Christian Portugal Leite
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté / SP - UNITAU (1997). Especialização em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Lourdes - ISED / BA (2006), título da monografia "Revolução Educacional do Lazer: Bases Epistemológicas e Filosóficas da Educação voltadas ao Ócio Criativo". MBA em Gestão de Marcas pela Universidade Salvador. Atualmente atua como Consultor de Empresas. Tem experiência em organização de eventos e planejamento de comunicação e marketing. Atua principalmente nas áreas de Lazer e Entretenimento, Marketing e Comunicação Social.
Informações coletadas do Lattes em 02/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em MBA Gestão de Marcas
2020 - 2021
Universidade Salvador
Título: Projeto de Experiência
Orientador: Fernanda Almeida
Especialização em Docência do Ensino Superior
2005 - 2006
Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Lourdes
Título: Revolução Educacional do Lazer: Bases Epistemológicas e Filosóficas da Educação voltadas ao Ócio Criativo
Orientador: Cláudia Andrade de Assis
Graduação em Comunicação Social
1993 - 1997
Universidade de Taubaté
Título: Marketing Erótico "A força que o apelo erótico tem de influenciar o mercado"
Orientador: Arcione Viagi
Formação complementar
2010 - 2010
Capacitação de Formação Básica EaD. , Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
2001 - 2002
Inglês básico. , Wisdom of Winner English Course, WWEC, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Fotografia. , FujiFilm, FUJIFILM, Brasil.
1994 - 1994
Semiótica da Comunicação. , Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Organização de eventos
LEITE, C. P. . Exposição das Profissões. 2019. (Exposição).
LEITE, C. P. . Super Aula para o ENEM. 2015. (Outro).
LEITE, C. P. . II Pedagogia em Ação. 2014. (Outro).
LEITE, C. P. . Super Aula para o ENEM. 2014. (Outro).
LEITE, C. P. . I Pedagogia em Ação. 2012. (Outro).
LEITE, C. P. . Seminário de Serviço Social. 2012. (Outro).
LEITE, C. P. . Mostra UNIFACS EaD Porto Seguro. 2011. (Outro).
LEITE, C. P. . Semana Interdisciplinar - FACDESCO. 2008. (Outro).
LEITE, C. P. . Semana Interdisciplinar FACDESCO. 2008. (Outro).
LEITE, C. P. . II Seminário de Turismo da Costa do Descobrirmento. 2008. (Outro).
LEITE, C. P. . Mostra UNIFACS EaD Porto Seguro. 2011. (Outro).
LEITE, C. P. . II Pedagogia em Ação. 2014. (Outro).
LEITE, C. P. . Seminário de Serviço Social. 2012. (Outro).
LEITE, C. P. . Super Aula para o ENEM. 2014. (Outro).
LEITE, C. P. . Super Aula para o ENEM. 2015. (Outro).
LEITE, C. P. . Exposição das Profissões. 2019. (Exposição).
Participação em eventos
Semana Científica FNSL.Sala Temática 'Jogo de Trilha'. 2017. (Outra).
1º CIECODES - Congresso Internacional de Educação da Costa do Descobrimento - Políticas e Práticas Educativas: Múltiplos Olhares sobre o Pensar e o Fazer Educação.. 2010. (Congresso).
1º CIECODES - Congresso Internacional de Educação da Costa do Descobrimento - Políticas e Práticas Educativas: Múltiplos Olhares sobre o pensar e o Fazer Educação.. Mediação de Mesa Redonda. 2010. (Congresso).
1º CIECODES - Congresso Internacional de Educação da Costa do Descobrimento - Políticas Públicas e Práticas Educativas: Múltiplos Olhares sobre o Pensar e o Fazer Educação.. Mediação das Comunicações. 2010. (Congresso).
Painel UNIFACS.Oficina de Jogos de Empresas. 2009. (Seminário).
3º Seminário Unisulbahia de Turismo. 2007. (Seminário).
2º Seminário Unisulbahia de Turismo. 2006. (Seminário).
I Seminário de Iniciação Científica.Marketing Turístico. 2006. (Seminário).
Qualificação para o Atendimento ao Turista. 2006. (Seminário).
1º Ciclo de Estudos e Debates - Código de Defesa do Consumidor. 2005. (Outra).
Participação em bancas
LEITE, C. P.. Fatores que Influenciam o Comportamento do Consumidor nas Decisões das Compras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Nossa Senhora de Lourdes.
LEITE, C. P.. Marketing Digital: Uma Aplicação Prática na Empresa Lino Jóias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Nossa Senhora de Lourdes.
LEITE, C. P.. A Importância da Motivação no Processo de Gestão de Pessoas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Nossa Senhora de Lourdes.
LEITE, C. P.. Qualidade no Atendimento como Ferramenta na Fidelização de Clientes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Nossa Senhora de Lourdes.
LEITE, C. P.. Gestão da Qualidade Total: Uma Abordagem Sobre o Mundo e o Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Nossa Senhora de Lourdes.
LEITE, C. P.; Fábio, Di Edison; Angelo, Livia M. Dodds. Gestão Empresarial: A importância de um Profissional Capacitado nas Empresas Familiares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Faculdades do Descobrimento.
LEITE, C. P.; Fábio, Di Edison; CRUZ, A. R.. Gestão Preventiva de Incendio em Hotéis da Orla Norte de Porto Seguro / BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Faculdades do Descobrimento.
LEITE, C. P.; Fábio, Di Edison; CYRINO FILHO, A. A.. Qualidade nos Bancos Privados de Porto Seguro / BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Faculdades do Descobrimento.
LEITE, C. P.; Fábio, Di Edison; CYRINO FILHO, A. A.. Endomarketing como Ferramenta para o Desenvolvimento do Cliente Interno numa Companhia Aérea localizada em Porto Seguro / BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Faculdades do Descobrimento.
LEITE, C. P.; Fábio, Di Edison; Angelo, Livia M. Dodds. Gestão de Pessoas: O Desempenho e o Desenvolvimento Humano das Organizações de Médio Porte do centro de Santa Cruz Cabrália / BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Faculdades do Descobrimento.
LEITE, C. P.; Fábio, Di Edison; Vicente, José Carlos. Visão do Benchmarking: Um Enfoque nas Barracas de Grande Porte de Porto Seguro / BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Faculdades do Descobrimento.
LEITE, C. P.; Vicente, José Carlos; Fábio, Di Edison. Gestão de Empresa Familiar em Porto Seguro / BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Faculdades do Descobrimento.
LEITE, C. P.; Fábio, Di Edison; Vicente, José Carlos. Certificação da Qualidade: Expectativas e Resultados em Agências de Viagens e Turismo de Porto Seguro / BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Faculdades do Descobrimento.
LEITE, C. P.; SILVA, L. T.; CORDEIRO, C. M.. A Importância dos Recursos Humanos no Setor Hoteleiro de Porto Seguro, BA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdades do Extremo Sul da Bahia.
LEITE, C. P.; SILVA, L. T.; RAYKIL, E. B.. Possibilidades de Exploração do Potencial Turístico no Lago Artificial da Usina Hidrelétrica de Itapebi, BA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdades do Extremo Sul da Bahia.
LEITE, C. P.; SILVA, L. T.; CORDEIRO, C. M.. A Importância da Capacitação Profissional no setor Turístico: Um Estudo de Caso no Senac - Porto Seguro, BA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdades do Extremo Sul da Bahia.
LEITE, C. P.; CORDEIRO, C. M.; SILVA, L. T.. Qualidade de Serviços das Barracas de Praia em Taperapuan - Porto Seguro, BA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdades do Extremo Sul da Bahia.
LEITE, C. P.; SILVA, L. T.; VINHAS, T. S.. A Imagem Criada pelo Turista na Visitação à Cidade Histórica em Porto Seguro, BA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdades do Extremo Sul da Bahia.
LEITE, C. P.; SILVA, L. T.; CORDEIRO, C. M.. Ética no Turismo: Responsabilidade do Poder Público no Cumprimento da Ética na Secretari Municipal de Turismo de Porto Seguro - BA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdades do Extremo Sul da Bahia.
LEITE, C. P.; SILVA, L. T.; CORDEIRO, C. M.. Análise Espacial das Barracas de Praia de Taperapuan no Litoral Norte de Porto Seguro, BA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdades do Extremo Sul da Bahia.
LEITE, C. P.; SILVA, L. T.. Turismo da Terceira Idade: Estudo de Caso no hotel Canoa Bela no Município de Porto Seguro-BA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdades do Extremo Sul da Bahia.
LEITE, C. P.; SILVA, L. T.; CORDEIRO, C. M.. Turismo e Meio Ambiente: Lixo Gerado pelos Turistas na Praia de Taperapuan - Porto Seguro, BA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdades do Extremo Sul da Bahia.
LEITE, C. P.; CORDEIRO, C. M.; SILVA, L. T.. A Influência da Imagem no Turismo: Percepção do Consumidor em Relação a Três Destinos da costa do Descobrimento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdades do Extremo Sul da Bahia.
LEITE, C. P.; VINHAS, T. S.; SILVA, L. T.. Rezende.A Importância do Turismo para a Melhor Idade: Expectativas e Realidades na Cidade de Porto Seguro, BA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdades do Extremo Sul da Bahia.
LEITE, C. P.; Angelo, Livia M. Dodds; ABE, T. R.. Planejamento Estratégico: Sua Execução Através do Balanced ScoreCard. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Faculdades do Descobrimento.
LEITE, C. P.; SILVA, L. T.; SALVATORE, P.. da Silva.Turismo em Unidades de Conservação: Impactos no Parque Marinho de recife de Fora em Porto Seguro / BA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em turismo) - Faculdades do Descobrimento.
Orientou
Gestão da Qualidade Total: Uma Abordagem Sobre o Mundo e o Brasil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Nossa Senhora de Lourdes; Orientador: Christian Portugal Leite;
Qualidade no Atendimento como Ferramenta na Fidelização de Clientes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Nossa Senhora de Lourdes; Orientador: Christian Portugal Leite;
Gestão Empresarial: A Importância de um Profissional Capacitado nas Empresas Familiares; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de empresas) - Faculdades do Descobrimento; Orientador: Christian Portugal Leite;
Qualidade nos Bancos Privados de Porto Seguro / BA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de empresas) - Faculdades do Descobrimento; Orientador: Christian Portugal Leite;
Endomarketing como Ferramenta para o Desenvolvimento do Cliente Interno numa Companhia aérea localizada em Porto Seguro / BA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de empresas) - Faculdades do Descobrimento; Orientador: Christian Portugal Leite;
Visão do Benchmarking: Um Enfoque nas Barracas de Grande Porte de Porto Seguro / BA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de empresas) - Faculdades do Descobrimento; Orientador: Christian Portugal Leite;
Sustentabilidade do Comércio do Centro de Santa Cruz Cabrália - BA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de empresas) - Faculdades do Descobrimento; Orientador: Christian Portugal Leite;
Humanização como Forma de Satisfação dos Clientes do Serviço Hospitalar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de empresas) - Faculdades do Descobrimento; Orientador: Christian Portugal Leite;
Marketing de Varejo: Perfil dos Gerentes de Supermercado Compactos de Santa Cruz Cabrália -BA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de empresas) - Faculdades do Descobrimento; Orientador: Christian Portugal Leite;
Satisfação do Consumidor em Relação aos Produtos e Serviços do Comércio Indígena de Coroa Vermelha - BA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de empresas) - Faculdades do Descobrimento; Orientador: Christian Portugal Leite;
Estratégias Competitivas das Micros e Pequenas Empresas de Comércio do Centro de Porto Seguro - BA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de empresas) - Faculdades do Descobrimento; Orientador: Christian Portugal Leite;
A Importância do Marketing para o Evangélico; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de empresas) - Faculdades do Descobrimento; Orientador: Christian Portugal Leite;
Comunicação Interna numa Unidade de Instituição Financeira na Costa do Descobrimento; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de empresas) - Faculdades do Descobrimento; Orientador: Christian Portugal Leite;
Produções bibliográficas
-
LEITE, C. P. . Aluno ou Estudante?. Jornal do Sol, Porto Seguro, 21 fev. 2012.
-
LEITE, C. P. . Ensino à Distância. Jornal do Sol, 15 nov. 2011.
-
LEITE, C. P. . Politicamente Correto. Jornal do Sol, Porto Seguro, 07 set. 2011.
-
LEITE, C. P. . Empresas e o Ser Humano. Jornal do Sol, Porto Seguro, 01 mar. 2011.
-
LEITE, C. P. . A Importância do Ensino Superior. Jornal do Sol, Porto Seguro, 01 dez. 2010.
-
LEITE, C. P. . A Cultura da Cooperação. Jornal do Sol, 01 abr. 2010.
-
LEITE, C. P. . Turismo e Planejamento. Jornal do Sol, 15 set. 2009.
-
LEITE, C. P. . Criatividade e Grupos Criativos. Planeta cultura, 16 maio 2001.
-
LEITE, C. P. . O Brasil para o brasileiro. Classe Líder, 17 jun. 2000.
-
LEITE, C. P. . Os Meios de Comunicação pleno. Acontece, 15 maio 2000.
Outras produções
LEITE, C. P. . Oficina de Jogos de Empresas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LEITE, C. P. . Oficina de Jogos Cooperativos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LEITE, C. P. . Oficina de Criatividade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LEITE, C. P. . Marketing Turístico. 2006. (Palestra).
Prêmios
2009
professor homenageado, turma 2006.1 (Faculdades do Descobrimento).
2009
Professor homenageado, Turma 2005.2 (Faculdades do Descobrimento).
2009
Professor homenageado, Turma de turismo - 2009.1 - Unesulbahia.
2005
Professor homenageado, Turma de Turismo - 2005.1 - Unesulbahia.
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - Atual
SUM Consultoria Organizacional LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20
2018 - 2021
Instituto de Educação Santos SilvaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 10
2011 - 2017
Instituto Portosegurense de Educação e CulturaVínculo: Consultoria Especializada, Enquadramento Funcional: Consultor de Marketing, Carga horária: 10
2010 - 2016
Universidade SalvadorVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Tutor Local, Carga horária: 18
Atividades
-
08/2011 - 08/2016
Ensino, Comunicação e Marketing, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa e Prática Interdisciplinar I, Pesquisa e Prática Interdisciplinar II
-
08/2011 - 08/2016
Ensino, Negócios Imobiliários, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa e Prática Interdisciplinar I, Pesquisa e Prática Interdisciplinar II
-
08/2011 - 08/2016
Ensino, Gestão Comercial, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa e Prática Interdisciplinar I, Pesquisa e prática Interdisciplinar II
-
08/2010 - 08/2016
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa e Prática Interdisciplinar I, Pesquisa e Prática Interdisciplinar II, Pesquisa e Prática Interdisciplinar III, Pesquisa e Prática Interdisciplinar IV, Pesquisa e Prática Interdisciplinar V, Pesquisa e Prática Interdisciplinar VI, Pesquisa e Prática Interdisciplinar VII, Pesquisa e Prática Interdisciplinar VIII
2005 - 2009
Faculdades do DescobrimentoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12
Atividades
-
03/2005 - 12/2009
Ensino, Administração com habilitação em Marketing, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de Mercado, Criação Publicitária, Marketing I, Marketing II, Mídia e Veiculação, Planejamento de Propaganda, Promoção de Vendas e Merchandising, Sistemas de Marketing
-
03/2005 - 12/2009
Ensino, Turismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Técnicas de Publicidade em Turismo
-
03/2005 - 12/2009
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração Mercadológica, Fundamentos de Marketing
2006 - 2009
FACULDADES DO EXTREMO SUL DA BAHIAVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 8
Atividades
-
10/2005 - 12/2009
Ensino, Turismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão de Eventos, Lazer e Entretenimento, Marketing Turístico, Relações Públicas para o Turismo
-
02/2009 - 07/2009
Ensino, administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Jogos de Empresas
2014 - 2018
Faculdade Nossa Senhora de LourdesVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Atividades
-
08/2014 - 08/2018
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Empreendedorismo, Gerência de Marketing e de Vendas, Introdução à Teoria Geral da Administração I, Jogos Empresariais e Cooperativos, Responsabilidade Social e Governança Corporativa, Sistemas Organizacionais
2007 - 2014
SenacVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 20
Outras informações:
Cursos: Auxiliar Administrativo / Operador de Computador / Qualificação Profissional Técnica em Guia de Turismo
Disciplinas: Serviço de Apoio Administrativo / Serviço de Apoio ao Departamento Pessoal / Gestão Profissional / Princípios de Marketing
2002 - 2005
Speech IdiomasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 14
Atividades
-
07/2002 - 02/2005
Serviços técnicos especializados , Speech Idiomas.Serviço realizado, Consultoria de Marketing.
2000 - 2004
Funny BoxVínculo: Diretor de Marketing, Enquadramento Funcional: Consultoria Especializada, Carga horária: 8
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Christian Portugal Leite e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?