Eduardo Kinder Almentero

É professor adjunto do Departamento de Matemática (DEMAT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor em Engenharia de Software pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Engenharia de Software pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Engenharia de Requisitos, atuando nas áreas de elicitação, modelagem e análise. Atualmente, ministra disciplinas de Engenharia de Software e desenvolvimento Web e pesquisa sobre Transparência de Software voltada para sistemas Web.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Informática

2009 - 2013

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Dos Requisitos ao Código: Um Processo para Desenvolvimento de Software mais Transparente
Julio Cesar Sampaio do Prado Leite. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Tranparência de Software.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Engenharia de Requisitos. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.

Mestrado em Informática

2007 - 2009

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Re-engenharia do Software C&L para Plataforma Lua-Kepler Utilizando Princípios de Transparência,Ano de Obtenção: 2009
Orientador: Julio Cesar Sampaio do Prado Leite
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Engenharia de Requisitos; Léxico; Rastreabilidade; Tranparência de Software.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Engenharia de Requisitos.

Graduação em Ciencia da Computação

2001 - 2006

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Uma avaliação dos frameworks JADE e OpenCybele
Orientador: Vera Maria Benjamin Werneck

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Engenharia de Requisitos.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Ciência da Computação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LOPEZ, L. ; ALMENTERO, E. K. . Workshop em Engenharia de Requisitos. 2016. (Congresso).

DO PRADO LEITE, JULIO CESAR SAMPAIO ; ALMENTERO, EDUARDO . Workshop de Transparência em Sistemas. 2014. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

21st Workshop on Requirements Engineering. 2018. (Congresso).

Symposium On Applied Computing.Towards Software Modularization from Requirements. 2014. (Simpósio).

2013 IEEE Third International Workshop on Requirements Patterns (RePa). Uncovering product line variability from early requirement documents. 2013. (Congresso).

ER@BR 2013.Um processo para construção de software mais transparente. 2013. (Outra).

XV Ibero-American Conference on Software Engineering & XV Workshop on Requirements Engineering. 2011. (Congresso).

XXIV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2009. (Simpósio).

Third International i* Workshop. 2008. (Oficina).

XXII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2008. (Simpósio).

Workshop on Requirements Engineering. 2006. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Roxana Lisette Quintanilla Portugal

LEITE, J. C. S. P.ALMENTERO, E. K.; SCHWABE, D.. Mineração de Informações no Ecossistema GitHub para Apoiar à Elicitação de Requisitos. 2016. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Vitor Manuel Fragoso Ferreira

V.M.B. Werneck; COSTA, R. M. E. M.;ALMENTERO, E. K.. Comparação de Desenvolvimento Orientado a Agentes para Jogos Educacionais: Um estudo de caso. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Computacionais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Allan Ximenes Pereira

V.M.B. Werneck; SANTOS, N.;ALMENTERO, E. K.. Diretrizes para o planejamento de experimentos em jogos educacionais voltados para o ensino de Engenharia de Software. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Computacionais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo NovaesCoutinho

LEITE, J. C. S. P.ALMENTERO, E. K.; FIORINI, S. T.. Um Processo de Gerência de Estratégia de Rastreabilidade: Um Caso em Ambiente Oracle. 2014. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Edgar Sarmiento Calisaya

LEITE, J. C. S. P.; BORGES, M. R. S.;ALMENTERO, E. K.; LUCENA, C. J. P.; STAA, A. V.;V.M.B. Werneck. Analysis of Scenarios with Petri Nets. 2016. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Marília Guterres Ferreira

C. S. P. LEITE, JULIO; CASTRO, J. F. B.;ALMENTERO, E. K.; BARBOSA, S. D. J.; LIFSCHITZ, S.. Anticipating Change in Socio-technical Systems using an Organizational Based Strategic Perspective. 2016. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucas Souza de Oliveira Junqueira

LEAL, A. L. C.; Henrique P. Sousa;ALMENTERO, E. K.. Melhoria da Elicitação de Processos do MPS.BR com Uso de Métodos Orientados a Metas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

ALMENTERO, E. K.; SOUSA, H. P. S.; COSTA, R. J. M.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto Edital 48/2017. 2017. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

BRANCO, L. M. C.;ALMENTERO, E. K.; VIANNA, G. K.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO Edital 24/2017. 2017. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, A. P. A.;ALMENTERO, E. K.; QUADROS, J. R. T.. PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR ADJUNTO. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Elder José Reioli Cirilo

LEITE, J.;LUCENA, C.GARCIA, A.; WERNECK, V. M. B.;Cirilo, Elder. Dos Requisitos ao Código: Um Processo para Desenvolvimento de Software mais Transparente. 2013. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Carlos José Pereira de Lucena

LEITE, Julio Cesar Sampaio Do PradoLUCENA, C. J. P.GARCIA, ALESSANDRO; WERNECK, V. M.;CIRILO, E. R.. Dos Requisitos ao Código: Um processo para desenvolvimento de Software mais Transparente. 2013. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Vera MAria Benjamim Werneck

LEITE, J. C. P.; LUCENA, C. J.;WERNECK, VERA MARIA BENJAMIM. Dos Requisitos ao Código: Um Processo para Desenvolvimento de Software mais Transparente. 2013. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Vera MAria Benjamim Werneck

WERNECK, Vera M. B.. Dos Requisitos ao Código: Um Processo para Desenvolvimento de Software mais Transparente. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria Angela Adamoli de Morais

A EAD NA TERCEIRA IDADE; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Maria Rosa Silva Lourinha

AMBIENTES VIRTUAIS E MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ALGUMAS FERRAMENTAS FACILITADORAS DA APRENDIZAGEM; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Denis Lúcio De Lima

AMBIENTES VIRTUAIS E MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO: A INFLUÊNCIA DAS IMAGENS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - A IMPORTÂNCIA DO DESIGN GRÁFICO NO AMBIENTE DO EAD PARA ESTIMULAR OS ESTUDANTES; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Debora Gonçalves Aires

AMBIENTES VIRTUAIS E MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO: A INFLUÊNCIA DAS IMAGENS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - APONTAR OS POSSÍVEIS BENEFÍCIOS QUE O USO DE IMAGENS NA CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO POSSA TRAZER PARA O APRENDIZADO DOS ESTUDANTES DE EAD; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Amanda Barros Fuste

AMBIENTES VIRTUAIS E MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO: A INFLUÊNCIA DAS IMAGENS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - ANALISAR COMO A IMAGEM INFLUENCIA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA QUALIFICANDO OS AVA´s; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Angélica Aparecida Silva Arieira

AS POTENCIALIDADES DO USO DO VÍDEO EM EAD; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

DAYANE SILVA ARIEIRA

RELAÇÃO SOCIOAFETIVA EM EAD: FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO POTENCIALIZADORAS; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Beatriz Pacheco

A interação em cursos de EaD: um estudo de caso; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Bárbara de Fátima Rodrigues Silva

ANÁLISE DA INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAS NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM DE CURSOS NA MODALIDADE A DISTANCIA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

ANDRÉA DA COSTA VIEIRA

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (MOODLE): análise das ferramentas para o desenvolvimento da aprendizagem autônoma; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Marcelo dos Santos Moreira

A Educação Corporativa Alinhada à Estratégia Organizacional; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Silvia Salles Leite Lombardi

Compreendendo a Didática na Cibercultura: Um Estudo de Caso; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Marcia Cristina Teotônio de Lima

A Incorporação da Mídia como Instrumento Pedagógico na Sociedade do Conhecimento; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Elizabeth Kasue Oshiro Kobashigawa

O USO DO FACEBOOK COMO RECURSO PEDAGÓGICO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Helber Marcondes Da Silva

O USO DAS REDES SOCIAIS COMO AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO - ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Gislayne Christina De Azevedo

O USO DAS REDES SOCIAIS COMO AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO: REDES SOCIAIS ONLINE E A PEDAGOGIA DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Danilo Fogaça De Macedo

O USO DAS REDES SOCIAIS COMO AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO: O POTENCIAL EDUCATIVO DO FACEBOOK; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Adriana da Silva Santana

A INTERATIVIDADE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Leila Lourenço da Silva Souza

A INTERATIVIDADE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Priscila Custódio de Souza Ferreira

A INTERATIVIDADE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Vania de Souza

A INTERATIVIDADE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Alex Sandro Coitinho Sant'ana

WEB 2; 0, A EDUCAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO PRÓ-EDUCACIONAL DA FERRAMENTA BLOG: NOVAS PERSPECTIVAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CIBERESPAÇO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Alexandre Gonçalves

Tecnologias da web 2; 0 para EAD em dispositivos móveis; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Isabel Costa Cabral

MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO ON-LINE DA WEB 2; 0 NA EDUCAÇÃO: NOVAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Eliane Cristina Rocha

PLATAFORMA MOODLE E TEORIAS PEDAGÓGICAS; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Ilma Alberto Brandão de Souza

AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DA BIOLOGIA VIA PLATAFORMA MOODLE; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Leonardo Rosa

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DE PEDAGOGIA SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIAÇÃO DE AMBIENTES VIRUTAIS DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Sabrina Araujo de Almeida

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DE PEDAGOGIA SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIAÇÃO DE AMBINETES VIRUTAIS DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD) - Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Luan Soares de Andrade

MURCS - uma Ferramenta de Apoio a Gestão de Projetos de Software Ágeis; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Luís Felipe Bueno Rosado Lacerda

Uma proposta de alinhamento entre o NFR Framework, Cenários e o Léxico Ampliado da Linguagem; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Kinder Almentero;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Júlio Cesar Sampaio do Prado Leite

Dos Requisitos ao Código: Um Processo; 2013; Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Julio Cesar Sampaio do Prado Leite;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SARMIENTO, EDGAR ; LEITE, J. C. S. P. ; ALMENTERO, E. K. ; SOTOMAYOR ALZAMORA, GUINA . Test Scenario Generation from Natural Language Requirements Descriptions based on Petri-Nets. Electronic Notes in Theoretical Computer Science , v. 329, p. 123-148, 2016.

  • ALMENTERO, E. K. ; V.M.B. Werneck ; COPPIETERS, A. M. ; J.MARZULO, L. A. . Modelagem Orientada a Agentes utilizando MESSAGE. Cadernos do IME, v. 18, 2005.

  • NASCIMENTO, N. ; SOUSA, H. P. S. ; ALMENTERO, E. K. ; LEITE, J. C. S. P. . Aplicando Transparência no Domínio de Informação Sobre Saúde na Internet Uma Abordagem Visando o Cidadão.. In: Workshop de Transparência em Sistemas, 2018, Natal. VI Workshop de Transparência em Sistemas (WTranS), 2018.

  • PORTUGAL, ROXANA L. Q. ; LI, TONG ; SILVA, LYRENE ; ALMENTERO, EDUARDO ; DO PRADO LEITE, JULIO CESAR S. . NFRfinder. In: the XXXII Brazilian Symposium, 2018, Sao Carlos. Proceedings of the XXXII Brazilian Symposium on Software Engineering - SBES '18, 2018. p. 102.

  • SARMIENTO, EDGAR ; ALMENTERO, EDUARDO ; SOTOMAYOR, GUINA ; C. S. P. LEITE, JULIO . Mapping Textual Scenarios to Analyzable Petri-Net Models. In: 17th International Conference on Enterprise Information Systems, 2015, Barcelona. Proceedings of the 17th International Conference on Enterprise Information Systems, 2015. p. 494.

  • SARMIENTO, EDGAR ; LEITE, JULIO CESAR SAMPAIO DO PRADO ; ALMENTERO, EDUARDO . Analysis of Scenarios with Petri-Net Models. In: 2015 29th Brazilian Symposium on Software Engineering (SBES), 2015, Belo Horizonte-MG. 2015 29th Brazilian Symposium on Software Engineering, 2015. p. 90.

  • PORTUGAL, ROXANA LISETTE QUINTANILLA ; DO PRADO LEITE, JULIO CESAR SAMPAIO ; ALMENTERO, EDUARDO . Time-constrained requirements elicitation: reusing GitHub content. In: 2015 IEEE Workshop on JustInTime Requirements Engineering (JITRE), 2015, Ottawa. 2015 IEEE Workshop on Just-In-Time Requirements Engineering (JITRE), 2015. p. 5.

  • SARMIENTO, EDGAR ; LEITE, JULIO CESAR SAMPAIO DO PRADO ; ALMENTERO, EDUARDO . Using correctness, consistency, and completeness patterns for automated scenarios verification. In: 2015 IEEE Fifth International Workshop on Requirements Patterns (RePa), 2015, Ottawa. 2015 IEEE Fifth International Workshop on Requirements Patterns (RePa), 2015. p. 47.

  • ALMENTERO, E. K. ; LEITE, J. C. S. P. ; LUCENA, CARLOS . Towards Software Modularization from Requirements. In: Symposium On Applied Computing, 2014, Gyeongju. Symposium on Applied Computing, 2014. v. 1. p. 1007-1012.

  • SARMIENTO, E. ; ALMENTERO, EDUARDO ; DO PRADO LEITE, JULIO CESAR SAMPAIO . Aumentando a Transparência no Software C&L - Lua. In: II Workshop de Transpar^encia em Sistemas - WTranS, 2014, Londrina. Anais do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Londrina: Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina, 2014. v. 6. p. 39-44.

  • SARMIENTO, EDGAR ; LEITE, JULIO CESAR SAMPAIO DO PRADO ; ALMENTERO, EDUARDO . C&L: Generating model based test cases from natural language requirements descriptions. In: 2014 IEEE 1st International Workshop on Requirements Engineering and Testing (RET), 2014, Karlskrona. 2014 IEEE 1st International Workshop on Requirements Engineering and Testing (RET), 2014. p. 32.

  • ALMENTERO, EDUARDO ; CIRILO, ELDER ; LUCENA, CARLOS ; DO PRADO LEITE, JULIO CESAR SAMPAIO ; DE CASTRO LEAL, ANDRE LUIZ . Uncovering product line variability from early requirement documents. In: 2013 IEEE Third International Workshop on Requirements Patterns (RePa), 2013, Brazil. 2013 3rd International Workshop on Requirements Patterns (RePa), 2013. p. 35.

  • Milene Serrano ; Maurício Serrano ; LEITE, J. C. S. P. ; ALMENTERO, E. K. ; F. Napolitano ; M. Douglas ; D. loyola . Uma Proposta para Avaliação de Equipes de Requisitos.. In: WER - Workshop on Requirements Engineering, 2008, Catalonia. Uma Proposta para Avaliação de Equipes de Requisitos, 2008. p. 34-44.

  • Milene Serrano ; Maurício Serrano ; F. Napolitano ; ALMENTERO, E. K. ; M. Douglas ; D. loyola ; B. Rezende ; LEITE, J. C. S. P. . Avaliação Experimental de um Método para Avaliação de Equipes de Requisitos. In: XXII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 2008, Campinas. Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. Porto Alegre: Sociadade Brasileira de Computação, 2008. v. 1. p. 124-139.

  • V.M.B. Werneck ; L. F. Pereira ; T. S. Silva ; ALMENTERO, E. K. ; L. M. Cysneiros . Monitor Glicêmico: Um Sistema Multi-Agentes para Controle de Diabetes. In: X CBIS - Congresso Nacional de Informática na Saúde, 2006, Florianópolis. CD do X Congresso Nacional de Informática na Saúde, 2006. v. 1. p. 1200-1210.

  • V.M.B. Werneck ; L. F. Pereira ; ALMENTERO, E. K. ; T. S. Silva ; L. M. Cysneiros . Uma Avaliação da Metodologia MAS-CommonKADS. In: III Workshop on Software Engineering for Agent-oriented Systems, 2006, Florianópolis. Anais do Workshop on Software Engineering for Agent-oriented Systems. Florianópolis: Sociedade Brasileira de Computação, 2006.

  • ALMENTERO, E. K. ; LEITE, J. C. S. P. . Um processo para construção de software mais transparente.. In: ER@BR 2013, 2013, Rio de Janeiro. Proceedings of Requirements Engineering@Brazil 2013. Aachen: CEUR Workshop Proceedings (CEUR-WS.org), 2013. v. 1. p. 1-6.

  • LEAL, A. L. C. ; ALMENTERO, E. K. ; Herbet Cunha ; Henrique P. Sousa ; LEITE, J. C. S. P. . Bula de Software: Uma estrutura Definida para Promover Melhoria da Transparência em Software. In: XV Ibero-American Conference on Software Engineering & XV Workshop on Requirements Engineering, 2012, Buenos Aires. Proceedings of XV Ibero-American Conference on Software Engineering & XV Workshop on Requirements Engineering, 2012.

  • ALMENTERO, E. K. ; V.M.B. Werneck . Ambiente Desenvolvimento de Software-Paradigma Orientado a Agentes. In: 14a Semana de Iniciação Científica, 2005, Rio de Janeiro. 14a Semana de Iniciação Científica, 2005. v. 1. p. 197A.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ALMENTERO, E. K. ; LEITE, J. C. S. P. . C&L - Cenários e Léxicos. 2008.

LEITE, J. C. S. P. ; ALMENTERO, E. K. ; Maurício Serrano ; Milene Serrano ; CAPPELLI, C. . Transparência de Software. 2010; Tema: Transparência de Software. (Site).

LEITE, J. C. S. P. ; ALMENTERO, E. K. ; Maurício Serrano ; CAPPELLI, C. ; Herbet Cunha . Software Transparency. 2010; Tema: Software Transparency. (Site).

LEITE, J. C. S. P. ; ALMENTERO, E. K. ; Herbet Cunha ; MONSALVE, E. S. . Grupo de Pesquisa em Engenharia de Requisitos. 2010; Tema: Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Transparência de Software. (Site).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Uma Abordagem Baseada em Catálogo para Reuso de Operacionalizações de Requisitos Não Funcionais Relacionados à Transparência de Software com Intuito de Promover a Construção de Software mais Transparente, Descrição: Transparência, no sentido de translúcido, é um conceito difuso, que tem adquirido uma importância cada vez maior em uma grande variedade de âmbitos, como social, econômico e político. Recentemente, este conceito tem sido explorado também no contexto de software. Esta demanda por transparência em software é natural, uma vez que este está cada vez mais presente em nosso cotidiano e é responsável por gerir esferas importantes de nossas vidas como, por exemplo, a financeira, através de softwares que permitem a execução de operações bancárias pela internet.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2007 - Atual

    Sistemas de Software Transparentes, Descrição: O interesse pelo conceito de transparência de software foi uma dos resultados de um período como visiting scholar (2003 2004) na Universidade de Toronto. Com o aprofundamento no entendimento sobre as representações intencionais, passamos a melhor entender a importância da transparência. Ficou claro que precisamos buscar maneiras mais transparentes de informar a sociedade sobre o software que permeia processos e artefatos que envolvem digitalização. As teses de doutorado de Lyrene Fernandes (Características Transversais) e Antonio de Pádua (Modelagem Intencional i*) foram determinantes no início desse novo projeto. Os resultados de mestrado de Edson Moraes (Identificação de Fontes de Informação), Herbet Cunha (característica de segurança) e Ana Cerqueira (Ontologia e Processos) foram pontos de confirmação do rumo de nossas pesquisas. Hoje o tema Transparência de Processos está sendo estudado pela pesquisadora Claudia Cappelli (Doutorado) e o tema de rastreabilidade de agentes vem sendo estudado pelo Maurício Serrano. A Claudia Cappelli ganhou um prêmio IBM com base em seu trabalho. Este projeto pretende continuar a profícua cooperação com a Universidade de Toronto no estudo de modelos intencionais e modelos de agentes de software. Contamos com o apoio da Capes, da Faperj e do CNPq.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2001 - 2009

    Nutri-FUZZY-ORIXÁS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vera Maria Benjamim Werneck em 05/12/2013., Descrição: NUTRY-FUZZY-ORIXÄS é um projeto interdisciplinar abrangendo as áreas de Nutrição, Matemática Aplicada e Ciências da Computação. Na Nutrição, o projeto está testando algoritmos, apresentados na literatura especializada, que possibilitem verificar a interação entre os nutrientes e nutrientes e fatores anti-nutricionais, os quais participam do sistema complexo referente à biodisponibilidade de nutrientes para garantir uma qualidade nutricional para grupos populacionais específicos e posteriormente avançar em modelos tendo o apoio em Sistema Lógico Fuzzy. Na Ciência da Computação está sendo construído o sistema NUTRI-BIO-Expert, um sistema baseado em conhecimento para auxiliar os nutricionistas e profissinais afins a melhor compreender a biodisponobilidade de nutrientes... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática. , Rodovia BR-465, UFRRJ, 23897000 - Seropédica, RJ - Brasil, Telefone: (21) 21430355, Ramal: 108, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 05/2017

      Direção e administração, Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, .,Cargo ou função, Vice Coordenador.

    • 11/2017 - 12/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas (ICE), .,Cargo ou função, Comissão de Sindicância.

  • 2009 - Atual

    Laboratório de Engenharia de Software da PUC-Rio

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Atua como parceiro para pesquisa junto ao Laboratório de Engenharia de Software

  • 2011 - 2011

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 4

  • 2001 - 2009

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2006 - 2007

    4 Seniors

    Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.