Lenise Vivas da Silva Andrade

Bacharela em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com a realização de um intercâmbio acadêmico na Universidade de Santiago de Compostela (USC - Espanha). Formação em AEDP - Accelerated Experiential Dynamic Psychotherapy - modelo teórico-clínico de psicoterapia, criado por Diana Fosha no AEDP Institute of NY. Membro da International Society for Traumatic Stress Studies (ISTSS). Em formação em Somatic Experiencing (SE), através da Associação Brasileira do Trauma. Concluí o Programa de Vocação Científica (Provoc), incluindo apresentações e publicações em eventos da Fiocruz (Reunião Anual de Iniciação Científica 2010/2011) e em congressos (FeSBE 2010/2011). Fui bolsista de Iniciação Científica (FAPERJ) no projeto intitulado "Trajetórias de Desenvolvimento: Metas e Práticas de Cuidados em Diferentes Tipos de Famílias do Rio de Janeiro", pela PUC-Rio, incluindo participação e apresentação na 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, além da participação no Grupo de Pesquisa Interação Social e Desenvolvimento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Participei dos trabalhos realizados na Neuro Academia da Memória, na Casa de Convivência e Lazer Dercy Gonçalves, na Casa das Palmeiras Clínica de Reabilitação Psiquiátrica e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Complexo do Alemão. Atualmente, realizo atendimento psicoterapêutico com adultos.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Formação em SE (Somatic Experiencing)

2019 - Atual

Associação Brasileira do Trauma

Especialização em andamento em AEDP- Accelerated Experiential Dynamic Psychotherapy

2017 - Atual

Instituto AEDPBrasil - NeuroPsicoTerapia

Graduação em Psicología

2015 - 2016

Universidad de Santiago de Compostela - Campus Santiago

Graduação interrompida em 2012 em Psicologia

2012 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2012

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Pedro II

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2014

Oficina Neuro Academia. (Carga horária: 120h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2013 - 2013

Avaliação Psicológica, Laudos e Pareceres. (Carga horária: 16h). , Re-Cursos Clínica e Consultoria em Psicologia, RE-CURSOS, Brasil.

2008 - 2011

Programa de Vocação Científica. , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2008 - 2008

Curso PlastLabor - Biossegurança. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Autonomia e Interdependência em diferentes tipos de famílias do Rio de Janeiro. 2014. (Congresso).

Psicologia 60 anos - Saúde e Responsabilidade Social. 2013. (Outra).

I Mostra Carioca de Neuropsicologia Clínica. 2012. (Outra).

I Mostra Carioca de Neuropsicologia Clínica. 2012. (Outra).

V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2012. (Congresso).

FeSBE 2011. ESTUDO DO EFEITO TRIPANOCIDA DE HUMULUS LUPULUS E XANTOHUMOL EM CÉLULAS INFECTADAS COM TRYPANOSOMA CRUZI. 2011. (Congresso).

XIX Reunião Anual de Iniciação Científica.ESTUDO DO EFEITO TRIPANOCIDA DE HUMULUS LUPULUS E XANTOHUMOL EM CÉLULAS INFECTADAS COM TRYPANOSOMA CRUZI. 2011. (Outra).

FeSBE 2010. Estudo do efeito tripanocida de Humulus lupulus e xantohumol em células infectadas com Trypanosoma cruzi. 2010. (Congresso).

Semana de Vocação Científica.Estudo do efeito tripanocida de Humulus lupulus e xantohumol em células infectadas com Trypanosoma cruzi. 2010. (Outra).

XVIII Reunião Anual de Iniciação Científica.ESTUDO DO EFEITO TRIPANOCIDA DE HUMULUS LUPULUS E XANTOHUMOL EM CÉLULAS INFECTADAS COM TRYPANOSOMA CRUZI. 2010. (Outra).

Semana de Vocação Científica.Estudo do efeito tripanocida de Humulus lupulus e xantohumol em células infectadas com Trypanosoma cruzi. 2009. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Renata Monteiro Maia

MONTEIRO-MAIA, R.; Stephens, PRS;PINHO, R.. ESTUDO DO EFEITO TRIPANOCIDA DE HUMULUS LUPULUS E XANTOHUMOL EM CÉLULAS THP-1 INFECTADAS COM TRYPANOSOMA CRUZI. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Vocação Científica) - Escole Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Maria Helena Rodrigues Navas Zamora

PESSOA, L. F.;ZAMORA, M. H.. O papel dos mecanismos de legitimação na manutenção de comportamentos discriminatórios contra imigrantes no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Paulo Roberto Soares Stephens

STEPHENS, P. R. S.. Estudo do efeito tripanocida de Humulus Lupulus e xantohumol em células THP-1 infectadas com trypanosoma cruzi. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico de Nível Médio em Saúde com habilitação em Análises Clínicas) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/FIOCRUZ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rosa Teixeira de Pinho

Estudo do efeito tripanocida de Humulus lupulus e xantohumol em células infectadas com Trypanosoma cruzi; 2011; Orientação de outra natureza - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Rosa Teixeira de Pinho;

Luciana Fontes Pessoa

O papel dos mecanismos de legitimação na manutenção de comportamentos discriminatórios contra imigrantes no Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;

Luciana Fontes Pessoa

Trajetórias de Desenvolvimento: Metas e Práticas de Cuidados em diferentes tipos de famílias do Rio de Janeiro; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FRANCO, N. M. S. ; RICCIERI, A. B. ; Vivas, L.S.A. . III Mostra Carioca de Neuropsicologia Clínica. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2015

    Trajetórias de Desenvolvimento: Metas e Práticas de Cuidados em diferentes tipos de famílias do Rio de Janeiro., Descrição: O foco deste projeto é a investigação das metas e práticas de cuidado de mães e pais de diferentes tipos de famílias e as trajetórias de desenvolvimento para autonomia, interdependência e/ou autonomia relacionada em função das crenças desses cuidadores e o papel da rede de apoio na prática de criação de seus filhos. Com isso, propõe o estudo das crenças parentais e do papel da rede de apoio nas possíveis tendências trajetórias de socialização assumidas pelos cuidadores. Pesquisas mostram a grande variedade de formas que o ?desenvolvimento sadio? pode assumir em diferentes culturas, envolvendo um equilíbrio entre a aquisição da autonomia e a capacidade de relação. Temos concluído que, embora se possam identificar trajetórias de socialização em que um ou outro desses aspectos é privilegiado, ambos são fundamentais na constituição do sujeito e importa estudar a dinâmica entre eles. Um estudo empírico está sendo proposto, além do seguimento de estudos teóricos. Participarão da pesquisa 40 famílias da cidade do Rio de Janeiro (10 nucleares, 10 reconstituídas, 10 monoparentais, 10 com guarda compartilhada), com pelo menos um filho(a) de até dois anos de idade. No estudo empírico, o desafio será identificar as trajetórias de desenvolvimento que prevalecem nos diferentes arranjos familiares da contemporaneidade. Será que a dinâmica de equilíbrio de autonomia e relação que temos encontrada nos estudos brasileiros se apresentaria em famílias que diferem da formação nuclear? Nos estudos teóricos, buscar-se-á tomar contato com a literatura sobre intersubjetividade no laço conjugal, arranjos familiares contemporâneos, relacionando essa literatura aos estudos sobre trajetórias de socialização, autonomia, interdependência e construção do self. No projeto, estão definidas metas teóricas, metodológicas, empíricas, de colaboração e de divulgação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lenise Vivas da Silva Andrade - Integrante / Luciana Fontes Pessôa - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    Estudo do efeito tripanocida de Humulus lupulus e xantohumol em células infectadas com Trypanosoma cruzi, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lenise Vivas da Silva Andrade - Integrante / Rosa Teixeira de Pinho - Coordenador / Wellington da Silva Seguins - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Finalista do Concurso de Monografia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio.

2011

Finalista do Concurso de Melhor Publicação de Iniciação Científica, Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Consultório Particular, -

    Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica

    Outras informações:
    Atendimento psicoterapêutico presencial e online com adultos. Atendimento em português ou espanhol.

  • 2013 - 2015

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Título da pesquisa: TRAJETÓRIAS DE DESENVOLVIMENTO: METAS E PRÁTICAS DE CUIDADOS EM DIFERENTES TIPOS DE FAMÍLIAS DO RIO DE JANEIRO. Orientadora: Luciana Fontes Pessôa. Órgão de fomento: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.

    Atividades

    • 08/2013 - 08/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Psicologia PUC-Rio, .,Linhas de pesquisa

  • 2012 - 2014

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Projeto Neuro Academia da Memória coordenado pela professora Norma Salgado Franco na PUC-Rio. Inclui o contato direto com os idosos durante a oficina, supervisões e atividades extras.

  • 2015 - 2015

    Centro de Atenção Psicossocial III - C. do Alemão

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia

  • 2014 - 2015

    Casa das Palmeiras Clínica de Reabilitação Psiquiátrica

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia

  • 2014 - 2014

    Casa de Convivência e Lazer Dercy Gonçalves

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia

  • 2009 - 2011

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Programa de Vocação Científica, Enquadramento Funcional: Programa de Vocação Científica

  • 2013 - 2013

    Curso CCAA

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora