Thaís de Moraes Mattos

Doutoranda do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, possui mestrado em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ (2018) e graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é consultora da Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável, onde já atuou em diversos projetos ambientais e de mudanças climáticas, como: elaboração de pegada de carbono e pegada hídrica para empresas de energia, projetos de inventário de gases de efeito estufa, estudos sobre as diretrizes para uma economia verde no Brasil, elaboração de uma estrutura de gestão para a Baía de Guanabara e gestão de projetos socioambientais para empresas do setor energético. Durante a graduação, Thaís estudou por 5 meses nos Estados Unidos, na Washington and Lee University. Tem experiência com análise de ciclo de vida, mudanças climáticas e gestão de projetos socioambientais.

Informações coletadas do Lattes em 10/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Planejamento Energético

2019 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: André Frossard Pereira de Lucena

Mestrado em Planejamento Energético

2015 - 2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Potencial de redução de emissões de gases de efeito estufa pela captura e sequestro de CO2 de destilarias de etanol do Centro Sul do Brasil para utilização em recuperação avançada de petróleo
, Ano de Obtenção: 2018.Roberto Schaeffer.Coorientador: David Alves Castelo Branco.

Graduação em Engenharia Ambiental

2006 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Análise de Projetos de Redução de Emissão de Gases de Efeito estufa no setor de Transportes - o caso dos BRTs do Rio de Janeiro
Orientador: Roberto Schaeffer
com

Formação complementar

2013 - 2013

Pegada de Carbono - Carbon Footprinting Expert. (Carga horária: 16h). , Carbon Trust, CARBON TRUST, Grã-Bretanha.

2012 - 2012

Extensão universitária em VBA para Excel. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Produções bibliográficas

  • Walfredo Schindler ; Luís Saporta ; MATTOS, T. M. ; Ricardo Gonzalez ; Fernanda França ; Fabiana Fioretti ; Lívia Correa . Metodologia para pegada de carbono para empresas de geração hidroelétrica e distribuição de eletricidade no brasil. Saber - Revista de Pesquisa e Desenvolvimento da Light, p. 66 - 70, 01 nov. 2014.

  • Luis Saporta ; MATTOS, T. M. . Diretrizes para uma Economia Verde no Brasil (Parte II). Ideia Sustentável, Brasil, 03 jun. 2013.

  • MATTOS, T. M. ; ZOTIN, M. Z. . Avaliação do papel da industria petroquímica chinesa na transição energética. In: Rio Oil & Gas, 2020, Rio de Janeiro. Proceedings of the Rio Oil & Gas Expo and Conference, 2020.

  • AMARAL, P. ; MACHADO, B. V. Z. ; Messer, P. ; MATTOS, T. M. ; MELLO, A. ; SILVA, C. . Desenvolvimento de um Sistema para Avaliação de Técnicas de Mitigação de Gases de Efeito Estufa e Quantificação do Potencial de Redução de Emissão de Gases do Efeito Estufa em Usinas Termoelétricas. In: 1º Congresso Brasileiro de CO2 na Indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, 2011, Rio de Janeiro. 1º Congresso Brasileiro de CO2 na Indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, 2011.

  • MELLO, A. ; AMARAL, P. ; FRONDIZI, I. ; MACHADO, B. V. Z. ; Messer, P. ; MATTOS, T. M. ; BRAJTERMAN, O. ; RYMER, J. ; ROCHA, P. . Levantamento de oportunidades concretas de projetos de baixo carbono no Brasil. In: IV Conferência Regional sobre Mudanças Globais, 2011, São Paulo. Anais da IV Conferência Regional sobre Mudanças Globais, 2011.

Outras produções

MELLO, A. ; AMARAL, P. ; FRONDIZI, I. ; Roxo, L. ; MACHADO, B. V. Z. ; Messer, P. ; MATTOS, T. M. ; RYMER, J. ; BRAJTERMAN, O. . Levantamento de oportunidades concretas de projetos de baixo carbono no Brasil. 2011. (Estudo).

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - Atual

Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40

Outras informações:
Linha de atuação: Gestão de projetos socioambientais para empresas do setor elétrico, elaboração de projetos de inventário de gases de efeito estufa, pegada de carbono e pegada hídrica para empresas de diversos setores, Governança para a Baía de Guanabara, publicações sobre as diretrizes para uma economia verde no Brasil

Atividades

  • 06/2017

    Outras atividades técnico-científicas , FBDS, FBDS.,Atividade realizada, Gestão de projetos socioambientais para empresa de transmissão de energia.

  • 05/2011

    Outras atividades técnico-científicas , FBDS, FBDS.,Atividade realizada, Desenvolvimento de Inventários de Gases de Efeito Estufa de diversas empresas.

  • 01/2015 - 12/2016

    Outras atividades técnico-científicas , FBDS, FBDS.,Atividade realizada, Projeto de elaboração da gestão da Baía de Guanabara.

  • 04/2013 - 04/2014

    Outras atividades técnico-científicas , FBDS, FBDS.,Atividade realizada, Colaboração na segunda fase dos estudos de diretrizes para uma Economia Verde.

  • 05/2011 - 08/2013

    Outras atividades técnico-científicas , FBDS, FBDS.,Atividade realizada, Colaboração no desenvolvimento da metodologia de cálculo da pegada de carbono para geração e distribuição de energia elétrica.

  • 01/2012

    Outras atividades técnico-científicas , FBDS, FBDS.,Atividade realizada, Colaboração na série de estudos publicados pela FBDS, "Diretrizes para uma Economia verde no Brasil" em diversos setores.

2010 - 2011

ICF International

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio no setor de Mudanças climáticas, atuando na elaboração de inventários de GEE para diversas empresas, no desenvolvimento de estudo de CCS para mitigação e compensação das emissões de CO2 de Usinas Termelétricas e no desenvolvimento do estudo Levantamento de Oportunidades Concretas de Projetos de Baixo Carbono no Brasil, para a BM&FBOVESPA/ Banco Mundial - colaboração no setor de transportes