Marcela Rocha Camurça Mendes

Atualmente é Gerente de Tecnologia - Unum Tecnologia e Consultoria em Informática. Tem experiência de 13 anos na área de Construção de Software, com ênfase em construção e análises de sistemas ERP com maior especialização no varejo, tendo participado de projetos de empresas de grande porte. Possui elevada experiência em aplicação de métodos de desenvolvimento de software de forma eficiente, voltado para resultados que atendam a necessidade do cliente e garantam qualidade.

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação interrompida em 2008 em Ciências da Computação

2005 - interrompida

Universidade Federal do Ceará
Ano de interrupção: 2008

Curso técnico/profissionalizante

1999 - 2002

Instituto Federal do Ceará - Reitoria

Formação complementar

2011 - 2011

Desenvolvimento e Liderança. (Carga horária: 34h). , Instituto Nacional de Excelência Humana.

2007 - 2007

Identidade Pessoal. , Maria Luiza Takeshima.

2007 - 2007

Identidade Pessoal II. , Maria Luiza Takeshima.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Unum Tecnologia e Consultoria em Informática. , Av. Santos Dumont, 2828 Sala 408, Aldeota, 60150161 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 30891100, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - Atual

Unum Tecnologia e Consultoria em Informática

Vínculo: Sócio de capital, Enquadramento Funcional: Gerente de Tecnologia

Outras informações:
- Gestão da integração dos módulos do sistema ERP garantindo modelos de dados padronizados propiciando a escalabilidade para o desenvolvimento de novas funcionalidades do sistema, promovendo a comunicação entre os arquitetos de softwares das diversas equipes responsáveis pelos módulos do sistema. - Gerar melhorias no processo de desenvolvimento de software, alinhado com as diretrizes da empresas. - Participar das escolhas de tecnologias a serem utilizadas e desenvolvidas dentro da UNUM para atender necessidades dos clientes e de melhorias do Sistema UNUM. - Gestão da disseminação de conhecimento técnico e métodos de trabalho de desenvolvimento. - Treinamento on-the-job: desenvolvimento de equipes, aprimorando a análise de desenvolvimento de melhorias no sistema e capacitação dos arquitetos de softwares e analistas de negócios, com execução na prática, nos conceitos e técnicas de análise de sistema e foco em definição de escopo voltado para atendimentos às reais necessidades dos clientes; - Suporte à qualidade: definir critérios de qualidade de desenvolvimento de software, definir forma de auditoria destes critérios; - Planejar e acompanhar o desenvolvimento de versões do sistema; - Definir metodologias de desenvolvimento que melhor tragam resultados para nossos clientes, ou seja, mais eficientes e com garantia de qualidade; - Analisar de forma macro os projetos definindo as estratégias para implantação e as diretrizes das customizações; - Gestão de indicadores do sistema UNUM definindo processos que precisam ser melhorados no fluxo de desenvolvimento, visando qualidade e eficiência;

2010 - 2010

Unum Tecnologia e Consultoria em Informática

Vínculo: Sócio de capital, Enquadramento Funcional: Arquiteto de Software, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Análise das necessidades de customizações de clientes, definindo a solução no sisema UNUm nas áreas: Compras, Vendas, Comissão, Meta, Precificação, Fiscal, Marketing - Atuação como arquiteta de software, definindo melhorias significativas no sistema em projetos no segmento de varejo de empresas de grande porte. Atuação realizando revisão de códigos, definição de solução, formação da equipe de analistas de sistema, desenvolvedores e de analistas de negócios. Definição de padrão de documentação técnica e acompanhamento das melhorias realizadas.

2007 - 2010

Jose Luis e Prado Associados

Vínculo: Sócio de serviço, Enquadramento Funcional: Arquiteto de Software, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Análise das necessidades de customizações de clientes, definindo a solução no sisema UNUm nas áreas: Compras, Vendas, Comissão, Meta, Precificação, Fiscal, Marketing - Atuação como arquiteta de software, definindo melhorias significativas no sistema em projetos no segmento de varejo de empresas de grande porte. Atuação realizando revisão de códigos, definição de solução, formação da equipe de analistas de sistema, desenvolvedores e de analistas de negócios. Definição de padrão de documentação técnica e acompanhamento das melhorias realizadas.

2005 - 2007

Jose Luis e Prado Associados

Vínculo: Sócio de serviço, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de Software, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Análise e desenvolvimento de melhorias no Frente de Loja do Sistema UNUM - Participação no desenvolvimento da funcionalidade de pré-venda e caixa de recebimento de títulos - Participação de projetos de empresa no segmento de varejo, magazine de grande porte com atuação no Norte, Nordeste

Atividades

  • 04/2005

    Pesquisa e desenvolvimento .,Linhas de pesquisa

2007 - 2007

Ifactory Solutions Informatica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de Software, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Desenvolvimento utilizando tecnologia j2ee; - Utilização da ferramenta Vignette para desenvolvimento de portais; - Participação como desenvolvedora no projeto da Motorola para melhorias no seu portal, utilizando as tecnologias mencionadas acima;

2002 - 2005

Secrel Soluções Comerciais Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Análise e desenvolvimento de soluções do ERP nas áreas de Frente de Loja, Retaguarda de Loja e Back Office do sistema Well.com Solutions (ERP). - Preparação de novos profissionais de desenvolvimento, no Sul do país, capacitando-os para o desenvolvimento de customização para atendimento de empresa de grande porte no segmento de Eletro e com atuação no Sul e Sudeste - Participação desenvolvendo e analisando melhorias do ERP para atender demandas de customização de empresas de pequeno, médio e grande porte nos segmentos de Eletro, Ótica, Farmácia e Cosméticos.

2001 - 2002

Secrel Soluções Comerciais Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Estágio em desenvolvimento de ERP no segmento de varejo voltado para empresas de pequeno porte; - Equipe de manutenção do sistema Well.com Loja (software de prateleira empresas de pequeno porte) - Estágio em desenvolvimento e análise de sistemas voltado para o segmento de varejo de empresas de grande porte na região Norte, Nordeste e Sul. Participando da construção do sistema Well.com Solutions (ERP)

Atividades

  • 11/2001 - 04/2005

    Pesquisa e desenvolvimento .,Linhas de pesquisa