Rosangela Fortunato da Silva Lopes
Trabalha há 33 anos na educação, exercendo a função de professora de Educação Infantil no Centro de Estudos Anchieta; Atuou como professora colaboradora no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR); no qual ficou vinculada até 2016 e também na Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (FADIRE); Foi professora colaboradora no PRONATEC; Exerceu o cargo de coordenadora pedagógica com turmas do ensino fundamental maior ( 6 a 9 anos) e na modalidade EJA ( Educação de Jovens e Adultos), no município de Altamira de 2010 até 2023. No ano de 2024, assumiu a função de vice-diretora da EMEF João Rodrigues da Silva. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Tecnologia Darwin e Pós Graduação em Políticas Educacionais e Saberes Docentes pela Universidade Federal do Pará (UFPA).Portadora do RG: 2407740 SSP/PA, CPF:319174102-04, residente a Rua Elias Leitão, n 887, Bairro Ibiza - Altamira-Pará; Telefone celular: (93) 99166-3921. Endereços eletrônicos: e-mail institucional: rosangela.fortunato@altamiraeduc.com.br e e-mail alternativo: rofortunatosilva2@gmail.com
Informações coletadas do Lattes em 02/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Políticas Educacionais e Saberes Docentes
2019 - 2019
Universidade Federal do Pará
Título: Artigo
Orientador: Prof. Dr. Renato Pinheiro da Costa
Especialização em PSICOPEDAGOGIA
2011 - 2012
Faculdade Darwin
Título: A INFLUÊNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Orientador: SARITA LEITE
Graduação
1999 - 2004
Universidade Federal do Pará
Título: a importancia da psicomotricidade nas series iniciais
Orientador: selma
Formação complementar
2012 - 2012
1ª Formação Pedagógica em PROEJA FIC. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
2010 - 2010
Ações de qualificação do PROJOVEM TRABALHADOR. (Carga horária: 350h). , Ministério do Trabalho e Emprego, MTE, Brasil.
2010 - 2010
Libras. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2010 - 2010
Formação continuada de professores. (Carga horária: 180h). , Ministerio da Educacao e Cultura, MEC, Portugal.
2009 - 2009
Língua Brasileira de Sinais- Libras. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2008 - 2009
Formação Continuada de Professores. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2004 - 2004
Pesquisa sobre a situação dos pedagogos na região. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2003 - 2003
Capacitação de Supervisores e Alfabetizadores. (Carga horária: 20h). , SESI- Serviço Social da Indústria- Departamento Regional do Pará, SESI, Brasil.
2002 - 2002
Um espaço de reflexão e descoberta da prosa e poes. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1998 - 1998
curso de capacitação de supervisores e alfabetizad. (Carga horária: 60h). , Serviço Social da Indústria - SESI, SESI-BA, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: pedagogia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicopedagogia.
Participação em bancas
SILVA, R. F.. dos S. Portilho e Joanderson B. Bastos Coimbr.Evasão Escolar na Educação de Jovens e Adultos: um desafio a ser superado na EMEF São José do Urutaí Comunidade Nossa Senhora das Graças, em Gurupá-Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo / Gurupá-Pará) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, R. F.. Coimbra e Marta S. Martins.Cultura e Saberes: Construção de Identidade Cultural do Quilombo Jocojó na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, Gurupá-Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo / Gurupá-Pará) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, R. F.. As contribuições dos textos literários na formação do leitor: Um estudo de caso no 2º ano da EMEF Pe. Antônio - Município de Placas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pEDAGOGIA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, R. F.. O Papel da Escola frente á diversidade cultural: Um estudo de caso na Escola Almir Gabriel. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, R. F.. A atividade lúdica no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil com crianças de 5 anos na EMEI Ana Faleiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, R. F.. Leitura e Escrita nas Séries Iniciais da Escola Antônio Roque Lopes, no Município de Uruará.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pEDAGOGIA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, R. F.. Brinquedoteca Hospitalar: Caminho Lúdico na Pediatria do Hospital Municipal da Cidade de Medicilândia- Pará.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pEDAGOGIA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, R. F.. Dalagustin.O Papel do Lúdico na Educação Infantil: Um Estudo na Escola Grãozinho no Município de Medicilândia-Pará.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pEDAGOGIA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, R. F.. Meio Ambiente com ënfase nos recursos hídricos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Panamericana de Ji-Paraná.
Orientou
Pombo e José Antônio dos S; Po; Construção de Identidade Cultural no Quilombo Maria Ribeira em Gurupá Pará; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo / Gurupá-Pará) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosangela Fortunato da Silva Lopes;
Prática de Avaliação na Educação Infantil: A experiência na Escola Janelinha do Saber; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pEDAGOGIA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosangela Fortunato da Silva Lopes;
Leitura e Escrita: Ação Necessária com Ênfase na Formação Docente no 2º Ano do Ensino Fundamental da Escola MEC/SEDUC Km 217 B; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pEDAGOGIA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosangela Fortunato da Silva Lopes;
Histórico profissional
Endereço profissional
-
CENTRO DE ESTUDOS ANCHIETA. , Rua Intendente Floriano - de 2007/2008 ao fim, Sudam I, 68371278 - Altamira, PA - Brasil, Telefone: (93) 35152144
Experiência profissional
1991 - Atual
Centro de Estudos AnchietaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
2024 - Atual
Prefeitura Municipal de AltamiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: vice diretora, Carga horária: 200
2011 - 2023
Prefeitura Municipal de AltamiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 200
Outras informações:
TRABALHA COMO CONTRATADA NO MUNICÍPIO DESDE 2011.
2012 - 2016
Plano de Formação dos Professores da Educação BásicaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 80
2012 - 2017
Instituto Educacional Filhos de OliveiraVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 80
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rosangela Fortunato da Silva Lopes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?