Walquiria Fonseca Duarte

Graduada em Psicologia e Licenciada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1978). Mestre (1986) e Doutora (1992) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo . Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo (programas de graduação e pós-graduação) e docente doutor (c4c) da Universidade de Santo Amaro. Coordena o Curso de Psicologia da Universidade de Santo Amaro. É psicóloga clínica nas áreas de avaliação psicológica e psicoterapia. Atua nas linhas de pesquisa de Avaliação Psicológica e Saúde - Desenvolvimento Humano.

Informações coletadas do Lattes em 07/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

1987 - 1992

Universidade de São Paulo
Título: As crianças desenham a escola: um estudo do Desenho Cinético da Escola (KSD) em crianças paulistanas de 1º a 4º séries
Eda Marconi Custódio. Palavras-chave: Avaliação Psicológica; Relação professor - aluno; Técnica Projetiva Gráfica.Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia. Setores de atividade: Saúde Humana.

Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

1982 - 1986

Universidade de São Paulo
Eda Marconi Custódio.Palavras-chave: Avaliação Psicológica; Educação; Ens. aprend; Relação prof. - aluno.Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia. Setores de atividade: Saúde Humana.

Graduação em Licenciatura em Psicologia

1977 - 1978

Universidade de São Paulo

Graduação em Psicologia

1974 - 1978

Universidade de São Paulo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica/Especialidade: Avaliação Psicológica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica/Especialidade: Psicologia da Saúde.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.

Participação em eventos

2a. Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. Psicologia do Trânsito: descrição de uma prática a partir do medo de dirigir. 2012. (Congresso).

2a. Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. Auto conceito e prática de esportes: relato de experiência com um grupo de adolescentes. 2012. (Congresso).

2a. Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. Prática de Pesquisa Documental: ideação suicida em idosos. 2012. (Congresso).

2a. Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. Programa de Apoio Psicopedagógico da Universidade de Santo Amaro (UNISA). 2012. (Congresso).

1a. Feira de Inovação & Empreendedorismo USPiTEC. TEV (Teste de Estruturas Vocacionais) na Orientação Profissional: prognosticando competências. 2012. (Congresso).

III Congresso Brasileiro: Ciência & Profissão - construindo referenciais éticos, democráticos e participativos. Tempo de TV e sua influência nas habilidades sociais de adolescentes. 2010. (Congresso).

III Congresso Brasileiro: Ciência & Profissão - construindo referenciais éticos, democráticos e participativos. PERCEPÇOES SOBRE AS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA: O QUE UMA AMOSTRA DE ESCOLARES DE SEIS A OITO ANOS SABE SOBRE LER E ESCREVER. 2010. (Congresso).

III Congresso Brasileiro: Ciência & Profissão - construindo referenciais éticos, democráticos e participativos. EVASÃO: UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE. 2010. (Congresso).

IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2009. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. PSICOLOGIA HOSPITALAR: A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO HOSPITAL. 2009. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. O DESENHO E O JOGO NO CONTEXTO DA HOSPITALIZAÇÃO, DA SAÚDE E DA DOENÇA. 2009. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica / V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos / XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos. Avaliação Psicológica: uma aplicação do Teste de Liderança Situacional (TLS) em Psicologia do Esporte. 2009. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica / V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos / XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos. O desenho e o jogo no contexto da hospitalização, da saúde e da doença. 2009. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica / V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos / XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos. Psicologia Hospitalar: a atuação do psicólogo no hospital. 2009. (Congresso).

III Semana Integrada de Estudos de Psicologia e Pedagogia da Universidade de Santo Amaro.A entrevista lúdica como instrumento de comunicação em pediatria. 2009. (Seminário).

XXXXVIII Reunião Anual de Psicologia. Teste do Par Educativo: como os alunos desenham o par educativo. 2008. (Congresso).

XXXVIII Reunião Anual de Psicologia. O perfil do professor eficiente: um estudo exploratório com alunos e docentes universitários. 2008. (Congresso).

11o. Congresso de Iniciação Científica e 5o. Mostra de Pós-Graduação. Perspectivas familiares de muheres de detentos. 2008. (Congresso).

1o. Forum sobre Carreiras e Aproveitamento Profissional.A carreira do Psicólogo nos tempos de hoje. 2008. (Simpósio).

II Semana Integrada de Estudosda Universidade de Santo Amaro.A entrveista lúdica coo instrumento de avaliação psicológica. 2008. (Simpósio).

XXXVII Reunião Anual de Psicologia. Estudo de validação do Teste do Par Educativo (Test Pareja Educativa). 2007. (Congresso).

XXXVII Reunião Anual de Psicologia. O Teste de Rorschach na Orientação Profissional: importância da técnica na avaliação dos resultados. 2007. (Congresso).

I Congresso Latinoamericano de Orientação Profissional da ABOP e VIII Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional. Evasão universitária: um estudo longitudinal com a prova de Rorschach. 2007. (Congresso).

XXXVII Reunião Anual de Psicologia. Estudo de validação do Teste do Par Educativo (Test Pareja Educativa). 2007. (Congresso).

Congresso Interdisciplinar de Dor da USP - 2007. Associação livre do conceito de dor entre professores universitários: um estudo exploratório. 2007. (Congresso).

III Seminário Regional de Políticas Públicas no contexto da inclusão da pessoa com deficiência nas áreas da educação e mercado de trabalho.Desenvolvimento Cognitivo. 2007. (Simpósio).

Neuropsicologia e Aprendizagem. V Congresso Multidisciplinas de Neuropsicologia e Aprendizagem. 2006. (Congresso).

I Congresso Internacional de Desenvolvimento Infanto-Juvenil. Desenvolvimento Infanto-Juvenil. 2006. (Congresso).

II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. A utilização do Desenho da Figura Humana com tema na Avaliação Psicológica de Crianças. 2006. (Congresso).

A utilização do Desenho da Figura Humana com tema na Avaliação Psicológica de crianças. II Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. 2006. (Congresso).

Procedimentos de Avaliação Psicológica: REflexões sobre Ténicas Gráficas. II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 2006. (Congresso).

XXXV REunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Contribuições da Avaliação Psicológica para a atuação em Psicologia Escolar segundo a visão de supervisores de estágio. 2005. (Congresso).

A morte e o morrer em pacientes e suas famílias.. VI Congresso Brasileiro de Psicologia Hospitalar. Centro de Psicoterapia Existencial. São Paulo - SP. 2002. (Congresso).

A formação do Psicólogo e a Clínica-Escola diante das exigências da demanda. X Encontro Estadual de Clinicas - Escola. 2002. (Congresso).

X Encontro Estadual de Clínicas-Escolas de Psicologia e XXV Semana de Psicologia da Universidade Metodista. A formação do psicólogo e a Clínica - Escola diante das exigências da demanda. 2002. (Congresso).

Anais do I Congresso de Psicologia Clínica. Irmãos especiais:um estudo exploratório. 2001. (Congresso).

Anais do I Congresso de Psicologia Clínica. Adolescência e crenças sexuais na percepção de uma amostra de adolescentes. 2001. (Congresso).

V Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica. Manisfestações clínicas e psicológicas de pacientes diagnosticados como portadores de LER-Dort. 2000. (Congresso).

V Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica. Avaliação do nível de ansiedade e stress de psicoterapeutas em treinamento antes do primeiro atendimento de triagem. 2000. (Congresso).

VIII Congresso Nacional de Avaliação Psicológica. Timidez, sociabilidade e estilos de amor: um estudo numa amostra de adultos. 1999. (Congresso).

VIII Congresso Nacional de Avaliação Psicológica. Adaptação e padronização de tese de inteligência dificuldades e soluções. 1999. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Carla Ribeiro Storch Dutra

ARAUJO, C. A.; NEDER, Mathilde;DUARTE, W. F.. Sexualidade na Adolescência. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rodrigo Guihern e Silva

CUSTODIO, E. M.;DUARTE, W. F.; MIES, S.. Aspectos psicológicos do doador vivo no transplante hepático. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Pisicologia da Universidade de São Paulo.

Aluno: Rodrigo Guilhen e Silva

DUARTE, W. F.; MIES, S.. Aspectos psicológicos do doador vivo no transplante hepático - Qualificação de Mestrado. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Samantha Ribeiro Ultramari

DUARTE, W. F.; RAMOS, R. T.; OLIVEIRA, V. M. B.. Opinião de crianças sobre o lar de longa permanência para idosos: mudança por contato lúdico. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Silvia Carla Conceição Massagli

DUARTE, W. F.; LIMA, C. M. B.. Dificuldades dos Pais na Educação dos Filhos Sob a Ótica de Duas Revistas Brasileiras. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ligia Mitsuko Furusawa

DUARTE, W. F.; SOUZA, M. A.. Estudo das representações da imago paterna no teste de rorschach. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carla Júlia Segre Faiman

DUARTE, W. F.; COHEN, C.; SOUZA, A. S. L.. Incesto e desenvolvimento humano: considerações a partir de uma abordagem psicanalista. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Silvia Carla Conceição Massagli

DUARTE, W. F.. Participação em banca de Qualificação: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Silvia Carla Conceição Massagli

DUARTE, W. F.; LIMA, C. M. B.. Banca de Qualificação: Dificuldades dos Pais na Educação dos Filhos Sob a Ótica de Duas Revistas Brasileiras. 2003 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carla Júlia Segre Faiman

DUARTE, W. F.; SOUZA, A. S. L.; COHEN, C.. Participação em banca de Qualificação: Incesto: um assunto de família? Reflexões a partir de uma abordagem psicanalítica. 2002 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sirlei Fátima Tavares Alves

DUARTE, W. F.; Grant, H. W.. Efeitos da Internação sobre a Psicodinâmica de Adolescentes Autores de Ato Infracional. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria de Fátima Jorge

DUARTE, W. F.; SANTOS., C. L. N. G.. Capacidade de processar matáforas verbais em crianças normais de seis a doze anos de idade. 2001. Dissertação (Mestrado em Morfologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Ligia Mitsuko Furusawa

VIZZOTTO, M. M.;DUARTE, W. F.; CUSTODIO, E. M.. Psicologia e odontologia: integração necessária nas ciências da saúde. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Aluno: Magaly Gomes Melo

ALVES, I. B. C.;DUARTE, W. F.; Gomes, I. C.; SCHELINI, P. W.; NASCIMENTO, E.. Tradução e adaptação do subteste de vocabulário do Stanford-Binet-IV para a população brasileira. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Aluno: Hilda Rosa Capelão Avoglia

DUARTE, W. F.; SOUZA, A. S. L.; VIZZOTTO, M. M.; QUEIROZ, A. M.; RAMOS, P.. Avaliação psicológica: a perspectiva sócio-familiar nas estratégias complementares à prática clínica infantil. 2006. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: CARLOS ALEXANDRE FELICIO BRITO

DUARTE, W. F.; ORIENTADOR, B. A. J.; MARCO, A.; FREUDENHEIM, A. M.; SCAGLIA, A. J.. O Campo Atrativo Perceptual do Nadar (CAPn) e Propulsão na Natação. 2005. Tese (Doutorado em Faculdade de Educação Física - FEF) - UNICAMP.

Aluno: Yael Gotlieb Ballas

DUARTE, W. F.. O Desenho da Figura Humana em Adolescentes Portadores de Diabetes Mellitus em Comparação com Adolescentes Sadios.. 2005 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Anelise de Barros Leite Nogueira

DUARTE, W. F.. Criatividade, auto estima e rendimento acadêmico: um estudo com universitários. 2002. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sonia Cristina de Santana e Santos

QUEIRÓZ, J. J.;DUARTE, W. F.; BRITO, E. J. S.. A espiritualidade e a qualidade de vida em pacientes com cancer de mama. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Magaly Gomes Melo

DUARTE, W. F.; SCHELINI, P. W.. Estudo Comparativo do Subteste de Vocabulário do Stanford-Binet-IV com o Subteste de Vocabulário do WISC III para Amostra Brasileira.. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Keli Cristina de Lara Campos

DUARTE, W. F.; CUSTODIO, E. M.;UKITA, G. M.. Participação em Banca de Qualificação: Construção de uma Escala de Empregabilidade: Competências e Habilidades Pessoais, Escolares e Organizacionais.. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: CARLOS ALEXANDRE FELICIO BRITO

DUARTE, W. F.. Participação em banca de Qualificação: A Estrutura do Nadar num Novo Paradigma. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Física) - Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carla Ribeiro Storch Dutra

ARAUJO, C. A.; NEDER, Mathilde;DUARTE, W. F.. Sexualidade na Adolescência. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Renata Trigueirinho Alarcon

DUARTE, W. F.UKITA, G. M.. Levantamento dos traços de personalidade de pacientes com artrite reumatóide. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Daniel da Silva de Almeida

DUARTE, W. F.; TOLEDO, E. O.. Perspectiva em relação ao futuro de coping em uma amostra de homens portadores de HIV. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Eliane Fernades Souza Izidoro

DUARTE, W. F.; BERTELLI, S. M. R. B.. Valores Organizacionais e vivências de prazer e sofrimento em funcionários da área administrativa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Flávia Ferreira Galvão

DUARTE, W. F.; BERTOLDO, D. M.. "Ficar" ou namorar: um dilema contemporâneo dso adolescentes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Etienne Moraes de Lima

DUARTE, W. F.; SOARES, E. C.. Parto normal ou cesárea: critérios e escolhas das ma~es para dar a luz para seus filhos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: GLAUCIA SOARES DE MATOS

DUARTE, W. F.; FRANCA, S.M.. Comportamento agressivo em adolescentes de pais separados e não-separados. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Vandicélia dos Santos Silva

DUARTE, W. F.; BERTELLI, S. M. R. B.. Descrição dos fatores motivacionais na escolha e permanência dos alunos dos 1o. e 2o. semestres no Curso de Psicologia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Cristianne Vieira de Sá

DUARTE, W. F.; BERTELLI, S. M. R. B.. Valores Organizacionais e vivências de prazer e sofrimento em funcionários da área adminstrativa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Ana Paula Ap

CARBONE, A. G.;DUARTE, W. F.UKITA, G. M.. dos Santos.A percepção do suporte familiar de adolescentes infratores e não infratores. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Sandra de Araújo Carvalho

CARBONE, A. G.;DUARTE, W. F.UKITA, G. M.. A percepção do suporte familiar de adolescentes infratores e não infratores. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Tatiana Tarrão dos Santos

CARBONE, A. G.;DUARTE, W. F.UKITA, G. M.. A percepção do suporte familiar de adolescentes infratores e não infratores. 2008 - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: CArla Ribeiro de Paiva

DUARTE, W. F.; TOLEDO, E. O.. A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR FRENTE AO ALUNO COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DE LEITURA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Juliana Peluso

DUARTE, W. F.; BERNARDI, P. K.. A ESCOLHA PROFISSIONAL DOS ALUNOS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PARTICULARES DA ZONA SUL DE SÃO PAULO E A INFLUÊNCIA DOS PAIS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Fabiana Morgner Muratori

DUARTE, W. F.; BORGES, N. B.. NÍVEL DE STRESS EM PROFESSORAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA SUL DE SÃO PAULO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Ricardo Silva Santos

DUARTE, W. F.; COLLI, S. H. G. C.. PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE 4º E 5º ANO DE UM CURSO DE PSICOLOGIA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Gláucia Patricia Dias da Silva

DUARTE, W. F.; FORJAZ, M. L. F.. HOME CARE O HOSPITAL EM CASA: O QUE MODIFICA NAS RELAÇÕES FAMILIARES?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: FRANCISCA ELISÂNGELA LIMA LOPES

DUARTE, W. F.; SOARES, E. C.. TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM ADULTOS: UM ESTUDO SOBRE A PREVALÊNCIA DE SINTOMAS EM UM GRUPO DE UNIVERSITÁRIOS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Marcia Pereira de Menezes

DUARTE, W. F.; ALMENDRA, C. A. C.. AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS BENEFÍCIOS TRAZIDOS PELA TERAPIA COMUNITÁRIA SISTÊMICA INTEGRATIVA EM UM GRUPO DE USUÁRIOS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Mirailda da Silva Lima

DUARTE, W. F.; PEREIRA, M. P.. UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O CONHECIMENTO DA SEXUALIDADE E AS PREFERÊNCIAS SEXUAIS DAS MULHERES NOS DIAS DE HOJE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Marissa T

DUARTE, W. F.; AGATA, A.;CATAO, E. C.. DELARISSA.INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS PERCEPÇÕES DE UMA AMOSTRA DE PROFESSORES DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA E OUTRA PARTICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: SILVIA FORTES DIAS

DUARTE, W. F.; PEREIRA, M. P.. A HIDROGINÁSTICA COMO ATIVIDADE COLETIVA NA PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DA TERCEIRA IDADE. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Graziele Savioli Fisner

DUARTE, W. F.; BERTELLI, S. M. R. B.. Auto Estima e Desempenho Escolar: Um estudo Correlacional em uma amostra de Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental II. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Danielle G

DUARTE, W. F.; SOARES, E. C.. Leite.DESEMPENHO ESCOLAR: AS ATRIBUIÇÕES CAUSAIS DE UMA AMOSTRA DE ALUNOS E PROFESSORES DA 3ª E 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Vanessa Portes da Silva

DUARTE, W. F.; SOARES, E. C.. UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA EXISTÊNCIA DE CORRELAÇÃO ENTRE EMPATIA E TRANSMISSÃO DE DIAGNÓSTICO DE CÂNCER COM ALTO GRAU DE LETALIDADE.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

Aluno: Marineusa G

DUARTE, W. F.; SOARES, E. C.. da Silva.UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DE UMA AMOSTRA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA SOBRE A INFLUÊNCIA DOS DESENHOS ANIMADOS VIOLENTOS SOBRE A CONDUTA EM SALA DE AULA.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro.

AVOGLIA, H. R. C.; CASTRO, P. F.; RINALDI, H.; ALVES, I. B. C.;DUARTE, W. F.. Banca examinadora para o concurso público de psicólogo para o LITEP no Instituto de Psicologia da USP. 2011. Universidade de São Paulo.

SAWAIA, B. B.; MATOS, M. C.; MONTEIRO, G. V.; THOMAZ, S. M. T.;DUARTE, W. F.. Concurso Público para a seleção de docente na disciplina de Psicologia Social na Faculdade de Serviço Social (UNIFESP - Baixada Santista / Edital Nº 672, de 25 de agosto de 2009). 2009. Universidade Federal de São Paulo.

ALVES, I. B. C.;DUARTE, W. F.; NASCIMENTO, E.; CASTILHO, A. V.. Concurso para Professor Assistente para o Departamento de Psicologia, na área de Técnicas de Exame Psicológico, para a FFCL da Universidade Federal de Minas Gerais. 2003. Universidade Federal de Minas Gerais.

Orientou

Cristiane Vizzone

O Procedimento de Desenhos de Famílias em crianças oncológicas; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Pisicologia da Universidade de São Paulo; (Orientador);

Suely Maria Santos da Silva Franca

Psicologia da dor: proposta de avaliação psicológica em mulheres com fibromialgia; Início: 2012; Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; (Orientador);

Edson Alves de Oliveira

Penas alternativas: proposta de uma técnica de entrevista psicológica; Início: 2012; Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; (Orientador);

Kelly Christine Arnold

Violência sexual infantil:levantamento de dados a partir dos registros de uma unidade hospitalar (2006 2010); Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; (Orientador);

Lívia Krondat Pinto

Um estudo com o Psicodiagnóstico de Rorschach sobre o funcionamento psíquico de pacientes que realizaram tratamento para a obesidade; 2011; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Maristela Spera Martins Melero

O trabalho do psicólogo na clínica de geriatria: relato de experiência em saúde e desenvolvimento humano, Ano de Obtenção; 2011; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Prislaine Krodi dos Santos

Psicanálise, saúde e desenvolvimento humano na prática profissional do analista em unidade de terapia intensiva neonatal; 2009; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Pisicologia da Universidade de São Paulo,; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Catalina Naomi Kaneta

Avaliação psicológica: uma aplicação do Teste de Liderança Situacional (TLS) em Psicologia do Esporte; 2009; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Pisicologia da Universidade de São Paulo,; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Cibele Moreira Giacone

A OBRA DE NIELLE PUIG VERGÈS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PSICOLOGIA DA SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO; ; 2006; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Joana d'Arc Marinho Corrêa Sakai

UM ESTUDO DO PERFIL DO PROFESSOR EFICIENTE, SOB A ÓTICA DE UMA AMOSTRA DE ALUNOS E DOCENTES UNIVERSITÁRIOS; 2001; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Joana d'Arc Marinho Corrêa Sakai

Um estudo do Teste do Par Educativo (Test Pareja Educativa) em escolares de 3ª e 4ª séries; 2007; Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo,; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Sandra Maria Rizzolo Benevento Bertelli

Evasão universitária e redirecionamento de opção de carreira profissional: um estudo longitudinal através do teste de estrutura vocacional (TEV) e do psicodiagnóstico de Rorschach; 2007; Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo,; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Keli Cristina de Lara Campos

Construção de uma escala de empregabilidade: competências e habilidades pessoais, escolares e organizacionais; ; 2006; Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Elaine Crsitina Catão

AUTOPERCEPÇÕES DE CAUSAS DE SUCESSO E FRACASSO E SENSO DE AUTO-EFICÁCIA E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ESCOLAR NUMA AMOSTRA DE ESTUDANTES DE 3ª E 4ª SÉRIES; 2005; Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Leila Rodrigues Araújo

Autismo: estratégias utilizadas para o controle da agressividade e dificuldades apresentadas pelas mães e instituições; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Bruna conceição da Silva

Autoconceito em adolescentes praticantes e não praticantes de esporte; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Karina Cecchinel de Castro

Ideação suicida entre idosos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Ana Paula Caruso Huingaro

O uso do Psicodrama Pedagógico como método didático para aprendizagem; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Ednilson de Lima Hereida

Ansiedade Traço e Estado em universitárias obesas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Cinthia Dias da Motta

MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS PERCEPÇÕES DE UMA AMOSTRA DE ALUNOS DE PSICOLOGIA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Suely Maria Santos da Silva Franca

DOR E ABORDAGEM PSICOLÓGICA: UM ESTUDO DE UMA AMOSTRA DE PROFESSORES DE CURSOS DE PSICOLOGIA ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO NÓRDICO DE SINTOMAS OSTEOMUSCULARES (QNSO); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Deborah Griebeller

UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA VELHICE EM IDOSOS PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE CONVIVÊNCIA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

André Luiz Neves Zuzarte

Pesquisa documental (2000 - 2005) sobre depressão; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

MAGALI LEITE PASTORINO

A INCLUSÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DE UMA AMOSTRA DE ALUNOS DE PSICOLOGIA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

ALESSANDRA APARECIDA DE FARIA

O CÂNCER NA PERCEPÇÃO DE UMA AMOSTRA DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA - ESTUDO EXPLORATÓRIO; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

JAMILLE REIS NASSAR

PROCEDIMENTOS TÉCNICOS UTILIZADOS EM PSICOTERAPIA INFANTIL DE BASE PSICANALÍTICA NA PRÁTICA CLÍNICA DE UMA AMOSTRA DE PSICÓLOGOS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Tatiane Nogueira Martins

QUALIDADE DE VIDA E DISPONIBILIDADE PARA À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NUMA AMOSTRA DE UNIVERSITÁRIOS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Eliane Nogueira Koboyama

A PSICOLOGIA JURÍDICA NA ÓTICA DE UMA AMOSTRA DE PSICÓLOGOS DE SÃO PAULO; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Roseane Carvalho Furtado

INDICADORES DE SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO NUMA AMOSTRA DE FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO DE SP; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

TELMA WITZIG

O stress do professor universitário: um estudo numa amostra de docentes; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Renata Lima Rocha

UMA MEDIDA DE DEPENDÊNCIA NICOTÍMICA: UM ESTUDO NUMA AMOSTRA DE ESTUDANTES PAULISTANOS DE PSICOLOGIA ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO DE TOLERÂNCIA DE FAGERSTRÖM (QTF); 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Thais Amorim dos Santos

O CONHECIMENTO DA SEXUALIDADE NA ADOLSCÊNCIA: UM ESTUDO NUMA AMOSTRA DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO SUL DA CIDADE DE SÃO PAULO; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Cláudia Cristina Balzano

IDENTIFICAÇÃO DE QUEIXAS DE SEXUALIDADE NUMA AMOSTRA DE PRONTUÁRIOS DE CRIANÇAS DE 4 À 6 ANOS DE UMA CLÍNICA-ESCOLA; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Daniela Costa Ferreira

UM ESTUDO DA INTENSIDADE DO ESTADO DE DEPRESSÃO ATRAVÉS DO INVENTÁRIO DE DEPRESSÃO DE BECK (BDI) NUMA AMOSTRA DE PESSOAS DA 3ª IDADE; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Caroline de Freitas Ventura

UMA VISÃO PSICANALÍTICA DA VELHICE; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Angela Dionísio de Paiva

DESEMPENHO ESCOLAR: AS ATRIBUIÇÕES CAUSAIS DE UMA AMOSTRA DE ALUNOS E PROFESSORES DA 3ª E 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Claudio M

Sant'Anna; A PSICOLOGIA NO HOSPITAL NA PERCEPÇÃO DE UMA AMOSTRA DE PSICÓLOGOS HOSPITALARES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE PRÁTICA PROFISSIONAL E FORMAÇÃO; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Shirley Aparecida Martins de Souza

GRADES CURRICULARES DE UMA AMOSTRA DOS CURSOS DE PSICOLOGIA DA CAPITAL DE SÃO PAULO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES; ; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Janaína Amato

AS PERCEPÇÕES DE UMA AMOSTRA DE ESTUDANTES DE 1ª A 5ª SÉRIES DE UM CURSO DE PSICOLOGIA SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO:; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Cláudia Lopes Morales

O LAZER SOB O PONTO DE VISTA DE UMA AMOSTRA DE FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA NA CIDADE DE SÃO PAULO; ; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Priscila Santos Damiani

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 5º ANO DE PSICOLOGIA QUANTO AO PSICÓLOGO DO ESPORTE; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Gomér Gonzaga

Um estudo de como as crianças internadas expressam a percepção de sua doença e sua hospitalização; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Luciana Cristina Costa

As percepções do estresse ocupacional em gerentes e caixas de instituições bancárias: um estudo comparativo; ; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Adriana Cássia Falcini

As características de um bom professor na percepção de um grupo de estudantes de graduação em Psicologia; ; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Ana Cristina Alves Reis

O uso da televisão e sua influência no comportamento de um grupo de adultos com mais de 60 anos; ; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Kátia Cristina Chaves

Fontes de Motivação positiva e negativa: Um estudo na amostra de funcionários de uma administradora de cartões de crédito; ; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Jocilene O Santos

Motivação no trabalho: Algumas considerações numa amostra de trabalhadores de uma indústria de alimentos; ; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Viviane Ramos de Souza

Agir e pensar diante de um deficiente físico: um estudo com um grupo de estudantes universitários; ; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Maria Bernardete Ribeiro

A tv e o brincar numa amostra de crianças paulistanas de 1ª série na percepção de seus pais; ; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Claúdia Regina Lino Domingues

O estudo de uma amostra de profissionais de enfermagem: indicadores de estresse e perfil do grupo; ; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Marlene C

Carvalho V; Leite; A percepção de um grupo de pais sobre seus filhos portadores de deficiência mental: um estudo exploratório; ; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Edil Marques Bernum

O estudo de uma amostra de profissionais de enfermagem: indicadores de estresse e perfil do grupo; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Maria Aparecida Damaceno Moreira

Fontes positivas e barreiras negativas de motivação na percepção de uma amostra de funcionários de uma agência bancária; ; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Francisca das Chagas Moreira de Souza

Uso de drogas e relação com os pais: perfil de uma amostra de adolescentes de 6ª e 7ª série de uma escola pública da capital de São Paulo; ; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Célia Regina Alves

O basquete em cadeiras de rodas: reabilitação em indivíduos portadores de deficiência física; ; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Simone Cuñarro Garcia

A percepção de um grupo de professores de Psicologia sobre a relação professor - aluno; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Eva Fonsêca Santos

As manifestações emocionais de pacientes hospitalizados na percepção de uma amostra de enfermeiros e auxiliares de enfermagem; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Luciana Maria de Araújo

O deficiente físico cadeirante e o mercado de trabalho: algumas considerações; ; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Verônica Menezes dos Santos Souza

Obesidade: um estudo num grupo de adultos; ; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Verônica Menezes dos Santos

Um estudo de um grupo de adolescentes obesos: algumas considerações; ; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Fatima Eliene Villas Boas

Hábitos e Costumes dos grupos Contraculturais dos anos 60: algumas considerações na sociedade atual; ; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Catarina Maria Olinger

Escolha do Curso de Psicologia da UNISA (Universidade de Santo Amaro): levantamento junto aos alunos do 1º ano da turma de 1996; ; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Luiz A Ferreira

Escolha do Curso de Psicologia da UNISA (Universidade de Santo Amaro): levantamento junto aos alunos do 1º ano da turma de 1996; ; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Levi Rodrigues

Escolha do Curso de Psicologia da UNISA (Universidade de Santo Amaro): levantamento junto aos alunos do 1º ano da turma de 1996; ; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Catarina Maria Olinger

Escolha do Curso de Psicologia da UNISA (Universidade de Santo Amaro): levantamento junto aos alunos do 1º ano da turma de 1996; ; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Cinthya C

Beck; Percepções em relação ao paquerar e ser paquerado numa amostra de estudantes de Psicologia; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Adriana M

Rigueiro; Percepções em relação ao paquerar e ser paquerado numa amostra de estudantes de Psicologia; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Marlon C

Massias; Percepções em relação ao paquerar e ser paquerado numa amostra de estudantes de Psicologia; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Marlon C

Massias; Percepções em relação ao paquerar e ser paquerado numa amostra de estudantes de Psicologia; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Renata Pereira de Sousa

Um estudo num grupo portador de deficiência auditiva: algumas implicações para o processo de socialização; ; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Lídia Araújo

Um estudo num grupo portador de deficiência auditiva: algumas implicações para o processo de socialização; ; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Iraci R

M Rocha; Motivação e relação professor - aluno: algumas implicações para uma ação educativa; ; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Jussara Aparecida Bomfim

Percepções de uma amostra de professores de ensino fundamental sobre transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro, Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Deborah Gribeler

Um estudo sobre a representação social da velhiece em idosos participantes de grupos de conivivência; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Psicologia) - Universidade de Santo Amaro - UNISA; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Fernanda Paula Prado da Silva

Empregabilidade em Recursos Humanos: A percepção de empregabilidade de uma amostra de funcionários de uma empresa de comércio varejista de São Paulo; 2003; Iniciação Científica - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Paulo Gonçalves de Freitas

Psiquismo e Cardiopatia: um estudo numa amostra de pacientes de personalidade tipo A; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Patrícia helana Malachowski

Oncologia Pediátrica e Psicologia: a utilização de imagens mentais durante a quimioterapia; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Walquiria Fonseca Duarte;

Produções bibliográficas

  • BALLAS, Y. G. ; ALVES, I. B. C. ; DUARTE, W. F. . O Desenho da Figura Humana de adolescentes portadores e não portadores de diabetes. Boletim de Psicologia , v. LXI, p. 43-61, 2011.

  • SANTOS, B. C. A. ; Ribeiro, M C C ; UKITA, G. M. ; PEREIRA, M. P. ; DUARTE, W. F. ; CUSTÓDIO, E. M. . Características Emocionais e traços de personlaidade em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas. Boletim de Psicologia , v. LX, p. 46-49, 2010.

  • BALLAS, Y. G. ; ALVES, I. C. ; DUARTE, W. F. . Ansiedade em adolescentes portadores de diabetes mellitus. Boletim de Psicologia , v. LVI, p. 111-125, 2006.

  • DUARTE, W. F. ; UKITA, G. M. ; SAKAI, J. D. M. C. . Características do professor eficiente sob a ótica de uma amostra de docentes universitários. Boletim de Psicologia , São Paulo, v. LII, n.117, p. 203-220, 2004.

  • DUARTE, W. F. ; ROSA, H. R. ; TOZZI, I. ; CATAO, E. C. ; SAKAI, J. D. M. C. ; FONSECA, W. C. . Um estudo do desenho do par educativo numa amostra paulistana de estudantes da terceira idade.. Psikhê (São Paulo) , São Paulo, v. 7, n.2, p. 1-56, 2002.

  • DUARTE, W. F. . O Desenho Cinético da Escola (KSD): análise dos tamanhos e das distãncias entre os personagens desenhados. Boletim de Psicologia , São Paulo, v. XVLIII, n.108, p. 13-25, 1998.

  • DUARTE, W. F. . A percepção dos colegas atráves do Desenho Cinético da Escola (KSD) em crianças de 1º a 4º série. Boletim de Psicologia , SP, v. XLX, p. 7-16, 1995.

  • ANGELINI, A. L. ; ALVES, I. B. C. ; CUSTODIO, E. M. ; DUARTE, W. F. . The São Paulo Norms for J. Raven's Coloured Progressive Matrices. Psychological Test Bulletin , v. 2, p. 46-49, 1989.

  • ANGELINI, A. L. ; ALVES, I. C. B. ; CUSTÓDIO, E. M. ; DUARTE, W. F. ; DUARTE, J. L. M. . Manual das Matrizes Progressivas de Raven - escala especial. 1. ed. São Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia - CETEPP, 1999. v. 1. 158p .

  • DUARTE, W. F. ; OLIVEIRA, S. S. . O Envelhecer e a arte do envelhecer. In: Sandra Maria R. B. Bertelli. (Org.). O idoso não quer pijama. 1ªed.Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006, v. , p. 87-93.

  • DUARTE, W. F. ; TRICATE, M. . Seleção avalia potencial do estudante e não conteúdo. O Estado de São Paulo, São Paulo, 26 set. 2011.

  • DUARTE, W. F. . Como a TV pode interferir na vida das crianças. Notícias IG Educação, meio eletrônico, 09 jul. 2008.

  • DUARTE, W. F. ; MORALES, C. L. . Opções de lazer em duas amostras de funcionários operacionais e administrativos de uma empresa. In: I Congresso Brasileiro - Psicologia: Ciência e Profissão, 2002, São Paulo - SP. Anais do I Congresso Brasileiro - Psicologia: Ciência e Profissão. São Paulo, 2002. v. 1. p. 26-26.

  • DUARTE, W. F. ; CHAVES, K. C. . Avaliação das fontes de motivação positiva e negativa numa amostra de funcinários de uma administração de cartão de crédito. In: II Encontro de Psicologia Clínica, 1999, São Paulo. Anais do II Encontro Sobre Psicologia Clínica, 1999. p. 332-338.

  • DUARTE, W. F. ; SANTOS, J. O. . Motivação no Trabalho: Avaliação de uma Amostra de trabalhadores atráves do questinário de diagnóstico de estilos motivacionais. In: II Encontro de Psicologia Clínica, 1999, São Paulo. Anais do II Encontro de Psicologia Clínica, 1999. p. 338-345.

  • DUARTE, W. F. ; SIQUEIRA, R. C. ; RIBEIRO, M. B. . Transformaçõoes obeservadas nas relções do casal com o nascimento do primeiro filho. In: II Encontro Sobre Psicilogia Clínica, 1999, São Paulo. Anais do II Encontro Sobre Psicilogia Clínica, 1999.

  • DUARTE, W. F. ; SATTO, F. Y. ; RIBEIRO, M. B. . Considerações sobre a vivência da sexualidade no período de gravidez. In: II Encontro Sobre Psicologia Clínica, 1999, São Paulo. Anais do II Encontro Sobre Psicologia Clínica, 1999. p. 303-307.

  • DUARTE, W. F. ; SANTOS, G. R. ; RIBEIRO, M. B. . O Stress pré-cirúrgico em pacientes com patologia cardiovasculares. In: II Encontro Sobre Psicologia Clínica, 1999, São Paulo. Anais do II Encontro Sobre Psicologia Clínica, 1999. p. 308-311.

  • DUARTE, W. F. ; ANDRADE, V. C. G. ; RIBEIRO, M. B. . Stress pré-cirúrgico em patologias do trato digestório. In: II Encontro Sobre Psicologia Clínica, 1999, São Paulo. Anais do II Encontro Sobre Psicologia Clínica, 1999. p. 320-322.

  • DUARTE, W. F. ; MACAURO, G. ; FONSECA, W. C. ; SAKAI, J. D. M. C. ; ALVES, I. B. C. ; SOUZA, A. S. L. ; CUSTÓDIO, E. M. ; FURUSAWA, L. M. . Um estudo dos processos psicodiagnósticos em crianças pré - escolares com queixa escolar. In: VIII Congresso de Avaliação Psicológica, 1999, 1999, RS, 1999.

  • DUARTE, W. F. ; SOUZA, A. S. L. ; FONTES, M. A. ; PESSOA, A. R. ; FURUSAWA, L. M. . O uso de técnicas projetivas e sua contribuição na compreensão da queixa inicial: um estudo numa amostra de pacientes de 12 a 16 anos.. In: VIII Congresso Nacional de Avaliação Psicológica, 1999, RS. Anais do VIII Congresso Nacional de Avaliação Psicológica. Porto Alegre, 1999.

  • DUARTE, W. F. ; MOREIRA, M. A. D. . Fontes de motivação positiva e barreiras negativas de motivação na percepção de uma amostra de funcionários de uma agência bancária. In: II Encontro Sobre Psicologia Clínica, 1999, SP, 1999.

  • DUARTE, W. F. ; DOMINGUES, C. R. L. . O estudo de uma amostra de auxiliares de enfermagem: indicadores de estresse e perfil de grupo. In: II Encontro Sobre Psicologia Clínica, 1999, SP, 1999.

  • DUARTE, W. F. ; CHAVES, K. C. . Avaliação das fontes de motivação positiva e negativa numa amostra de funcionários de uma administradora de cartão de crédito.. In: II Encontro Sobre Psicologia Clínica, 1999.

  • DUARTE, W. F. ; SANTOS, J. O. . Motivação no trabalho: avaliação de uma amostra de trabalhadores através do questionário de diagnóstico de estilos motivacionais. In: II Encontro Sobre Psicologia Clínica, 1999, SP, 1999.

  • DUARTE, W. F. ; BERNUM, E. M. . Indicadores de estresse numa amostra de auxiliares de enfermagem. . In: II Encontro Sobre Psicologia Clínica, 1999, SP, 1999.

  • DUARTE, W. F. ; SIQUEIRA, R. C. ; MUNHÓZ, M. L. P. . Transformações observadas nas relações do casal com o nascimento do primeiro filho. In: II Encontro Sobre Psicologia Clínica, 1999, SP, 1999.

  • DUARTE, W. F. ; GOMES, L. ; RIBEIRO, M. B. . Um estudo de uma amostra de parturientes com depressão puerperal . In: Reunião anual de Psicologia, 1999, Campinas - SP, 1999.

  • DUARTE, W. F. ; ALVES, C. R. ; PEREIRA, M. P. ; RIBEIRO, M. B. . O basquete em cadeira de rodas: o esporte e a reabilitação em individuos portadores de deficiencia física. In: Reunião anual de Psicologia, 1999, Campinas - SP, 1999.

  • DUARTE, W. F. ; FERRARI, E. ; BALLAS, Y. G. . Um estudo sobre o estabelecimento de relacionamento amorosos entre homossexuais masculinos.. In: Reunião anual de Psicologia, 1999, Campinas - SP, 1999.

  • DUARTE, W. F. ; REIS, A. C. A. ; RIBEIRO, M. B. . O uso da televisão e sua influencia no comportamento de um grupo de adultos com mais de 60 anos. In: Reunião anual de Psicologia, 1999, Campinas, 1999.

  • DUARTE, W. F. ; ALVES, I. C. B. ; ANGELINI, A. L. ; CUSTÓDIO, E. M. ; DUARTE, J. L. M. . Análise da dificuldade dos itens no Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. In: Reunião anual de Psicologia, 1999, Caampinas - SP, 1999.

  • DUARTE, W. F. ; RIBEIRO, M. B. ; PEREIRA, M. P. . A tv e o brincar numa amostra de crianças paulistanas de 1ª série na percepção de seus pais. In: Reunião Anual de Psicologia, 1999, Campinas. Anais da Reunião Anual de Psicologia, 1999.

  • DUARTE, W. F. ; ALVES, I. B. C. ; CUSTÓDIO, E. M. ; DUARTE, J. L. M. . Estudo da precisão das metades do teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. In: IV Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 1998, SP, 1998.

  • DUARTE, W. F. ; COUTINHO, S. I. S. S. ; BALLAS, Y. G. . Menores de rua: um breve recorte sob o enfoque psicológico numa amostra de crianças de uma casa de abrigo. . In: IV Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e I Congresso de Iniciação Cientifica da Universidade de Santo Amaro., 1998, SP, 1998.

  • DUARTE, W. F. ; ROCHA, I. R. M. ; BALLAS, Y. G. . Professor - Aluno: algumas percepções sobre esta relação numa amostra de alunos e professores de uma escola pública de São Paulo.. In: IV Congresso Interno do Instituto Interno de Psicologia da Universidade de São Paulo e I Congresso de Iniciação Cientifica da Universidade de Santo Amaro, 1998, SP, 1998.

  • DUARTE, W. F. ; SOUZA, V. M. S. ; BALLAS, Y. G. . Um estudo de um grupo de adolescentes obesos: algumas considerações.. In: IV Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e I Congresso de Iniciação Cientifica da Universidade de Santo Amaro., 1998, SP, 1998.

  • DUARTE, W. F. ; COSTA, L. C. . A percepção do estresse ocupacional em caixas de banco - algumas considerações . In: IV Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e I Congresso de Iniciação Cientifica da Universidade de Santo Amaro., 1998, SP, 1998.

  • DUARTE, W. F. ; SOUZA, F. C. M. . Uso de drogas e relação com os pais: perfil de uma amostra de adolescentes de 6ª e 7ª série de uma escola pública da capital de São Paulo. . In: I Congresso de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo., 1998, SP, 1998.

  • DUARTE, W. F. ; ARAÚJO, L. M. . O deficiente físico cadeirante e o mercado de trabalho: algumas considerações.. In: I Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Santo Amaro, 1998, SP, 1998.

  • DUARTE, W. F. ; VILLAS BOAS, F. E. . Hábitos e Costumes dos grupos Contratuais dos anos 60: algumas considerações na sociedade atual.. In: I Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Santo Amaro., 1998, SP, 1998.

  • DUARTE, W. F. ; VILLAS BOAS, F. E. ; SAKAI, J. D. M. C. ; VALENTIM, M. G. ; ACAURO, G. . Timidez, Sociabilidade e estilos de amor: um estudo numa amostra de adultos.. In: VIII Congresso Nacional de Avaliação Psicológica., 1998, RS, 1998.

  • DUARTE, W. F. ; JORGE, C. A. ; DIAS, M. B. ; AUGUSTO, T. C. ; REIS, M. R. . Estudo de um grupo da 3ª idade: suas percepções acerca do ser idoso. In: XXVI Congresso Interamericano de Psicologia, 1997, SP, 1997.

  • DUARTE, W. F. ; ARAÚJO, F. D. ; BECK, C. G. ; RIGUEIRO, A. M. ; OLIVEIRA, M. M. F. ; MESSIAS, M. C. . Percepção em relação ao paquerar e ser paquerado numa amostra de estudantes de Psicologia. In: XXVI Congresso Interamericano de Psicologia, 1997, SP, 1997.

  • DUARTE, W. F. ; OLINGER, A. C. ; FERREIRA, L. A. ; RODRIGUES, L. . Escolha do Curso de Psicologia da UNISA (Universidade de Santos Amaro) - levantamento junto aos alunos do 1º ano da turma de 1996.. In: II Encontro de Psicologia Clínica, 1996, São Paulo. Anais do V Encontro de Psicologia Clínica, 1999.

  • DUARTE, W. F. ; ALVES, I. C. ; CUSTÓDIO, E. M. ; DUARTE, J. L. M. . O Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: a influencia do tipo de escola.. In: III Congresso interno de Psicologia, 1995, SP, 1995.

  • DUARTE, W. F. . O Desenho Cinético na Escola (KSD): análise do tamanho e distancia entre os personagens desenhados. . In: III Congresso de Psicologia, 1995, SP, 1995.

  • DUARTE, W. F. ; CUSTÓDIO, E. M. ; ALVES, I. C. ; DUARTE, J. L. M. . Normas complementares em função do tipo de escola. In: III Congresso Interno de Psicologia, 1995, SP, 1995.

  • DUARTE, W. F. . A percepção dos colegas através do Desenho Cinético da Escola. (KSD). In: I Encontro de Técnicas de Exame Psicológico, 1994, SP. Anais do I Encontro de Técnicas de Exame Psicológico, 1994.

  • DUARTE, W. F. ; CATAO, E. C. . Desempenho Acadêmico e Senso de Auto-Eficácia. In: I Congresso Latino - Americano da Psicologia - Ulapsi, 2005, São Paulo. Anais do I Congresso Latino - Americano da Psicologia - Ulapsi. São Paulo.

  • DUARTE, W. F. ; OURA, W. S. . Um estudo das percepções e dos conhecimentos de acadêmicos de Psicologia sobre a Psicologia do Consumidor. In: I Congresso Latino - Americano da Psicologia - Ulapsi, 2005, São Paulo. Anais do I Congresso Latino - Americano da Psicologia - Ulapsi. São Paulo.

  • DUARTE, W. F. ; WITZIG, T. . O stress do professor universitário: um estudo numa amostra de docentes na Universidade de Santo Amaro - UNISA. In: I Congresso Latino - Americano da Psicologia - Ulapsi, 2005, São Paulo. Anais do I Congresso Latino - Americano da Psicologia - Ulapsi. São Paulo, 2005.

  • DUARTE, W. F. . As atribuições causais de uma amostra de alunos e professores da 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental I. In: 6º Congresso de Iniciação Científica da UNISA, 2003, São Paulo. Anais do 6º Congresso de Iniciação Científica da UNISA. São Paulo: Editora UNISA. p. 520-520.

  • DUARTE, W. F. ; SILVA, M. R. . Gestação e Puerpério: um estudo das percepções de uma amostra de parturientes em duas instituições públicas de São Paulo. In: 6º Congresso de Iniciação Científica da UNISA, 2003, São Paulo. Anais do 6º Congresso de Iniciação Científica da UNISA. São Paulo: Editora UNISA. p. 536-536.

  • DUARTE, W. F. ; CONCEICAO, S. C. . Estudantes de 8ª série do Ensino Fundamental e 1 ano de Ensino Médio desenham a escola e seus professores. In: I Congresso Brasileiro - Psicologia: Ciência e Profissão, 2002, São Paulo - SP. Anais do I Congresso Brasileiro - Psicologia: Ciência e Profissão, 2002. v. 1.

  • DUARTE, W. F. ; CATAO, E. C. ; AMATO, J. . Percepções de uma amostra de Estudantes de Psicologia sobre o Curso de Formação de Psicólogos. In: I Congresso Brasileiro - Psicologia: Ciência e Profissão, 2002, São Paulo - SP. Anais do I Congresso Brasileiro - Psicologia: Ciência e Profissão, 2002. v. 1. p. 68-68.

  • DUARTE, W. F. ; JUAN, K. C. R. . Desempenho Acadêmico e Características de personalidade: um estudo piloto através do 16 PF. In: I Congresso Brasileiro - Psicologia: Ciência e Profissão, 2002, São Paulo - SP. Anais do I Congresso Brasileiro - Psicologia: Ciência e Profissão, 2002. v. 1. p. 99-99.

  • DUARTE, W. F. ; CATAO, E. C. ; ROSA, H. R. ; TOZZI, I. . Um estudo do Desenho do Par Educativo numa amostra paulistana de Estudantes da 3ª idade. In: I Congresso Brasileiro - Psicologia: Ciência e Profissão, 2002, São Paulo - SP. Anais do I Congresso Brasileiro - Psicologia: Ciência e Profissão. São Paulo, 2002.

  • REIS, S. G. R. ; DUARTE, W. F. ; PEREIRA, M. P. ; CATAO, E. C. . Adolescência e crenças sexuais na percepção de uma amostra de adolescentes paulistanos. In: I Concresso de Psicologia Clínica, 2001, São Paulo. Anais do I Congresso de Psicologia Clínica, 2001. v. 1. p. 194-194.

  • ARAUJO, V. ; PEREIRA, M. P. ; DUARTE, W. F. ; CATAO, E. C. . Irmãos especiais: um estudo exploratório. In: I Congresso de Psicologia Clínica, 2001, São Paulo. Anais do I Congresso de Psicologia Clínica, 2001. p. 196-196.

  • SILVA, B. C. ; SILVA, E. M. ; UKITA, G. M. ; DUARTE, W. F. . Auto conceito e prática de esportes: relato de experiência com um grupo de adolescentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ABREU FILHO, A. G. ; UKITA, G. M. ; DUARTE, W. F. . Psicologia do Trânsito: descrição de uma prática a partir do medo de dirigir. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTRO , K. C. ; PEREIRA, E. A. S. ; DUARTE, W. F. ; UKITA, G. M. . Prática de Pesquisa Documental: ideação suicida em idosos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MALTA, C. T. ; DUARTE, W. F. . Programa de Apoio Psicopedagógico da Universidade de Santo Amaro (UNISA). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BERTELLI, S. M. R. B. ; DUARTE, W. F. . TEV (Teste de Estruturas Vocacionais) na Orientação Profissional: prognosticando competências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DUARTE, W. F. ; CARVALHO, S.V.B. . PERCEPÇOES SOBRE AS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA: O QUE UMA AMOSTRA DE ESCOLARES DE SEIS A OITO ANOS SABE SOBRE LER E ESCREVER. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, W. F. . EVASÃO: UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GIL, B. P. B. ; DUARTE, W. F. . TEMPO DE TV E SUA INFLUÊNCIA NAS HABILIDADES SOCIAIS DE ADOLESCENTES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Silveira, H. S. ; DUARTE, W. F. . O APOIO PSICOLÓGICO AO PORTADOR DE INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA EM TRATAMENTO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, L. K. ; BERTO, M. S. S. ; DUARTE, W. F. . AS VIVÊNCIAS DE MORTE E LUTO NO HOSPITAL GERAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Krodi, P.S. ; DUARTE, W. F. . A ATUAÇÃO DO ANALISTA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPERA, M. M. ; DUARTE, W. F. . A PERCEPÇÃO DA FINITUDE EM IDOSOS NO HOSPITAL: DESAFIOS PARA A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAKAI, J. D. M. C. ; BALLAS, Y. G. ; DUARTE, W. F. ; SOARES, E. C. ; TOLEDO, E. O. . O JOGO TERAPÊUTICO COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO EM PEDIATRIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KANETA, C. N. ; DUARTE, W. F. ; UKITA, G. M. . Avaliação Psicológica: uma aplicação do teste de liderança situacional (TLS) em Psicologia do Esporte. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, W. F. . A carreira do psicólogo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, W. F. ; SAKAI, J. D. M. . O perfil do Proessor Eficiente : um estudo exploratório com alunos e docentes universitários. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, W. F. ; SAKAI, J. D. M. C. . Teste do Par Educativo: como os alunos desenham o par educativo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, W. F. . A entrevista lúdica em Psicodiagnóstico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Silveira, H. S. ; DUARTE, W. F. . O apoio psicológico oa portador de donça renal crônica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, M. S. ; DUARTE, W. F. . Perspectivas familiares de mulheres de detentos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DUARTE, W. F. . O Teste de Rorschach na orientação profissional: importância da técnica na avaliação dos resultados. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, W. F. . Teste do Par Educativo (Test Pareja Educativa): apresentação de pesquisa de padronização. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, W. F. . Desenvolvimento Cognitivo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCA, S.M. ; DUARTE, W. F. . Associação livre do conceito de dor entre professores universitários: um estudo exploratório. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BERTELLI, S. M. R. B. ; DUARTE, W. F. . Evasão universitária : um estudo longitudinal com a prova de Rorschach. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, W. F. . A formação do psicólogo e a Clínica Escola diante das exig~encias da demanda. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, V. ; PEREIRA, M. P. ; DUARTE, W. F. ; CATAO, E. C. . Irmãos especiais: um estudo exploratório. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REIS, S. G. R. ; PEREIRA, M. P. ; DUARTE, W. F. ; CATAO, E. C. . Adolescência e crenças sexuais na percepção de uma amostra de adolescentes. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, W. F. . O uso do Inventário Beck de depressão no estudo numa amostra de pacienets puerperais de ambulatórios. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DUARTE, W. F. . Manisfetações clínicas e psicológicas de pacienets diagnosticados como portadores de LER-DORT. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, W. F. . Avaliação do nível de ansiedade e stress de psicoterapeutas em treinamento antes do primeiro atendimento de triagem. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, W. C. ; SAKAI, J. D. M. ; VALENTIM, M. G. ; DUARTE, W. F. ; MACAURO, G. . Timidez, sociabilidade e estilos de amor: um estudo numa amostra de adultos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DUARTE, W. F. . Adaptação e padronização de tese de inteligência dificuldades e soluções. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, W. F. . Efeitos da internação sobre a psicodinâmica de adolescentes autores de ato infracional. São Paulo: IBCCRIM, 2006 (Apresentação, p.VI, VII e VIII.).

Outras produções

DUARTE, W. F. . Consultor Ad-Hoc. 2011.

DUARTE, W. F. . Consultor Ad-Hoc. 2010.

DUARTE, W. F. . Consultor Ad-Hoc. 2009.

DUARTE, W. F. . Consultor Ad-Hoc. 2008.

DUARTE, W. F. . Consultor Ad-Hoc. 2007.

DUARTE, W. F. . Consultor Ad-Hoc. 2006.

DUARTE, W. F. . A noção do tempo em Psicologia. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DUARTE, W. F. . Formação de Psicólogo. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

DUARTE, W. F. . Medicina e Saúde. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DUARTE, W. F. . Violência sobre a criança. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALVES, I. C. B. ; CUSTODIO, E. M. ; SOUZA, A. S. L. ; DUARTE, W. F. ; FURUSAWA, L. M. . WISC III - aplicação técnica. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - video didático).

SIMON, R. ; DUARTE, W. F. . Psicoterapia Psicanalítica de Adultos - Especialização. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2010

    O estudo de indicadores de conflito no Teste do Par Educativo em uma amostra de escolares surdos, Descrição: Os conflitos emocionais vividos pelas crianças surdas já se iniciam desde a descoberta da surdez, uma vez que o nascimento de um filho portador de necessidades especiais gera sentimentos de culpa e de autodesvalorização nos pais, bem como afeta psicologicamente todos os elementos da família. A resposta que o meio social emite à criança surda irá influenciar de modo significativo na formação de sua auto-imagem e, consequentemente, de seu autoconceito. As escolas para crianças surdas podem oferecer não apenas uma estrutura educacional, mas também se constituírem como um grupo que subsidia à criança surda elementos para a formação de uma identidade social que tenha por base, por exemplo, os vínculos estabelecidos pelos pares educativos que a constituem. Estudar os indicadores de conflito a partir da percepção da criança surda e integrante de um par educativo é o objetivo dessa pesquisa. O Teste do Par Educativo (TPE), recentemente validado em uma amostra de escolares paulistanos, é o instrumento de avaliação psicológica utilizado. A amostra foi composta por 28 alunos surdos, de graus de surdez de severo a profundo, que frequentavam escolas especializadas, indicados pelos seus professores como apresentando dificuldades escolares. Cursavam os 2º, 3º e 4º anos, com idades de nove a 16 anos e de ambos os sexos. Foram realizadas aplicações individuais do TPE nas próprias escolas e conduzidas pelas pesquisadoras deste projeto que utilizaram a linguagem de sinais para a comunicação das instruções das tarefas a serem executadas. Esses escolares formaram o grupo experimental (GE). O instrumento foi também aplicado em 28 estudantes não surdos, das mesmas séries, para equivalência de escolaridade, com dificuldades escolares, e que formaram o grupo controle (GC). Os dados individuais foram coletados a partir de consultas aos prontuários das escolas, complementados com entrevistas feitas com as professoras titulares das classes. Nessa fase do projeto está sendo realizado o levantam. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Walquiria Fonseca Duarte - Coordenador / Sueli S.M. Franca - Integrante / Roseli A . Costa Ameni - Integrante / Karina Maki - Integrante / Maria Vilalba de Oliveira Neves - Integrante., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 2

  • 2006 - 2006

    Levantamento documental em um hospital público de prontuários de crianças que sofreram violência doméstica, Descrição: Os indicadores e violência doméstica são alarmantes e na sua maioria é praticada dentro do contexto familiar, sendo os próprios pais ou familiares próximos os vitimizadores mais freqüentes. A desvalorização, a perda da auto-estima e a culpabilidade, são características predominantes no psiquismo dessas crianças vitimizadas. Compreender como esse tema tem sido considerado na área da saúde, principalmente na área de desenvolvimento psicológico infantil, é um eixo fundamental na direção da prevenção dos maus tratos cometidos contra crianças e adolescentes. A presente pesquisa documental teve o objetivo de caracterizar, do ponto de vista psicossocial, uma amostra de pacientes infantis que foram atendidos em um hospital público e que foram diagnosticados como vítimas de violência praticadas no lar. Foram 116 casos atendidos durante o ano de 2003 e o levantamento dos dados foi feito por meio de consultas aos prontuários. A idade dos pacientes variou de 0 a 12 anos. O roteiro para a coleta dos dados foi composto por 15 questões elaboradas com base na literatura especializada. Os resultados foram analisados em freqüências absolutas e percentuais para posterior cálculo do qui-quadrado. Como principais resultados que apresentaram diferenças significantes destacamos: 31,90% (n=37) das crianças foram vitimizadas pelas mães, confirmando a hipótese principal, acrescentado ainda que 71,55% foram vitimizadas pela mãe e pai, conjuntamente; 65,52% (n=76) das crianças têm por acompanhante no processo de hospitalização a própria mãe ou pai, situação em si geradora de constrangimento emocional na criança; 31,90% (n=37) dos atendimentos não apresentam dados sobre o tempo de socorro da vítima entre a hospitalização e a situação de agressão propriamente dita; o motivo da internação é descrito como um quadro de escoriações, de hematomas e de inchaços para 47,71% (n=55) das crianças internadas; e há relatos nas entrevistas realizadas nas triagens, no momento da internação e registrados nos p. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Walquiria Fonseca Duarte - Coordenador / Vânia Muniz Mouras - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2012

    Percepções sobre as habilidades de leitura e escrita: o que uma amostra de escolares de seis a oito anos sabe sobre ler e escrever., Descrição: Descrição: O objetivo geral deste projeto é investigar as percepções das habilidades e atos de ler e escrever de uma amostra de escolares de seis a oito anos de escolas da rede pública e particular de ensino. O que sabem da linguagem, sobre o que falam e escrevem, o sentido que atribuem para a alfabetização e a fase do processo de conceitualização do sistema alfabético que se encontram descrevem, de forma, mais específica o objetivo geral. A metodologia utilizada para construção desse projeto foi fundamentada em Ferreiro e Teberosky (1979) e Sawaia (2008). Em uma primeira etapa foram entrevistadas 11 crianças de uma escola particular da cidade de São Paulo e 14 crianças de uma escola pública de Arcos, Minas Gerais. Foram elaborados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: entrevista dirigida com as crianças composta por 17 perguntas sobre a aquisição e hábitos de leitura e escrita; entrevista dirigida com as professoras para registro de suas percepções quanto à facilidade ou não das crianças nas respostas de leitura e escrita; sondagem de leitura e escrita com os participantes baseada em Ferreiro (1997) e composta por uma lista de quatro nomes de animais e duas frases. Na fase atual já foram pesquisadas 221 crianças, sendo 82 de escolas particulares e 139 de escolas públicas. Destacam-se os seguintes resultados: sobre como aprenderam a ler, 72% das crianças das escolas particulares (PA) indicaram ter sido na escola para 75% das escolas públicas (PU); 58% (PA) e 69% (PU), respectivamente, associaram a função da leitura com a tarefa de lições de casa e, da mesma forma, assim justificaram a aprendizagem da escrita (69% - PA e 78% - PU); os gibis e almanaques são a preferência de leitura de 62% em PA e 35% em PU, enquanto que os livros ocupam 23% em PA e 9% em PU.O projeto está em fase de conclusão da amostra para o fechamento dos dados, conclusão e discussão finais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Walquiria Fonseca Duarte - Coordenador / Suely Maria Santos da Silva Franca - Integrante., Número de orientações: 1

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de Santo Amaro, Campus II. , Rua Isabel Schmidt 349, Santo Amaro, 04743-030 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 21418881, URL da Homepage:

Experiência profissional

1979 - Atual

Universidade de Santo Amaro

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente

Atividades

  • 08/1992

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Psicologia.

  • 04/1979

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientadora de Monografia de Conclusão do Curso de Bacharelado, Supervisão de Estágio de Psicologia Clínica

1981 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 20

Outras informações:
Regime de trabalho: turno completo

Atividades

  • Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A criança e a escola: diagnóstico e formas de intervenção

  • Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenv. da Personalidade.,Linhas de pesquisa

  • Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução às Técnicas de Exame Psicológico, Técnicas de Entrevista Psicológica, Testes para Diagnósticos Especiais, Testes Projetivos Gráficos