Thaís Cardoso Medeiros de Lima

Em 2013, fui uma das 20 pessoas no Brasil com trabalho de alto potencial de impacto social selecionadas pela Endeavor para participar do projeto Visão de Sucesso, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Desde 2012, participo do programa Shell LiveWire, que promove o empreendedorismo sustentável pelo mundo. E em 2010, foi uma das brasileiras escolhidas pelo programa internacional Climate Generation, realizado em mais de 60 países pelo British Council e que identifica futuros líderes mundiais em sustentabilidade. Respiro empreendedorismo 2009, quando comecei a andar de bicicleta e perceber minha cidade com novos olhos. Essa é minha praia, essa é minha causa. Em 2011 comecei a trabalhar inspirando pessoas a adotar opções mais sustentáveis em mobilidade urbana. Tenho muita facilidade em fazer conexões, perfil generalista e multidisciplinar, com habilidade para cruzar conhecimentos, técnicas, métodos e ferramentas de várias áreas de atuação, além de ótima capacidade de memória e organização mental para lidar com grande volume de dados e informações. Estou sempre atualizada sobre empreendedorismo, tenho contato com os principais players do país e adoro criar parcerias sinérgicas. Considero-me uma empreendedora por natureza, mas mais do que isso, considero-me uma pessoa em busca de mudança, de fazer a diferença no mundo.

Informações coletadas do Lattes em 20/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Aperfeiçoamento em Comunicação Empresarial

2011 - 2012

Fundação Getúlio Vargas

Aperfeiçoamento em Design Gráfico

2008 - 2008

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RJ

Graduação em Marketing

2010 - 2013

Universidade Estácio de Sá

Graduação interrompida em 2008 em Comunicação Social

2006 - interrompida

Faculdades Integradas Hélio Alonso
Ano de interrupção: 2008

Graduação interrompida em 2006 em Farmácia Bioquímica

2003 - interrompida

Universidade do Grande Rio
Ano de interrupção: 2006

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Biotecnologia

1997 - 2001

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE QUÍMICA

Formação complementar

2013 - 2013

Bota Pra Fazer (Fundação Kauffman). (Carga horária: 60h). , Instituto Empreender Endeavor Brasil.

2012 - 2013

Fábrica de Negócios. (Carga horária: 300h). , Programa Shell LiveWire Brasil.

2012 - 2012

Inovação e Valor Compartilhado. (Carga horária: 64h). , Pipa (Aceleradora de Negócios de Valor Compartilhado).

2010 - 2010

Climate Generation. (Carga horária: 60h). , British Council.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação/Especialidade: Processos da Comunicação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.

Participação em eventos

GEC - Global Entrepreneurship Congress. 2013. (Congresso).

BICI-RIO - Congresso Mundial de Mobilidade por Bicicleta. 2013. (Congresso).

CEO Summit RJ. 2013. (Simpósio).

Welcome Aboard Startup Brasil.fitboo - we love fitness (pitch de 1 minuto). 2013. (Encontro).

WOB - Wide Open Business ( Congresso Mundial de Inovação, com foco em Design, Tecnologia e Novas Mídias). 2012. (Congresso).

CRIO Festival - Festival Internacional de Criatividade. 2012. (Congresso).

15ª Etransport. 2012. (Congresso).

BICI-RIO - Congresso Mundial de Mobilidade por Bicicleta. 2012. (Congresso).

5ª ECOBusiness - Feira e Congresso Internacionais de Solucções Ecoeficientes. 2012. (Congresso).

4ª ECOBusiness - Feira e Congresso Internacionais de Solucções Ecoeficientes. 2011. (Congresso).

1 Seminário Sobre Mobilidade Urbana Sustentável de Niterói.O impacto do cicloturismo no desenvolvimento sócio-econômico local. 2011. (Seminário).

14ª Etransport. 2010. (Congresso).

Outras produções

LIMA, T. C. M. ; SILVA, J. C. . Agentes de Mobilidade - Workshop de Formação de Lideranças Locais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, T. C. M. ; SILVA, J. C. . Mobilidade Cidadã - Programa de Formação de Jovens Agentes de Mobilidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, T. C. M. ; SILVA, J. C. . Mobilidade Cidadã - Programa de Formação de Jovens Agentes de Mobilidade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prêmios

2010

Climate Champion, British Council.

2002

Primeiro Lugar no Concurso de Monografias IX - Categoria Profissional, Conselho Regional de Química - III.

2001

Primeiro Lugar no Concurso de Monografias VIII - Categoria Estudantil, Conselho Regional de Química - III.

2000

Primeiro Lugar no Concurso de Monografias VII - Categoria Estudantil, Conselho Regional de Química - III.

1999

Primeiro Lugar no Concurso de Monografias VI - Categoria Estudantil, Conselho Regional de Química - III.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2013

velimobi

Vínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Sócia-Diretora, Carga horária: 40

Outras informações:
Empresa velimobi Mobilidade Sustentável Atividades: Projetos, ações e iniciativas de informação, comunicação, marketing, orientação e coordenação para promoção da sustentabilidade em mobilidade urbana. Expertise em desenhar metodologias e coordenar projetos de comunicação e educação para mudança planejada de comportamento em mobilidade urbana. A seguir, destaco alguns dos meus principais trabalhos. Workshop Agentes de Mobilidade Com o objetivo de mobilizar lideranças para compartilhar boas práticas em mobilidade urbana sustentável, potencializar atuações de forma glocal (global + local) e acompanhar os Planos Diretores de Mobilidade Urbana de suas cidades, o workshop ganhou sua primeira edição em junho em São Paulo e contou com o apoio do Greenpeace, oGangorra, Caronetas, CEBDS (Centro Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), Portal Mobilize, ITDP e ANPET (Associação Nacional de Pesquisa e Estudos em Transporte). Em breve, será divulgado um videocase da edição São Paulo. Projeto Mobilidade Cidadã Reunindo jovens de perfil multiplicador do Rio e Niterói, o projeto promoveu diálogos sobre civilidade, transformações no sistema de transporte público, segurança no trânsito e novas atitudes em mobilidade urbana em escolas da rede pública de ensino localizadas no trajeto do BRT TransOeste. Contou com o patrocínio da Fetranspor e apoio da Secretaria Municipal de Educação, Instituto Rumo Náutico / Projeto Grael e Instituto JCA. Mapeamento Conectivo Desenhei um formato de atividade para que a equipe de arquitetos e engenheiros da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado do Rio de Janeiro pudesse enxergar novas possibilidades de atuação no tema mobilidade urbana, dentro de ações estruturadoras de desenvolvimento regional nos municípios.

2009 - 2010

Lead Comunicação Ltda.

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Conteúdo, Carga horária: 40

Outras informações:
Empresa: Lead Assessoria de Comunicação Ltda. Atividades: Produção de conteúdo especializado, ações de assessoria de imprensa, captação de novos clientes, atualização de publicadores web, criação de planejamento estratégico de comunicação, realização de pesquisas de mercado.

2008 - 2009

XPress Assessoria em Comunicação

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: XPress: Estagiária de Novas Mídias/MKT Online, Carga horária: 40

Outras informações:
Empresa XPress Comunicação Atividades: Produção de conteúdo web para o portal de notícias Click 21 da Embratel (http://www.click21.com.br), blog corporativo da Philips (http://www.simplescidade.com.br), site sobre genéricos da Merck (http://www.merckgenericos.com.br), intranet e newsletters da Universidade Estácio de Sá, sites institucionais das empresas Personal Service (http://www.personalservice.com.br) e Oficina Interativa (http://www.oficinainterativa.com.br), dentre outros. Assessoria de imprensa para Vidrotil, fabricante de mosaico de vidro, utilizado em arquitetura e decoração, e para clientes de gastronomia e entretenimento, como o restaurante Mr. Lam e o navio Pink Fleet, do empresário Eike Batista.

2007 - 2007

VIVA RIO

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de Comunicação, Carga horária: 30

Outras informações:
ONG Viva Rio Atividades: assessoria de imprensa da organização não-governamental Viva Rio, produção de clipping e redação de releases, matérias para intranet e notas para o site institucional.

2005 - 2007

Bayer MaterialScience S.A. (RJ)

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária da Meio Ambiente, Carga horária: 40

Outras informações:
Empresa: Bayer MaterialScience S.A. Atividades: suporte ao sistema de gestão ambiental (gestão de legislação, gestão de fornecedores e gerenciamento de produto) e à comunicação interna; produção de conteúdo especializado; organização de eventos; treinamentos e participação em auditorias dos sistemas de gestão.

2003 - 2004

Embrapa Agrobiologia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa I, Carga horária: 40

Outras informações:
Empresa: EMBRAPA Agrobiologia (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Atividades: responsável técnica do laboratório de biotecnologia da EMBRAPA Agrobiologia, e coordenação de grupo de trabalho nacional em biologia molecular das demais unidades EMBRAPA.

2003 - 2003

INCQS/FIOCRUZ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnico-Tecnologista FAPERJ, Carga horária: 30

Outras informações:
Empresa: INCQS/FIOCRUZ (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) Atividades: Como técnica-tecnologista de convênio com a FAPERJ, participei de projeto de pesquisa científica do laboratório de microbiologia do INCQS/FIOCRUZ.

2002 - 2002

Personal Service

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Secretária I, Carga horária: 40

Outras informações:
Empresa Pesonal Service (terceirzada na Petrobras S.A.) Atividades: atendimento de público interno na empresa e outras rotinas administrativas.

2001 - 2002

Control-Lab

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de Controle de Qualidade, Carga horária: 40

Outras informações:
Empresa Control-Lab Ltda. Atividades: Realização de testes de qualidade em materiais destinados à ensaios de proficiência, calibração, controle interno e calibração para programas de controle de qualidade de laboratórios de análises clínicas. Participação em auditorias internas e suporte à implementação de Sistema de Gesão da Qualidade e Sistema de Gesão Ambiental.

2001 - 2001

Instituto Evandro Chagas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Empresa: Insttituto Evandro Chagas / FIOCRUZ Atividades: suporte à rotina do laboratório de Bacteriologia/Microbiologia, realiazação de análises microscópicas, realização de culturas para BK, coleta de material de pacientes do hospital para pesquisa de MRSA.