Guilherme Alves de Melo

Engenheiro ambiental e Mestre em processos químicos. Possui 12 anos de atuação em Consultoria Ambiental e na indústria de Mineração. Com sólida experiência em projetos de gerenciamento de resíduos sólidos, investigação e remediação de áreas contaminadas, processos due diligence, controle de emissões atmosféricas e tratamento de efluentes. Possui experiência acadêmica sendo docente por dois anos no curso de Engenharia Ambiental nas Faculdades Oswaldo Cruz.

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Engenharia de Processos Industriais

2009 - 2011

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Título: Ensaio Piloto de Oxidação Química In Situ com KMnO4 para Remediação de Compostos Organoclorados em Aquífero Sedimentar, Ano de Obtenção: 2011
Orientador: Prof° Dr. Wagner Aldeia
Palavras-chave: Organoclorados; Remediação; oxidação química in situ.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental / Especialidade: Qualidade do Ar, das Águas e do Solo. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Geologia Ambiental. Setores de atividade: Descontaminação e outros serviços de gestão de resíduos.

Graduação em Engenharia Ambiental

2004 - 2008

Faculdades Oswaldo Cruz
Título: Avaliação da degradação de compostos fenólicos presente em efluentes industriais através de Processos Oxidativos Avançados
Orientador: Profº MSc. Kleber Cavaça Campos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Técnologias de Controle da Poluição do Ar. (Carga horária: 40h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.

2010 - 2010

Transporte de Contaminantes em Aquíferos. (Carga horária: 16h). , Essencis Soluções Ambientais, ESSENCIS, Brasil.

2010 - 2010

HIDROGEOLOGIA. (Carga horária: 16h). , Essencis Soluções Ambientais, ESSENCIS, Brasil.

2009 - 2009

Gestão Ambiental do solo, água e ar. (Carga horária: 8h). , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: ENGENHARIA AMBIENTAL/Especialidade: Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Controle da Poluição.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: ENGENHARIA AMBIENTAL/Especialidade: Resíduos Sólidos.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Tratamentos e Aproveitamento de Rejeitos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII Seminário Internacional Sobre Remediação e Revitalização de Áreas Contaminadas. 2010. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Henrique Schiavon

ALDEIA, W.;SCHIAVON, L. H.; TEIXEIRA, C. E.. Contribuição ao desenvolvimento de um projeto piloto de oxidação química in situ, visando a remediação de aquiferos freaticos impactados com compostos organoclorados. 2012. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Cláudia Echevenguá Teixeira

ALDEIA, W.;TEIXEIRA, C. E.; SCHIAVON, L. H.. Contribuição ao desenvolvimento de um projeto piloto de oxidação química in situ, visando a remediação de aquíferos freáticos impactados com compostos organoclorados. (Exame de qualificação). 2012. Dissertação (Mestrado em Processos Industriais) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Cláudia Echevenguá Teixeira

ALDEIA, W.;TEIXEIRA, C. E.; SCHIAVON, L. H.. Desenvolvimento de um projeto piloto de oxidação química in situ, visando a remediação de aquíferos freáticos impactados com compostos organoclorados : Estudo de caso. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

WAGNER ALDEIA

ALDEIA, W.SCHIAVON, L. H.; TEIXEIRA, C. E.. Desenvolvimento de um projeto piloto de oxidação química in situ, visando a remediação de aquíferos freáticos impactados com compostos organoclorados: Estudo de caso. 2012. Dissertação (Mestrado em Processos Industriais) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Paloma S

; Carla C; ; Mariana M; ; Nathalia R; ; A VANTAGEM ENERGÉTICA DO SISTEMA DE BIODIGESTÃO COMPARADA À VANTAGEM ENERGÉTICA DA INCINERAÇÃO; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdades Oswaldo Cruz; (Orientador);

Walquiria Apareida; Andreia; Ivan de Melo; Fernandinho

RESÍDUOS DE COQUE PETROQUÍMICO ? GERENCIAMENTO DAS ETAPAS DE GERAÇÃO ? CRAQUEAMENTO, CRAQUEAMENTO FCC E COQUEAMENTO E SEU PROCESSO DE REUTILIZAÇÃO; ; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdades Oswaldo Cruz; (Orientador);

Tamiris V

; Monique A; ; Luiz F; ; Walter R; ; COLETA SELETIVA ? IMPLANTAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS GERADOS EM INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdades Oswaldo Cruz; (Orientador);

Tálita Tavora; Bruno Almeida; Caio Farina

AVALIAÇÃO DA PROCESSADORA DE DETRITOS ORGÂNICOS LINHA ECO 100 TOPEMA COMO TECNOLOGIA INOVADORA PARA O TRATAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdades Oswaldo Cruz; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

WAGNER ALDEIA

Desenvolvimento de um processo piloto de oxidação química in situ, visando a remediação de aquíferos freáticos impactados com compostos organoclorados: Estudo de caso; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Processos Industriais) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo,; Orientador: Wagner Aldeia;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2011

    Remediação de aquífero impactado com compostos organoclorados através de oxidação química in situ, Descrição: Desenvolvimento de um projeto de remediação através da técnica de oxidação química in situ (ISCO) com o oxidante KMnO4, para atuação em uma área contaminada com compostos organoclorados, em especial o composto percloroeteno.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Alves de Melo - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Vale S.A., Vale

    Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuação na Diretoria de Meio Ambiente desenvolvendo suporte técnico e projetos junto as unidades operacionais e corporativas do Brasil e exterior, visando a redução de riscos, custos e desenvolvimento de novas tecnologias ambientais. Responsável por propor e conduzir projetos de melhoria contínua na gestão ambiental, buscando a redução e mitigação de impactos ambientais dos processos de mineração, logística (porto e ferrovia) e usinas. Principais projetos desenvolvidos: - Atuação direta em projetos de otimização ambiental em unidades da VALE no Brasil e exterior (Indonésia, Moçambique, Omã e Canadá); - Responsável por projetos de gerenciamento de áreas contaminadas; - Desenvolvimento de processo due diligence e auditoria ambiental; - Desenvolvimento de avaliação ambiental em projetos de fechamento de minas; - Responsável pela elaboração e gestão dos procedimentos relativos a gerenciamento de resíduos; - Implantação de projetos para tratamento e destinação de resíduos críticos; - Desenvolvimento de projeto para valorização energética de resíduos; - Responsável pelo estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para implantação de uma Central de Tratamento de Resíduos; - Atuação na gestão de indicadores GRI (Global Reporting Initiative) para elaboração do Relatório de Sustentabilidade e resposta a Índices de Sustentabilidade. - Atuação no core team para a implantação do sistema SAP nas unidades da VALE; - Designação internacional por 4 meses na unidade da VALE - INDONÉSIA para identificação, desenvolvimento e implantação de ações de melhoria nos processos ambientais.

  • 2010 - 2011

    Faculdades Oswaldo Cruz

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Ministrando disciplina - "Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos e Gasosos"

    Atividades

    • 08/2010

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tratamento e Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Gasosos

  • 2007 - 2011

    Essencis Soluções Ambientais

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processos, Carga horária: 45

    Outras informações:
    - Gerenciamento de áreas contaminadas; - Investigação ambiental; - Desenvolvimento de estudos de alternativas, dimensionamento, instalação e operação de sistemas de remediação de solo e água subterrânea (Pump&Treat; Air Sparging; MPE ? Extração Multifásica; SVE ? Extração de vapores; Barreiras Hidráulicas; Tratamentos Oxidativos In Situ e Biorremediação); - Dimensionamento, Implantação e Monitoramento de sistemas de tratamento de efluentes e esgotos; - Elaboração de relatórios ambientais; - Gerenciamento de Resíduos Sólidos; - Contato com fornecedores.

    Atividades

    • 01/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Essencis Soluções Ambientais S.A., .,Linhas de pesquisa

    • 09/2007

      Serviços técnicos especializados , Essencis Soluções Ambientais S.A., .,Serviço realizado, Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

  • 2007 - 2007

    Clariant - São Paulo - Matriz

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Estagiário Engenharia Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    - Desenvolvimento de projetos em gerenciamento de emissões atmosféricas - Elaboração de PMEA ? Plano de Monitoramento de Emissões Atmosféricas; - Projetos de Redução e Abatimento de Emissões Atmosféricas em Processos Industriais; - Monitoramento e Amostragem de Emissões em Dutos e Chaminés; - Desenvolvimento de projetos de tratamento de efluentes industriais; - Experiência em Gerenciamento de Áreas Contaminadas,.

  • 2005 - 2007

    MTP - Metalúrgica de Tubos de Precisão

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Estagiário Engenharia Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    - Atuação em projetos de gerenciamento de resíduos industriais; Desenvolvimento de projetos de tratamento de efluentes industriais; Experiência em Sistema de Gestão Ambiental e da Qualidade (ISO 14001 e 9001)