Marcos dos Santos

Graduado em Biologia pela Universidade Anhembi Morumbi (2013); Pós Graduado em Imunologia e Imunofenotipagem (IPESSP, 2016); Curso de Capacitação em Análises Clínicas (IPESSP, 2017); Pós Graduado em Anatomia Funcional (Unyleya, 2019); Curso de extensão acadêmica "Musculoskeletal Cases" (Harvard, 2020); Pós Graduando em Docência em Enfermagem (Faveni, 2025); 12 anos de experiência profissional em laboratórios acadêmicos. Experiências profissionais como Docente na área da Saúde, ministrando as disciplinas de Anatomia e Fisiologia humana, Microbiologia e Imunologia para cursos técnicos e de graduação na área da Saúde. Autor do canal "Anatomia em Partes" no Youtube; feito para ajudar estudantes da área da Saúde com Anatomia e Fisiologia humana.

Informações coletadas do Lattes em 03/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Docência em Enfermagem

2025 - Atual

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Especialização em Anatomia Funcional

2019 - 2019

Faculdade Unyleya
Título: .....
Orientador: ......

Especialização em Imunofenotipagem e Imunologia

2014 - 2016

Instituto de Pesquisa e Educação em Saude de São Paulo
Título: Esclerose Múltipla - Revisão

Graduação em Ciências Biológicas

2009 - 2013

Universidade Anhembi Morumbi
Título: O POTENCIAL DE ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS NO PROCESSO DE GERMINAÇÃO SOBRE A SAÚDE HUMANA.
Orientador: André Hinsberger
Bolsista do(a): PROUNI, PROUNI, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

1997 - 1999

EEPSG Prof. Benedito Aparecido Tavares

Formação complementar

2020 - 2020

Traumas osteomusculares. , Universidade de Harvard, H, Estados Unidos.

2017 - 2017

Capacitação em Análises Clínicas. , Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo, IPESSP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Anatomia/Especialidade: Anatomia Humana.

Participação em eventos

10º Conferência de produção mais limpa e Mudanças climáticas da cidade de São Paulo. 2011. (Outra).

Motivando todos para a qualidade. 2001. (Seminário).

Outras produções

SANTOS, M. . Anatomia em Partes. 2020; Tema: Anatomia humana. (Site).

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - 2023

Universidade Anhanguera de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico/Técnico de laboratório, Carga horária: 30

Outras informações:
Responsável pelos Laboratórios acadêmicos. Limpeza, Organização e Padronização dos laboratórios. Preparação e Montagem de aulas práticas. Pedido de compra de insumos e equipamentos. Inventário de equipamentos. Agendamento de aulas práticas. Auxílio aos professores e alunos, quando necessário. Orientação aos colaboradores quanto ao uso (normas) dos laboratórios. Recebimento de materiais pedidos. Controle de estoque (validade, descarte). Palestra de Normas de laboratório aos calouros. Ensinava alunos e Tutores quanto ao manuseio de Microscópios.

2013 - 2015

Universidade Anhanguera de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de laboratório da Saúde, Carga horária: 44

Outras informações:
Atividades executadas como Técnico de laboratório:Etiquetamento de lâminas de microscopia;Organização do laboratório de Anatomia (contagem de peças, limpeza);Organização e limpeza da despensa do laboratório de Nutrição (verificação de validades);Inventário do laboratório de Enfermagem (contagem de produtos e descarte de vencidos);Limpeza de geladeiras, separação e descarte de produtos vencidos, padronização;Produção de água destilada e álcool 70;Manutenção da limpeza de equipamentos;Separação de reagentes a serem descartados, teste de pH para descarte correto, descarte em bombonas específicas, organização, limpeza e padronização da sala de reagentes;Produção de Soluções para as aulas;Identificação de vidrarias;Limpeza preventiva de microscópios;Preparação de aulas para os diversos cursos da área da saúde, tais como: Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Radiologia, Nutrição e Educação Física; Organização de laboratório; limpeza de equipamentos, esterilização de materiais, lavagem de vidrarias, descarte de material; Monitoria de alunos (para estudo); auxílio ao professor para aplicação de prova; Preparação de Meios de cultura e soluções; Manuseio de equipamentos de laboratório (Estufa; Autoclave; Capela; Câmara de fluxo laminar; Espectrofotômetro; Banho-maria; Centrífuga); Agendamento de aulas; manuseio de peças naturais anatômicas.

2017 - 2020

Faculdades Santa Marcelina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório de Anatomia Humana, Carga horária: 30

Outras informações:
Preparação de aulas práticas de Anatomia Humana para os cursos de Medicina, Fisioterapia e Enfermagem. Organização e limpeza dos laboratórios. Auxílio aos professores; Monitoria de alunos em estudo livre; Dissecação e conservação de peças cadavéricas.

2021 - 2021

GRAU TECNICO

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Ministrei aulas de Anatomia e Fisiologia humana.

2015 - 2016

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Auxiliar de laboratório de Anatomia Humana, Carga horária: 44

2022 - 2022

Unisant`Anna

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de laboratório, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2012

Universidade Anhembi Morumbi

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Técnico de laboratório, Carga horária: 20

2021 - 2021

UNICSUL CEUNSP

Vínculo: Substituição, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10

Outras informações:
Substituição de um professor por 1 mês, lecionando Anatomia do Aparelho Locomotor para graduandos em Fisioterapia.

2023 - 2024

Colégio Técnico Brasilia

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor da área da Saúde, lecionando as disciplinas de Anatomia humana, Fisiologia, Microbiologia e Imunologia.