Barbara Suely Nascimento de Oliveira

Possui graduação em matemática - Faintvisa (2014). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Discreta e Combinatória. Graduada em farmácia com experiência farmácia magistral. Pós graduacao em atenção farmácia e prescrição. Pesquisadora e bolsista CNPq.

Informações coletadas do Lattes em 29/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Farmacia clinica com ênfase em prescrição farmacêutica

2021 - Atual

Faculdade Futura

Graduação em andamento em Bacharelado em farmácia

2017 - Atual

Faculdades da Escada
Título: Reaproveitamento do resíduo da industria queijeira em aplicações biotecnológicas.
Orientador: Dr Vilma Sobra Bezerra

Graduação em andamento em Agronomia

2014 - Atual

Instituto Federal de Pernambuco

Graduação em matemática

2011 - 2014

Faintvisa
Título: Dificuldades de Aprendizagem Acerca do Cálculo da Medida de Área de Algumas Figuras Planas
Orientador: Edna Matilde

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

ESCOLA VIGARIO PEDROSA

Formação complementar

2018 - 2019

Extensão universitária em Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2018 - 2018

Promoção do uso racional de medicamentos na atenção básica. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2018 - 2018

Hemograma, Anemia e Linfodenopatia. (Carga horária: 30h). , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.

2018 - 2018

14å adição da campanha de responsabilidade social do ensino superior partic. (Carga horária: 4h). , Faculdades da Escada, FAESC, Brasil.

2015 - 2015

Análise Qualitativa de Dados. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.

2015 - 2015

Metodologia Científica. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.

2015 - 2015

Técnicas de Oratória para Apresentação de Trabalhos. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.

2014 - 2014

Métodos para Formulação de Adubos Orgânicos. (Carga horária: 12h). , Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.

2013 - 2013

Relações Interpessoais. (Carga horária: 4h). , Instituto de Pesquisa e Apoio à Gestão Pública, IPAGESP, Brasil.

2012 - 2012

Seminário Avaliação Institucional. (Carga horária: 3h). , Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, FAINTVISA, Brasil.

2012 - 2012

I Workshop de Negócios Sociais. (Carga horária: 3h). , Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, FAINTVISA, Brasil.

2012 - 2012

III Colóquio e III Workshop de Educação Matemática. (Carga horária: 20h). , Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, FAINTVISA, Brasil.

2011 - 2011

II Workshop de Educação Matemática. (Carga horária: 20h). , Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, FAINTVISA, Brasil.

2011 - 2011

II Fase da Formação Continuada de Profissionais da Educação. (Carga horária: 16h). , Centro de Capacitação de Pernambuco, CECAPE, Brasil.

2011 - 2011

Programa de Nivelamento em Matemática Básica e Elementar. (Carga horária: 30h). , Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, FAINTVISA, Brasil.

2011 - 2011

II Colóquio de Educação Matemática. (Carga horária: 20h). , Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, FAINTVISA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Matemática Discreta e Combinatória.

Participação em eventos

O CURRICULO E A PRÁTICA DOCENTE REFAZENDO OS CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA. 2019. (Oficina).

I Simpósio de Meio Ambiente e Sustentabilidade do IFPE.Cultura e Tecidos Vegetais. 2016. (Simpósio).

I Simpósio de Meio Ambiente e Sustentabilidade do IFPE. 2016. (Simpósio).

XI congresso de iniciação cientifica do IFPE. ?CARACTERIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS E DO USO DOS RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS ENCONTRADOS NO IFPE ?CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. 2016. (Congresso).

III Semana de Agranomia do IFPE. 2015. (Congresso).

4 CONIC/CONEX. Dificuldades Apresentadas Pelos Alunos do Ensino Fundamental II Envolvendo Áreas de Figuras Planas. 2014. (Congresso).

II Semana de Agronomia do IFPE. 2014. (Outra).

3 CONIC/CONEX. 2013. (Congresso).

IX Conferência Municipal da Assistência Social. 2013. (Outra).

2 Congresso de Iniciação Científica e do 2 Congresso de Extensão da FAINTVISA. 2012. (Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    AVALIAÇÃO DO USO DO SOLO E DA ÁGUA NO IFPE ? CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (PE), Descrição: A água é encontrada em todos os corpos do sistema solar nas formas de vapor ou gelo. Porém, a Terra é o único que possui água no estado líquido e em abundância. Ela representa um recurso natural de valor econômico, estratégico e social, além de ser um dos elementos fundamentais para existência e bem estar do homem e componente importantíssimo na manutenção dos ecossistemas do planeta. No entanto, a água é um recurso natural renovável, porém exaurível, e é impactada por ações socioeconômicas que lhe conferem degradabilidade, reduzindo-lhe a higidez utilizável em intervalos espaciotemporais freqüentemente mais curtos. As formas de utilização da água, ao contrário do que ocorre com a maioria de outros recursos naturais que desaparecem com o uso, produzem modificações sensíveis em seus aspectos quali-quantitativos. Desta forma, a gestão dos recursos hídricos e do meio ambiente apresenta diversos pontos de conexão nos seus instrumentos de ação. O futuro dos recursos hídricos depende de uma integração entre o conhecimento (diagnóstico, banco de dados, sistemas de informação), ou seja, dados biogeofísicos e a sócio economia regional, incluindo-se as tendências e a construção de cenários. Assim, é importante salientar que ações voltadas para o uso racional e manejo dos recursos naturais, principalmente da água, são essenciais para promover agricultura sustentável, aumentar a oferta de alimentos e melhorar os níveis de emprego e renda no meio rural. No entanto, adoção de medidas para manutenção ou recuperação das condições físicas, químicas e biológicas do solo e da água, além do estabelecimento de critérios para o uso e manejo desses recursos de forma a não comprometer sua capacidade produtiva, dependem do conhecimento do seu ?status? atual. Neste contexto, pretende-se com o plano de trabalho ora proposto, caracterizar as condições ambientais e as formas de uso dos corpos hídricos superficiais encontrados no IFPE ? Campus Vitória de Santo Antão, de modo a subsidiar um plano de gestão deste recurso natural e contribuir para o exercício de práticas didáticas no Campus, correlatas com os conteúdos teóricos vivenciados em sala de aula.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Barbara Suely Nascimento de Oliveira - Integrante / CHRISTIANNE TORRES DE PAIVA - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2016

Instituto Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estágiario, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2020

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DE ESCADA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática Fundamental II, Carga horária: 40

2013 - 2017

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DE ESCADA

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática Fundamental II, Carga horária: 40

2018 - 2021

Clinic Pharma

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estágio supervisionado em Farmácia de manipulação, realizando procedimentos tais como: esterelização, conferir os procedimentos operacionais padrão, manipulação de: emulsões, protetores, shampoos, fármacos, preenchimento de pop( procesoperacional padrão) e dentre outros atividades.

2019 - 2019

Prepare manipulação

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 36

Outras informações:
manipulação de farmárcos, dermo cosmeticos, esterelização, rotulagem, dentre outras caracteristicas.

2018 - 2018

farmacaia são marcos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiario, Carga horária: 30

Outras informações:
dispensação demedicamentos, atendimento apublico, recebimentde mercadorias, entradasde notas e organização de estoque,epreenchimento de pop(processos operacionais padrão).

2019 - 2019

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESCADA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática Fundamental II, Carga horária: 40