Juliana de Sousa Silva

Mestre em Geografia pela UFPI(2015). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - CAPES/ FAPEPI. Especialista em Libras com Educação Especial (IESM 2015). Especialista em Geografia e Meio Ambiente (FAERPI, 2011). Licenciada em Geografia (UFPI, 2008). Atualmente desenvolve trabalho na linha de pesquisa Ensino de Geografia com enfase em Educação Especial e Educação Inclusiva para Surdos. Trabalhou como professora efetiva na SEDUC-PA (2009 - 2016). Atualmente é Instrutora efetiva de Libras na SEDUC-MA. Contato: julianasousasfa@gmail.com.

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em GEOGRAFIA

2013 - 2015

Universidade Federal do Piauí
Título: Os desafios no ensino de Geografia para surdos: estudo etnográfico na Casa do Silêncio em Teresina-PI,Ano de Obtenção: 2015
Profa. Dra. Andréa Lourdes Monteiro Scabello.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, FAPEPI, Brasil.

Especialização em Especialização em Libras com Educação Especial

2014 - 2015

instituto de Ensino Superior Multiplos
Título: A concepção sobre a língua brasileira de sinais por professores ouvintes de Teresina
Orientador: Lúcia Maria Babosa de Oliveira

Especialização em Geografia e Meio Ambiente

2010 - 2011

Faculdade Entre Rios do Piauí
Título: Arborização Urbana como meio de garantir melhoria na qualidade de vida em Tailândia-PA
Orientador: Waldir Ferreira de Abreu

Graduação em andamento em Letras Libras

2018 - Atual

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Graduação em andamento em Letras Libras

2018 - Atual

Faculdade do Grupo UNIASSELVI

Graduação

2002 - 2008

Universidade Federal do Piauí
Título: BIOCOMBUSTÍVEL DA CANA-DE-AÇÚCAR: UMA FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL NO PIAUÍ.
Orientador: MÁRIO ÂNGELO DE MENESES

Formação complementar

2015 -

Libras Voz. (Carga horária: 60h). , Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS, CAS, Brasil.

2015 -

Prática de Libras. (Carga horária: 60h). , Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS, CAS, Brasil.

2015 - 2015

Libras Intermediário. (Carga horária: 100h). , Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS, CAS, Brasil.

2014 - 2014

Libras básico. (Carga horária: 120h). , Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS, CAS, Brasil.

2012 - 2012

Práticas Pedagógicas e Tecnológicas, Ed. Inclusiva. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

2011 - 2012

LIBRAS. (Carga horária: 200h). , Curso Acesso, CURSO ACESSO, Brasil.

2010 - 2010

Básico em Libras. (Carga horária: 80h). , Secretaria Municpal de Educação de Tailânida-PA, SMEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Libras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Educação Especial e Inclusiva.

Participação em eventos

13º Salão do Livro do Piauí.Oficinas de Líbras: In: Educação Patrimonial e Ambiental. Oficina básica em Libras. 2015. (Feira).

I ARDEG - Amostra de recursos didáticos para o ensino de Geografia - 8h.. 2015. (Oficina).

III Jornada de estudos do território piauiense - III JETEPI - 15h.. 2015. (Outra).

III Seminário Internacional de pesquisa, teoria e prática educacional - 40h. 2015. (Seminário).

XIV Símpósio de Geografia da UESPI- Trajetórias, Perspectivas e Desafios da Geografia no Brasil e no Piauí..Práticas Docentes: os desafios da educação inclusiva para alunos surdos. 2014. (Oficina).

Caminhos e Diretrizes da Normatização de Trabalhos Científico - UFPI- 16h..O Ensino de Geografia e as Práticas Inclusivas para Alunos Surdos. 2013. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Antônia Verônica Pereira Vieira

SILVA, J. S.; Silva, Tailson Francisco Soares; Cunha, Marsone Araújo. Os métodos utilizados no ensino de Geografia em salas com deficientes auditivos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Ana Valéria Pereira da Silva

Melo, M.D.S.R; CARVALHO, F. J.;SILVA, J. S.. Desafios e possibilidades da agricultura familiar como meio de sobrevivência do homem no campo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Flavinéia da Conceição SIqueira

Melo, M.D.S.R; CARVALHO, F. J.;SILVA, J. S.. A importância da agricultura familiar para a geração de emprego e renda no município de Arraial(PI). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Robson de Araujo Alves

Melo, M.D.S.R; CARVALHO, F. J.;SILVA, J. S.. Agricultura familiar no assentamento Araras em Amarante/PI: desafios e possibilidades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Francinete Pereira de Miranda

Melo, M.D.S.R; CARVALHO, F. J.;SILVA, J. S.. Contribuição dos Árabes para o desenvolvimento do comercio no espaço geográfico na cidade de Floriano-PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Ednando Oliveira Marques

ARAUJO, Raimundo Lenilde de; Scabello, Andréa Lourdes Monteiro;SILVA, J. S.. O ensino de Geografia aos alunos portadores de autismo inseridos em turmas do ensino regular em Teresina-PI.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.

Orientou

Ana Paula do Nascimento de Mesquita

A importância da educação ambiental na Educação Infantil: Análise da Escola Educandário Manoel Rodrigues, Em Esperantina-PI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Juliana de Sousa Silva;

Daniel de Oliveira Rodrigues

O descarte de lixo nas proximidades da UBS e Escola Maria Teles em Esperantina-PI: Perspectiva dos professores; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Juliana de Sousa Silva;

Gesiane Damasceno Falco

Análise do Ensino de Geografia para Surdo no Brasil: metodologias, práticas pedagógicas e perspectivas educacionais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Juliana de Sousa Silva;

JARLIANE CARVALHO SOUSA

Os impactos ambientais provocados pelo lixão Furna da Onça no município de Esperantina-PI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Juliana de Sousa Silva;

JOSÉ WILSON AMARAL JÚNIOR

A importância da educação ambiental para alunos e professores de Geografia: O contexto da Unidade Escolar Estado da Paraíba; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Juliana de Sousa Silva;

Maria Inez de Carvalho Leal,

Educação Ambiental em Esperantina: Sua importância no 7º ano da Unidade Escolar Petrônio Portela; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Juliana de Sousa Silva;

RICARDO PABLO DE CARVALHO

Perspectivas de professores locais sobre os problemas ambientais causados pelo rompimento da Barragem de Algodões em Cocal-PI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Juliana de Sousa Silva;

Laércio França dos Santos

A Importância da Geografia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Juliana de Sousa Silva;

Drikaelle Carvalho dos Santos

A importância da Geografia na formação do senso crítico do aluno nas series finais do Ensino Fundamental II: Análise da Escola Municipal Gervásio Lages Rebêlo - Esperantina-PI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Juliana de Sousa Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, J. S. ; Scabello, Andréa Lourdes Monteiro . O ensino de Geografia e o conceito de paisagem em uma turma de alunos surdos].[In: XVI Simpósio brasileiro de Geografia física e aplicada.. Revista Equador , v. 04, p. 1656-1662, 2015.

  • SILVA, J. S. ; Scabello, Andréa Lourdes Monteiro . O ensino de Geografia e os desafios na educação de surdos. In: Andrea Lourdes M. Scabello; Cleonice Carvalho Silva; Maria do Socorro P. Sousa Andrade; Raimundo Lenilde Araujo. (Org.). Geografia em debate. 1ed.Teresina: Edufpi, 2016, v. 1, p. 305-326.

  • SILVA, J. S. ; Scabello, Andréa Lourdes Monteiro . O ensino de Geografia e o conceito de paisagem em uma turma de alunos surdos].[In: XVI Simpósio brasileiro de Geografia física e aplicada.. In: XVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA., 2015, Teresina. Territórios Brasileiros: Dinâmicas, Potencialidades e Vulnerabilidades.. Teresina: EDUFPI, 2015. v. 16. p. 3088-3094.

  • SILVA, J. S. ; PEREIRA, R. C. . Desafios e possibilidades no ensino de Geografia para alunos Surdos: relato de uma experiência.. In: XIV Simpósio de Geografia da UESPI- 20 anos do curso de Geografia da UESPI: Trajetórias, Perspectivas e Desafios da Geografia no Brasil e no Piauí, 2014, Teresina. XIV Simpósio de Geografia da UESPI- 20 anos do curso de Geografia da UESPI: Trajetórias, Perspectivas e Desafios da Geografia no Brasil e no Piauí. Teresina: Juliana, 2014. v. 1. p. 40-43.

  • SILVA, J. S. ; Scabello, Andréa Lourdes Monteiro . O ensino de Geografia e o conceito de paisagem em uma turma de alunos surdos].[In: XVI Simpósio brasileiro de Geografia física e aplicada.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, J. S. ; PEREIRA, R. C. . Desafios e Possibilidades no Ensino de Geografia para Alunos Surdos: Relato de uma Experiência. [In: XIV Simpósio de Geografia da UESPI- Trajetórias, Perspectivas e Desafios da Geografia no Brasil e no Piauí]. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, J. S. . O ensino de Geografia e as práticas inclusivas para alunos surdos. [In: Caminhos e diretrizes da normatização de trabalhos científicos - UFPI]. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SILVA, J. S. . Práticas pedagógicas inclusivas no ensino de Geografia para surdos. 2018. (Oficina).

SILVA, J. S. . Oficina de Libras. [ In: XIII Salão do Livro do Piauí- SALIPI ]. (Trabalho voluntário). 2015. (Oficina).

SILVA, J. S. ; Scabello, Andréa Lourdes Monteiro . Estratégias e recursos didáticos no ensino de Geografia para Surdos.[ In:II ENEESPI ? II Encontro de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: produção de conhecimento em contextos inclusivos. II Simpósio de Inclusão e Acessibilidade - UFPI].. 2015. (Oficina).

SILVA, J. S. . Percurso metodológico na pesquisa científica. [ In: Caminhos e diretrizes da normatização de trabalhos científicos V - UFPI]. 2015. (Minicurso).

SILVA, J. S. ; PEREIRA, R. C. . Noções básicas de Libras para o professor de Geografia: Reflexão e prática. [In: I I Fórum de Prática de Ensino em Geografia - UFPI] (Oficina). 2014. (Oficina).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Estágio de Docência, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4

Outras informações:
Realização das atividades do Estágio de Docência, ministrando a disciplina Fundamentos da Educação Especial, sob orientação da professora Maria do Socorro Paixão Leal

2009 - 2016

Secretaria de Educação do Pará

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora efetiva, Carga horária: 40

2015 - 2015

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador II, Carga horária: 90

Outras informações:
Professora Formadora II da disciplina Conteúdo e Metodologia da Geografia, carga horária 90h, no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, período 2015.2, no Campus da Universidade Estadual do Piauí, em Uruçuí - PI, no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica PARFOR. Atividades pedagógicas com início em julho de 2015.

2016 - Atual

Secretaria de Educação do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo