Tiago Vicente Penteado Bomfim

É graduado em História (2015), com mestrado (2017) pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Atualmente é doutor em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Tem experiência na área de História do Brasil República, com ênfase em história militar, história das ciências e história intelectual. Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Exército, nação, raça e identidade nacional, pensamento médico, história da saúde pública, interpretações do Brasil, trajetórias e biografias intelectuais e por fim antropologia física. Participa do Grupo de Pesquisa "Intelectuais, Ciência e Nação", que reúne diversos pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação interessados em pesquisas sobre a atuação de intelectuais e cientistas na produção de ideias, representações e imagens do Brasil promovidas a partir do final do século XIX. Também participa do Laboratório de História das Ciências e História Intelectual (LHICHI), ligado ao Departamento de História e ao PPGH da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História, Poder e Práticas Sociais

2017 - 2022

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: CLASSIFICAR, FORJAR, INSTITUIR: A CONSTRUÇÃO DO BRASIL NA OBRA DO MÉDICO MILITAR MURILLO DE CAMPOS
Méri Frotscher. Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em História

2015 - 2017

Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: Entre a medicina e a antropologia: a atuação de Arthur Lobo da Silva como médico do exército brasileiro nas primeiras décadas do século XX
, Ano de Obtenção: 2017.Vanderlei Sebastião de Souza.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Medicina Militar; Trajetória Intelectual; Higiene.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Educação do Campo

2014 - 2015

Instituto de Estudos Avançados e Pos-Graduação
Título: O ENSINO MULTISSENSORIAL NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA: uma nova proposta didática utilizada na escola do campo.
Orientador: Márcia da Silva

Graduação em História

2011 - 2014

Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: SEBASTIÃO PARANÁ E A POLÍTICA INDIGENISTA PARANAENSE DO FINAL DO SÉCULO XIX: UMA COMPREENSÃO ATRAVÉS DA OBRA CHOROGRAPHIA DO PARANÁ.
Orientador: Liliane da Costa Freitag

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Estadual Rui Barbosa

Formação complementar

2014 - 2014

Extensão universitária em Proficiência em Língua Espanhola. (Carga horária: 5h). , Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.

Participação em eventos

XIX Encontro de História da Anpuh-Rio. História do Futuro: Ensino, Pesquisa e Divulgação Científica. A higiene militar e o ideário de soldado-cidadão: A medicina militar no processo de modernização do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro. 2020. (Congresso).

Análise do Discurso: procedimentos e princípios. 2018. (Outra).

Costurando narrativas, discursos e saberes: a construção de pesquisa nos estudos de gênero maternidade. 2018. (Outra).

III Colóquio Nacional de Estudos de Gênero e História: epistemologias, interdições e justiça social. "O CORPO FEMININO PELA MEDICINA MILITAR: saber médico e o ideal de nação brasileira no início do século XX". 2018. (Congresso).

II Seminário Latino- Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult. 2018. (Seminário).

I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura -SEMLACult.Fronteira Brasil/Paraguai: Narrativas guaranis na obra de José de Melo e Silva. 2017. (Seminário).

I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura -SEMLACult.Exército, Nação e saúde: A medicina militar brasileira como elemento de criação de fronteiras nacionais. 2017. (Seminário).

I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura -SEMLACult. 2017. (Seminário).

I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura -SEMLACult. 2017. (Oficina).

VI Colóquio Nacional Cultura e Poder. 2017. (Outra).

15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. 2016. (Seminário).

O ensino de história: diálogos entre teoria e prática. 2015. (Oficina).

VII Congresso Internacional de História, XXXV Encuentro de Geohistória Regional e XX Semana de Historia. "A Região está nos olhos de quem vê": A construção do Paraná de Sebastião Paraná. 2015. (Congresso).

XXIII Semana de História Unicentro, História, Memoria e Patrimônio Histórico."De Soldados a Cientistas": Uma analise Historiográfica sobre as produções cientificas em periódicos militares (190-1947). 2015. (Simpósio).

IV Fórum das licenciaturas, IV encontro do PIBID, II encontro procedência - Diálogos entre a licenciatura: demandas e contemporaneidade. 2014. (Oficina).

XXII Semana de História: Diálogos Historiográficos. 2014. (Seminário).

XXII Semana de História: Diálogos Historiográficos.Decreto 426 (24/07/1845) Do Regulamento Acerca Das Missões De Catechese E Civilização Dos Índios: A Politica Indigenista Paranaense Do Final Do Século XIX.. 2014. (Seminário).

Colóquio de ensino: desafios do ensino de História no século XXI. 2013. (Outra).

III Semana de História de Coronel Vivida: Os Caminhos da Pesquisa em Hist´roai. 2013. (Seminário).

III Semana de História de Coronel Vivida: Os Caminhos da Pesquisa em Hist´roai.Chorographando o Paraná. Representações Sociais Como Simulacro de Região. 2013. (Seminário).

III SIEPE ? Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão.Chorographando o Paraná, Representações Sociais como Simulacro de Região. 2013. (Seminário).

Quem Circula, Quem se Fixa: Transcrição Paleográfica e Possibilidades de Pesquisa Num Sertão de Fronteira Aberta (Paraná, Séculos XVII-XVIII). 2013. (Oficina).

Seminário Nacional de História ? BRASIS: Perspectivas Históricas/XX Semana de História Da Unicentro Guarapuava.INSTRUÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ DE 1890: REFLEXOS DE UMA PEDAGIA DE NAÇÃO NA OBRA DE SEBASTIÃO PARANÁ. 2013. (Seminário).

Seminário Nacional de História ? BRASIS: Perspectivas Históricas/XX Semana de História Da Unicentro Guarapuava.CHOROGRAPHANDO O PARANÁ. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS COMO SIMULACRO DE REGIÃO. 2013. (Seminário).

VIII Semana de História de Irati, I Encontro Regional dos Estudantes de História e I Fórum de Documentação e Memória. 2012. (Seminário).

VIII Semana de História de Irati, I Encontro Regional dos Estudantes de História e I Fórum de Documentação e Memória.Chorographando o Paraná, Representações Sociais como Simulacro de Região. 2012. (Seminário).

XI Semana de Filosofia e II Semana PET Filosofia.Idade Média: Perspectivas sobre a Filosofia da Historia. 2012. (Outra).

XVII Semana de Iniciação Científica. 2012. (Outra).

I Fórum das Licenciaturas ? III Encontro do PIBID. 2011. (Outra).

II SIEPE ? Semana de Integração ensino, Pesquisa e Extensão. 2011. (Seminário).

Intelectuais Vanguardistas e suas Intervenções: O Diagnóstico do Tempo Presente e a Leitura de Novos Paradigmas. 2011. (Outra).

O Corpo na História e nas Ciências Sociais. 2011. (Oficina).

XIX Semana de História ? História: Os Desafios do Ensino e da Pesquisa na Contemporaneidade. 2011. (Seminário).

XIX Semana de História ? História: Os Desafios do Ensino e da Pesquisa na Contemporaneidade. 2011. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • BOMFIM, T. V. P. ; SOUZA, V. S. . Antropologia, raça e educação higiênica: os estudos de Arthur Lobo da Silva sobre medicina militar no Brasil das primeiras décadas do século XX. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE) , v. 38, p. 1, 2020.

  • BOMFIM, T. V. P. . Irunditia: as narrativas de viagem do toánucê Murillo de Campos nas expedições da comissão de Rondon. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade , v. 5, p. 1, 2019.

  • BOMFIM, T. V. P. ; SOUZA, V. S. ; FIUZA, W. H. N. . Exército, Nação e Saúde: A medicina militar brasileira como elemento de criação de fronteira nacionais. RELACult â013 Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade , v. V. 03, p. relacult.claec., 2017.

  • BOMFIM, T. V. P. ; FERREIRA, V. . ENTREVISTA COM ANDRÉ FELIPE CÂNDIDO DA SILVA. In: Luciana Rosar Fornazari Klanovicz. (Org.). TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS DE HISTORIADORAS E HISTORIADORES. 01ed.: EDITORA CRV, 2017, v. , p. 01-196.

  • BOMFIM, T. V. P. . A higiene militar e o ideário de soldado-cidadão: A medicina militar no processo de modernização do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro. In: XIX Encontro de História da Anpuh-Rio. História do Futuro: Ensino, Pesquisa e Divulgação Científica, 2020, Rio de Janeiro. A higiene militar e o ideário de soldado-cidadão: A medicina militar no processo de modernização do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro, 2020.

  • BOMFIM, T. V. P. . O CORPO FEMININO PELA MEDICINA MILITAR: saber médico e o ideal de nação brasileira no início do século XX'.. In: III Colóquio Nacional de Estudos de Gênero e História: epistemologias, interdições e justiça social., 2018, Marechal Candido Rondon. O corpo feminino pela medicina militar: saber médico e o ideal de nação brasileira no início do século XX?, 2018.

  • BOMFIM, T. V. P. . Irunditia: as narrativas de viagem do toánucê Murillo de Campos nas expedições da comissão de Rondon. In: II Seminário Latino-II Seminário Latino- Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult. 2018.Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult. 2018., 2018, Foz do Iguaçu. Irunditia: as narrativas de viagem do toánucê Murillo de Campos nas expedições da comissão de Rondon, 2018. v. 2.

  • BOMFIM, T. V. P. . Entre a Loucura e o Crime: Os Discursos na Obra ?Espiritismo no Brasil? (1931) De Leonídio Ribeiro e Murillo de Campos. In: II Seminário Latino- Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult. 2018., 2018, Foz do Iguaçu. Entre a Loucura e o Crime: Os Discursos na Obra ?Espiritismo no Brasil? (1931) De Leonídio Ribeiro e Murillo de Campos, 2018. v. 2.

  • BOMFIM, T. V. P. ; Souza, S. Vanderlei . A expansão da medicina militar brasileira : cultura, higienismo e poder. In: VI COLÓQUIO NACIONAL CULTURA E PODER, 2017, Campo Mourão. A expansão da medicina militar brasileira : cultura, higienismo e poder, 2017.

  • BOMFIM, T. V. P. . ENTRE A MEDICINA E A HIGIENE: A ATUAÇÃO DE ARTHUR LOBO DA SILVA COMO MÉDICO DO EXÉRCITO BRASILEIRO ENTRE 1900 A 1910. In: 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2016, Florianópolis. 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2016.

  • BOMFIM, T. V. P. . A Região está nos olhos de quem a vê: A construção do Paraná de Sebastião Paraná. In: VII Congresso Internacional de História XXXV Encuentro de Geohistória Regional XX Semana de História, 2015, Maringá. VII Congresso Internacional de História, 2015.

  • BOMFIM, T. V. P. ; Souza, S. Vanderlei . ?DE SOLDADOS A CIENTISTAS?: UMA ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA SOBRE AS PRODUÇÕES CIENTIFICAS EM PERIÓDICOS MILITARES (1910-1947). In: XXIII Semana de História Unicentro, 2015, Guarapuava. XXIII Semana de História Unicentro: História, Memoria e Patrimônio Historico, 2015. v. 3.

  • FIUZA, W. H. N. ; BOMFIM, T. V. P. . Tempos de inclusão: ensino multissensorial na disciplina de história. In: II Colóquio de Ensino de História, 2015, Guarapuava. II Colóquio de Ensino de História, 2015. v. 2.

  • FIUZA, W. H. N. ; BOMFIM, T. V. P. ; FREITAG, Liliane. . IHGMS: De um sul de Mato Grosso a um Mato Grosso do Sul. In: XXI Semana de História, 2013, Guarapuava. XXI Semana de História, 2013.

  • BOMFIM, T. V. P. . Instrução Publica do Estado do Paraná de 1890: Reflexos de uma Pedagogia de Nação na Obra de Sebastião Paraná. In: XXI Semana de História, 2013, Guarapuava. XXI Semana de História, 2013. v. 1.

  • BOMFIM, T. V. P. ; FREITAG, Liliane. . Corografando o Paraná, Representações Sociais como Simulacro de Região. In: XXI Semana de História, 2013, Guarapuava. XXI Semana de História, 2013. v. 1.

  • FIUZA, W. H. N. ; BOMFIM, T. V. P. ; FREITAG, Liliane. . Instituto Histórico e Geográfico do Mato Grosso do Sul: Politica de História. In: III Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE, 2013, Guarapuava. III Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE, 2013.

  • BOMFIM, T. V. P. ; FIUZA, W. H. N. ; FREITAG, Liliane. . CHOROGRAPHANDO O PARANA. REPRESENTAÇOES SOCIAIS COMO SIMULACRO DE REGIAO. In: Semana de História de Irati, 2012, Irati. Semana de História de Irati, 2012.

  • BOMFIM, T. V. P. ; FIUZA, W. H. N. . IDADE MÉDIA: PERSPECTIVAS SOBRE A FILOSOFIA DA HISTÓRIA CRISTÃ. In: XI Semana de Filosofia, 2012, Guarapuava. Filosofia: entre a pesquisa e prática, 2012. v. 3.

  • BOMFIM, T. V. P. . Chorographando o Paraná, Representações Sociais como Simulacro de Região. In: VIII Semana de História de Irati, I Encontro Regional dos Estudantes de História e I Fórum de Documentação e Memória, 2012, Irati. VIII Semana de História de Irati, 2012.

  • BOMFIM, T. V. P. . Entre a Medicina e a Antropologia: A atuação de Arthur Lobo da Silva como médico do Exército Brasileiro nas primeiras décadas do século XX. In: 15º Seminário Nacional de História da Ciências e da Tecnologia, 2016, Florianópolis. Entre a Medicina e a Antropologia: A atuação de Arthur Lobo da Silva como médico do Exército Brasileiro nas primeiras décadas do século XX, 2016.

  • BOMFIM, T. V. P. . Decreto 426 (24/07/1845) Do Regulamento Acerca Das Missões De Catechese E Civilização Dos Índios: A Politica Indigenista Paranaense Do Final Do Século XIX.. In: XXII Semana de História: Diálogos Historiográficos, 2014, Guarapuava. XXII Semana de História: Diálogos Historiográficos, 2014. v. 2.

  • BOMFIM, T. V. P. . Aula Sobre A ?Grande Imigração Do Século Xix?: Relato De Experiências Vivenciadas Por Bolsista De Iniciação A Docência.. In: XXII Semana de História: Diálogos Historiográficos, 2014, Guarapuava. XXII Semana de História: Diálogos Historiográficos, 2014. v. 2.

  • FIUZA, W. H. N. ; BOMFIM, T. V. P. ; FREITAG, Liliane. . IHGMS: De um sul de Mato Grosso a um Mato Grosso do Sul. In: XXI Semana de História, 2013, Guarapuava. XXI Semana de História, 2013.

  • BOMFIM, T. V. P. . 'O CORPO FEMININO PELA MEDICINA MILITAR: saber médico e o ideal de nação brasileira no início do século XX'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BOMFIM, T. V. P. . Irunditia: as narrativas de viagem do toánucê Murillo de Campos nas expedições da comissão de Rondon. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BOMFIM, T. V. P. . Entre a Loucura e o Crime: Os Discursos na Obra ?Espiritismo no Brasil? (1931) De Leonídio Ribeiro e Murillo de Campos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BOMFIM, T. V. P. ; Souza, S. Vanderlei . A expansão da medicina militar brasileira : cultura, higienismo e poder. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BOMFIM, T. V. P. . MESA REDONDA: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISAS SOBRE PENSAMENTO SOCIAL NO BRASIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BOMFIM, T. V. P. ; FIUZA, W. H. N. ; SOUZA, V. S. . Exército, Nação e saúde: A medicina militar brasileira como elemento de criação de fronteiras nacionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FIUZA, W. H. N. ; BOMFIM, T. V. P. . Fronteira Brasil/Paraguai: Narrativas guaranis na obra de José de Melo e Silva (1939). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BOMFIM, T. V. P. . Entre a Medicina e a Antropologia: A atuação de Arthur Lobo da Silva como médico do Exército Brasileiro nas primeiras décadas do século XX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BOMFIM, T. V. P. . Entre a Medicina e a Antropologia: A atuação de Arthur Lobo da Silva como médico do Exército Brasileiro nas primeiras décadas do século XX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BOMFIM, T. V. P. . A região está nos olhos de quem vê: A construção do Paraná de Sebastião Paraná. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BOMFIM, T. V. P. . ?De Soldados A Cientistas?: Uma Análise Historiográfica Sobre As Produções Cientificas Em Periódicos Militares (1910-1947). 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FIUZA, W. H. N. ; BOMFIM, T. V. P. . Tempos de inclusão: ensino multissensorial na disciplina de história. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BOMFIM, T. V. P. . Aula Sobre A ?Grande Imigração Do Século Xix?: Relato De Experiências Vivenciadas Por Bolsista De Iniciação A Docência.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BOMFIM, T. V. P. . Chorographando o Paraná, Representações Sociais como Simulacro de Região. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOMFIM, T. V. P. . IDADE MÉDIA: PERSPECTIVAS SOBRE A FILOSOFIA DA HISTÓRIA CRISTÃ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOMFIM, T. V. P. . Chorographando o Paraná, Representações Sociais como Simulacro de Região. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOMFIM, T. V. P. . CHOROGRAPHANDO O PARANA. REPRESENTAÇOES SOCIAIS COMO SIMULACRO DE REGIAO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    CLASSIFICAR, FORJAR, INSTITUIR: A CONSTRUÇÃO DO BRASIL NA OBRA DO MÉDICO MILITAR MURILLO DE CAMPOS, Descrição: Este projeto de pesquisa pretende investigar e analisar, a atuação do médico e higienista do exército brasileiro Murillo de Souza Campos, como produtor e um dos divulgadores do conhecimento cientifico da área da saúde desta instituição, entre os anos de 1910 a 1950. Do mesmo modo, será preciso entender de que maneira as áreas do conhecimento médico como a psiquiatria e fisiologia, estavam ligadas a medicina militar do exército brasileiro neste período. A participação de Murillo de Campos nestes campos foi materializada em diversas publicações como jornais, periódicos, entre outros. Tais obras servirão de componente básico para analise deste trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Vicente Penteado Bomfim - Coordenador / Méri Frotscher - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Intelectuais, ciência e nação: a escrita científica e a representação do Brasil no início do século XX, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Vicente Penteado Bomfim - Integrante / Vanderlei Sebastião de Souza - Coordenador / Marcela Cristiane Cavalheiro Miranda Francescon - Integrante / Rodrigo Mello Campos - Integrante / Vanessa Daun - Integrante / Stefani Emanuelli Fontana - Integrante / Amanda Velho - Integrante / Hajane Kautnick - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Entre a Medicina e a Antropologia: A atuação de Arthur Lobo da Silva como médico do Exército Brasileiro nas primeiras décadas do século XX, Descrição: Esta pesquisa pretende investigar e analisar, a atuação do médico e higienista do exercito brasileiro Arthur Lobo da Silva, como produtor e um dos divulgadores do conhecimento cientifico da área da saúde desta instituição, entre os anos de 1920 a 1940. Do mesmo modo, será preciso entender de que maneira a Antropologia está ligada a medicina no campo médico do exercito brasileiro neste período.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Vicente Penteado Bomfim - Integrante / Vanderlei Sebastião de Souza - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    SEBASTIÃO PARANÁ E A POLÍTICA INDIGENISTA PARANAENSE DO FINAL DO SÉCULO XIX: UMA COMPREENSÃO ATRAVÉS DA OBRA CHOROGRAPHIA DO PARANÁ., Descrição: Este trabalho propõe uma investigação das ideias de Sebastião Paraná, no que tange a política indigenista no Estado do Paraná em fins do século XIX. Esse expoente compõe o cenário letrado curitibano do início do século XX, cuja atuação de Sebastião Paraná perpassou os campos do direito, da política e da educação. A participação nestes campos foi materializada no manual didático ?Chorographia do Paraná?, escrito no ano de 1889, e publicado dez anos mais tarde, em 1899. Tal obra serviu de componente básico para as aulas de história do Paraná em colégios da capital Curitiba, onde Sebastião Paraná morou e atuou como Inspetor de Ensino. Destaca-se que as ideias do autor nos permitirão compreender a política indigenista do período, assim como mapear em que medida essa prática política é analisada por ele e, buscar estabelecer os parâmetros pelos quais seus argumentos foram construídos na transição do Império à República paranaense.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Vicente Penteado Bomfim - Integrante / Liliane Freitag - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    CHOROGRAPHANDO O PARANA. REPRESENTAÇOES SOCIAIS COMO SIMULACRO DE REGIAO, Descrição: Esta Iniciação Cientifica procurou analisar a obra de Sebastião Paraná intitulada "Chorographando o Paraná" publicada em 1899. Foram privilegiados aspectos de produção e circulação da obra. Esta obra possui 796 paginas e é dividida em dois volumes, o primeiro volume é um compilação de documentos, e o segundo volume é uma analise sobre o solo, imigração, politica, educação, entre outras temáticas que se referem ao Paraná. Durante o projeto entendemos que o período de circulação de 30 anos deste manual didático, foram participes de um processo de construção de um imaginário de Paraná. A pesquisa se insere em um grupo de estudos sobre Identidade, Fronteiras e Região coordenado pela Prof. Dra. Liliane Costa Freitag, no âmbito do programa de iniciação científica voluntária da UNICENTRO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Tiago Vicente Penteado Bomfim - Integrante / Wagner Henrique Neres Fiuza - Integrante / Liliane Freitag - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2015

Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2015

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID, Carga horária: 8

Outras informações:
Projeto desenvolvido no Colégio Tupi Pinheiro -Guarapuava- PR, com objetivo de ministrar aulas e oficinas para alunos do Ensino Fundamental.

2012 - 2013

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Administrativo, Carga horária: 30

2012 - 2013

Paróquia Sant'ana

Vínculo: , Enquadramento Funcional: