Fagner Junior Machado de Oliveira

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2013), mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade do Estado do Mato Grosso (2016). Atualmente doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá.

Informações coletadas do Lattes em 19/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ecologia e Conservação

2014 - 2016

Universidade do Estado de Mato Grosso
Título: Processos espaciais e ambientais controlando a estrutura da metacomunidade de peixes de riachos do Médio Rio Araguaia, Brasil Central,Ano de Obtenção: 2016
Dr. Dilermando Pereira Lima Junior.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas

2010 - 2013

Universidade Estadual de Goiás
Título: INFLUÊNCIA DA VARIABILIDADE ESPACIAL E TEMPORAL DO HABITAT SOBRE A ESTRUTURA TRÓFICA DA ICTIOFAUNA EM BANCOS DE SEDIMENTOS NO RIO ARAGUAIA, PLANÍCIE DO BANANAL
Orientador: Profª. Drª. Jane Dilvana Lima
Bolsista do(a): Programa de Bolsas de Iniciação Científica, PBIC/UEG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Geotecnologia aplicada à análise de bacias hidrográficas. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2015 - 2015

Ecologia de Floresta Amazônica. (Carga horária: 120h). , Projeto Dinâmica de Fragmentos Florestais, PDBFF, Brasil.

2013 - 2013

Treinamento em administração de propriedades rurais - Economia Familiar. (Carga horária: 24h). , SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/RO, Brasil.

2012 - 2013

Inglês I. , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2012 - 2013

Reprodução Animal e Produtividade de Gado Leiteiro. (Carga horária: 204h). , Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, SECTEC, Brasil.

2012 - 2013

Técnicas Agrícolas. (Carga horária: 204h). , Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, SECTEC, Brasil.

2011 - 2011

Relevância das Questões Ambientais. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2011 - 2011

Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2011 - 2011

Curso de Capacitação em Educação Ambiental. (Carga horária: 40h). , Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, Brasil.

2011 - 2011

Sustentabilidade no dia a dia. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2010 - 2010

Grupo de estudios TV Escola/Salto para o futuro. (Carga horária: 60h). , Secretaria da Educação de Goiás, SEE/GO, Brasil.

2009 - 2010

Digitação, Windows, Word, Execel. (Carga horária: 90h). , Microbits - Centro de Formação Profissional, MICROBITS, Brasil.

2007 - 2007

Inglês I. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de ecossistemas aquáticos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, F. J. M. . X EXPOBIO (Exposição de Biologia). 2013. (Exposição).

OLIVEIRA, F. J. M. . 9º Encontro de Biologia. 2012. (Outro).

OLIVEIRA, F. J. M. . II Congresso Acadêmico-Científico "Educação e Ciências: desafios para um mundo sustetntável". 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1ª Jornada Acadêmica de Ciências Biológicas.Sistemas aquáticos lóticos: processos, padrões e ameaças à biodiversidade aquática. 2018. (Outra).

II EGA - Encontro de Tecnologias em Gestão Ambiental.A importância da integridade do ambiente e espaço para a conservação de comunidades aquáticas. 2017. (Encontro).

VI Oficina de Ecologia Quantitativa.Análise de Procrustes. 2017. (Oficina).

XV Congresso Brasileiro de Limnologia. NO CONTÍNUO ENTRE CLEMENTS E GLEASON FICAMOS NO "QUASI"... UM TESTE DA ESTRUTURA DA METACOMUNIDADE DE PEIXES EM RIACHOS DO MÉDIO ARAGUAIA. 2015. (Congresso).

IV Semana Científica do Campus Universitário do Araguaia.Comunicações orais. 2014. (Outra).

III Congresso Acadêmico-Científico. Influência da variabilidade espacial do habitat sobre a estrutura trófica da fauna de peixes em bancos de sedimentos no rio Araguaia, Planície do Bananal. 2013. (Congresso).

XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.Estrutura Trófica da Ictiofauna Associada a Bancos de Sedimentos na APA Meandros do Rio Araguaia, Planície do Bananal. 2013. (Seminário).

XIV Congresso Brasileiro de Limnologia. Inflência da variabilidade espacial do hábitat sobre a estrutura trófica da fauna de peixes em bancos de sedimentos no rio Araguaia, Planície do Bananal". 2013. (Congresso).

9º Encontro de Biologia. 2012. (Encontro).

II Congresso Acadêmico-Científico. 2012. (Congresso).

I Congresso Acadêmico-Científico "UEG em movimento: Perspectivas Socioambientais". BULLYING: Só quem vive sabe traduzir. 2011. (Congresso).

IX EXPOBIO - Exposição de Biologia. A importância da prática no ensino de ciências. 2011. (Exposição).

VIII EXPOBIO - Exposição de Biologia. Moderadores Alimentares. 2011. (Exposição).

XI Feira da Indústria, Comercio e Agronegócios de Porangatu e Reagião - XI FICAP. Plantas Medicinais do Cerrado. 2011. (Feira).

I Virada Cultural. 2010. (Outra).

Olhares da Biologia. 2010. (Outra).

VII EXPOBIO.Plantas Medicinais do Cerrado. 2010. (Outra).

V Semana Universitária.A Diversidade Cultural na (Re)significação do Saber. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Alexandre Luiz Gomes, Thiago Batista Mendonça

OLIVEIRA, F. J. M.; Miranda, J. E. S.; Rocha, T.. Dinâmica da vegetação na bacia hidrográfica do córrego Tamanduá. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade de Iporá.

Aluno: Guilherme V

Miranda, J. E. S.;OLIVEIRA, F. J. M.; dos Santos, D. R.. Araújo, Reyner L. Morais e Rodrigo S. Barrosso.Análise da paisagem no alto da bacia do Ribeirão Santo Antônio no município de Iporá-GO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade de Iporá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Denis Silva Nogueira

LIMA JUNIOR, D. P.;NOGUEIRA, D. S.; Lenza, E. A influência de processos ambientais e espaciais na composição e diversidade beta da metacomunidade de peixes de riachos do médio Rio Araguaia. 2016. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Henrique Augusto Mews

LENZA, E.; LIMA JUNIOR, D. P.;MEWS, H. A.. A influência de processos ambientais e espaciais na composição e diversidade beta da metacomunidade de peixes de riachos do Médio rio Araguaia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia e Conservação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Eddie Lenza de Oliveira

LIMA JUNIOR, D. P.; Nogueira, D.S.;Lenza, E.. A influência de processos ambientais e espacias na composição e diversidade beta da metacomunidade de peixes de riachos do médio Araguaia. 2016. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Eddie Lenza de Oliveira

LIMA JUNIOR, D. P.;MEWS, Henrique AugustoLenza, E.. A Influência de Processos Ambientais e Espaciais na Composição e Diversidade Beta da Metacomunidade de Peixes de Riachos do Médio Araguaia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia e Conservação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Fabricio Barreto Teresa

TERESA, F. B.; MELO, C. E.; LIMA, J.D.. Influência da variabilidade espacial e temporal do habitat sobre a estrutura trófica da ictiofauna em bancos de sedimentos no rio Araguaia, planície do Bananal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Dilermando Pereira Lima Júnior

LIMA-JUNIOR, D. P.; OLIVEIRA, E. L.; NOGUEIRA, D. S.. A influência de processos ambientais e espacias na composição e diversidade beta da metacomunidade de peixes de riachos do médio Araguaia. 2016.

Jane Dilvana Lima

LIMA, Jane DilvanaMELO, Cesar E.; TERESA, F. B.. Influência da variabilidade espacial e temporal do habitat sobre a estrutura trófica da ictiofauna em bancos de sedimentos no rio Araguaia, planície do Bananal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luis Mauricio Bini

Sozinhas na paisagem ou conectadas por dispersão? A estrutura das comunidades de peixes de Veredas do Médio Rio Araguaia; Início: 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Dilermando Pereira Lima Júnior

Sozinhas na paisagem ou conectadas por dispersão? A estrutura das assembleias de peixes de Veredas do Médio rio Araguaia; Início: 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Dilermando Pereira Lima Júnior

Estrutura de Metacomunidade de peixes em riachos do Médio rio Araguaia; 2016; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dilermando Pereira Lima Junior;

Jane Dilvana Lima

Influência da variabilidade espacial e temporal do habitat sobre a estrutura trófica da ictiofauna em bancos de sedimentos no rio Araguaia, planície do Bananal; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Jane Dilvana Lima;

Jane Dilvana Lima

Influência da variabilidade espacial e sazonal do hábitat sobre a ictiofauna na APA Meandros do rio Araguaia, Planície do Bananal; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás, Programa de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Jane Dilvana Lima;

Jane Dilvana Lima

Estrutura trófica da ictiofauna em bancos de sedimentos na APA Meandros do rio Araguaia, Planície do Bananal; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Jane Dilvana Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • AZEVEDO-SANTOS, VALTER M. ; FREDERICO, RENATA G. ; FAGUNDES, CAMILA K. ; POMPEU, PAULO S. ; PELICICE, FERNANDO M. ; PADIAL, ANDRÉ A. ; NOGUEIRA, MARCOS G. ; FEARNSIDE, PHILIP M. ; LIMA, LUCIANO B. ; DAGA, VANESSA S. ; OLIVEIRA, FAGNER J. M. ; VITULE, JEAN R. S. ; CALLISTO, MARCOS ; AGOSTINHO, ANGELO A. ; ESTEVES, FRANCISCO A. ; LIMA-JUNIOR, DILERMANDO P. ; MAGALHÃES, ANDRÉ L. B. ; SABINO, JOSÉ ; MORMUL, ROGER P. ; GRASEL, DANIEL ; ZUANON, JANSEN ; VILELLA, FÁBIO S. ; HENRY, RAOUL . Protected areas: A focus on Brazilian freshwater biodiversity. DIVERSITY AND DISTRIBUTIONS , v. 1, p. 1-7, 2018.

  • LIMA, LUCIANO B. ; OLIVEIRA, FAGNER JUNIOR M. ; GIACOMINI, HENRIQUE C. ; LIMA-JUNIOR, DILERMANDO P. . Expansion of aquaculture parks and the increasing risk of non-native species invasions in Brazil. Reviews in Aquaculture , v. 00, p. 1-12, 2016.

  • OLIVEIRA, F. J. M. ; LIMA, J. D. . Estrutura trófica da ictiofauna associada a bancos de sedimentos na APA Meandros do rio Araguaia, Planície do Bananal. In: XI Seminário de Iniciação Científica, 2013, Anápolis. Anais, 2013.

  • OLIVEIRA, F. J. M. ; SANTOS, P. H. F. ; LIMA, L. B. ; STRUTZ, R. G. ; LIMA JUNIOR, D. P. . NO CONTÍNUO ENTRE CLEMENTS E GLEASON FICAMOS NO 'QUASI'... UM TESTE DA ESTRUTURA DA METACOMUNIDADE DE PEIXES EM RIACHOS DO MÉDIO ARAGUAIA. In: XV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2015, Maringá-PR. XV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2015.

  • STRUTZ, R. G. ; OLIVEIRA, F. J. M. ; SANTOS, P. H. F. ; LIMA, L. B. ; LIMA JUNIOR, D. P. . Biogeografia de Ilhas de riachos? Um teste da influência do volume sobre a riqueza local das assembléias de peixes de riachos da bacia do médio Rio Araguaia. In: XV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2015, Maringá-PR. XV Congresso Brasileiro de Limnoloa - Perspectivas Evolutivas, 2015.

  • OLIVEIRA, F. J. M. ; LIMA, J. D. . Influência da variabilidade do habitat sobre a estrutura trófica da fauna de peixes em bancos de sedimentos no rio Planície do Bananal. In: XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013, Bonito/MS. Anais, 2013.

  • OLIVEIRA, F. J. M. . BULLYING: Só quem vive sabe traduzir. In: I Congresso Acadêmico-Científico 'UEG em movimento: Perspectivas Socioambientais, 2011, Porangatu. Anais, 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Estrutura de metacomunidades de assembleias de peixes de riachos do Médio rio Araguaia, Descrição: O foco da atual dos estudos de ecologia de comunidades e investigar a importância dos fatores locais e regionais sobre a organização e distribuição das comunidades. Para estas abordagens temos vários modelos teóricos e atualmente se encontra em evidência os estudos direcionados a teoria de metacomunidades. As metacomunidades são comunidades conectadas potencialmente pela capacidade de dispersão de seus indivíduos e sua organização varia com as mudanças das condições da paisagem. O objetivo deste trabalho é explorar as variações dessas metacomunidades usando como preditores os fatores ambientais (e.g fluxo, substrato, profundidade largura, integridade do habitat), espaciais (longitude, latitude) e também avaliar o efeito do isolamento sobre os padrões de metacomunidades. O projeto será desenvolvido com as comunidades de peixes de riachos de duas sub-bacias no leste do Mato Grosso. Com o término deste trabalho o resultado esperado que os fatores ambientais sejam mais determinantes na variação das metacomunidades de peixes de riachos próximos e que haja uma alta dissimilaridade entre as metacomunidades de peixes que estão isoladas pelo espaço geográfico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fagner Junior Machado de Oliveira - Integrante / Luciano Benedito Lima - Integrante / Dilermando Pereira Lima Junior - Coordenador / Rosângela Gama Strutz - Integrante / Pablo Henrique Fernandes Santos - Integrante / João Carlos de Oliveira - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Influência da variabilidade espacial e sazonal do hábitat sobre a ictiofauna na APA Meandros do rio Araguaia, Planície do Bananal, Descrição: As planícies de inundação possuem reconhecida importância pelo fornecimento de diversos serviçosecossistêmicos, e esta característica está associada à manutenção de sua alta heterogeneidade ambiental e diversidade biológica. Neste sentido, oentendimento da relação entre a variabilidade espaço-temporal e a estrutura das comunidades torna-se necessário para uma melhor conservação e manejo destes ecossistemas. Este projeto tem como principal objetivo avaliar os efeitos da variabilidade espacial e sazonaldo hábitat sobre a distribuição, composição e estruturataxônomica e trófica da assembleia de peixes na Área de Proteção Ambiental (APA) Meandros do rio Araguaia, na planície do Bananal. O estudo será conduzido em quatro ambientes (rio Araguaia, afluente, lago conectado e lago isolado) localizados dentro dos limites da APA e que representam os principais biótopos da planície de inundação. A amostragem dos peixes e a caracterização ambiental será realizada em quatro campanhas distribuídas ao longo de um ciclo sazonal anual, nos quatro ambientes. O estudo fornecerá uma oportunidade para a investigação dos padrões associados à diversidade de peixes em uma área de grande importância para a conservação da biodiversidade aquática no país. Além disso, espera-se que este estudo possa subsidiar a elaboração do plano de manejo da APA, etapa básica para assegurar o papel de proteção da diversidade biológica das unidades de conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Fagner Junior Machado de Oliveira - Integrante / Jane Dilvana Lima - Coordenador / Fabrício Barreto Teresa - Integrante / Hugo Oliveira Baborsa - Integrante / Luciano Benedito Lima - Integrante / Cesar Enrique de Melo - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional