Leda Narcisa Regis

Bióloga, Professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco, membro da Academia Pernambucana de Ciências. Possui graduação em História Natural (UNICAP, 1967), Diploma de Estudos Aprofundados em Biologia Animal (1975) e Doutorado em Fisiologia da Reprodução (1977) pela Universidade Paris VI, atuação pós-doutoral no Centro Hospitalar-Universitário Pitié Salpêtrière (1989) e no Instituto Pasteur-Paris (1993). Iniciou trajetória profissional no Centro de Ensino de Ciências do Nordeste-CECINE (1968-1971), fez carreira docente na UFPE, Departamentos de Biologia Geral, Genética e Zoologia (1971-1994) e atuou como Pesquisador, Produtividade Pq CNPq 1B na UFPE e no Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz-PE até 2015. Coordenou e integrou projetos de pesquisa desenvolvidos por pesquisadores de instituições nacionais e internacionais. Participou da criação e foi chefe do Departamento de Entomologia da Fiocruz-PE. Construiu experiência em controle integrado de populações de insetos transmissores de patógenos, em especial no desenvolvimento de métodos e ferramentas para vigilância entomológica e controle de culicídeos vetores de helmintos e arboviroses.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Biologia da Reprodução

1975 - 1977

Université Pierre et Marie Curie
Título: Nutrition te Fecondité chez Triatoma infestans (Heteropera: Reduviidae).
Orientador: Marie RAABE
Grande área: Ciências Biológicas

Mestrado em Biologie Animale

1974 - 1975

Université Pierre et Marie Curie
Título: ETUDE DE LA BIOLOGIE SEXUELLE DE,Ano de Obtenção: 1975
Orientador: MARIE RAABE
Palavras-chave: Alimentacao; Anticorpos Monoclonais; Glandulas Acessorias; Triatomineos; Glandulas Acessorias Masculinas; Reduviidae. Grande área: Ciências Biológicas

Especialização em Aperfeiçoamento Em Neuroendocrinologia dos Insetos

1972 - 1972

Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Ciencia Biológicas

1964 - 1967

Universidade Católica de Pernambuco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

1993 - 1993

Pós-Doutorado. , Institut Pasteur, IP, França. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

1989 - 1989

Pós-Doutorado. , Centre Hospitalier Universitaire Pitié Salpetrière, CHUPS, França. , Grande área: Ciências Biológicas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores/Especialidade: Controle Biológico de Culicideos Vetores.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores/Especialidade: Controle Integrado de Vetores.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Fisiologia dos Grupos Recentes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Brandão S.P. ; Regis, Lêda . XLV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILIERA DE MEDICINA TROPICAL. 2009. (Congresso).

REGIS, L. N. . IX SICONBIOL. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Controle da Dengue.Novas Tecnologias para Controle da Dengue em Santa Cruz do Capibaribe. 2010. (Seminário).

ENTOMOL 4.Impacto da remoção mecânica de ovos e adultos sobre densidades populacionais de Aedes aegypti. 2010. (Simpósio).

ENTOMOL 4.Sessão Temática II (Coordenador). 2010. (Simpósio).

I Conferencia Estadual de Ciencia, Tecnologia e Inovação. 2010. (Outra).

III Jornada Multidisciplinar de Biologia e Saúde - JORBIOS.Um sistema Inovador de Monitoramento e Controle Populacional de Aedes. 2010. (Outra).

I Seminário Dengue, Saúde, Ambiente: Tecnologias Sociais para promoção da Saúde.Experiencias em Dengue, Educação e Saúde. 2010. (Seminário).

Seminário de Avaliação e Acompanhamento do Edital PPSUS.Avaliação de Resultados de Projetos de Pesquisa. 2010. (Seminário).

XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Um Sistema de Controle com base na Vigilância Entomológica. 2010. (Congresso).

XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Novas Intervenções Ambientalmente seguras para conrole de Aedes Aegypti. 2010. (Congresso).

Academia Percambucana de Ciencias, Reunião Cultural.Bases Biológicas e Tecnologias para Vigilância e Controle do Aedes aegypti. 2009. (Encontro).

Ciência e Mídia - Capacitação em Jornalismo Científico.obertura de temas de pesquisa em saúde no Nordeste. 2009. (Seminário).

Estado da Arte da Saúde Silvestre no Brasil.Oficinas de Trabalho Grupo Arthropoda e Bioma Mata Atlantica. 2009. (Oficina).

I Seminário de Saúde Pública Veterinária de Pernambuco.Nomas Metodologias Exitosas no Controle da Dengue. 2009. (Seminário).

Medtrop 2009 XLV Congresso da Soc Brasileira de Medicina Tropical. Vigilância das Arboviroses: um novo Modelo. 2009. (Congresso).

XI SICONBIOL.O papel do Bacillus thuringiensis israelensis em programas de controle do Aedes aegypti. 2009. (Simpósio).

XLV Congresso Brasileiro de Medicina Tropical. SMCP-Aedes. Sistema de Controle populacional com base na Vigilância. 2009. (Congresso).

XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Aedes aegypti: a robustez de um mosquito frágil. 2009. (Congresso).

XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Novos isolados de Bacillus spp com atividade tóxica larvicida parea culicideos. 2009. (Congresso).

Ciencia e Tecnologia para o Combate ao Dengue - Academia Brasileira de Ciencias.SMCP-Aedes: Sistema de Monitoramento e Controle Populacional do Aedes. 2008. (Seminário).

Contribuições da Ciência e Tecnologia para o Combate à Dengue / MCT-ABC.SMCP-Aedes: Sistema de Monitoramento e Controle Populacional do Aedes. 2008. (Seminário).

Dengue - Secretaria Estaudl de Saúde.SMCP-Aedes, um sistema de vigilância e controle do vetor da dengue. 2008. (Oficina).

ENTOMOL - III Workshop de Genética e Biologia Molecular de Insetos Vetores de Doenças Tropicais.Um novo sistema para monitoramento e controle populacional do Aedes, implantado em municipios de Pernambuco. 2008. (Oficina).

X SICONBIOL.Projeto SAUDAVEL-Recife: uma experiencia inovadora em monitoramento e controle populacional de Aedes. 2007. (Simpósio).

XX Congresso Brasileiro de Parasitologia. Aedes aegypti e o desafio do controle da Dengue. 2007. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Parasitologia. Biologia e Controle de Vetores. 2007. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Entomologia. Uma experiencia em monitoramento e controle populacional de Aedes aegypti.. 2006. (Congresso).

ENTOMOL-2 Biologia e Genética de Insetos vetores de Doenças Tropicais.Desenvolvimento de Metodologias para detectar e prevenir surtos de crescimento populacional do Aedes aegypti. 2006. (Oficina).

Vetores, Viroses Emergentes, Controle Biológico e Biotecnologia.Monitoramento e Controle de aedes aegypti - Projeto SAUDAVEL. 2005. (Simpósio).

Workshop de Avaliação da Rede Dengue/PDTSP-Fiocruz.Estudos populacionais e controle do Aedes aegypti.. 2005. (Oficina).

III EPEB.Controle de vetores da dengue. 2004. (Encontro).

I Workshop de Biologia Molecular de Insetos Vetores de Doenças Tropicais - ENTOMOL.Monitoramento populacional de Aedes aegypti. 2004. (Oficina).

Seminário Nacional DEngue, um desafio para a vigilância em Saúde Ambiental e redes colaborativas.Aspectos socioambientais das situações de riscos condicionantes da infestação e da endemia/epidemia. 2004. (Seminário).

II Simpósio de Ciencias da Viva UNICAP.Doenças Tropicais: Dengue e Filariose. 2003. (Simpósio).

VIII International Colloquium on Invertebrate Pathology and Microbial Control, XXX Annual Meeting of the SIP. Entomopathogenic bacteria for controlling mosquitoes and black-flies in Brazil. 2002. (Congresso).

VII SICONBIOL.O papel do entomopatógeno Bacillus sphaericus em programas de controle integrado de mosquitos. 2001. (Simpósio).

International Symposium on Perspectives of Biomedical Research in the XXI Century.Strains and application strategies for improving the use of Bacillus sphaericus and B. thuringiensis against mosquitoes. 2000. (Simpósio).

Biotechnological Applications of Entomopathogenic Bacteria - International Seminar.Entomopathogenic bacteria for controlling mosquitoes and black-flies in Brazil. 1994. (Seminário).

1o Simposio Nordestino em Controle de Animais Sinantropicos.Controle de Culicideos Urbanos. 1990. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Danilo de Carvalho Leandro

Regis, L.N.. Análise da imunidade do Aedes aegypti ao virus dengue em populações de campo com competência vetorial diferenciada. 2011. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Marina Falcão de Souza Cartaxo

REGIS, L.. Avaliação da diversidade genetica de uma população de Culex quinquefasciatus proveniente de área sob intervenção de controle vetorial. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Candida maria Nogueira Ribeiro Walter

Furtado A.F.; Brito A.M.;REGIS, L. N.. Facilidades e Limitações observadas durante a implantação de novas metodologias para o controle da Dengue no municipio de Santa Cruz do Capibaribe-PE. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz.

Aluno: Karina Lidiane Alcãntara Saraiva

REGIS, L. N.. Caracterização do efeito da dietilcarbamazina (DEC) sobre a espermatogênese de camundongos. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz.

Aluno: Duschinka Ribeiro Duarte Guedes

REGIS, L. N.. Epidemiologia molecular do Aedes albopictus. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz.

Aluno: Ana Paula de Araujo

REGIS, L. N.. Avaliação de um biolarvicida à base de Bacillus thuringiensis israelensis, desenvolvido no Brasil, para controle de Aedes aegypti (Diptera: Culicidae). 2006. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Rosângela Maria Rodrigues Barbosa

REGIS, L. N.. Aperfeiçoamento e avaliação de armadilha de oviposição para Culex quinauefasciatus (Diptera: Culiacidae). 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz.

Aluno: Flavia Ptriia Morais de Medeiros

REGIS, L. N.. Desenvolvimento de formulações para obtenção de um biolarvicida à base de Bacillus sphaericus. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Catarina de Andrade Lima

REGIS, L. N.. Efeito da infecção com Wuchereria bancrofti Cobbold 1887 (Nematoda: Filaridae) sobre a capacidade reprodutiva de Culex quinquefasciatus (Diptera: Culicidae). 2000. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Janaina Viana de Melo

REGIS, L. N.. Estudo ultra-estrutural da cutícula do mutante DR 847 bli-1 do Caenorhabditis elegans. 2000. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sinara Batista da Silva

REGIS, L. N.. Avaliação de produtos à base de bactérias entomopatogenas para o controle do vetor da filariose linfática, Culex quinquefasciatus. 2000. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Claudia maria Fontes de Oliveira

REGIS, L. N.. Condições ambientais e Dinâmica populacional de Culex quinquefasciatus Say (Diptera: Culicidae) em áreas urbano do Recife e Olinda. 1997. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Duschinka Ribeiro Duarte Guedes

Cordeiro M.T.; Pimenta, PFP;OLIVEIRA, C. M. F.Regis, L.N.AYRES, C. F. J.. Análise da compet^ncia vetorial para o virus dengue em populações naturais de Aedes aegypti e Aedes albopictus de Pernambuco. 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Saude Publica) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz.

Aluno: José Constantino Silveira Junior

REGIS, L. N.MONTEIRO, A. M.. Pontos e linhas, pontes e retalhos: as experiencias de implantação de tecnologias no dominio geográfico na vigilância vetorial para a Dengue, em Recife e Santa Cruz do Capibaribe. 2010. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Saude Publica) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz.

Aluno: Janaina Viana de Melo

SOARES, M. J.;ALBUQUERQUE, C. M. R.; FIGUEIREDO, R. C. B. Q.;REGIS, L. N.SILVA-FILHA, M. H.. Caracterização ultra-estrutural dos efeitos citopatológicos causados por toxinas de Bacillus sphaericus no intestino de larvas de Culex quinquefasciatus. 2008. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Saude Publica) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz.

Aluno: Rosângela Maria Rodrigues Barbosa

Natal, D.;Regis, Lêda. : Aperfeiçoamento e avaliação de armadilha de oviposiçãoBR-OVT para Culex quinquefasciatus (Diptera:Culicidae).. 2007. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Saude Publica) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz.

Aluno: Abraham Rocha

REGIS, L. N.. Filariose bancroftiana: avaliação dos testes de diagnóstico disponíveis frente às diversas formas clínicas da bancroftose. 2004. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Clara de Fátima Gomes Cavados

REGIS, L. N.. Efeitos Histopatológicos das Delta-Endotoxinas de Bacillus thuringiensis sorovar israelensis em Larvas de Simulium pertinax (Diptera, Simuliidae),. 2000. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Medicina Veterinária - P) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Duschinka Ribeiro Duarte Guedes

REGIS, L. N.AYRES, C. F. J.. Análise da competência vetorias para o virus da Dengue em populações naturais de Aedes aegypti e Aedes albopictus coletadas na Região Metropolitana do Recife. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Saude Publica) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz.

Aluno: Duschinka Ribeiro Duarte Guerra

Cintia R.C. Rocha;Regis, L.N.AYRES, C. F. J.. Análise da competência vetorial para o virus dengue em populações naturais de Aedes aegypti e Aedes albopictus coletadas na Região Metropolitana do Refife. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Saude Publica) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz.

Aluno: José Constantino Silveira Jr

MONTEIRO, A. M.Regis, Lêda; Lapa, T.M.. Recife em Pedaços: tecnologias e padrões abertos no domínio geográfico para os sistemas de informação em Saúde em escala intra-urbana. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Saude Publica) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz.

Aluno: Sinara Batista da Silva

Regis, Lêda. Avaliação do controle de Culex quinquefasciatus, vetor do agente etiológico da filariose linfática, em Recife, PE, no período de 2002-2007. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Saude Publica) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz.

Aluno: DÉBORA DE LUCCA CHAVES PREZA

Regis, Lêda. Avaliação da genotoxicidade de agrotóxicos na comunidade rural do distrito de Sobrado (Governador Mangabeira, BA), empregando o teste de micronúcleos em células esfoliadas da mucosa bucal. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Saude Publica) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz.

Aluno: Maria Alice Varjal de Melo Santos

REGIS, L. N.. Aedes aegypti: estudos populacionais e estratégia integrada de controle vetorial em áreas urbanas de Recife e Moreno. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Saude Publica) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz.

Aluno: Janaina Viana de Melo

REGIS, L. N.Silva-Filha, Maria Helena Neves Lobo. Estudo ultraestrutural da interação de toxinas do bacillus sphaericus com o intestino de larvas do vetor Culex quinquefasciatus. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Saude Publica) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz.

Aluno: Rosângela Maria Rodrigues Barbosa

REGIS, L. N.. Aperfeiçoamento e avaliação de armadilha de oviposição para Culex quinquefasciatus, vetor da filariose linfática. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Saude Publica) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz.

Aluno: Aires Januario Fernandes da Moura

BEDOR, C. N. G.;OLIVEIRA, C. M. F.AYRES, C. F. J.; SILVA, N. M.;REGIS, L. N.. Avaliação da competencia vetorial das populações de Aedes aegypti de Cabo Verde aos diferentes sorotipos do virus dengue. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

José Constantino Silveira Jr

Início: 2012; Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;

Candida maria Nogueira Ribeiro Walter

Facilidades e limitações observadas durante a implantação de novas metodologias para o controle da dengue no município de Santa Cruz do Capibaribe; 2010; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Ana Paula de Araujo

Avaliação de um biolarvicida à base de Bacillus thuringiensis sorovar israelensis, desenvolvido no Brasil, para o controle de Aedes aegypti; 2006; Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Ridelane Veiga Acioli

Metodologia para monitoramento populacional do vetor da dengue utilizando ovitrampas; 2006; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz,; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Maria Alice Varjal de Melo Santos

Bacillus Thuringiensis Israelensis: Eficácia e Persistência de Diferentes Formulações No Controle de Aedes Aegypti (Diptera: Culicidae); 2001; Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Rosângela Maria Rodrigues Barbosa

Comportamento Na Escolha do Sítio de Oviposição Como Base Para O Desenvolvimento de Armadilha de Oviposição Para Culex Quinquefasciatus (Diptera:Culicidae); 2001; Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Sinara Batista da Silva

Avaliação de Produtos à base de Bactérias Entomopatógenas para o Controle de Culicídeos Vetores; ; 2000; Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Claudia maria Fontes de Oliveira

Fatores Ambientais e Flutuações da Densidade Populacional de Culex Quinquefascitus Em Cinco Áreas Urbanas do Grande Recife; 1996; Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Maria Helena Neves Lobo Silva Filha

Aspectos do Uso do Entomopatógeno Bacillus Sphaericus No Controle de Culex Quinquefasciatus Say (Diptera): Efeitos A Longo Termo e Desenvolvimento de Resistência; 1995; Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Vânia Maria de Siqueira Cavalcante

Estudo do Papel Funcional das Glândulas Acessórias Maculinas Na Reprodução de Panstrongylus Megistus; ; 1995; Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Cheryl L

Cooper; Comparison of Bacillus sphaericus and expanded polysstirene beads for the controle of vectors of urban filariasis Greater Recife, Brazil; 1993; Dissertação (Mestrado em Medical Parasitology) - London School of Hygiene and Tropical Medicine, Anglo-Brasilian Society; Coorientador: Leda Narcisa Regis;

Ângela Isidro Nóbrega

Biologia de Dysdercus Maurus(Hemiptera: Pyrrhocoridae) e Efeitos do Precoceno Ii Sobre Seu Desenvolvimento Pós-Embionário e Reprodução; 1985; Dissertação - Universidade Federal Rural de Pernambuco,; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Maria Eliane Bezerra de Melo

Investigação da genotoxicidade de larvicidas, biologico e sintético, utilizados para o controle do Aedes aegypti; 2009; Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Pernambuco,; Coorientador: Leda Narcisa Regis;

Maria Alice Varjal de Melo Santos

Aede aegypti: estudos populacionais e estratégias integradas para controle vetorial em Municípios da Região Metropolitana do Recife, no período de 2001 a 2007; 2008; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Saude Publica) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz,; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Rosângela Maria Rodrigues Barbosa

Aperfeiçoamento e avaliação de armadilha de oviposição para Culex quinquefasciatus; 2007; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Saude Publica) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Catarina de Andrade Lima

Desenvolvimento de armadilhas e atraentes de oviposição para captura de femeas grávidas de Culex quinquefasciatus (Diptera:Culicidae); 2005; Tese (Doutorado em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Coorientador: Leda Narcisa Regis;

Claudia maria Fontes de Oliveira

Evolução, Mecanismo e Herança da Resistência de Culex quinquefasciatus ao Bacillus sphaericus; 2002; Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Ana Cristina Brito dos Santos

Estudo da Filariose Canina Em Maceió-Al: Aspectos Epidemiológicos, Diagnóstico Por Detecção do Dna Em Vetores e Cães; 2000; Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Sinara Batista da Silva

Teste em campo da eficácia de camadas flutuantes de bolinhas de isopor como barreira à oviposição em fossas em área urbana do Recife; 1997; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencias Biologicas) - Faculdade Frassinetti do Recife, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Aline Alexandrino Hulak

Citogenética de pequenos roedores; 1986; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em estágio de Aperfeiçoamentop em Genética) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Fabiana Kalina Anacleto Salustinao da Silva

Avaliação de um inibidor da metamorfose de insetos para controle de Aedes aegypti (Diptera:Culicidae); 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Ciencias Biologicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Rafael Dhalia

Diagnóstico de infecção vetorial por Wuchereria bancrofti usando PCR; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Lindalva Rodrigues Nascimento

Fator estimulante da postura em produtos secretados pelas glandulas accessorias masculinas de Panstrongylus megistus (Hemiptera: Reduviidae); 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Ciencias Biologicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Wagner Alexandre Lucena

Obtenção de uma linhagem de Culex quinquefasciatus resistente ao Bacillus sphaericus, sob forte pressão de seleção em laboratório; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Claudia maria Fontes de Oliveira

Regulação endocrina da atividade secretora das glandulas accessorias masculinas de Dysdercus maurus (Hemiptera); 1990; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Vânia Maria de Siqueira Cavalcante

Efeitos do Precoceno II sobre a reprodução em machos de Panstrongylus megistus; 1988; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Tania Nara Bezerra

Desenvolvimento do sistema reprodutor masculino de Dysdercus maurus (hemiptera); 1987; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Mitsue Maia Nakazawa

Abundância relativa de Aedes aegypti e Aedes albopictus em bairros do Recife; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Sidney de Oliveira Carlos

Interações entre toxinas Bacillus thuringiensis israelensis e epitélio intestinal de larvas de Aedes aegypti; ; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Felipe Martins Alessio

Eficacia de larvicidas à base de Bti no controle de Aedes aegypti; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Fernando Cavalcante Costa Filho

Capacidade biologica de uma linhagem de Culex quinquefasciatus sob seleção de resistencia ao Bacillus sphaericus; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Rafael Dhalia

Uso de PCR para detecção de DNA de Wuchereria bancrofti em Culex quinquefasciatus; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Sinara Batista da Silva

Controle integrado do vetor da filariose bancroftiana; 1993; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencias Biologicas) - Faculdade Frassinetti do Recife, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Tania Nara Bezerra

Cópula e transferencia de semen em Dysdercus maurus (Hemiptera); 1986; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, UFPE -PROPESQ; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Yara de Miranda Gomes

Atividade funcional das glandulas accessorias masculinas de Triatoma infestans; 1980; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, UFPE -PROPESQ; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Sidney de Oliveira Carlos

Avaliação de larvicidas bacterianos contra Culex e Aedes; 2004; Orientação de outra natureza - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Maria Alice Varjal

Avaliação de larvicidas bacterianos contra culicideos; 1996; Orientação de outra natureza; (Estário de Aperfeiçoamento em Controle de Vetores) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Maria Helena Neves Lobo Silva Filha

Resistencia de populações de Culex quinquefasciatus ao Bacillus sphaericus; 1996; Orientação de outra natureza - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Maria Helena Neves Lobo Silva Filha

Controle integrado de vetores da Filariose em área urbana do Recife; 1993; Orientação de outra natureza; (Estário de Aperfeiçoamento em Controle de Vetores) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Claudia maria Fontes de Oliveira

Controle integrado do vetor da filariose; 1992; Orientação de outra natureza; (Estário de Aperfeiçoamento em Controle de Vetores) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Vânia Maria de Siqueira Cavalcante

Regulação hormonal da atividade secterora das glandulas accessorias masculinas de Panstrongylus megistus; 1992; Orientação de outra natureza; (Estário de Aperfeiçoamento em Controle de Vetores) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-Fiocruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leda Narcisa Regis;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, ELOÍNA MARIA DE MENDONÇA ; CHALEGRE, KARLOS DIOGO DE MELO ; ALBUQUERQUE, ALESSANDRA LIMA DE ; Regis, Lêda ; OLIVEIRA, CLÁUDIA MARIA FONTES DE ; Silva-Filha, Maria Helena Neves Lobo . Frequency of resistance alleles to Lysinibacillus sphaericus in a Culex quinquefasciatus population treated with a L. sphaericus/Bti biolarvicide. BIOLOGICAL CONTROL , v. 132, p. 95-101, 2019.

  • SANTOS, ELOÍNA MARIA DE MENDONÇA ; REGIS, LÊDA NARCISA ; Silva-Filha, Maria Helena Neves Lobo ; BARBOSA, ROSÂNGELA MARIA RODRIGUES ; Melo-Santos, Maria Alice Varjal de ; GOMES, TATIANE CIBELE SOUZA ; OLIVEIRA, CLÁUDIA MARIA FONTES DE . The effectiveness of a combined bacterial larvicide for mosquito control in an endemic urban area in Brazil. BIOLOGICAL CONTROL , v. 121, p. 190-198, 2018.

  • SUTER, TOBIAS ; CRESPO, MÔNICA MARIA ; DE OLIVEIRA, MARIANA FRANCELINO ; DE OLIVEIRA, THAYNAN SAMA ALVES ; DE MELO-SANTOS, MARIA ALICE VARJAL ; de Oliveira, Cláudia Maria Fontes ; AYRES, CONSTÂNCIA FLÁVIA JUNQUEIRA ; BARBOSA, ROSÂNGELA MARIA RODRIGUES ; ARAÚJO, ANA PAULA ; REGIS, LÊDA NARCISA ; FLACIO, ELEONORA ; ENGELER, LUKAS ; MÜLLER, PIE ; Silva-Filha, Maria Helena Neves Lobo . Insecticide susceptibility of Aedes albopictus and Ae. aegypti from Brazil and the Swiss-Italian border region. Parasites & Vectors , v. 10, p. 431-433, 2017.

  • SUTER, TOBIAS T. ; FLACIO, ELEONORA ; FEIJOÓ FARIÑA, BEGOÑA ; ENGELER, LUKAS ; TONOLLA, MAURO ; REGIS, LÊDA N. ; DE MELO SANTOS, MARIA A. V. ; MÜLLER, PIE . Surveillance and Control of Aedes albopictus in the Swiss-Italian Border Region: Differences in Egg Densities between Intervention and Non-intervention Areas. PLoS Neglected Tropical Diseases , v. 10, p. e0004315, 2016.

  • REGIS, LÊDA N. ; ACIOLI, RIDELANE VEIGA ; SILVEIRA-JR, JOSÉ CONSTANTINO ; Melo-Santos, Maria Alice Varjal de ; CUNHA, MÉRCIA CRISTIANE SANTANA DA ; SOUZA, FÁTIMA ; BATISTA, CARLOS ALBERTO VIEIRA ; BARBOSA, ROSÂNGELA MARIA RODRIGUES ; OLIVEIRA, CLÁUDIA MARIA FONTES DE ; AYRES, CONSTÂNCIA FLÁVIA JUNQUEIRA ; MONTEIRO, ANTONIO MIGUEL VIEIRA ; SOUZA, WAYNER VIEIRA . Characterization of the spatial and temporal dynamics of the dengue vector population established in urban areas of Fernando de Noronha, a Brazilian oceanic island. Acta Tropica , v. 137, p. 80-87, 2014.

  • ARAÚJO, ANA PAULA ; ARAUJO DINIZ, DIEGO FELIPE ; HELVECIO, ELISAMA ; de Barros, Rosineide Arruda ; DE OLIVEIRA, CLÁUDIA MARIA ; AYRES, CONSTÂNCIA FLÁVIA ; DE MELO-SANTOS, MARIA ALICE ; REGIS, LÊDA NARCISA ; SILVA-FILHA, MARIA HELENA . The susceptibility of Aedes aegypti populations displaying temephos resistance to Bacillus thuringiensis israelensis: a basis for management. Parasites & Vectors , v. 6, p. 297, 2013.

  • 2013 REGIS, LÊDA N. ; ACIOLI, RIDELANE VEIGA ; SILVEIRA, JOSÉ CONSTANTINO ; MELO-SANTOS, MARIA ALICE VARJAL ; SOUZA, WAYNER VIEIRA ; RIBEIRO, CÂNDIDA M. NOGUEIRA. ; DA SILVA, JULIANA C. SERAFIM. ; MONTEIRO, ANTONIO MIGUEL VIEIRA ; OLIVEIRA, CLÁUDIA M. F. ; Barbosa, Rosângela M. R. ; BRAGA, CYNTHIA ; RODRIGUES, MARCO AURÉLIO BENEDETTI ; SILVA, MARILÚ GOMES N. M. ; RIBEIRO JR., PAULO JUSTINIANO ; BONAT, WAGNER HUGO ; DE CASTRO MEDEIROS, LILIAM CÉSAR ; CARVALHO, MARILIA SA ; FURTADO, ANDRÉ FREIRE . Sustained Reduction of the Dengue Vector Population Resulting from an Integrated Control Strategy Applied in Two Brazilian Cities. Plos One , v. 8, p. e67682, 2013.

  • 2012 OLIVEIRA, C. M. F. Fontes Oliveira, Claudia Maria ; LEANDRO, D. C. ; AYRES, C. F. J. ; GUEDES, D. R. D. ; SUESDEK, L. ; Melo-Santos, M.A.V. ; OLIVEIRA, C. M. F. ; CORDEIRO, M. T. ; REGIS, L. ; MARQUES, E. T. ; Gil, L. H. ; M, T. . Immune transcript variations among Aedes aegypti populations with distinct susceptibility to dengue virus serotype 2. Acta Tropica , v. x, p. 1-7, 2012.

  • 2011 MEDEIROS, L. C. C. ; Castilho CAR ; Braga M.C. ; SOUZA W.V. ; REGIS, L. N. ; MONTEIRO, A. M. . Modeling the Dynamic Transmission of Dengue Fever:Investigating Disease Persistence. PLoS Neglected Tropical Diseases , v. 5, p. 1-14, 2011.

  • 2011 Barbosa, Rosângela M. R. ; REGIS, L. N. . Monitoring temporal fluctuations of Culex quinquefasciatus using oviposition traps containing attractant and larvicide in an urban environment in Recife, Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 106, p. 451-455, 2011.

  • 2010 Melo-Santos, M.A.V. ; Varjal-Melo, J.J.M. ; Araújo, A.P. ; Gomes, T.C.S. ; Paiva, M.H.S. ; Regis, L.N. ; Furtado, A.F. ; Magalhaes, T. ; Macoris, M.L.G. ; Andrighetti, M.T.M. . Resistance to the organophosphate temephos: Mechanisms, evolution and reversion in an Aedes aegypti laboratory strain from Brazil. Acta Tropica , v. 113, p. 180-189, 2010.

  • 2010 Barbosa, Rosângela M. R. ; Regis, Lêda ; Vasconcelos, Roberto ; Leal, Walter S. . Mosquitoes (Diptera: Culicidae) Egg Laying in Traps Loaded with Variety and Baited with Skatole. Journal of Medical Entomology , v. 47, p. 345-348, 2010.

  • 2010 Amorim, Liliane Barbosa ; de Barros, Rosineide Arruda ; de Melo Chalegre, Karlos Diogo ; de Oliveira, Cláudia Maria Fontes ; REGIS, L. N. ; Silva-Filha, Maria Helena Neves Lobo . Stability of Culex quinquefasciatus resistance to Bacillus sphaericus evaluated by molecular tools. Insect Biochemistry and Molecular Biology , v. 40, p. 311-316, 2010.

  • 2010 BARBOSA, R. M. ; FURTADO, A. F. ; REGIS, L. ; Leal WS . Evaluation of an oviposition-stimulating kairomone for the yellow fever mosquito, Aedes aegypti, in Recife, Brazil. Journal of Vector Ecology , v. 35, p. 204-207, 2010.

  • 2010 D.R.D. Guedes ; MELO-SANTOS M.A.V. ; E. Marques ; REGIS, L. ; Furtado A.F. ; AYRES, C. F. J. . Patient-based virus surveillance in Aedes aegypti from Recife, Brazil. Journal of Vector Borne Diseases , v. 47, p. 67-75, 2010.

  • 2009 REGIS, L. ; SOUZA W.V. ; Furtado A.F. ; FONSECA, C.D. ; SILVEIRA JR, J. C. ; RIBEIRO JR, P. J. ; MELO-SANTOS M.A.V. ; CARVALHO, M. S. ; MONTEIRO, A. M. . An Entomological surveillance system based on open spatial Information for participative Dengue control. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso) , v. 81, p. 655-662, 2009.

  • 2009 Chalegre, K. D. d. M. ; Romao, T. P. ; AMORIM, L. B. ; ANASTACIO, D. B. ; de Barros, R. A. ; de Oliveira, C. M. F. ; REGIS, L. ; de-Melo-Neto, O. P. ; SILVA-FILHA, M. H. N. L. . Detection of an Allele Conferring Resistance to Bacillus sphaericus Binary Toxin in Culex quinquefasciatus Populations by Molecular Screening. Applied and Environmental Microbiology (Print) , v. 75, p. 1044-1049, 2009.

  • 2009 Melo-Santos, Maria Alice Varjal de ; Araújo, Ana Paula de ; Rios, Eugênia Maria Maranhão ; Regis, Lêda . Long lasting persistence of Bacillus thuringiensis serovar. israelensis larvicidal activity in Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) breeding places is associated to bacteria recycling. Biological Control , v. 49, p. 186-191, 2009.

  • 2009 Bonat W.H. ; Dallazuanna H.S. ; RIBEIRO JR, P. J. ; MONTEIRO, A. M. ; REGIS, L. N. ; SILVEIRA JR, J. C. ; Acioli R.V. ; SOUZA W.V. . Investigando fatores associados a contagens de ovos de Aedes aegypti coletados em ovitrampas em Recife.. Revista Brasileira de Biometria , v. 27, p. 519-537, 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

REGIS, L. ; MA, S. S. M. L. R. E. C. . Avaliação da Eficácia e Viabilidade do Uso de Larvicida À Base de Bacillus Sphaericus, Produzido Localmente, No Controle de Culex Quinquefasciatus Em Áreas Urbanas do Recife.. 1999.

REGIS, L. . Definição de Estatégias Para Monitoamento da Densidade Populacional do Vetor Em Programas de Controle da Filariose. 1998.

BRAVO, A. ; REGIS, L. ; NIELSEN-LEROUX, C. ; IBARRA, J. E. ; BENINTENDE, G. ; ORDUZ, S. ; CERON, J. ; MEZA, L. ; MONNERAT, R. ; RIOS, E. M. . Desenvolvimento de bioinseticidas utilizando bactérias entomopatógenas para o controle de insetos. 1999.

REGIS, L. ; SILVA-FILHA, M. H. ; NIELSEN-LEROUX, C. ; YUAN, Z. . Manejo da resistêencia ao Bacillus sphaericus em populações de Culex quinquefasciatus (Diptera:Culicidae). 1998.

REGIS, L. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. ; FARIAS, A. I. ; VASCONCELOS FILHO, S. D. . Controle Biológico de insetos causadores de danos à Agricultura e à saúde. 1998.

REGIS, L. ; FURTADO, A. F. ; SILVA-FILHA, M. H. ; OLIVEIRA, C. M. F. ; SILVA, S. B. ; MACIEL, M. A. . teste em larga escala da eficácia do Bacillus sphaericus contra Culex quinquefasciatus, vetor da filariose linfática. 1991.

FURTADO, A. F. ; REGIS, L. . Controle da Filariose Em Recife. 1993 (VÍDEO) .

REGIS, L. ; FURTADO, A. F. . Filariose No Recife. 1991 (VÍDEO) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Surveillance of dengue vectors directed to assessing the risk of DENV transmission, Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do Programa de Cooperação Bilateral-CNPq, Plano de Ação Brasil-Suíça, envolvendo pesquisadores da Fiocruz-PE, INPE e do Swiss Tropical and Public Health Institute e outras instituições suíças colaboradoras. Estudos desenvolvidos no Canton Ticino, ao sul da Suíça, e em Fernando de Noronha e Recife, em Pernambuco, visando contribuir para ampliar competências em avaliação de riscos de transmissão e para aperfeiçoar o sistema de vigilância e controle no Brasil e na Suíça. São objetivos específicos: Mapear a distribuição espacial e temporal de A. aegypti e A. albopictus em áreas selecionadas.na Suíça e no Brasil ; Desenvolver novas ferramentas para analisar a origem do repasto sanguíneo de Aedes albopictus e identificar a preferência alimentar de desta espécie em diferentes ambientes, na Suiça e Brasil; Avaliar a competência vetorial de populações naturais (coletadas a campo) de A. aegypti (Brasil) e A. albopictus (Suíça) aos quatro sorotipos virais; Determinar a susceptibilidade de populações de A. aegypti (Brasil) e A. albopictus (Suíça) ao larvicida Bti, utilizado nos programas de controle nas áreas do estudo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Leda Narcisa Regis - Coordenador / Constancia Flávia Junqueira Ayres - Integrante / Antonio Miguel Monteiro - Integrante / Rosângela Maria Barbosa - Integrante / Claudia Maria Fontes de Oliveira - Integrante / Maria Helena Silva-Filha - Integrante / Maria Alice Varjal de Melo-Santos - Integrante / Pie Muller - Integrante / Mario Tonolla - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.

  • 2008 - Atual

    Avaliação da eficiência e viabilidade operacional de um novo sistema de monitoramento e controle populacional do vetor da dengue, em escala de município., Descrição: Neste estudo propomos avaliar, em escala real de município e em parceria com secretarias estadual e municipais de saúde, um sistema de monitoramento e controle populacional do vetor da Dengue, SMCP-Aedes. O sistema foi desenvolvido pelo SAUDAVEL que se constitui como uma rede multi-institucional reunindo pesquisadores (incluindo a equipe deste projeto) de unidades da FIOCRUZ, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE e de Universidades Federais. Esta aplicação em escala piloto deverá permitir, além da produção de conhecimentos sobre comportamento da população vetorial, avaliar a eficácia de uma nova estratégia de controle com base na vigilância entomológica e apoiada em mobilização social permanente, bem como aferir a viabilidade de aspectos operacionais e instrumentais do sistema de monitoramento, em escala real.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leda Narcisa Regis - Coordenador / Antonio Miguel Monteiro - Integrante / Rosângela Maria Barbosa - Integrante / Claudia Maria Fontes de Oliveira - Integrante / André Freire Furtado - Integrante / Wayner Vieira de Souza - Integrante / Maria Alice Varjal de Melo-Santos - Integrante / Maria Cynthia Braga - Integrante.

  • 2004 - Atual

    Metodologias para Monitoramento e Controle do Vetor de Dengue, Descrição: Projeto com apoio do Ministério da Saúde-DECIT e do CNPq, através do Edital CT-Saúde/Dengue, tem como objetivo desenvolver metodologia para monitoramento de densidade populacional com base em coletas sistemáticas utilizando 600 armadilhas georeferenciadas, instaladas em 6 áreas urbanas em Recife e Moreno e uso de Tecnologias de Informação Espacial desenvolvidas no ambito do Projeto SAUDAVEL- Sistema de Apoio Unificado para Detecção e Acompanhamento em Vigilância EpidemioLógica). Visa ainda avaliar estratégia intensiva de controle, integrado o uso de larvicida microbiano (Bti) a coleta massiva de ovos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leda Narcisa Regis - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Instituto Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - Atual

    Estudos populacionais e controle do vetor da dengue., Descrição: Este projeto, que integra a Rede Dengue do PDTSP (Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Pública - FIOCRUZ), tem como objetivo principal desenvolver e aperfeiçoar tecnologias e métodos para monitoramento e controle de populações do vetor da Dengue. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leda Narcisa Regis - Coordenador., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 1998 - 2001

    Manejo da resistência oa Bacillus sphaericus em populações de mosquitos., Descrição: Projeto em colaboração internacional, envolvendo pesquisadores do Institut Pasteur / Paris e do Wuhan Institute of Virology, China.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Leda Narcisa Regis - Coordenador / M. H. SILVA-FILHA - Integrante / C. M. F. OLIVEIRA - Integrante / C. NIELSEN-LEROUX - Integrante / Zhiming Yuan - Integrante., Financiador(es): Organização Mundial de Saude - Auxílio financeiro.

  • 1998 - 2000

    Culicideos Vetores: aspectos do controle biológico de populações e da transmissão de endemias, Descrição: Desenvolvimento de estudos englobando as interações entre toxinas de Bacillus entomopatogênicos, avaliação de produtos à base destas bactérias em laboratório, campo-simulado e campo real, estratégias de aplicação, métodos de amostragem populacional de culicídeos e seu emprego na avaliação de impacto de medidas de controle. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leda Narcisa Regis - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1991 - 1995

    Teste em larga escala da eficiencia do Bacillus sphaericus contra Culex quinquefasciatus, Descrição: Um dos 5 projetos apoiados por TDR/OMS em países da America Latina, África e Ásia, visando avaliar os efeitos de um larvicida à base de Bacillus sphaericus utilizado segundo um plano básico comum, em 3 fases (preparação/obtenção de dados entomológicos, implementação e acompanhamento)sobre a densidade populacional do vetor da filariose linfática. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Leda Narcisa Regis - Coordenador.

  • 1990 - 1995

    Controle Integrado do vetor da Filariose Linfática em área urbana do Recife, Descrição: Neste projeto foi avaliado o impacto de ações de controle integrando medidas físicas, ambientais e biológicas sobre a população de Culex quinquefasciatus, em um bairro do Recife, simultaneamente com o tratamento em massa dõs habitantes com DEC. Foram igualmente acompanhados,durante 3 anos, os indices de infecção e de infectividade vetorial.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Leda Narcisa Regis - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro / Organização Mundial de Saúde - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.

  • 1989 - 1992

    Fisiologia da Reprodução e Controle de Insetos Vetores, Descrição: Obtenção, produção e aplicação de anticorpos monoclonais contra diferentes classes de secreções accessórias masculinas,visando identificar seu destino no organismo femenino. Avaliação de efeitos dos Precocenos sobre a reprodução de fêmeas e machos.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leda Narcisa Regis - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1987 - 1989

    Controle endócrino das funções das glândulas accessórias masculinas de Panstrongylus megistus (Hemiptera:Rduviidae), Descrição: Com base experimental utilizando cirurgias de ablação e implantes de de corpus allatum, Análogos de Hormonio Juvenil e compostos anti-HJ (Precocenos), histologia, microscopia eletronica e imunocitoquímica, avaliando efeitos de intervenções sobre a dinâmica das secreções das glândulas accessorias masculinas, foram estudadas as funções destas no processo de transferência de sêmen.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Leda Narcisa Regis - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2003

Membro da Academia Pernambucana de Ciencias, Academia Pernambucana de Ciencias.

1998

Homenagem e Reconhecimento, VI SICONBIOL.

1992

Voto de Aplausos da Câmara Municipal do Recife, Câmara Municipal do Recife.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Departamento de Entomologia. , Av. Moraes Rego s/n, Cidade Universitária, 50670-420 - Recife, PE - Brasil - Caixa-postal: 7472, Telefone: (81) 2714000, Ramal: 33, Fax: (81) 4531911

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1971 - 1994

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar a Professor Adjunto 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/1995

    Ensino, Biologia Animal, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Controle de Populações de Insetos Vetores

  • 08/1979 - 11/1992

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Entomogênese

  • 07/1985 - 11/1989

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Histologia Comparada

  • 07/1971 - 09/1989

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas, .,Linhas de pesquisa

  • 03/1985 - 02/1988

    Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas, .,Cargo ou função, Chefe do Laboratório de Entomogênese.

  • 03/1982 - 12/1984

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Departamental.

  • 03/1982 - 10/1984

    Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 07/1971 - 06/1974

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética e Evolução

1989 - 2014

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Produtividade Pq CNPq 1B, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1994 - 1999

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe Depto de Entomologia e pesquisador, Carga horária: 40

1987 - 1993

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/1998

    Treinamentos ministrados , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, .,Treinamentos ministrados, Treinamento periódico de técnicos de Serviços de Saude em Controle de Vetores

  • 01/1993

    Serviços técnicos especializados , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, .,Serviço realizado, Avaliação de Larvicidas Bacterianos.

  • 01/1993

    Serviços técnicos especializados , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, .,Serviço realizado, Consultoria em Controle de Vetores.

  • 08/1987

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, .,Linhas de pesquisa

  • 03/1994 - 12/1999

    Direção e administração, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Departamento de Entomologia.,Cargo ou função, Cargo administrativo.

1994 - 2000

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Aposentado, Carga horária: 10

Atividades

  • 03/1994

    Ensino, Biologia Animal, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Controle de Populações de Insetos vetores

Propriedade Intelectual

Patentes (1)

Tipo Título Data depósito
INVENTOR Armadilha para insetos 22/05/2002