Carlos Eduardo de Almeida

Atua no grupo de pesquisa Estudos literários: fundamentos conceituais e história, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Na referida instituição, primeiro em 2010, e depois em 2016, concluiu estudos de Pós-Doutorado em Literatura Brasileira. Também na UERJ obteve os títulos de Doutor em Literatura Comparada, em 2006, Mestre em Literatura Brasileira, em 2000, e Bacharel em História, em 1996. Publicou o livro Entre o próprio e o alheio: a construção literária da nação brasileira (São Paulo: Ômega, 2007), além de prefácios e artigos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Comparada e Teoria da Literatura, como também na área de História, com ênfase em Historiografia e História do Brasil. Dedica-se principalmente ao estudo dos seguintes temas: Poesia brasileira moderna e contemporânea, Teoria e Interpretação do Texto Poético, Amor, Nacionalismo Literário, Historiografia da Literatura Brasileira, século XIX, Brasil Imperial, Romantismo, Realismo, século XX, Modernismo e Regionalismo. Tem interesse especial nas produções literárias de Gonçalves Dias, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Ferreira Gullar e Adélia Prado.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras

2002 - 2006

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Entre o próprio e o alheio: a construção literária da nação brasileira
Prof. Dr. Roberto Acízelo Quelha de Souza. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: nacionalismo; historiografia; identidade; poesia; prosa.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Mestrado em Letras

1997 - 2000

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: História e Literatura nos Trópicos: o indígena na produção historiográfica e literária oitocentista,Ano de Obtenção: 2000
Prof. Dr. José Luís Jobim de S. Fonseca.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: nacionalismo; indianismo; literatura; história.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em História

1991 - 1996

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

2009 - 2010

Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Quarta Jornada Interdisciplinar do Ensino Fundamental: "Educação para a Cidadania e Democracia".Cidadania, democracia e educação. 2010. (Outra).

X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. O caráter comparativista da historiografia brasileira do século XIX. 2006. (Congresso).

Encontro Regional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. 2005. (Encontro).

Palestra na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.A formação da história literária brasileira. 2005. (Outra).

Palestra na Universidade Estácio de Sá.Palestra sobre o nacionalismo literário (Entre o próprio e o alheio). 2005. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

ALMEIDA, Carlos Eduardo de.. Correção do Vestibular. 2004. Universidade Federal Fluminense.

ALMEIDA, Carlos Eduardo de.. Correção do Vestibular. 2003. Universidade Federal Fluminense.

ALMEIDA, Carlos Eduardo de.. Correção do Vestibular. 2002. Universidade Federal Fluminense.

ALMEIDA, Carlos Eduardo de.. Correção do Vestibular. 2001. Universidade Federal Fluminense.

ALMEIDA, Carlos Eduardo de.. Correção do Vestibular. 2000. Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Andreia Teixeira Moret Pacheco

PACHECO, Andreia Teixeira Moret; CORRÊA, Vera Lúcia de Oliveira. A TRANSAÇAO PENAL À LUZ DO PRINCIPIO CONSTITUCIONAL DA PRESUNÇÃO DE INOCENCIA. 2006 - Centro Universitário Serra dos Órgãos.

Francisco Venceslau dos Santos

SOUZA, R. A. Q.;SANTOS, F. V.; HENRIQUES, A. L. S.; BASTOS, A. S.; BASTOS, A.. Entre o próprio e o alheio: a construção literária da nação brasileira". 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Francisco Venceslau dos Santos

SANTOS, F. V.. O papel do Instituto histórico geográfico-brasileiro no séc.XVIX. 2005 - Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Instituto de Letras.

Teresa Cristina Monte Gonçalves

LIMA, M. M.; HAAG, K. L.; CABELLO, P. H.;GONÇALVES, T. C. M.; MELLO NETO, C. B.. Genética populacional de Triatoma brasiliensis Neiva, 1911, no Estado da Paraíba, Brasil: Implicações eco-epidemiológicas. 2007. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

José Mario d`Almeida

D`ALMEIDA, J. M.; SUPLENTE, José Mario D`almeida. Estudos biológicos, morfológicos e isoenzimáticos de Triatoma rubrovaria (Hemiptera: Reduvidae: Triatominae). 2000. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Roberto Acízelo Quelha de Souza

SOUZA, R. A.. História e literatura nos trópicos: o indígena na produção historiográfica e literária oitocentistas. 2000. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasilera) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Adauri Silva Bastos

BASTOS, DAU. Entre o próprio e o alheio: a construção literária da nação brasileira. 2006. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ana Lúcia de Souza Henriques

HENRIQUES, Ana Lucia de S.; SANTOS, Francisco Venceslau dos; BASTOS, Adauri Silva; BASTOS, Alcmeno. Entre o próprio e o alheio: a construção literária da nação brasileira. 2006. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ana Lúcia de Souza Henriques

HENRIQUES, Ana Lucia de S.; SANTOS, Francisco Venceslau dos. Entre o próprio e o alheio: a construção literária da nação brasileira. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

José Luis Jobim de Salles Fonseca

JOBIM, José Luís; SOUZA, R. A.; CARVALHO, L. F. M.. História e literatura nos trópicos: o indígena na produção historiográfica e literária oitocentista. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

José Luis Jobim de Salles Fonseca

JOBIM, José Luís. História e literatura nos trópicos: o indígena na produção historiográfica e literária oitocentista. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo Lourenço de Oliveira

Lourenço-de-Oliveira R. Triatoma rubrovaria (Blanchard, 1843) (Hemiptera- Reduviidae- Triatominae): Estudos biológicos, ecológicos e isoenzimáticos associados à potencialidade vetorial no Rio Grande do Sul, Brasil. 2000. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Raquel da Silva Pacheco

Estudos biologicos e isoenzimaticos de Triatoma rubrovaria (Triatominae - Reduviidae) no Estado do Rio Grande do Sul; ; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Raquel da Silva Pacheco;

Roberto Acízelo Quelha de Souza

Entre o próprio e o alheio: a construção literária da nação brasileira; 2006; Tese (Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Acízelo Quelha de Souza;

Roberto Acízelo Quelha de Souza

2016; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro; Roberto Acízelo Quelha de Souza;

Roberto Acízelo Quelha de Souza

2009; Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Roberto Acízelo Quelha de Souza;

Douglas Batista da Silva

Controle da qualidade de monitores de radiação utilizados em radiologia diagnóstica; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisica) - Laboratório de Ciências Radiológicas( UERJ); Orientador: Douglas Batista da Silva;

Douglas Batista da Silva

CONTROLE DA QUALIDADE DE DOSIMETROS COM DETECTORES DE CÂMARA DE IONIZAÇÃO E/OU SEMICONDUTORES UTILIZADOS EM RADIOLOGIA DIAGNÓSTICA E EM RADIOTERAPIA; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Douglas Batista da Silva;

Douglas Batista da Silva

Implantação do Serviço de controle de qualidade de Monitores de contaminação de superfície tipo PANCAKE; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em FÍsica) - Laboratório de Ciências Radiológicas( UERJ); Orientador: Douglas Batista da Silva;

Renato Somberg Pfeffer

Coesão social para formação de novos Estados da África: o caso do Sudão do sul; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relaões Internacionais) - IBMEC; Orientador: Renato Somberg Pfeffer;

José Luis Jobim de Salles Fonseca

História e literatura nos trópicos: o indígena na produção historiográfica e literária oitocentista; 2000; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Luís Jobim de Salles Fonseca;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, Carlos Eduardo de. . Entre o próprio e o alheio: a construção literária da nação brasileira. 1. ed. São Paulo: Ômega Editora, 2007. v. 1. 285p .

  • ALMEIDA, Carlos Eduardo de. . O romance regionalista dos anos de 1930. In: SALES, Germana; SOUZA, Roberto Acízelo de. (Org.). Literatura brasileira: região, nação, globalização. 1ªed.Campinas [SP]: Pontes, 2013, v. , p. 31-42.

  • ALMEIDA, Carlos Eduardo de. . Do Barroco ao Renascimento: notas sobre a mimesis. In: Alexandra Vieira de Almeida; Ulysses Maciel. (Org.). Inventário de Literariedades (e outras vertigens). 1ªed.Rio de Janeiro: Imprinta, 2008, v. , p. 91-96.

  • Carlos Eduardo de Almeida ; ALMEIDA, Carlos Eduardo de. . Polêmicas literárias no império da retórica. Revista Matraga, n.33, Rio de Janeiro: UERJ, , v. 20, p. 159 - 173, 19 dez. 2013.

  • ALMEIDA, Carlos Eduardo de. . Gonçalves de Magalhães e Varnhagen: o debate sobre a nacionalização literária e a questão indígena. Revista palimpsesto , Ano 12, n. 16., Rio de Janeiro: UERJ, p. 1 - 17, 15 set. 2013.

  • ALMEIDA, Carlos Eduardo de. . Os impasses da tradução. Revista palimpsesto, n. 3, Rio de Janeiro: UERJ/ Caetés, p. 67 - 79, 15 jul. 2003.

  • ALMEIDA, Carlos Eduardo de. . O caráter comparativista da historiografia literária brasileira do século XIX. In: X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2006, Rio de Janeiro. Lugares dos discursos, 2006.

  • ALMEIDA, Carlos Eduardo de. . A formação da história literária brasileira. In: Palestra na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2005, Rio de Janeiro. Palestra na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2005.

  • ALMEIDA, Carlos Eduardo de. . As relações entre a história e a literatura no Brasil.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, Carlos Eduardo de. . O caráter comparativista da historiografia literária brasileira do século XIX.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALMEIDA, Carlos Eduardo de. . O nacionalismo literário (Entre o próprio e o alheio: a construção literária da nação brasileira). 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, Carlos Eduardo de. . A formação da história da literatura brasileira. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, Carlos Eduardo de. . Orelha (prefácio) do livro O mundo perfeito e outras ficções, de Fábbio Cortez. Rio de Janeiro: Sapere, 2012 (Orelha (prefácio)).

  • ALMEIDA, Carlos Eduardo de. . Orelha (prefácio) do livro Literatura, Mito e Identidade Nacional, de Alexandra Vieira de Almeida.. São Paulo: Ômega, 2008 (Orelha (prefácio).).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ALMEIDA, Carlos Eduardo de. . Parecer Ad hoc sobre artigo enviado à revista LPH: Revista de História da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    A temática do Mundo na poesia de Drummond, Descrição: O projeto investigou a maneira pela qual Drummond exteriorizou, mediante sua poética irônica, o seu sentimento do mundo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Eduardo de Almeida - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Drummond e o amor, Descrição: Este projeto teve como objetivo colocar em questão o modo pelo qual o amor se estrutura na lírica de Carlos Drummond de Andrade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Eduardo de Almeida - Coordenador.

  • 2002 - 2006

    Literatura, História e Nação: enlaces e desenlaces no Brasil oitocentista, Descrição: Tendo em vista o espírito nacionalista que se estruturou na sociedade brasileira do século XIX, este projeto teve como objetivo caracterizar e analisar uma espécie de colaboração discursiva entre historiografia, poesia e prosa de ficção. Colaboração que, diga-se de passagem, muitas vezes acabou desdobrando-se em acirrada disputa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Eduardo de Almeida - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Letras. , Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, 20559900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2015

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar da graduação em Letras, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplina ministrada: Literatura Brasileira IV.

  • 2012 - 2012

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Professor do curso de graduação em Letras, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Ministrou as disciplinas Prática de Interpretação de textos I e Prática de Interpretação de textos II.

  • 2012 - 2012

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor da pós-graduação lato sensu

    Outras informações:
    Lecionou no curso de pós-graduação lato sensu em Literatura Brasileira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

  • 2011 - 2011

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor do curso de graduação em Letras, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Ministrou as disciplinas Literatura Brasileira I e Prática de Interpretação de Textos II (2011/1)

  • 2011 - 2011

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor do curso de graduação em Letras, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Ministrou as disciplinas Literatura Brasileira IV e Materiais para o Ensino da Literatura II e III (2011/2).

  • 2010 - 2010

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor do curso de graduação em Letras, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Ministrou as disciplinas Prática de Interpretação de Textos I e II (2010/1), como também as disciplinas Literatura Brasileira IV e Introdução à Cultura Brasileira II (2010/2)

  • 2009 - 2009

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor dao curso de graduação em Letras, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Ministrou as disciplinas Literatura Brasileira II e Prática de Interpretação de Textos I e II

  • 2006 - 2008

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor do curso de graduação em Letras, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Ministrou as disciplinas Prática de Interpretação de Textos I e II.

  • 2003 - 2003

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplina: Literatura Brasileira II.

  • 1994 - 1994

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Participação no programa de estágio interno complementar junto ao CAP/CAPACITANDO INVESTUERJ.

    Atividades

    • 03/2006

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Interpretação de Textos I e II

    • 06/2003 - 12/2003

      Estágios , Instituto de Letras, .,Estágio realizado, Ensino, Letras, Nível: Graduação. Disciplina: Literatura Brasileira II..

    • 02/1994 - 12/1994

      Estágios , Instituto de Filosofia, Ciências Sociais e História, .,Estágio realizado, Ensino, História, Nível: Supletivo. Disciplinas ministradas: História do Brasil e História Geral..

  • 2000 - 2003

    Colégio Santa Mônica

    Vínculo: empregatício, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Professor de História do supletivo, como também do ensino fundamental e médio.

  • 2009 - Atual

    Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor 1, Carga horária: 16