Luciano Carlos Frosi

Possui Pós-Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (RJ). Atualmente é Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Chapecó e Sócio Proprietário da Inet Tecnologia da Informação Ltda. Trabalha como consultor em Redes e Sistemas de Comunicação de Dados. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Segurança da Informação.

Informações coletadas do Lattes em 22/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em MBA em Gestão Empresarial

2008 - 2010

Fundação Getúlio Vargas
Título: Paradigma da Realidade Virtual - Estudo de Caso com Enfase em Estratégia Empresarial
Orientador: David Menezes Lobato

Especialização em Computacao

2003 - 2005

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Ambientes Middleware para Objetos Distribuídos
Orientador: Luiz Fernando Friedrich, Dr

Graduação em Ciência da Computação

1996 - 2000

Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Título: Comparação Entre Bibliotecas Para Processamento Paralelo com Base em um Cluster Beowulf
Orientador: Saulo Popov Zambiasi

Formação complementar

2014 - 2014

Curso Básico IPv6 - Ênfase em Serviços. (Carga horária: 40h). , Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, UNOESC, Brasil.

2009 - 2009

Cisco Networking Basics - CCNA 1. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SC, SENAC, Brasil.

2009 - 2009

Cisco WAN Technologies - CCNA 4. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SC, SENAC, Brasil.

2009 - 2009

Cisco Router and Routing Basics - CCNA 2. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SC, SENAC, Brasil.

2009 - 2009

Cisco Switching and Routing - CCNA 3. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SC, SENAC, Brasil.

2007 - 2007

Mikrotik - Router OS. (Carga horária: 24h). , Wlan Brasil, WB, Brasil.

2006 - 2006

Equip. de Redes e Aplicação com Gateway de VoIP. (Carga horária: 32h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SC, SENAC, Brasil.

2004 - 2004

Cabeamento Estruturado FCP Furukawa. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SC, SENAC, Brasil.

2001 - 2001

Conhecimentos Avançados em Conectiva Linux. (Carga horária: 20h). , Conectiva S.A., CONECTIVA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Redes de Computadores.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Segurança da Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Sistemas Operacionais.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Sistemas Paralelos e Distribuídos.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Desenvolvimento de Software.

Participação em eventos

Fórum Internacional de Software Livre - FISL 7.0. 2006. (Congresso).

Fórum Internacional de Software Livre - FISL 6.0. 2005. (Congresso).

III Semana Acadêmica do Curso de Ciência da Computação. 2000. (Encontro).

Sistemas de Informação na Internet. 1999. (Seminário).

VII Escola de Informática da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 1999. (Congresso).

VIII Semana Acadêmica do Curso de Matemática. 1999. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Rafaela Henrique dos Santos

FROSI, L. C.; DEBIASI, A. M.; QUEVEDO, J. L. C.. Sistema de Apoio à Captura de Imagens para Segurança Residencial - SACI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Giovani Marcos Guzzo

OLIVEIRA, S. S.;FROSI, L. C.; MORETTO, M. A.. Análise de Protocolos MAC para Redes de Sensores Sem Fio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Aluno: Cezar Augusto Maisonett

FROSI, L. C.. A Tecnologia RFID como Ferramenta de Apoio à Gestão de Recursos na Construção Civil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Aluno: Mayara Haslinger

FROSI, L. C.. Protótipo para Localização de Pontos de Referência na Cidade de Chapecó utilizando Google Android e Google Maps. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Aluno: Rodrigo Colares

MINETTO, E. L.;FROSI, L. C.; LUNARDI, S. C.. Single Sign-On em Domínios Web Utilizando o Padrão SAML para Troca de Dados de Autenticação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Aluno: Mauricio Minella

DUARTE, D.;FROSI, L. C.; MINETTO, E. L.. Serviços Web Tradicionais e Semânticos: um Estudo Comparativo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Aluno: Diogo Biolo D'agostini

FROSI, L. C.. Protótipo de um Sistema de Configuração Linux com Web Service. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Aluno: Areandson Cleiton Cossa

FROSI, L. C.. Protótipo de Migração de um Aplicativo Desenvolvido em um Ambiente Cluster para um Ambiente Grid. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Aluno: Jackson Luiz de Marco

FROSI, L. C.. Montagem e Desenvolvimento de um Website usando Zope. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Aluno: Monica Kulczyk

FROSI, L. C.. Desenvolvimento de um Escalonador de Tráfego para Priorização de Informações na Rede dos Laboratórios da Unochapecó. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Aluno: Aline Eliza Coradi

FROSI, L. C.. Gerenciamento de Aplicações Multimidia para Redes Móveis Infra-estruturadas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Aluno: Giancarlo Dondoni Salton

FROSI, L. C.. Um Sistema Dinâmico para Encriptação de Arquivos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Aluno: Heber Mantovani

FROSI, L. C.. Um Modelo de Dados voltado à Web de Apoio ao Ensino de Gradução. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

FROSI, L. C.. Evento Observatório - Sessões Técnicas de Informática. 2006. Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

FROSI, L. C.. Evento Observatório - Sessões Técnicas de Informática. 2005. Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Orientou

Miriam Wilpert

Implantação do Protocolo IPv6 em Plataforma Virtual; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Luciano Carlos Frosi;

Bruno Roberto Zanuzzo

Análise Comparativa Entre Frameworks IAAS Open-Source; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Luciano Carlos Frosi;

Sergio V

Vanin; Estudo e Simulação da Mobilidade na Arquitetura TCP/IP Através do Protocolo IP Móvel; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó; Orientador: Luciano Carlos Frosi;

Wagner Engel

Modelos de Programação para o Processador Cell Broadband Engine; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó; Orientador: Luciano Carlos Frosi;

Carlos Eduardo Nissola Migliavacca

Middlewares Distribuídos para Redes Móveis; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó; Orientador: Luciano Carlos Frosi;

Márcio Luciano Donada

Estudo e Implementação de uma Arquitetura Honeynet Aplicada a Provedores de Internet; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó; Orientador: Luciano Carlos Frosi;

Paulo Roberto Frosi

Cluster Mosix para o Processamento do Algoritmo do Jogo dos Oito; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Informática) - Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC; Orientador: Luciano Carlos Frosi;

Produções bibliográficas

  • FROSI, L. C. . Segurança de Dados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FROSI, L. C. . Clusters de Computadores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FROSI, L. C. . Clusters, Programação Paralela e Processamento Paralelo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FROSI, L. C. . Comparação entre Bibliotecas para Processamento Paralelo em Clusters Beowulf. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

FROSI, L. C. . Introdução a Redes de Computadores. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Inet Tecnologia da Informação Ltda. , Rua Sete de Setembro, 990-D, Presidente Médici, 89801141 - Chapecó, SC - Brasil, Telefone: (49) 33231610, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - Atual

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

  • 01/2016

    Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Redes de Computadores I

  • 01/2016

    Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Redes de Computadores II

  • 01/2011

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Redes de Computadores I

  • 01/2011

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Redes de Computadores II

2009 - Atual

Inet Tecnologia da Informação Ltda

Vínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40

2005 - 2010

Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 02/2005 - 12/2010

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Redes de Computadores

  • 02/2005 - 12/2010

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Redes de Computadores

  • 02/2005 - 12/2010

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas Operacionais

  • 02/2005 - 12/2010

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gerência de Redes - disciplina optativa

  • 02/2005 - 12/2010

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Segurança da Informação - disciplina optativa

  • 02/2005 - 12/2010

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração e Gerência de Redes

2005 - 2009

Desbravador Telecomunicações

Vínculo: Terceiro, Enquadramento Funcional: Gerente Técnico, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2005 - 10/2009

    Direção e administração, Setor Técnico, .,Cargo ou função, Gestão de Projetos.

  • 01/2005 - 10/2009

    Serviços técnicos especializados , Setor Técnico, .,Serviço realizado, Administração de Servidores de Internet..

  • 01/2005 - 10/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor Técnico, .,Cargo ou função, Consultoria Especializada em Redes de Comunicação de Dados.

  • 01/2005 - 04/2005

    Serviços técnicos especializados , Setor Técnico, .,Serviço realizado, Projeto e Implantação do Provedor de Acesso e Serviços de Internet.

2006 - 2006

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

2003 - 2004

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 02/2006 - 06/2006

    Ensino, Técnico em Redes de Computadores, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Arquitetura TCP/IP

  • 01/2003 - 01/2004

    Ensino, Técnico em Redes de Computadores, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Redes de Computadores, Infraestrutura para a Internet e Pilha de Protocolos TCP/IP, Planejamento e Estrutura de Diretórios, Sistemas Operacionais, Transmissão Segura de Dados

2003 - 2005

H & S - Hardware & Software Ltda

Vínculo: Terceiro, Enquadramento Funcional: Consultoria em Redes de Computadores, Carga horária: 40

2001 - 2003

H & S - Hardware & Software Ltda

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2000 - 2000

H & S - Hardware & Software Ltda

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2003 - 01/2005

    Serviços técnicos especializados , Setor Técnico, .,Serviço realizado, Implantação e Gerenciamento de Servidores Linux e Servidores de Aplicações..

  • 01/2003 - 01/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor Técnico, .,Cargo ou função, Consultoria, Projeto e Implantação em Redes LAN, WAN e Redes Wireless..

  • 08/2001 - 01/2003

    Serviços técnicos especializados , Setor Técnico, .,Serviço realizado, Desenvolvimento de Aplicações para Internet.

  • 03/2000 - 10/2000

    Estágios , Setor Técnico, .,Estágio realizado, Desenvolvimento de Aplicações para Internet.

2000 - 2001

Otro Systems

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Gerente Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2000 - 07/2001

    Direção e administração, SeTI, .,Cargo ou função, Tomada de Decisões Estratégicas.

  • 01/2000 - 07/2001

    Serviços técnicos especializados , SeTI, .,Serviço realizado, Segurança da Informação.

  • 01/2000 - 07/2001

    Serviços técnicos especializados , SeTI, .,Serviço realizado, Desenvolvimento de Software para Internet e Sistemas de E-Commerce.

  • 01/2000 - 07/2001

    Serviços técnicos especializados , SeTI, .,Serviço realizado, Projeto e Implantação de Servidores e Soluções Linux.

1997 - 1998

Crescer Informática

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Técnico em Computação, Carga horária: 20

Atividades

  • 11/1997 - 11/1998

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Montagem e manutenção de microcomputadores, instalação de software básico e aplicativos.

1997 - 1999

Frosinet Informática

Vínculo: Familiar, Enquadramento Funcional: Gerente de Redes

Atividades

  • 01/1997 - 12/1999

    Serviços técnicos especializados , Setor de TI, .,Serviço realizado, Provedor de Acesso e Serviços de Internet - Projeto, Implantação e Suporte.