Filipe Braida do Carmo
Filipe Braida é professor do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) desde 2013. Formou-se em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2009, tendo recebido em 2010, a Dignidade Acadêmica Cum Laude, por conta de seu desempenho no curso de graduação. Obteve o grau de Mestre (2013) e Doutor (2018) em Ciências em Engenharia de Sistemas de Computação pelo programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRRJ. Tem experiência na área de desenvolvimento de sistemas. Em alguns projetos atuou como líder de equipe. Atualmente, ele pesquisa nas áreas de Inteligência Artificial, Mineração de Dados e Sistemas de Recomendação.
Informações coletadas do Lattes em 30/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação
2013 - 2018
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Considerando o ruído no aprendizado de modelos preditivos robustos para a filtragem colaborativa
, Ano de obtenção: 2018. Geraldo Zimbrao da Silva. Coorientador: Leandro Guimarães Marques Alvim. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Sistemas de Recomendação; Filtragem Colaborativa; Ruído de Classe; Imperfectly Supervised Learning.
Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação
2010 - 2013
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Transformando o problema de Filtragem Colaborativa em Aprendizado de Máquina Supervisionado
, Ano de Obtenção: 2013.Geraldo Zimbrao da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Ciência da Computação
2005 - 2009
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Integração das funcionalidades do engine jBPM com aplicações geradas pelo MDArte
Orientador: Geraldo Bonorino Xexéo
Curso técnico/profissionalizante em Eletrônica
2001 - 2003
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Pós-doutorado
2024
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Formação complementar
2012 - 2012
Treinamento de SCRUM. (Carga horária: 8h). , GPE Gestão de Processos Estratégicos e Tecnologia da Informação, GPE, Brasil.
2009 - 2009
Conjuntos e Lógica Fuzzy. (Carga horária: 6h). , Instituto Luiz Alberto Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, COPPE, Brasil.
2006 - 2006
PERL. (Carga horária: 4h). , Ramo Estudantil IEEE-UFRJ, IEEE-UFRJ, Brasil.
2005 - 2005
PIC. (Carga horária: 40h). , Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Organização de eventos
BRAIDA, FILIPE ; ZAMITH, M. P. M. ; POSNER, D. F. D. . Coordenador da Olimpíada Brasileiro de Informática (OBI) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2023. .
BRAIDA, FILIPE . Coordenador da Olimpíada Brasileiro de Informática (OBI) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2021. .
BRAIDA, FILIPE . Coordenador da Olimpíada Brasileiro de Informática (OBI) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2020. .
Braida, F. . Coordenador da Olimpíada Brasileiro de Informática (OBI) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2019. .
Braida, F. . Organizador da Olimpíada Brasileiro de Informática (OBI) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2018. .
Braida, F. . Organizador da Olimpíada Brasileiro de Informática (OBI) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2017. .
Braida, F. . Organizador da Olimpíada Brasileiro de Informática (OBI) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2015. .
Braida, F. . Coordenador da Olimpíada Brasileiro de Informática (OBI) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2019. .
Braida, F. . Organizador da Olimpíada Brasileiro de Informática (OBI) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2018. .
Braida, F. . Organizador da Olimpíada Brasileiro de Informática (OBI) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2017. .
Braida, F. . Organizador da Olimpíada Brasileiro de Informática (OBI) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2015. .
BRAIDA, FILIPE . Coordenador da Olimpíada Brasileiro de Informática (OBI) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2020. .
BRAIDA, FILIPE ; ZAMITH, M. P. M. ; POSNER, D. F. D. . Coordenador da Olimpíada Brasileiro de Informática (OBI) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2023. .
Participação em eventos
XXVIII Maratona de Programação. Participação como técnico das equipes da UFRRJ. 2023. (Olimpíada).
Final Nacional da XXVI Maratona de Programação. Participação como técnico da equipe da UFRRJ. 2022. (Olimpíada).
II Congresso Olímpico Brasileiro. Controle de Doping - Inovação e Percepções para o Futuro. 2022. (Congresso).
XXVII Maratona de Programação. Participação como técnico da equipe da UFRRJ. 2022. (Olimpíada).
XXVI Maratona de Programação. Participação como técnico da equipe da UFRRJ. 2021. (Olimpíada).
JuliaCon 2020. 2020. (Congresso).
XXV Maratona de Programação. Participação como técnico da equipe da UFRRJ. 2020. (Olimpíada).
XXIV Maratona de Programação. Participação como técnico da equipe da UFRRJ. 2019. (Olimpíada).
Latin American Faculty Summit. 2016. (Congresso).
Jornada de Iniciação Científica.Um estudo sobre visão computacional aplicada ao controle de qualidade. 2009. (Outra).
I Congresso de Segurança da Informação. 2005. (Congresso).
Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).Landell, o Micro Popular. 2004. (Outra).
EXPOTEC.Landell, o Micro Popular. 2003. (Outra).
Participação em bancas
XEXEO, G. B.SOUZA, J. M.BRAIDA, FILIPE. Desempenho e Economicidade de Modelos de Linguagem para Classificação de Toxicidade em Jogos. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ZIMBRAO, GERALDOXEXEO, G. B.ALVIM, LEANDRO G.M.BRAIDA, FILIPE. Uma abordagem não supervisionada para reconstrução justa de dados. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MELLO, C. E. R.; BARROS, M. O.; MENDES, E. F.;Braida, F.. Previsão de notas esparsas na filtragem colaborativa a partir de relações de vizinhança com redes neurais artificiais. 2019. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ZIMBRAO, GERALDOBraida, F.XEXEO, G. B.; MENASCHE, D. S.;MELLO, C. E. R.. Robust loss and penalty for fair machine learning. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MELLO, C. E. R.; GARCIA, A. C. B.;BRAIDA, FILIPE. L. Mourthé. Uma auditoria algorítmica do sistema de recomendação do Youtube. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ZIMBRAO, GERALDOALVIM, LEANDRO G.M.; LIMA, A. A. B.;Braida, F.. Simulating Real Profiles for Shilling Attacks: A Generative Approach. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ZIMBRAO, GERALDOXEXEO, G. B.ALVIM, LEANDRO G.M.Braida, F.. Função de Custo para Aprendizado Robusto à Injustiça. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MELLO, C. E. R.; MORAES, L. O. F.;BRAIDA, FILIPE. Análise de Ferramentas de IA Generativa Para Criação de Questões Para Professores: Um estudo sobre redução de carga de trabalho. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Braida, F.DEMBOGURSKI, B. J.ALVIM, LEANDRO G.M.. e Luiz Filipe Brandi do N..Luigui: um Sistema Web para Text-To-SQL baseado em LLM utilizando a técnica de RAG. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Braida, F.SCHOTS, N. C. L.; ZAMITH, JULIANA M. N. S.. SimuLab: Sistema Web para Geração de Simulados do ENEM. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Braida, F.; SILVA, M. W. R.; PAULA JUNIOR, U. C.. Ruralytics: Um Sistema de Business Intelligence para Gestão Estratégica da Produção Científica nas IES. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Duarte, FellipeSCHOTS, N. C. L.DEMBOGURSKI, B. J.Braida, F.. Avaliação de Ferramentas UML quanto à Conformidade com a Especificação da OMG. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SILVA, M. W. R.;Braida, F.ZAMITH, M. P. M.. Uma análise DevSecOps utilizando OWASP Juice Shop. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DEMBOGURSKI, B. J.Braida, F.ZAMITH, M. P. M.. Visão Computacional no Contexto de Segurança Pública - Um Sistema para o Reconhecimento de Ameaças Armadas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Braida, F.Duarte, FellipeDEMBOGURSKI, B. J.. Pimentel e Gabriel de O. Segobia.AILFRED: Um assistente virtual utilizando Large Language Model. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BRAIDA, FILIPE; ZAMITH, JULIANA M. N. S.;SCHOTS, N. C. L.. Alumni UFRRJ: um Sistema de Acompanhamento de Egressos para a UFRRJ. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BRAIDA, FILIPEDEMBOGURSKI, B. J.; SILVA, M. W. R.. Construção de um chat web para comunicação em tempo real em uma plataforma para egressos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BRAIDA, FILIPEAlvim, Leandro; PAULA JUNIOR, U. C.. Crawler para Coleta de Dados do Twitter. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BRAIDA, FILIPEAlvim, LeandroDEMBOGURSKI, B. J.. Héracles: Um Sistema de Monitoramento de Termos no Twitter. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BRAIDA, FILIPEDuarte, FellipeDEMBOGURSKI, B. J.. PersonAI: Um aplicativo mobile utilizando agente inteligente. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BRAIDA, FILIPEDEMBOGURSKI, B. J.; SILVA, M. W. R.. Sistema de Gestão e Gerenciamento de Documentos Acadêmicos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DEMBOGURSKI, B. J.BRAIDA, FILIPEDuarte, Fellipe. Course Genie: Auxílio na Organização e Planejamento Acadêmico dos Alunos de Ciência da Computação da UFRRJ. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DEMBOGURSKI, B. J.BRAIDA, FILIPEAlvim, Leandro. Sistema de Detecção de Sonolência ao Volante. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Braida, F.; PASSOS, L. M. S.;SCHOTS, N. C. L.. Módulo de Oportunidades de Trabalho para o Sistema de Acompanhamento de Egressos Alumni UFRRJ. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
PASSOS, L. M. S.;SCHOTS, N. C. L.Braida, F.. Avaliação de Usabilidade do aplicativo Logic Calculator. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DEMBOGURSKI, B. J.Braida, F.; PASSOS, L. M. S.. Echo: Desenvolvimento de um Jogo TPS Utilizando Unreal Engine 5. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DEMBOGURSKI, B. J.Braida, F.Duarte, Fellipe. Um estudo sobre realidade virtual, seus impactos e limitações em aplicações imersivas, com foco em jogos rítmicos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DEMBOGURSKI, B. J.Braida, F.ALVIM, LEANDRO G.M.. Super Resolução com Deep Learning. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALVIM, LEANDRO G.M.BRAIDA, FILIPEDEMBOGURSKI, B. J.. Redes Neurais de Bits, Eficiência e Perfomance. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BRAIDA, FILIPEALVIM, LEANDRO G.M.DEMBOGURSKI, B. J.. Análise de Dados do Twitter sobre Agentes Dopantes na Sociedade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BRAIDA, FILIPEALVIM, LEANDRO G.M.DEMBOGURSKI, B. J.. Sistema Web de Avaliação de Disciplinas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DEMBOGURSKI, B. J.ZAMITH, M. P. M.BRAIDA, FILIPE. Desenvolvimento de um Motor Gráfico 3D utlizando OpenGL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALVIM, LEANDRO G.M.BRAIDA, FILIPE; SILVA, M. W. R.. Saci Perere: Um Sistema para Responder FAQs. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SCHOTS, N. C. L.Duarte, FellipeBRAIDA, FILIPE. Análide de Arquitetura de Microsserviços utilizando CQRS: Desenvolvimento de um Sistema de E-Commerce como Exemplo Prático. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SCHOTS, N. C. L.BRAIDA, FILIPEALVIM, LEANDRO G.M.. AutoML: Desafios e Soluções para o Desenvolvimento de Sistemas Eficientes - Um Mapeamento Sistemático. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BRAIDA, FILIPEALVIM, LEANDRO G.M.DEMBOGURSKI, B. J.. Detecção e Monitoramento de Discurso de Ódio em Redes Sociais na Era do Big Data. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BRAIDA, FILIPEALVIM, LEANDRO G.M.DEMBOGURSKI, B. J.. Sistema de Auxílio à Escrita e Aprimoramento de Textos Utilizando Large Language Model. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BRAIDA, FILIPEDEMBOGURSKI, B. J.ZAMITH, M. P. M.. CapiCrop: uma proposta de serviço de manipulação de imagens. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALVIM, LEANDRO G.M.BRAIDA, FILIPE; SILVA, M. W. R.. Desenvolvendo um Sistema de Votação Eletrônico com Blockchain. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALVIM, LEANDRO G.M.BRAIDA, FILIPEZAMITH, M. P. M.. Captions na Detecção de Anomalia. 2023.
PASSOS, L. M. S.;DEMBOGURSKI, B. J.Braida, F.. Rophe Notas: Um aplicativo Móvel para Acompanhamento da Saúde e do Bem-Estar Pessoal em Forma de Diário. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BRAIDA, FILIPEALVIM, LEANDRO G.M.DEMBOGURSKI, B. J.. Uma ferramenta para coleta de informações no Instagram. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DEMBOGURSKI, B. J.ALVIM, LEANDRO G.M.BRAIDA, FILIPE. do Nascimento e José Aldrahn dos Anjos S..Simulação de Ciclos Predador-Presa utilizando agentes inteligentes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BRAIDA, FILIPEDEMBOGURSKI, B. J.SCHOTS, N. C. L.. Sistema WEB de Monitoramento de Textos em Redes Sociais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BRAIDA, FILIPEALVIM, LEANDRO G.M.DEMBOGURSKI, B. J.. Uma análise empírica do efeito do Ruído de Classe no aprendizado de Redes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BRAIDA, FILIPEALVIM, LEANDRO G.M.; SILVA, M. W. R.. Uma proposta de um Sistema de Recomendação como Serviço. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SCHOTS, N. C. L.; PASSOS, L. M. S.;BRAIDA, FILIPE. Relevância das Soft Skills no Desenvolvimento de Software: uma Visão das Empresas e de Alunos do Curso de Ciência da Computação da UFRRJ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Braida, F.ALVIM, LEANDRO G.M.; SILVA, M. W. R.. Uma proposta de um sistema de Inteligência Artificial como um Serviço. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SCHOTS, N. C. L.Braida, F.Duarte, Fellipe. Os Impactos da Gerência de Comunicação em Projetos de Ciência de Dados. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DEMBOGURSKI, B. J.ZAMITH, M. P. M.Braida, F.. Utilizando Mesh Shaders para Extração Procedural de Isosuperfícies. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BRAIDA, FILIPEALVIM, LEANDRO G.M.DEMBOGURSKI, B. J.. Classificação Automática de Anomalia em Vídeo Independente de Contexto. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BRAIDA, FILIPEALVIM, LEANDRO G.M.DEMBOGURSKI, B. J.. Super Resolução: um estudo da Enhanced Super Resolution GAN. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BRAIDA, FILIPEALVIM, LEANDRO G.M.DEMBOGURSKI, B. J.. Andrade.Detecção Automática de Discurso de Ódio em Textos do Twitter. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BRAIDA, FILIPEDEMBOGURSKI, B. J.SCHOTS, N. C. L.. Mendonça.WppScrapper: Uma ferramenta para a extração de mensagens do WhatsApp. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SCHOTS, N. C. L.Duarte, FellipeBRAIDA, FILIPEDEMBOGURSKI, B. J.. Levantamento de Ferramentas de Apoio ao Teste Automatizado com 5W3H. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALVIM, LEANDRO G.M.BRAIDA, FILIPEDEMBOGURSKI, B. J.. Features para Detecção de Bots no Twitter. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SILVA, M. W. R.;BRAIDA, FILIPEZAMITH, M. P. M.. Algoritmo de Random Forest aplicado ao Problema da Localização Indoor. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALVIM, LEANDRO G.M.FERREIRA, R. S.BRAIDA, FILIPESCHOTS, N. C. L.. Identificação de Características Físicas em Imagens: uma abordagem aplicada ao problema de pessoas desaparecidas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Braida, F.DEMBOGURSKI, B. J.Duarte, Fellipe. Ayres e Paulo Francisco Da S. Freitas.NeuralCF.jl: Modelos Neurais para Filtragem Colaborativa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BRAIDA, FILIPEALVIM, LEANDRO G.M.DEMBOGURSKI, B. J.. Neto e Matheus Oliveira de Barros.Classificação Automática de Anomalias em Vídeos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DEMBOGURSKI, B. J.Duarte, FellipeBRAIDA, FILIPE. Hidromel: Um microsserviço agendador de contêineres Docker. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DEMBOGURSKI, B. J.BRAIDA, FILIPEDuarte, Fellipe. SisMad - Sistema de Monitoramento de Alterações de Dados. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SCHOTS, N. C. L.BRAIDA, FILIPE; PASSOS, L. M. S.. Modelos para Gestão de Inovação em Startups. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LYRA, A. R.; OLIVEIRA, L. F.;Braida, F.ZAMITH, M. P. M.. Sistema de Compartilhamento de Bicicletas: Rebalanceamento estático sem preempção com um veículo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DEMBOGURSKI, B. J.Braida, F.Alvim, Leandro. Resolvendo jogos Atari utilizando aprendizado por reforço. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Alvim, LeandroSCHOTS, N. C. L.Braida, F.. Categorização de Fake News. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SCHOTS, N. C. L.Duarte, FellipeBraida, F.. Mundo dos Frameworks: Um Sistema para Levantamento de Dados sobre Frameworks de Linguagens de Programação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Duarte, FellipeSCHOTS, N. C. L.CARMO, F. B.ALVIM, LEANDRO G.M.. Estudo do Desempenho de Métricas de Código Fonte na Previsão de Defeitos de Software. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DEMBOGURSKI, B. J.Duarte, FellipeBRAIDA, FILIPE. Uma Abordagem para Modelagem e Avaliação da Criatividade Computacional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DEMBOGURSKI, B. J.Braida, F.ZAMITH, M. P. M.. Instituto Multidisciplinar em Realidade Virtual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALVIM, LEANDRO G.M.Braida, F.DEMBOGURSKI, B. J.. Classificação de Ofertas Baseado em Imagens. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DEMBOGURSKI, B. J.ZAMITH, M. P. M.Braida, F.. Survey sobre técnicas de computação gráfica para modelagem e renderização de nuvens. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALVIM, LEANDRO G.M.FERREIRA, R. S.Braida, F.CORREA, R. C.. Handshake: classificador para streams de dados em ambientes não estacionários com latência extrema de verificação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DEMBOGURSKI, B. J.Braida, F.ALVIM, LEANDRO G.M.. Redes Neurais na abordagem tridimensional de perseguição inteligente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Braida, F.DEMBOGURSKI, B. J.BARBIERI, JULIO. ContextCF.jl: Um Framework para CARS em Filtragem Colaborativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Alvim, LeandroBraida, F.Duarte, Fellipe. Estudo sobre classificadores livres de discriminação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Braida, F.Dembogurski, BrunoAlvim, Leandro. Um modelo para previsão de resultados em partidas do Campeonato Brasileiro de Futebol. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DEMBOGURSKI, B. J.BRAIDA, FILIPEALVIM, LEANDRO G.M.. Uma Arquitetura Cognitiva para Simulação de Vida Artificial com Agentes Inteligentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DEMBOGURSKI, B. J.BRAIDA, FILIPEZAMITH, M. P. M.. Geração de Sistemas Solares Procedurais em Tempo Real. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ORLEANS, L. F.Duarte, FellipeBraida, F.. Lista+: Um aplicativo para comparação de preços de produto de supermercados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Alvim, LeandroDuarte, FellipeBraida, F.. Aplicação de Abordagens Word Embedding ao Problema de Categorização de Ofertas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Braida, F.MELLO, C. E. R.ALVIM, LEANDRO G.M.. Particionamento automático de dados utilizando variáveis latentes no problema de Filtragem Colaborativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Braida, F.MELLO, C. E. R.ALVIM, LEANDRO G.M.. Recsys.jl: Um framework para geração e avaliação de listas de recomendação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Braida, F.MELLO, C. E. R.ALVIM, LEANDRO G.M.. Recsys.jl: Um framework de Sistemas de Recomendação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MELLO, C. E. R.Braida, F.ALVIM, LEANDRO G.M.. Uma ferramenta de análise de padrões em hashtags no Twitter. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MELLO, C. E. R.ALVIM, LEANDRO G.M.BRAIDA, FILIPE. de Oliveira.Desenvolvimento do componente KDE para a plataforma Knime. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ORLEANS, L. F.ALVIM, LEANDRO G.M.BRAIDA, FILIPE. Comparativo de desempenho entre soluções de armazenamento de dados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ORLEANS, L. F.; CRUZ, S. M. S.;Braida, F.. OptPlan: Melhorando a Precisão do Cálculo do Plano de Execução Ótimo de Consultas SQL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Duarte, FellipeBraida, F.ALVIM, LEANDRO G.M.ORLEANS, L. F.. Aplicando words embeddings ao problema de reúso de texto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Zimbrão, GeraldoXEXEO, G. B.Braida, F.. PGMiner: Extensão para mineração de dados integrado ao PostgreSQL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Duarte, FellipeBraida, F.ALVIM, LEANDRO G.M.. Avaliação da medida de similaridade hierárquica no problema de detecção de co-derivados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
XEXEO, G. B.Zimbrão, GeraldoBraida, F.. Desenvolvendo o Zumboliche. 2015.
Duarte, FellipeAlvim, LeandroBraida, F.. Avaliação da Medida de Alinhamento Hierárquico para Co-derivativos. 2015.
ORLEANS, L. F.Alvim, LeandroBraida, F.. Um estudo comparativo de desempenho entre soluções de armazenamento de dados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CARMO, FILIPE BRAIDA DOMELLO, C. E. R.ALVIM, LEANDRO G.M.Duarte, Fellipe. Ferramenta de Detecção de Conflitos e Gestão para o Timetabling Problem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALVIM, LEANDRO G.M.MELLO, C. E. R.CARMO, F. B.Duarte, Fellipe. Aprendizado Automático de Características Utilizando Autoenconders Esparsos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MELLO, C. E. R.CARMO, F. B.Duarte, Fellipe. WSAGE - Ferramenta Web para Análise de Dados Geoespaciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ORLEANS, L. F.PASINATO, M. B.CARMO, F. B.. Sistema para Compras Online de Produtos/Serviços de Comerciantes de Pequeno Porte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Sistemas de Computação) - Universidade Federal Fluminense.
PASINATO, M. B.ORLEANS, L. F.CARMO, F. B.. Sistema de Apoio a Confeção de Escala de Seviço. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Sistemas de Computação) - Universidade Federal Fluminense.
PASINATO, M. B.CARMO, F. B.ORLEANS, L. F.. Um Aplicativo para Estudantes do CEDERJ Acompanharem seus Estudos pelo Celular. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Sistemas de Computação) - Universidade Federal Fluminense.
PASINATO, M. B.CARMO, F. B.ORLEANS, L. F.. Sistema de Apoio à Gestão de Plataformas de Petróleo - Otimização de Offloading. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Sistemas de Computação) - Universidade Federal Fluminense.
ORLEANS, L. F.PASINATO, M. B.CARMO, F. B.. Desenvolvimento de Software Integrado para Contrução de Sistema Web, Baseado em Componentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Sistemas de Computação) - Universidade Federal Fluminense.
Zimbrão, GeraldoCARMO, F. B.SOUZA, J. M.MELLO, C. E. R.. TirinhaZ - Um Sistema de Recomendação de Tirinhas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
XEXEO, G. B.MELLO, C. E. R.CARMO, F. B.. de Jesus.AdventureCodex, uma ferramenta de criação de personagens e encontros PathFinder. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
XEXEO, G. B.CARMO, F. B.Zimbrão, Geraldo. Desenvolvimento de um protocolo genérico para jogos de mesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientou
SIGMEV - Sistema de Gerenciamento de Medicamentos Veterinários; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);
SIGMEV - Sistema de Gerenciamento de Medicamentos Veterinários; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);
Robust loss and penalty for fair machine learning; 2024; Tese (Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Filipe Braida do Carmo;
SimuLab: Sistema Web para Geração de Simulados do ENEM; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Luigui: um Sistema Web para Text-To-SQL baseado em LLM utilizando a técnica de RAG; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Luigui: um Sistema Web para Text-To-SQL baseado em LLM utilizando a técnica de RAG; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
SimuLab: Sistema Web para Geração de Simulados do ENEM; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Ruralytics: Um Sistema de Business Intelligence para Gestão Estratégica da Produção Científica nas IES; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Pimentel; AILFRED: Um assistente virtual utilizando Large Language Model; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Alumni UFRRJ: um Sistema de Acompanhamento de Egressos para a UFRRJ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
PersonAI: Um aplicativo mobile utilizando agente inteligente; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Módulo de Oportunidades de Trabalho para o Sistema de Acompanhamento de Egressos Alumni UFRRJ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Módulo de Oportunidades de Trabalho para o Sistema de Acompanhamento de Egressos Alumni UFRRJ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Crawler para Coleta de Dados do Twitter; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Héracles: Um Sistema de Monitoramento de Termos no Twitter; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Héracles: Um Sistema de Monitoramento de Termos no Twitter; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Crawler para Coleta de Dados do Twitter; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Sistema de Gestão e Gerenciamento de Documentos Acadêmicos; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Construção de um chat web para comunicação em tempo real em uma plataforma para egressos; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Segobia; AILFRED: Um assistente virtual utilizando Large Language Model; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Alumni UFRRJ: um Sistema de Acompanhamento de Egressos para a UFRRJ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Sistema de Auxílio à Escrita e Aprimoramento de Textos Utilizando Large Language Model; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
CapiCrop: uma proposta de serviço de manipulação de imagens; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Análise de Dados do Twitter sobre Agentes Dopantes na Sociedade; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Sistema Web de Avaliação de Disciplinas; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
CapiCrop: uma proposta de serviço de manipulação de imagen; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Sistema de Auxílio à Escrita e Aprimoramento de Textos Utilizando Large Language Model; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Detecção e Monitoramento de Discurso de Ódio em Redes Sociais na Era do Big Data; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Detecção e Monitoramento de Discurso de Ódio em Redes Sociais na Era do Big Data; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Sistema Web de Avaliação de Disciplinas; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Uma proposta de um Sistema de Recomendação como Serviço; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Uma ferramenta para coleta de informações no Instagram; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Sistema WEB de Monitoramento de Textos em Redes Sociais; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Uma análise empírica do efeito do Ruído de Classe no aprendizado de Redes Neurais Artificiais; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Sistema WEB de Monitoramento de Textos em Redes Sociais; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Uma ferramenta para coleta de informações no Instagram; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Uma proposta de um sistema de Inteligência Artificial como um Serviço; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Mendonca; WppScrapper: Uma ferramenta para a extração de mensagens do WhatsApp; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Andrade; Detecção Automática de Discurso de Ódio em Textos do Twitter; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Classificação Automática de Anomalia em Vídeo Independente de Contexto; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Super Resolução: um estudo da Enhanced Super Resolution GAN; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
WppScrapper: Uma ferramenta para a extração de mensagens do WhatsApp; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Super Resolução: um estudo da Enhanced Super Resolution GAN; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Neto; Classificação Automática de Anomalias em Vídeos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Classificação Automática de Anomalias em Vídeos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Freitas e Vinícius Gomes S; Ayres; NeuralCF; jl: Modelos Neurais para Filtragem Colaborativa; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Um modelo para previsão de resultados em partidas do Campeonato Brasileiro de Futebol; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
ContextCF; jl: Um Framework para CARS em Filtragem Colaborativa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Recsys; jl: Um framework de Sistemas de Recomendação; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Recsys; jl: Um framework para geração e avaliação de listas de recomendação; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Particionamento automático de dados utilizando variáveis latentes no problema de Filtragem Colaborativa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Ferramenta de Detecção de Conflitos e Gestão para o Timetabling Problem; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
TirinhaZ - Um Sistema de Recomendação de Tirinhas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
TirinhaZ - Um Sistema de Recomendação de Tirinhas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Projeto de Pesquisa Sistemas de Perguntas e Respostas; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Projeto de Pesquisa Sistemas de Perguntas e Respostas; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Projeto de Pesquisa Sistemas de Perguntas e Respostas; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Projeto de Pesquisa Sistemas de Perguntas e Respostas; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Projeto de Pesquisa Ciência de Dados em Redes Sociais para o Esporte; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Projeto de Pesquisa Ciência de Dados em Redes Sociais para o Esporte; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Projeto de Pesquisa Ciência de Dados em Redes Sociais para o Esporte; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Projeto de Pesquisa Ciência de Dados em Redes Sociais para o Esporte; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação de Apoio à Pesquisa; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Projeto de Pesquisa Sistemas de Recomendação para Aprendizado na Prevenção de Doping; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Projeto de Pesquisa Sistemas de Recomendação para Aprendizado na Prevenção de Doping; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Projeto de Pesquisa Sistemas de Recomendação para Aprendizado na Prevenção de Doping; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Projeto de Pesquisa Sistemas de Recomendação para Aprendizado na Prevenção de Doping; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ; Orientador: Filipe Braida do Carmo;
Produções bibliográficas
-
CANALLI, YGOR ; BRAIDA, FILIPE ; Alvim, Leandro ; Zimbrão, Geraldo . Fair Transition Loss: From label noise robustness to bias mitigation. KNOWLEDGE-BASED SYSTEMS , v. 294, p. 111711, 2024.
-
SOUZA FILHO, ERITO MARQUES DE ; TAVARES, RODRIGO DE SOUZA ; DEMBOGURSKI, BRUNO JOSÉ ; GAGLIANO, ALICE HELENA NORA PACHECO ; PACHECO, LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA ; PACHECO, LUIZ GABRIEL DE RESENDE NORA ; CARMO, FILIPE BRAIDA DO ; ALVIM, LEANDRO GUIMARÃES MARQUES ; MONTEIRO, ALEXANDRA . An online platform for COVID-19 diagnostic screening using a machine learning algorithm. REVISTA DA ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA , v. 69, p. 1, 2023.
-
BARBIERI, JULIO ; ALVIM, LEANDRO G.M. ; BRAIDA, FILIPE ; Zimbrão, Geraldo . Simulating real profiles for shilling attacks: A generative approach. KNOWLEDGE-BASED SYSTEMS , v. 230, p. 107390, 2021.
-
BARBIERI, JULIO ; ALVIM, LEANDRO G.M. ; BRAIDA, FILIPE ; Zimbrão, Geraldo . Autoencoders and recommender systems: COFILS approach. EXPERT SYSTEMS WITH APPLICATIONS , v. 1, p. 1, 2017.
-
BRAIDA, FILIPE ; MELLO, CARLOS E. ; PASINATO, MARDEN B. ; Zimbrão, Geraldo . Transforming collaborative filtering into supervised learning. EXPERT SYSTEMS WITH APPLICATIONS , v. 42, p. 4733-4742, 2015.
-
Pinel, Roque Elias Assumpção ; CARMO, F. B. ; Monteiro, Rodrigo Salvador ; Zimbrão, Geraldo . Improving tests infrastructure through a model-based approach. SOFTWARE ENGINEERING NOTES , v. 36, p. 1, 2011.
-
Vieira, Ronaldo ; Dembogurski, Bruno ; Alvim, Leandro ; BRAIDA, FILIPE . A Cognitive Architecture for Agent-Based Artificial Life Simulation. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 197-213.
-
DE AZEVEDO, LÍVIA ; BRAIDA, FILIPE . Uma análise empírica do efeito do Ruído de Classe no aprendizado de Redes Neurais Artificiais. In: Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, 2022, Brasil. Anais Estendidos do XXXVII Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD Estendido 2022), 2022. p. 14.
-
MACHADO, NICKOLAS R. ; MACHADO, PEDRO C. F. ; ZAMITH, JULIANA M. N. S. ; BRAIDA, FILIPE ; Alvim, Leandro ; FERREIRA, RAUL S. . Redes de bits como alternativa às redes neurais em problemas de aprendizado por reforço. In: VI Escola Regional de Alto Desempenho do Rio de Janeiro, 2020, Brasil. Anais da VI Escola Regional de Alto Desempenho do Rio de Janeiro (ERAD-RJ 2020), 2020. p. 51.
-
Vieira, Ronaldo ; DEMBOGURSKI, B. J. ; ALVIM, LEANDRO G.M. ; Braida, F. . A Cognitive Architecture for Agent-Based Artificial Life Simulation. In: International Conference on Computational Science and Its Applications, 2018, Melbourne. Computational Science and Its Application, 2018. v. 10960. p. 197-213.
-
ESTEVES, MARIA GILDA P. ; ZIMBRAO, GERALDO ; CARMO, FILIPE BRAIDA DO ; FORZZA, RAFAELA CAMPOSTRINI ; VAZ, MARCO ; FILARDI, FABIANA LUIZA RANZATO ; LEITMAN, PAULA ; MONTEIRO, VITOR FARIA ; DE SOUZA, JANO MOREIRA . A crowdsourcing approach to the design of Virtual Research Environments. In: 2015 IEEE 19th International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design (CSCWD), 2015, Calabria. 2015 IEEE 19th International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design (CSCWD), 2015. p. 455.
-
ROUGEMONT, PEDRO ; CARMO, FILIPE BRAIDA DO ; PASINATO, MARDEN BRAGA ; MELLO, CARLOS EDUARDO ; ZIMBRAO, GERALDO . Group Recommender Systems: Exploring Underlying Information of the User Space. In: 2013 BRICS Congress on Computational Intelligence & 11th Brazilian Congress on Computational Intelligence (BRICSCCI & CBIC), 2013, Ipojuca. 2013 BRICS Congress on Computational Intelligence and 11th Brazilian Congress on Computational Intelligence. p. 540.
-
EVANGELISTA, L. M. R. ; BRAIDA, FILIPE . A Factibilidade dos Large Language Models (LLMs) e o desafio da informação precisa. In: X Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2023) e IV Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTEC 2023), 2023, Nova Iguaçu. X Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2023) e IV Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTEC 2023), 2023.
-
ALMEIDA, L. W. ; BRAIDA, FILIPE . O uso de embedding-based retrieval no contexto de Question Answering. In: X Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2023) e IV Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTEC 2023), 2023, Nova Iguaçu. X Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2023) e IV Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTEC 2023), 2023.
-
Silva, L.A.E. ; ZAN, K.M ; DALCIN, E. C. ; LIMA, D.A. ; VAZ, M. A. ; CARMO, F. B. ; Zimbrão, Geraldo ; SOUZA, J. M. . Aplicação da Abordagem Colaborativa em Herbários Virtuais. In: SBSC & CRIWG - VIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS, 2011, Paraty. VIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS, 2011. p. 165-168.
-
CARMO, F. B. ; THOME, A. C. G. . Um estudo sobre visão computacional aplicada ao controle de qualidade. In: XXXI Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 2009, Rio de Janeiro. Catálogo da XXXI Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 2009.
-
CARMO, F. B. ; GIL, A. C. G. ; VILLAS BOAS, A. E. ; TORRES, M. S. G. ; COELHO, C. A. G. . Landell, O Micro Popular. In: Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), 2004, São Paulo. Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. São Paulo: EDUSP, 2004. v. 1. p. 136-136.
-
BRAIDA, FILIPE . Computação Científica: Introdução à Linguagem de Programação Julia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRAIDA, FILIPE . Aprendizado de Máquina: História Incompleta. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Alvim, Leandro ; Braida, F. ; SOUZA FILHO, E. M. ; TAVARES, R. S. . Sistemas Inteligentes: O Caso XRayCovid-19. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Braida, F. ; Alvim, Leandro . Desenvolvimento de um sistema inteligente: o caso xRayCovid-19. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Braida, F. . Sistemas de Recomendação utilizando Persa.jl. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRAIDA, FILIPE . Computação Científica: Introdução à linguagem de programação Julia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARMO, F. B. . Abordagem de desenvolvimento dirigida por modelo na prática - Framework MDArte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Braida, F. . Desafios no desenvolvimento de sistemas de informação em biodiversidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARMO, F. B. . Um estudo sobre visão computacional aplicada ao controle de qualidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
Braida, F. ; Alvim, Leandro . Ecossistema JuliaRecsys. 2017.
BRAIDA, FILIPE ; ALVIM, LEANDRO G.M. . UFRRJ e Comitê Olímpico do Brasil apresentam resultados de pesquisa para a Agência Mundial Antidoping. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BRAIDA, FILIPE . Como as pesquisas em Ciência da Computação podem auxiliar no controle do doping. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BRAIDA, FILIPE . Projeto da UFRRJ e COB para educação antidoping é destaque no site Inside the Games. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BRAIDA, FILIPE . A SNCT 2022 vem aí: conheça A Ciência de Dados para o Esporte. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BRAIDA, FILIPE . Alunos de Ciência da Computação participam da final brasileira da XXVI Maratona de Programação. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Braida, F. ; Alvim, Leandro . UFRRJ cria sistema inteligente que ajuda a diagnosticar a Covid-19. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Braida, F. ; Alvim, Leandro . Pesquisadores da UFRRJ criam aplicativo para auxiliar o diagnóstico da covid-19. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Alvim, Leandro ; BRAIDA, FILIPE . Pesquisadores da UFRRJ criam sistema que ajuda a diagnosticar covid-19. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Braida, F. ; Alvim, Leandro . Pesquisadores da UFRRJ criam sistema que ajuda a diagnosticar coronavírus. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Alvim, Leandro ; Braida, F. . Pesquisadores brasileiros criam sistema que ajuda a diagnosticar a Covid-19. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Alvim, Leandro ; Braida, F. . Pesquisadores da UFRRJ criam sistema que ajuda a diagnosticar covid-19. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Alvim, Leandro ; Braida, F. . Pesquisadores da UFRRJ lançam sistema para diagnosticar casos da covid-19. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Alvim, Leandro ; Braida, F. . Pesquisadores da UFRRJ criam sistema para ajudar no diagnóstico do coronavírus. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Alvim, Leandro ; Braida, F. . Pesquisadores criam sistema que ajuda a diagnosticar Covid. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Alvim, Leandro ; Braida, F. . Novo diagnóstico rápido do coronavírus é criado por pesquisadores. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Alvim, Leandro ; Braida, F. . Pesquisadores criam sistema que ajuda a diagnosticar covid-19. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Alvim, Leandro ; Braida, F. . Pesquisadores da UFRRJ, em Nova Iguaçu, criam sistema para diagnosticar a Covid-19. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Alvim, Leandro ; Braida, F. . Pesquisadores da UFRRJ criam sistema digital para diagnóstico da covid-19. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Alvim, Leandro ; Braida, F. . Pesquisadores da UFRRJ criam aplicativo para auxiliar diagnóstico de Covid-19. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Alvim, Leandro ; Braida, F. . Aplicativo ajuda no diagnóstico do COVID-19. 2020.
Alvim, Leandro ; Braida, F. . Aplicativo Brasileiro Fornece Diagnóstico para o COVID-19. 2020.
Braida, F. . Site Pessoal. 2020. (Site).
Projetos de pesquisa
-
2023 - 2023
Projeto de Pesquisa Sistemas de Perguntas e Respostas, Descrição: O projeto visa criar uma plataforma inteligente que centralize informações sobre o doping, fornecendo materiais educativos e esclarecimentos aos atletas, especialmente os mais jovens, para ajudá-los a tomar decisões informadas e evitar o uso indevido de substâncias proibidas. Isso contribuirá para promover um esporte limpo e ético no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Filipe Braida do Carmo - Coordenador / Leandro Guimaraes Marques Alvim - Integrante / Bruno José Dembogurski - Integrante.
-
2023 - 2023
Projeto de Pesquisa Ciência de Dados em Redes Sociais para o Esporte, Descrição: O projeto propõe a análise e coleta de informações sobre substâncias proibidas nas redes sociais, visando entender como as pessoas as utilizam. Isso ajudará a criar campanhas educacionais mais direcionadas e eficazes, especialmente para atletas jovens. O objetivo é promover um esporte limpo e ético no Brasil, apoiando as ações da Agência Mundial Antidopagem (WADA) e da ABCD. O projeto considera que o uso de substâncias proibidas não se limita aos atletas de alto rendimento, sendo também comum em contextos como academias e terapia hormonal. Portanto, é essencial entender a percepção e o uso dessas substâncias para melhorar as ações de prevenção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Filipe Braida do Carmo - Coordenador / Leandro Guimaraes Marques Alvim - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ - Bolsa.
-
2022 - 2022
Projeto de Pesquisa Sistemas de Recomendação para Aprendizado na Prevenção de Doping, Descrição: O projeto visa desenvolver um sistema para coletar informações sobre o uso de substâncias proibidas nas redes sociais, com foco no contexto esportivo. O objetivo é entender como as pessoas utilizam essas substâncias e, com base nos dados coletados, orientar ações de educação e prevenção de doping para atletas, tornando-as mais direcionadas e eficazes. Isso contribuirá para promover um esporte limpo e ético no Brasil, auxiliando o Comitê Olímpico do Brasil (COB) em sua missão de desenvolver a excelência no esporte de alto rendimento no país.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Filipe Braida do Carmo - Coordenador / Leandro Guimaraes Marques Alvim - Integrante.
Prêmios
2023
Melhor Trabalho da Grande Área "Ciências Exatas e da Terra" na modalidade de bolsa "OUTROS BOLSISTAS", X Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2023) e IV Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimen.
2019
Menção Honrosa, ACM International Collegiate Programming Contest (ICPC).
2013
Aprovado em 1º lugar no concurso público de professor substituto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
2013
Aprovado em 1º lugar no concurso público de professor para quadro permanente, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
2012
Aprovado em 1º lugar no concurso público de professor temporário, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
2011
Aprovado em 3º lugar no concurso público de professor substituto, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ).
2010
Dignidade Acadêmica no grau CUM LAUDE, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2009
Entre os 3% das maiores notas do Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP), SBC.
2004
2º Lugar na Categoria Social, FEBRACE.
2004
3º Lugar na Categoria Social, FEBRACE.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. , Avenida Governador Roberto Silveira - de 1793/1794 ao fim, Moqueta, 26020740 - Nova Iguaçu, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26670105, Ramal: 4, URL da Homepage:
Experiência profissional
2024 - Atual
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto C - Nível 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2022 - 2024
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto C - Nível 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
PORTARIA N 2182 / 2023 - PROGEP/UFRRJ
2020 - 2022
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto C - Nível 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
PORTARIA N 374 / 2021 - PROGEP/UFRRJ
2018 - 2020
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente B - Nível 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
PORTARIA Nº 325 / 2019 - PROGEP/UFRRJ
2016 - 2018
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente B - Nível 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2016
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente A - Nível 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2015
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente A - Nível 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2013
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2012 - 2013
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2025
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TN758 - Programação para Web, TN720 - Linguagens de Programação
-
12/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Multidisciplinar, Departamento de Ciência da Computação.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Bacharelado em Ciência da Computação.
-
03/2025 - 07/2025
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TM429 - Introdução à Teoria de Sistemas de Recomendação, TN725 - Compiladores, TN757 - ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II - T16, TN756 - ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - T16, TN756 - ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - T03
-
08/2024 - 12/2024
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TN720 - Linguagens de Programação, TN757 - ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II, TN758 - Programação para Web
-
03/2024 - 07/2024
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TM429 - Introdução à Teoria de Sistemas de Recomendação, TN725 - Compiladores, TN756 - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso I, TN757 - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso II
-
09/2023 - 12/2023
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TN720 - Linguagens de Programação, TN756 - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso I, TN757 - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso II, TN758 - Programação para Web
-
04/2023 - 08/2023
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TN725 - Compiladores, TM429 - Introdução à Teoria de Sistemas de Recomendação, TN756 - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso I, TN757 - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso II
-
10/2022 - 03/2023
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TN720 - Linguagens de Programação, TN756 - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso I, TN757 - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso II, TN758 - Programação para Web
-
05/2022 - 09/2022
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, AA783 - Laboratório de Computação I, TN706 - Programação Estruturada, TN707 - Introdução à Ciência da Computação
-
01/2022 - 05/2022
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IM861 - Compiladores, TM429 - Introdução à Teoria de Sistemas de Recomendação, TM418 - Tópicos Especiais em Programação de Computadores
-
09/2021 - 12/2021
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IM864 - Linguagens de Programação, TN707 - Introdução à Ciência da Computação, TN716 - Modelagem e Projeto de Software, TN756 - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso I, TN757 - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso II
-
11/2019 - 11/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Multidisciplinar, Departamento de Ciência da Computação.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Bacharelado em Ciência da Computação.
-
05/2021 - 08/2021
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TM418 - Tópicos Especiais em Programação de Computadores, TN716 - Modelagem e Projeto de Software, TN756 - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso I, TN757 - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso II
-
02/2021 - 05/2021
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TN707 - Introdução à Ciência da Computação, AA783 - Laboratório de Computação I, TN720 - Linguagens de Programação, TN756 - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso I, TN757 - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso II, TN706 - Programação Estruturada
-
09/2020 - 12/2020
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TN707 - Introdução a Ciência da Computação, AA783 - Laboratório de Computação I, TN757 - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso II
-
01/2020 - 02/2020
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, AA783 - Laboratório de Computação I
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, AA783 - Laboratório de Computação I, IM861 - Compiladores, TM422 - Computação I, Tópicos Especiais em Banco de Dados
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, AA783 - Laboratório de Computação I, IM864 - Linguagens de Programação, TM422 - Computação I
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, AB786 - Laboratório de Projeto de Sistemas, IM861 - Compiladores, TM413 - Projeto de Sistemas
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TM422 - Computação I, IM864 - Linguagens de Programação, AA783 - Laboratório de Computação I
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IM861 - Compiladores, TM429 - Introdução à Teoria de Sistemas de Recomendação
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IM864 - Linguagens de Programação, TM422 - Computação I, AA783 - Laboratório de Computação I
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IM861 - Compiladores, TM429 - Introdução à Teoria de Sistemas de Recomendação
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, AA783 - Laboratório de Computação I, AA784 - Métodos Universitários, IM406 - Computação I, TM404 - Introdução a Ciência da Computação
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TM418 - Tópicos Especiais em Programação de Computadores, IM864 - Linguagens de Programação
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, AA784 - Métodos Universitários, IM861 - Compiladores, TM404 - Introdução a Ciência da Computação
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TM405 - Arquitetura de Computadores I, IM864 - Linguagens de Programação, AB786 - Laboratório de Projeto de Sistemas, AA788 - Laboratório de Arquitetura de Computadores I, AA783 - Laboratório de Computação I
-
04/2014 - 07/2014
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TM413 - Projeto de Sistemas, IM406 - Computação I, AB786 - Laboratório de Projeto de Sistemas, AA784 - Métodos Universitários, AA783 - Laboratório de Computação I
-
11/2013 - 03/2014
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, AA783 - Laboratório de Computação I, AB786 - Laboratório de Projeto de Sistemas, IM406 - Computação I, IM861 - Compiladores, TM413 - Projeto de Sistemas
-
06/2013 - 10/2013
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, AA783 - Laboratório de Computação I, AA784 - Métodos Universitários, AA785 - Laboratório de Computação II, AA788 - Laboratório de Arquitetura de Computadores I, IM406 - Computação I, TM405 - Arquitetura de Computadores I
-
01/2013 - 05/2013
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TM404 - Introdução à Ciência da Computação, TM405 - Arquitetura de Computadores I, AA788 - Laboratório de Arquitetura de Computadores I
-
03/2012 - 12/2012
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IM845 - Fundamentos da Computação, IM861 - Compiladores
2011 - 2016
Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 10
Outras informações:
Tutoria da disciplina Modelagem de Informação, coordenada pelo Prof. Geraldo Zimbrão, no curso de graduação Tecnologia em Sistemas de Computação da Universidade Federal Fluminense.
2013 - 2014
Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos TecnológicosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Gerente de Desenvolvimento, Carga horária: 20
Outras informações:
O MDArte é um framework de código aberto que implementa as transformações definidas pelo MDA e é dividido em núcleo e plugins (cartuchos). O MDArte surgiu da necessidade de incorporar mais funcionalidades nas transformações realizadas pelo o framework AndroMDA e voltado para o desenvolvimento de software para o governo brasileiro. Ele compreende de um conjunto de cartuchos com diversas soluções de projetos e tendo a possibilidade de agregar novos cartuchos dependendo da demanda definida pelo o governo.
O projeto é o desenvolvimento e implementação de novas funcionalidades nos cartuchos, bem como a evolução de funcionalidades pré-existentes.
Link: http://www.softwarepublico.gov.br/en/ver-comunidade?community_id=9022831
2011 - 2013
Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos TecnológicosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Gerente de Desenvolvimento, Carga horária: 20
Outras informações:
O projeto consistiu na modelagem e desenvolvimento de um sistema baseado em servidor Web para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, cujo o objetivo é a gerência dos nomes das espécies do Brasil. O sistema foi desenvolvido utilizando a abordagem de desenvolvimento dirigida por modelo (MDD) e utilizando a arquitetura MDA (model driven architecture), fazendo uso prático do framework MDArte, programação em JavaEE e seus frameworks (Hibernate, Struts e EJB) e linguagens client-side, como JavaScript e JQuery.
Link: http://www.reflora.jbrj.gov.br
2010 - 2011
Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos TecnológicosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistema, Carga horária: 20
Outras informações:
Desenvolvimento de uma aplicação web para o processo de obtenção de materiais e controle financeiro para a Marinha do Brasil. Utilizando o framework MDArte. Ele possui a metodologia de desenvolvimento através de modelo (MDA). Esse framework utiliza a linguagem Java, Hibernate, Struts e o bando de dados Oracle.
Gerenciamento de um dos módulos do sistema (módulo RFQ).
2009 - 2010
Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos TecnológicosVínculo: Bolsista (estagiário), Enquadramento Funcional: Desenvolvedor, Carga horária: 20
Outras informações:
Desenvolvimento de uma aplicação web para o processo de obtenção de materiais e controle financeiro para a Marinha do Brasil. Utilizando o framework MDArte. Ele possui a metodologia de desenvolvimento através de modelo (MDA). Esse framework utiliza a linguagem Java, Hibernate, Struts e o bando de dados Oracle.
2009 - 2009
Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos TecnológicosVínculo: Bolsista (estagiário), Enquadramento Funcional: Desenvolvedor, Carga horária: 15
Outras informações:
Desenvolvimento de uma aplicação web para o processo de obtenção de materiais e controle financeiro para a Marinha do Brasil. Utilizando o framework MDArte. Ele possui a metodologia de desenvolvimento através de modelo (MDA). Esse framework utiliza a linguagem Java, Hibernate, Struts e o bando de dados Oracle.
2008 - 2009
Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos TecnológicosVínculo: Bolsista (estagiário), Enquadramento Funcional: Desenvolvedor, Carga horária: 20
Outras informações:
Desenvolvimento de uma aplicação web para gerência de equipe para o controle de tarefas. Utilizando o framework MDArte. Ele possui a metodologia de desenvolvimento através de modelo (MDA). Esse framework utiliza a linguagem Java, Hibernate, Struts e o bando de dados PostGresSQL.
2008 - 2009
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 10
Outras informações:
Orientação: Antonio Carlos Gay Thomé, Ph.D.
2007 - 2007
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Circuitos Lógicos, Carga horária: 4
Outras informações:
Monitor da Matéria Circuitos Lógicos (MAB245)
http://www.dcc.ufrj.br/~jonathan/Monitoria2007/atas/ataCircLogicos%202007.htm
2005 - 2005
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da FonsecaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Continuação do Projeto Landell. Suporte e a implementação dessa. Essa implementação foi feita no CEFET de Nova Iguaçu onde eu ministrava aulas para as pessoas da comunidade de informática.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Filipe Braida do Carmo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?