Leonir Borges

Licenciatura Plena em História (UEM/1992) e Licenciatura em Pedagogia (UNINOVE/2015). Aperfeiçoamento/extensão em Agronegócios, Educação e Meio Ambiente (CESUMAR/2004); Especialização em História e Sociedade (UEM/1996) e Educação Especial e Inclusão (DOM BOSCO/2014); Mestrado em Educação (UEM/2004). Possui experiência nos ensinos Fundamental, Médio, Superior e Pós-Graduação em nível de Especialização. Desenvolveu, coordenou e participou de projetos de pesquisas e extensionistas nas áreas das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Aluno regular no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação PPGE, UNICENTRO, nível Doutorado, na linha de pesquisa Políticas Educacionais, História e organização da Educação.

Informações coletadas do Lattes em 27/09/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação - Políticas Educacionais, História e Organização da Educaçao

2022 - Atual

UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná
Orientador: Alessandro Melo

Mestrado em Educação

2002 - 2004

Universidade Estadual de Maringá
Título: SOCIEDADE, ESTADO E SINDICATO NO BRASIL: QUEM ESTÁ EDUCANDO O EDUCADOR?
Orientador: Maria Rosemary Coimbra Campos Sheen
, Ano de Obtenção: 2004.Palavras-chave: Sociedade; Estado; Sindicato; Trabalhador.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Educação Especial e Inclusão

2014 - 2014

Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco
Título: Educação Especial e Ensino Superior: limites e possibilidades de inclusão

Especialização em História e Sociedade

1994 - 1996

Universidade Estadual de Maringá
Título: O MILAGRE ECONÔMICO BRASILEIRO E SUA CRISE
Orientador: Maria Annunciação Madureira

Aperfeiçoamento em Agronegócios e Meio Ambiente

2004 - 2004

Centro de Ensino Superior de Maringá
Título: Expansão do agronegócio e proteção do meio ambiente: possibilidades e limites?. Ano de finalização: 2004
Orientador: Frederico Fonseca da Silva

Graduação em Licenciatura em Pedagogia

2014 - 2015

Universidade Nove de Julho
Título: Lúdico: uma discussão necessária para a formação do pedagogo
Orientador: Luciana Luckesi

Graduação em Licenciatura Plena em História

1987 - 1992

Universidade Estadual de Maringá

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Contabilidade

1981 - 1983

Colégio Cianortense Ensino Pré Escolar e de 1° e 2° Graus Regular e Supleti

Formação complementar

2023 - 2023

Curso Clássicos do Marxismo 3: Clássicos do Marxismo Brasileiro. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2022 - 2022

Curso Clássicos do Marxismo 2 Da II Internacional aos Anos 1920. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2022 - 2022

Pedagogia como Ciência: historicidade, política e processos formativos. (Carga horária: 40h). , Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia, REPPED, Brasil.

2022 - 2022

A Educação Para Além Do Capital. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Paraná - Campus Campo Mourão, UNESPAR, Brasil.

2022 - 2022

PROINTE - Programa de Integração Estudantil. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2022 - 2022

II Congresso Internacional sobre Ensino Médio e Educação Integral na Améri. (Carga horária: 20h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em III Ciclo de Leitura e Estudos do Pensamento de Paulo Freire - 100 anos do. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em As políticas educacionais e o avanço da extrema direita no Brasil e na Amér. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Gênero, feminismo e Biologia: olhares não deterministas. (Carga horária: 14h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Ciência na praça: mostra de atividades da pós-graduação da UEM. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Gênero de diversidade sexual: pressupostos voltados à educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2015 - 2015

Fundamentos Históricos da EaD (DTP4057). (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2015 - 2015

Intelectuais do Século XX na Psicologia, Filosofia. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2015 - 2015

Políticas de Diversidade Cultural na Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2015 - 2015

Questões Metodológicas na Psicologia Histórico-Cul. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Discutindo as Bases Epistemológicas: reflexos para. (Carga horária: 20h). , UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em II SEMINÁRIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE. (Carga horária: 40h). , UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO, Brasil.

2012 - 2012

Universidade, História e Política. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2008 - 2008

Ciência, História e Educação (DFE5003). (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2008 - 2008

História das Políticas Educacionais no Brasil. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia da Pesquisa Científica.

Organização de eventos

BORGES, Leonir . I seminário de pesquisa interdisciplinar em História e Serviço Social. 2011. (Outro).

BORGES, Leonir . I Congresso de História de Ivaiporã: a historiografia em foco. 2011. (Congresso).

BORGES, Leonir . I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. 2004. (Congresso).

BORGES, Leonir . IV Jornada de HISTEDBR - História e Historiografia da Educação: Abordagens e Práticas Educativas. 2004. (Outro).

BORGES, Leonir . Teatro, Literatura e Educação ? Turma III: Educação e Psiquismo Humano pelos mestres Machado de Assis e Brecht. 2004. (Outro).

BORGES, Leonir . I Seminário: Marxismo e Educação: atualidade de uma perspectiva teórico-metodológica e polítca. 2003. (Outro).

BORGES, Leonir . Evento de extensão: Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE). 2003. (Outro).

BORGES, Leonir . ENCONTRO INTERNACIONAL 130 ANOS DA COMUNA DE PARIS. 2001. (Outro).

BORGES, Leonir . CONFERÊNCIA: AGRICULTURA DEPENDENTE, SAÚDE E MEIO AMBIENTE EM RISCO: OS TRANSGÊNICOS. 2001. (Outro).

BORGES, Leonir . CURSO: COMO FUNCIONA A SOCIEDADE I. 2000. (Outro).

BORGES, Leonir . CONFERÊNCIA: INTERVENÇÃO DOS EUA NA AMAZÔNIA E COLÔMBIA. 2000. (Outro).

BORGES, Leonir . CONFERÊNCIA: TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO: VENHA CONHECER SEUS DIREITOS E DEVERES. 2000. (Outro).

BORGES, Leonir . EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA ÊXODOS DE SEBASTIÃO SALGADO DEGUSTE 'HAPPY HOUR'. 2000. (Exposição).

BORGES, Leonir . A DUPLA CRISE DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. 1992. (Outro).

BORGES, Leonir . A dupla crise do mundo contemporâneo. 1992. (Outro).

BORGES, Leonir . IV CONGRESSO ESTADUAL DE SOCIÓLOGOS DO PARANÁ. 1990. (Congresso).

BORGES, Leonir . CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA ECONÔMICA. 1990. (Outro).

Participação em eventos

Lançamento do livro Althusser And Education. 2023. (Outra).

Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação: ANAPAE/PR. 2022. (Encontro).

Congresso Internacional Freire e Vigotski: educação pública emancipatória. .. 2021. (Congresso).

Educação Popular, lutas e resistências: 100 anos de Paulo Freire. 2021. (Outra).

VI SEMANA MARINGAENSE DE COMBATE À LGBTFOBIA. 2017. (Outra).

XXII Semana de Pedagogia: Discutindo as bases epistemológicas da Pedagogia: reflexos para sua prática. 2014. (Outra).

I Congresso de História de Ivaiporã: historiografia em foco. 2011. (Congresso).

VII encontro da educação: ensino, aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva histórico-cultural.Oficina de história. 2007. (Encontro).

I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. 2004. (Congresso).

Evento de extenção: XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte: a formação de professores para o século XXI: dilemas e perspectivas.Evento de extenção: XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte: a formação de professores para o século XXI: dilemas e perspectivas. 2003. (Outra).

Evento de extensão.Seminário de pesquisa do programa de pós-graduação em educação (PPE). 2003. (Seminário).

Geoeconomia da Guerra: a crise do Capital e a escalada militar norte-americana. 2003. (Seminário).

I Seminário: Marxismo e Educação: atualidade de uma perspectiva teórico-metodológica e política. 2003. (Seminário).

."Maringá Serviço Melhor". 2002. (Seminário).

Curso de capacitação continuada no espaço de trabalho em projetos transdisciplinares.Projeto de Extensão "Educação básica: elementos para a construção de uma proposta pedagógica dos que vivem do trabalho". 2001. (Outra).

Seminário Estadual Meio Ambiente, Reforma Agrária e Direitos Humanos - A História da Terra no Brasil.SEMINÁRIO ESTADUAL MEIO AMBIENTE, REFORMA AGRÁRIA E DIREITOS HUMANOS - A HISTÓRIA DA TERRA NO BRASIL. 2001. (Seminário).

Educação Básica: elementos para construção de uma proposta para os que vivem do trabalho.SEMINÁRIO EDUCAÇÃO BÁSICA: ELEMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA OS QUE VIVEM DO TRABALHO. 2000. (Seminário).

Seminário Educacional Gestão Democrática e Porte das Escolas.SEMINÁRIO EDUCACIONAL GESTÃO DEMOCRÁTICA E PORTE DAS ESCOLAS. 2000. (Seminário).

II Conferência Estadual de Educação.II CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. 1999. (Outra).

Programa um Salto para o Futuro ? PCNs 5ª a 8ª séries e ensino médio, e Violência na Escola.PROGRAMA UM SALTO PARA O FUTURO - PCNs 5ª a 8ª SÉRIES E ENSINO MÉDIO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA. 1999. (Outra).

I Fórum de debates sobre a cultura da mandioca na região da Amenorte.I FÓRUM DE DEBATES SOBRE A CULTURA DA MANDIOCA NA REGIÃO DA AMENORTE. 1997. (Outra).

Mini-Curso ?Matemática Básica?.MINI-CURSO: MATEMÁTICA BÁSICA. 1996. (Outra).

25 Anos de História 1967 a 1992.25 ANOS DE HISTÓRIA (1967-1992). 1992. (Outra).

A Dupla Crise do Mundo Contemporâneo.A DUPLA CRISE DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. 1992. (Outra).

II Encontro Anual de Iniciação Científica UEL/UEM/UEPG e X Simpósio de Estagiários do CCB/UEL.II ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UEL/UEM/UEPG e X SIMPÓSIO DE ESTAGIÁRIOS DO CCB/UEL. 1992. (Encontro).

III Semana de Pedagogia.III SEMANA DE PEDAGOGIA DA UEM. 1992. (Outra).

3ª Jornada de Ciências Sociais Intitulada ?Jornada de Estudos Antônio Cândido?.3ª JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS: JORNADA DE ESTUDOS ANTÔNIO CÂNDIDO. 1990. (Outra).

A Sociedade e sua Investigação Científica: Marx, Weber e Durkhein.A SOCIEDADE E SUA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: MARX, WEBER E DURKHEIN. 1990. (Outra).

Seminários Preparatórios para o I Congresso Universitário da UEM.SEMINÁRIOS PREPARATÓRIOS PARA O I CONGRESSO UNIVERSITÁRIO DA UEM. 1990. (Seminário).

Como Funciona a Sociedade e a Educação no Brasil.COMO FUNCIONA A SOCIEDADE E A EDUCAÇÃO NO BRASIL. 1989. (Outra).

Formação Política e Econômica.FORMAÇÃO POLÍTICA E ECONÔMICA. 1989. (Outra).

I Ciclo de Estudos Latino-Americanos e Caribenhos.I CICLO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS E CARIBENHOS. 1989. (Outra).

A Crise do Mundo Contemporâneo: Transição e Emancipação Humana.A CRISE DO MUNDO COMTEMPORÂNEO: TRANSIÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA. 1987. (Outra).

I Curso de Orientação Sindical.I CURSO DE ORIENTAÇÃO SINDICAL. 1987. (Outra).

V Ciclo de Estudos Paranaenses.V CICLO DE ESTUDOS PARANAENSES. 1987. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Marcos Antonio Marcolino

BORGES, Leonir. A imigração no Paraná: alguns aspectos da cultura ucraniana. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Arte e Cultura - 5ª edição) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Alexsandra Kraushaar

BORGES, Leonir. Contribuições de uma mostra de conhecimento científico e tecnológico como atividade interdisciplinar em uma escola da rede estadual. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Aluno: CELIA SCHAFRANSKI MALANSKI

BORGES, Leonir. A importância do uso das novas tecnologias em sala de aula. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Aluno: Eliane Dal Pisol

BORGES, Leonir. O desafio da tecnologia digital como meio educacional em uma escola da rede pública municipal de Prudentópolis. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Aluno: Fernanda Olbertz Farah de Castilhos

BORGES, Leonir. O computador como instrumento de ensino aprendizagem da Educação Infantil ao Ensino Supeior. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Aluno: GILSON POSSOBAM

BORGES, Leonir. O dos recursos tecnológicos como facilitadores no Ensino. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Aluno: Hilda Kreczkiuski Dvulhatika

BORGES, Leonir. A inserção da tecnologia no cotidiano escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Aluno: JOSE SOLOBODZIAM

BORGES, Leonir. Uso da tecnologia da informação na escola do campo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Aluno: Luciane Federle da Silva

BORGES, Leonir. Uso pedagógico de mídias na escola: práticas inovadoras. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Aluno: ROSEMARI MAIA NASCIMENTO

BORGES, Leonir. A influência da mídia no comportamento infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Aluno: Rubia Carneio

BORGES, Leonir. O uso de recursos midiáticos no ensino de História. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Aluno: Thalita Silva

BORGES, Leonir. Contribuições da mídia para a construção do conhecimento em sala de aula. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Aluno: VIVIAN RENATA PRADO

BORGES, Leonir. O uso do blog (diário on line): como ferramenta de comunicação e aprendizagem de Geografia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Aluno: ELIZETE DO BELEM CANESSO

BORGES, Leonir. A linguagem musical e o uso de tecnologias como elemento de inclusão. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Aluno: Lucia Marcinek Kadlubitski

BORGES, Leonir. Uso de mídias na Educação Especial. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Aluno: LINDSEN MOLETA

BORGES, Leonir. A importância da internet e novas tecnologias para divulgação e formação dos cursos projovem urbano. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Aluno: ROSELI APARECIDA DELGADO DO ROZARIO

BORGES, Leonir. A tecnologia aplicada no ensino e aprendizagem da educação integral através do projeto mais educação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Aluno: ALINE MENDES DE MOURA E MARCELO PEREIRA DA ROCHA

BORGES, Leonir. A inclusão da criança surdocega nas aulas de educação física. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: deficiência intelectual e múlti) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: ANGELA LOPES E GILSIANE APARECIDA CARNEIRO CAMPOS DE GEUS

BORGES, Leonir. Dificuldade de aprendizagem: o papel da escola e da família em relação à criança. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: deficiência intelectual e múlti) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: CLAUDIA REGINA BETIM, ELENICE DE FÁTIMA ALBUQUERQUE SCHOENBE

BORGES, Leonir. Inclusão: entre desafios e possibilidades, uma prática a ser construída. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: deficiência intelectual e múlti) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: CLEIDE APARECIDA CARNEIRO E HILDA DE SOUZA

BORGES, Leonir. Autismo: alternativas para o êxito da prática em sala de aula. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: deficiência intelectual e múlti) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: CRISTIANO ANTUNES CHAVES E NATASHA KARYNE DUTKO

BORGES, Leonir. A importância das salas de recursos multifuncionais no processo da inclusão. 2014 - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: DANIELLE APARECIDA BARBOSA ZENZ, MARIA IZABEL DOS REIS ARAUJ

BORGES, Leonir. Psicomotricidade como instrumento de mediação na educação especial. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: deficiência intelectual e múlti) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: GISELE ALVES BUENO, JAQUELINE RIBEIRO GOMES E MARIA ELZA TAL

BORGES, Leonir. Psicomotricidade e deficiência mental: desenvolvimento e aprendizagem. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: deficiência intelectual e múlti) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: LUCIMARA APARECIDA MEIRA MITTELSTEDT, MÁRCIA TELEGINSKI E VA

BORGES, Leonir. Recursos de aprendizagem para o atendimento de alunos com paralisia cerebral severa. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: deficiência intelectual e múlti) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: REGIANE DE CÁSSIA FONSECA SANTOS E MARILI MARTINS ARPELAU LA

BORGES, Leonir. O professor mediador e a psicomotricidade na educação especial. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: deficiência intelectual e múlti) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: EMILIANA MARIA GOMES SANTOS, LISA ANDRÉA ROMÃO E SILVANA CA

BORGES, Leonir. O papel do serviço social na inclusão da educação especial. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: deficiência intelectual e múlti) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: TAFINY CARNEIRO WOLFF E TUANY CARNEIRO MACHADO

BORGES, Leonir. O trabalho do pedagogo na educação especial de Tibagi. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: deficiência intelectual e múlti) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Elem Lustosa

BORGES, Leonir. A questão meridional de Antonio Gramsci: para pensar uma estratégia de unidade campo e cidade. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Estadual Centro Oeste do Paraná.

Aluno: KELIN, Edenir; LAVADO, Maricleia Cruz; EDUARDO, Josiliane A

BORGES, Leonir. . Educação do Campo: políticas públicas e práticas pedagógicas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: SILVEIRA, T

BORGES, Leonir. R. da; OLIVEIRA, V. N. N.; URBANSKI, M. R.. Educação de jovens e adultos no campo: conceitos e paradigmas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Carvalho, S

BORGES, Leonir. F.; PATRICIO SOBRINHO, L.. Pedagogia da alternância, uma metodologia voltada para a educação do campo: sua importância nas casa familiares rurais: o caso de Iretama (Pr). 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: RIBAS, M

BORGES, Leonir. F.; BODNAR, Z. C.; ROSA, R. X.. A prática de ensino na Educação do Campo: algumas concepções. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: AMARAL, A

BORGES, Leonir. F. B.; DE PAULA, A. S.; CARDOSO, R. S. B.. Educação do Campo: um olhar histórico para sua implantação. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: MAMUS, C

BORGES, Leonir. N. C.; MENEZES, R. L. F.; GOMES, S. P. F.. Inclusão de alunos com deficiência intelectual na escola do campo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: MAMUS, G

BORGES, Leonir. B.; SILVA, J. P.; SILVA, M. A. M.. A prática de ensino na Educação do Campo: algumas considerações. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: MARCOLINO, E

BORGES, Leonir. M.; MARIANO, H. M. A.; ZEFERINO, S. P. O.. Os principais desafios para a organização do trabalho pedagógico dos educadores do campo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: LIMA, Kely Cristina Lino de; LINO, Carina Alessandra

BORGES, Leonir. O método do educador Paulo Freire na Educação do Campo: algumas aproximações. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: PEPINO, C

BORGES, Leonir. P. L.; OLIVEIRA, M. L.; PEREIRA, I.. O preconceito linguistico e suas consequencias nas escolas do campo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: LIMA, S

BORGES, Leonir. B.; SILVA, M.; GONÇALVES, L.. A Educação do Campo e o processo de avaliação: algumas considerações. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: BORINO, A

BORGES, Leonir. R. X. S.; ANDRADE, D. B.. Práticas pedagógicas para a Educação do Campo: algumas contribuições. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Alessandro Steilein da Cruz

BORGES, Leonir. Ética, moral, religião, política e sociedade na visão de Mandeville: algumas aproximações. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Andressa Bilha Cruz

BORGES, Leonir. Encaminhamento metodológico em artes visuais: uma análise da proposta de Ana Mae Barbosa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Cássia Valentini Saran

BORGES, Leonir. A disciplina de Sociologia nas reformas educacionais: uma análise histórica da LDB/1996 e de documentos que norteiam o seu ensino. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Célia Costa da Silva

BORGES, Leonir. Açúcar: o ouro brasileiro do período colonial. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Cícera Dias da Cruz

BORGES, Leonir. O Ensino Religioso na formação integral do educanco. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Débora Andrea Franke Tamioso

BORGES, Leonir. Algumas considerações históricas sobre o processo de transição nutricional. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Deise Fernanda Maximo de Lima

BORGES, Leonir. "Gosto não se discute": um resgate histórico filosófico sobre a questão do belo na estética. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Elisane Nantes de Toledo

BORGES, Leonir. A mulher na sociedade atual: lutas e conquistas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Ernesto Benedito Camilo de Godoi

BORGES, Leonir. O governo de Getúlio Vargas no Brasil: considerações do primeiro governo: 1930 - 1945. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Fúlvio Alves Domingos Plina

BORGES, Leonir. A importância da Era Vargas para a classe trabalhadora: alguns conceitos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Izabel Cristina Pereira Claro

BORGES, Leonir. Mulheres machistas: uma construção histórica: primeiros ensaios. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Jéssica Blanco Gerona de Sousa

BORGES, Leonir. Hino municipal e a construção de identidade de uma cidade: o caso de Nova Aurora (PR). 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Josiane Sousa de Oliveira

BORGES, Leonir. Permanências e transformações econômicas em Assis Chateaubriand (1999-2010). 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Juliana Regina da Silva

BORGES, Leonir. Conjunto habitacional Hélio Lagui de Assis Chateabriand: história de luta de um povo trabalhador. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Leonice Pelaquim

BORGES, Leonir. Imigração alemã e italiana na colonização do município de Assis Chateaubriand (PR) na década de 1960. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Lucimara Aparecida Mikolic Gazzola

BORGES, Leonir. O trabalho autônomo de manicures em Assis Chateaubriand (PR): 2000 - 2010: algumas aproximações. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Marcio Antonio Broti

BORGES, Leonir. Tendências e concepções do ensino de arte na educação. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Marcos Gaia Marconi

BORGES, Leonir. Breve histórico sobre o ensino de arte no Brasil. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Maria Roseneide de Carvalho Costa

BORGES, Leonir. A contribuição da agricultura no processo de desenvolvimento econômico, político e social na formação do município de Assis Chateaubriand (PR): uma análise da década de 1970. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Maria Vieira dos Santos

BORGES, Leonir. A democracia e a importância do voto. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Mirian Aparecida Lampert Vicentino

BORGES, Leonir. A Guerra do Contestado e os monges que fizeram Hisitória. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Neuci da Silva Alves

BORGES, Leonir. A presença da religião na música cidadão: uma análise ideológica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Paulo Rogerio Fiori

BORGES, Leonir. A contribuição do ensino religioso para a formação da cidadania. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Rafaelli Fernandes Bergo Vendrame

BORGES, Leonir. Palotina (Pr): o colono ideal e a representação do outro. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Sérgio Pereira de Melo

BORGES, Leonir. A hisitória política de Assis Chateaubriand (Pr): 1966-1996. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Silvia Précoma Brunhari Mestriner

BORGES, Leonir. Ensino religioso e a catequese: algumas diferenças. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Silvia Cristina dos Santos Guilherme Costa

BORGES, Leonir. A história de Brasilândia do Sul (Pr) através da fotografia: da emanciapação à década de 2012. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Simone Scramin Gomes

BORGES, Leonir. A importância do cinema para a historiografia: o filme Lutero. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Sonia Maria da Costa Petri

BORGES, Leonir. A arte na sala de aula: a importância do teatro de bonecos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Tatiane Martins Evangelista

BORGES, Leonir. Cidade espetáculo: o poder da marca. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Tatiane Fonseca Cantarelli

BORGES, Leonir. O fazer artítisco e o ensino de música na disciplina de artes. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Vanessa Aparecida Silva

BORGES, Leonir. A constribuição dos tabelionatos de notas na história econômica de Assis Chateaubriand (Pr): 2000-2010. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Vanessa de Jesus Klettenbert

BORGES, Leonir. Arte: um prazer sensível, um pensar sobre a filosofia da arte. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Elizabete Targino Freitas Augusto

BORGES, Leonir. Educação ambiental e carência da disciplina no currículo escolar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Lourenço José Neto Moreira

BORGES, Leonir. RIV - Relatório de impacto de vizinhança: construção do complexo da Sinconfermar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: RICARDO MASSULO ALBERTIN

BORGES, Leonir. Gerenciamento empresariais de Maringá (PR). 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: RICARDO MASSULO ALBERTIN

BORGES, Leonir. Gerenciamento empresariais de Maringá (PR). 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Luciana Quevedo Nunes

BORGES, Leonir. Construções sustentáveis sob a ótica da arquitetura ambiental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Helton Jorge Kutsunugi

BORGES, Leonir. Gestão ambiental da propriedade rural: um estudo para conscientização dos proprietários rurais do município de Maringá, Paraná. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Alessandrina Aparecida de Matos

BORGES, Leonir. A importância da musicalização na Educação Infantil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Alexsandra Rodrigues Ribeiro Kovalski

BORGES, Leonir. A importância da estimulação para crianças de 0 a 36 meses de idade em centros de Educação Infantil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Amilton Aparecido Ribeiro

BORGES, Leonir. Alguns gêneros textuais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Andréia Rosa Pereira

BORGES, Leonir. A utilização de alguns jogos matemáticos no Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Celvina Oliva da Silva

BORGES, Leonir. Bullying nas escolas: algumas considerações. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Claudete Cordeiro

BORGES, Leonir. A importância da música no processo de ensino aprendizagem. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: EDENIR KELIN

BORGES, Leonir. Jogar aprendendo: contribuições dos jogos no processo de letramento. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Elaine Cristina Bueno

BORGES, Leonir. Psicomotrocidade na Educação Infantil: saberes necessários para o desenvolvimento da criança de zero a seis anos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Elaine da Silva Hanicz

BORGES, Leonir. O lúdico na alfabetização: ensino de nove anos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Estela Onicko

BORGES, Leonir. Escrita e leitura: necessidade e aprendizagem desde as séries iniciais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Flávia Mara do Nascimento Oliveira Paglia

BORGES, Leonir. O lúdico como forma de intervenção no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Gislaine Schinskas de Melo

BORGES, Leonir. A afetividade do professor no ensino aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: IGOR HANICZ

BORGES, Leonir. A importância do trabalho com a leitura para crianças de zero a três anos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Isiane Kravec Lara

BORGES, Leonir. Uso de substância psicoativa com finalidade de amenizar o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Josevalda da Rocha Ribeiro

BORGES, Leonir. Incentivando os jogos cooperativos na escola pública para alunos de Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Laureli Honória Guimarães da Silva

BORGES, Leonir. Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita dos alunos nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Letícia da Silva Giroldo

BORGES, Leonir. Os principais aspectos que interferem no processo de aprendizagem da leitura e na escrita. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Luciane Zocante

BORGES, Leonir. A importância do ensino de Ciências no cotidiano de alunos do Ensino Fundamental nas séries iniciais: algumas contribuições. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Luzia Aparecida de Melo Marconi

BORGES, Leonir. Literatura infantil: da iniciação a leitura à formação de leitores criticos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Marcio Adrianis Marconi

BORGES, Leonir. O resgate de valores através do ensino de músicas sertanejas no Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Mariza de Almeida Lopes

BORGES, Leonir. Os jogos matemáticos podem auxiliar no ensino aprendizagem e intereção social nas séries iniciais do Ensino Fundamental (?). 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Marli Fortes Ribas

BORGES, Leonir. Causas e conseqüências da violência nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Marly Lima de Oliveira

BORGES, Leonir. A importância dos jogos psicopedagógicos para o desenvolvimento da aprendizagem no Ensino Fundamental: algumas aproximações. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Noemia Gomes da Silva

BORGES, Leonir. O movimento e sua relação com a psicomotricidade nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Patrícia Lopes Gonçalves

BORGES, Leonir. A importância da produção escrita para a formação do aluno nos diferentes níveis escolares. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Pedrelina da Silva Sampaio

BORGES, Leonir. Hiperatividade transtorno de déficit de atenção na fase infantil e adolescente: primeiras aproximações. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Priscila Paula Ribeiro de Faria

BORGES, Leonir. Bullying nas escolas: algumas contribuições preventivas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Rita de Cássia Oliva da Silva

BORGES, Leonir. Jogos e brincadeiras: uma forma diferenciada de aprendizagem. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Rosana Alves de Góes Silva

BORGES, Leonir. A utilização do tangran nas aulas de matemática: algumas contribuições. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Rosana Fernandes Benedicto Dias

BORGES, Leonir. Arte como forma de expressão no educando das séries inciais do Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Rosângela Maria Rodrigues

BORGES, Leonir. A importância do lúdico na alfabetização das séries iniciais do Ensino Fundamental: algumas contribuições. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Sandra Nascimento da Silva

BORGES, Leonir. A importância do lúdico no desenvolvimento infantil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Selma Aparecida da Costa Afonso

BORGES, Leonir. O brinquedo na educação infantil: do dever ao prazer. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Selma da Silva Giroldo

BORGES, Leonir. A importância das atividades lúdicas na aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Simone Bednarczuk

BORGES, Leonir. A importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Sueli Neves Guimarães Rossi

BORGES, Leonir. A importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Symone Cavalcante Campos de França

BORGES, Leonir. Desenvolvendo o raciocínio matemático através da resolução de problemas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Vanderson Rodrigues da Silva

BORGES, Leonir. Jogos e brincadieras ajudando no desenvolvimento infantil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Valéria Ivanchichen

BORGES, Leonir. Brincadeiras lúdicas infantis: resgatge de algumas brincadeiras. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Vânia de Bittencourt Figueiredo

BORGES, Leonir. A importância da musicalização para o desenvolvimento da linguagem da criança. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Cleide Terezinha de Lima Souza

BORGES, Leonir. Autismo: mundo em descoberta na Educação Infantil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Edna Aparecida Geraldo dos Santos

BORGES, Leonir. Atividades físicas para crianças portadoras de sindrome de down. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Edna Moraes Marcolino

BORGES, Leonir. Algumas contribuições de atividades psicomotoras para desenvolver a aprendizagem em educandos de Educação Infantil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Elza Francisco da Silva

BORGES, Leonir. Transtorno do déficit de atenção e h ipratividade: algumas causas e conseqüências na vida escolar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Fabiane Ribeiro dos Santos

BORGES, Leonir. Algumas possibilidades que o autista apresenta no processo de aprendizagem. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Juliana Nunes

BORGES, Leonir. Algumas considerações acerca da importância do diagnóstico do TDAH para a escolarização. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Josnei da Silva Laurino

BORGES, Leonir. Tecnologia assistiva: a utilização dos principais periféricos e software para a inclusão de alunos com deficiência nas escolas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Francisca Vieira dos Santos

BORGES, Leonir. A inclusão escolar do deficiente auditivo na atualidade: algumas aproximações. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Gláucia Camila Vertolino

BORGES, Leonir. Dispraxia: algumas discussões. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Inêz da Silva Prado Domanski

BORGES, Leonir. Influências da disciplina e da indisciplina no desenvolvimento cognitivo das crianças com dificuldades de aprendizagem. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Ivone Soares Leão

BORGES, Leonir. A dislexia dentro e fora da escola. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Josiane Aparecida Cândido do Prado

BORGES, Leonir. Considerações acerca das dificuldades de aprendizagem: escola, professor, aluno e família. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Josiliane Alves Eduardo

BORGES, Leonir. Bullying: agressão física e psicológica que leva ao suicídio (?). 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Marcia Regina Tomé lopes

BORGES, Leonir. Ensino através de jogos como medida de intervenção no processo de aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Márcia Soares Teixeira

BORGES, Leonir. Alternativas metodológicas para trabalhar com crianças e adolescentes autistas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Marcieli da Luz Giroldo

BORGES, Leonir. Contribuições da estimulação precoce para diminuir os problemas de aprendizagem. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Maria do Carmo dos Santos Costa

BORGES, Leonir. Inclusão escolar: o caso do Colégio Estadual Aníbal Khury (Iretama, Paraná). 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Maria Rita da Silva Urbanski

BORGES, Leonir. A importância dos jogos para o atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Patricia Pinheiro Lima

BORGES, Leonir. A importância da psicomotricidade na intervenção da dificuldade de aprendizagem nas séries iniciais da Educação Básica. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Renir da Silva Prado

BORGES, Leonir. A importância da psicomotricidade na Educação Infantil das escolas especiais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Rosana de Souza Bessa

BORGES, Leonir. A importância da estimulação precoce para o desenvolvimento da criança com síndrome de down. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Rosana Schimidt

BORGES, Leonir. Entendendo a hiperatividade: algumas discussões. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Rosemélia de Souza Bessa

BORGES, Leonir. A dislexia nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Salete Pereira da Fonseca

BORGES, Leonir. Identificação de alunos disléxicos no Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Tânia Mara Hrycyki

BORGES, Leonir. Dislexia: especificidades de um distúrbio. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Tiago Rossi da Silveira

BORGES, Leonir. Síndrome de down: diagnósticos e perspectivas de inserção na sociedade. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Valquiria da Cruz

BORGES, Leonir. A língua de sinais: formação de conceitos em pessoas surdas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Vanessa Naiara do Nascimento Oliveira

BORGES, Leonir. O processo de inclusão do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no contexto escolar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Wirmondes Elvio Lauriano

BORGES, Leonir. Algumas considerações acerca do direito da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Vanize Bittencourt de Lima

BORGES, Leonir. A importância da estimulação precoce para o desenvolvimento da aprendizagem da criança de 0 a 6 anos com síndrome de down. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Veronice Divino Rossi

BORGES, Leonir. O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: as implicações no processo de ensino e aprendizagem em crianças na fase escolar dos sete aos catorze anos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Wanessa Cristhina Castilho Leal

BORGES, Leonir. A importância da estimulação precoce para o desenvolvimento da aprendizagem da criança de 0 a 6 anos com síndrome de down. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária.

Aluno: Daniel Douglas Sbrana

BORGES, Leonir. O marketing no agronegócio. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: RICARDO MASSULO ALBERTIN

BORGES, Leonir. Gerenciamento dos resíduos sólidos: um modelo para os barracões industriais de Maringá. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Fabio Stempniak

BORGES, Leonir. Comportamento e produtividade do algodão colorido (BRS 200) no município de Floresta-Pr. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Denis Paes da Rocha

BORGES, Leonir. Crimes contra fauna brasileira. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Michael Hisao Ladeira

BORGES, Leonir. Proposta de revegetação de uma área de preservação permanente da Mata Atlântica no bairro Juquey em São Sebastião-SP. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Luana Soares Garcia

BORGES, Leonir. Caminho dos sentidos: auxílio à sensibilização ambiental. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Lilian Cristina Fratta

BORGES, Leonir. Viabilidade de utilização do lodo têxtil na agricultura. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Fernanda Hernandes Volpato

BORGES, Leonir. Reuso da água em residências. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: César Adriano Nogueira

BORGES, Leonir. Estudo da viabilidade de implantação do sistema de coleta e aproveitamento de água de chuva para consumo não potável em um colégio, em Nossa Senhora das Graças-Pr. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Anne Caroline Olivo

BORGES, Leonir. Avaliação da percepção de estudantes da 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto-MG, a respeito de ecologia de dossel. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Tavani Iara Antunes

BORGES, Leonir. Coleta e disposição final dos resíduos sólidos domiciliares da cidade de Rio Branco do Ivaí ? Estado do Paraná. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Camila Barreto Rodrigues Cochia

CHIARAMONTE, Vicente;BORGES, Leonir; BORGES, W. A.. Programas de educação a distância: considerações a respeito da implantação e gestão do projeto piloto do curso de Administração/EAD/UEM. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a distância) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Caroline Elizabeth Brero Valero

CHIARAMONTE, Vicente;BORGES, Leonir; BORGES, W. A.. Análise do exercício da tutoria no curso de graduação em Administração a Distância da UEM. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a distância) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Sandra Jaqueli Fantin

BORGES, W. A.;BORGES, Leonir; Angela Augusta L. Silva. Comunicação, interatividade e tecnologia no ensino a distância. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a distância) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Adriano Lucas Marchini

BORGES, Leonir. A importância da gestão de pessoas para o marketing. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Pessoas e Marketing) - UNIFAMMA - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Aline Giseli Martim

BORGES, Leonir. Aspectos do meio físico a serem observados para implantação de cemitérios horizontais. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Emerson Penachiotti

BORGES, Leonir. Tecnologia em aplicação de agrotóxico. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Silvana Aquino

BORGES, Leonir. Geografia do turismo sustentável. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Consultoria Tur~istica em Áreas Urb) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Samira Soledad Gôngora Picoli

BORGES, Leonir; SILVA, F. F.; PICOLI, Samira Soledad Gongora. Maringá: a cidade rotulada como "cidade verde". 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Hugo Leonardo Siroti do Amaral

BORGES, Leonir. Propostas para um melhor ordenamento do ecoturismo da cidade de Manaus-AM. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Consultoria Turistica em Áreas Urba) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Marco Antonio Aricini

BORGES, Leonir. Perfil ictiofaunístico de duas lagoas no Rio Paraná. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Danilo Tomé da Silveira

BORGES, Leonir. A conscientização da rede hospitalar de Cascavel quanto a gestão ambiental. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Heber Malagutti da Silva

BORGES, Leonir. O papel da cooperativa agrícola junto ao produtor rural. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Agronegócio) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Catiúscia Rejane Lima Lucas

BORGES, Leonir. BR 163: o grande corredor de escoamento do agronegócio brasileiro. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Agronegócio) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: NETÂNIA IGNEZ VICENTINO

BORGES, Leonir. Os parâmetros da qualidade do ovo em relação à idade das galinhas. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Agronegócio) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Mara Regina dos Santos Rodrigues

BORGES, Leonir. A implantação do projeto pupunha em São Tomé-Pr. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Agronegócio) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Reginaldo Simprício dos Santos

BORGES, Leonir. A administração no agronegócio para pequenas propriedades rurais. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Agronegócio) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Leonardo Susumu Yoshio Goto

BORGES, Leonir. Viabilidade da normativa 51. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Agronegócio) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Fábio Augusto Gottardo

BORGES, Leonir. Viabilidade econômico-financeira para implantação de um sistema de armazenagem de grãos: um estudo de caso em uma média propriedade rural em Campo Mourão-Pr. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Agronegócio) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Jefferson Soares Domingues

BORGES, Leonir. Análise da curva de sazonalidade do preço da arroba de cacau no mercado brasileiro. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Agronegócio) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Aldemir Gazolla

BORGES, Leonir. Licenciamento e gestão ambiental de indústrias de baterias e componentes. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Agronegócio) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Sheila Bertália Rodrigues

BORGES, Leonir. O uso da tecnologia da informação em uma propriedade familiar de agricultura orgânica. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Agronegócio) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Tiago Cabrera

BORGES, Leonir. Viabilidade do uso do lodo para implantação de sistemas agrícolas e plantio desde 1990-2005. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Amanda Cezar de Castro Chaves

BORGES, Leonir. Desenvolvimento Sustentável com ênfase na produção limpa: estudo sobre as construtoras de Maringá. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Marcela Reis Gallete

BORGES, Leonir. Pesquisa de marcado para verificar a viabilidade de um futuro projeto e implantação de um restaurante rural no município de Santa Fé-Pr. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Consultoria Turistica em Áreas Urba) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Paulino Heitor Mexia

BORGES, Leonir. Estudo de caso: licenciamento e gestão ambiental do Ody Park Aquático (Iguaraçu-Pr). 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Consultoria Turistica em Áreas Urba) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Gregório Balarotti Laurindo

BORGES, Leonir. Contratos futuros do boi gordo: análise do comportamento da relação entre preço à vista e preço futuro. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Agronegócio) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Fabrícia Aparecida Campiolo

BORGES, Leonir. Orgânicos: garantia de saúde e possibilidade de sucesso econômico para o Brasil. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Agronegócio) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Sérgio Moita Alves

BORGES, Leonir. Irrigação na agricultura: o caso do trigo. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Agronegócio) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Jesus Canonice

BORGES, Leonir. Abrindo a caixa verde: o agrocombustível: estudo sobre a importância econômica e social na agricultura brasileira. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Agronegócio) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Jaime Dallagnol

BORGES, Leonir. Transgênicos ? problema ou solução. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Agronegócio) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Caroline Severo de Azevedo

BORGES, Leonir. A educação no governo Vargas: ensino profissionalizante. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Aluno: FRANCISLAINE FERREIRA

BORGES, Leonir. Educação Especial na Educação Infantil: desafios e possibilidades na escola especial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Aluno: Jaqueline Beskopf Antunes

BORGES, Leonir. A reprovação como fenômeno do fracasso escolar: um estudo na cidade de Pinhão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Aluno: Maria Eni Schinemann

BORGES, Leonir. Introdução do pensamento pedagógico de Comênio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Aluno: Stella Cristina Ribeiro da Luz

BORGES, Leonir. A política em Gramsci: Maquiavel e a filosofia da práxis na formação ética politica do educador. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Aluno: Gisele Cristina Saretta

BORGES, Leonir. "Globalização e a língua inglesa na atuação do profissional de Secretaria Executivo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Francielli Roberta Boian

BORGES, Leonir. "Um estudo exploratório sobre a visão dos empresários de pequena cidade do interior do Paraná quanto ao papel da secretária na empresa". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Anselmo Antônio Vischi

BORGES, Leonir. Gestão de Estoques: Uma Abordagem Logística. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Marcio Bianchini

BORGES, Leonir. "A evolução da agricultura: do plantio convencional ao plantio direto". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Geral) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Deivid da Silva

BORGES, Leonir. "A variação do auto de produção da soja nos últimos cinco anos e sua influência na economia agrícola". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Geral) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Osmarina Cristina Tronquini Campos

BORGES, Leonir. "Terceirização em uma administradora de condomínio". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Geral) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Helenton L

BORGES, Leonir. M. Oliveira e Marco Henrique S. Santos."A organização, sistemas e métodos e o processo de administração mercadológica em uma pequena empresa". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Geral) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Reginaldo Aparecido Besson e Leandro Marcusso

BORGES, Leonir. "O sistema ABC como agente propulsor de uma boa gestão de estoques e compras". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Geral) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Marcela de Lima Orasmo

BORGES, Leonir. "Mulher de negócio: as barreiras enfrentadas pela mulher no mercado". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Trilíngüe) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Liliane Pontin

BORGES, Leonir. "O avanço tecnológico na área de Secretariado Executivo: os benefícios nas funções desempenhadas". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Trilíngüe) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Fábia Roberta Rubim

BORGES, Leonir. "A ética e o profissional de secretariado executivo trilingüe". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Trilíngüe) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Ivan Garcia Bassicheti

BORGES, Leonir. "A decisão de compra e a responsabilidade social: um estudo de caso entre consumidores de Maringá". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bachalerado em Marketing) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Paula Angélica Gardinal

BORGES, Leonir. "A decisão de voto em Ourizona-Pr: um estudo da elição majoritária de 2004". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bachalerado em Marketing) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Keisilene Andréa Campos

BORGES, Leonir. "Ética profissional uma análise do código de ética do secretariado executivo". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Trilíngüe) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

BORGES, Leonir. Membro de banca examinadora de teste seletivo para contratação de professor colaborador. 2006. Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí.

Orientou

Marcos Antonio Marcolino

A imigração no Paraná: alguns aspectos da cultura ucraniana; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Arte e Cultura - 5ª edição) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Leonir Borges;

CENAIR AZEVEDO DE OLIVEIRA

O uso do computador no processo de ensino e aprendizagem: uma análise do programa Paraná digital; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

CLAUDIO ROBERTO URBANSKI

A importância do aprendizado da leitura convencional e digital; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

Francieli Ionara Schuambach

O uso da internet e do software gimp como recurso no ensino e aprendizagem em arte; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

HELIA NOGUEIRA FERREIRA MOTTA

O uso da plataforma moodle no ensino de história: história local e geral; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

Jessica Christiane Batista

A importância da utilização das tecnologias como recurso didático; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

MARIA AMELIA LESNIOWSKI PRESTUPA

Mídias na educação: análise de sua utilização em um colégio; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

ROSELI APARECIDA DELGADO DO ROZARIO

A tecnologia aplicada no ensino e aprendizagem da educação integral através do projeto mais educação; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

Claudia Aparecida Libosniaki Galvão

O uso da tecnologias (computador e jogos ) na aprendizagem; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

CINTIA ADRIANE SYNDERSKI

O papel da mídia impressa através do projeto Folha na escola; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

REGIANE APARECIDA DOS SANTOS MATUCHENEZ

O uso da tecnologia na aprendizagem e na escrita de crianças de 5 e 6 anos do Ensino Fundamental; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação - Modalidade EaD) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

ALINE MENDES DE MOURA E MARCELO PEREIRA DA ROCHA

A INCLUSÃO DA CRIANÇA SURDOCEGA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: deficiência intelectual e múlti) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

CLAUDIA REGINA BETIM, ELENICE DE FÁTIMA ALBUQUERQUE SCHOENBE

INCLUSÃO: ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES, UMA PRÁTICA A SER CONSTRUÍDA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: deficiência intelectual e múlti) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

CLEIDE APARECIDA CARNEIRO E HILDA DE SOUZA

AUTISMO: ALTERNATIVAS PARA O ÊXITO DA PRÁTICA EM SALA DE AULA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: deficiência intelectual e múlti) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

CRISTIANO ANTUNES CHAVES E NATASHA KARYNE DUTKO

A IMPORTÂNCIA DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NO PROCESSO DA INCLUSÃO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: deficiência intelectual e múlti) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

DANIELLE APARECIDA BARBOSA ZENZ, MARIA IZABEL DOS REIS ARAUJ

PSICOMOTRICIDADE COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: deficiência intelectual e múlti) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

GISELE ALVES BUENO, JAQUELINE RIBEIRO GOMES E MARIA ELZA TAL

PSICOMOTRICIDADE E DEFICIÊNCIA MENTAL: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: deficiência intelectual e múlti) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

LUCIMARA APARECIDA MEIRA MITTELSTEDT, MÁRCIA TELEGINSKI E VA

RECURSOS DE APRENDIZAGEM PARA O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL SEVERA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: deficiência intelectual e múlti) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

REGIANE DE CÁSSIA FONSECA SANTOS E MARILI MARTINS ARPELAU LA

O PROFESSOR MEDIADOR E A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: deficiência intelectual e múlti) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

EMILIANA MARIA GOMES SANTOS, LISA ANDRÉA ROMÃO E SILVANA CA

O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL NA INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: deficiência intelectual e múlti) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

TAFINY CARNEIRO WOLFF E TUANY CARNEIRO MACHADO

O TRABALHO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE TIBAGI; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: deficiência intelectual e múlti) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

ANGELA LOPES E GILSIANE APARECIDA CARNEIRO CAMPOS DE GEUS

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: O PAPEL DA ESCOLA E DA FAMÍLIA EM RELAÇÃO À CRIANÇA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: deficiência intelectual e múlti) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

KELIN, Edenir; LAVADO, Maricleia Cruz; EDUARDO, J

Alves; Educação do Campo: políticas públicas e práticas pedagógicas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

SILVEIRA, T

T; da; OLIVEIRA, V; N; do N; ; URBANSKI, M; R; ; Educação de jovens e adultos no campo: conceitos e paradigmas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

CARVALHO, Suzi Francisca de; SOBRINHO PATRÍCIO, Laudenor

; Pedagogia da alternância, uma metodologia voltada para a Educação do Campo: sua importância nas casas familiares rurais: o caso de Iretama Pr; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

RIBAS, M

F; ; BODNAR, Z; C; ; ROSA, R; X; ; A prática de ensino na Educação do Campo: algumas concepções; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

AMARAL, A

F; B; ; DE PAULA, A; S; ; CARDOSO, R; S; B; ; Educação do Campo: um olhar histórico para sua implantação; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

MAMUS, C

N; C; ; MENEZES, R; L; F; ; GOMES, S; P; F; ; Inclusão de alunos com deficiência intelectual na escola do campo; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

MAMUS, G

B; ; SILVA, J; P; ; SILVA, M; A; M; ; A prática de ensino na Educação do Campo: algumas considerações; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

MARCOLINO, E

M; ; MARIANO, H; M; A; ; ZEFERINO, S; P; O; ; Os principais desafios para a organização do trabalho pedagógico dos educacores do campo; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

LIMA, Kely Cristina Lino de; LINO, Carina Alessandra

; O método do educadora Paulo Freire na Educação do Campo: algumas aproximações; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

PEPINO, C

P; L; ; OLIVEIRA, M; L; ; PEREIRA, I; ; O preconceito linguistico e suas consequências nas escolas do campo; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

LIMA, S

B; de; SILVA, Marlene da; GONÇALVES, Lourival; A Educação do Campo e o processo de avaliação: algumas considerações; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

BORINO, A

R; X; da; ANDRADE, D; B; de; Práticas Pedagógicas para a Educação do Campo: algumas contribuições; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Alessandro Steilein da Cruz

Ética, moral, religião, política e sociedade na visão de Mandeville: algumas aproximações; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Andressa Bilha Cruz

Encaminhamento metodológico em artes visuais: uma análise da proposta de Ana Mae Barbosa; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Cássia Vaentini Saran

A disciplina de sociologia nas reformas educacionais: uma análise histórica da LDB/1996 e de documentos que norteiam o seu ensino; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Célia Costa da Silva

Açúcar: o ouro brasileiro do período colonial; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Cícera Dias da Cruz

O ensino religioso na formação integral do educando; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Débora Andrea Franke Tamioso

Algumas considerações históricas sobre o processo de transição nutricional; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Deise Fernanda Maximo de Lima

"Gosto não se discute": um resgate histórico filosófico sobre a questão do belo na estética; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Elisane Nantes de Toledo

A mulher na sociedade atual: lutas e conquistas; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Ernesto Benedito Camilo de Godoi

O governo de Getúlio Vargas no Brasil: considerações do primeiro governo: 1930 - 1945; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Fúlvio Alves Domingos Plina

A importância da Era Vargas para a classe trabalhadora: alguns conceitos; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Izabel Cristina Pereira Claro

Mulheres machistas: uma construção histórica: primeiros ensaios; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Jéssica Blanco Gerona de Sousa

Hino municipal e a construção de identidade de uma cidade: o caso de Nova Aurora (Pr); 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Josiane Sousa de Oliveira

Permanências e transformações econômicas em Assis Chateaubriand (1999 - 2010); 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Juliana Regina da Silva

Conjunto habitacional Hélio Lagui de Assis Chateaubriand: história de luta de um povo trabalhador; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Leonice Pelaquim

Imigração alemã e italiana na colonização do município de Assis Chateaubriand (Pr) na década de 1960; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Lucimara Aparecida Mikolic Gazzola

O trabalho autônomo das manicures em Assis Chateaubriand (2000 - 2010): algumas aproximações; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Marcio Antonio Broti

Tendências e concepções do ensio de arte na educação; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Marcos Gaias Marconi

Breve histórico sobre o ensino da arte no Brasil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Maria Roseneide de Carvalho Costa

A contribuição da agricultura no processo de desenvolvimento econômico, politico e social na formação do município de Assis Chateaubriand (Pr): uma análise da década de 1970; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Maria Vieira dos Santos

A democracia e a importância do voto; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Mmirian Aparecida Lampert Vicentino

A Guerra do Contestado e os monges que fizeram história; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Neuci da Silva Alves

A presença da religião na música cidadão: uma análise ideológica; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Paulo Rogerio Fiori

A contribuição do ensino religioso para a formação da cidadania; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Rafaelli Fernandes Bergo Vendrame

Palotina (Pr): o colono ideal e a representação do outro; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Sérgio Pereira de Melo

A história política de Assis Chateaubriand: 1966 - 1996; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Silvia Précoma Brunhari Mestriner

Ensino religioso e a catequese: algumas diferenças; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Silvia Cristina dos Santos Guilherme Costa

A história de Brasilândia do Sul através da fotografia: da emancipação à década de 2010; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Simone Scramin Gomes

A importância do cinema para a historiografia: o filme Lutero; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Sonia Maria da Costa Petri

A arte na sala de aula: a importância do teatro de bonecos; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Tatiane Martins Evangelista

Cidade espetáculo: o poder da marca; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Tatiane Fonseca Cantarelli

O fazer artístico e o ensino de música na disciplina de artes; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Vanessa Aparecida Silva

A contribuição dos tabelionatos de notas na história econômica de Assis Chateaubriand: 2000 - 2010; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Vanessa de Jesus Klettenberg

Arte: um prazer sensível, um pensar sobre a filosofia da arte; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes e Ensino Religioso) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Alessandrina Aparecida de Matos

A importância da musicalização na educação infantil; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Alexsandra Rodrigues Ribeiro Kovalski

A importância da estimulação para crianças de 0 a 36 meses de idade em centros de educação infantil; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Amilton Aparecido Ribeiro

Alguns gêneros textuais; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Andréia Rosa Pereira

A utilização de alguns jogos matemáticos no Ensino Fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Celvina Oliva da Silva

Bullying nas escolas: algumas considerações; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Claudete Cordeiro

A importância da música no processo de ensino aprendizagem; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

EDENIR KELIN

Jogar aprendendo: contribuições dos jogos no processo de letramento; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Elaine Cristina Bueno

Psicomotricidade da educação infantil: saberes necessários para o desenvolvimento da criança de zero a seis anos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Elaine da Silva Hanicz

O lúdico na alfabetização no ensino de nove anos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Estela Onicko

Escrita e leitura: necessidade e aprendizagem desde as séries iniciais; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Flávia Mara do Nascimento Oliveira Paglia

O lúdico como forma de intervenção no desenvolvimento da criança na educação infantil; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Gislaine Scinskas de Melo

A afetividade do professor no ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

IGOR HANICZ

A importância do trabalho com a leitura para crianças de zero a três anos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Isiane Kravec Lara

Uso de substância psicoativa com finalidade de amenizar o transtorno de déficit de atenção: hiperatividade no ensino fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Josevaldo da Rocha Ribeiro

Incentivando os jogos cooperativos na escola pública para alunos do ensino fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Laureli Honória Guimarães da Silva

Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita dos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Letícia da Silva Giroldo

Os principais aspectos que interferem no processo de aprendizagem da leitura e na escrita; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Luciane Zocante

A importância do ensino de Ciências no cotidiano de alunos do ensino fundamental nas séries iniciais: algumas contribuições; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Luzia Aparecida de Melo Marconi

Literatura infantil: da iniciação a leitura à formação de leitores criticos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Marcio Adrianis Marconi

O resgate de valores através do ensino de músicas sertanejas no ensino fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Mariza de Almeida Lopes

Os jogos matemáticos podem auxiliar no ensino aprendizagem e interação social nas séries iniciais do ensino fundamental?; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Marli Fortes Ribas

Causas e conseqüências da violência nas séries iniciais do ensino fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Marly Lima de Oliveira

A importância dos jogos psicopedagógicos para o desenvolvimento da aprendizagem no ensino fundamental: algumas aproximações; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Noemia Gomes da Silva

O movimento e sua relação com a psicomotricidade nas séries iniciais do ensino fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Patrícia Lopes Gonçalves

A importância da produção escrita para a formação do aluno nos diferentes níveis escolares; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Pedrelina da Silva Sampaio

Hiperatividade transtorno de déficit de atenção na fase infantil e adolescência: primeiras aproximações; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Priscila de Cássia Oliva da Silva

Bullying na escola: algumas contribuições preventivas; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Rita de Cássia Oliva da Silva

Jogos e brincadeiras: uma forma diferenciada de aprendizagem; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Rosana Alves de Góes Silva

A utilização do tangran nas aulas de matemática: algumas contribuições; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Rosana Fernandes Benedicto Dias

Arte como forma de expressão no educando das séries iniciais do ensino fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Rosângela Maria Rodrigues

A importância do lúdico na alfabetização das séries iniciais do ensino fundamental: algumas contribuições; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Sandra Nascimento da Silva

A importância do lúdico no desenvolvimento infantil; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Selma Aparecida da Costa Afonso

O brinquedo na educação infantil: do dever ao prazer; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Selma da Silva Gioroldo

A importância das atividades lúdicas na aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Simone Bednarczuk

A importância dos jogos e brincadeiras lúdicas na educação infantil; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Sueli Neves Guimarães Rossi

A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil e no ensino fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Symone Cavalcante Campos de França

Desenvolvendo o raciocínio matemático através da resolução de problemas; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Valéria Ivanchichen

Brincadeiras lúdicas infantis: resgate de algumas brincadeiras; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Vanderson Rodrigues da Silva

Jogos e brincadeiras ajudando no desenvolvimento infantil; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Vânia de Bittencourt Figueiredo

A importância da musicalização para o desenvolvimento da linguagem da criança; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ens; Fund; e Psicopedagogia) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Cleide Terezinha de Lima Souza

Autismo: mundo em descoberta na educação infantil; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Edna Aparecida Geraldo dos Santos

Atividades físicas para crianças portadoras de sindrome de down; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Ena Moraes Marcolino

Algumas contribuições de atividades psicomotoras para desenvolver a aprendizagem em educandos de educação infantil com dispraxia; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Elza Francisco da Silva

Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: algumas causas e conseqüências na vida escolar; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Juliana Nunes

Algumas considerações acerca da importância do diagnóstico do TDAH para a escolarização; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Josnei da Silva Lauriano

Tecnologia assistiva: a utilização dos principais periféricos e software para a inclusão de alunos com deficiência nas escolas; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Fabiane Ribeiro dos Santos

Algumas possibilidades que o autista apresenta no processo de aprendizagem; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Francisca Vieira dos Santos

A inclusão escolar do deficiente auditivo na atualidade: algumas aproximações; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Gláucia Camila Vertolino

Dispraxia: algumas discussões; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Inêz da Silva Prado Domanski

Influências da disciplina e da indisciplina no desenvolvimento cognitivo das crianças com dificuldades de aprendizagem; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Ivone Soares Leão

A dislexia dentro e fora da escola; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Josiane Aparecida Cândido do Prado

Considerações acerca das dificuldades de aprendizagem: escola, professor, aluno e família; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Josiliane Alves Eduardo

Bullying: agressão física e pisicológica que leva ao suicídio(?); 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Márcia Regima Tomé Lopes

Ensino através de jogos como medida de intervenção no processo de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Márcia Soares Teixeira

Alternativas metodológicas para trabalhar com crianças e adolescentes autistas; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Marcieli da Luz Giroldo

Contribuições da estimulação precoce para diminuir os problemas de aprendizagem; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Maria do Carmo dos Santos Costa

Inclusão escolar: o caso do Colégio Estadual Aníbal Khury (Iretama, PR); 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Valquiria da Cruz

A língua de sinais: formação de conceitos em pessoas surdas; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Tiago Rossi da Silveira

Síndrome de down: diagnósticos e perspectivas de inserção na sociedade; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Tânia Mara Hrycyki

Dislexia: especificidades de um distúrbio; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Salete Pereira da Fonseca

Identificação de alunos disléxicos no ensino fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Maria Rita da Silva Urbanski

A importância dos jogos para o atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Patricia Pinheiro Lima

A importância da psicomotricidade na intervenção da dificuldade de aprendizagem nas séries iniciais da Educação Básica; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Renir da Silva Prado

A importância da psicomotrocidade da Educação Infantil das escolas especiais; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Rosana de Souza Bessa

A importância da estimulação precoce para o desenvolvimento da criança com síndrome de down; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Rosana Schimidt

Entendendo a hiperatividade: algumas discussões; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Rosemélia de Souza Bessa

A dislexia nas séries iniciais do Ensino Fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Vanessa Naiara do Nascimento Oliveira

O processo de inclusão do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no contexto escolar; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Vanize Bittencourt

Algumas contribuições da educação fisica escolar para alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Veronice Divino Rossi

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: as implicações no processo de ensino e aprendizagem em crianças na fase escolar dos sete aos catorze anos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Wanessa Cristhina Leal

A importância da estimulação precoce para o desenvolvimento da aprendizagem da criança de zero a seis anos com síndrome de down; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Wirmondes Elvio Lauriano

Algumas considerações acerca do direito da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusão) - Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária; Orientador: Leonir Borges;

Renata Aparecida Batista

Breve histórico da estrutiocultura e uma análise da viabilidade para a criação de avestruz: um estudo de caso; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Agronegócio) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Leonir Borges;

Samira Soledad Congora Picoli

Maringá: a cidade rotulada como "cidade verde"; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Ambiental) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Leonir Borges;

Caroline Severo de Azevedo

A educação no governo Vargas: ensino profissionalizante; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

Silvana da Silva Freitas

Mídia e Educação: possibilidades das novas tecnologias no espaço escolar; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - UNIFAMMA - Faculdade Metropolitana de Maringá; Orientador: Leonir Borges;

Patrícia Longhini

Efeitos e impactos dos processos de comunicação de massa sobre a sociedade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - UNIFAMMA - Faculdade Metropolitana de Maringá; Orientador: Leonir Borges;

Paulo Renato da Silva Brossard

Comunicação Social: origem e desenvolvimento do conceito; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - UNIFAMMA - Faculdade Metropolitana de Maringá; Orientador: Leonir Borges;

Raquel Pereira Campos

O profissional de secretariado executivo perante o código de ética; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue) - Faculdade Metropolitana de Maringá; Orientador: Leonir Borges;

Pablo Antunes Alberto

Mercado de trabalho e a criação de cursos de Ensino Superior: o caso do curso de Marketing; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Marketing) - UNIFAMMA - Faculdade Metropolitana de Maringá; Orientador: Leonir Borges;

Adriano da Silva Machado

Transformações sociais, Educação Superior e o curso de Agronegócios; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - UNIFAMMA - Faculdade Metropolitana de Maringá; Orientador: Leonir Borges;

Amarildo José Jacomel

Conselho Escolar: organizado e atuante contribuindo com a qualidade de ensino; 2015; Orientação de outra natureza; (Formação Continuada - PDE (7ª edição)) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

Josiane Cristina Prestes Borges

A importância do acompanhamento do pedagogo na hora atividade dos professores; 2015; Orientação de outra natureza; (Formação Continuada - PDE (7ª edição)) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

Angela Aparecida Buss Chibiliscki

O Uso do Blog: uma contribuição para além da ferramenta tecnológica; 2015; Orientação de outra natureza; (Formação Continuada - PDE (7ª edição)) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

Marli Terezinha Sauthier

Pedagogia Histórico Crítica x Pedagogia Lassalista: Um Diálogo Possível?; 2015; Orientação de outra natureza; (Formação Continuada - PDE (7ª edição)) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

Victor Alexandre Alves de Matos

Estagio supervisionado curricular e não curricular e suas implicações na formação humana e técnica do aluno; 2015; Orientação de outra natureza; (Formação Continuada - PDE (7ª edição)) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

DAYANE MARIA DE CAMARGO

Projeto de Extensão intitulado ?O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões acerca das práticas pedagógicas?; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

Francieli Piaia

Projeto de Extensão intitulado ?O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões acerca das práticas pedagógicas?; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

JULIANA MARIA FERRARINI

Projeto de Extensão intitulado ?O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões acerca das práticas pedagógicas?; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

Fernanda Bisognin

Projeto de Extensão intitulado ?O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões acerca das práticas pedagógicas?; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

Lisangela Maroni

Projeto de Extensão intitulado ?O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões acerca das práticas pedagógicas?; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

Suzani Pletsch Verlindes

Projeto de Extensão intitulado ?O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões acerca das práticas pedagógicas?; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

Caroline Maria Sanzovo

Projeto de Extensão intitulado ?O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões acerca das práticas pedagógicas?; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

Edson Nunes Calixto

Projeto de Extensão intitulado ?O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões acerca das práticas pedagógicas?; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

Flávio Rafael Ferreira

Projeto de Extensão intitulado ?O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões acerca das práticas pedagógicas?; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

DAIANE PAIVA DOS SANTOS

Projeto de Extensão intitulado ?O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões acerca das práticas pedagógicas?; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

Leia Miranda

Projeto de Extensão intitulado ?O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões acerca das práticas pedagógicas?; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

Luciane Alves de Rezende

Projeto de Extensão intitulado ?O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões acerca das práticas pedagógicas?; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

Mariana Thaís Dutsol

Projeto de Extensão intitulado ?O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões acerca das práticas pedagógicas?; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

Bruna do Nascimento Mosena

Projeto de Extensão intitulado ?O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões acerca das práticas pedagógicas?; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

Daiane Fisher de Lima

Projeto de Extensão intitulado ?O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões acerca das práticas pedagógicas?; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

Evandro Fernades

Projeto de Extensão intitulado ?O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões acerca das práticas pedagógicas?; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

Juliana Paula Glegolin Machado

Projeto de Extensão intitulado ?O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões acerca das práticas pedagógicas?; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná; Orientador: Leonir Borges;

Eclitom Marcelino Soares da Silva

Biblioteca Virtual de História - Projeto de Extensão; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Leonir Borges;

Estudantes secundaristas

I Fórum infanto-juvenil do Meio de Ambiente de Cianorte; 2000; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Colégio Estadual Igléa Grollmann Ensino Fundamental e Médio de Cianorte; Orientador: Leonir Borges;

Produções bibliográficas

  • BORGES, Leonir . Educação para o trabalho no estado burguês: apontamentos para estudo sobre a permanência e adequação às demandas do capital. REVISTA ELETRÔNICA ARMA DA CRÍTICA , v. I, p. 36-47-,Dezembro,, 2022.

  • BORGES, Leonir ; VICENCONI, Daniel Longhini ; LIMA, Aida Franco de . A apologética católica: combater a ciência moderna e (re)viver a medievalidade. REVISTA CESUMAR CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS , v. 25, p. 19-32, 2020.

  • BORGES, Leonir . Mudanças no mundo do trabalho, mudanças na educação. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO , v. 5, p. 156-176, 2010.

  • BORGES, Leonir ; PICOLI, Samira Soledad Gongora . Maringá: a cidade rotulada como 'cidade verde'. RAMA : REVISTA EM AGRONEGÓCIO E MEIO AMBIENTE , v. 1, p. 111-126, 2008.

  • BORGES, Leonir ; SILVA, Frederico Fonseca da ; NOGUEIRA, A. Cesar. . Estudo da viabilidade de implantação do sistema de coleta e aproveitamento de água de chuva para consumo não potável em um colégio, em Nossa Senhora das Graças/Pr. Agro@mbiente On-line , v. 2, p. 25-50, 2008.

  • BORGES, Leonir . Sociedade, Estado e Sindicato no Brasil: quem está educando o trabalhador?. Revista HISTEDBR On-line , v. 10, p. 00-00, 2003.

  • BORGES, Leonir . Junção de trabalho e capital: historicamente é possível?. Revista UNIFAMMA , Maringá, v. 1, p. 59-68, 2002.

  • BORGES, L. . Novas perspectivas para a Formação de Professores. 1ª. ed. Rio de Janeiro, Dictio Brasil,: MARES EDITORES, 2020. v. 1. 203p .

  • BORGES, Leonir ; BROTHERHOOD, Rachel (Org.) ; NOSELLA, Maria Lúcia Bertachini (Org.) . Práticas Pedagógicas. 1ª. ed. Maringá-Pr: Cesumar, 2008. 223p .

  • BORGES, Leonir ; Vicençoni, Daniel Longhini . A extrema direita e o pensamento único. In: NARCIZO, Makchwell Coimbra. (Org.). A extrema direita e o poder: histórico, diagnóstico e perspectivas. 1ªed.Rio de Janeiro: Eulim, 2020, v. , p. 99-114.

  • BORGES, Leonir ; Vicençoni, Daniel Longhini . Filme Abril Despedaçado: dialogando com o texto o existencialismo é um humanismo de Sartre. In: MACHADO, Gabriella Eldereti; OLIVEIERA, Valeska Maria Fortes de. (Org.). Cinema e educação: experiências estéticas de ensino e aprendizagens com a sétima arte. 1ªed.Rio de Janeiro: Eulim, 2020, v. , p. 294-309.

  • VICENCONI, Daniel Longhini ; BORGES, Leonir . A Campanha da Fraternidade 2019: políticas públicas como enfrentamento ao neoliberalismo brasileiro.. In: MELLER, Amauri; VALENTINI, Daniela; CUNHA, Junior.. (Org.). PERSPECTIVAS: filosofia, teologia e educação. 1ed.Toledo, Pr.: Instituto Quero Saber., 2020, v. I, p. 65-73.

  • BORGES, Leonir . Inclusão escolar: apontamentos históricos e legais no contexto da sociedade capitalista. In: Advanusia Santos Silva de Oliveira; Ana Júlia Costa Chaves Silva. (Org.). Inclusão e cotidiano escolar. 1ed.Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2019, v. , p. 145-163.

  • BORGES, Leonir ; Vicençoni, Daniel Longhini . O lúdico na Educação Infantil: conhecimento necessário para a formação do professor. In: SILVA, Dilma Antunes. (Org.). Educação infantil e cotidiano escolar. 1ed.Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2019, v. , p. 62-86.

  • BORGES, Leonir ; RODRIGUES, Roseli Viola . Contribuições para o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: MELO, Elda Silva do Nascimento; MORAIS, Erivania Melo de; SANTOS, Camila Rodrigues dos.. (Org.). Interdisciplinaridade e Ensino: saberes docentes, desafios da prática. 1ed.Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2017, v. , p. 74-102.

  • BORGES, Leonir . Antígona: passagem e resistência à nova ordem social. In: CUADROS, Lóren Cristine Ferreira; SILVA, Renato Martins e.. (Org.). Foco e enfoques literários. 1ed.Rio de Janeiro: Mares, 2017, v. , p. 202-221.

  • BORGES, Leonir . Formação inicial do professor de História: considerações do Projeto Pedagógico de Curso de uma IES paranaense. In: FERREIRA, José Adnilton Oliveira; MARINHO, Cleuma Roberta de Souza. (Org.). Formação de professores e aprendizagem: as interfaces do currículo e suas práticas no trabalho pedagógico. 1ed.Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2017, v. , p. 63-87.

  • BORGES, Leonir . Expansão do Ensino Superior no Brasil e a contradição da proposta liberalizante: resultados iniciais. In: SOARES, Ilma Maria Fernandes; ALMEIDA, Márcia Tereza Fonseca; SILVA, Renato Martins e.. (Org.). Temas em debate. 1ed.Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2017, v. II, p. 236-253.

  • BORGES, Leonir . Relações de gênero na escola: vivências escolares de um estudante gay. In: ABUD, Cristiane de Castro Ramos. (Org.). Relações de gênero na escola.. 1ed.Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2017, v. 1, p. 98-116.

  • JACOMEL, A. J. ; BORGES, Leonir . Conselho Escolar: organizado, atuante e contribuindo com a qualidade de ensino. In: PARANÁ Secretaria de Estado da Educação (SEED/PR); Superintendência da Educação. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Cadernos PDE: Produções Didático-Pedagógicas. 1ed.Curitiba: SEED/PR, 2014, v. II, p. 1-30.

  • MATOS, V. A. A. ; BORGES, Leonir . Estagio supervisionado curricular e não curricular e suas implicações na formação humana e técnica do aluno. In: PARANÁ Secretaria de Estado da Educação (SEED/PR); Superintendência da Educação. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Cadernos PDE: Produções Didático-Pedagógicas. 1ed.Curitiba: SEED/PR, 2014, v. II, p. 400-413.

  • BORGES, J. C. P. ; BORGES, Leonir . A importância do acompanhamento do pedagogo na hora-atividade dos professores. In: PARANÁ Secretaria de Estado da Educação (SEED/PR); Superintendência da Educação. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Cadernos PDE: Produções Didático-Pedagógicas. 1ed.Curitiba: SEED/PR, 2014, v. II, p. 200-229.

  • RAMOS, M. T. S. ; BORGES, Leonir . Pedagogia Lassalista e Pedagogia Histórico Crítico: um dialogo possível?. In: PARANÁ Secretaria de Estado da Educação (SEED/PR); Superintendência da Educação. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Cadernos PDE: Produções Didático-Pedagógicas. 1ed.Curitiba: SEED/PR, 2014, v. II, p. 300-320.

  • CHIBILISCKI, A. A. B. ; BORGES, Leonir . O uso do Blog na escola: uma contribuição para além da ferramenta tecnológica. In: PARANÁ Secretaria de Estado da Educação (SEED/PR); Superintendência da Educação. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Cadernos PDE: Produções Didático-Pedagógicas. 1ed.Curitiba: SEED/PR, 2014, v. II, p. 100-144.

  • BORGES, Leonir . Pesquisa e prática pedagógica no Ensino Superior. In: BORGES, Leonir; BROTHERHOOD, Rachel; NOSELLA, Maria Lúcia Bertachini. (Org.). Práticas pedagóricas. 1ed.Maringá-Pr: Cesumar, 2008, v. 01, p. 161-223.

  • BORGES, Leonir ; BORGES, W. A. ; CASEMIRO, S. P. ; PALANGANA, I. C. . Educação: desafios na atualidade. Revista Educacional - SINEPE / NORPR, p. 32 - 33, 01 maio 2007.

  • BORGES, Leonir . Professores sem salário. O Diário do Norte do Paraná, Maringá - PR, p. 02 - 02, 04 mar. 2005.

  • KELIN, E. ; FERREIRA, M. B. ; BORGES, Leonir . Educação do Campo: políticas públicas e práticas pedagógicas. In: VII Encontro de Produção Científica e Tecnológica ? EPCT, 2012, Campo Mourão PR. VII Encontro de Produção Científica e Tecnológica ? EPCT, 2012.

  • BORGES, Leonir . Proposta educacional da APP-Sindicato (1988-2002): primeiras aproximações. In: VI Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas, 2003. In: Anais do VI Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas, 2003.

  • BORGES, Leonir . TRABALHO PRODUTIVO E TRABALHO IMPRODUTIVO: QUAL A NATUREZA DO TRABALHO DOCENTE?. In: II Congresso Internacional sobre Ensino Médio e Educação Integral na América Latina: democracia, direitos e reformas educacionais, 2022, Santa Cruz do Sul RS. II Congresso Internacional de Ensino Médio e Educação Integral na América Latina: Democracia, Direitos e Reformas Educacionais. Santa Cruz do Sul RS: UNISC, 2022.

  • BUCKER, Edilson Ferreira ; BORGES, Leonir . A alienação presente na educação. In: XXII Semana de Pedagogia: Discutindo as bases epistemológicas da Pedagogia: reflexos para sua prática, 2014, Guarapuava - PR. XXII Semana de Pedagogia: Discutindo as bases epistemológicas da Pedagogia: reflexos para sua prática, 2014.

  • MACHADO, A. S. ; BORGES, Leonir . Transformações sociais, educação superior e o curso de Agronegócios. In: XVI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2007, Maringá Pr. XVI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2007.

  • ANTUNES, P. A. ; BORGES, Leonir . Mercado de trabalho e a criação de cursos de Ensino Superior: o caso do curso de Marketing. In: XVI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2007, Maringá Pr. XVI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2007.

  • FERREIRA, M. R. ; BORGES, W. A. ; BORGES, Leonir . Repensar a reforma para reformar o pensamento: Um estudo sobre o Projeto Político Pedagógico da UFPR-Campus Litoral. In: II Encuentro Iberoamericano de Educacion, 2007, Araraquara-SP. II EIDE - Eixo Temático: Atenção à Diversidade, 2007.

  • CASEMIRO, S. P. ; BORGES, Leonir . As décadas de 1970 e de 1990 na expansão do Ensino Superior no Brasil: a contradição da proposta liberalizante. In: II Encuentro Iberoamericano de Educacion, 2007, Araraquara-SP. II EIDE - Eixo Temático: Política Educacional e Gestão Escolar, 2007.

  • BORGES, Leonir . Lei de responsabilidade fiscal como política pública: moralidade, punição e descompromisso com as áreas sociais.. In: XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte: a formação de professores para o século XXi: dilemas e perspectivas., 2003, Maringá. In: Anais sa XI Semana de Pedagogia: formação de professores para o século XXI: dilemas e perspectivas, 2003.

  • BORGES, Leonir . Lineamentos das determinações do imperialismo e sua configuração contemporânea. In: II Encontro Anual de Iniciação Científica UEL/UEM/UEPG e X Simpósio de Estagiários do CCB/UEL, 1992, Londrina-PR. Anais do Evento, 1992.

  • BORGES, Leonir . TRABALHO PRODUTIVO E TRABALHO IMPRODUTIVO: QUAL A NATUREZA DO TRABALHO DOCENTE?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BORGES, Leonir . Violência na educação: professores de escolas estaduais expressam o que passaram em 29/04/2015. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Leonir . A questão social em tela: filme O Quarto Poder. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Leonir . História do Meio Ambiente, Transgênicos, Agronegócios e Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Leonir . Ações dos meios de comunicação de massa sobre a conduta dos individuos e de grupos sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Leonir ; BORGES, W. A. ; FERREIRA, M. R. . Repensar a reforma para reformar o pensamento: um estudo sobre o projeto político pedagógico da UFPR - Campus Litoral. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Leonir ; CASEMIRO, S. P. . As décadas de 1970 e de 1990 na expansão do Ensino Superior no Brasil: a contradição da proposta liberalizante. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, A. S. ; BORGES, Leonir . Transformações sociais, educação superior e o curso de Agronegócio. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANTUNES, P. A. ; BORGES, Leonir . Mercado de trabalho e a criação de cursos de Ensino Superior: o caso do curso de Marketing. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Leonir . Questão da mulher na atualidade: um exemplo de mudança social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Leonir . HIstória da criação do curso de Marketing em nível superior. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Leonir . As instituições sociais e os meios de comunicação de massa: a família, a religião, a educação e a escola. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Leonir . Análise de conjuntura educacional do estado do Paraná: perspectivas para o biênio 2005/2006. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Leonir . Aspectos históricos do século XIX que compuseram cenário e enredo de Machado de Assis: desvendando o autor e suas obras. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Leonir . Aspectos históricos do século XIX que compuseram cenário e enredo de Machado de Assis: desvendando o autor e suas obras. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Leonir . Sociedade, Estado e Sindicato no Brasil: quem está educando o trabalhador?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BORGES, Leonir . Lei de responsabilidade fiscal como política pública: moralidade, punição e descompromisso com as área sociais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Leonir . Proposta educacional da APP-Sindicato (1988-2002): primeiras aproximações. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BORGES, Leonir . Projeto de pesquisa: fundamentação teórica e consecução. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Leonir . A APP-Sindicato e os movimentos sociais: o caso do MST no Paraná. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Leonir . As políticas educacionais no Paraná: perspectivas para o ano 2001. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Leonir . Dia de luto e luta: 30 de agosto. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Leonir . 30 de agosto: uma trajetória de lutas da APP em defesa da escola pública. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Leonir . O impacto das políticas de privatização para a Educação. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Leonir . O significado do 30 de agosto para a educação paranaense. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Leonir . A política de sucateamento da escola publica paranaense e a luta dos trabalhadores em educação em defesa de uma educação gratuita e de qualidade. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Leonir . A política de sucateamento da escola publica paranaense e a luta dos trabalhadores em educação em defesa de uma educação gratuita e de qualidade. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Leonir . Em defesa da escola publica. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Leonir . Porque os trabalhadores em educação devem relembrar os acontecimentos de 30 de agosto de 1988?. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Leonir . Porque os trabalhadores em educação devem relembrar os acontecimentos de 30 de agosto de 1988?. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Leonir . LINEAMENTOS DAS DETERMINAÇÕES DO IMPERIALISMO E SUA CONFIGURAÇÃO CONTEMPORÂNEA. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Leonir . Algumas considerações acerca das principais tendências pedagógicas segundo Dermeval Saviani. 2013 (Texto).

  • BORGES, Leonir . Do Brasil Império a Nova República e Pequena História de Campo Mourão. Campo Mourão, PR 2010 (Apostila).

  • BORGES, Leonir . Alguns elementos necessários para elaboração de um projeto de pesquisa. s. ed., 2010 (Apostila).

  • BORGES, Leonir . Elementos necessários para elaboração de trabalho de conclusão de curso: artigo científico. s. ed., 2010 (Apostila).

  • BORGES, Leonir . Pesquisa e prática profissional: diversidade educativa. s. ed., 2009 (Apostila).

  • BORGES, Leonir . História do Paraná a partir de sua emancipação política. Maringá, PR: s. ed., 2005 (Apostila).

  • BORGES, Leonir . Ocupação do Noroeste paranaense e a expansão capitalista de produção. Maringá, PR: s. ed., 2004 (Apostila).

  • BORGES, Leonir . Brasil: a farsa do descobrimento ou o descobrimento da farsa?. Cianorte, PR: s. ed., 2001 (Apostila).

  • LAZARINI, A. Q. ; BORGES, Leonir . LULA: o erro que não pode se repetir. 2000 (Ensaio).

  • BORGES, Leonir . Política: conceitos básicos e fundamentais. Cianorte, PR: s. ed., 2000 (Apostila).

  • BORGES, Leonir . O que é Sociologia. Cianorte, PR: s. ed., 1999 (Apostila).

  • BORGES, Leonir . Alguns fundamentos da Filosofia para o Ensino Médio. Cianorte, PR: s. ed., 1999 (Apostila).

  • BORGES, Leonir . A história oficial da cidade de Cianorte e a história contada por alguns pioneiros militantes políticos. Cianorte, PR: s. ed., 1999 (Apostila).

  • BORGES, Leonir . A Primeira República no Brasil: 1889-1930. Cianorte, PR: s. ed., 1998 (Apostila).

  • BORGES, Leonir . Independência do Brasil: o que os livros didáticos não contam. Cianorte, PR: s. ed., 1998 (Apostila).

  • BORGES, Leonir . (Re)leitura acerca dos fatos e acontecimentos sobre o descobrimento do Brasil. Cianorte, PR: s. ed., 1997 (Apostila).

  • BORGES, Leonir . Padrões de acumulação, oligopólios e estado no Brasil (1950-1976). 1995 (Texto).

  • BORGES, Leonir . Algumas considerações acerca da análise de Lênin sobre o imperialismo fase superior do capitalismo. 1992 (Texto).

Outras produções

BORGES, Leonir . Oficina: O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões acerca das práticas pedagógicas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BORGES, Leonir . Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação 7ª Edição do Programa de Desenvolvimento Educacional ? PDE / Formação Continuada de Professores da rede publica estadual de Ensino do Paraná / Secretaria de Estado e da Educação ? SEED e UNICENTRO ? Universidade Estadual Centro Oeste. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, Leonir . Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação 7ª Edição do Programa de Desenvolvimento Educacional ? PDE / Formação Continuada de Professores da rede publica estadual de Ensino do Paraná / Secretaria de Estado e da Educação ? SEED e UNICENTRO ? Universidade Estadual Centro Oeste. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, Leonir . Políticas Educacionais 7ª Edição do Programa de Desenvolvimento Educacional ? PDE / Formação Continuada de Professores da rede publica estadual de Ensino do Paraná / Secretaria de Estado e da Educação ? SEED e UNICENTRO ? Universidade Estadual Centro Oeste. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, Leonir . Metodologia da Pesquisa 7ª Edição do Programa de Desenvolvimento Educacional ? PDE / Formação Continuada de Professores da rede publica estadual de Ensino do Paraná / Secretaria de Estado e da Educação ? SEED e UNICENTRO ? Universidade Estadual Centro Oeste. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, Leonir . Filme Amistad, com a temática: Tráfico negreiro e a escravidão no Brasil: da Colônia ao Império. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BORGES, Leonir . XXI SEMANA DE PEDAGOGIA, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO e II ENCONTRO PIBID DIVERSIDADE. 2013. (Monitor do minucurso "Oficina de História" em projeto de extensão).

BORGES, Leonir . XXI SEMANA DE PEDAGOGIA, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO e II ENCONTRO PIBID DIVERSIDADE. 2013. (Coordenador de comunicação em projeto de extensão).

BORGES, Leonir . Oficina pedagógica: currículo e possibilidades de construção de temas iinterdisciplinares. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BORGES, Leonir . Formação do Brasil Contemporâneo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BORGES, Leonir . Brasil Contemporâneo: da Revolução de 1930 a Nova República. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BORGES, Leonir . O ensino de História na perspectiva histórico-cultural. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BORGES, Leonir . Metodologia de Ensino e Pesquisa. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

BORGES, Leonir . Pesquisa e prática pedagógica no Ensino Superior. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

BORGES, Leonir . Contextualização dos conteúdos de História nas séries iniciais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BORGES, Leonir . Teatro, Literatura e Educação - Turma III: Educação e Psiquismo Humano pelos mestres Machado de Assis e Brecht. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BORGES, Leonir . História da Educação no Brasil - o caso do Paraná. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BORGES, Leonir . HIstória da Educação no Brasil - o caso do Paraná. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BORGES, Leonir . Revista UNIFAMA - vol.1 - n.1. 2002. (Editoração/Periódico).

BORGES, Leonir . Processo seletivo para professor colaborador. 2008 (Processo Seletivo - Portaria no. 1670/08-PRH, de 13/06/08) .

BORGES, Leonir . Elaboração de prova para concurso vestibular. 2006 (Processo Seletivo) .

BORGES, Leonir . Elaboração de provas para concurso vestibular. 2005 (Processo Seletivo) .

BORGES, Leonir . TESTE SELETIVO FAFIPA. 2002 (Aprovação em Concurso) .

BORGES, Leonir . CONCURSO PÚBLICO - MAGISTÉRIO. 1996 (Aprovação em Concurso) .

BORGES, Leonir . CHEFE DA REDAÇÃO DA EDITORA FOLHA DE CIANORTE. 1996 (Chefe de Redação) .

BORGES, Leonir . MONITORIA DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA GERAL II. 1992 (Monitoria) .

BORGES, Leonir . TESTE SELETIVO. 1992 (Aprovação em Concurso) .

BORGES, Leonir . MONITORIA DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA GERAL I. 1991 (Monitoria) .

BORGES, Leonir . CONCURSO PÚBLICO - MAGISTÉRIO. 1986 (Aprovação em Concurso) .

BORGES, Leonir . TESTE SELETIVO. 1986 (Aprovação em Concurso) .

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Políticas de formação inicial do professor de História: um estudo sobre o projeto pedagógico de licenciatura de uma IES paranaense, Descrição: O projeto analisa as políticas de formação inicial do professor de História da Educação Básica ? na modalidade presencial ? de uma IES pública paranaense. O aspecto que se pretende assinalar neste contexto refere-se à qualidade na Educação Básica. A investigação dessa temática se faz necessário em diversos aspectos, principalmente aqueles de ordem teórica e prática, sobre o modelo de formação docente, com destaque na questão curricular, uma vez que a esse é destinado um pequeno espaço para a e na formação pedagógica do professor, em contrapartida considera-se uma prevalência dos conteúdos específicos da área, o que de fato é fundamental para o bom desempenho do professor. No entanto, o ponto de partida inicial a ser contemplado como objeto de estudo é o projeto pedagógico de curso. A escolha dessa fonte de investigação se justifica por considerarmos que esse documento revela a identidade do curso, a partir dos aspectos metodológicos, organizativos e teóricos que são expostos, além de oferecer elementos explicativos sobre o encaminhamento do processo de formação inicial de professores para atuarem na Educação Básica, especialmente no Paraná. A pesquisa que se pretende realizar é de caráter documental e também histórico, uma vez que, buscar-se-á o entendimento das políticas educacionais que tratam da formação inicial do professor para Educação Básica dentro de contextos sociais, políticos e econômicos em que os documentos foram produzidos, ou seja, levar-se-á em conta as mudanças no mundo do trabalho e mudanças na educação, em especial a do Ensino Superior.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leonir Borges - Coordenador.

  • 2007 - 2007

    Mercado de trabalho e a criação de cursos de Ensino Superior: o caso do curso de Marketing, Descrição: Esta pesquisa tem por objeto o curso de Marketing. O propósito é identificar as condições sócio, político-econômicas que desencadeiam a criação de cursos superiores nos últimos trinta anos, mais precisamente o curso de Marketing. Importa ter claro a que necessidades respondem esses cursos, em que conjuntura foram criados e a que espécie de formação estão voltados. A investigação é de cunho bibliográfico. Inclui também analise de documentos acadêmicos, sobretudo, projetos pedagógicos e grades curriculares de cursos de Marketing, que surgiram no Brasil dos anos 1980 para cá. Para tanto, pretende-se estabelecer contato e reunir documentos de três instituições de Ensino Superior, que serão definidas posteriormente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leonir Borges - Coordenador / Pablo Antunes Alberto - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2007 - 2007

    Transformações Sociais, Educação Superior e o Curso de Agronegócios, Descrição: O presente trabalho objetiva apreender as condições sociais que desencadearam a criação do Curso de Agronegócios em Nível Superior. O intento é levar em consideração que o entendimento dessa questão implica a compreensão das transformações sociais que marcaram a sociedade nas duas últimas décadas do século XX. É dentro desse contexto que se pretende analisar a criação do Curso de Agronegócios, a quais necessidades responde e como se caracteriza. Esta é uma pesquisa predominantemente bibliográfica que analisa tanto estudos teóricos como documentos oficiais e acadêmicos, especialmente leis, projetos pedagógicos e grades curriculares do curso de Agronegócios.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leonir Borges - Coordenador / Adriano da Silva Machado - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2006 - 2008

    Transformações sociais, formação profissional e Educação Superior, Descrição: Esta pesquisa tem como objeto a formação profissional, mais especificamente aquela realizada pela Educação Superior. Leva em conta que o entendimento dessa questão implica, necessariamente, a compreensão das transformações político-econômicas que marcam a sociedade capitalista desde as duas últimas décadas do século XIX. É no interior desse movimento que se busca identificar e analisar as condições que estão na base da criação tanto de novas categorias profissionais como de novos cursos universitários. Trata-se de uma pesquisa dominantemente bibliográfica. Além de estudo teórico, os trabalhos de investigação incluem análise de documentos oficiais e acadêmicos. Os primeiros referem-se a leis e resoluções que criam e regulamentam cursos em nível de 3 Grau, no Brasil, nas últimas três décadas. Já os documentos acadêmicos mencionados incluem projetos pedagógicos e grades curriculares de cursos que surgiram nesse período, sobretudo, do curso de Secretariado Executivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leonir Borges - Coordenador / Eliane Cristina de Araújo Sbardellati - Integrante / Sinclair Pozza Casimiro - Integrante.

  • 2006 - 2008

    Proponente do projeto de pesquisa: Transformações sociais, formação profissional e Educação Superior., Descrição: Esta pesquisa tem como objeto a formação profissional, mais especificamente aquela realizada pela Educação Superior. Leva em conta que o entendimento dessa questão implica, necessariamente, a compreensão das transformações político-econômicas que marcam a sociedade capitalista desde as duas últimas décadas do século XIX. É no interior desse movimento que se busca identificar e analisar as condições que estão na base da criação tanto de novas categorias profissionais como de novos cursos universitários. Trata-se de uma pesquisa dominantemente bibliográfica. Além de estudo teórico, os trabalhos de investigação incluem análise de documentos oficiais e acadêmicos. Os primeiros referem-se a leis e resoluções que criam e regulamentam cursos em nível de 3 Grau, no Brasil, nas últimas três décadas. Já os documentos acadêmicos mencionados incluem projetos pedagógicos e grades curriculares de cursos que surgiram nesse período, sobretudo, do curso de Secretariado Executivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leonir Borges - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    Política Educacional e Ensino Superior - Estado e Políticas Educacionais, Descrição: O grupo tem como meta principal, o estudo e a investigação da História e da Historiografia do Ensino Superior bem como das Políticas Educacionais, principalmente, mas não exclusivamente, no Brasil e na América Latina. Os resultados desses estudos e pesquisas, além de contribuir para a ampliação do conhecimento na área, poderão fornecer subsídios para os órgãos e/ou unidades, deliberativas ou propositivas, que atuam no Ensino Superior, que em nível institucional ou em nível governamental (estadual e federal). O Grupo pretende assumir progressivamente um caráter interdepartamental e interinstitucional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leonir Borges - Integrante / AZEVEDO, Mário Neves - Coordenador.

  • 1991 - 1992

    IC Programa Bolsa de Pesquisa: Lineamentos das determinações do imperialismo e sua configuração contemporânea, Descrição: Uma vez que o Capital e Capitalismo são duas categorias distintas a pesquisa buscou apontar as principais determinações do Capital e da Produção especificamente Capitalista, o processo de Valorização do Capital e o caráter contraditório da produção especificamente Capitalista. A compreensão do Imperialismo como uma forma particular de ser do Capital permitiu delinear elementos da crise contemporânea do Capital: seu caráter estrutural e sua lógica fundada na auto-reprodução destrutiva do Capita".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leonir Borges - Integrante / Maria de Annunciação Madureira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

Prêmios

2014

Patrono, Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2021

Universidade Estadual do Paraná - Campus Campo Mourão

Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Colaborador, Carga horária: 40

2013 - 2015

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2014

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Docente convidado/pesquisador, Enquadramento Funcional: Docente convidado/pesquisador

Outras informações:
PROFORMAR - Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores. Linha de Pesquisa: Docência Universitária. Objetivo: Elaborar produção científica acerca da educação, docência e parâmetros didáticos para o Ensino Superior.

Atividades

  • 08/2014 - 07/2015

    Extensão universitária , UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.,Atividade de extensão realizada, O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões acerca das práticas pedagógicas.

  • 01/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Filosóficos da Educação, Fundamentos Filosóficos da Educação Brasileira, Fundamentos Históricos da Educação, História da Educação no Brasil, Pesquisa da Educação I e III, Políticas Educacionais, Organização e Funcionamento da Educação Básica Brasileira, Sociologia da Educação I e II

  • 08/2013 - 07/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.,Linhas de pesquisa

  • 01/2014

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, Psicologia da Educação

  • 01/2013

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação

  • 01/2013

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação

2013 - 2013

Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza Pr

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 05/2013 - 08/2013

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação

  • 05/2013 - 08/2013

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia

  • 05/2013 - 08/2013

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia

2013 - 2013

Centro de Ensino Superior do Paraná - (Faculdade Maringá)

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 2

Atividades

  • 02/2013 - 05/2013

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa I

2010 - 2012

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/2011 - 08/2012

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de História.,Atividade de extensão realizada, Criação de uma biblioteca virtual do curso de graduação em História da UEM..

  • 02/2012 - 06/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Antiga - 68 h/a, História Medieval - 68 h/a, História do Paraná - 68 h/a

  • 02/2011 - 12/2011

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Antiga - 204 h/a, Introdução a Pesquisa Histórica - 136 h/a, História do Brasil II - 68 h/a

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Antiga - 68 h/a, História Medieval - 68 h/a

  • 03/2002 - 05/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Linhas de pesquisa

2002 - 2008

Unifamma - Faculdade Metropolitana de Maringá

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor celetista, Carga horária: 40

Outras informações:
Durante o período ministrou aulas nos cursos de: Administração; Ciências Contábeis; Comunicação Social; Direito; Marketing;Secretariado Executivo Trilíngüe. Disciplinas ministradas: Administração II (TGA); Antropologia Cultural; Ciências Políticas; Cultura Brasileira; Desenvolvimento Econômico; Filosofia e Ética Profissional; Filosofia; História das Idéias; Introdução à Economia Política; Introdução às Ciências Sociais; Realidade Sócio-econômica e Política Brasileira; Seminários Avançados; Sociologia Aplicada à Administração; Sociologia Geral e da Comunicação I e II; Sociologia.

2002 - 2003

Associação Educacional São José

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

  • 08/2002 - 07/2003

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação I, História da Educação II

2002 - 2002

Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 24

Atividades

  • 04/2002 - 08/2002

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HIstória do Brasil IV, História do Brasil III, Antropologia Cultural, Tópico Especial de História e Ensino

1992 - 1992

Faculdade de Ciëncias Economicas de Apucarana

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 12

Atividades

  • 08/1992 - 09/1992

    Ensino, Economia e Administração Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências Políticas

2010 - 2014

Instituto Dimensão - Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado

Atividades

  • 10/2014 - 10/2014

    Ensino, Educação Especial: deficiência intelectual e múlti, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seminário Científico - 15 h/a

  • 04/2014 - 09/2014

    Ensino, Educação Especial: deficiência intelectual e múlti, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa - 45 h/a

  • 08/2013 - 08/2013

    Ensino, Metodologia do Ensino da História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino da História - 30 h/a

  • 05/2013 - 05/2013

    Ensino, Metodologia do Ensino da Sociologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino da Sociologia - 30 h/a

  • 09/2012 - 10/2012

    Ensino, Educação do Campo, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão e política da Educação do Campo - 30 h/a

  • 04/2012 - 10/2012

    Ensino, Educação do Campo, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa - 35h/a

  • 09/2012 - 09/2012

    Ensino, Filosofia, Sociologia e História Antiga, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Organização econômica e social de Roma e Grécia na antiguidade - 15 h/a

  • 09/2012 - 09/2012

    Ensino, Educação do Campo, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão e política da Educação do Campo - 30 h/a

  • 08/2012 - 09/2012

    Ensino, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino da Sociologia - 20 h/a

  • 07/2012 - 07/2012

    Ensino, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino da Sociologia - 30 h/a

  • 06/2012 - 06/2012

    Ensino, Educação do Campo, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão e política da Educação do Campo - 30 h/a

  • 11/2011 - 11/2011

    Ensino, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seminário Científico - 15h/a

  • 10/2011 - 11/2011

    Ensino, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino da Sociologia

  • 04/2011 - 10/2011

    Ensino, História, Artes e Ensino Religioso, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa - 45h/a

  • 09/2011 - 09/2011

    Ensino, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino da Filosofia - 30h/a

  • 07/2011 - 08/2011

    Ensino, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino da Filosofia - 20h/a

  • 07/2011 - 07/2011

    Ensino, Docência do Ensino Religioso, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Religião, Filosofia e Conhecimento - 30 h/a

  • 04/2011 - 04/2011

    Ensino, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ética - 15h/a

  • 02/2011 - 04/2011

    Ensino, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino da Filosofia - 30h/a

  • 12/2010 - 12/2010

    Ensino, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teorias Sociológicas - 15 h/a

  • 11/2010 - 11/2010

    Ensino, Educação Especial e Inclusão, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seminário Científico - 15 h/a

  • 11/2010 - 11/2010

    Ensino, Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seminário Científico - 15h/a

  • 07/2010 - 11/2010

    Ensino, Educação Infantil e Ens. Fund. e Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa - 35 h/a

  • 06/2010 - 11/2010

    Ensino, Educação Especial e Inclusão, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa - 35 h/a

  • 09/2010 - 10/2010

    Ensino, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino da Filosofia - 20 h/a

  • 07/2010 - 07/2010

    Ensino, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teorias Sociológicas - 15 h/a

2004 - 2008

Centro de Ensino Superior de Maringá

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante

Atividades

  • 11/2008 - 12/2008

    Ensino, Docência do Ensino Superior - modalidade EaD, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Prática Pedagógica do Ensino Superior - 60 h/a

  • 05/2008 - 06/2008

    Ensino, Planejamento Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa - 30 h/a

  • 11/2007 - 12/2007

    Ensino, Docência do Ensino Superior - modalidade EaD, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Prática Pedagógica do Ensino Superior - 60 h/a

  • 09/2007 - 10/2007

    Ensino, Gestão de Agronegócios - modalidade EaD, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa - 60 h/a

  • 06/2007 - 06/2007

    Ensino, Gestão de Agronegócio, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa - 30h/a

  • 05/2007 - 06/2007

    Ensino, Planejamento Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa - 30 h/a

  • 04/2006 - 05/2006

    Ensino, Planejamento Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa - 30 h/a

  • 03/2006 - 04/2006

    Ensino, Gestão de Agronegócio, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa - 30 h/a

  • 05/2005 - 06/2005

    Ensino, Gestão em Agronegócios, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa - 30 h/a

  • 04/2005 - 05/2005

    Ensino, Planejamento Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa - 30 h/a

  • 07/2004 - 08/2004

    Ensino, Gestão de Agronegócio, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologida da Pesquisa 30 h/a

2006 - 2006

Unidade de Ensino Superior de Colorado Ltda

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante

Atividades

  • 05/2006 - 07/2006

    Ensino, Educação Especial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa - 30 h/a

2004 - 2004

Sociedade Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante

Atividades

  • 08/2004 - 08/2004

    Ensino, História, Educação e Arte, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, HIstória da Arte - 24 h/a

1996 - 2008

Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Vínculo: Professor efetivo, Enquadramento Funcional: Professor efetivo do QPM, Carga horária: 20

1993 - 1994

Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor celetista

Atividades

  • 02/1996 - 03/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História do Paraná, Introdução à Sociologia, Introdução à Filosofia, História

  • 02/1996 - 03/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Projeto de Enriquecimento Curricular de Hisitória, História

  • 03/1993 - 08/1994

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Organização Social Política e Brasileira (OSPB), História

1993 - 1993

Colégio Drummond - Ensino de 1° e 2° Graus Regular

Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7

Atividades

  • 02/1993 - 12/1993

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História, OSPB

1993 - 1994

Colégio Tiradentes - Ensino de 1° e 2° Graus Supletivo

Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9

Atividades

  • 08/1993 - 09/1993

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História