Carmem Silva MAchado
Doutoranda em Educação pela Universidade de Sorocaba, onde também obteve o título de mestre em Educação. Ganhadora do prêmio Victor Cívita 2013 (Professor nota 10- o mais importante prêmio de educação da América Latina) e do XIV Prêmio Arte na Escola cidadã, com o trabalho: Sentiver- inspiração, conteúdo e leveza- Pina Bausch adentra o cotidiano escolar. Esses trabalhos estão registrados em sua dissertação de mestrado. Atriz e intérprete criadora em dança contemporânea,diretora, coreógrafa. Possui graduação em Educação Artística pela Asseta- Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Tatuí (1995),pós graduada pela Universidade Sao Judas Tadeu, e pela Universidade de Sorocaba, em pedagogia do teatro. No ano de 2014 atuou como supervisora do PIBID (UFSCAR) e atualmente atua como colaboradora do projeto RELETRAN - Rede Latinoamericana-Europeia de Trabalho Social Transnacional (UNISO).
Informações coletadas do Lattes em 03/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Educação
2015 - Atual
Universidade de Sorocaba
Título: Dançando as crônicas de Milton Hatoum,
Orientador: Marcos Antonio dos Santos Reigota
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia.
Mestrado em Educação
2011 - 2014
Universidade de Sorocaba
Título: Inspiração, conteúdo e Leveza: Pina Bausch adentra o cotidiano escolar,Ano de Obtenção: 2014
Marcos Antonio dos Santos Reigota.Bolsista do(a): Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Especialização em Pedagogia do Teatro
2009 - 2010
Universidade de Sorocaba
Título: JOGO,ESPAÇO E OLHAR - UMA REFLEXAO PARA O ENSINO DE TEATRO NA ESCOLA PÚBLICA
Orientador: TANIA CRISTINA DOS SANTOS BOY
Especialização em Artes Cênicas
2004 - 2006
Universidade Sao Judas Tadeu
Título: O TEATRO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA INCLUSAO ESCOLAR
Orientador: Welington Wagner Andrade
Formação complementar
2009 - 0000
Extensão universitária em Pos-Graduaçao Pedagogia do Teatro. (Carga horária: 452h). , Universidade de Sorocaba, UNISO, Brasil.
2014 - 2014
Estética da Cena Contemporânea. (Carga horária: 20h). , SESC Sorocaba.
2009 - 2009
Ingês Instrumental: Leitura para fins acadêmicos. (Carga horária: 30h). , Pontífica Universidade Católica de São Paulo.
2009 - 2009
Musicalização para Professores. (Carga horária: 30h). , Conservatório Musical Rogério Koury.
2008 - 2009
A rede Aprende com a Rede PEB II -Arte Ensino Médi. (Carga horária: 30h). , coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas.
2008 - 2008
MIL - Platôs em um Currículo de Arte. (Carga horária: 40h). , Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
2008 - 2008
Musicalização para Professores. (Carga horária: 30h). , Conservatório Musical Rogério Koury.
2006 - 2006
Extensão universitária em Metodologia de Ensino de Disciplinas da Área de Li. (Carga horária: 80h). , Universidade de Sorocaba, UNISO, Brasil.
2004 - 2005
Extensão universitária em Artes Cênicas. (Carga horária: 432h). , Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
1994 - 1994
Trágicas Paixões. (Carga horária: 128h). , Oficina Cultural Grande Otelo.
1993 - 1993
Iniciaçao Teatral. (Carga horária: 96h). , Conservatório Dramático de Tatui.
1991 - 1993
Iniciaçao Teatral. (Carga horária: 468h). , Oficina das Artes.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
Participação em eventos
Palestra: Escolas Democráticas. 2014. (Encontro).
15º Seminário Internacional de Educação. 2013. (Seminário).
IV Semana da Pedagogia - Educação e Movimentos Sociais.O teatro dialogando com o cotidiano escolar. 2013. (Seminário).
5º SBECE e 2º SIECE Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação.Inpiração, conteúdo e Leveza: Pina Bausch adentra o cotidiano escolar. 2013. (Seminário).
Lançamento do Livro " Nós Dois" Nita Freire e Paulo Freire. 2013. (Encontro).
XVII ABRAPSO - Encontro Nacional- Práticas Sociais, Políticas Públicas e Direitos Humanos.Pina Bausch adentra o cotidiano escolar- Inspiração, Conteúdo e Leveza. 2013. (Encontro).
Prêmio Victor Civita 2013.Ganhadora do Prêmio Educadora Nota 10. 2013. (Outra).
XIV Prêmio Arte na Escola Cidadã.Ganhadora do XIV Prêmio Arte na Escola Cidadã. 2013. (Outra).
Capacitação em práticas sociais e processos comunitários.Capacitação em práticas sociais. 2013. (Outra).
IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre diálogos. Educação Ambioental e Lixo Extraordinário: a interface entre mpultiplos saberes e fazeres no cotidiano. 2012. (Congresso).
I Festival Curta Escola.Dance Shoes. 2012. (Outra).
13º Seminário Internacional de Educação. 2011. (Seminário).
EPIC -Inovação tecnologia e sustentabilidade.JOGO, ESPAÇO E OLHAR: UMA REFLEXÃO SOBRE A LINGUAGEM TEATRAL NO COTIDIANO ESCOLA. 2011. (Encontro).
IV ENCONTRO NACIONAL DE HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. 2011. (Encontro).
A sociedade em diálogos- ABRAPSO. 2011. (Outra).
12 Seminário Internacional de Educação- Educação e Disciplina. 2010. (Seminário).
11º Seminário Internacional de Educação. 2009. (Seminário).
XII Congresso de Educação Saber 2008 " O Saber da Comunidade Construindo a Comunidade do Saber". 2008. (Congresso).
V Congresso Internacional de Educação - Uma escola para cidadãos. 2007. (Congresso).
9 Seminário Internacional de Educação- Educação para a Paz. 2007. (Seminário).
X Simpósio Multidisciplinar da USJT- Dez Anos de Iniciação Científica. 2004. (Simpósio).
Participação em bancas
MACHADO, C. S.. Criação e Improvisação em Dança. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade de Sorocaba.
MACHADO, C. S.. Dança e Síndrome de Down:A dança como estímulo para o desenvolvimento Corporal e Expressivo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade de Sorocaba.
MACHADO, C. S.. Danças Urbanas e Pluralidade Cultural no Ensino Básico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade de Sorocaba.
MACHADO, C. S.. Corpo Geográfico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade de Sorocaba.
MACHADO, C. S.. Corpo Mediado:Estratégia de Grupo na Dança. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade de Sorocaba.
MACHADO, C. S.. As Funções da Dança no Contexto Artístico e Escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade de Sorocaba.
MACHADO, C. S.. O Corpo na dança como essência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade de Sorocaba.
MACHADO, C. S.. A Educação Psicomotora no Ensino da Dança para Crianças de 03 a 06 anos de idade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade de Sorocaba.
MACHADO, C. S.. Para uma aprendizagem consciente: A importância da Contextualização Histórica na Dança do Ventre. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade de Sorocaba.
MACHADO, C. S.. A Dança de Salão por Meio do Toque Corporal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade de Sorocaba.
MACHADO, C. S.. Dança Irlandesa em um Diferente Modo de Ser Executada:Utilizando a Técnica e Laban. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade de Sorocaba.
MACHADO, C. S.. A inter-relação da Coordenação Motora com Atividades Rítmicas- Musicais: Possíveis Benefícios. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de Sorocaba.
MACHADO, C. S.. Dança para Crianças em comunidades de Baixa Renda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade de Sorocaba.
MACHADO, C. S.. Rebouças.O Vicio Cômico na peça O diletante de Martins Pena. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro Arte-Educação) - Universidade de Sorocaba.
MACHADO, C. S.. O Processo Colaborativo na Cena Teatral Contemporânea. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro Arte-Educação) - Universidade de Sorocaba.
Orientou
Projeto interdisciplinar Física e Arte; 2014; Orientação de outra natureza; (Física - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carmem Silva Machado;
Musica sem censura; 2014; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carmem Silva Machado;
A pichação e o grafite na escola; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carmem Silva Machado;
Contação de história em sala de aula; 2014; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carmem Silva Machado;
Produções bibliográficas
-
MACHADO, C. S. ; (DES)orientando-se com Akira Kurosawa: Vida cotidiana, educação e arte. Revista Spacios transnacionales , v. 2, p. 140-148, 2013.
-
MACHADO, C. S. ; A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E LIXO EXTRAORDINÁRIO A INTERFACE ENTRE MÚLTIPLOS SABERES E FAZERES NO COTIDIANO. http://www.grupalfacongresso.uff.br/livro.pdf , v. I, p. 161, 2012.
-
FERREIRA, A. R. ; MACHADO, C. S. . A consciência do corpo ajuda a criar a dança. Nova Escola, Revista Nova Escola, p. 24 - 27, 01 dez. 2013.
-
MACHADO, C. S. ; GALVAO, F. . Sentiver, Inspiração, conteúdo e leveza. Boletim 71 Arte na Escola, Arte na Escola Cidadã, p. 8 - 8, 01 nov. 2013.
-
TORRES, F. ; MACHADO, C. S. . Vivendo um sonho. Profissão Mestre, Revista Profissão Mestre, p. 10 - 11, 01 out. 2013.
-
MACHADO, C. S. ; Sentiver Inspiração conteúdo e leveza. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MACHADO, C. S. ; Inspiração, conteúdo e leveza - 'Pina Bausch adentra o cotidiano escolar'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MACHADO, C. S. ; Educação ambiental e lixo extraordinário: a interface entre múltiplos saberes e fazeres no cotidiano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACHADO, C. S. ; Jogo,espaço e olhar: Uma reflexao sobre q linguqgem teatral no cotidiano escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
MACHADO, C. S. ; Dança e teatro nas escolas. 2014.
MACHADO, C. S. ; Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MACHADO, C. S. ; XIV Prêmio Arte na Escola Cidadã. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MACHADO, C. S. ; Semana do professor. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MACHADO, C. S. ; Tão Perto Tão Longe entrelaces com currículo de arte. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MACHADO, C. S. ; Em nome dos artistas: 60 anos Bienal 2011. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MACHADO, C. S. ; Corpo e movimento. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MACHADO, C. S. ; A relação do corpo com o espaço. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MACHADO, C. S. ; Iniciação Teatral. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MACHADO, C. S. ; SENTIVER. 2013. Teatral.
MACHADO, C. S. ; Pipocas. 2013. Coreográfica.
MACHADO, C. S. ; Xavier Filho . Astraças e suas quinzenas. 2011. Teatral.
MACHADO, C. S. ; CLARO, REGINA . Guerras do Alecrim e da Manjerona. 2011. Coreográfica.
MACHADO, C. S. ; Diz a Lenda. 2009. Teatral.
Joao Petry ; MACHADO, C. S. . A Mente Capta. 2006. Teatral.
Joao Petry ; MACHADO, C. S. . Reuniao de Família. 2004. Teatral.
Joao Petry ; MACHADO, C. S. . As Faces do Riso. 2003. Teatral.
Alfredo Maia ; MACHADO, C. S. . Arena Conta Zumbi. 2001. Teatral.
Ewerton de Castro ; MACHADO, C. S. . Dom Casmurro. 1998. Teatral.
Paulo Giardini ; MACHADO, C. S. . IBISOROC. 1997. Teatral.
Fernando Lomardo e Nanaia de Simas ; MACHADO, C. S. . A Moreninha. 1995. Teatral.
Carlos Roberto Mantovani ; MACHADO, C. S. . Trágicas Paixões. 1994. Teatral.
Nanaia de simas e Fernando Lomardo ; MACHADO, C. S. . Humulos - O mudo. 1992. Teatral.
MACHADO, C. S. ; Diz a Lenda.... 2009 (Peça Teatral).
MACHADO, C. S. ; Intervenções. 2005 (Intervenções em Locais Públicos).
MACHADO, C. S. ; Reunião de Familia. 2004 (Assitente de Direção).
MACHADO, C. ; MACHADO, C. S. . Excluídos. 2003 (Peça Teatral).
Ayelen Blanco e Regina Claro ; MACHADO, C. S. . Maizal. 2010 (Espetáculo de Dança Contemporânea) .
Ayelen Blanco e Regina Claro ; MACHADO, C. S. . MAÍZ. 2008 (Espetáculo de Dança Contemporânea) .
Prêmios
2013
Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10, Fundação Victor Civita.
2013
XIV Prêmio Arte na Escola Cidadã, Instituto Arte na Escola.
2012
Coreógrafa destaque, Universidade de Sorocaba (UNISO).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. , Rua Francisco Roberto Daniel, Jd das Bandeiras, 18160000 - Salto de Pirapora, SP - Brasil, Telefone: (15) 32921330
Experiência profissional
2010 - Atual
Governo do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 20
2013 - 2014
Universidade de SorocabaVínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
2010 - 2014
Universidade de SorocabaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2014
Ensino, RELETRAN -Práticas Sociais e ProcessosComunitário, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Práticas Artísticas e Educção Ambiental
-
03/2013 - 12/2013
Ensino, RELETRAN -Práticas Sociais e ProcessosComunitário, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Expressão Corporal - Educação ambiental
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carmem Silva MAchado e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?