Danúbia da Costa Teixeira

Professora!!! Possuo 21 anos de experiência na Educação Básica, onde atuei ministrando aulas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. Atuo há 8 anos no Ensino Superior, trabalho com os cursos de Licenciatura, ministrando aulas de disciplinas como Alfabetização e Letramento, Estágio Supervisionado, Literatura Brasileira, Práticas de Ensino, entre outras. Também possuo 6 anos de experiência na EaD, onde atuei como tutora, coordenadora de cursos, supervisora de estágio, orientadora de TCC e produtora de material didático. Atuo ainda com Formação de Professores, tendo trabalhado em programas como PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, LEEI - Leitura e Escrita na Educação Infantil, PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e na Escola da Bacia do Rio Doce - em que atuei com formação dos professores que atuam nas cidades atingidas pelo rompimento das barragens. Quanto à minha formação, eu sou graduada em Letras Português/Inglês, Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Única, especialista em História e Cultura Afro-Brasileira, Especialista em Alfabetização e Letramento, Mestre em Letras pela UNIMONTES e Doutora em Linguística Teórica e Descritiva pela UFMG. Atualmente, trabalho como Coordenadora do Curso de Letras/Português no Centro Universitário UniÚnica de Ipatinga e professora efetiva da Universidade do Distrito Federal - UnDF.

Informações coletadas do Lattes em 09/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos Lingüísticos

2018 - 2023

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Análise de metáforas de proteção ambiental na comunidade Pataxó Imbiruçu
Profª. Drª. Luciane Corrêa Ferreira. Bolsista do(a): Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, FUNDEP, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Mestrado profissional em Letras/Estudos Literários

2013 - 2015

Universidade Estadual de Montes Claros
Título: Leitura e Formação de Leitores na E.E.Alberto Caldeira: uma proposta de renovação., Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Ilca Vieira de Oliveira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Setores de atividade: Educação.

Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira

2022 - 2023

Faculdade Prominas
Título: Narrativas de vida e identidade: quem são os alunos quilombolas da Faculdade Única de Ipatinga?
Orientador: Prof. Dr. Henrique Dias Sobral

Especialização em Especialização em Alfabetização e Letramento

2021 - 2021

Faculdade Prominas
Título: Letramento Literário no Ensino Fundamental

Especialização em Especialização em Educação a Distância

2012 - 2013

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Plataforma MOODLE e suas principais funções

Especialização em Mídias na Educação

2010 - 2012

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: As Mídias Educacionais, sua abordagens no livro didático Português: idéias e linguagem e sua adequação ao contexto de uma escola de zona rural.
Orientador: José Luiz Foureaux

Graduação em Letras/ inglês

2002 - 2005

Faculdade de ciencias e letras do leste mineiro
Título: Procurando firme: influencia da literatura sobre a infancia.
Orientador: Angela Maria de OLiveira Lignane

Ensino Médio (2º grau)

1999 - 2001

Colégio Militar Tiradentes

Ensino Fundamental (1º grau)

1995 - 1998

Escola Estadual Odilon Behrens

Formação complementar

2020 - 2020

Análise de gestos em dados multimodais: o que é e como fazer. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2017 - 2017

Formação de Tutores em EaD. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2017 - 2017

Mídias Interativas. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2016 - 2016

Dislexia: causas e consequências. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Organização de eventos

TEIXEIRA, DANÚBIA DA COSTA . II Seminário do CEABI. 2023. (Outro).

TEIXEIRA, DANÚBIA DA COSTA . III CONEAD. 2023. (Congresso).

TEIXEIRA, DANÚBIA DA COSTA . II CONEAD. 2022. (Congresso).

TEIXEIRA, DANÚBIA DA COSTA . 1° Seminário do CEABI. 2021. (Outro).

TEIXEIRA, D. C. . CONEAD - Congresso Nacional da Faculdade Única EaD. 2020. (Congresso).

Participação em eventos

3º Roda de conversa: Vozes e Vivências ? Desafios de uma compreensão não Patologizante do Autismo. 2025. (Encontro).

Semana de Integração da UnDF.UnDF 360: projeto de pertencimento universitário. 2025. (Encontro).

SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS.Metáforas sobre proteção ambiental na comunidade Pataxó Imbiruçu. 2024. (Simpósio).

Conexão Prominas.Letramento crítico e cidadania: educando para a justiça social - Palestra em que fui mediadora. 2023. (Outra).

INFORTEC.Ensino de Português como Língua Estrangeira: perspectivas e reflexões. 2023. (Outra).

INFORTEC.EaD no Brasil: possibilidades e desafios. 2023. (Outra).

Seminário de Educação Inclusiva. 2023. (Seminário).

? Literaturas Indígenas: uma proposta de educação intercultural no Ensino Médio?. 2022. (Seminário).

*Webinar Diálogos culturais: uma leitura crítica dos 200 anos da Independência do Brasi.Diálogos culturais: uma leitura crítica dos 200 anos da Independência do Brasil. 2022. (Outra).

1º Simpósio Internacional Brasil/Angola.1º Simpósio Internacional Brasil/Angola. 2022. (Simpósio).

3ª Jornada Científica Direito Internacional sem Fronteiras.CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ESTATUTO DA CRIANÇA E BASE NACIONAL CURRICULAR: UM OLHAR PARA OS IMIGRANTES MATRICULADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS. 2022. (Seminário).

Conexão Prominas.Metodologias ativas e o protagonismo do aluno. 2022. (Outra).

Conexão Prominas: live Aceleração Tecnológica e o profissional do futuro (ou do presente?). 2022. (Seminário).

Conexão Prominas/Connect Pro Live Edition: Mais que Especial: Por um ensino de ciências inclusivo e transformador. 2022. (Seminário).

Conexão Prominas live Netiqueta? não adianta chorar pelo enter apertado. 2022. (Seminário).

Conexão Prominas Matemática na Sala de Aula: Contextos e Possibilidades. 2022. (Seminário).

II CONEAD. Mesa Redonda - "Ensino de Língua Portuguesa". 2022. (Congresso).

II Seminário do CEABI.?Ilê Aiyê: Música, Resistência e Reafricanizaçao?. 2022. (Seminário).

IV Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero.Educação e diversidade sexual e de gênero. 2022. (Oficina).

Palestra: ?Sobrevivência, Resiliência e Resistência: O Caso dos Indígenas Brasileiros? no II Ciclo de Palestras do Centro de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas. 2022. (Seminário).

Palestra ?Religiosidade e resistência na África: catolicismo em Angola?. 2022. (Seminário).

TDICs na educação do campo: inclusão? Projeto de Extensão Comunitária CEFET Aberto à Comunidade Docente (CACD). 2022. (Seminário).

?CICLO DE ENCONTROS INTERDISCIPLINARES DO CURSO DE PEDAGOGIA?. 2021. (Seminário).

"Por um direito feminista do trabalho: perspectivas de pesquisa jurídica no trabalho doméstico".Por um direito feminista do trabalho: perspectivas de pesquisa jurídica no trabalho doméstico. 2021. (Seminário).

CBEU. PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO ATLETISMO NO CTE-UFMG. 2021. (Congresso).

CBEU. REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO AO ENSINO REMOTO NO CURSINHO PRÉ-UNIVERSITÁRIO UNESP/ASSIS s. 2021. (Congresso).

CBEU. MUNDO VIRTUAL: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS REDES SOCIAIS SOBRE AS MOLÉCULAS PRESENTES NO COTIDIANO. 2021. (Congresso).

CBEU. ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO NO PROJETO PRÓ-IMIGRANTES: REDAÇÃO DO ENEM NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO. 2021. (Congresso).

Educação Linguística e Educação do Campo - Projeto de Extensão Comunitária CEFET Aberto à Comunidade Docente (CACD). 2021. (Seminário).

Iberian Studies Conference.Pós-modernidade e conflitos identitários em O Vendedor de Passados: análise da obra literária e cinematográfica. 2021. (Outra).

II Simpósio Nacional sobre Cultura Escrita Digital/SINCED.Formação de futuros professores: como o uso de metodologias ativas pode melhorar a aprendizagem nos cursos de licenciatura ofertados na modalidade.. 2021. (Simpósio).

I SEMINÁRIO DO CEABI.A importância das cotas raciais na promoção de equidade social. 2021. (Seminário).

Palestra ?Mulheres, memória, resistência e enfrentamento ao Racismo Ambiental nas comunidades de Acupe (Santo Amaro) e Itapicuru? no I Ciclo de Palestras do Centro de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Faculdade Única e Faculdades Prominas. 2021. (Seminário).

Palestra ?Uma outra educação possível: olhares sobre a educação escolar e indígena a partir do Colégio Estadual Indígena Tupinambá Serra do Padeiro? no I Ciclo de Palestras do Centro de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas. 2021. (Seminário).

Representações metafóricas e sociedade - organizado pelo CPAP - FALE-UFMG.Representações metafóricas e sociedade - organizado pelo CPAP - FALE-UFMG. 2021. (Outra).

VI JORNADA PEDAGÓGICA.Cão sem Plumas - o espaço literário da análise do imaginário. 2021. (Seminário).

CONEAD. Metodologias Ativas na Educação. 2020. (Congresso).

CONELA. Metáforas Conceptuais em narrativas de aprendizagem em tecnologia digital. 2020. (Congresso).

Congresso Internacional de Educação - UEG. Metáforas Conceptuais em Narrativas de Aprendizagem em Tecnologias Digitais no Ensino EAD. 2020. (Congresso).

DIREITOS HUMANOS E MIGRAÇÃO: A INVALIDAÇÃO DOS MIGRANTES E REFUGIADOS COMO SERES PORTADORES DE DIREITOS.Metáforas sobre refúgio e imigração na mídia brasileira: uma análise à luz da linguística cognitiva. 2020. (Seminário).

SINPEL - SEMINÁRIO INTEGRADO DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA.Metáforas Conceptuais em narrativas de aprendizagem em tecnologia digital no Ensino em EaD. 2020. (Seminário).

II Conferência Internacional das Humanidades.Metáforas sobre o refúgio e imigração na mídia brasileira: uma análise a luz da Linguística Cognitiva. 2019. (Outra).

III Fórum Internacional de Acolhimento e Internacionalização da UFMG. 2019. (Outra).

V Jornada de Debates do Programa de Mestrado em Letras ?ENGAJAMENTO EM FOCO: LÍNGUA, DISCURSOS HISTÓRICOS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS?,.Dificuldades são Pesos: Metáforas sobre Refúgio e Migração no Brasil. 2019. (Outra).

CONELP. Criação de Materiais Didáticos para o ensino de Português a partir do uso da Gamificação na Aprendizagem.. 2018. (Congresso).

ENALTE.Análise de Narrativa sobre aprendizagem: uma abordagem metafórica. 2018. (Encontro).

Colóquio Internacional de Escrita, Som e Imagem. 2017. (Outra).

III DIVERMINAS.A polissemia da expressão "Cachorra" sob a perspectiva da Metáfora Conceitual. 2017. (Encontro).

VI Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita.Gamificação da Aprendizagem: Possibilidades e Desafios. 2017. (Simpósio).

V Seminário de Pesquisa em Literatura e Criação Literária. GAMIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. 2017. (Congresso).

Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro. Relato de Prática Pedagógica. 2016. (Olimpíada).

Cultura e identidade caipira:caminhos para uma abordagem em sala de aula.. 2014. (Outra).

Ensino de Escrita de Textos (Delaine Cafiero Bicalho).. 2014. (Outra).

Ensino de Gramática como Fator de Formação Científica(Mário Alberto Perini).. 2014. (Outra).

Entre o inferno e o inverno: o desafio do narrador contemporâneo (Ivana Ferrante Rebello).. 2014. (Outra).

Oficina de Elaboração de Projeto Educacional de Intervenção. 2.. 2014. (Oficina).

Português como Língua Estrangeira: Planejar e Fazer a Partir da Imagem do Outro. 2014. (Outra).

Práticas sociais de Ensino de Leitura e Escrita.Leitura e Formação de Leitores na E.E.Alberto Caldeira: uma proposta para o ensino fundamental.. 2014. (Seminário).

Seminário Acadêmica -UFOP/EaD.Minicurso Leitura e Formação de Leitores em Escolas Públicas. 2014. (Seminário).

Simpósio de Literatura e Informática.Dos livros para o cinema: uma proposta para despertar o gosto pela leitura.. 2014. (Simpósio).

Simpósio Internacional de Literatura e Informática.A importância do professor mediador no processo de formação de leitores. 2014. (Simpósio).

Simpósio Internacional de Literatura e Informática.As mídias educacionais, sua abordagens no livro didático Português: idéias e linguagem e sua adequação ao contexto de uma escola de zona rural.. 2014. (Simpósio).

VIII SEMINÁRIO DE LITERATURA BRASILEIRA.Memórias de amor e desamor: a figura paterna em narrativas de Bartolomeu Campos de Queirós. 2014. (Seminário).. 2014. (Seminário).

V Seminário de Literatura e Criação Literária (UNIMONTES).. 2014. (Seminário).

V Seminário de Pesquisa em Literatura e Criação Literária. 2013. (Simpósio).

XI Seminário de Literatura. 2013. (Seminário).

Capacitação para Professores de Língua Portuguesa. 2012. (Outra).

Elaboração do Caderno de Boas Práticas do CBC.Elaboração do Caderno de Boas Práticas do CBC. 2012. (Encontro).

I Congresso de Práticas Educacionais da Rede Pública do Estado de Minas Gerais. Projeto "Leitura em toda Parte". 2012. (Congresso).

Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa. Artigo de Opinião. 2012. (Olimpíada).

Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa. Memória Literária. 2012. (Olimpíada).

Projetarte. 2012. (Oficina).

Agentes multiplicadores, conselheiros municipais da cidade de Guanhães. 2007. (Outra).

Seminário Aprendendo e Ensinando com as Diversidades. 2007. (Seminário).

EMEL- Encontro Mineiro de Estudantes de Letras. 2005. (Encontro).

Encontro Mineiro de Estudantes de Letras. 2005. (Encontro).

Minicurso de Literatura Infantil. 2005. (Outra).

Relações entre Escrita e o Poder. 2005. (Outra).

V Cycle of English Studies. 2005. (Encontro).

VI Ciclo de Debates Linguísticos e Literários. 2005. (Outra).

1º Teacher Trainment Course. 2004. (Outra).

Minicurso de Literatura Infantil. 2004. (Outra).

Oficina de História em Quadrinhos. 2004. (Oficina).

Semana de Debates Acadêmicos. 2004. (Seminário).

Evangelismo para Jovens e crianças. 2003. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Maurício Teixeira Mendes

TEIXEIRA, D. C.. LETRAMENTOS, TECNOLOGIAS E DECOLONIALIDADE: reflexões sobre legislações e experiências de educadores do campo na área das linguagens e códigos da UFVJM. 2024. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Tatiane da Silva Oliveira

TEIXEIRA, D. C.. Família e Escola: Parceria para o Sucesso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell.

Aluno: Paula Gabriela Miquilino Silva

TEIXEIRA, D. C.. A influência da Literatura Infantil no Processo de Alfabetização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell.

Aluno: Andréia Alves Almeida de Amorim

TEIXEIRA, D. C.. Contribuições da Literatura Infantil para a formação de leitores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell.

Aluno: Lucas Henrique Fernandes

TEIXEIRA, D. C.. Capoeira na escola: possibilidades e desafios. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell.

Aluno: Rosinery Anísia Miranda

TEIXEIRA, D. C.. A relevância do trabalho do professor de Educação Física na Processo de Ensino Aprendizagem da Matemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell.

Aluno: Franciely da Conceição Ferreira Simões

TEIXEIRA, D. C.. A importância do professor de Educação Física na Educação Inclusiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell.

Aluno: Silvania Aparecida Santos Cota

TEIXEIRA, D. C.. O desafio da Inclusão para os profissionais da educação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell.

Aluno: LOAMI SILVA PEREIRA

TEIXEIRA, D. C.. Explorando a Matemática por meio de jogos no Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell.

Aluno: Josiane Pereira de Souza

TEIXEIRA, D. C.. A história da Ditadura Militar contada nos livros didáticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell.

Aluno: Luziane da Silva Melo

TEIXEIRA, D. C.. A formação de Leitores no 5° ano do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell.

Aluno: Nathália Nascimento Amorim

TEIXEIRA, D. C.. O teatro na Ditadura Militar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell.

Aluno: Otaviane Pereira dos Anjos

TEIXEIRA, D. C.. Atividades Lúdicas no Ensino de Matemática: estudo de caso com alunos do 3° e 4° anos do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell.

Orientou

Priscila Andrade

Os benefícios da Leitura; Início: 2016; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell; (Orientador);

Paula Gabriela Miquilino Silva

A Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Início: 2016; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell; (Orientador);

Paula Gabriela Miquilino Silva

A influência da literatura infantil no processo de alfabetização; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell; Orientador: Danúbia da Costa Teixeira;

Tatiane da Silva Oliveira

Família e escola: parceria para o sucesso; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell; Orientador: Danúbia da Costa Teixeira;

Marcela Mendes de Pinho

A influência da família no processo de formação de leitores; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell; Orientador: Danúbia da Costa Teixeira;

Andréia Alves de Almeida Amorim

As contribuições da literatura infantil para a formação de leitores; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell; Orientador: Danúbia da Costa Teixeira;

Luziane da Silva Melo

A Formação de Leitores no 5º ano do Ensino Fundamental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell; Orientador: Danúbia da Costa Teixeira;

Stefânia Siqueira Cardoso

A importância do Professor Mediador para a formação de leitores; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell; Orientador: Danúbia da Costa Teixeira;

Nathália Nascimento Amorim

O teatro durante a Ditadura Militar; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell; Orientador: Danúbia da Costa Teixeira;

Níneve Ferreira de Oliveira

QUARTO DE DESPEJO: UMA ANÁLISE DA OBRA DE CAROLINA MARIA DE JESUS; 2023; Iniciação Científica - Faculdade Única de Ipatinga; Orientador: Danúbia da Costa Teixeira;

Claudiene da Silva Souza

LITERATURAS AFRICANAS EM QUESTÃO: UM ESTUDO DE CASO DE CONTOS e POESIAS AFRICANA; 2023; Iniciação Científica - Faculdade Única de Ipatinga; Orientador: Danúbia da Costa Teixeira;

Produções bibliográficas

  • PASSOS, CHRISTIAN RICARDO SILVA ; OLIVEIRA, SILVIA XIMENES ; CHAGAS, ALEXANDRE MENESES ; OLIVEIRA, FABÍOLA BELKISS SANTOS DE ; RIBEIRO, IRAEL ESTUMANO ; CERQUEIRA, LINDALVA DO REMEDIO OLIVEIRA ; CASTRO, JOÃO PAULO DE ; TEIXEIRA, DANUBIA DA COSTA ; SILVA, FRANCISCO MARCONES MOURA ; SANTOS, JOSÉ LEONARDO DINIZ DE MELO ; SILVA JÚNIOR, DANIEL MELO DA . Formação continuada de professores no contexto da inclusão de alunos com deficiência: contribuições e desafios. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 21, p. e3727, 2024.

  • TEIXEIRA, D. C. . O MOODLE COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE ABRANGENTE. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 28, p. 01-49, 2023.

  • Pena, Ana Lúcia ; Ferreira, Elildo de Paula ; TEIXEIRA, DANÚBIA DA COSTA . A Escrita da Redação do Enem: A Subjetividade e a Submissão dentro da Escrita desse Texto. Ensino de Leitura e Produção Textual: Práticas Pedagógicas Inovadoras 2. 1ed.Ponta Grossa: AYA Editora, 2025, v. 2, p. 11-20.

  • TEIXEIRA, D. C. . TERRITÓRIOS DE RESISTÊNCIA: IDENTIDADE E CULTURA EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS E INDÍGENAS. Revista Aracê, p. 4127 - 4140, 30 jan. 2025.

  • CASTRO, JOÃO PAULO DE ; CERQUEIRA, LINDALVA DO REMEDIO OLIVEIRA ; CHAGAS, ALEXANDRE MENESES ; TEIXEIRA, DANUBIA DA COSTA ; SANTOS, E. P. ; LIMA, J. H. ; VERONA, Marcia Adriana de Souza ; SOUZA, M. A. J. S. E. ; OLIVEIRA, FABÍOLA BELKISS SANTOS DE ; OLIVEIRA, SILVIA XIMENES ; PASSOS, CHRISTIAN RICARDO SILVA ; RIBEIRO, IRAEL ESTUMANO ; SANTOS, JOSÉ LEONARDO DINIZ DE MELO ; SILVA, FRANCISCO MARCONES MOURA ; SILVA JÚNIOR, DANIEL MELO DA . IMPACTO DE USINAS NUCLEARES ÀS TARTARUGAS MARINHAS E ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SENSIBILIZAÇÃO. Revista Aracê, p. 18017 - 18032, 25 dez. 2024.

  • CASTRO, JOÃO PAULO DE ; TEIXEIRA, DANUBIA DA COSTA ; SANTOS, E. P. ; CERQUEIRA, LINDALVA DO REMEDIO OLIVEIRA ; CHAGAS, ALEXANDRE MENESES ; VERONA, Marcia Adriana de Souza ; OLIVEIRA, FABÍOLA BELKISS SANTOS DE ; OLIVEIRA, SILVIA XIMENES ; PASSOS, CHRISTIAN RICARDO SILVA ; RIBEIRO, IRAEL ESTUMANO ; SILVA JÚNIOR, DANIEL MELO DA ; SILVA, FRANCISCO MARCONES MOURA ; LIMA, J. H. . APRENDIZAGEM CONECTADA E A TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA: MODELOS E PRÁTICAS INOVADORAS. Revista Foco, p. 01 - 28, 23 set. 2024.

  • TEIXEIRA, DANUBIA DA COSTA . Capítulo: Notas sobre o fogo: história, metáfora e memória dos Pataxós. Revista FFLCH, São Paulo, p. 219 - 233, 01 jan. 2024.

  • TEIXEIRA, D. C. . Como as oportunidades podem transformar a carreira do professor. Revista Nova Escola, 01 dez. 2020.

  • TEIXEIRA, D. C. . Professor é a profissão do apesar de.... Revista Nova Escola, 08 out. 2020.

  • TEIXEIRA, DANUBIA DA COSTA . Anais do XII Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística. In: Anais do XII Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística, 2020, Florianópolis. Anais do XII Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC. v. 1. p. 49-49.

  • TEIXEIRA, D. C. . O Poder da Comunicação no Atendimento ao Cliente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TEIXEIRA, D. C. ; LIMA, J. H. . Análise de Narrativa sobre Aprendizagem: Uma abordagem Metafórica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TEIXEIRA, DANÚBIA DA COSTA . Pandemia De Covid-19 E A Formação Docente No Ensino Emergencial Remoto: Desafios E Oportunidades. São Paulo: IOSR Journal Of Humanities And Social Science, 2024 (Artigo).

  • TEIXEIRA, DANÚBIA DA COSTA . História da Literatura. Ipatinga: EDITORA ÚNICA, 2023 (Livro Didático).

  • TEIXEIRA, DANÚBIA DA COSTA . Introdução aos Estudos Literários. Ipatinga: EDITORA ÚNICA, 2023 (Livro Didático).

  • TEIXEIRA, DANÚBIA DA COSTA . Literatura Brasileira. Ipatinga: EDITORA ÚNICA, 2023 (Livro Didático).

  • TEIXEIRA, DANÚBIA DA COSTA . Morfologia do Português. Ipatinga: EDITORA ÚNICA, 2023 (Livro Didático).

  • TEIXEIRA, DANÚBIA DA COSTA . Alfabetização e Letramento. Ipatinga: EDITORA ÚNICA, 2021 (Livro Didático).

Outras produções

TEIXEIRA, D. C. . Continuidade dos estudos ? Pós-graduações. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

TEIXEIRA, D. C. . PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BARBOSA, MARIA ALCIONE RIBEIRO ; CASTRO, JOÃO PAULO DE ; CERQUEIRA, LINDALVA DO REMEDIO OLIVEIRA ; CHAGAS, ALEXANDRE MENESES ; TEIXEIRA, DANUBIA DA COSTA ; SANTOS, E. P. ; FERREIRA, JOELSON MIRANDA ; FREITAS, FRANCISCO CLÁUDIO COSTA ; LIMA, J. H. ; LAVANDER, THIAGO LUCAS ; VERONA, Marcia Adriana de Souza ; SOUZA, M. A. J. S. E. ; NOVAES, SIDCLEY EDSON ; OLIVEIRA, FABÍOLA BELKISS SANTOS DE ; OLIVEIRA, SILVIA XIMENES ; PASSOS, CHRISTIAN RICARDO SILVA ; RIBEIRO, IRAEL ESTUMANO ; SANTOS, JOSÉ LEONARDO DINIZ DE MELO ; SILVA, ADRIANO SOBRAL DA ; SILVA, FRANCISCO MARCONES MOURA ; et.al . FOLHA DE SÃO PAULO - A formação de professores deve mudar e ficar menos teórica. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TEIXEIRA, D. C. ; SANTOS, E. P. . Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TEIXEIRA, D. C. ; SANTOS, E. P. . Olimpíada de Língua Portuguesa. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

TEIXEIRA, D. C. . Relato de Prática Pedagógica. 2017; Tema: Relato de Prática Pedagógica. (Site).

TEIXEIRA, D. C. . Dia Mundial do Leite. 2017; Tema: Dia Mundial do Leite - Concurso de Redação. (Site).

TEIXEIRA, D. C. . Três estudantes de escolas estaduais de Minas Gerais são finalistas da categoria artigo de opinião da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa. 2016; Tema: Olimpíada de Língua Portuguesa. (Site).

TEIXEIRA, D. C. . Realidade no papel: Aluna de Farias é uma das semifinalistas da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa. 2012; Tema: Olimpíada de Língua Portuguesa. (Site).

TEIXEIRA, DANÚBIA DA COSTA . Produção de Material Complementar para alunos da EaD. 2023. .

TEIXEIRA, DANÚBIA DA COSTA . Produção de Material Didático para alunos da EaD. 2022. .

VERONA, Marcia Adriana de Souza ; TEIXEIRA, D. C. . Alfabetização e Letramento. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático).

TEIXEIRA, D. C. . Nivelamento em Língua Portuguesa. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TEIXEIRA, D. C. . Criação de Materiais Didáticos para o trabalho com Reportagem. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Leitura e Formação de Leitores na E.E.Alberto Caldeira: uma proposta de renovação., Descrição: A pesquisa visa otimizar a formação de leitores na E.E.Alberto Caldeira propondo um projeto de leitura dinâmico e participativo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Danúbia da Costa Teixeira - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

ESCOLA ESTADUAL ALBERTO CALDEIRA

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 30

2017 - 2018

ESCOLA ESTADUAL ALBERTO CALDEIRA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Coord. de Iniciação Científica, Carga horária: 5

Outras informações:
Coordenar pesquisas de iniciação científica realizadas na escola por alunos do Ensino Médio.

2005 - 2005

Escola Estadual Arnaldo César Coelho

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24

2004 - 2004

BANCO DO BRASIL S/A.

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: atendente, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2004

Escola Municipal Paulo Portes

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 24

2004 - 2004

Centro Educacional Coopcel

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24

2003 - 2004

Escola Estadual Hermínia Ribeiro

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24

2016 - Atual

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ELVIRA DAYRELL

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Outras informações:
Ministrava aulas de Laboratório de Produção de Texto e Trabalho de Conclusão de Curso para alunos que cursavam Licenciatura em Pedagogia, Letras, História, Geografia, Matemática e Educação Física, bem como para alunos de Bacharelado em Enfermagem e Administração de Empresas.

2017 - Atual

Secretária de Educação Básica

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora Regional do PNAIC, Carga horária: 10

2017 - 2019

Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientadora de Iniciação Científica, Carga horária: 5

2017 - 2018

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora PNAIC, Carga horária: 10

Outras informações:
Trabalhei elaborando material pedagógico, elaborando e aplicando atividades avaliativas e ministrando formação para Professores da Rede Pública que atuavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

2018 - 2019

Revista Nova Escola

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Elaboradora de Material Didático, Carga horária: 10

Outras informações:
Elaborar material didático - Planos de Aula - de acordo com a nova BNCC.

2019 - 2020

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de PLAC, Carga horária: 4

Outras informações:
Ministrava a disciplina de Português como Língua Adicional aos alunos da Graduação.

2021 - Atual

Faculdade Única de Ipatinga

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso de Letras- Português, Carga horária: 4

2020 - Atual

Faculdade Única de Ipatinga

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuo como Professora Tutora nos cursos de EaD ministrando disciplinas como: Português Instrumental, Tecnologias aplicadas a Educação, Fundamentos e Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura Infanto Juvenil, entre outras.

Atividades

  • 10/2020

    Direção e administração, Produção de Material Didático.Cargo ou função, Supervisora do Setor de Produção de Material Didático.

2023 - Atual

Uniconhecimento

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20

2020 - Atual

Centro Universitário Uniúnica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

2024 - Atual

Universidade do Distrito Federal - Professor Jorge Amaury Maia Nunes, UnDF

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

2023 - 2024

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientadora de TCC, Carga horária: 20