Marinalva Veras. Os Desafios da Gestão Escolar no Processo Democrático Participativo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Instituto Superior de Educação Continuada.

Aluno: Maria de Jesus de Assis Machado Filha

MACHADO FILHA, Maria de Jesus de Assis;MEDEIROS, Marinalva Veras. A EVASÃO ESCOLAR DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CENTRO EDUCACIONAL HIGINO CUNHA EM TIMON-MA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL) - Instituto Superior de Educação Continuada.

Aluno: Milca Silva Morais Vieira

VIEIRA, M. S. M.;MEDEIROS, Marinalva Veras. A importância do processo avaliativo na gestão escolar e na prática pedagógica. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Instituto Superior de Educação Continuada.

Aluno: Edna Ferreira de Sousa Luz

LUZ, Edna Ferreira Sousa;MEDEIROS, Marinalva Veras. O fenômeno bullying como um dos fatores que pode desencadear dificuldades de aprendizagem no aluni. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Maria da Glória Araújo Silva

SILVA, Maria da Glória Araújo;MEDEIROS, Marinalva Veras. A contribuição do lúdico no processo ensino-aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Francisca Delma da Silva Costa

MORAIS, G. A. S.;MEDEIROS, Marinalva Veras; OLIVEIRA, R. N. M.. A PERCEPÇÃO DE INFÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise à luz da Psicologia Histórico-Cultural. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: NATALIA CRUZ DA SILVA

MORAIS, G. A. S.;MEDEIROS, Marinalva Veras; OLIVEIRA, R. N. M.. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: análise do desenvolvimento da linguagem escrita. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: FRANCISCO VALDENILSON DA SILVA VIEIRA

OLIVEIRA, R. N. M.;MEDEIROS, Marinalva Veras; MORAIS, G. A. S.. A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONCEPÇÃO INTEGRADORA E ARTICULADORA DO ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE PEDAGOGIA ? UEMA/CAMPUS CAXIAS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: MARIA DIVINA DO NASCIMENTO SANTOS

OLIVEIRA, R. N. M.;MEDEIROS, Marinalva Veras; MORAIS, G. A. S.. A Interdisciplinaridade na organização curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia ? UEMA /Campus Caxias. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Roberta Araújo dos Santos Ferreira

MEDEIROS, Marinalva Veras; OLIVEIRA, R. N. M.; MORAIS, G. A. S.. PRÁTICA PEDAGÓGICA ALFABETIZADORA: contribuições da Psicologia Histórico Cultura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO.

Aluno: Fabiana Santos Silva

MORAIS, G. A. S.; OLIVEIRA, R. N. M.;MEDEIROS, Marinalva Veras. ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: CARLA BEATRIZ QUEIROZ COSTA FERREIRA SOUSA

MORAIS, G. A. S.;MEDEIROS, Marinalva Veras; OLIVEIRA, R. N. M.. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA ALFABETIZAÇÃO NA PROPOSTA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CAXIAS-MA: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Ana Maria Barros Coutinho

MORAIS, G. A. S.;MEDEIROS, Marinalva Veras; OLIVEIRA, R. N. M.. PERFIL DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: uma análise na rede pública municipal de Caxias-MA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Raiane Maria Silva da Conceicao

MORAIS, G. A. S.; OLIVEIRA, R. N. M.;MEDEIROS, Marinalva Veras. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: ELIONETE DE SOUSA SANTOS

MEDEIROS, Marinalva Veras. A INFLUENCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DE 1 PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TERESINA-PI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Evangélica do Piaui.

Aluno: Edna Oliveira Vieira

MEDEIROS, Marinalva Veras. BRINCADEIRAS COMO INSTRUMENTOS PARA DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Evangélica do Piaui.

Aluno: ALDA MARIA RODRIGUES

MEDEIROS, Marinalva Veras; OLIVEIRA, J. S. C.; CAMPOS, F. C. L.. A CONTRIBUIÇÃO DO PNAIC PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NAS TURMAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR ARIMATEIA TITO FILHO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Rosangela Maria dos Santos

MEDEIROS, Marinalva Veras; OLIVEIRA, J. S. C.; CAMPOS, F. C. L.. A CONTRIBUIÇÃO DO PNAIC PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NAS TURMAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR ARIMATEIA TITO FILHO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: FRANCISCO HÁLISON MARQUES LOPES

MEDEIROS, Marinalva Veras; OLIVEIRA, J. S. C.; CAMPOS, F. C. L.. METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE CIENCIAS EM TURMAS DE 3 ANO DAS ESCOLAS URBANAS MUNICIPAIS DE PEDRO II - PI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: REIJANE MENDES DE SOUSA

MEDEIROS, Marinalva Veras; OLIVEIRA, J. S. C.; CAMPOS, F. C. L.. OS IMPACTOS DO PARFOR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO EGRESSO DE PEDAGOGIA DO CAMPOS DE PIRIPIRI - PI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: MARIA HELENA BANDEIRA TAVARES

MEDEIROS, Marinalva Veras; OLIVEIRA, J. S. C.; CAMPOS, F. C. L.. OS IMPACTOS DO PARFOR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO EGRESSO DE PEDAGOGIA DO CAMPOS DE PIRIPIRI - PI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Maria Helena do Nascimento Martins

MEDEIROS, Marinalva Veras; OLIVEIRA, J. S. C.; CAMPOS, F. C. L.. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ANTONIO NUNES DE SOUSA DO MUNICÍPIO DE PIRIPIRI -PI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: MARIA DO SOCORRO DE SOUSA E SILVA

MEDEIROS, Marinalva Veras; OLIVEIRA, J. S. C.; CAMPOS, F. C. L.. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ANTONIO NUNES DE SOUSA DO MUNICÍPIO DE PIRIPIRI -PI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: RITA MARIA GALVÃO FREITAS

MEDEIROS, Marinalva Veras; OLIVEIRA, J. S. C.; CAMPOS, F. C. L.. DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE EM TURMAS MULTISSERIADAS NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE PEDRO II - PI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: RITA MARIA DE SOUSA GOMES

MEDEIROS, Marinalva Veras; OLIVEIRA, J. S. C.; CAMPOS, F. C. L.. DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE EM TURMAS MULTISSERIADAS NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE PEDRO II - PI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: SANDRA MARIA RODRIGUES DE SOUSA MENDES

MEDEIROS, Marinalva Veras; OLIVEIRA, J. S. C.; CAMPOS, F. C. L.. PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DA ESCOLA ANEXO MANOEL NOGUEIRA LIMA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: VICENTE VIEIRA PAULINO

MEDEIROS, Marinalva Veras; OLIVEIRA, J. S. C.; CAMPOS, F. C. L.. PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DA ESCOLA ANEXO MANOEL NOGUEIRA LIMA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Andréa dos Santos Lima

MEDEIROS, Marinalva Veras; OLIVEIRA, J. S. C.; CAMPOS, F. C. L.. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TURMA MULTISSERIADA NA ZONA RURAL NO MUNICÍPIO DE PEDRO II - PI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: MAFISA ALVES PEREIRA DE SOUSA

MEDEIROS, Marinalva Veras; OLIVEIRA, J. S. C.; CAMPOS, F. C. L.. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TURMA MULTISSERIADA NA ZONA RURAL NO MUNICÍPIO DE PEDRO II - PI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: ROSANA DANIELE ALMEIDA PINTO

MEDEIROS, Marinalva Veras; FURTADO, M. J.; RODRIGUES, D. B.. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMETAL DA ESCOLA MUNICIPAL VIDA VERDE EM CAMPO MAIOR-PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: ROSÉLIA FAUSTINO IBIAPINA

MEDEIROS, Marinalva Veras; RODRIGUES, D. B.; FURTADO, Maria de Jesus. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL VIDA VERDE EM CAMPO MAIOR-PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Jaciara Tavares Ximenes

MEDEIROS, Marinalva Veras; RODRIGUES, D. B.; LIMA, Maria Carmem Bezerra. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA DE ALUNOS DO 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: JACKELINE áUREA COSTA CRUZ

MEDEIROS, Marinalva Veras; RODRIGUES, D. B.; LIMA, Maria Carmem Bezerra. Dificuldades de Aprendizagem na Leitura de Alunos do 3ª ano do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Maria Raquel de Andrade Gomes

MEDEIROS, Marinalva Veras; RODRIGUES, D. B.; LIMA, Maria Carmem Bezerra. A INDISCIPLINA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA TURMA DE 4 ANO DA UNIDADE ESCOLAR ADELAIDE MAGALHÃES NA CIDADE DE CAPITÃO DE CAMPOS- PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Vanusa Maria de Carvalho Gomes

MEDEIROS, Marinalva Veras; RODRIGUES, D. B.; LIMA, Maria Carmem Bezerra. A INDISCIPLINA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA TURMA DE 4 ANO DA UNIDADE ESCOLAR ADELAIDE MAGALHÃES NA CIDADE DE CAPITÃO DE CAMPOS- PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Antonia Batista de Melo Filha

MEDEIROS, Marinalva Veras; RODRIGUES, D. B.; FURTADO, Maria de Jesus. DIFICULDADES DE APRENDIAZAGEM DE LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DO 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA LOCALIDADE SITIO VELHO EM ASSUNÇÃO DO PIAUÍ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Antonia Iranilda Batista

MEDEIROS, Marinalva Veras; RODRIGUES, D. B.; FURTADO, Maria de Jesus. DIFICULDADES DE APRENDIAZAGEM DE LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DO 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA LOCALIDADE SITIO VELHO EM ASSUNÇÃO DO PIAUÍ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Eliúde Kézea Barbosa de Macêdo Vale

MEDEIROS, Marinalva Veras; RODRIGUES, D. B.; FURTADO, Maria de Jesus. A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Erinalda dos Santos Costa

MEDEIROS, Marinalva Veras; RODRIGUES, D. B.; FURTADO, Maria de Jesus. A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Francisca de Souza Lima

MEDEIROS, Marinalva Veras; RODRIGUES, D. B.; LIMA, Maria Carmem Bezerra. A INDISCIPLINA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR WALDEMAR SALLES NO MUNICIPIO DE CASTELO DO PIAUI-PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Valdelina Vieira da Silva

MEDEIROS, Marinalva Veras; RODRIGUES, D. B.; LIMA, Maria Carmem Bezerra. A INDISCIPLINA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL VEREADO WALDEMAR SALLES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Zilmar Teixeira Soares

RODRIGUES, D. B.;MEDEIROS, Marinalva Veras; LIMA, Maria Carmem Bezerra. OS JOGOS NO CONTEXTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Antonia Gonçalves de Sousa Pereira

RODRIGUES, D. B.;MEDEIROS, Marinalva Veras; LIMA, Maria Carmem Bezerra. OS JOGOS NO CONTEXTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: JOÃO LENO SOARES

RODRIGUES, D. B.;MEDEIROS, Marinalva Veras; LIMA, Maria Carmem Bezerra. DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS À APRENDIZAGEM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Francisca Suely Alves de Oliveira

RODRIGUES, D. B.;MEDEIROS, Marinalva Veras; LIMA, Maria Carmem Bezerra. O PAPEL DA MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Maria Alves Pereira da Silva

RODRIGUES, D. B.;MEDEIROS, Marinalva Veras; LIMA, Maria Carmem Bezerra. O PAPEL DA MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: KATIENE MARIA DE SOUSA

RODRIGUES, D. B.;MEDEIROS, Marinalva Veras; FURTADO, Maria de Jesus. PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DESENVOLVIDAS NO 2 PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAPITÃO DE CAMPOS-PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Maria Lucilene Silva

RODRIGUES, D. B.;MEDEIROS, Marinalva Veras; FURTADO, Maria de Jesus. PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DESENVOLVIDAS NO 2 PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAPITÃO DE CAMPOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Francisca das Chagas Paiva Leão

RODRIGUES, D. B.;MEDEIROS, Marinalva Veras; LIMA, Maria Carmem Bezerra. ASPECTOS QUE INFLUENCIAM NA GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO SOBRE UMA ESCOLA DO SISTEMA DE ENSINO DE CAPITÃO DE CAMPOS ? PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Meirinalda da Silva Magalhães

RODRIGUES, D. B.;MEDEIROS, Marinalva Veras; LIMA, Maria Carmem Bezerra. ASPECTOS QUE INFLUENCIAM NA GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO SOBRE UMA ESCOLA DO SISTEMA DE ENSINO DE CAPITÃO DE CAMPOS ? PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Antonia Dalvani de Sousa

RODRIGUES, D. B.;MEDEIROS, Marinalva Veras; FURTADO, Maria de Jesus. EDUCAÇÃO INFANTIL: AS PERSPECTIVAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE UMA PROFESSORA DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE CAPITÃO DE CAMPOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Francisca Flaviane de Sousa Santos Nunes

RODRIGUES, D. B.;MEDEIROS, Marinalva Veras; FURTADO, Maria de Jesus. EDUCAÇÃO INFANTIL: AS PERSPECTIVAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE UMA PROFESSORA DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE CAPITÃO DE CAMPOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Hildelene de Araujo Silva

MEDEIROS, Marinalva Veras. A atividade ludica na educação infantil em uma escola da rede municipal de Teresna;Pi: Posiibilidades e avanços.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Evangélica do Piaui.

Aluno: Andréia da Silva Sousa

RAPOSO, E. M. S.;MEDEIROS, Marinalva Veras; FURTADO, Maria de Jesus. Práticas docentes no processo de ensino aprendizagem em uma escola pública de Campo Maior- PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: LARISSE CRISTINA LOPES DA ROCHA

MEDEIROS, Marinalva Veras; ALENCAR, Maria de Jesus Queiroz; SILVA, Maria Divina de Sousa. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: EXPERIÊNCIAS QUE AS CRIANÇAS TRAZEM PARA A ESCOLA ANTES DE SEREM ALFABETIZADAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Naira Francisca de Sousa Lima

LIMA, N. F. S.;MEDEIROS, Marinalva Veras. A educação especial e a prática pedagogica como processo de inclusão escolar no CIES-Centro Integrado de Educação Especial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Evangélica do Piaui.

Aluno: Marluce Maria dos Santos

MEDEIROS, Marinalva Veras. A avaliação da aprendizagem na educação infantil:uma abordagem no CMEI Jesus Diocesano em Teresina-Pi. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Evangélica do Piaui.

Aluno: Thays Brunna da Silva

MEDEIROS, Marinalva Veras. Um Estudo das Dificuldades do Aluno com Dislexia no colegio Teresina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Evangélica do Piaui.

Aluno: Jaqueline Carvalho

MEDEIROS, Marinalva Veras. O processo de aquisição da leitura e escrita dos alunos na 1ª etapa do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Evangélica do Piaui.

Aluno: Daniela da Silva Mendonça

MEDEIROS, Marinalva Veras. As constribuições do ludico no processo de ensino e aprendizagem das crianças na educação infantil no Centro Municipal de Educação Infantil-CMEI Cintia Medeiros de Oliveira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Evangélica do Piaui.

Aluno: Thais Laiany

MEDEIROS, Marinalva Veras. O processo de adaptação da criança de 0 a 3 anos na Educação Infantil: uma abordagem no Educandário Paraiso das Crianças em Teresina-Pi. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Evangélica do Piaui.

Aluno: Decilda Sales Saraiva

SARAIVA, Delsilda Sales;MEDEIROS, Marinalva Veras. A atuação de educador no processo educativo na entidade do terceiro, centro de juventude Santa Cabrini. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Evangélica do Piaui.

Aluno: Ana Isabel Martins Silva

SILVA, Ana Isabel Martins;MEDEIROS, Marinalva Veras. A escola no processo de construção de atitudes acerca do Meio Ambiente na Unidade Escolar João Mendes Olimpico de Melo em Teresina-Pi. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Evangélica do Piaui.

MEDEIROS, Marinalva Veras; SOARES, M. S.; BANDEIRA, H. M. M.; DAMASCENO, F. W. M.; SILVA, R. C.. Bancas Examinadoras do Concurso Público para Professor Efetivo da Universidade Estadual do Piauí, conforme Edital n° 001/2023/RETIFICADO.. 2023. Universidade Estadual do Piauí.

LIMA, M. R. E. S.; COUTO, B. M. A.;MEDEIROS, Marinalva Veras. Professor substituto ao Departamento de Educação do CESC/UEMA. 2022. Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão.

MEDEIROS, Marinalva Veras. Professor substituto do curso de Administração da FACEMA. 2010. Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

MEDEIROS, Marinalva Veras; SILVA, S. M. B.; COSTA, M. L. P.. Seleção de Monitoria da disciplina Sociologia da Educação, curso Pedagogia. 2023. Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão.

Orientou

Fabiana Santos Silva

A CONCEPÇÃO DOS CONTEÚDOS CLÁSSICOS PARA ALFABETIZAÇÃO: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Currículo e Avaliação da Educação Básica) - Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Maria Teresa Mendes Fortes

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE CRIANÇAS AUTISTAS NAS SALAS MULTIFUNCIONAIS E SUA INCLUSÃO SOCIAL EM SALA REGULAR; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

ÂNTONIA ROSÁRIO ACIOLI VIANA

DEFICIÊNCIA OU BUSCA DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Regina Silva de Oliveira Lira

A trajetória de uma aluna com deficiência inteluctual no atendimento educacional especializado na sala de recursos multifuncionais: um estudo de caso; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Luzianne Alves Reis

Kleanny: apresenta múltiplas deficiências, porém é capaz de desenvolver múltiplas habilidades; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Juraci Pereira dos Santos

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE PESSOAS COM SURDEZ: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL MOCAMBINHO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

HELENA MONTEIRO ARAÚJO

DESENVOLVIMENTO DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO REGULAR DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE TERESINA: UM ESTUDO DE CASO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

GEYSA ELANE SANTOS OLIVEIRA

O ALUNO COM SURDEZ E SUAS DIFICULDADES COGNITIVAS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

LUCÉLIA PEREIRA RODRIGUES

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNA COM COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Rochelli Soares Pontes

Deficiências Múltiplas: um estudo de caso; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Maria de Jesus de Assis Machado Filha

Evasão Escolar dos Alunos de Educação de Jovens e Adultos no Centro Educacional Higino Cunha em Timom-MA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Instituição Superior de Formação Continuada; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Milca Silva Morais Vieira

A importância do processo avaliativo na gestão escolar e na prática pedagógica; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Instituto Superior de Educação Continuada; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Maria Alice dos Santos

EDUCAÇÃO INFANTIL: A contribuição do brincar no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento social e educacional da criança na Educação Infantil; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ensinos Superiores de Caxias; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Márcia Maria Paz Vieira

A MUSICA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Cleomara Martins Dos Santos Costa

A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAXIAS- MA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

ELIONETE DE SOUSA SANTOS

A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DO 1 PERIODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Evangélica do Piaui; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Andréa dos Santos Lima

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TURMA MULTISSERIADA NA ZONA RURAL NO MUNICÍPIO DE PEDRO II - PI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

MAFISA ALVES PEREIRA DE SOUSA

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TURMA MULTISSERIADA NA ZONA RURAL NO MUNICÍPIO DE PEDRO II - PI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

ALDA MARIA RODRIGUES

A CONTRIBUIÇÃO DO PNAIC PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NAS TURMAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR ARIMATEIA TITO FILHO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Rosangela Maria dos Santos

A CONTRIBUIÇÃO DO PNAIC PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NAS TURMAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR ARIMATEIA TITO FILHO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

FRANCISCO HÁLISON MARQUES LOPES

METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE CIENCIAS EM TURMAS DE 3 ANO DAS ESCOLAS URBANAS MUNICIPAIS DE PEDRO II - PI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

REIJANE MENDES DE SOUSA

OS IMPACTOS DO PARFOR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO EGRESSO DE PEDAGOGIA DO CAMPOS DE PIRIPIRI - PI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

MARIA HELENA BANDEIRA TAVARES

OS IMPACTOS DO PARFOR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO EGRESSO DE PEDAGOGIA DO CAMPOS DE PIRIPIRI - PI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Maria Helena do Nascimento Martins

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ANTONIO NUNES DE SOUSA DO MUNICÍPIO DE PIRIPIRI -PI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

MARIA DO SOCORRO DE SOUSA E SILVA

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ANTONIO NUNES DE SOUSA DO MUNICÍPIO DE PIRIPIRI -PI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

RITA MARIA GALVÃO FREITAS

DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE EM TURMAS MULTISSERIADAS NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE PEDRO II - PI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

RITA MARIA DE SOUSA GOMES

DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE EM TURMAS MULTISSERIADAS NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE PEDRO II - PI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

SANDRA MARIA RODRIGUES DE SOUSA MENDES

PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DA ESCOLA ANEXO MANOEL NOGUEIRA LIMA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

VICENTE VIEIRA PAULINO

PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DA ESCOLA ANEXO MANOEL NOGUEIRA LIMA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

FRANCISCA DE SOUSA LIMA

A INDISCIPLINA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL VEREADO WALDEMAR SALLES; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO ESTADO DO PIAUI; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Valdelina Vieira da Silva

A INDISCIPLINA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL VEREADO WALDEMAR SALLES; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Erinalda dos Santos Costa

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

ELIUDE KESEA BARBOSA DE MACEDO DO VALE

A INDISCIPLINA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL VEREADO WALDEMAR SALLES; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Antonia Batista de Melo Filha

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DO 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA LOCALIDADE SITIO VELHO EM ASSUNÇÃO DO PIAUI; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

ANTONIA IRANILDE BATISTA

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DO 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA LOCALIDADE SITIO VELHO EM ASSUNÇÃO DO PIAUI; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Maria Raquel de Andrade Gomes

A INDISCIPLINA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA TURMA DE 4 ANO DA UNIDADE ESCOLAR ADELAIDE MAGALHÃES NA CIDADE DE CAPITÃO DE CAMPOS-PI; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Vanusa Maria de Carvalho Gomes

A INDISCIPLINA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA TURMA DE 4 ANO DA UNIDADE ESCOLAR ADELAIDE MAGALHÃES NA CIDADE DE CAPITÃO DE CAMPOS- PI; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Jaciara Tavares Ximenes

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA DE ALUNOS DO 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

JACKELINE áUREA COSTA CRUZ

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA DE ALUNOS DO 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

ROSANA DANIELE ALMEIDA PINTO

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMETAL DA ESCOLA MUNICIPAL VIDA VERDE EM CAMPO MAIOR-PI; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

ROSÉLIA FAUSTINO IBIAPINA

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMETAL DA ESCOLA MUNICIPAL VIDA VERDE EM CAMPO MAIOR-PI; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

LARISSE CRISTINA LOPES DA ROCHA

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: EXPERIÊNCIAS QUE AS CRIANÇAS TRAZEM PARA A ESCOLA ANTES DE SEREM ALFABETIZADAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Andréia da Silva Sousa

PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPO MAIOR - PIAUÍ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Naira Francisca de Sousa Lima

A educação especial e a prática pedagogica como processo de inclusão escolar no CIES-Centro Integrado de Educação Especial; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Evangélica do Piaui; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Aline de Sousa Cardoso

A importância do brincar para as crianças de 0 a 3 anos da Educação Infantil: a que se destina; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Evangélica do Piaui; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Anielle Rosa Fereeira de Mesquita

A importância do lúdico na prática docente para a aprendizagem escolar na Educação Infantil no CMEI Luterano; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Evangélica do Piaui; Orientador: Marinalva Veras Medeiros;

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, JOSIANE SOUSA COSTA DE ; MEDEIROS, Marinalva Veras . CARTAS PEDAGÓGICAS: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR NA ACADEMIA / PEDAGOGICAL LETTERS: AN INTERDISCIPLINARY DIALOGUE AT THE ACADEMY. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 5178-5191, 2021.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras ; ABREU, W. F. . As produções acerca do lúdico no currículo do curso de pedagogia expressas no banco de dados da capes no período de 2010 a 2019. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 15, p. 1-22, 2021.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras ; CABRAL, C. L. O. . Formação Docente: da teoria à prática, em uma abordagem sócio-histórica. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , v. 1, p. 01-15, 2006.

  • CORREA, M. F. R. ; MEDEIROS, Marinalva Veras ; RODRIGUES, I. R. D. ; ABREU, W. F. . O CONTEXTO DE VIVÊNCIAS E SENTIDOS DAS INFÂNCIAS DE CRIANÇAS RIBEIRINHAS EM TEMPOS DE PANDEMIA NA AMAZÔNIA PARAENSE: narrativas do viver, do sentir e do brincar. In: Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira, Sônia Regina dos Santos Teixeira. (Org.). Formação de professores e trabalho docente no contexto de crise política, econômica e sanitária. 1ed.Curitiba: CRV, 2022, v. 1, p. 9-206.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras ; ABREU, W. F. . O LÚDICO NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS DE CAXIAS-UEMA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL. In: Ana Teresa Silva Sousa; Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina; Wellington de Oliveira.. (Org.). Pesquisa em educação: diálogos, formação e prática profissional. 1ed.Lorena: Editora Casa, 2022, v. 1, p. 4-585.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras ; ABREU, W. F. . Desnudando pseudoverdades da BNCC e da BNC-FP: pontos e contrapontos na formação inicial do/a professor/a de educaçaõ infantil. In: Maély Ferreira Holanda Ramos, Carlos Nazareno Ferreira Borges. (Org.). OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO ULTRALIBERAL. 1ed.Curitiba: CRV, 2022, v. 1, p. 9-223.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras . SEMINÁRIOS DE ESTUDOS REFLEXIVOS: CAMPO ABERTO AO DEBATE, NOVAS PERSPECTIVAS EM PESQUISAS EDUCACIONAIS. In: Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina; Hilda Maria Martins Bandeira; Patrícia Sandalo Pereira; Wellington de Oliveira. (Org.). Pesquisa e formação: diálogos possíveis. 1ed.Lorena: Editora Casa, 2022, v. 1, p. 4-338.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras ; ABREU, W. F. . Pedagogia Decolonial e Formação Docente: perspectivas emancipadoras a partir da ótica de uma didática decolonial.. In: Waldir Ferreira de Abreu; Damião Bezerra Oliveira. (Org.). PEDAGOGIAS DECOLONIAIS, DECOLONIALIDADE E PRÁTICAS FORMATIVAS NA AMAZONIA. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 1, p. 1-281.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras ; ABREU, W. F. . Formação de professores de educação infantil do campus de Caxias-UEMA: Um estudo sobre o currículo no curso de pedagogia. In: Lúcia Isabel da Conceição Silva e Sônia Maria da Silva Araújo. (Org.). Diversidade Cultural e Formação. 1ed.Curitiba: Appris, 2021, v. 1, p. 79-88.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras ; ABREU, W. F. . POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO. In: Waldir Ferreira de Abreu Alder de Sousa Dias Damião Bezerra Oliveira Erbio dos Santos Silva. (Org.). O grupo de estudos e pesquisas em educação, infância e filosofia como locus de humanização e formação de sujeitos. 1ed.Belem: RFB, 2021, v. 1, p. 09-322.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras ; LIMA, M. R. E. S. ; MOURA, Suely Barbosa ; COUTO, B. M. A. . Educação e Cidadania na Terceira Idade: os idosos nas escolas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento; Andressa Graziele Brandt; Nadja Regina Sousa Magalhães; Joelson de Sousa Morais. (Org.). Pesquisas Interdisplinares sobre Formação e Práticas Educativas nos contextos socioeducacional, Saúde e Direito.. 01ed.Fortaleza: Imprece, 2019, v. 01, p. 13-307.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras . A Pesquisa Colaborativa como Contributo para o Desenvolvimento Profissional de Professores. In: Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina, Maria Vilani Cosme de Carvalho, Marlinda Pessoa Araújo. (Org.). Pesquisa em educação: máxima prioridade.. 1ªed.São Paulo: Garcia Edizioni, 2019, v. 01, p. 44-53.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras ; OLIVEIRA, R. N. M. . A AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE FORMAÇÃO EM CONTEXTOS DE REFLEXÃO COLETIVA COM COORDENADORES PEDAGÓGICOS. In: Hilda Mara Lopes Araujo, Maria do Socorro Leal Lopes, Neide Cavalcante Guedes. (Org.). Política, gestão e currículo: desafios educativos nas regiões norte, nordeste e centro-oeste. 1ªed.São Paulo: Garcia Edizioni, 2019, v. , p. 09-234.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras . REFLEXIVIDADE E DIALOGISMO: NOVAS POSSIBILIDADES EM UM CONTEXTO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. In: IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA; HILDA MARIA MARTINS BANDEIRA. (Org.). FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: VIVENCIAS NO FORMAR. 1ªed.TERESINA: EDUFPI, 2017, v. 01, p. 09-333.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras ; ALVES, G. . A Formação Contínua: ressignificação da prática docente alfabetizadora.. In: Antonia Edna Brito; Josania Lima Portela Carvalhêdo; Raimunda Alves Melo. (Org.). Formação Continuada de Alfabetizadores: teorias e práticas. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 147-165.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras ; VIEIRA, Maria Auxiliadora Silva . Reflexão da Prática à Luz da Formação Continuada do PNAIC: um novo olhar sobre a prática docente. In: Antonia Edna Brito; Raimunda Alves Melo. (Org.). Formação Continuada de Professores: desafios da alfabetização na idade certa. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 9-260.

  • VIEIRA, Hortiza Maria ; MEDEIROS, Marinalva Veras . Reflexividade: um caminho possível na formação continuada de professores?. In: Ivana Mª. Lopes de Melo Ibiapina; Mª. Vilani Cosme de Carvalho. (Org.). A Pesquisa como mediação de práticas socioeducastivas. 00ed.Tesesina: EDUFPI, 2007, v. 2, p. 5-215.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras . Formação do professor-supervisor: perspectivas e mudanças. In: Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina. (Org.). Formação de Professores: texto &contexto. 00ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2007, v. 1, p. 127-138.

  • VIEIRA, Hortiza Maria ; MEDEIROS, Marinalva Veras . Reflexão crítica: a chave para os problemas da formação e da prática docente?. In: Belina Augusta de Oliveira; Luciana Matias Cavalcante; Maria Sueli Lopes da Silva; Marlinda Pessôa Araujo. (Org.). Práticas Pedagógicas: novas tecnológias e direitos humanos. 00ed.Parnaiba: Sieart, 2006, v. , p. 1-260.

  • OLIVEIRA, J. S. C. ; MEDEIROS, Marinalva Veras . CARTAS PEDAGÓGICAS: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAS NA ACADEMIA. In: I Encontro de Pesquisa em Educação e Formação Humana, 2019, Teresina. PESQUISA EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: práticas de ensino e aprendizagem na educação básica e superior. Teresina: EDUFPI, 2019. v. 1. p. 242-249.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras ; OLIVEIRA, R. N. M. . A avaliação como prática de formação em contextos de reflexão coletiva com coordenadores pedagógicos.. In: IX Colóquio Nacional da AFIRSE-Secção Brasileira, 2017, Manaus. Política, gestão e currículo: desafios educativos nas regiões norte, nordeste e centro-oeste. São Paulo: Garcia Edizioni, 2019. v. 1. p. 1-234.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras . Ressignificando o conceito de planejamento.. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2007, Maceio. 18 EPENN. Maceio: UFAL, 2007. p. 1-12.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras . Cada perfil uma história, cada história um livro, cada livro uma vida.. In: Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica - tempos, narrativas e ficções: a invenção de si, 2006, Salvador. II CIPA. Salvador: UNEB, 2006. p. 01-12.

  • VIEIRA, Hortiza Maria ; MEDEIROS, Marinalva Veras . Reflexão Crítica: Chave para os problemas de formação e da prática docente?. In: II Jornada Pedagógica de Parnaíba-Práticas Pedagógicas: Novas Tecnologias e Direitos Humanos, 2006, Parnaíba. II Jornada Pedagógica. Parnaíba: Sieart, 2006. p. 01-12.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras . FORMAÇÃO CONTÍNUA DO SUPERVISOR ESCOLAR: PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS A PARTIR DA ANÁLISE DE NECESSIDADES FORMATIVAS. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2006, RECIFE. XIII ENDIPE. RECIFE: UFPE, 2006. p. 01-11.

  • VIEIRA, Hortiza Maria ; MEDEIROS, Marinalva Veras . Reflexividade: um caminho possível na formação continuada de professores?. In: IV Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI - A pesquisa como mediação de práticas socioeducativas, 2006, Teresina. IV Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI - A pesquisa como mediação de práticas socioeducativas. Teresina: UDUFPI, 2006. p. 01-12.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras ; IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo . O papel do supervisor escolar na formaçao continuada de professores. In: XI SEMINARIO DE PESQUISA DO CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS, 2005, Natal. UNIVERSIDADE, DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL. Natal- RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005. v. 1. p. 01-10.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras . Ressignificando a atividade do supervisor escolar em processos de formação. In: II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2005, João Pessoa. Política e Práticas Curriculares: impasses, tendências e perspectivas. João Pessoa: Scanner Stúdio Gráfico, 2005. p. 1-11.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras ; ABREU, W. F. . A BNCC E A BNC-FP: PONTOS E CONTRAPONTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL. In: Seminário Nacional de Políticas Educacionais e IV Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, 2022, Belém. XV Seminário Nacional de Políticas Educacionais e IV Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores: tema: o desmonte da educação pública e do Estado brasileiro ? Quais as saídas possíveis?. Belém: PPGED/UFPA, 2022. v. 1. p. 14-775.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras ; ABREU, W. F. . FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPUS DE CAXIAS-UEMA: UM ESTUDO SOBRE O LÚDICO NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA. In: XIV SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E CURRÍCULO e III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, CULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2019, BELÉM. Direito à Educação e a Crise da Democracia. Belém: UFPA, 2019. v. 1.

  • MARIANO, Jéssica Veras ; MEDEIROS, Marinalva Veras . As representações sociais de professores da educação infantil sobre o TDAH.. In: IX Jornada Internacional sobre Representações Sociais/ VII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2015, Teresina. IX Jornada Internacional sobre Representações Sociais/ VII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. TERESINA: UNINOVAFAPI, 2015. v. 01.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras . Tecendo Sentidos e Significados sobre A Prática Pedagógica do Supervisor Escolar. In: C,T&I para o Desnvolvimento do Meio Norte do Brasil, 2006, Teresina. XVI Seminário de Iniciação Científica da Ufpi. Teresina: UFPI, 2006. p. 01-05.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras ; OLIVEIRA, R. N. M. . A AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE FORMAÇÃO EM CONTEXTOS DE REFLEXÃO COLETIVA COM COORDENADORES PEDAGÓGICOS. In: IX Colóquio Nacional da AFIRSE-Secção Brasileira, 2017, MANAUS. AFIRSE: 20 anos de investigação em educação: desafios, avanços e perspectivas. SÃO PAULO: Editora Garcia Edizioni, 2017. v. 01. p. 61-61.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras . Ressignificando o conceito de planejamento. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2007, Maceió. 18 EPENN, 2007. p. 1-1.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras . Formação continuada do supervior escolar: perspectivas de mudança a partir da análise das necessidades formativas. In: ENDIPE, 2006, Recife. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife: UFPE, 2006. p. 1-12.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras . Cada perfil uma história, cada história um livro, cada livro uma vida.. In: II CIPA, 2006, Bahia. Congresso Internacional sobre Pesquisa (auto) biografica - tempos, narrativas ficções: a invenção de si. Bahia: UNEB, 2006. p. 350-351.

  • VIEIRA, Hortiza Maria ; MEDEIROS, Marinalva Veras . Reflexividade: Um caminho possível na formação continuada de professores?. In: IV Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI - A pesquisa como mediação de práticas socioeducativass, 2006, Tesesina. A pesquisa como mediação de práticas socioeducativas. Teresina: UFPI, 2006. p. 78-79.

  • VIEIRA, Hortiza Maria ; MEDEIROS, Marinalva Veras . Reflexão Crítica: chave para os problemas da formação e da prática docente?. In: II jornada Pedagógica - FAP/UFPI/CMRV, 2006, Parnaiba. Práticas Pedagógicas: novas tecnologias e direitos humanos. Parnaiba: Sieart, 2006. p. 245-245.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras ; IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo . O papel do Supervisor Escolar na formação continuada de professores. In: XI SEMINARIO DE PESQUISA DO CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS, 2005, Natal. Universidade Democracia e desenvolvimento sustentável. Natal: Editora da UFRN, 2005. p. 1-1.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras . Ressignificando a atividade do supervisor escolar em processos de formação. In: II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2005, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). João Pessoa: Scanner Stúdio Gráfico, 2005. p. 190-190.

  • MEDEIROS, Marinalva Veras ; ABREU, W. F. . A BNCC E A BNC-FP: PONTOS E CONTRAPONTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MEDEIROS, Marinalva Veras . Infância, educação infantil e inclusiva nos entrelugares de processos educativos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MEDEIROS, Marinalva Veras . EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEDEIROS, Marinalva Veras ; ABREU, W. F. . O Lúdico no Currículo do Curso de Pedagogia do Campus de Caxias-UEMA e suas implicações na formação do professor de Educação Infantil.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MEDEIROS, Marinalva Veras ; ABREU, W. F. . FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPUS DE CAXIAS-UEMA: UM ESTUDO SOBRE O LÚDICO NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MEDEIROS, Marinalva Veras ; ABREU, W. F. . FORMAÇÃODOPROFESSORDEEDUCAÇÃOINFANTILDOCAMPUSDECAXIAS-UEMA:UMESTUDOSOBREOLÚDICONOCURRÍCULODOCURSODEPEDAGOGIA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RODRIGUES, I. R. D. ; ABREU, W. F. ; MEDEIROS, Marinalva Veras ; COSTA, D. S. . Programa de Formação de Professores na Amazônia Paraense: A gênese da escola Normal no Pará. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MEDEIROS, Marinalva Veras . Prática Pedagógica e Currículo: interface necessária com a pesquisa.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MEDEIROS, Marinalva Veras ; IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo . TECENDO SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO SUPERVISOR ESCOLAR. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, Hortiza Maria ; MEDEIROS, Marinalva Veras . Reflexão Critica: A chave para os problemas da formação e da prática docente?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MEDEIROS, Marinalva Veras . Cada Perfil uma história, cada história um livro, cada livro uma vida. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIEIRA, Hortiza Maria ; MEDEIROS, Marinalva Veras . Reflexividade: um caminho possível na formação continuada de professores?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MEDEIROS, Marinalva Veras ; IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo . O papel do supervisor escolar na formação continuada de professores. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MEDEIROS, Marinalva Veras . Resignificando a atividade do Supervisor escolar em processos de formação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

MEDEIROS, Marinalva Veras ; SILVA, E. S. ; REIS, M. C. C. C. ; ABREU, W. F. ; MENDES, Y. F. . Oficina Formativa em Comemoração ao Centenário do Paulo Freire do Grupo de Estudo e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia - GEPEIF. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MEDEIROS, Marinalva Veras ; OLIVEIRA, JOSIANE SOUSA COSTA DE ; OLIVEIRA, R. N. M. ; MORAIS, G. A. S. ; CARVALHO, Mauricio Morais ; LIMA, M. R. E. S. . BRINCAR NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: UM CAMPO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DE PROFESSOR. 2021. (Relatório de pesquisa).

ABREU, W. F. ; EPIFANE, R. S. O. ; MENDES, Y. F. ; CARMO, N. P. ; MEDEIROS, Marinalva Veras ; AOOD, M. H. L. ; CORREA, M. F. R. ; COELHO, M. A. S. ; REIS, M. C. C. C. ; OLIVEIRA, D. B. ; SANTOS, D. F. ; COSTA, D. S. ; DIAS, A. S. . Relatório Final de Projeto de Extensão: Práticas pedagógicas decoloniais nas escolas de Belém. 2021. (Relatório de pesquisa).

MEDEIROS, Marinalva Veras ; CORREA, M. F. R. ; ABREU, W. F. ; MENDES, Y. F. ; EPIFANE, R. S. O. ; OLIVEIRA, Q. ; CARMO, N. P. ; MOREIRA, M. A. ; AOOD, M. H. L. ; COELHO, M. A. S. ; REIS, M. C. C. C. ; VIANA, L. C. V. ; RODRIGUES, I. R. D. ; SILVA, E. S. ; SANTOS, D. F. ; COSTA, D. S. ; OLIVEIRA, D. B. ; DIAS, A. S. ; OLIVEIRA, I. F. ; TRINDADE, A. M. M. . Relatório Final de Projeto de PesquiFORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA PARAENSE: história, programas e práticas formativassa:. 2021. (Relatório de pesquisa).

MEDEIROS, Marinalva Veras ; ABREU, Waldir Ferreira de ; OLIVEIRA, I. F. ; CORREA, M. F. R. ; MENDES, Y. F. . EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MEDEIROS, Marinalva Veras ; ABREU, W. F. ; SANTOS, D. F. ; OLIVEIRA, I. F. ; AOOD, M. H. L. ; DIAS, A. S. ; REIS, M. C. C. C. ; OLIVEIRA, D. B. ; COELHO, M. A. S. ; CORREA, M. F. R. ; COSTA, D. S. ; RODRIGUES, D. A. ; TRINDADE, A. M. M. ; NASCIMENTO, H. G. C. . Relatório final de projeto de extensão: Difundindo o estatuto da criança e do adolescente nas escolas de Belém.. 2020. (Relatório de pesquisa).

TRINDADE, A. M. M. ; OLIVEIRA, I. F. ; ABREU, Waldir Ferreira de ; DIAS, A. S. ; OLIVEIRA, D. B. ; RODRIGUES, D. A. ; SANTOS, D. F. ; SANTOS, E. S. L. ; SILVA, E. S. ; RODRIGUES, I. R. D. ; ALENCAR, J. G. ; REIS, M. C. C. C. ; COELHO, M. A. S. ; CORREA, M. F. R. ; AOOD, M. H. L. ; MEDEIROS, Marinalva Veras ; LIMA, N. F. S. . Relatório final de projeto de extensão: O Lúdico como Recurso Didático na Formação do Professor. 2020. (Relatório de pesquisa).

MEDEIROS, Marinalva Veras . BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS NA TRÍPLICE FRONTEIRA AMAZÔNICA BRASIL-PERU-COLÔMBIA: decolonialidade, interculturalidade crítica e ação participativa, Descrição: Este projeto tematiza a FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS NA TRÍPLICE FRONTEIRA AMAZÔNICA BRASIL-PERU-COLÔMBIA: decolonialidade, interculturalidade crítica e ação participativa. A problemática se situa considerando os saberes culturais e as diferentes culturas e identidades que se constroem nas interações entre as pessoas dos diferentes países (Brasil, Peru e Colômbia) ante a realidade amazônica de fronteira. Nesse sentido, tem-se como objetivo geral analisar a formação de professores/as na tríplice fronteira amazônica Brasil-Peru-Colômbia, tendo como referencial a decolonialidade e interculturalidade crítica, e como essa formação tem contribuido no processo de ensino aprendizagem das crianças das escolas públicas dos municípios Brasileiro, Peruano e Colombiano da trípice fronteira. Tal análise se dará sob a perspectiva decolonial e, singularmente, a partir do que tem se denominado de pedagogias decoloniais e didáticas decoloniais (DIAS; ABREU, 2019; DIAS; ABREU, 2020). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Quanto à natureza, situa-se como uma pesquisa participante (FALS BORDA, 1983; BRANDÃO; BORGES, 2007). O lócus da pesquisa é a tríplice fronteira amazônica Brasil-Colômbia-Peru, situada nas margens do alto solimões, nas cidades de Benjamin Constante/AM-Brasil, Letícia-Colômbia e Islândia? Peru, na divisa entre os três países. Os sujeitos da pesquisa serão professores, coordenadores pedagógicos, gestores e graduandos de licenciaturas que atuam na tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (9) . , Integrantes: Marinalva Veras Medeiros - Integrante / Damião Bezerra Oliveira - Integrante / Maria Auxiliadora dos Santos Coelho - Integrante / Maria Helena de Lima Aood - Integrante / Ilma Fialho de Oliveira - Integrante / Ingrid Rayane Dias Rodrigues - Integrante / Juliane Gomes de Alencar - Integrante / Armanda Malcher Martins da Trindade - Integrante / Erbio dos Santos Silva - Integrante / Deise Ferreira dos Santos - Integrante / ABREU, Waldir Ferreira de - Coordenador / Nilce Pontoja do Carmo - Integrante / Elielma do Socorro Lobo dos Santos - Integrante / Leila Maria Camargo - Integrante / Josenildo Santos de Souza - Integrante / Daniele da Silva Costa - Integrante / Yanka Ferreira Mendes - Integrante / Mylena Araújo Moreira - Integrante / Bisco Felipe - Integrante / Márcia Cristina de Castro Cardoso dos Reis - Integrante / Hevilly Geanne Cordeiro do Nascimento - Integrante / Rita do Socorro Osório Epifane - Integrante / Lilian Cristina Rodrigues de Souza - Integrante / Luciane Medeiros - Integrante / Rita Floramar Fernandes dos Santos - Integrante / Débora Renata Muniz Almeida - Integrante / Quellem Oliveira - Integrante / Lília Christiane Vanzeler Viana - Integrante.

  • 2019 - 2022

    O Lúdico no Currículo do Curso de Pedagogia do Campus de Caxias-UEMA e suas implicações na formação do professor de Educação Infantil., Descrição: Este estudo tem como foco principal compreender o lúdico enquanto componente disciplinar formativo no Currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA do Campus de Caxias-MA e suas implicações na formação do professor de Educação Infantil. Tem como objetivo geral: analisar a contribuição do lúdico no Currículo do Curso de Pedagogia do campus de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão e quais suas implicações para a formação do professor da Educação Infantil. Para a realização do mesmo utilizamos o referencial teórico e metodológico inspirado nos princípios do Materialismo Histórico Dialético (LEONTIEV; 2001, VIGOTSKI; 2000; 2001, dentre outros) e da abordagem qualitativa (MYNAYO; 2012, LÜDKE e MENGA; 1986, dentre outros). Mais especificamente, esta investigação se caracteriza como uma pesquisa de campo. Será realizado também um levantamento bibliográfico e documental acerca do tema em estudo. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada, o questionário e a análise documental. Situação: Em andamento. Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 4 ) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico (0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( ) . Integrante. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Marinalva Veras Medeiros - Integrante / Edna Ferreira de Sousa Luz - Integrante / Delcilda Sales Saraiva - Integrante / Ana Isabel Martins Silva - Integrante / Maria Divina de Sousa Silva - Integrante / Waldir Ferreira de Abreu - Coordenador / Damião Bezerra Oliveira - Integrante / Maria Auxiliadora dos Santos Coelho - Integrante / Alder de Souza Dias - Integrante / Maria Francisca Ribeiro Correa - Integrante / Maria Helena de Lima Aood - Integrante / Ana Keila Castro Garcia - Integrante / Ilma Fialho de Oliveira - Integrante / Ingrid Rayane Dias Rodrigues - Integrante / Juliane Gomes de Alencar - Integrante / Armanda Malcher Martins da Trindade - Integrante / Erbio dos Santos Silva - Integrante / Deise Ferreira dos Santos - Integrante / Daniele Azevedo Rodrigues - Integrante.

  • 2018 - 2021

    FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA PARAENSE: história, programas e práticas formativas, Descrição: A formação de professores da Amazônia envolve uma trama histórica, na qual se verifica a influência de seu processo de (trans) formação identitária e conformação política e social. Esses aspectos são contemplados no sentido de perceber como eles influenciam a formação do professor sem desprezar elementos didáticos e pedagógicos relevantes a essa formação. O projeto tem como objetivo: Fazer levantamento dos Programas de Formação de Professores da Educação Básica implantados em parceria ente UFPA/UEPA/ SEDUC no Estado do Pará, analisando a importância dos mesmos na prática pedagógica dos professores e Analisar a importância dos programas de formações de professores na educação básica do estado do Pará, entre outros... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Marinalva Veras Medeiros - Integrante / Edna Ferreira de Sousa Luz - Integrante / Delcilda Sales Saraiva - Integrante / Ana Isabel Martins Silva - Integrante / Maria Divina de Sousa Silva - Integrante / Waldir Ferreira de Abreu - Coordenador / Damião Bezerra Oliveira - Integrante / Maria Auxiliadora dos Santos Coelho - Integrante / Alder de Souza Dias - Integrante / Maria Francisca Ribeiro Correa - Integrante / Maria Helena de Lima Aood - Integrante / Ana Keila Castro Garcia - Integrante / Ilma Fialho de Oliveira - Integrante / Ingrid Rayane Dias Rodrigues - Integrante / Juliane Gomes de Alencar - Integrante / Armanda Malcher Martins da Trindade - Integrante / Erbio dos Santos Silva - Integrante / Deise Ferreira dos Santos - Integrante / Daniele Azevedo Rodrigues - Integrante.

  • 2018 - Atual

    BRINCAR NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICOCULTURAL: UM CAMPO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DE PROFESSOR, Descrição: A pesquisa teve como objeto de estudo a investigação, na perspectiva histórico-cultural, do brincar como categoria de conhecimento, buscando compreender seus pressupostos ontológicos e epistemológicos, com vista a contribuir com a formação de professor. Nesse sentido, tem como objetivo investigar como o brincar, a partir da perspectiva histórico-cultural, pode contribuir com a formação de professores. O referencial teórico-metodológico que a norteará está fundamentados em Vigotski (2000 e 2001), Leontiev (1978), Luria; (2001), Wallon (1968), Kishimoto (1998, 2000, 2002,) García (1999), Gatti; Barreto (2009), Ibiapina (2004) dentre outros. Insere-se no quadro de pesquisa qualitativa de abordagem bibliográfica e documental. Partindo dessa perspectiva, o presente estudo possibilitou, além do movimento inerente ao próprio processo formativo dos professores envolvidos, a ampliação de conhecimentos partindo de referenciais já existentes, bem como a elaboração de novos saberes, valores, atitudes e habilidades que permitam a realização de uma prática educativa mais consciente, voltada para a compreensão e importância da ludicidade, enquanto fator fundamental ao desenvolvimento humano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marinalva Veras Medeiros - Coordenador / RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA - Integrante / JOSIANE SOUSA COSTA DE OLIVEIRA - Integrante / Marcia Raika e Silva Lima - Integrante / Georgyanna Andréa Silva Morais - Integrante / Maurício Morais Carvalho - Integrante.

  • 2006 - 2006

    Dialogismo e reflexividade: uma trajetória na construção do conhecimento, Descrição: Este projeto foi desenvolvido em uma perpectiva de pesquisa-ação, na modalidade colaborativa. Foi realizado com um grupo de onze supervisoras da rede municipal de ensino de Teresina, incluindo-se nesse grupo a pesquisadora. Visou a análise de práticas pedagógicas em um contexto de formação contínua. Para o desenvolvimento desta pesquisa optamos por trabalhar com a abordagem sócio-histórica. Integrantes: Marinalva Veras Medeiros -Integrante/ Roseana Maria Martins de Lima - Integrante / Ligeovânia S. de Moura - Integrante / Maria de Jesus e Silva - Integrante / Rosangela de Paula Sousa - Integrante / Rosilane Pereira da Silva Ramos - Integrante / Maria de Jesus Assunção e Silva - Integrante / Josiane Sousa Costa de Oliveira - Integrante/ Marilde Chaves dos Santos - Integrante/ Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina - Coordenadora. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) . , Integrantes: Marinalva Veras Medeiros - Integrante / Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina - Coordenador / Francisca da Costa Brito - Integrante / Hortiza Maria Vieira - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Tecendo Sentidos e Significados Sobre a Prática Pedagógica do Supervisor Escolar, Descrição: Neste texto, evidenciamos um estudo que prioriza a identificação, análise e síntese das necessidades formativas de um grupo composto por onze partícipes, sendo dez supervisoras escolares da Rede Municipal de Educação de Teresina e esta pesquisadora. Tecemos sentidos e significados relacionados às necessidades formativas do supervisor, no sentido de contribuir para a consolidação de práticas pedagógicas e supervisivas mais significativas. Nesse sentido, o estudo se propôs a identificar que conceitos de formação, avaliação e planejamento foram internalizados pelas supervisoras, na perspectiva de auxiliar a reelaboração desses significados; caracterizar as práticas de formação contínua desenvolvidas pelos supervisores junto aos professores; verificar como o processo de formação conceptual e as estratégias reflexivas de formação contínua promovem condições para que os supervisores auxiliem o professor a se desenvolver profissionalmente. Para atingir os objetivos, utilizamos o referencial teórico e metodológico construído com base em Vigotski (2000 e 2001), Leontiev (1978), Bakhtin (1997), Kopnin (1978), Desgagné (1999), Ibiapina (2004), Ferreira (2002), Magalhães (2004), entre outros. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos encontros coletivos, entrevistas individuais e coletivas, seminários de estudo, sessões reflexivas e narrativas de formação. Consideramos que as supervisoras avançaram no processo de elaboração conceitual, pois, os procedimentos formativos adotados na pesquisa criaram condições para que o supervisor escolar conduza o seu processo de desenvolvimento profissional, contribuindo para o desenvolvimento profissional de outros professores, tornando-se, assim, multiplicador de saberes necessários à profissão que garantem e reafirmam sua identidade profissional. Situação: Concluído. Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico (1) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( ) . Integrante. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marinalva Veras Medeiros - Coordenador., Número de produções C, T & A: 9

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora lotada no Departamento de Educação do Campus de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão.

Atividades

  • 05/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Estadual do Maranhão.,Linhas de pesquisa

1991 - 2021

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Vínculo: Funcionária Pública, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou por nove anos na docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi supervisora, por cinco anos, do Projeto Aceleração da Aprendizagem. Foi tutora da Educação á Distância/MEC/UFC, atuando na formação continuada de professores para o Atendimento Educacional Especializado. Exerceu a função de chefe da Divisão de Ensino e Aprendizagem, chefe de Gabinete desta Secretaria, gerente adjunta da Ensino Fundamental e por último coordenou a biblioteca da Escola Municipal Eurípedes de Aguiar. Atualmente, professora aposentada.

Atividades

  • 07/2011 - 12/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Educação de Teresina.,Cargo ou função, Membro do Conselho Municipal de Educação do Município de Teresina, representando o poder executivo municipal..

  • 07/2011 - 11/2011

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação de Teresina.,Serviço realizado, Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação.

  • 01/2009 - 07/2011

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação de Teresina.,Serviço realizado, Chefe da Divisão de Ensino e Aprendizagem.

  • 01/2007 - 12/2008

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação de Teresina.,Serviço realizado, Formação Continuada de Professores em Atendimento Educacional Especializado ; Tutora de cursos à distância do MEC/UFC em parceria com a SEMEC.

  • 02/2001 - 12/2006

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Semec.,Serviço realizado, Supervisão do Projeto Acelera Brasil.

  • 09/1991 - 12/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Polivalência

2013 - 2018

Faculdade Evangélica do Piauí

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora do curso Pedagogia Disciplinas que ministrou: Pedagogia Empresarial,mCurrículo Escolar e Pesquisa II, Educação de Jovens e Adultos, Fundamentos da Alfabetização, Educação Inclusiva, Gestão do Trabalho Pedagógico.

Atividades

  • 08/2013

    Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedagogia Empresarial, Curriculo Escolar e Pesquisa II., Fundamentos da Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos

2010 - 2011

Universidade Federal de Ceará

Vínculo: Bolsista da UAB, Enquadramento Funcional: ORIENTADORA DE TCC, Carga horária: 40

Outras informações:
Exerceu a função de orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso-TCC do curso de Especialização em Educação Especial: Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado-AEE, promovido pela Universidade Federal do Ceará e Coordenado pela Profª. Drª. Rita Vieira.

2007 - 2008

Universidade Federal de Ceará

Vínculo: BOLSISTA CAPES, Enquadramento Funcional: Tutora do Curso de Formação à Distância, Carga horária: 40

Outras informações:
Exerceu a função de Tutora do Curso de Formação Continuada para Professores dos Municípios Polos do Progama Educação Inclusiva: Direito à Diversidade realizado em dois períodos consecutivos (04/2007 a 10/2007 e 03/2008 a 12/2008), em ambos os períodos o curso teve uma carga horária total de 180h/a. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina em parceria com Secretaria de Educação à Distancia, a Secretaria de Educação Especial/MEC e a Universidade Federal do Ceará.

Atividades

  • 04/2007 - 12/2008

    Ensino, Formação Continuada de Professores em AEE, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Atendimento Educacional Especializado, Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Fisical, Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Intelectual, Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Pessoas com Surdez, Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Visual, Metodologia: Aprendizagem Colaborativa em Rede, Trabalho de Conclusão de Curso

2007 - 2007

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 60

Outras informações:
Professora convidada a ministrar a disciplina Fundamentos da Educação Especial no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia.

Atividades

  • 08/2007 - 10/2007

    Ensino, Licenciatura Plena Em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação Especial

2017 - 2017

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora FORMADOR - CAPES- PARFOR

Outras informações:
MINISTROU A DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA - PARFOR.

2016 - 2016

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador I - PARFOR/CAPES

Outras informações:
Professora Formadora I do Programa de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR. Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC II no Campus Herois do Jenipapo.

2015 - 2016

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Foi professora substituta, atendendo ao curso de Pedagogia do Campus Herois do Jenipapo em Campo Maior. Ministrando disciplinas: Metodologia e Conteúdo de Historia, Alfabetização, Currículo da Educação Infantil e Prática Pedagógica.

2015 - 2015

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora formadora I

Outras informações:
Exerceu a função de professora de Prática Pedagógica Interdisciplinar V

2015 - 2015

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR FORMADOR I, Carga horária: 60

Outras informações:
MINISTROU A DISCIPLINA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA III.

2012 - 2012

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR FORMADOR I, Carga horária: 60

Outras informações:
MINISTROU A DISCIPLINA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA V.

2012 - 2012

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA FORMADORA I

Outras informações:
MINISTROU DISCIPLINA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA IV.

2011 - 2011

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA FORMADORA I, Carga horária: 90

Outras informações:
MINISTROU DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO INFANTIL(ALFABETIZAÇÃO) NO CURSO DE PEDAGOGIA/PARFOR, NO CAMPUS TORQUATO NETO-UESPI.

Atividades

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Currículo da Educação Infantil, Alfabetização, Prática Pedagógica II

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História: Conteúdo e Metodologia, Alfabetização

  • 02/2015 - 04/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Pedagogica Interdisciplinar V

  • 08/2013 - 10/2013

    Ensino, LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PRÁTICAPEDAGOGICA INTERDISCIPLINAR III

  • 02/2013 - 05/2013

    Ensino, LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDICPLINAR V

  • 07/2012 - 09/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MINISTROU DISCIPLINA DE PRÁTICA PEDAGOGICA INTERDISCIPLINAR IV NO CURSO DE PEDAGOGIA/PARFOR, NO CAMPUS TORQUATO NETO-UESPI., PRÁTICA PEDAGOGICA INTERDISCIPLINAR IV

  • 02/2012 - 02/2012

    Ensino, LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUCAÇÃO INFANTIL II (ALFABETIZAÇÃO)

  • 08/2004 - 10/2004

    Ensino, Licenciatura Plena em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação

  • 01/2004 - 02/2004

    Ensino, Licenciatura plena em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação

  • 07/2002 - 08/2002

    Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Especial, Politica e Planejamento Educacional

2009 - 2011

Faculdade de Ciências e Tecnologias do Maranhão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora do curso de Pedagogia, atuando nas disciplinas de Psicologia Educacional e Teoria e Práticas Pedagogicas I, II, III.

Atividades

  • 03/2009 - 07/2011

    Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Intrudução a Pedagogia, Psicologia da Educação, Teoria e Prática Pedagogica I, Teoria e Prática Pedagógica II, Teoria e Prática Pedagógica III

2010 - 2010

CENTRO DE CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO DE PESSOAS

Vínculo: Convidada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora do curso de Psicopedagogia Institucional na cidade de Pedro II, atuando na disciplina Seminário de Pesquisa Científica.

2010 - 2010

CENTRO DE CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO DE PESSOAS

Vínculo: Convidada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora do curso de Psicopedagogia Institucional na cidade de Altos, atuando na disciplina Metodologia da Pesquisa Cientifica.

2010 - 2010

CENTRO DE CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO DE PESSOAS

Vínculo: Convidada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora do curso de Psicopedagogia Institucional na cidade de Altos, atuando na disciplina Seminário da Pesquisa Cientifica.

2009 - 2009

CENTRO DE CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO DE PESSOAS

Vínculo: Convidada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora do curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional no municipio de Corrente-PI, disciplina Metodologia da Pesquisa Cientifica.

2009 - 2009

CENTRO DE CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO DE PESSOAS

Vínculo: Convidada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora do curso de Psicopedagogia Institucional na cidade de Corrente-PI, atuando na disciplina Seminário de Pesquisa Científica.

2007 - 2007

CENTRO DE CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO DE PESSOAS

Vínculo: Convidada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora do curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional na cidade de Inhuma, atuando na disciplina de Metodologia da Pesquisa em Educação.

2007 - 2009

Instituto Superior de Educação Continuada

Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora convidada para trabalhar com as seguintes disciplinas: Metodologia da Avaliação Educacional e Organização do Trabalho Pedagógico no Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Atividades

  • 04/2009 - 05/2009

    Ensino, GESTÃO EDUCACIONAL, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Organização do Trabalho Pedagógico

  • 01/2007 - 09/2007

    Ensino, Gestão Educacional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Avaliação Educacional

2012 - 2012

Faculdade Piauiense

Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 30

Outras informações:
Ministrou a disciplina Supervisão-Coordenação: fundamentos, organização e métodos, com carga horária de 30h/a no curso de especialização em Coordenação-Supervisão dos Espaços Educativos.

Atividades

  • 03/2012 - 04/2012

    Ensino, Supervisão: Coordenação dos Espaços Educativos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Supervisão Coordenação: fundamentos, organização e métodos

2013 - 2015

Secretaria Estadual de Educação e Cultura

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora concursada pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina cedida para a Secretaria Estadual de Educação e Cultura do estado do Piauí, exercendo nessa Secretaria a função de técnica em assuntos educacionais da Unidade de Educação de Jovens e Adultos.

2015 - 2016

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo Técnico, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou como técnica do Núcleo de Educação Ambiental desta Secretária.

2019 - Atual

Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Grupo de estudos e pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará.

Atividades

  • 04/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências da Educação.,Linhas de pesquisa