Juliana de Sousa Silva
Mestre em Geografia pela UFPI(2015). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - CAPES/ FAPEPI. Especialista em Libras com Educação Especial (IESM 2015). Especialista em Geografia e Meio Ambiente (FAERPI, 2011). Licenciada em Geografia (UFPI, 2008). Atualmente desenvolve trabalho na linha de pesquisa Ensino de Geografia com enfase em Educação Especial e Educação Inclusiva para Surdos. Trabalhou como professora efetiva na SEDUC-PA (2009 - 2016). Atualmente é Instrutora efetiva de Libras na SEDUC-MA. Contato: julianasousasfa@gmail.com.
Informações coletadas do Lattes em 17/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em GEOGRAFIA
2013 - 2015
Universidade Federal do Piauí
Título: Os desafios no ensino de Geografia para surdos: estudo etnográfico na Casa do Silêncio em Teresina-PI,Ano de Obtenção: 2015
Profa. Dra. Andréa Lourdes Monteiro Scabello.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, FAPEPI, Brasil.
Especialização em Especialização em Libras com Educação Especial
2014 - 2015
instituto de Ensino Superior Multiplos
Título: A concepção sobre a língua brasileira de sinais por professores ouvintes de Teresina
Orientador: Lúcia Maria Babosa de Oliveira
Especialização em Geografia e Meio Ambiente
2010 - 2011
Faculdade Entre Rios do Piauí
Título: Arborização Urbana como meio de garantir melhoria na qualidade de vida em Tailândia-PA
Orientador: Waldir Ferreira de Abreu
Graduação
2002 - 2008
Universidade Federal do Piauí
Título: BIOCOMBUSTÍVEL DA CANA-DE-AÇÚCAR: UMA FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL NO PIAUÍ.
Orientador: MÁRIO ÂNGELO DE MENESES
Formação complementar
2015 -
Libras Voz. (Carga horária: 60h). , Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS, CAS, Brasil.
2015 -
Prática de Libras. (Carga horária: 60h). , Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS, CAS, Brasil.
2015 - 2015
Libras Intermediário. (Carga horária: 100h). , Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS, CAS, Brasil.
2014 - 2014
Libras básico. (Carga horária: 120h). , Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS, CAS, Brasil.
2012 - 2012
Práticas Pedagógicas e Tecnológicas, Ed. Inclusiva. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2011 - 2012
LIBRAS. (Carga horária: 200h). , Curso Acesso, CURSO ACESSO, Brasil.
2010 - 2010
Básico em Libras. (Carga horária: 80h). , Secretaria Municpal de Educação de Tailânida-PA, SMEC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Libras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Educação Especial e Inclusiva.
Participação em eventos
13º Salão do Livro do Piauí.Oficinas de Líbras: In: Educação Patrimonial e Ambiental. Oficina básica em Libras. 2015. (Feira).
I ARDEG - Amostra de recursos didáticos para o ensino de Geografia - 8h.. 2015. (Oficina).
III Jornada de estudos do território piauiense - III JETEPI - 15h.. 2015. (Outra).
III Seminário Internacional de pesquisa, teoria e prática educacional - 40h. 2015. (Seminário).
XIV Símpósio de Geografia da UESPI- Trajetórias, Perspectivas e Desafios da Geografia no Brasil e no Piauí..Práticas Docentes: os desafios da educação inclusiva para alunos surdos. 2014. (Oficina).
Caminhos e Diretrizes da Normatização de Trabalhos Científico - UFPI- 16h..O Ensino de Geografia e as Práticas Inclusivas para Alunos Surdos. 2013. (Outra).
Participação em bancas
SILVA, J. S.; Silva, Tailson Francisco Soares; Cunha, Marsone Araújo. Os métodos utilizados no ensino de Geografia em salas com deficientes auditivos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.
Melo, M.D.S.R; CARVALHO, F. J.;SILVA, J. S.. Desafios e possibilidades da agricultura familiar como meio de sobrevivência do homem no campo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.
Melo, M.D.S.R; CARVALHO, F. J.;SILVA, J. S.. A importância da agricultura familiar para a geração de emprego e renda no município de Arraial(PI). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.
Melo, M.D.S.R; CARVALHO, F. J.;SILVA, J. S.. Agricultura familiar no assentamento Araras em Amarante/PI: desafios e possibilidades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.
Melo, M.D.S.R; CARVALHO, F. J.;SILVA, J. S.. Contribuição dos Árabes para o desenvolvimento do comercio no espaço geográfico na cidade de Floriano-PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.
ARAUJO, Raimundo Lenilde de; Scabello, Andréa Lourdes Monteiro;SILVA, J. S.. O ensino de Geografia aos alunos portadores de autismo inseridos em turmas do ensino regular em Teresina-PI.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí.
Orientou
A importância da educação ambiental na Educação Infantil: Análise da Escola Educandário Manoel Rodrigues, Em Esperantina-PI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Juliana de Sousa Silva;
O descarte de lixo nas proximidades da UBS e Escola Maria Teles em Esperantina-PI: Perspectiva dos professores; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Juliana de Sousa Silva;
Análise do Ensino de Geografia para Surdo no Brasil: metodologias, práticas pedagógicas e perspectivas educacionais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Juliana de Sousa Silva;
Os impactos ambientais provocados pelo lixão Furna da Onça no município de Esperantina-PI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Juliana de Sousa Silva;
A importância da educação ambiental para alunos e professores de Geografia: O contexto da Unidade Escolar Estado da Paraíba; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Juliana de Sousa Silva;
Educação Ambiental em Esperantina: Sua importância no 7º ano da Unidade Escolar Petrônio Portela; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Juliana de Sousa Silva;
Perspectivas de professores locais sobre os problemas ambientais causados pelo rompimento da Barragem de Algodões em Cocal-PI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Juliana de Sousa Silva;
A Importância da Geografia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Juliana de Sousa Silva;
A importância da Geografia na formação do senso crítico do aluno nas series finais do Ensino Fundamental II: Análise da Escola Municipal Gervásio Lages Rebêlo - Esperantina-PI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Juliana de Sousa Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, J. S. ; Scabello, Andréa Lourdes Monteiro . O ensino de Geografia e o conceito de paisagem em uma turma de alunos surdos].[In: XVI Simpósio brasileiro de Geografia física e aplicada.. Revista Equador , v. 04, p. 1656-1662, 2015.
-
SILVA, J. S. ; Scabello, Andréa Lourdes Monteiro . O ensino de Geografia e os desafios na educação de surdos. In: Andrea Lourdes M. Scabello; Cleonice Carvalho Silva; Maria do Socorro P. Sousa Andrade; Raimundo Lenilde Araujo. (Org.). Geografia em debate. 1ed.Teresina: Edufpi, 2016, v. 1, p. 305-326.
-
SILVA, J. S. ; Scabello, Andréa Lourdes Monteiro . O ensino de Geografia e o conceito de paisagem em uma turma de alunos surdos].[In: XVI Simpósio brasileiro de Geografia física e aplicada.. In: XVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA., 2015, Teresina. Territórios Brasileiros: Dinâmicas, Potencialidades e Vulnerabilidades.. Teresina: EDUFPI, 2015. v. 16. p. 3088-3094.
-
SILVA, J. S. ; PEREIRA, R. C. . Desafios e possibilidades no ensino de Geografia para alunos Surdos: relato de uma experiência.. In: XIV Simpósio de Geografia da UESPI- 20 anos do curso de Geografia da UESPI: Trajetórias, Perspectivas e Desafios da Geografia no Brasil e no Piauí, 2014, Teresina. XIV Simpósio de Geografia da UESPI- 20 anos do curso de Geografia da UESPI: Trajetórias, Perspectivas e Desafios da Geografia no Brasil e no Piauí. Teresina: Juliana, 2014. v. 1. p. 40-43.
-
SILVA, J. S. ; Scabello, Andréa Lourdes Monteiro . O ensino de Geografia e o conceito de paisagem em uma turma de alunos surdos].[In: XVI Simpósio brasileiro de Geografia física e aplicada.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, J. S. ; PEREIRA, R. C. . Desafios e Possibilidades no Ensino de Geografia para Alunos Surdos: Relato de uma Experiência. [In: XIV Simpósio de Geografia da UESPI- Trajetórias, Perspectivas e Desafios da Geografia no Brasil e no Piauí]. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, J. S. . O ensino de Geografia e as práticas inclusivas para alunos surdos. [In: Caminhos e diretrizes da normatização de trabalhos científicos - UFPI]. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
SILVA, J. S. . Práticas pedagógicas inclusivas no ensino de Geografia para surdos. 2018. (Oficina).
SILVA, J. S. . Oficina de Libras. [ In: XIII Salão do Livro do Piauí- SALIPI ]. (Trabalho voluntário). 2015. (Oficina).
SILVA, J. S. ; Scabello, Andréa Lourdes Monteiro . Estratégias e recursos didáticos no ensino de Geografia para Surdos.[ In:II ENEESPI ? II Encontro de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: produção de conhecimento em contextos inclusivos. II Simpósio de Inclusão e Acessibilidade - UFPI].. 2015. (Oficina).
SILVA, J. S. . Percurso metodológico na pesquisa científica. [ In: Caminhos e diretrizes da normatização de trabalhos científicos V - UFPI]. 2015. (Minicurso).
SILVA, J. S. ; PEREIRA, R. C. . Noções básicas de Libras para o professor de Geografia: Reflexão e prática. [In: I I Fórum de Prática de Ensino em Geografia - UFPI] (Oficina). 2014. (Oficina).
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2015
Universidade Federal do PiauíVínculo: Estágio de Docência, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4
Outras informações:
Realização das atividades do Estágio de Docência, ministrando a disciplina Fundamentos da Educação Especial, sob orientação da professora Maria do Socorro Paixão Leal
2009 - 2016
Secretaria de Educação do ParáVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora efetiva, Carga horária: 40
2015 - 2015
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador II, Carga horária: 90
Outras informações:
Professora Formadora II da disciplina Conteúdo e Metodologia da Geografia, carga horária 90h, no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, período 2015.2, no Campus da Universidade Estadual do Piauí, em Uruçuí - PI, no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica PARFOR. Atividades pedagógicas com início em julho de 2015.
2016 - Atual
Secretaria de Educação do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Juliana de Sousa Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?