Edivaldo Góis Junior
É Professor Associado da UNICAMP. Realiza estágio de pós-doutorado no Departamento de História da USP, sob a supervisão do Professor Titular Carlos Alberto de Moura Ribeiro Zeron. Livre Docente pela Unicamp na disciplina História da Educação Física. Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Bacharel em História pela USP e Licenciado em Educação Física pela UNESP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível C, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador associado do Centro de Memória Unicamp (CMU). É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp, na linha Educação e História Cultural; e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Unicamp, na área de concentração Educação Física e Sociedade. É Líder do Grupo de Pesquisas CORPO e EDUCAÇÃO, vice-líder do Grupo de Pesquisa Memória, História e Educação - MEMÓRIA, Editor da Resgate: revista interdisciplinar de cultura e Editor Associado da revista Pro-posições. É membro da Comissão de Avaliação Quadrienal da CAPES na Área 21. Foi Coordenador Associado do Centro de Memória da Unicamp-CMU (2019-2021) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Unicamp entre (2017-2019). Foi editor da Revista Conexões (2016-2022). Foi Vice-presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2015-2017), entidade científica da área de Educação Física filiada à SBPC e Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UFRJ (2011-2012). Em âmbito internacional, em colaboração com o Prof. Mark Dyreson, historiador da Pennsylvannia State University, publicou um artigo no periódico International Journal of the History of Sport e um capítulo no livro Sport in the Americas, editora Routledge. Tem experiência na área da educação atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, história da educação física e do esporte, história do corpo em seus processos de envelhecimento, juventudes, higiene e educação.
Informações coletadas do Lattes em 25/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação Física
2000 - 2003
Universidade Gama Filho
Título: O século da Higiene. Uma história de intelectuais da saúde. (Brasil, século XX)
Orientador: Hugo Rodolfo Lovisolo
, Ano de obtenção: 2003. Palavras-chave: Educação Física; Higienismo; Saúde; Saúde Pública; Corpo.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física e Cultura / Especialidade: Produção Histórica Em Educação Física. Setores de atividade: Educação; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Saúde Humana.
Mestrado em Educação Física
1998 - 2000
Universidade Gama Filho
Título: Os Higienistas e a Educação Física: a história dos seus ideais, Ano de Obtenção: 2000
Hugo Rodolfo Lovisolo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação Física; Saúde; Higienismo.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física e Cultura / Especialidade: Produção Histórica Em Educação Física. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação.
Pós-doutorado
2023
Livre-docência. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. , Título: Juventudes e velhices: uma história de práticas de educação física em São Paulo e no Rio de Janeiro em períodos do século XX, Ano de obtenção: 2023., Palavras-chave: História; Educação Física; Saúde.
2026
Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Organização de eventos
GOIS JUNIOR, EDIVALDO ; PAULILO, A. L. ; ROCHA, H. H. P. . IV Seminário de Estudos e Pesquisa em Educação e História Cultural. 2025. (Outro).
PAULILO, A. L. ; ROVERI, F. ; ROCHA, H. H. P. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . VI Seminário Historiografias da Cultura. 2025. (Congresso).
NUNES, M. L. F. ; GOIS JR., Edivaldo . XX Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, Comissão de Avaliação.. 2025. (Congresso).
PAULILO, A. L. ; HADLER, M. S. D. ; GOIS JUNIOR, EDIVALDO ; BARBOSA, A. A. F. ; BERTO, A. C. C. ; PINTO JUNIOR, A. ; BERTO, J. P. . XI Seminário Nacional do Centro de Memória-Unicamp, Comissão Organizadora e de Trabalho.. 2023. (Congresso).
PAULILO, A. L. ; GOIS JUNIOR, E. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . X Seminário Nacional do Centro de Memória Unicamp. 2021. (Congresso).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . VII FÓRUM DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO ESPORTE. 2017. (Outro).
SOARES, C. L. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; QUITZAO, E. . Coordenador Greal do XIV Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física. 2016. (Congresso).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Fórum Permanente Educação do Corpo: ciências humanas e práticas pedagógicas. 2015. (Outro).
ARRUDA, M. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . VI Congresso de Ciência do Desporto. 2015. (Congresso).
HONORATO, T. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . XIII Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física. 2014. (Congresso).
SOARES, A. J. G. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Seminário Educação do Corpo: história, memórias e práticas sociais. 2013. (Congresso).
Participação em eventos
33o. Simpósio Nacional de História.Esportes para as juventudes e a ditadura brasileira em uma imprensa alternativa nas décadas de 1960 e 1970. 2025. (Simpósio).
XX Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa.. Comissão Científica. 2025. (Congresso).
XXIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. 20 anos do GTT Memórias da Educação Física e Esporte: balanço e perspectivas. 2025. (Congresso).
XXIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Esportes e a ditadura brasileira em uma imprensa alternativa na década de 1970. 2025. (Congresso).
International Society for the History of Physical Education and Sport- ISHPES Congress 2024. Scientific Committee. 2024. (Congresso).
International Society for the History of Physical Education and Sport- ISHPES Congress 2024. Manoel Baragiola: a history of Atlantic connections, and of gymnastics for youth. 2024. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Os esportes e as juventudes em O Pasquim (1969-1980). 2024. (Congresso).
Encontro Temático: Impactos da Avaliação da área 21 (2017/2020) sobre a produção de pesquisadores das subáreas sociocultural e pedagógica da Educação Física. 2022. (Encontro).
III Encontro Nacional de Historiadores do Esporte.Comissão Científica Externa. 2022. (Encontro).
Reunião da Coordenação da Área 21 da CAPES com os Programas de Pós-Graduação. 2022. (Encontro).
V Seminário Historiografias da Educação. 2022. (Seminário).
I Colóquio CORPO FALA.Ditadura e história do esporte. 2021. (Simpósio).
X Seminário Nacional Centro de Memória Unicamp.Coordenador do GT (Grupo de Trabalho) Memória, esportes e divertimentos.. 2021. (Seminário).
XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. 2021. (Congresso).
Seminário de Pesquisa História & Memória - CMU.A luta contra a morte: os corpos e uma história das velhices na década de 1930.. 2020. (Seminário).
Seminários de Pesquisa História & Memória - CMU. 2019. (Seminário).
VI Colóquio de Pesquisa Educação e História Cultural - Por que ler Raymond Williams no século XXI? Cri.Comissão Científica. 2019. (Seminário).
VII Congresso de Ciência do Desporto. Sessão de tema-livre Ciências humanas. 2019. (Congresso).
XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. História, memória e Educação Física no século XX. 2019. (Congresso).
16o. Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia.Uma história da velhice e do rejuvenescimento nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro na década de 1930. 2018. (Seminário).
Fórum Nacional de Pós-Graduação em Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.Produção intelectual em livros: o Qualis-livros.. 2018. (Encontro).
VI Congresso Sudeste de Ciências do Esporte. Regulamentação da profissão: o conselho profissional na atuação docente em Educação Física. 2018. (Congresso).
VIII Fórum de Pós-graduação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.MULTI E INTERDISCIPLINARIDADE NAS PROPOSTAS DA CAPES E SUAS RESSONÂNCIAS PARA O FINANCIAMENTO E A AVALIAÇÃO NA ÁREA 21. 2018. (Encontro).
69a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. INOVAÇÃO, DIVERSIDADE E TRANSFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA E SEUS IMPACTOS NA ESCOLA BÁSICA. 2017. (Congresso).
Fórum Nacional de Pós-Graduação em Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia E Terapia Ocupacional - Área 21 ? Capes.Representante do Programa de Pós-graduação da Unicamp. 2017. (Encontro).
IX Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultural Corporal. Comissão Científica. 2017. (Congresso).
VII Congresso dos Professores de Educação Física Escolar. Comissão Científica. 2017. (Congresso).
XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/ VII CONICE. Comissão Científica. 2017. (Congresso).
XXIX Simpósio Nacional de História.A juventude em um país ?moderno?: representações sobre a educação física em São Paulo e no Rio de Janeiro na década de 1930. 2017. (Simpósio).
15°. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Georges Demeny: discursos científicos e a ginástica francesa no fim do século XIX e início do XX. 2016. (Congresso).
68a. Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da da Ciência).Assembleia de sócios do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. 2016. (Encontro).
I Semiário do MARGEM. 2016. (Seminário).
VI Fórum de Pós-Graduação do CBCE.A contribuição da Pós-Graduação em Educação Física na Educação Básica brasileira. 2016. (Encontro).
XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Manoel Baragiola e o ensino da gymnastica na Escola Normal de São Paulo. 2016. (Congresso).
XIV Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física. História das práticas de saúde e suas relações com a Educação Física. 2016. (Congresso).
Encontro de Pesquisadores da subárea sociocultural e pedagógica da Educação Física.Grupo de trabalho para elaboração de documento para área 21 da Capes. 2015. (Encontro).
XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. O Esporte Brasileiro para além dos Jogos Rio 2016. 2015. (Congresso).
XXVIII Simpósio Nacional de História.Higiene e educação física escolar na imprensa do Rio de Janeiro (1930-1939). 2015. (Simpósio).
Carreira em Educação Física - 2014.A carreira na Educação Física Escolar. 2014. (Encontro).
V Congresso de Ciência do Desporto. Membro da Comissão Científica. 2014. (Congresso).
V Fórum de Pós Graduação em Educação Física.Desafios e dilemas da PG em Educação Física: entre o produtivismo acadêmico e a ética na pesquisa.. 2014. (Encontro).
VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte. Avaliador de trabalhos. 2014. (Congresso).
VIII Seminário do CEMEF.A Educação Física na Associação Brasileira de Educação e o discuso da intervenção social(1927-1932). 2014. (Seminário).
XIII Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física.. Práticas e prescrições sobre o corpo: a dimensão educativa dos métodos ginásticos. 2014. (Congresso).
XXII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Orientação de IC. História da Educação Corporal em instituições de ensino: a influência da produção intelectual higienista em São Paulo. 2014. (Congresso).
Colóquio de Pesquisa em História da Educação.Práticas e prescrições sobre o corpo. 2013. (Encontro).
Diretoria Nacional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.Reunião científica. 2013. (Encontro).
Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Grad em Ed. Física. 2013. (Encontro).
Seminário Educação do Corpo: história, memórias e práticas sociais.Educação do Corpo: possibilidades de pesquisa. 2013. (Seminário).
Seminário Internacional de Ginástica da Unicamp. 2013. (Seminário).
VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Georges Demeny e Fernando de Azevedo: por uma Educação Física sem excessos. 2013. (Congresso).
VII Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal. História da Educação Física no Brasil. 2013. (Congresso).
XIV Seminário O Lazer em Debate.Parecerista. 2013. (Seminário).
XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/ V Conice. Ginástica, Esporte e Natureza. 2013. (Congresso).
I Ciclo de Palestras do NESPEFE-UFRJ.Educação do corpo e história. 2012. (Seminário).
IV Congresso Sudeste de Ciências do Esporte. Memórias da Educação Física e Esporte. 2012. (Congresso).
IV Congresso Sudeste de Ciências do Esporte. Grupo de Trabalho Temático "Memórias da Educação Física e Esporte". 2012. (Congresso).
Jornada de Iniciação Científica da UFRJ.A influência do higienismo no Colégio Pedro Segundo nas aulas de educação física. 2012. (Encontro).
VI Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte. Parecerista. 2012. (Congresso).
VII Seminário do CEMEF-UFMG.A Educação Física e as artes circenses no início do século XX. 2012. (Seminário).
V Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal. História da Educação Física e Esporte: minicurso. 2011. (Congresso).
XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Profissionalismo "Marrom" do futebol na imprensa paulista: (1920-1930). 2011. (Congresso).
IV Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal. O corpo entre o lazer e Educação Física. 2010. (Congresso).
V Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura. A atividade de aventura e suas implicações na Gestão Ambiental. 2010. (Congresso).
VII Encontro de Iniciação Científica.Higienismo, Saúde e Educação Física: introdução da educação física em escolas paulistanas (1870-1910). 2010. (Encontro).
XVI Simpósio Multidisciplinar da USJT.A influência das revoluções francesa e industrial na estruturação do método ginástico francês.. 2010. (Simpósio).
II Simpósio Internacional Ciência do Desporto.Cristianismo, Saúde e Educação Física: introdução da Educação Física em Escolas Paulistanas (1920-1940). 2009. (Simpósio).
Plano Estadual de Esporte Educacional da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.Síntese e Redação do Seminário. 2009. (Seminário).
Simpósio Interdisciplinar Universidade São Judas Tadeu.Educação Física Escolar na Ditadura Militar em Jundiaí (1964-1985). 2009. (Simpósio).
XI Congresso Brasileiro de História do Esporte, Educação Física, Lazer e Dança. Práticas Corporais, historiografia e Fontes. 2009. (Congresso).
X Simpósio Internacional sobre Processo Civilizador.MOVIMENTO HIGIENISTA E O PROCESSO CIVILIZADOR:: Apontamnetos Metodológicos. 2007. (Simpósio).
XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. O "novo" higienismo dos anos de 1980 e 90: um pensamento brasileiro sobre Educação Física e Saúde. 2007. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro de Ciências dp Esporte. O "novo" higienismo dos anos de 1980 e 90: um pensamento brasileiro sobre Educação Física e Saúde. 2007. (Congresso).
I Congresso Brasileiro Científico Popular de Educação Física da UNESP. História do movimento estudantil de Educação Física. 2006. (Congresso).
II Congresso Latinoamericano de História de la Educación Física. EDUCAÇÃO FÍSICA, HIGIENISMO E RAÇA:(Brasil, 1930-40). 2006. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Descontinuidades e Continuidades do Movimento Higienista na Educação Física Brasileira. 2004. (Congresso).
V Fórum Olímpico. Uma História dos periódicos da Educação Física e seu discurso sobre esporte e saúde. 2004. (Congresso).
XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Movimento Higienista e Positivismo: os limites de suas relações na questão da Educação Física. 2003. (Congresso).
Fórum Olímpico 2002. Higienismo e Olimpismo:campo de disputas entre positivismo e humanismo?. 2002. (Congresso).
V Convenção Acadêmica da UNINOVE.. 2002. (Outra).
VIIe Congrés International du Comité Européen de L´Historie Du Sport.. Ideal hygienist and a Physical Education Brazilian in the decade of thirty. 2002. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Higienismo e Positivismo no Brasil: Unidos e separados nas campanhas sanitárias. 2002. (Congresso).
I Semana de Práticas Investigativas de Eduação Física.O Conceito de Saúde e a Educação Física. 2001. (Encontro).
XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Os ideais higienistas e a Educação Física na década de trinta.. 2001. (Congresso).
VII Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Ed. Física.. O Movimento Higienista na historiografia da Ed. Física Brasileira. 2000. (Congresso).
VIII Seminário de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer.O Velho e o novo higienismo da Educação Física Brasileira.. 1999. (Seminário).
VI Congresso Brasileiro de História da Educação Física. Revista Educação Physica (1932-1945): Hábitos higiênicos e cuidados com o corpo.. 1998. (Congresso).
Congresso Mundial de Educação Física da AISEP. Nacionalismo e a Revista Educação Physica (1932-1945). 1997. (Congresso).
X Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Nacionalismo e a Revista Educação Physica (1932-1945). 1997. (Congresso).
Esporte no Processo Civilizatório e Violência no Futebol.. 1996. (Simpósio).
IV Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física.A Revista Educação Physica (1932-1945): Relatos e Discussões.. 1996. (Encontro).
XVII Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física. 1996. (Encontro).
IV Encontro Paulista de Estudantes de Administração. 1995. (Encontro).
XVI Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física.. 1995. (Encontro).
III Encontro para discutir qualidade em eventos e práticas esportivas.. 1994. (Encontro).
Participação em bancas
SOARES, C. L.; MEDEIROS, D. C. C.;GOIS JUNIOR, EDIVALDO. Uma educação pela natureza: os rios, o remo e os clubes de regatas do interior paulista (1907-1936). 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
SILVA, M. A. C.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. A disciplinarização dos corpos e das mentes nas escolas públicas de turno único (Escolas do Amanhã) no município do Rio de Janeiro. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GOIS JR., Edivaldo; BERTUCCI, L. M.; ROCHA, H. H. P.. Saúde, doença e educação do corpo nos escritos de Mário de Andrade. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
GOIS JR., EdivaldoMELO, V. A.; NICOLAU NETO, M.. Os bancários no futebol paulistano: a experiência de uma categoria profissional no esporte (1929-1945). 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
AMARAL, S. C. F.; SILVA, L. P.;GOIS JUNIOR, E.. Práticas de divertimento em Campinas no fim do século XIX (1870-1900): tensões e conformidades com o desenvolvimento capitalista. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo; ROCHA JUNIOR, C. P.; GIGLIO, S. S.. Representações do pugilismo e identidade nacional no periódico ítalo-paulista Il Pasquino Coloniale (décadas de 1920 e 1930). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo; MOURÃO, L. N.; ALTMANN, H.. O paradoxo está em jogo: as representações da mídia imprensa sobre a seleção brasileira feminina de futebol na década de 1930. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo; ROCHA JUNIOR, C. P.;MELO, V. A.. Sentindo pulsar o coração lusitano: o associativismo recreativo e esportivo dos portugueses na cidade de São Paulo (década de 1930). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
MORENO, A.; BAIA, A. C.; GALVAO, Ana Maria O.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; VAGO, T. M.. Itinerários de Ludvig Gideon Kumlien e a (re)produção da ginástica sueca (1895-1921). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ROCHA JUNIOR, C. P.;GOIS JUNIOR, EDIVALDO; LEIRO, A. C. R.. A Ginástica como prática educativa na Bahia (1850-1920). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.
LARA, L. M.;GOIS JUNIOR, EDIVALDO; HEROLD JUNIOR, C.. A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DINÂMICAS DE UM MOVIMENTO EM CONSTRUÇÃO. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.
AMARAL, S. C. F.; RODRIGUES, J. P.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Lazer e educação física na primeira metade do século XX: um estudo de afinidades eletivas. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GÓIS JUNIOR, EdivaldoMELO, V. A.; GIGLIO, S. S.. Processos identitários relacionados ao esporte na mídia impressa: o caso do Basquetebol Masculino Bicampeão Mundial (1959-1963). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo; PAULILO, A. L.; SOARES, C. L.. Educação do corpo na Associação Brasileira de Educação: as Semanas de Educação (1928-1935). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
ROBLE, O.; MENDONCA, S.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. O homem forte na filosofia de Nietzche: uma inspiração para rediscutir a noção de força na educação física. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
SOARES, C. L.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; BITTENCOURT, A. B.. Educação, corpo e natureza na obra O Emilio de Jean-Jacques Rousseau. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
SOOMA, J. C.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; RIZZINI, I.. Os possíveis comparecimentos do movimento higienista no Imperial Collegio de Pedro II: entre saberes, tradições e práticas. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MORENO, A.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; FONSECA, T. N. L. E.. A aliança dos contrários: a ginástica protagonizada no circo (Brasil, 1840-1880). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo; ROCHA, H. H. P.; SOARES, C. L.. Práticas corporais em estabelecimentos educacionais salesianos no Brasil: histórias do Colégio Salesiano Santa Rosa e do Liceu Coração de Jesus (1900-1930). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
REIS, H. H. B.; HOLANDA, B. Buarque de;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. A doce recordação do que não vivi: a formação da identidade nacional no futebol (1938-1950). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
DAOLIO, J.; BETTI, M.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Diferenças, inclusão e educação física: significados atribuídos pelas crianças. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
NAZARENO, C.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; GOMES, I. M.. Limites e possibilidades da Educação Física nas políticas públicas de saúde de Vitória-ES. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo.
CUNHA JUNIOR, C. F.; MOURÃO, L. N.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. O Futebol em Juiz de Fora: uma perspectiva atrvés da imprensa (1904-1914). 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CUNHA JUNIOR, C. F.GÓIS JUNIOR, Edivaldo; MOURÃO, L. N.. A produção do conhecimento em Educação Física Escolar no Brasil (2001-2010). 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SIMÕES, J. L.GÓIS JUNIOR, Edivaldo; PAULO, A. M.. O Instituto de Educação de Pernambuco na sua primeira década (1946-1955): em cena, as práticas das atividades físicas na memória das normalistas. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.
CUNHA JUNIOR, C. F.GÓIS JUNIOR, Edivaldo; YAZBECK, D. C. M.. O discurso dos médicos mineiros na segunda metade do século XIX: reflexões sobre higiene da infância. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SILVA, S. A.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; RODRIGUES, G. M.. A influência francesa na estruturação da Escola de Educação Física da Polícia Militar de São Paulo (1906-1932). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.
TOLEDO, E.;GÓIS JUNIOR, EdivaldoNISTA-PICCOLO, V.L.. Uma história do desenvolvimento da Ginástica Artística Paulista. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.
NISTA-PICCOLO, V.L.; AYOUB, E.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Hip hop e Educação Física Escolar. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.
VELLARDI, M.; CORREIA, W. R.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. A saúde nas aulas de Educação Física Escolar: uma trajetória resgatada pela história oral. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.
SILVA, S. A.; BASTOS, F.C.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Formação Profissional do Gestor Esportivo: Estudo sobre competências necessárias ao desempenho da função em academias esportivas. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.
MIRANDA, M. L. J.; BRETAS, A. C. P.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Projeto Sênior para a vida ativa: uma pesquisa participante. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.
SIMÕES, J. L.; SOUZA, E. F.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. MENTE E CORPO SADIO: a educação física e esportes nos colégios católicos do Recife durante o Estado Novo (1937-1945). 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.
SILVA, S. A.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; VELLARDI, M.. Estudo sobre a utilização dos métodos de ensino para Jogos Desportivos Coletivos na formação universitária em Educação Física. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.
SAMPAIO, T.M.V.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; TOLOCKA, R.E.. A criança e as manifestações lúdicas de rua no contexto da Educação Física Escolar. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Metodista de Piracicaba.
SOARES, C. L.; SANTANNA, D. B.; MEDEIROS, D. C. C.; SCHOSSLER, J.;GOIS JUNIOR, E.. Pelo progresso esportivo em nossa terra: história do esporte no litoral de Salvador, Recife e Fortaleza (1910-1940). 2026. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
MELO, V. A.GOIS JUNIOR, EDIVALDO; GIGLIO, S. S.; SANTOS, J. M. C.; SANTOS JUNIOR, J. J. G.. THE AMATEUR QUESTION: uma história global do amadorismo esportivo nas primeiras décadas do século XX. 2025. Tese (Doutorado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ROCHA, H. H. P.; PORTO, A. G.; BERTUCCI, L. M.; ORIANI, A. P.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Maria Antonietta Mendes de Castro: trajetória de uma intelectual mediadora na divulgação da puericultura. 2025. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
PAULILO, A. L.; DALBEN, A.;GOIS JUNIOR, EDIVALDO; CONCEICAO, J. T.; GAUDENCIO, B. R. A.. Campina Grande há de instruir-se?: Mauro Luna, um intelectual disseminador da cultura educacional na Rainha da Borborema (1915-1943). 2025. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
SOARES, C. L.; DALBEN, A.; ROSA, M. C.; HADLER, M. S. D.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Práticas educativas, divertimentos e sociabilidades junto à natureza da ?Nova? Campinas (1934- 1955). 2024. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO; DALBEN, A.; QUITZAU, E. A.; GIGLIO, S. S.; PINTO JUNIOR, A.. Otília Forster e o projeto pedagógico para a Educação Física em Campinas-SP (1937 ? 1945). 2023. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GOIS JUNIOR, EDIVALDOMELO, V. A.; ROCHA JUNIOR, C. P.; GIGLIO, S. S.; SOARES, C. L.. As práticas corporais na formação de bons, honestos e virtuosos cristãos no Liceu Coração de Jesus e no Colégio Marista Arquidiocesano (São Paulo, década de 1920). 2023. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
MARCONDES, L. S.; BENTO, J. O.; GOELLNER, S. V.;GOIS JUNIOR, EDIVALDO; GIGLIO, S. S.. A Ginástica Rítmica por suas protagonistas: vozes de ginastas brasileiras que disputaram as vagas Olímpicas (1983-2016). 2023. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
ROCHA, H. H. P.;GOIS JUNIOR, EDIVALDO; ABDALA, R. D.; FURTADO, A. C.; STENTZLER, M. M.. Fotografias, festas e cultura escolar em terras da Amazônia (1960-1989). 2023. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
MORENO, A.;GOIS JUNIOR, EDIVALDO; SILVA, A. L. S.; VAGO, T. M.; Linhales, Meiley A.. Não resta a menor dúvida de que necessitamos de um método nacional de educação física: disputas de autoria na constituição da educação física no Brasil, de 1920 a 1940. 2022. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.
SOARES, C. L.; SILVA, C. F.; SILVA, M. M. E.; ROCHA, H. H. P.;GOIS JUNIOR, E.. Entre esportes, divertimentos e competições: a cultura física nos rios Pinheiros e Tietê (1899-1949). 2021. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
MARCHI JUNIOR, W.;GOIS JUNIOR, EDIVALDO; CAVICHIOLLI, F. R.; SALLAS, A. L. F.; RODRIGUES, F. X. F.. Futebol americano no Brasil: o ?first down? entre os processos de espetacularização à profissionalização da modalidade esportiva. 2021. Tese (Doutorado em Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.
GOIS JUNIOR, E.; ROCHA JUNIOR, C. P.; MORENO, A.; PAULILO, A. L.; SOARES, C. L.. ?A Semana de Educação precisa ser uma semana brasileira?: discursos e práticas da Associação Brasileira de Educação para uma educação do corpo a partir de suas perspectivas norte-americanas (1928-1935). 2021. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GONDRA, J. G.; LIMEIRA, A. M.; CUPOLILLO, A. V.; MORENO, A.;GOIS JUNIOR, EDIVALDO. A natural e primeira educação? Educação physica e formação do Brasil (1823-1854). 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, M. M. E.; BROWN, M.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; SOARES, C. L.; CAPRARO, A.. Paulicéia em duas rodas: dos primeiros passeios de bicicleta à criação da Corrida Ciclística Nove de Julho (1895-1933). 2021. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.
SOOMA, J. C.;SOARES, A. J. G.; CUNHA, L. A.; ADRIAO, T.; PINTASSILGO, J.;GOIS JUNIOR, E.. Dos barrações aos CIEPs: a elaboração da política educaciional brizolista (1983 a 1987). 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
TOLEDO, E.; SILVA, P. C. C. E.; CAMARGO, W. X.;GOIS JUNIOR, E.; ROBLE, O.. Capoeira e diáspora africana: uma interpretação sobre a manifestação dos floreios. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
ROCHA JUNIOR, C. P.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; SALVADOR, M. A. S.; SILVA, C. S.; ABRAHAO, B. O. L.. A Educação Física da Bahia: a construção nas décadas de 1950 a 1970. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.
AMARAL, S. C. F.; RODRIGUES, J. P.; GONCALVES JUNIOR, L.; CORREA, D. A.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Memórias do Celazer: influências e contribuições para os estudos do Lazer no Brasil. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
MORAES, C. S. V.;GOIS JUNIOR, EDIVALDO; VAGO, T. M.; CORREIA, W. R.; NEIRA, M. G.. História da formação de professores de Educação Física em Regime Especial na Universidade Estadual do Piauí. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.
ROCHA, H. H. P.; FREITAS, A. G. B.; SALVADORI, M. A.; BITTENCOURT, A. B.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Uma educação para a vida: as práticas educativas dos salesianos para formação de meninos em Sergipe (1911-1945). 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
SOARES, A. J. G.GÓIS JUNIOR, Edivaldo; LOPES, S. M. C. N.; CAVALIERE, A. M. V.; CAMPOS, W.. A educação do corpo no projeto anisiano de educação. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DAOLIO, J.; FASSHEBER, J. R.; ANJOS, J. L.; PRODOCIMO, E.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Educação Física na/da Escola Indígena: apropriações e ressignificações numa Aldeia Bororo. 2016. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
Taborda de Oliveira, M.T.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; Linhales, Meiley A.; BORNATTO, Suzete P.; FONSECA, Thaís N. L.. Entre livros didáticos e manuais de ginástica: o processo de constituição da Educação Física como disciplina escolar (1882-1930). 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MARCHI JUNIOR, W.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; VIEIRA, J. J.; MEUCCI, S.; SALLAS, A. L. F.. O Campo acadêmico-científico da sociologia do esporte no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.
CONSORTE, J. G.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; FERREIRA, M. B. R.; ARRUDA, R. S. V.; CONCONE, M. H. V. B.. Da capoeira: como patrimônio cultural. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
PINTO JUNIOR, A.; CORREIA, L. A. G.;GOIS JUNIOR, EDIVALDO. Educação e diplomacia cultural: a revisão de textos de história nas relações Brasil-Argentina na década de 1930. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO; SOOMA, J. C.; PAULILO, A. L.. Discursos higieneistas no Boletim de Higiene Mental: a disseminação de saberes higienistas por parte de médicos paulistas (1944-1959). 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
MELO, V. A.; CASQUINHA, J. M.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. ?THE AMATEUR QUESTION?: uma história global do amadorismo esportivo no Brasil na primeira metade do século XX. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOARES, C. L.; PAULILO, A. L.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. ?Campina Grande há de instruir-se?: Mauro Luna um intelectual disseminador da cultura educacional na Rainha da Borborema (1915-1943). 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
SOARES, C. L.; SANTANNA, D. B.;GOIS JUNIOR, EDIVALDO. Pelo progresso esportivo em nossa terra: história do esporte no litoral de Salvador, Recife e Fortaleza (1900-1940). 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO; SANTOS, J. M. C.; MEDEIROS, D. C. C.; MARTA, F. E. F.. UMA HISTÓRIA DO BOXE PELA IMPRENSA PAULISTA: DO SÉCULO XIX À DÉCADA DE 1920. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GOIS JUNIOR, E.; DALBEN, A.; GIGLIO, S. S.. Otília Forster e o projeto pedagógico para a Educação Física em Campinas-SP (1937-1945). 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
SOARES, C. L.; DALBEN, A.; ROSA, M. C.;GOIS JR., Edivaldo. PRÁTICAS EDUCATIVAS, DIVERTIMENTOS E ESPORTE JUNTO À NATUREZA DA -NOVA- CAMPINAS (1934- 1955). 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
MORENO, A.;GOIS JUNIOR, EDIVALDO; VAGO, T. M.; Linhales, Meiley A.. A tentativa de criação do Método Nacional de Educação Física (1920-1940). 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GOIS JR., Edivaldo; SOOMA, J. C.;MELO, V. A.. O esporte na formação dos bons cidadãos e dos honestos e virtuosos cristãos: a presença da prática esportiva no Liceu Coração de Jesus e no Colégio Marista Arquidiocesano (1920- 1930). 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
ROCHA, H. H. P.; BERTUCCI, L. M.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Maria Antonietta de Castro: propaganda sanitária e hábitos sadios na infância. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
NASCIMENTO, J. L.; LOMBARDI, J. C.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Educação Física e Saúde: a institucionalização a partir das ideias de Fernando de Azevedo. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas.
SILVA, M. M. E.; SOARES, C. L.;GOIS JUNIOR, EDIVALDO; PILLA, M. C.; CAPRARO, A.. A Pauliceia em duas rodas:dos passeios de bicicleta à Corrida Ciclística Nove de Julho. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo; SOOMA, J. C.; MORENO, A.; SOARES, C. L.; PAULILO, A. L.. Educação do corpo para uma identidade brasileira: A Semana de Educação Americana no Brasil (1928-1935). 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
ROCHA JUNIOR, C. P.;GOIS JR., Edivaldo; GONDIM, R.; CAMPOS, H.; ABRAHAO, B. O. L.. Educação do corpo, ginástica e modernidade: um estudo comparado entre o Rio de Janeiro e Salvador no início do século XX. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.
GONDRA, J. G.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; MORENO, A.. Prendas do corpo: Educação Física e a construção da nação brasileira (Rio de Janeiro, 1822-1840). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
TOLEDO, E.; SILVA, P. C. C. E.; CAMARGO, W. X.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; ROBLE, O.. O floreio na capoeira: uma investigação acerca de suas origens africanas. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
MARCHI JUNIOR, W.; MARQUES, R. F. R.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; CAVICHIOLLI, F. R.; SALLAS, A. L. F.; RODRIGUES, F. X. F.. Futebol americano no Brasil: o ?first down? entre os processos de espetacularização à profissionalização. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.
ROCHA JUNIOR, C. P.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; SALVADOR, M. A. S.; SANTOS, R. A.; CAMPOS, H.. A Educação Física da Bahia: a construção nas décadas de 50 e 70 do século XX. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.
AMARAL, S. C. F.; RODRIGUES, J. P.; GONCALVES JUNIOR, L.;MELO, V. A.GÓIS JUNIOR, Edivaldo. O Celazer e a constituição do campo científico do Lazer no Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo; BAIA, A. C.; LOPES, F. T. P.. A educação integral dos brasileiros e as representações da Grécia Antiga na revista Educação Physica (1932-1945). 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
DALBEN, A.;GOIS JUNIOR, EDIVALDO; PASQUIM, H.. Diretoria de Esportes do Estado de São Paulo: uma história da gestão esportiva paulista (1939?1943). 2025. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São Paulo.
ROCHA, H. H. P.;GOIS JUNIOR, EDIVALDO; PAULILO, A. L.. As representações de trabalho no projeto da Escola Social no início do século XX. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo; SANTOS, J. M. C.; MEDEIROS, D. C. C.; MARTA, F. E. F.. Uma história do boxe pela imprensa paulista: virada do século XIX à decada de 1920.. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
SOARES, C. L.; MEDEIROS, D. C. C.;GOIS JUNIOR, EDIVALDO. Uma educação pela natureza: os rios, o remo e os clubes de regatas do interior paulista (1907-1936). 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
AMARAL, S. C. F.; SILVA, L. P.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Práticas de divertimento em Campinas no fim do Século XIX: tensões e conformidades com o desenvolvimento capitalista. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GOIS JUNIOR, E.; BERTUCCI, L. M.; ROCHA, H. H. P.. REPRESENTAÇÕES SOBRE SAÚDE E DOENÇA NOS ESCRITOS DE MÁRIO DE ANDRADE. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
GÓIS JUNIOR, EdivaldoMELO, V. A.; NICOLAU NETO, M.. Por fora dos espetáculos esportivos: o esporte bancário em São Paulo (1929-1945). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO; MOURÃO, L. N.; ALTMANN, H.. O paradoxo está em jogo: as representações da mídia impressa sobre a seleção brasileira feminina de futebol na década de 1990. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO; QUITZAU, E. A.; PAULILO, A. L.. PRÁTICAS CORPORAIS E IDENTIDADE DE IMIGRANTES ITALIANOS NO PERIÓDICO IL PASQUINO COLONIALE (1915-1939). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO; ROCHA JUNIOR, C. P.;MELO, V. A.. Sentindo pulsar o coração lusitano: associativismo recreativo e esportivo dos portugueses na cidade de São Paulo (Década de 1930). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
ROCHA JUNIOR, C. P.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; LEIRO, C.. A ginástica como prática educativa na Bahia (1850-1920). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.
FERREIRA NETO, A.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; SANTOS, W.. Ver para fazer e aprender para ensinar: prescrições pedagógicas em imagens para a Educação Física. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo.
LARA, L. M.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; HEROLD JUNIOR, C.. A Educação Física Escolar na Base Nacional Comum Curricular: dinâmicas de um movimento em construção.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.
AMARAL, S. C. F.; RODRIGUES, J. P.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Análise teórica dos estudos do lazer no Brasil entre 1930 e 1968. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo; ROCHA, H. H. P.; SOARES, C. L.. A educação do corpo em instituições salesianas em Niterói e São Paulo (início do século XX). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GÓIS JUNIOR, EdivaldoMELO, V. A.; GIGLIO, S. S.. Processos identitários relacionados ao esporte na mídia imprensa: o caso do basquetebol masculino bicampeão mundial (1959-1963). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
SOOMA, J. C.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; RIZZINI, I.. Corpos escolarizados, Perigos controlados: sobre os comparecimentos do movimento higienista no Colégio Pedro II (1837-1850). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ROBLE, O.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; MENDONCA, S.. O homem forte e a Educação Física: a somaestesia como possibilidade de transvaloração da força. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo; PAULILO, A. L.; SOARES, C. L.. A educação do corpo na Associação Brasileira de Educação: as Semanas de Educação (1928-1935). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
DAOLIO, J.; BETTI, M.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Apropriação de conhecimento nas aulas de Educação Física: culturas infantis, diferenças e inclusão.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
SOARES, C. L.; BITTENCOURT, A. B.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Educação, Corpo e Natureza- O Emilio de Jean-Jacques Rousseau. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
REIS, H. H. B.; HOLANDA, B. Buarque de;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. A doce recordação do que não vivi: a formação da identidade nacional no futebol.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
NAZARENO, C.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; GOMES, I.. ANÁLISE DAS INSERÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA E SEUS POTENCIAIS DE SAÚDE NO PLANEJAMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO SETOR NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo.
LOVISOLO, H. R.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. O homem médio como referência para as tribos da Educação Física.. 2001. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação Física) - Universidade Gama Filho.
DACOSTA, L. P.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Código de ética de Educação Física: analisando adesão e aplicabilidade.. 2001.
LOVISOLO, H. R.;GÓIS JUNIOR, EdivaldoMELO, V. A.. Atheneu Sergipense: Educação Física - História e Memória.. 2000. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Gama Filho.
GÓIS JUNIOR, EdivaldoSOARES, A. J. G.; SILVA, M. C.. A importância da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas públicas e projetos socioculturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVA, M.; BRETAS, A.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Práticas Corporais como fator de inclusão: um estudo de caso, CIEP Duque de Caxias, RJ.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Educação Física Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVA, M.; BRETAS, A.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na Educação Física: uma análise crítica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Educação Física Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO; MILAGRES, P. O.. O voleibol e a identidade nacional na década de 1980. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
MILAGRES, P. O.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; BOSCARIOL, M.. Racismo e Educação Física: Um Estado do Conhecimento. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO; SANTOS NETO, SAMUEL RIBEIRO DOS. Perspectivas sobre atividade física, saúde e trabalhadores da indústria. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
SANTOS NETO, S. R.; CAVALCANTE DOI, ÍGOR;GOIS JUNIOR, EDIVALDO. Representações de velhice entre mestres de Taekwondo de São Paulo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO; SANTOS NETO, S. R.. O ciclismo como tema na história do esporte na América do Sul. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
DOI, I. C.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; MONTENEGRO, N.. Marolas Potiguares: representações do surfe no Rio Grande do Norte na década de 1970.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
DOI, I. C.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo; PIZANI, R. S.. Futebol americano no Brasil e suas representações no periódico A Tribuna nas décadas de 1980 e 1990. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO; GIGLIO, S. S.. A psicologia do esporte na Faculdade de Educação Física da Unicamp. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO; CAMARGO, W. X.; SANTOS NETO, S. R.. Longboard clássico: um estudo sobre o surf no asfalto. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GIGLIO, S. S.;GOIS JUNIOR, EDIVALDO. Trajetórias e diálogos de egressos do grupo PET ? FEF UNICAMP. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
SANTOS NETO, S. R.; NUNES, D. C.;GOIS JUNIOR, EDIVALDO. O lugar das ciências biológicas na história da Educação Física brasileira, do século XIX aos anos 1930. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GOIS JUNIOR, E.; BRAGA, H. P.. Educação do corpo e as representações sobre envelhecimento nos jornais Correio Paulistano e Gazeta Esportiva (1947-1966). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GOIS JUNIOR, E.; BRAGA, H. P.. Mulheres e práticas esportivas na década de trinta. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO; MEDEIROS, D. C. C.. ?ANTROS DE JOGATINA DISFARÇADOS EM CASAS DE ESPORTE!?: CONTRAVENÇÃO, REPRESSÃO E RETÓRICA ESPORTIVA NA SÃO PAULO DOS ANOS 1930. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GIGLIO, S. S.;GOIS JUNIOR, EDIVALDO. O amadorismo nos congressos do COI (1894-1914). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo; ROBLE, O.. A crise na Educação Física brasileira na década de 1980: Implicações epistemológicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo; QUITZAO, E.. As práticas corporais e a identidade dos imigrantes japoneses no Estado de São Paulo (1945-1950). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo; PRODOCIMO, E.. A SISTEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS CORPORAIS NO LICEU SALESIANO NOSSA SENHORA AUXILIADORA (CAMPINAS, 1897 - 1930). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo; BRAGA, H. P.. A mulher e a Educação Física na década de 1930: representações do feminino em impressos brasileiros. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo; AYOUB, E.. Memórias da Educação Física na década de 1980: articulações entre trajetórias de vida e leituras pedagógicas.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
DAOLIO, J.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Jogo e Educação Física Escolar: reflexões a partir de duas realidades.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo; SOARES, C. L.. História da Educação corporal em instituições escolares: a influência da produção intelectual higienista em São Paulo (1920-1930).. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo; REIS, H. H. B.. Nacionalismo na Copa de 1950 a partir de uma revisão bibliográfica e documental nos jornais.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo; REIS, H. H. B.. A ascensão do voleibol brasileiro no contexto da década de 1980. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
DALBEN, A.; PASQUIM, H.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Seleção de Pós-graduação. 2024. Universidade Federal de São Paulo.
VIOTTO FILHO, I.; HONORATO, T.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Concurso para professor doutor nas disciplinas de História da Educação Física, Filosofia e Produção do conhecimento na UNESP.. 2013. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SILVA, M. C.;GÓIS JUNIOR, EdivaldoSOARES, A. J. G.. Concurso para ingresso no Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica com ênfase em Educação Física Escolar. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO. Guia da Faculdade ESTADAO.. 2025. Jornal O Estado de S. Paulo.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Guia da Faculdade, jornal O Estado de S. Paulo; Quero Educação.. 2023. Jornal O Estado de S. Paulo.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Guia da Faculdade, jornal O Estado de S. Paulo.. 2022. Jornal O Estado de S. Paulo.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Parecerista "GUIA DA FACULDADE" QUERO - ESTADÃO. 2021. Jornal O Estado de S. Paulo.
PICOLLI, J. C.;GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Relatório para autorização de curso de bacharelado em Educação Física, INEP, Ministério da Educação.. 2018. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Relatório da Comissão de Avaliação para renovação do reconhecimento do curso de Educação Física. 2017. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Guia Abril "Melhores Universidades". 2014. Editora Abril.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Comissão Coordenador da Comissão de Avaliação para reconhecimento de curso de Educação Física da Faculdade de Viçosa-MG. 2013. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Guia dos Estudantes "Melhores Universidades" Editora Abril. 2013.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Coordenação da comissão de avaliação de autorização de curso de Educação Física da FSF, São Fidelis-RJ.. 2012. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Coordenação da comissão de avaliação de autorização de curso de Educação Física da FVC, São Mateus-ES. 2012. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Guia do Estudante "Melhores Universidades". 2012. Editora Abril.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Avaliação de Reconhecimento de curso de graduação da Faculdade São Lourenço, MG.. 2012. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Avaliação de Reconhecimento de curso de graduação em Educação Física da Faculdade Governador Ozanan Coelho, Ubá, MG.. 2012. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Coordenador da Comissão de Avaliação para autorização de curso de Educação Física da FACULDADE MAURICIO DE NASSAU de Natal-RN. 2011. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Coordenador da Comissão de Avaliação para autorização de curso de Educação Física do INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA - INESP de Divinópolis-MG. 2010. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Comissão de Avaliação de autorização de curso de Educação Física do Instituto Minas Gerais de Ensino e Cultura - IMGEC, Belo Horizonte-MG.. 2010. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Comissão de Avaliação de autorização de curso de Educação Física da FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (FACSÃOLUÍS) de São Luís-MA. 2008. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Comissão de Avaliação de reconhecimento de curso de Educação Física da UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA, Salvador, BA.. 2008. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Comissão de Avaliação de autorização de curso de Educação Física da FACULDADE SANTA TEREZINHA de Taguatinga-DF. 2007. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Comissão de Avaliação de autorização de curso de Educação Física da UNIVERSIDADE IGUAÇU de Saquarema-RJ. 2007. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
GUEDES, A.; MARQUES, R. F. R.; ALEIXO, I. M. S.; OLIVEIRA FILHO, C. W.;GOIS JUNIOR, EDIVALDO. Comissão examinadora para promoção por mérito de docentes da Faculdade de Educação Física da Unicamp. 2025. Universidade Estadual de Campinas.
GOIS JUNIOR, E.; UCHIDA, M.; BARROSO, R.. Membro de comissão julgadora para escolha de tese de doutorado representante do PPGEF da FEF-Unicamp no Prêmio CAPES. 2016. Universidade Estadual de Campinas.
GOIS JUNIOR, E.; UCHIDA, M.; BARROSO, R.. Membro de comissão julgadora para escolha de tese de doutorado representante do PPGEF da FEF-Unicamp no Prêmio CAPES.. 2015. Universidade Estadual de Campinas.
Orientou
A ginástica laboral e a perspectiva de trabalhadores nas décadas de 1980 e 1990; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);
A educação integral dos brasileiros e as representações da Grécia Antiga na revista Educação Physica (1932-1945); Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
A construção do herói esportivo na imprensa: o caso de Ayrton Senna (1988-1994); Início: 2024; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);
Educação do corpo na instrução pública de São Paulo: organização e circulação de modelos pedagógicos (1890-1919); Início: 2023; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);
Discursos educacionais sob a cientificidade higienista: uma análise da produção discursiva do Boletim de Higiene Mental; Início: 2021; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);
As práticas de boxe nos jornais paulistanos na década de 1930; Início: 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Saúde, doença e educação do corpo nos escritos de Mario de Andrade; 2023; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Os bancários no futebol paulistano: a experiência de uma categoria profissional no esporte (1929-1945); 2020; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
O paradoxo está em jogo: as representações da mídia impressa sobre a seleção brasileira feminina de futebol na década de 1990; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Representações do pugilismo e identidade nacional no periódico ítalo-paulista Il Pasquino Coloniale (décadas de 1920 e 1930); 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Sentindo pulsar o coração lusitano: o associativismo recreativo e esportivo dos portugueses na cidade de São Paulo (década de 1930); 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Processos identitários relacionados ao esporte na mídia impressa: o caso do Basquetebol Masculino Bicampeão Mundial (1959-1963); 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Práticas corporais em estabelecimentos educacionais salesianos no Brasil: histórias do Colégio Salesiano Santa Rosa e do Liceu Coração de Jesus (1900-1930); 2016; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, ; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Educação do corpo na Associação Brasileira de Educação: as Semanas de Educação (1928-1935); 2016; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Faepex - Unicamp; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Otília Forster e o projeto pedagógico para a Educação Física em Campinas-SP (1937 ? 1945); 2023; Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, ; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
As práticas corporais na formação de bons, honestos e virtuosos cristãos no Liceu Coração de Jesus e no Colégio Marista Arquidiocesano (São Paulo, década de 1920); 2023; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, ; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
?A Semana de Educação precisa ser uma semana brasileira?: discursos e práticas da Associação Brasileira de Educação para uma educação do corpo a partir de suas perspectivas norte-americanas (1928-1935); 2021; Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
2025; Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Edivaldo Góis Junior;
A importância da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas públicas e projetos socioculturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
O voleibol e a identidade nacional na década de 1980; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Racismo e Educação Física: um Estado do Conhecimento (coorintacao); ; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Perspectivas sobre atividade física, saúde e trabalhadores da indústria; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
O Ciclismo como tema na Literatura Especializada na História do Esporte na América do Sul; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Representações de velhice entre mestres de Taekwondo de São Paulo; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Marolas Potiguares: representações do surfe no Rio Grande do Norte na década de 1970 (coorientação); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Futebol americano no Brasil e suas representações no periódico ?A Tribuna? nas décadas de 1980 e 1990 (coorientação); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
A psicologia do esporte na Faculdade de Educação Física da Unicamp; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Longboard clássico: um estudo sobre o surf no asfalto; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
O lugar das ciências biológicas na história da Educação Física brasileira, do século XIX aos anos 1930: uma revisão de literatura (Coorientador); ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
MULHERES E PRÁTICAS ESPORTIVAS NA DÉCADA DE TRINTA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Educação do corpo e as representações sobre envelhecimento nos jornais Correio Paulistano e Gazeta Esportiva (1947-1966); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
?ANTROS DE JOGATINA DISFARÇADOS EM CASAS DE ESPORTE!?: CONTRAVENÇÃO, REPRESSÃO E RETÓRICA ESPORTIVA NA SÃO PAULO DOS ANOS 1930; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
A crise na Educação Física brasileira na década de 1980: Implicações epistemológicas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Memórias da Educação Física: articulações entre trajetórias de vida e leituras pedagógicas na década de 1980; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
A mulher e a Educação Física na década de 1930: representações do feminino em impressos brasileiros; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
A SISTEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS CORPORAIS NO LICEU SALESIANO NOSSA SENHORA AUXILIADORA (CAMPINAS, 1897 - 1930); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
As práticas corporais e a identidade dos imigrantes japoneses no Estado de São Paulo (1945-1950); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
História da Educação corporal em instituições escolares: a influência da produção intelectual higienista em São Paulo (1920-1930); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Nacionalismo na Copa de 1950; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
A ascensão do voleibol na década de 1980; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
A influência do higienismo na escolarização da Educação Física no final do século XIX e início do século XX; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Do Funambulismo às práticas circenses na Educação Física Escolar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Esportivização em ambiente escolar; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
A história do voleibol sentado; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
A reinserção social do adolescente em conflito com a lei através da educação física e esporte; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
A profissionalização do futebol: o início no Rio de Janeiro; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Cidade de São Paulo; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
As representações sociais sobre lazer no discurso de professores de Educação Física e monitores de acampamento; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
As representações sociais sobre Educação Física no dicurso de internos da FEBEM de São Paulo; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Educação Física e Ditadura Militar (1964-1985): um estudo histórico; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Yoga e Educação Física: duas tradições, histórias diferentes; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Cidade de São Paulo; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
As artes marciais e os mecanismos de reprodução sócio-culturais; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Cidade de São Paulo; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Conceito de saúde e Educação Física; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Cidade de São Paulo; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Ressignificação da cultura japonesa através das artes marciais e a postura dos atuais professores em relação à cultura, história e filosofia das modalidades - Judô e Aikidô; ; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Cidade de São Paulo; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Estratificação Social e o acesso à cultura corporal; ; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Cidade de São Paulo; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Perfil e Metodologia do Professor de Educação Física no Ensino Fundamental de Escolas Públicas e Privadas; ; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Cidade de São Paulo; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
MAROLAS POTIGUARES: REPRESENTAÇÕES DO SURFE NO RIO GRANDE DO NORTE NA DÉCADA DE 1970; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, PIBIC Institucional (Unicamp/Cnpq); Orientador: Edivaldo Góis Junior;
REPRESENTAÇÕES DE VELHICE ENTRE MESTRES DE TAEKWONDO NA CIDADE DE CAMPINAS; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas - Unicamp; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Educação do corpo e as representações sobre envelhecimento nos arquivos; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Educação do corpo e identidades brasileiras: representações da juventude na década de 1930 em ?A Gazeta?; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas - Unicamp; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Representações sobre o corpo em jornais da cidade de São Paulo na década de trinta; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
A crise na Educação Física brasileira na década de 1980: implicaçōes epistemológicas; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Iniciação Científica da Unicamp; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Profissionalização do futebol paulista e suas consequências imediatas e de longo prazo; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
A sistematização das práticas corporais no Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora (Campinas, 1897-1930); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas - Unicamp; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Educação do Corpo e identidade na imigração japonesa no pós-guerra (São Paulo, 1945-1950); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
História da educação corporal em instituições de ensino: a influência da produção intelectual higienista em São Paulo no início do século XX; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
História da educação corporal em instituições de ensino: a influência da produção intelectual higienista em São Paulo no início do século XX; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Higienismo, Saúde e Educação Física: introdução da educação Física em escolas paulistanas (1870-1910); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Nove de Julho, Programa de Iniciação Científica - UNINOVE; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Cristinismo, Saúde e Educação Física: introdução da ginástica em escolas paulistanas; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Cidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
A "peneira" do Corinthians: uma análise do discurso de crianças sobre a expectativa na carreira de futebol; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Cidade de São Paulo; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Estereótipo do profissional de Educação Física: as representações dos estudantes da área da saúde; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Cidade de São Paulo; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
As artes marciais como instrumentos de reprodução social; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Cidade de São Paulo; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
A história da profissionalização do futebol em São Paulo e Rio de Janeiro; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Bandeirante de São Paulo; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Bolsista SAE Unicamp ; Auxílio em revisão de textos ? revistas CONEXÕES e RESGATE; ; 2022; Orientação de outra natureza - Programa Institucional de Bolsas - Unicamp, Programa Institucional de Bolsas - Unicamp; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Estágio de docência (PED) na disciplina de História da Educação Física; ; 2022; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Pós-Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Apoio Didático à docência (PAD) na disciplina de História da Educação Física; 2022; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Apoio na disciplina de Teorias da Educação Física (PAD); 2022; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Bolsista SAE Unicamp - Revisão de textos na revista Conexões; 2021; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas - Unicamp; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Bolsista SAE Unicamp - Revisão de textos nas revistas Conexões e Resgate; Programa Institucional de Bolsas - Unicamp; ; 2021; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio ao Estudante da Unicamp; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Bolsista SAE Unicamp - Revisão de textos nas revistas Conexões e Resgate; ; 2021; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio ao Estudante da Unicamp; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Estágio de docência (PED) na disciplina de Sociologia do Esporte; ; 2021; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Pós-Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Estágio de docência (PED) na disciplina de Sociologia do Esporte; ; 2021; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Estágio de docência (PED) na disciplina de Sociologia do Esporte; ; 2021; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Apoio Didático à docência (PAD) na disciplina de História da Educação Física; ; 2021; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Apoio Didático à docência (PAD) na disciplina de História da Educação Física; ; 2021; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Apoio Didático à docência (PAD) na disciplina de Teorias da Educação Física; ; 2021; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Apoio Didático à docência (PAD) na disciplina de Sociologia do Esporte; ; 2021; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Estágio de docência (PED) na disciplina de História da Educação Física; 2021; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Pós-Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Estágio de docência (PED) na disciplina de História da Educação Física; 2021; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
(PAD) Programa de Apoio à Docência na disciplina de Teorias da Educação Física; ; 2020; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Estágio de docência (PED) na disciplina de História da Educação Física; ; 2020; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Pós-Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Estágio de docência (PED) na disciplina de Teorias da Educação Física; ; 2020; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Pós-Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Estágio de docência (PED) na disciplina de Sociologia do Esporte; 2020; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Pós-Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Estágio de docência (PED) na disciplina de Sociologia do Esporte; 2020; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Estágio de docência (PED) na disciplina de Sociologia do Esporte; 2020; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Estágio de docência (PED) na disciplina de História da Educação Física; 2020; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Estágio de docência (PED) na disciplina de História da Educação Física; ; 2020; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Estágio de docência (PED) na disciplina de História da Educação Física; ; 2019; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Pós-Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Estágio de docência (PED) na disciplina de Teorias da Educação Física; ; 2019; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Pós-Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Apoio Didático à docência (PAD) na disciplina de Teorias da Educação Física; ; 2019; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Apoio Didático à docência (PAD) na disciplina de História da Educação Física; 2019; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Apoio Didático à docência (PAD) na disciplina de Teorias da Educação Física; 2019; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Apoio Didático à docência (PAD) na disciplina de Teorias da Educação Física; 2019; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Apoio Didático à docência (PAD) na disciplina de História da Educação Física; 2019; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Apoio Didático à docência (PAD) na disciplina de História da Educação Física; 2019; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Apoio Didático à docência (PAD) na disciplina de História da Educação Física; 2019; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Estágio de docência (PED) na disciplina de Teorias da Educação Física; 2018; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Pós-Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Estágio de docência (PED) na disciplina de História da Educação Física; ; 2018; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Pós-Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Apoio Didático à docência (PAD) na disciplina de História da Educação Física; 2018; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Estágio de docência (PED); 2017; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Pós-Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Apoio Didático à docência (PAD); 2017; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Apoio na disciplina de Teorias da Educação Física; 2016; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Apoio na disciplina de História da Educação Física; 2015; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Apoio na disciplina de História da Educação Física; 2015; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Estágio na disciplina História da Educação Física; 2015; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Pós-Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Estágio na disciplina História da Educação Física; 2015; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Comunicação em Ciências do Esporte; 2015; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio ao Estudante da Unicamp; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Apoio na disciplina Teorias da Educação Física (PAD); 2015; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Apoio na disciplina Metodologia da Pesquisa (PAD); 2015; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Apoio na disciplina Metodologia da Pesquisa (PED); 2015; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Pós-Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (PAD) - na disciplina "Teroias da Ed; Fíísica"; 2014; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Programa de Estágio Docente (PED) - na disciplina de Teorias da Educação Física; 2014; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Pós-Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Programa de Estágio Docente (PED) - na disciplina de Educação Física no Ensino Médio; 2014; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Pós-Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (PAD) - na disciplina de EF Infantil; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (PAD) - na disciplina de EF Infantil; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Edivaldo Góis Junior;
Produções bibliográficas
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Esportes para as juventudes e a Ditadura brasileira em uma imprensa alternativa nas décadas de 1960 e 1970. Fênix (UFU. Online) , v. 22, p. 474-495, 2025.
-
MOREIRA, L. S. ; GOIS JUNIOR, EDIVALDO ; SOARES, A. J. G. ; GURGEL, M. P. . As práticas e o corpo para além da educação física: a proposta educacional dos CIEPs (1983/1987 -1991/1994). REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 24, p. e297, 2024.
-
PIZANI, R. S. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Otília Forster: uma professora e as descontinuidades de uma educação física higienista em Campinas (1937-1945). EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 50, p. e272656, 2024.
-
SILVA, L. M. M. ; GOIS JUNIOR, EDIVALDO . A higiene, a educação física e o subúrbio: o caderno da Escola Nicarágua (1928). HISTÓRIA (SÃO PAULO) , v. 42, p. 1-22, 2023.
-
FERNANDES, B. R. E. ; QUITZAU, E. A. ; GOIS JUNIOR, EDIVALDO . O futebol de mulheres na imprensa brasileira na década de 1990 = El fútbol de mujeres en la prensa brasileña de la década de 1990 = Women?s soccer in the 1990?s Brazilian press. Materiales Para La Historia Del Deporte , p. 103-117, 2023.
-
SANTOS NETO, SAMUEL RIBEIRO DOS ; GOIS JUNIOR, EDIVALDO . As redes de atuação política do associativismo esportivo e recreativo dos portugueses em São Paulo nos anos 1930. TEMPO. REVISTA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFF , v. 29, p. 67-86, 2023.
-
OLIVEIRA, GABRIELA MARTA MARQUES DE ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . O esporte, a saúde e a vida bancária: a prática do futebol pelos trabalhadores bancários paulistanos, 1929-1932. História, Ciências, Saúde-Manguinhos , v. 30, p. e2023054, 2023.
-
LIMA, D. F. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Arquitetura, cultura escolar e as práticas de educação física: a relevância dos pátios em instituições salesianas no início do Século XX. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 22, p. e067, 2022.
-
QUITZAU, E. A. ; SOARES, C. L. ; GOIS JUNIOR, E. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Turnerschaft von Rio Grande do Sul: Gymnastics and Germanness in Brazil (1895-1938). International Journal of the History of Sport , v. 39, p. 1-19, 2022.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; SILVA, L. W. M. ; PINTO JUNIOR, A. . Manoel Baragiola e Histórias Conectadas entre Ginásticas de Turim e São Paulo (1895). EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. 47, p. e120116, 2022.
-
DOI, I. C. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Pugilismo e identidade nacional na imprensa italiana em São Paulo: quatro boxeadores nas páginas do Il Pasquino Coloniale (1920-1935). TOPOI (ONLINE): REVISTA DE HISTORIA , v. 22, p. 182-206, 2021.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; DALBEN, A. ; QUITZAU, E. A. ; SANTOS NETO, S. R. . Uma juventude saudável: representações de uma educação física dos jovens em São Paulo e no Rio de Janeiro na década de 1930. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 21, p. e142, 2021.
-
DOI, I. C. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Pugilismo e humor na imprensa italiana em São Paulo: representações no periódico Il Pasquino Coloniale (1915-1939). Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. 43, p. e011320, 2021.
-
CORREIA, R. F. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; SOARES, A. J. G. . Sports, the Cold War, and anti-communism in the press: A history of the Brazilian Men?s Basketball World Championship titles (1959 and 1963). International Journal of the History of Sport , v. 38, p. 1-392, 2021.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . A -luta contra a morte-: os corpos, modernidade brasileira e uma história da velhice, São Paulo e Rio de Janeiro, década de 1930. História, Ciências, Saúde-Manguinhos , v. 27, p. 93-113, 2020.
-
OLIVEIRA, G. M. M. ; GOIS JUNIOR, E. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Os operários, os negros, os cronistas e o futebol na imprensa de São Paulo (1930-1934). Movimento , v. 26, p. e26050, 2020.
-
MOREIRA, L. S. ; SOARES, A. J. G. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . A educação do corpo no programa dos Centros Integrados de Educação Pública - CIEPs: um projeto educacional escrito pela modernidade1,2. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE) , v. 30, p. e20180006, 2019.
-
DALBEN, A. ; GOIS JUNIOR, EDIVALDO ; LIMA, R. J. C. ; PALMA, L. P. . CRIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO (1925-1932). CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE) , v. 49, p. 264-286, 2019.
-
PAIVA, S. G. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; AMARAL, S. C. F. . Rio x São Paulo: A Copa de 1950 contada através das lutas de representações pela identidade brasileira. EDUCACIÓN FÍSICA Y CIENCIA , v. 21, p. e074, 2019.
-
DOI, IGOR CAVALCANTE ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . DARLENE SADLIER - BRASIL IMAGINADO: de 1500 ATÉ O PRESENTE. REVISTA CONHECIMENTO ONLINE , v. 2, p. 171-177, 2019.
-
SANTOS NETO, S. R. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Boliches e discurso esportivo: a distinção e as disputas envolvendo os jogos de azar na São Paulo dos anos 1930. Recorde - Revista de História do Esporte , v. 12, p. 1-15, 2019.
-
SILVA, L. M. M. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Physical education at Brazilian Education Association: modern practices of body education in Rio de Janeiro city from 1928 to 1935. Motriz , v. 25, p. e10190248, 2019.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; SOARES, C. L. . Os comunistas e as práticas de educação física dos jovens na década de 1930 no Rio de Janeiro. EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 44, p. 1-19, 2018.
-
LIMA, D. F. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . EDUCAÇÃO DO CORPO, MODERNIDADE E OS SALESIANOS EM ESCOLAS BRASILEIRAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX. Journal of Physical Education (UEM) , v. 29, p. e2927, 2018.
-
DALBEN, A. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . EMBATES ESPORTIVOS: O DEBATE ENTRE MÉDICOS, EDUCADORES E CRONISTAS SOBRE O ESPORTE E A EDUCAÇÃO DA JUVENTUDE (RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO, 1915-1929). Revista Movimento , v. 24, p. 161, 2018.
-
DOI, I. C. ; GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Os esportes dos imigrantes japoneses no Jornal de Notícias e suas relações com a identidade nacional (1947-1950). Revista Licere , v. 21, p. 259-285, 2018.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA IMPRENSA: A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PHYSICA DE S. PAULO NA DÉCADA DE 1930. Revista Movimento , v. 23, p. 701, 2017.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; MATTOS, L. . Educação do corpo e higiene escolar na imprensa do Rio de Janeiro (1930-1939). Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP , v. 42, p. 411-426, 2016.
-
PIZANI, R. S. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; AMARAL, S. C. F. . A EDUCAÇÃO DO CORPO NOS PARQUES E RECANTOS INFANTIS DE CAMPINAS-SP (1940 - 1959). Revista Movimento , v. 22, p. 707, 2016.
-
GÓIS, EDIVALDO ; LÓDOLA, SORAYA ; DYRESON, MARK . The Rise of Modern Sport in Fin de Siècle São Paulo: Reading Elite and Bourgeois Sensibilities, the Popular Press, and the Creation of Cultural Capital. International Journal of the History of Sport , v. 32, p. 1-17, 2016.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Nacionalismo, Educação Física e a missão francesa na Força Pública de São Paulo: uma comunidade imaginada (1906-1913). REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE , v. 30, p. 1023-1032, 2016.
-
GRILLO, R. M. ; PRODOCIMO, E. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . O JOGO E A 'ESCOLA NOVA' NO CONTEXTO DA SALA DE AULA: MACEIÓ, 1927-1931. Educação em Revista (UFMG) , v. 32, p. 345-364, 2016.
-
MORAES, S. L. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Teorias sobre a propagação da febre amarela: um debate científico na imprensa paulista, 1895-1903. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Online) , v. 22, p. 687-704, 2015.
-
JUNIOR, EDIVALDO GÓIS . Georges Demeny e Fernando de Azevedo: uma ginástica científica e sem excessos (Brasil, França, 1900-1930). Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. 37, p. 144-150, 2015.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; SOARES, A. J. G. ; MELO, V. A. . Para a construção da nação: debates brasileiros sobre educação do corpo na década de 1930. Educação e sociedade , v. 36, p. 343-360, 2015.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; SOARES, C. L. ; TERRA, V. D. . CORPO-MÁQUINA: DIÁLOGOS ENTRE DISCURSOS CIENTÍFICOS E A GINÁSTICA. Revista Movimento , v. 21, p. 973, 2015.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; HAUFFE, Mirian ; GOIS JUNIOR, E. . A educação física e o funâmbulo: entre a arte circense e a ciência (século XIX e início do século XX). Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) , v. 36, p. 547-559, 2014.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Manoel Bonfim: relações entre projetos nacionais de educação e saúde. Educação & Sociedade (Impresso) , v. 35, p. 77-93, 2014.
-
COSTA, L. H. ; SANTOS, M. S. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . O discurso médico e a Educação Física nas escolas (Brasil, século XIX). Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso) , v. 28, p. 273-282, 2014.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Alberto Torres e os higienistas: intervenção do Estado na educação do corpo (1910-1930). Saúde e Sociedade (USP. Impresso) , v. 23, p. 1445-1457, 2014.
-
JUNIOR, EDIVALDO G'IS . Gymnastics, Hygiene and Eugenics in Brazil at the Turn of the Twentieth Century. The International Journal of the History of Sport , v. 31, p. 1-13, 2014.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; LOVISOLO, H. R. ; NISTA-PICCOLO, V.L. . Processo Civilizador: apontamentos metodológicos na historiografia da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) , v. 35, p. 773-783, 2013.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . O ESPORTE E A MODERNIDADE EM SÃO PAULO: PRÁTICAS CORPORAIS NO FIM DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO XX. Revista Movimento , v. 19, p. 95-117, 2013.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Revista Educação Physica e a higiene dos corpos (1932-1945). Recorde: Revista de História do Esporte , v. 6, p. 1-13, 2013.
-
BARSOTTINI, D. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; SILVA, S. A. P. S. . La Influencia francesa en la estructura de la Escuela de Educación Fisica de las Fuerzas Armadas de São Paulo, Brasil (1906-1914). Materiales para la Historia del Deporte , v. 11, p. 28-40, 2013.
-
YAMANDU, W. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Profissionalismo marrom do futebol e a imprensa paulista: 1920-1930. Recorde: Revista de História do Esporte , v. 5, p. 9, 2012.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Ginástica, higiene e eugenia no projeto de nação brasileira: Rio de Janeiro, século XIX e início do século XX. Revista Movimento , v. 19, p. 139-159, 2012.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; NISTA-PICCOLO, VILMA LENI ; DIAS, BRUNA RIBEIRO ; TEIXEIRA, SAMMIA SMIRNA FREITAS ; FREITA, VANESKA CARMONA TAPIA DE ; SOUZA, CAMILA QUEIROZ DE . Estudo histórico sobre a formação profissional na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (1980-1990). Motriz : Revista de Educação Física (Online) , v. 18, p. 393-400, 2012.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GARCIA, Alessandro Barreta . A Eugenia em periódicos da Educação Física Brasileira (1930-1940). Revista da Educação física (UEM. Online) , v. 22, p. 247-254, 2011.
-
SOARES, A. J. G. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Educação Física e Educação (TV Escola-MEC). SALTO PARA O FUTURO , v. 21, p. 4-13-13, 2011.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; BATISTA, J. C. F. . A INTRODUÇÃO DA GYMNASTICA NA ESCOLA NORMAL DE SÃO PAULO (1890-1908). Revista Movimento , v. 16, p. 69-85, 2010.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Modernismo, raça e corpo: Fernando de Azevedo e a questão da saúde no Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. 30, p. 39-56, 2009.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; LOVISOLO, H. R. . Educação Física e concepções higienistas sobre raça: uma reinterpretação histórica da Educação Física dos anos de 1930. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto , Porto/Portugal, v. 5, p. 322-328, 2005.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; LOVISOLO, H. R. . Descontinuidade e Continuidades do Movimento Higienista no Brasil do Século XX. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , Campinas/SP, v. 25, n.setembro, p. 41-55, 2003.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Higienismo e positivismo no Brasil: unidos e separados nas campanhas sanitárias (1900 - 1930). Dialogia , São Paulo, v. 2, n.outubro, p. 21-32, 2003.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; ¿Movimento Higienista\. ConScientiae Saúde (Impresso) , São Paulo, v. 1, n.Agosto, p. 47-52, 2002.
-
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Juventudes e velhices: uma história de práticas saudáveis de educação física. 1. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2024. v. 1. 326p .
-
PAULILO, A. L. ; SOARES, C. L. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Educação e higiene: práticas educativas, cura e divertimento. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2022. v. 1. 196p .
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; SIMÕES, J. L. . História da Educação Física no Brasil. 1. ed. Recife: Editora Universitária UFPE, 2011. v. 1. 166p .
-
GOIS JUNIOR, EDIVALDO ; PIZANI, R. S. ; LIMA, D. F. . Práticas de educação física em escolas de Campinas na primeira metade do século XX. In: André Luiz Paulilo; João Paulo Berto. (Org.). Campinas em perspectiva: Memória e cultura de uma cidade paulista (1774-2024). 1ed.Campinas: Editora da Unicamp, 2025, v. , p. 213-234.
-
GOIS JUNIOR, EDIVALDO ; LOVISOLO, H. R. . O processo histórico da abordagem da Saúde na formação em Educação Física. In: Giannina do Espírito-Santo; Felipe Wachs; Victor J. M. de Oliveira; Fabio F. B. de Carvalho. (Org.). Formação em Saúde e Educação Física. 1ed.Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2024, v. , p. 25-44.
-
PAULILO, A. L. ; SOARES, C. L. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Educação, higiene e História: práticas e políticas.. In: André Luiz Paulilo; Carmen Lucia Soares; Edivaldo Góis Junior. (Org.). Educação e higiene: práticas educativas, cura e divertimento. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2022, v. 1, p. 6-14.
-
SILVA, L. M. M. ; GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Educação do corpo e higiene escolar na imprensa do Rio de Janeiro (1930-1939). In: André Luiz Paulilo; Carmen Lucia Soares; Edivaldo Góis Junior. (Org.). Educação e higiene: práticas educativas, cura e divertimento. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2022, v. 1, p. 84-104.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Os esportes, as juventudes e suas práticas em uma imprensa alternativa (1969-1980). In: Heloísa Helena Pimenta Rocha; Inés Dussel; André Luiz Paulilo,. (Org.). Práticas culturais, práticas escolares: miradas históricas e novas problematizações. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2022, v. , p. 274-298.
-
GOIS JUNIOR, EDIVALDO ; SILVA, L. W. M. ; PINTO JUNIOR, A. . Um sistema uniforme e útil à pátria: Manoel Baragiola e seu manual Gymnastica nas Aulas. In: Andrea Moreno; Evelise Amgarten Quitzau; Marcelo Moraes e Silva; Anderson da Cunha Baía.. (Org.). Corpo e Ginástica na História. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2022, v. 1, p. 331-.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . A luta contra a morte: os corpos e uma história das velhices na década de 1930. In: André Luiz Paulilo; Maria Silvia Duarte Hadler. (Org.). Sociabilidades urbanas: história e memória. 1ed.Campinas: CMU Publicações, 2022, v. 1, p. 53-90.
-
TERRA, V. D. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; SOARES, C. L. . O CBCE, as políticas, as ciências: trajetórias de uma história institucional. In: Anderson Baía; Pedro Athayde; Larissa Lara. (Org.). Ciências do esporte, Educação Física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE. 1ed.Natal: EdUFRN, 2020, v. 2, p. 75-90.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; MORAES, S. L. ; DYRESON, M. . The Rise of Modern Sport in Fin de Siècle São Paulo: Reading Elite and Bourgeois Sensibilities, the Popular Press, and the Creation of Cultural Capital. In: Mark Dyreson. (Org.). Sport in the Americas. 1ed.New York: Routledge, 2018, v. 1, p. 39-64.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Gymnastics, Hygiene and Eugenics in Brazil at the Turn of the Twentieth Century. In: Mauricio Drumond; Victor Andrade de Melo.. (Org.). Brazilian Sports History. 2ed.London; New York: Routledge, 2018, v. 1, p. 1-13.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Novas histórias da Educação Física no Rio de Janeiro. In: Francis Anacleto; Gustavo da Motta Silva; José Henrique dos Santos. (Org.). Educação Física e interfaces com a História, o Currículo e a Formação Profissional. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 33, p. 23-32.
-
LOVISOLO, H. R. ; VENDRUSCOLO, R. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Recorte dos estudos socioculturais no campo da educação física.. In: Marco Paulo Sttiger. (Org.). Educação Física + humanas. 1ed.Campinas: Autores Associados, 2015, v. 1, p. 181-202.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . O esporte e a modernidade no Brasil (práticas corporais no final do século XIX e início do século XX). In: Flavia Marquetti; Pedro Funari. (Org.). Sobre a pele, imagens e metamorfoses do corpo. 1ed.São Paulo: Intermeios/Fapesp, 2015, v. 1, p. 373-389.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . O Profissionalsmo do futebol na imprensa de São Paulo (1928-1933). In: Eduardo de Souza Gomes; Caio Lucas Morais Pinheiro. (Org.). Olhares sobre a profissionalização do Futebol: análises plurais. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2015, v. 1, p. 108-123.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Higienismo. In: Fernando Jaime González; Paulo Evaldo Fensterseifer. (Org.). Dicionário Crítico de Educação Física. 3ed.Ijuí: Unijuí, 2014, v. 1, p. 361-363.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Eugenia. In: Fernado Jaime Gonzalez; Paulo Evaldo Fensterseifer. (Org.). Dicionário Crítico de Educação Física. 3ed.Ijuí-RS: Unijuí, 2014, v. 1, p. 293-295.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Debates sobre atividade física e saúde nas universidades brasileiras: superando concepções higienietas?. In: Roberto Gimenez; Maurício Teodoro de Souza. (Org.). Ensaios sobre Contextos da Formação Profissional em Educação Física. 1ed.São Paulo: Fontoura, 2011, v. 1, p. 83-98.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; História da Educação Física: (Re) contando uma história que não se conta.. In: José Luis Simões. (Org.). Educação Física, Esporte e Qualidade de Vida. 1ed.Recife: Editora Universitária UFPE, 2010, v. 1, p. 43-54.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Conhecimento Positivista da Educação Física e Esporte.. In: DACOSTA, Lamartine Pereira. (Org.). Atlas do Esporte no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Shape Editora, 2005, v. 1, p. 717-718.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; ALVES, U. S. . Educação Física e Educação: relações históricas. In: Isilda Lozano Perez. (Org.). Formando Professores: o diálogo teoria prática na Educação Básica. 1ed.São Paulo: Casa do Novo Autor, 2005, v. 1, p. 38-50.
-
TIERNO, F. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Obesidade, conceito de saúde e preconceito social.. In: Roberto Gimenez. (Org.). Revista de Educação Física da cidade de São Paulo. 1ed.São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, 2003, v. 3, p. 7-14.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Higienismo e Olimpismo: campo de disputas entre positivismo e humanismo?. In: Lamartine Pereira DaCosta. (Org.). Coletânea de Textos de Estudos Olímpicos. 1ed.Rio de Janeiro: Gama Filho, 2002, v. 2, p. 333-346.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Os ideais higienistas e a Educação Física brasileira na década de trinta.. In: Gimenez, R.. (Org.). Revista de Educação Física da Cidade de São Paulo. 1ed.São Paulo: Arte & Ciência, 2001, v. 1, p. 13-27.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Democracia. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente, p. 4 - 4, 18 maio 1997.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Manoel Baragiola e o ensino da gymnastica na Escola Normal de São Paulo. In: XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2016, Porto/Portugal. Atas. Porto: Universidade do Porto, 2016. v. 1. p. 1-12.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Higiene e educação física escolar na imprensa do Rio de Janeiro (1930-1939). In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis, SC. Caderno de Resumos. Florianópolis: Associação Nacional de História, 2015. v. 1. p. 1-10.
-
MATTOS, L. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . A EDUCAÇÃO FÍSICA NA SEMANA DE EDUCAÇÃO DA ABE - 1928. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte., 2015, Vitória, ES. Territorialidade e Diversidade Regional no Brasil e América Latina: suas conexões com a Educação Física e Ciências do Esporte. Vitória: UFES, 2015. v. 1. p. 1-14.
-
MATTOS, L. ; SOARES, A. J. G. ; Morel, M. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . A Educação Física na Associação Brasileira de Educação e o discuso da intervenção social(1927-1932). In: XVI Encontro Regional de História da ANPUH-RJ, 2014, Rio de Janeiro. Saberes e práticas científicas. Rio de Janeiro: ANPUH-Rio, 2014. v. 1. p. 1-9.
-
MATTOS, L. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . A EDUCAÇÃO DO CORPO NA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO: O CASO DA SEMANA DE EDUCAÇÃO DE 1928.. In: XIII Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física, 2014, Londrina, PR. Anais. Loondrina: UEL, 2014. v. 1. p. 463-472.
-
LIMA, D. F. ; GOIS JUNIOR, E. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . PRIMEIRAS EVIDÊNCIAS DE PRÁTICAS CORPORAIS NO COLÉGIO SALESIANO SANTA ROSA. In: XIII Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física, 2014, Londrina, PR. Anais. Loondrina: UEL, 2014. v. 1. p. 226-234.
-
LIMA, D. F. ; MATTOS, L. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Práticas Corporais no Colégio Salesiano Santa Rosa: (Niterói, 1900-1930). In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2013, Brasília, DF. Anais, Disponíveis em http://cbce.tempsite.ws/congressos/, 2013.
-
HAUFFE, Mirian ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . A Educação Física e as artes circenses no início do século XX. In: VII Seminário do CEMEF/UFMG, 2012, Belo Horizonte, MG.. Homo Gymnasticus na Hist[oria. Belo Horizonte: UFMG, 2012. v. 1. p. 275-284.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; LIMA, D. F. ; SANTOS, M. S. ; COSTA, L. H. ; MATTOS, L. . A difusão da ginástica brasileira e o discurso higienista no século XIX: uma revisão. In: VII Seminário do CEMEF/UFMG, 2012, Belo Horizonte, MG.. Homo Gymnasticus na História. Belo Horizonte: UFMG, 2012. v. 1. p. 55-63.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; YAMANDU, W. . Profissionalismo "Marrom" do futebol na imprensa paulista: (1920-1930). In: XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2011, Porto Alegre. Anais do XVII Conbrace, 2011. p. 1-8.
-
BARSOTINI, D. ; GOIS JUNIOR, E. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . A influência das Revoluções Francesa e Industrial na Estrturação do Método Ginástico Francês. In: XVI Simpósio Multidisciplinar da USJT, 2010, São Paulo. Anais do XVI Simpósio Multidisciplinar da USJT. São Paulo: Editora Universitária São Judas, 2010. v. 1. p. 220-223.
-
SAGAWA, S. M. ; GOIS JUNIOR, E. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Uma máquina chamada corpo: Revolução Industrial, Higienismo e origens da Ginástica Européia. In: XVI Simpósio Multidisciplinar da USJT, 2010, São Paulo. Anais 2010. São Paulo: Editora Universitária Sâo Judas, 2010. v. 1. p. 227-231.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; MOVIMENTO HIGIENISTA E O PROCESSO CIVILIZADOR:Apontamentos Metodológicos.. In: X Simpósio Internacional Processo Civilizador, 2007, Campinas. Anais do X Simpósio Internacional Processo Civilizador, 2007.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; O novo higienismo dos anos de 1980 e a Educação Física. In: XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2007, Recife-PE. Anais do XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Autores Associados: Campinas, 2007.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Educação Física, Higienismo e Raça (Brasil, 1930-1940). In: II Congresso Latinoamericano de Historia de la Educación Física, 2006, Curitiba. Anais. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2006. v. 1.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; LOVISOLO, H. R. . Descontinuidades e Continuidades do Movimento Higienista na Educação Física Brasileira. In: IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física., 2004, Recife/PE. Anais. Recife: Ed. Universitária UFPE, 2004. v. 1. p. 126-135.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Movimento Higienista e Positivismo: os limites de suas relações na questão da Educação Física.. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2003, Caxambú/MG. Anais. Campinas: Autores Associados, 2003.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; LOURENCO, T. G. . Cultura e Ressignificação do Judô no Brasil.. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2003, Caxambú/MG. Anais do XVIII Conbrace. Campinas: Autores associados, 2003.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Higienismo e Olimpismo:campo de disputas entre positivismo e humanismo?. In: Fórum Olímpico 2002, 2002, Rio de Janeiro. Biblioteca Básica em Estudos Olímpicos. Rio de Janeiro: Gama Filho, 2002. v. 1. p. 747-760.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Os ideais higienistas e a Educação Física na década de trinta.. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2001, Caxambú, MG.. Anais do XII Conbrace. Campinas, SP.: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2001.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; O Movimento Higienista na historiografia da Ed. Física Brasileira. In: VII Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Ed. Física, 2000, Gramado. Anais e Resumos. Porto Alegre: EEF, UFRGS, 2000. p. 337-343.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; LOVISOLO, H. R. . O Velho e o novo higienismo da Educação Física Brasileira. In: VIII Semináriode Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer, 1999, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: PPGEF, UGF, 1999. p. 92-103.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Revista Educação Physica (1932-1945): Hábitos higiênicos e cuidados com o corpo.. In: VI Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física, 1998, Rio de Janeiro. Coletânea. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 1998. p. 294-301.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Nacionalismo e a Revista Educação Physica (1932-1945). In: X Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 1997, Goiânia. Anais. Goiânia: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 1997. v. 1. p. 507-513.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; A Revista Educação Physica (1932-1945): Relatos e Discussões. (projeto de pesquisa). In: IV Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física, 1996, Belo Horizonte. Coletânea do IV Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Belo Horizonte: EEF, UFMG, 1996. p. 594-597.
-
MAZZUCATTO, J. V. O. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Educação do corpo e identidades brasileiras: representações da juventude na década de 1930 em A Gazeta. In: XXVIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, 2020, Campinas. Resumos. Campinas: Pró-reitoria de Pesquisa da Unicamp, 2020. p. 1-5.
-
MONTEOLIVA, T. B. ; BRAGA, H. P. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Educação do corpo e as representações sobre envelhecimento. In: XXVIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, 2020, Campinas. Resumos. Campinas: Pró-reitoria de Pesquisa da Unicamp, 2020. p. 1-5.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Esportes e a ditadura brasileira em uma imprensa alternativa na década de 1970. In: XXIV Congressso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2025, São Paulo. Anais, 2025.
-
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Esportes para as juventudes e a Ditadura brasileira em uma imprensa alternativa nas décadas de 1960 e 1970. In: 33o. Simpósio Nacional de História, 2025, Belo Horizonte-MG. Cadernos de Programação. Belo Horizonte-MG: ANPUH; UFMG, 2025. p. 313-313.
-
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Os esportes e as juventudes em O Pasquim (1969-1980). In: XII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2024, Natal-RN. Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Natal-RN: Sociedade Brasileira de História da Educação, 2024. v. 1.
-
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Representações de uma educação física dos jovens em São Paulo e no Rio de Janeiro na década de 1930. In: XII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2024, Natal-RN. Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Natal-RN: Sociedade Brasileira de História da Educação, 2024.
-
GOIS JR., Edivaldo . Manoel Baragiola: a history of Atlantic connections, and of gymnastics for youth. In: International Society for the History of Physical Education and Sport ? ISHPES Congress 2024, 2024, Curitiba. Abstracts Book. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2024. v. 1. p. 60-60.
-
DAVID, G. M. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Representações sobre o corpo em jornais e revistas de São Paulo na década de trinta. In: XVII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, 2019, Campinas. Resumos, 2019.
-
SANTOS NETO, S. R. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . The associative life of Portuguese immigrants in São Paulo: negotiating identities through sport and social clubs (1920 - 1941). In: 19th International Society for the History of Physical Education and Sport Congress, 2018, Münster, Germany. Proceedings 19th ISHPES Congress, 2018.
-
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Uma história da velhice e do rejuvenescimento nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro na década de 1930. In: 16o. Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia, 2018, Campina Grande-PB. Caderno de Resumos, 2018. v. 1. p. 74-75.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . A juventude em um país ?moderno?: representações sobre a educação física em São Paulo e no Rio de Janeiro na década de 1930. In: XXIX Simpósio Nacional de História, 2017, Brasília-DF. Anais, 2017.
-
SILVA, L. M. M. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Educação do Corpo e Identidade Nacional: As Semanas de Educação Brasileira (1928-1935). In: VII Fórum de Pós-gradução em Ciências do Esporte, 2017, Campinas, SP. Anais do VII Fórum de Pós-gradução em Ciências do Esporte. Campinas: Unicamp, 2017. v. 1. p. 54-55.
-
CORREIA, R. F. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Processos Identitários Relacionados Ao Esporte Na Mídia Impressa: O Caso Do Basquetebol Masculino Bicampeão Mundial (1959-1963). In: VII Fórum de Pós-graduação em Ciências do Esporte, 2017, Campinas, SP. Anais do VII Fórum de Pós-graduação em Ciências do Esporte. Campinas: Unicamp, 2017. v. 1. p. 160-161.
-
NATALINO RIBEIRO, ALEX ; GOIS JUNIOR, EDIVALDO . A crise na Educação Física brasileira na década de 1980: Implicações epistemológicas. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP 2016, 2016, 2016.
-
MARTA MARQUES DE OLIVEIRA, GABRIELA ; GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Profissionalismo do futebol paulista e suas consequências imediatas de longo prazo. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP 2016, 2016, 2016. v. 2.
-
MATTOS, L. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Educação do corpo na Associação Brasileira de Educação: As semanas de educação (1928 - 1935). In: XIV Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física, 2016, Campinas. Anais. Campinas: Unicamp, 2016. v. 1.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Georges Demeny: discursos científicos e a ginástica francesa no fim do século XIX e início do XX. In: XV Simpósio Nacional de História da Ciência e Tecnologia, 2016, Florianópolis, SC. Caderno de Resumos. Florianópolis: UFSC, 2016. v. 1. p. 85-85.
-
QUITZAO, E. ; SOARES, C. L. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Turnen and Germanness in Rio Grande do Sul (Brazil): 1895-1938. In: 16th Congress of the International Society for the History of Physical Education and Sport, 2015, Split, Croatia. Abstracts Book. Zagreb, Croatia: University of Zagreb, Faculty of Kinesiology, 2015. v. 1. p. 42-42.
-
GOIS JUNIOR, EDIVALDO ; CAVALCANTE DOI, ÍGOR . EDUCAÇÃO DO CORPO E IDENTIDADE NA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO PÓS-GUERRA (São Paulo, 1945-1950). In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, 2015, 2015.
-
GOIS JUNIOR, EDIVALDO ; VICENTE PAVAN, GIOVANE . A sistematização das práticas corporais no Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora (Campinas, 1897-1930). In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, 2015, 2015. v. 1.
-
MAIA, T. S. ; GOIS JUNIOR, E. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Higienismo, Saúde e Educação Física: introdução da educação Física em escolas paulistanas (1870-1910). In: VII Encontro de Iniciação Científica, 2010, São Paulo. Resumos: Formação científica como fator de inovação e mobilidade social.. São Paulo: Universidade Nove de Julho, 2010. v. 1. p. 61-62.
-
DIAS, B. A. ; GOIS JUNIOR, E. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Cristianismo, Saúde e Educação Física: introdução da Educação Física em Escolas Paulistana (1920-1940). In: II Simpósio Internacional Ciência do Desporto, 2009, Campinas, SP. Anais do III Congresso Ciência do Desporto II Simpósio Internacional Ciência do Desporto. Campinas: Unicamp, 2009. v. 1.
-
MATUMOTO, L. ; FEITOSA, T. S. ; GOIS JUNIOR, E. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . A "peneira" do Corinthians: uma análise do discurso de crianças sobre a expectativa na carreira de futebol. In: V Fórum Olímpico, 2004, São Paulo. Anais. São Paulo: Sesc/USP, 2004. v. 1. p. 91-91.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Uma História dos periódicos da Educação Física e seu discurso sobre esporte e saúde.. In: V Fórum Olímpico, 2004, São Paulo. V Fórum Olímpico. São Paulo: Sesc/Usp, 2004. v. 1. p. 90-90.
-
GOULART, J. ; GOIS JUNIOR, E. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Estratificação social e Educação Física em escolares na Zona Leste de São Paulo.. In: XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte., 2003, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. São Caetano do Sul: Celafiscs, 2003. v. 25. p. 235-235.
-
SOARES, R. ; GOIS JUNIOR, E. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . História dos Periódicos da Educação Física e seu discurso sobre a saúde.. In: III Congresso Nacional de Iniciação Científica., 2003, São Paulo. Anais. São Paulo: Semesp, 2003.
-
FEITOSA, T. S. ; GOIS JUNIOR, E. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . A esportivização das artes marciais na cidade de São Paulo.. In: III Congresso Nacional de Iniciação Científica., 2003, São Paulo. Anais. São Paulo: Semesp., 2003.
-
FEITOSA, T. S. ; MATUMOTO, L. ; GOIS JUNIOR, E. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . A "peneira" do Corinthians: uma análise do discurso de crianças sobre a expectativa na carreira de futebol. In: III Congresso Nacional de Iniciação Científica., 2003, S. Paulo. Anais. São Paulo: Semesp, 2003. p. 293-293.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Conceito de Educação Física: Um caso e um caos teórico.. In: IX Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa, 2002, São Luís-MA. Anais. São Luís: UFMA, 2002. v. 1. p. 180-181.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Ideal hygienist and a Physical Education Brazilian in the decade of thirty.. In: VIIe Congrés International du Comité Européen de L´Historie Du Sport., 2002, Besançon/France. Recueil des Résumés. Besançon: Université de Franche Comté, 2002. v. 1. p. 43-43.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; COLANTONIO, E. . Formação Profissional na Educação Física Brasileira. In: XXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2002, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento.. São Paulo: Sitta, 2002. v. 10. p. 143-143.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Higienismo e Positivismo no Brasil: Unidos e separados nas campanhas sanitárias.. In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação Física, Esporte, Lazer e Dança., 2002, Ponta Grossa-PR. Anais, 2002.
-
TIERNO, F. ; GOIS JUNIOR, E. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Obesidade e Preconceito Social. In: II Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2002, São Carlos. Anais. São Carlos: Semesp, 2002. v. 1.
-
FEITOSA, T. S. ; GOIS JUNIOR, E. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Tradição e filosofia no ensino das artes marciais. In: Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2002, São Carlos. Anais. São Carlos: Semesp, 2002. v. 1.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; A revista Educação Physica (1932-1945). In: VI Encontro para discutir qualidade em Educação Física e Esporte, 1997, Presidente Prudente. Anais. Presidente Prudente: FCT, UNESP, 1997. p. 32-32.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Nacionalismo e a Revista Educação Physica (1932-1945). In: Congresso Mundial de Educação Física da AISEP, 1997, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 1997. p. 456-456.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Os higienistas e a Educação Física: a história de seus ideais.. Motus Corporis , Rio de Janeiro, v. 7, n.novembro, p. 182-182, 2000.
-
DALBEN, A. ; PIZANI, R. S. ; KUHLMANN JUNIOR, M. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Entre o estadual e o municipal: o Departamento de Educação Física e a gestão dos parques infantis no interior de São Paulo (1939-1967). HISTÓRIA (SÃO PAULO) , 2025.
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Esportes para as juventudes e a ditadura brasileira em uma imprensa alternativa nas décadas de 1960 e 1970. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Entre história e memória: o GTT Memórias da Educação Física e Esporte e os silêncios sobre sua perspectiva disciplinar. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Corpos, sociedade e política: a trajetória da Educação Física no Brasil. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Nova Ficha de Avaliação Quadrienal (2025-2028). 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Os esportes e as juventudes em O Pasquim (1969-1980). 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Representações de uma Educação Física dos jovens em São Paulo e no Rio de Janeiro na década de 1930. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Manoel Baragiola: a history of Atlantic connections, and of gymnastics for youth. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Mesa 'Perióicos de Humanas - COCEN'. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . História do Envelhecimento. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Conferência de abertura 'Ditadura, os esportes e suas práticas para as juventudes em uma imprensa alternativa (1969-1980). 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Corpo, saúde e história da velhice.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; SCHIAVON, L. . Notas históricas sobre ginástica e a polícia militar paulista. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; SOARES, A. J. G. . Novas tecnologias corporais a partir da crise sanitária. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . A luta contra a morte: os corpos e uma história das velhices na década de 1930. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . A relação entre esporte e juventude no Brasil do início dos anos 1930. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; SOARES, C. L. . A Educação Física no século XX: marcas no corpo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Educação do corpo e identidades brasileiras: representações sobre juventude e envelhecimento na construção da nação na década de 1930. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Uma história da velhice e do rejuvenescimento nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro na década de 1930. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . História do envelhecimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS NETO, S. R. ; GOIS JUNIOR, EDIVALDO . O associativismo recreativo e esportivo dos portugueses em São Paulo e suas redes de atuação política (anos 1930). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, L. M. M. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Educar o corpo em busca de uma identidade nacional: Brasil (1928). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; NEIRA, M. G. ; OLIVEIRA, C. M. . INOVAÇÃO, DIVERSIDADE E TRANSFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA E SEUS IMPACTOS NA ESCOLA BÁSICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . O Esporte e a modernidade brasileira (final do século XIX e início do XX). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Georges Demeny: discursos científicos e a ginástica francesa no fim do século XIX e início do XX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TERRA, V. D. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; LOPES, D. . Circo e Educação Física: encontros e desencontros históricos.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; MARQUETTI, F. ; CARLAN, C. . Diálogos: Metamorfoses sociais, culturais corporais.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Educação Física na Escola: que história é essa?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Planejamento de Ensino e abordagens de Educação Física Escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Georges Demeny e Fernando de Azevedo: por uma Educação Física sem excessos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; História da Educação Física no Brasil.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Práticas e prescrições sobre o corpo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, M. S. ; COSTA, L. H. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . A influência do higienismo no Colégio Pedro Segundo nas aulas de educação física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Coordenação do Grupo de Trabalho Temático Memórias da Educação Física e Esporte.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Educação do corpo e história.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; O Século da Higiene: uma história dos intelectuais da saúde no século XX. Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho, 2003 (Científica).
-
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Os Higienistas e a Educação Física: a história de seus ideais.. Rio de Janeiro: PPGEF, Universidade Gama Filho, 2000 (Científica).
Outras produções
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Parecer ad hoc, FAEPEX-Unicamp, parecer sobre Apoio Complementar para participação em evento.. 2025.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer ad hoc, CNPq, CHAMADA UNIVERSAL CNPQ/MCTI Nº 44/2024 - Faixa B - Grupos Consolidados. 2025.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Membro de Comissão CAPES da Avaliação Quadrienal da Área 21.. 2025.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Membro de Comissão CAPES, Classificação de Livros da área de Educação Física.. 2025.
GOIS JR., Edivaldo . Membro de Comissão CAPES, Avaliação Qualitativa da Área 21.. 2025.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer ad hoc, Departamento de Educação Física da UFPR, avaliador externo de projeto de pesquisa.. 2025.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Membro de Comissão CAPES da Área 21, Edital PAEP 2026 para financiamento de eventos acadêmicos.. 2025.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Parecer ad hoc, CNPq, parecer sobre Bolsa de Doutorado Sanduíche no exterior. Chamada 36/2023 ATLÂNTICA - SWE. 2024.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer ad hoc PRPG-USP, Avaliador Externo do Processo de Autoavaliaçao do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Usp de Ribeirão Preto.. 2024.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer ad hoc UFES, Avaliador Externo do Processo de Autoavaliaçao do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. 2024.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer ad hoc, CNPq, parecer sobre projeto de cooperação internacional. Chamada Chamada Pública MCTI/CNPq no 16/2024 - Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica. 2024.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Membro de Comissão CAPES da Área 21, Edital PAEP 2025 para financiamento de eventos acadêmicos.. 2024.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Membro de Comissão CAPES da Área 21, Edital PAEP 2024 para financiamento de eventos acadêmicos.. 2024.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Parecer ad hoc, FAPESP, parecer sobre Relatório Científico de Apoio a Projeto de Pesquisa.. 2023.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Membro de Comissão CAPES da Área 21, Edital PAEP 2023 para financiamento de eventos acadêmicos.. 2023.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Parecer ad hoc, FAEPEX-Unicamp, parecer sobre Relatório Científico de Apoio à Pesquisa, Apoio Complementar.. 2023.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Membro de Comissão de Área, Avaliação Quadrienal na área 21 da CAPES.. 2022.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Parecer ad hoc, FAPESP, sobre Relatório Parcial de fomento á Projeto de Pesquisa Regular... 2022.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer ad hoc, CNPq, parecer sobre Bolsa no exterior. Chamada Chamada CNPq Nº 26/2021 Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas no Exterior.. 2022.
GOIS JR., Edivaldo . Parecer Ad hoc, CNPQ, Pareceres sobre projetos de pesquisa. Chamada CNPq Nº 09/2022 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ. 2022.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer ad hoc, EDUSP, parecer sobre publicação de livro.. 2022.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Parecer ad hoc, FAPESP, sobre projeto de pesquisa na linha de financiamento SPRINT.. 2022.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Parecer ad hoc, FAPESP, parecer sobre Relatório Científico de Projeto de Pesquisa de edital de Acordo de Cooperação Internacional.. 2022.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer ad hoc, FAEPEX (Unicamp), apoio complementar.. 2022.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Membro de Comissão CAPES, Classificação de Livros da área de Educação Física. 2021.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer ad hoc, SCIELO, parecer sobre indexação de periódico. 2021.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Parecer ad hoc, FAPESP, parecer sobre Relatório Científico.. 2021.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Parecer ad hoc, LILACS, parecer sobre indexação de periódico.. 2021.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Parecer, Guia Estadão de Faculdades. 2021.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer Ad Hoc FAPESP, Auxílio à Pesquisa - Apoio a Projeto Regular. 2020.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Parecer ad hoc, FAEPEX (Unicamp), apoio complementar.. 2020.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer Ad Hoc FAPESP, Bolsa de mestrado.. 2020.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer Ad hoc, FAPESP, sobre relatório científico.. 2020.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer Ad Hoc FAPESP, Auxílio à Pesquisa - Participação de reunião científica. 2019.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer ad hoc, FAPESP, Bolsa de mestrado. 2019.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer ad hoc 2, FAPESP, bolsa de mestrado.. 2019.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer ad hoc, Diretoria de Extensão, Unicamp.. 2019.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer ad hoc, INEP, para autorização de curso de bacharelado em Educação Física.. 2018.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer ad hoc, CAPES, Pesquisador Visitante Junior no Exterior. 2018.
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Parecer ad hoc, Programa de Iniciação Científica da Unicamp, PIBIC-Cnpq.. 2018.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer Ad hoc, FAPESP, sobre solicitação de acordo de cooperação.. 2018.
MENOSSI, M. ; VERAS, M. V. A. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer Ad hoc, PRPG-Unicamp, Edital PRPG nº 005/2018, seleção de propostas de cooperação acadêmica internacional.. 2018.
GUIMARAES, S. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer ad hoc, INEP, Relatório para renovação de reconhecimento do curso de bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa-MG.. 2017.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer ad hoc, FAPESP, participação em reunião científica no exterior.. 2017.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer ad hoc, CAPES, Doutorado Pleno no Exterior.. 2017.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer ad hoc, Universidade Estadual do Sul da Bahia. 2014.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Elaborador de Itens para o BNI-ENADE 2011 na área de Licenciatura em Educação Física. 2011.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Coordenador do Comitê Científico do GTT Memórias da Educação Física e Esporte do CBCE. 2011.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Membro do Comitê Científico do GTT Memória da Educação e Educação Física. 2009.
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Estudo critica homogeneidade na Educação Física. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; FRAGA, A. B. ; PIRES, G. L. ; EHRENBERG, M. ; BONNETO, P. . Como elaborar pareceres científicos na Educação Física. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
RODRIGUES, B. ; SANTOS NETO, S. R. ; GOIS JUNIOR, E. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; CAVAGLIEIR, C. R. ; CHACON-MIKAHIL, M. P. T. . Série Corpo 86, Vinho e vinagre, sobre envelhecimento, episódio 1.. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; QUITZAU, E. . Entrevista com Edivaldo Góis Junior e Evelise Quitzau no programa Conexão Cultura. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; FUNARI, P. P. . Escolarização da Ginástica. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SOARES, A. J. G. ; GOIS JUNIOR, E. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Educação Física Escolar: dilemas e práticas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Educação Física Escolar: dilemas e práticas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer sobre Relatório de Atividades Docentes (RAD) no âmbito do Departamento, Prof. Mario Nunes. 2024. (Parecer).
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Parecer sobre curso de extensão no âmbito do Departamento.. 2023. (Parecer).
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Parecer sobre relatórios de pesquisa dos bolsistas da área Educação Física e Sociedade. 2023. (Parecer).
ROCHA, H. H. P. ; SALVADORI, M. A. ; GOIS JUNIOR, E. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer sobre Doutorado Sanduíche no Exterior no CAPES/Print - Faculdade de Educação. 2023. (Parecer).
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Parecer sobre Relatório de Atividades de Estágio de Pós-doutorado, Dra. Carolina Lourenço Reis Quedas, no âmbito da Pós-graduação em Educação Física da Unicamp.. 2023. (Parecer).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer sobre Convênio. 2023. (Parecer).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; ROCHA, H. H. P. ; PRODOCIMO, E. ; NUNES, M. L. F. ; DOI, I. C. . Parecer sobre Doutorado Sanduíche no Exterior no CAPES/Print - Faculdade de Educação Física. 2023. (Parecer).
ROCHA, H. H. P. ; GOIS JUNIOR, EDIVALDO ; SALVADORI, M. A. . Parecer sobre Edital de Bolsa de Doutorado Sanduíche Capes, Programa Print - Faculdade de Educação. 2023. (Parecer).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer sobre Relatório de Atividades Docentes de um Professor Titular, no âmbito da Comissão de Pós-graduação.. 2023. (Parecer).
ROCHA, H. H. P. ; SALVADORI, M. A. ; GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Parecer sobre Seleção de Professor Visitante Capes, Programa Print - Faculdade de Educação. 2023. (Parecer).
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Parecer sobre solicitação de atividades simultâneas no DEFH, FEF-Unicamp.. 2022. (Parecer).
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Parecer sobre Relatório de Atividades Docentes (RAD) no âmbito da Comissão de Pós-graduação, Prof. Roberto Paes.. 2022. (Parecer).
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Parecer sobre Relatório de Atividades Docentes (RAD) no âmbito da Comissão de Pós-graduação, Prof. Renato Barroso da Silva.. 2022. (Parecer).
ROCHA, H. H. P. ; LEITE, C. D. P. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer sobre Doutorado Sanduíche no Exterior no CAPES/Print. 2022. (Parecer).
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Parecer sobre Plano de Trabalho Docente para ingresso na carreira RDIDP na Unicamp, Prof. Felipe Tavares Paes Lopes.. 2022. (Parecer).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer sobre Relatório de Atividades de Professor Colaborador, Prof. Renato Francisco Rodrigues Marques. 2022. (Parecer).
ROCHA, H. H. P. ; PAULILO, A. L. ; GOIS JR., Edivaldo . Parecer sobre Estágio Sênior no Exterior no CAPES/Print.. 2022. (Parecer).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer de Relatório de Atividades, carreira PQ, Centro de Memória Unicamp. 2021. (Parecer).
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Parecer sobre Acordo de Cooperação Acadêmica Internacional, Comissão de Pós-graduação da FEF.. 2021. (Parecer).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer sobre relatório de atividades de professor colaborador no âmbito da Pós-graduação em Educação Física da Unicamp.. 2021. (Parecer).
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Parecer sobre relatório de atividades de professor colaborador no âmbito da Pós-graduação em Educação Física da Unicamp.. 2021. (Parecer).
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Parecer sobre parceria para realização de evento no âmbito do DEFH, FEF-Unicamp.. 2021. (Parecer).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; RODRIGUES, B. ; MONTAGNER, P. C. . Parecer do Processo Seletivo de Bolsas de Mestrado e Doutorado. 2020. (Parecer).
GOIS JUNIOR, EDIVALDO ; SOARES, C. L. ; ROCHA, H. H. P. . Parecer sobre reconhecimento de Diploma Mestrado, Faculdade de Educação, Unicamp.. 2020. (Parecer).
GOIS JUNIOR, EDIVALDO ; SOARES, C. L. ; ROCHA, H. H. P. . Parecer sobre Reconhecimento de Diploma de Doutorado, Faculdade de Educação, Unicamp.. 2020. (Parecer).
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Parecer sobre curso de extensão, modalidade ?Difusão cultural?, Faculdade de Educação Física, Unicamp.. 2020. (Parecer).
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Parecer sobre organização de evento, Faculdade de Educação Física, Unicamp.. 2019. (Parecer).
GOIS JUNIOR, EDIVALDO ; SOARES, C. L. ; ROCHA, H. H. P. . Parecer sobre Reconhecimento de Diploma de Doutorado, Faculdade de Educação, Unicamp.. 2019. (Parecer).
GOIS JUNIOR, EDIVALDO ; SOARES, C. L. ; ROCHA, H. H. P. . Parecer sobre Reconhecimento de Diploma de Mestrado, Faculdade de Educação, Unicamp.. 2019. (Parecer).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Relatório de pesquisa FAPESP, Processo n. 2016/0617-6. 2018. (Relatório de pesquisa).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Relatório de pesquisa FAPESP, processo n. 2017/03795-5. 2017. (Relatório de pesquisa).
GOIS JUNIOR, EDIVALDO . Parecer sobre solicitação de afastamento docente para estágio de pós-doutorado no exterior. 2017. (Parecer).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; História da educação corporal em instituições escolares: articulação de projetos nacionais de educação e saúde em São Paulo no início do século XX. 2016. (Relatório de pesquisa).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . História da educação corporal em instituições escolares: articulação de projetos nacionais de educação e saúde no Rio de Janeiro no início do século XX. 2014. (Relatório de pesquisa).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Parecer de Relatório de Estágio Pós-doutoral. 2013. (Parecer).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; História da Educação Física e Esporte. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; História Oral como procedimento metodológico de pesquisa qualitativa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOARES, A. J. G. ; GOIS JUNIOR, E. ; GÓIS JUNIOR, Edivaldo . Educação Física Escolar: dilemas e práticas. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Estudos sobre a docência. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Historia de la Educación Física Escolar. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GÓIS JUNIOR, Edivaldo ; GOIS JUNIOR, E. ; Aula Magna: Educação Física, presente, passado e futuro.. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2026 - Atual
Técnicas corporais e a alteridade de povos indígenas: as representações de viajantes, missionários e colonos na América portuguesa, Descrição: O presente projeto de pesquisa, referente a estágio de pós-doutorado, tem como objetivo analisar as técnicas corporais de diferentes povos indígenas descritas por viajantes, colonos e missionários entre os séculos XVI e XVIII na América portuguesa. As técnicas corporais são basicamente, segundo Marcel Mauss, um conjunto de práticas e usos dos corpos que marca a identidade de uma cultura por meio de normas e condutas estabelecidas socialmente. A hipótese central a ser investigada afirma que as técnicas corporais dos povos originários eram descritas pelos europeus com o propósito de representar uma alteridade indígena que variava conforme os interesses específicos de indivíduos e grupos sociais, que foram agentes da colonização. No entanto, as representações dos europeus em relação aos indígenas teriam em comum, de forma sistêmica, uma imposição violenta de valores identificados com um projeto de civilização. Em termos metodológicos, a análise dos documentos será realizada a partir de uma abordagem teórica da história cultural do social, utilizando como fontes relatos produzidos no período que se dedicaram à descrição de costumes indígenas. A escolha das fontes obedecerá ao critério de relatos exclusivamente produzidos sobre os indígenas no contexto da colonização portuguesa na América do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edivaldo Góis Junior - Coordenador.
-
2025 - Atual
Práticas de educação física e representações sobre juventude e velhice em periódicos acadêmicos, Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo compreender e descrever as relações entre as práticas de educação física e as representações sobre juventudes e velhices em periódicos acadêmicos especializados. A hipótese central a ser analisada afirma que a produção acadêmica do campo da saúde no contexto brasileiro contribuiu para a circulação de um conjunto de representações sobre juventude e velhice e práticas de educação física, que prescreviam comportamentos considerados adequados em relação aos corpos, promovendo uma educação não escolarizada. Em termos metodológicos, a análise dos documentos terá uma abordagem teórica identificada com a nova história cultural, operando com o conceito de lutas de representações, tendo como fontes periódicos especializados em medicina, saúde pública e educação física.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edivaldo Góis Junior - Coordenador / Rafael Stein Pizani - Integrante / Luiz Gustavo Ayres dos Reis - Integrante / Vinícius Dias de Melo - Integrante / Lucas Guilherme Pereira - Integrante / Pedro de Oliveira Milagres - Integrante / Maurício Barbosa de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2022 - Atual
Práticas de educação física e representações sobre juventude e velhice nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro (1969-1988), Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo compreender e descrever as relações entre as práticas de educação física e as representações sobre juventudes e velhices em um período específico de lenta reabertura política da Ditadura Civil-Militar, a partir de diferentes linhas editoriais das imprensas paulistana e carioca, entre os anos de 1969 e 1988. A hipótese central a ser analisada versa sobre as diferentes apropriações das práticas por parte de grupos sociais distintos, também marcados pela idade. Consequentemente, a particularidade de uma modernidade brasileira, mediante conflitos e conciliações no campo político, teria também se pautado em práticas de educação física consideradas adequadas socialmente, que eram incentivadas e propagandeadas por determinadas representações sobre juventude e envelhecimento, reivindicadas em pedagogias, serviços, produtos e também como políticas públicas de educação e saúde. Em termos metodológicos, a análise dos documentos terá uma abordagem teórica identificada com a nova história cultural, operando com o conceito de lutas de representações, tendo como fontes a grande imprensa por meio dos principais jornais citadinos e uma imprensa alternativa organizada em São Paulo e no Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Edivaldo Góis Junior - Coordenador / Antônio Jorge Gonçalves Soares - Integrante / Harian Pires Braga - Integrante / Igor Cavalcante Doi - Integrante / Samuel Ribeiro dos Santos Neto - Integrante / Bruna Rafaela Esporta Fernandes - Integrante / Renan Felipe Correia - Integrante / Oton Aguiar Osório de Barros - Integrante / Nathália Batista Vieira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2021 - Atual
Práticas de educação física, educação higiênica e histórias conectadas (1889-1939), Descrição: O objetivo deste projeto é compreender a circulação de representações sobre práticas de educação física e educação higiênica entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Em particular a década de 1930 é destacada, pois o período é relevante para a institucionalização da Educação Física brasileira como disciplina escolar, mas também para a disseminação de esportes e a circulação de discursos de identidade nacional por meio de uma educação voltada à juventude saudável e esportivizada. Contudo, além das preocupações nacionais, um discurso internacionalista em educação surgia na virada do século XIX para o século XX. Este movimento internacional em torno da educação era movido por um discurso humanista que após a primeira grande guerra, a partir dos anos de 1920, fomentava as aspirações de uma educação global unificada, que almejava uma educação universal e pacifista, que dava muita importância à representação de uma juventude saudável. Neste ínterim, além dos governos dos Estados nacionais e instituições, agentes sociais circularam nas primeiras décadas do século XX, estabelecendo intercâmbios e traçando histórias conectadas entre projetos educacionais que se estabeleciam em contextos culturais diversos. Pretendemos compreender como estas representações eram apropriadas em contextos culturais específicos. Para isto, em termos metodológicos, em uma perspectiva transnacional, observaremos as conexões entre agentes e saberes que circulavam e se faziam presentes, por exemplo, em um local e um tempo delimitados por uma micro-história. Portanto, tendo como referência jogos de escalas, analisaremos diferentes aspectos sobre um mesmo objeto, pois ao modificar as lentes de observação (ora aproximando, ora distanciando) são variadas as formas e a natureza dos dados do que é observado. Em outras palavras, a pergunta de partida reside na delimitação de como práticas de educação física e higiene, que eram pensadas além das fronteiras brasileiras levavam em conta ou não, a idealização do nacional como uma comunidade imaginada. Como estas práticas e representações eram disseminadas no local e ganhavam ali, no microssocial, uma dinâmica cultural própria?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (8) . , Integrantes: Edivaldo Góis Junior - Coordenador / Diego Ferreira Lima - Integrante / Rafael Stein Pizani - Integrante / Igor Cavalcante Doi - Integrante / Samuel Ribeiro dos Santos Neto - Integrante / Gabriela Marta Marques de Oliveira - Integrante / Tanguy Philippe - Integrante / Eduardo Lautaro Galak - Integrante / Leonardo Mattos Motta Silva - Integrante / Luiz Gustavo Ayres dos Reis - Integrante / Vinícius Dias de Melo - Integrante / Lucas Guilherme Pereira - Integrante.
-
2018 - 2024
Práticas Educativas, Aprendizagens e Formação de Professores em Diferentes Contextos e Linguagens, Descrição: Coordenado pela Profa. Dra. Heloísa Helena Pimenta Rocha. O projeto foi financiado pelo programa CAPES-Print, Processo: n 88881.311298. Ele articula-se em torno da interrogação sobre a formação de professores, as práticas educativas e os processos de aprendizagem, procurando ter presentes os distintos contextos em que se formulam e são implementadas as propostas de educação, tanto no âmbito escolar como em outros espaços de educação. Ao mesmo tempo, busca atentar para as várias linguagens de que se lança mão para expressar, representar, legitimar/deslegitimar e, enfim, produzir sentidos sobre os distintos projetos educacionais e seus resultados, as disputas em torno de determinadas posições, o lugar conferido aos sujeitos e o papel atribuído à educação na formação das novas gerações. Visando analisar, de forma aprofundada, as várias dimensões em que se desdobra essa investigação, elegeu-se como foco a problematização de processos educativos contemporâneos, examinados em sua historicidade, de modo a pôr em cena as possibilidades de resistências e de outros fluxos que, potencializando propostas críticas e comprometidas com práticas inclusivas e democráticas, permitam avançar no sentido do respeito aos direitos de cidadania/humanidade e às diferenças entre os sujeitos envolvidos. Desse modo o projeto se desdobrará em torno de três eixos: i- políticas e práticas de formação docente; ii- práticas educativas escolares e não escolares; iii- processos de aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edivaldo Góis Junior - Integrante / André Luiz Paulilo - Integrante / Heloísa Helena Pimenta Rocha - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2016 - 2020
História dos esportes e práticas corporais em grupos sociais de imigrantes (São Paulo, 1920-1940), Descrição: O projeto tem como objetivo problematizar as práticas corporais presentes em grupos sociais de imigrantes em São Paulo, no sentido de compreender se elas contribuíram para o estabelecimento de identidades nacionais e/ou hifenizadas entre os anos de 1920 e 1930. O recorte temporal justifica-se pelo grande fluxo imigratório no período em São Paulo, e pela constituição por parte do Estado brasileiro de políticas de nacionalização que impactavam o campo cultural. Para isso, teremos como fontes os documentos pertinentes às associações recreativas de colonos, jornais étnicos, jornais de grande circulação e periódicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Edivaldo Góis Junior - Coordenador / Carmen Lucia Soares - Integrante / Igor Cavalcante Doi - Integrante / Samuel Ribeiro dos Santos Neto - Integrante / Evelise Amgarten Quitzau - Integrante.
-
2016 - 2020
Educação do corpo e identidades brasileiras: representações sobre juventude e envelhecimento na construção da nação na década de 1930., Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo relacionar a educação do corpo, principalmente, a partir de suas representações sobre juventude e envelhecimento com a construção da nação como "comunidade imaginada" no campo da cultura, mediante conciliações e conflitos sobre um projeto de Brasil urbano e moderno na década de 1930, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A hipótese central a ser analisada versa sobre a adesão ou resistência à ideia de uma nação brasileira "imaginada" como uma comunidade próspera, urbana e moderna. Consequentemente, a particularidade de seu povo foi pensada a partir de uma educação do corpo, incentivada e propagandeada por práticas e discursos centrados em representações sobre juventude e envelhecimento saudáveis que foram traduzidas em pedagogias, serviços, produtos e também como políticas públicas de educação e saúde. Em termos metodológicos, a análise dos documentos terá uma abordagem teórica identificada com a "nova história cultural", operando com os conceitos de "práticas" e "representações", tendo como fontes a produção intelectual, a imprensa através dos jornais e a literatura brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Edivaldo Góis Junior - Integrante / EDIVALDO GOIS JUNIOR - Coordenador / Diego Ferreira Lima - Integrante / Leonardo Mattos - Integrante / Carmen Lucia Soares - Integrante / André Dalben - Integrante / Gabriela Marta Marques de Oliveira - Integrante / Bruna Rafaela Esporta Fernandes - Integrante / Tanguy Philippe - Integrante / Eduardo Lautaro Galak - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2014 - 2020
História da educação corporal em instituições de ensino: articulação de projetos nacionais de educação e saúde em São Paulo no início do século XX, Descrição: Edital: Fluxo Contínuo - Projeto de Pesquisa Regular Código: 2013150437 O presente projeto de pesquisa tem por objetivo relacionar a produção intelectual, e os projetos governamentais sobre educação e saúde, com o cotidiano das práticas corporais em instituições escolares de São Paulo no início do século XX. Especificamente, objetivamos identificar aproximações e distanciamentos entre a história das mentalidades sobre o higienismo com os documentos relacionados ao cotidiano do universo escolar no início do século XX. A hipótese central a ser analisada versa sobre continuidades e descontinuidades do cotidiano escolar em relação aos projetos nacionais de educação e saúde. Em termos metodológicos, os dados empíricos serão coletados para entender o higienismo em seu contexto, com suas contrariedades, especificidades, como movimento social heterogêneo. Interessa-nos neste projeto de pesquisa analisar a influência deste debate nas políticas governamentais, e posteriormente no cotidiano de instituições escolares. Existe uma articulação entre as ideias dos intelectuais, projetos nacionais e o cotidiano escolar? E se esta articulação existe, possui limitações?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Edivaldo Góis Junior - Integrante / EDIVALDO GOIS JUNIOR - Coordenador / Antônio Jorge Gonçalves Soares - Integrante / Diego Ferreira Lima - Integrante / Leonardo Mattos - Integrante / Rafael Stein Pizani - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2013
História da educação corporal em instituições de ensino: articulação de projetos nacionais de educação e saúde no Rio de Janeiro no início do século XX, Descrição: Edital: Chamada Universal 14/2011 Código: 4709920113 O presente projeto de pesquisa tem por objetivo relacionar a produção intelectual, e os projetos governamentais sobre educação e saúde, com o cotidiano das práticas corporais em instituições escolares do Rio de Janeiro no início do século XX. Especificamente, objetivamos identificar aproximações e distanciamentos entre a história das mentalidades sobre o higienismo com os documentos relacionados ao cotidiano do universo escolar no início do século XX. A hipótese central a ser analisada versa sobre continuidades e descontinuidades do cotidiano escolar em relação aos projetos nacionais de educação e saúde. Para alcance desse objetivo, propõe-se a realização de três subprojetos que enfocarão objetivos mais específicos: 1. Analisar a produção intelectual que envolvia o ensino da Educação Física Escola no que diz respeito a seus objetivos higienistas. 2. Interpretar a constituição de um campo esportivo no espaço das escolas. 3. Descrever o contexto de ensino das aulas de Educação Física a partir da ótica de seus instrutores. Em termos metodológicos, os dados empíricos serão coletados nos acervos da Biblioteca Nacional. Os documentos serão analisados na perspectiva da história cultural com o interesse no higienismo em seu contexto, com suas contrariedades, especificidades, como movimento social heterogêneo que influenciava a escola. Na construção da narrativa, não almejamos a construção de um modelo estruturante que seja reproduzido em diversos contextos, mas ao contrário, perceber as especificidades de dada sociedade, em determinado tempo. Como alude Ariès: ?A diferença torna-se então a condição da particularidade, e da inteligência da particularidade: ela separa essa cultura da nossa e assegurar-lhe uma originalidade.? (Ariès, 2005, p. 231). Interessa-nos analisar a influência deste debate no contexto educacional, aproximando-se do cotidiano das escolas no período.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Edivaldo Góis Junior - Coordenador / Antônio Jorge Gonçalves Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2012
História da Educação Corporal em instituições escolares: articulação de projetos nacionais de educação e saúde no Rio de Janeiro no início do século XX, Descrição: Tem como objetivo o levantamento e análise de fontes primárias e secundárias sobre a educação corporal a partir da investigação de instituições escolares na cidade do Rio de Janeiro. A periodização do projeto delimita-se na década de 1930.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Edivaldo Góis Junior - Integrante / EDIVALDO GOIS JUNIOR - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2009
Cristianismo e a introdução da Educação Física em escolas paulistanas no início do século XX, Descrição: O projeto analisa a influência de colégios administrados pro igrejas protestantes e católicas na introdução das aulas de Educação Física no início do século XX.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Edivaldo Góis Junior - Integrante / EDIVALDO GOIS JUNIOR - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2
-
2008 - 2009
História da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (1970-1990), Descrição: O projeto de pesquisa resgata através da história oral as discussões sobre as reformas curriculares no curso de Educação Física.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Edivaldo Góis Junior - Integrante / EDIVALDO GOIS JUNIOR - Coordenador.
Prêmios
2025
Menção Honrosa por comunicação oral no XXIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.
2025
Semifinalista com o livro "Juventudes e Velhices" no Prêmio Jabuti Acadêmico, Câmara Brasileira do Livro.
2023
Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz", Universidade Estadual de Campinas.
2015
Paraninfo da Turma Integral do Curso de Educação Física, Faculdade de Educação Física da Unicamp.
2012
Aprovado em 1º lugar em concurso público de provas e títulos na área de Educação Física e Sociedade do Departamento de Educação Física e Humanidades, Faculdade de Educação Física da UNICAMP.
2010
Aprovado em 1º lugar em concurso público de provas e títulos na área de Didática da Educação Física do Departamento de Didática., Faculdade de Educação da UFRJ.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física. , Av Érico Veríssimo, 701. Faculdade de Educação Física, Departamento de Educação Física e Humanidades, Barão Geraldo, Cidade Universitária Zefferino Vaz, 13083970 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 35216805, URL da Homepage:
Experiência profissional
2026 - Atual
Universidade de São PauloVínculo: Pós-doutorando, Enquadramento Funcional: Pesquisador no Departamento de História, Carga horária: 40
2024 - Atual
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, MS 5.1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2024
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2025
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação Física.Cargo ou função, Representante do departamento na Comissão de Biblioteca da FEF.
-
11/2024
Direção e administração, Reitoria, Centro de Memória.Cargo ou função, Assessor de Publicações do Centro de Memória Unicamp.
-
08/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.Cargo ou função, Representante da linha Educação e história cultural na Comissão de Seleção do Programa de Pós-graduação em Educação.
-
08/2018
Ensino, Educação, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, FE 190 - Seminários Temáticos História da educação e história cultural, FE 191- Seminários Temáticos História da Educação: Cultura escolar, saúde e racionalidade científica, FE 194 - Seminário Avançado I - História da Educação e História Cultural: Circulação Transnacional de Sujeitos, Saberes e Artefatos
-
02/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação.Linhas de pesquisa
-
08/2013
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, FF 153 - História do corpo e da educação física
-
02/2013
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Educação Física, Pesquisa em Educação Física I, Teorias da Educação Física, Sociologia do Esporte
-
01/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação Física, Departamento de Educação Física e Humanidades.Linhas de pesquisa
-
03/2023 - 12/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação Física.Cargo ou função, Representante dos MS3 na Congregação da FEF.
-
03/2021 - 03/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação Física.Cargo ou função, Representante da área "Educação Física e Sociedade" na Comissão de Pós-graduação.
-
03/2019 - 10/2021
Direção e administração, Reitoria, Centro de Memória.Cargo ou função, Coordenador Associado do CMU.
-
12/2020 - 06/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação Física.Cargo ou função, Representante de departamento na Comissão Interna de revisão de normas para a eleição da Direção da FEF..
-
05/2021 - 05/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação Física.Cargo ou função, Representante dos MS3 na Comissão de atribuição de pesos dos critérios de avaliação nos concursos de livre docência da FEF..
-
01/2019 - 12/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação Física.Cargo ou função, Representante dos docentes MS3 na Congregação da FEF.
-
03/2019 - 06/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação Física.Cargo ou função, Representante do Departamento na Comissão de Biblioteca da FEF.
-
08/2019 - 11/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação Física.Cargo ou função, Comissão Interna de revisão dos perfis de progressão na carreira docente da FEF.
-
09/2019 - 10/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, COCEN - Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa.Cargo ou função, Comissão de Avaliação de Progressão de Carreira PAEPE da CSARH 10 ? COCEN 02.
-
02/2018 - 02/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Centro de Memória.Cargo ou função, Representante da FEF no Conselho do Centro de Memória da Unicamp.
-
01/2017 - 02/2019
Direção e administração, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física.Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Unicamp.
-
08/2018 - 10/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação Física.Cargo ou função, Presidente da Comissão Interna para elaboração de normas para Programa de Pesquisadores de Pós-Doutorado (PPPD).
-
11/2013 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, SIARQ-Unicamp.Cargo ou função, Representante da área das Ciências Biomédicas e da Saúde no Conselho Consultivo do Sistema de Arquivos da Unicamp.
-
11/2015 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação Física.Cargo ou função, Representante da Área Educação Física e Socidade na Comissão de Pós-Graduação.
-
07/2014 - 06/2016
Direção e administração, Faculdade de Educação Física, Departamento de Educação Física e Humanidades.Cargo ou função, Chefe do Departamento de Educação Física e Humanidades.
-
06/2013 - 02/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação Física.Cargo ou função, Representante de área Educação Física e Sociedade na Comissão de Pós-Graduação.
-
05/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.Cargo ou função, Membro do Órgão Colegiado do Sistema de Bibliotecas da Unicamp.
-
05/2013 - 06/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação Física.Cargo ou função, Representante docente de Departamento na Comissão de Biblioteca.
-
12/2013 - 04/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação Física.Cargo ou função, Representante de Departamento na Comissão Eleitoral para escolha do Diretor da unidade..
2011 - 2013
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Atividades
-
04/2011 - 12/2012
Direção e administração, Faculdade de Educação / Centro de Filosofia e Ciências Humanas.Cargo ou função, Membro da Comissão de Orientação e Atendimento ao Aluno.
-
03/2011 - 12/2012
Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática Especial em Educação Física I, Didática Especial em Educação Física II
-
03/2011 - 12/2012
Estágios , Faculdade de Educação / Centro de Filosofia e Ciências Humanas.Estágio realizado, Supervisor de Estágios da licenciatura em Educação Física.
2011 - 2012
Ministério do EsportesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador
Outras informações:
Avaliador do Programa Segundo Tempo, Equipe Colaboradora 25 - Rio de Janeiro.
2001 - 2011
Universidade Nove de JulhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2008 - 02/2011
Direção e administração, Coordenação Geral do Curso de Educação Física.Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
02/2001 - 02/2011
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática da Educação Física, História da Educação Física
-
02/2008 - 12/2008
Ensino, Educação Física Escolar, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Educação Física, Cultura, Sociedade e Escola.
-
02/2005 - 12/2008
Estágios , Diretoria de Ciências da Saúde.Estágio realizado, Supervisão de estágio curricular.
-
02/2004 - 02/2005
Serviços técnicos especializados , Diretoria de Ciências da Saúde.Serviço realizado, Desenvolvimento de projeto pedagógico.
1999 - 2011
Universidade Cidade de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto - A, Carga horária: 2
Atividades
-
08/2002 - 02/2011
Ensino,Disciplinas ministradas, História da Educação Física, Introdução à Educação Física, Pesquisa Científica
-
10/2004 - 01/2007
Direção e administração, Programa de Formação de Professores.Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
02/2000 - 12/2003
Serviços técnicos especializados , Curso de Educação Física.Serviço realizado, Desenvolvimento de projeto pedagógico.
2015 - 2017
Colégio Brasileiro de Ciências do EsporteVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Vice-Presidente do CBCE, entidade acadêmica.
2005 - 2007
Universidade Gama FilhoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2005 - 12/2007
Ensino, Educação Física, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa
2000 - 2001
Rede Publica de Ensino do Estado de São PauloVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II, Carga horária: 24
Atividades
-
02/2000 - 01/2001
Ensino,Disciplinas ministradas, Educação Física
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Edivaldo Góis Junior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?