Samuel Crissandro Tavares Ferreira

Doutorando em Educação Ambiental (PPGEA - FURG), integrante do Grupo de Pesquisa Política, Natureza e Cidade. Atualmente no doutorado, tem desenvolvido pesquisas referente a juventude e sua relação com o meio ambiente, o contexto urbano e a educação. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEDU - FURG), tendo defendido a dissertação da pesquisa "E Se a Cidade Fosse Nossa: A Educação Popular Contribui na Emancipação das Juventudes na Cidade?". Possui Licenciatura em História e também Bacharelado em História com Ênfase em Patrimônio Socioambiental pela Universidade Federal do Rio Grande , tendo defendido a pesquisa "Gramsci e a História Ambiental : as cartas do cárcere analisadas pela história ambiental" . Integra como pesquisador os grupos de pesquisa Política Natureza e Cidade e o grupo Dinâmicas, Estado e Movimentos Sociais (DIPEM). Atua como colaborador no projeto de pesquisa Debates escolares. Integrou o grupo de pesquisa EDUCAMEMÓRIA /RECIDADE (CULTURA, ESTÉTICA E FORMAÇÃO NA/DA CIDADE: redes de saberes, memórias, incompletudes e territorialidades). Participou do Centro de Memória da Educação (CEMEDU) do Instituto de Educação FURG, que constitui-se num projeto de ensino, pesquisa e extensão com o propósito de aprofundamento de temas como a Educação - História e Memória. Possui experiência como educador popular e coordenador pelo Paidéia (PAIETAS - FURG), e educador pelo Cultura de Paz (PAIETS-FURG), ambos vinculados ao PAIETS. Em síntese, vem pesquisando nos últimos anos sobre Educação, Educação Popular, Juventudes, Cidade e Natureza.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação Ambiental

2019 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande
Título: A Rebeldia da Juventude Acabou ? Uma Introdução ao Estudo da Juventude em Conflitos Urbanos e Ambiantais na atualidade.,
Orientador: Carlos RS Machado
Palavras-chave: Sociologia da Juventude; Cidade; Natureza; Conflitos.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Educação Ambiental. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia.

Mestrado em EDUCAÇÂO

2016 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande
Título: E SE A CIDADE FOSSE NOSSA: A EDUCAÇÃO POPULAR CONTRIBUI NA EMANCIPAÇÃO DAS JUVENTUDES NA CIDADE?,Ano de Obtenção: 2018
Vânia Alves Martins Chaigar.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em História

2015 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande
Título: DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA; DIÁLOGOS E CONFLITOS A PARTIR DA HISTÓRIA VISTA DE BAIXO: INDAGAÇÕES PERTINENTES QUE A EJA FAZ À HISTÓRIA
Orientador: Juarez José Rodrigues Fuão

Graduação em História

2010 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande
Título: GRAMSCI E A HISTÓRIA AMBIENTAL: AS CARTAS DO CÁRCERE ANALISADAS PELA HISTÓRIA AMBIENTAL
Orientador: DANIEL PORCIÚNCULA PRADO

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2009

Assessoria Profissional a empresas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CHAIGAR, V. A. M. ; FERREIRA, S. C. T. ; SOARES, L. P. S. ; BRESOLIN, F. T. ; MARTINS, D. A. A. ; LOPES, E. D. . V Seminário Interfaces Pedagógicas. 2017. (Outro).

CHAIGAR, V. A. M. ; SOARES, L. P. S. ; FERREIRA, S. C. T. ; LOPES, E. D. ; CHAGAS, P. W. V. ; SIQUEIRA, A. R. M. . IV Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo, Escola e Universidade: Utopias, Tempos e Experiências.. 2016. (Outro).

CHAIGAR, V. A. M. ; SOARES, L. P. S. ; FERREIRA, S. C. T. . III Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo - Protagonismos, Culturas e Incompletudes. 2015. (Outro).

PRADO, D. P. ; VALLE, H. S. ; FERREIRA, S. C. T. . III Jornada Gaúcha de História Ambiental. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I SIMPÓSIO DAS JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS.A EDUCAÇÃO POPULAR AINDA É NECESSÁRIA? CONTRIBUIÇÕES DO PAIDÉIA PARA A EMANCIPAÇÃO DAS JUVENTUDES NA CIDADE. 2018. (Simpósio).

XX FORÚM DE ESTUDOS : LEITURAS DE PAULO FREIRE.Espaço do Ser Mais versus Espaço do Ser Menos: Constatação do que não queremos para conseguirmos o que queremos. 2018. (Outra).

16 Mostra de Produção Universitária.E Se a Cidade Fosse Nossa: A Educação Popular Contribui na Emancipação e na Humanização das Juventudes na Cidade?. 2017. (Outra).

III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano em Estudos Humanísticos Multidisciplinares. E Se a Cidade Fosse Nossa: A Educação Popular Contribui na Emancipação e na Humanização das Juventudes na Cidade?. 2017. (Congresso).

II Movimneto Interfaces. 2017. (Outra).

I Seminário Nacional Infância e Juventudes na Cidade: um diálogo com ação.ESTÉTICAS FORMATIVAS E A PRODUÇÃO DA CIDADE: ALGUNS CONCEITOS, PRINCÍPIOS E INVESTIGAÇÕES. 2017. (Seminário).

VI SEPOME - Seminário de Políticas Sociais no MERCOSUL.E Se a Cidade Fosse Nossa: A Educação Popular Contribui na Emancipação e na Humanização das Juventudes na Cidade?. 2017. (Seminário).

V Seminário Interfaces Pedagógicas.E Se a Cidade Fosse Nossa: A Educação Popular Contribui na Emancipação e na Humanização das Juventudes na Cidade?. 2017. (Seminário).

XIX Forum de Estudos: Leituras Paulo Freire - Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões. E Se a Cidade Fosse Nossa: A Educação Popular Contribui na Emancipação e na Humanização das Juventudes na Cidade?. 2017. (Congresso).

15 Mostra de Produção Universitária.CULTURA, ESTÉTICA E FORMAÇÃO: INCOMPLETUDES E SABERES DA CIDADE. 2016. (Outra).

II Encontro Humanístico Interdisciplinar. TERRITORIALIDADES DA FORMAÇÃO: NARRATIVAS DISCENTES SOBRE O MOVIMENTO INTERFACES II. 2016. (Congresso).

IV Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo, Escola e Universidade: Utopias, tempos e experiências. 2016. (Seminário).

Movimento Interfaces: conhecimentos para além dos muros. 2016. (Encontro).

14 Mostra de Produção Universitária.POTENCIALIZANDO O ENSINO DE HISTÓRIA: CONEXÕES ENTRE A HISTÓRIA E A REALIDADE. 2015. (Outra).

III Jornada Gaúcha de História Ambiental.Escravidão e exploração ambiental no Pinus em São José do Norte: Educação Ambiental, conflito ambiental e justiça ambiental. 2015. (Outra).

III Seminário Interfaces Pedagógicas.POTENCIALIZANDO O ENSINO DE HISTÓRIA: CONEXÕES ENTRE A HISTÓRIA E A REALIDADE. 2015. (Seminário).

III Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo - Protagonismos, Culturas e Incompletudes. 2015. (Seminário).

Para Pensar a Pesquisa Histórica : Imprensa e História. 2015. (Seminário).

XIII Encontro Sobre Investigação na Escola.Potencializando o Ensino de História. 2015. (Encontro).

CHÁ DAS CINCO COM A PEDAGOGIA ( INSTITUTO DE EDUCAÇÃO). 2014. (Encontro).

CONGRESSO INTERNACIONAL 1964 - 2014 O CINQUENTENÁRIO DO GOLPE QUE CEIFOU O PROCESSO DEMOCRÁTICO : HISTÓRIA E MEMÓRIAS. 2014. (Congresso).

14 Conselho Nacional de Entidades de Base ( Coneb). 2013. (Congresso).

53 CONGRESSO DA UNE. 2013. (Congresso).

8 BIENAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES. 2013. (Outra).

UNIVERSIDADE, AÇÕES AFIRMATIVAS E PROJETO DE NAÇÃO. 2013. (Seminário).

2 SIMPOSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA AMBIENTAL E MIGRAÇÕES.O QUE THOREAU TEM AINDA PARA DIZER À HISTÓRIA AMBIENTAL NO SÉCULO XXI. 2012. (Simpósio).

FÓRUM DE ASSUNTOS ESTUDANTIS (PRAE - FURG). 2012. (Outra).

OS 50 ANOS DA LEGALIDADE. 2011. (Outra).

VISITA TÉCNICA AO SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE SÃO MIGUEL ARCANJO E AO MUSEU DAS MISSÕES. 2011. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Daniel Porciúncula Prado

PRADO, Daniel Porciuncula. Gramsci e a história ambiental: as cartas do cárcere analisadas pela história ambiental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande.

Carmo Thum

Chaigar, Vania Alves Martins;THUM, Carmo; LLOSA, Sandra. M.; PEREIRA, Dirlei. A.; STRECK, Danilo.. E se a cidade Fosse Nossa: a educação popular contribui na emancipação das juventudes na cidade. 2018. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÂO) - Universidade Federal do Rio Grande.

Humberto Calloni

PRADO;CALLONI, H.; FUAO, J.; ALVES, F. N.. Gramsci e a história ambiental: as cartas do cárcere analisadas pela história ambiental.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Vania Alves Martins Chaigar

CHAIGAR, V. A. M.; LLOSA, S. M.; STRECK, D. R.; THUM, Carmo.. E se a cidade fosse nossa: a educação popular contribui para a emancipação das juventudes na cidade?. 2018. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÂO) - Universidade Federal do Rio Grande.

Vania Alves Martins Chaigar

CHAIGAR, V. A. M.; THUM, Carmo.; LLOSA, S. M.; PEREIRA, D. A.; STRECK, D. R.. E se a cidade fosse nossa: a educação popular contribui na emancipação e na humanização das juventudes na cidade?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÂO) - Universidade Federal do Rio Grande.

Francisco das Neves Alves

ALVES, F. N.. Gramsci e a História ambiental: as cartas do cárcere analisadas pela História Ambiental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande.

Juarez José Rodrigues Fuão

FUÃO, J. J. R.; ALVES, Francisco das Neves; PRADO, Daniel. Gramsci e a História Ambiental: as Cartas do Cárcere analisadas pela História Ambiental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vania Alves Martins Chaigar

E se a cidade fosse nossa: a educação popular contribui na emancipação das juventudes na cidade?; 2018; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÂO) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vânia Alves Martins Chaigar;

Vania Alves Martins Chaigar

CULTURA, ESTÉTICA E FORMAÇÃO NA/DA CIDADE: redes de saberes, memórias, incompletudes e territorialidades; 2016; Orientação de outra natureza; (LICENCIATURA EM HISTÓRIA) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante - FURG; Orientador: Vânia Alves Martins Chaigar;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Mapeamento dos conflitos socioambientais com juventude rural no Brasil; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Sérgio Botton Barcellos;

Carlos Roberto da Silva Machado

As Rebeldias, Indignações e Resistências dos Irredutíveis Jovens Cubanos como contribuição para a Educação Ambiental: Juventude Urbana, Natureza e Trabalho; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, S. C. T. ; FERREIRA, S. C. T. . Educação Popular Ainda é Necessária ? Contribuições do Paidéia para a emancipação das juventudes na cidade.. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade , v. 05, p. http://periodic-24, 2019.

  • FERREIRA, S. C. T. . Espaço do Ser Mais versus Espaço do Ser Menos: Constatação do que não queremos para conseguirmos o que queremos. RELACult â013 Revista Latino - Americana de Estudos em Cultura e Sociedade , v. 04, p. 1, 2018.

  • FERREIRA, S. C. T. ; BRESOLIN, F. T. ; CHAIGAR, V. A. M. . Um P ouco de R esistência e L uta N ão F az M al à N inguém: interfaces pedagógicas e movimento interfaces como espaço de formação contra hegemônico. RELACult â013 Revista Latino - Americana de Estudos em Cultura e Sociedade , v. 04, p. 1, 2018.

  • FERREIRA, S. C. T. ; CHAIGAR, V. A. M. . E Se a Cidade Fosse Nossa: A Educação Popular Contribui na Emancipação e na Humanização das Juventudes na Cidade?. RELACult â013 Revista Latino - Americana de Estudos em Cultura e Sociedade , v. 04, p. 1, 2018.

  • FERREIRA, S. C. T. ; CHAIGAR, V. A. M. ; FERRETTI, O. . Temas e experiências em educação geográfica. 1. ed. Florianópolis: Edições dos Bosques, 2018. v. 1. 272p .

  • FERREIRA, S. C. T. ; BRESOLIN, F. T. . UM POUCO DE RESISTÊNCIA E LUTA NÃO FAZ MAL À NINGUÉM: INTERFACES PEDAGÓGICAS E MOVIMENTO INTERFACES COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTRA HEGEMÔNICO. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, RELACULT, 04 fev. 2018.

  • FERREIRA, S. C. T. . E Se a Cidade Fosse Nossa: A Educação Popular Contribui na Emancipação e na Humanização das Juventudes na Cidade?. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, RELACULT, 02 fev. 2018.

  • FERREIRA, S. C. T. ; MACHADO, C. R. S. ; GACKI, R. . Espaço do Ser Mais versus Espaço do Ser Menos: Constatação do que não queremos para conseguirmos o que queremos. In: XX FORUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE, 2018, São Leopoldo. XX FORUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE - legado e presença de freire no rio grande do sul. São Leopoldo: Casa Leiria, 2018.

  • CHAIGAR, V. A. M. ; FERREIRA, S. C. T. ; SOARES, L. P. S. . ESTÉTICAS FORMATIVAS E A PRODUÇÃO DA CIDADE: ALGUNS CONCEITOS, PRINCÍPIOS E INVESTIGAÇÕES. In: I Seminário Nacional Infância e Juventudes na cidade - um diálogo coma educação, 2017, Vitória - Espírito Santo. ANAIS SNIJC 2017. Vitória: UFES, 2017. v. 1. p. 958-969.

  • FERREIRA, S. C. T. ; CHAIGAR, V. A. M. . E Se a Cidade Fosse Nossa: A Educação Popular Contribui na Emancipação e na Humanização das Juventudes na Cidade?. In: XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2017, Rio Grande - RS. XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2017.

  • CHAIGAR, V. A. M. ; SOARES, L. P. S. ; FERREIRA, S. C. T. ; LOPES, E. D. . CULTURA, ESTÉTICA E FORMAÇÃO: INCOMPLETUDES E SABERES DA CIDADE. In: XIX FORUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões, 2017, Rio Grande - RS. XIX FORUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões, 2017.

  • FERREIRA, S. C. T. ; CHAIGAR, V. A. M. . E Se a Cidade Fosse Nossa: A Educação Popular Contribui na Emancipação e na Humanização das Juventudes na Cidade?. In: VI SEPOME - Seminário de Políticas Sociais no MERCOSUL, 2017, Pelotas - RS. VI SEPOME - Seminário de Políticas Sociais no MERCOSUL, 2017.

  • FERREIRA, S. C. T. . E Se a Cidade Fosse Nossa: A Educação Popular Contribui na Emancipação e na Humanização das Juventudes na Cidade?. In: III Encontro Humanístico Interdisciplinar, 2018, Jaguarão - RS. III Encontro Humanístico Interdisciplinar - CLAEC, 2017. v. 2.

  • FERREIRA, S. C. T. ; BRESOLIN, F. T. . UM POUCO DE RESISTÊNCIA E LUTA NÃO FAZ MAL À NINGUÉM: INTERFACES PEDAGÓGICAS E MOVIMENTO INTERFACES COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTRA HEGEMÔNICO. In: III Encontro Humanístico Interdisciplinar, 2018, Jaguarão - RS. III Encontro Humanístico Interdisciplinar - CLAEC, 2017.

  • SOARES, L. P. S. ; LOPES, E. D. ; FERREIRA, S. C. T. ; CHAGAS, P. W. V. ; CHAIGAR, V. A. M. . Territorialidades da Formação: Narrativas Discentes Sobre O Movimento Interfaces II. In: II Encontro Humanístico Interdisciplinar, 2017, Jaguarão - RS. II Encontro Humanístico Interdisciplinar, 2016. v. 2.

  • FERREIRA, S. C. T. ; CHAIGAR, V. A. M. . E Se a Cidade Fosse Nossa: A Educação Popular Contribui na Emancipação e na Humanização das Juventudes na Cidade?. In: V SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO: Cidade e Escola, 2017, Rio Grande - RS. V SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO: Cidade e Escola, 2017.

  • SOARES, L. P. S. ; CHAGAS, P. W. V. ; FERREIRA, S. C. T. ; LOPES, E. D. . TERRITORIALIDADES DA FORMAÇÃO: NARRATIVAS DISCENTES SOBRE O MOVIMENTO INTERFACES II.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, S. C. T. . Potencializando o Ensino de História: Conexões entre a História e a realidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, S. C. T. ; CASTRO, M. B. ; SCHIAVON, C. G. B. . Potencializando o Ensino de História: Conexões entre a História e a realidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, S. C. T. . Escravidão e exploração ambiental no Pinus em São José do Norte: Educação Ambiental e justiça ambiental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, S. C. T. ; CASTRO, M. B. ; SCHIAVON, C. G. B. . POTENCIALIZANDO O ENSINO DE HISTÓRIA: CONEXÕES ENTRE A HISTÓRIA E A REALIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CHAIGAR, V. A. M. ; SOARES, L. P. S. ; FERREIRA, S. C. T. ; LOPES, E. D. . V Seminário Interfaces Pedagógicas - Cine Cidade: Era o Hotel Cambridge. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FERREIRA, S. C. T. ; SOARES, L. P. S. ; RODRIGUES, E. S. ; AVILA, L. S. ; BORGES, L. O. . III Seminário Interfaces Pedagógicas ? O que estamos aprendendo?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FERREIRA, S. C. T. . Cirandas de Diálogo. 2015. (Coordenador da sala Protagonismos).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    DINÂMICAS POLÍTICAS, ESTADO E MOVIMENTOS SOCIAIS, Descrição: O grupo pretende articular-se com outros núcleos de estudo que abordem temas da sociologia política e estudos dedicados aos movimentos sociais e construir um acervo de informações, pesquisas sobre movimentos sociais e organizações políticas no contexto estadual, nacional e internacional. Dentre esse conjunto de objetivos a proposta é que desse grupo derivem diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão, bem como publicações no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) e junto com os pesquisadores (as) e estudantes de Instituições colaboradoras e parceiras do Grupo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samuel Crissandro Tavares Ferreira - Coordenador / Sérgio Botton Barcellos - Integrante / Ricardo Gonçalves Severo - Integrante / Jacqueline de Freitas Pádua - Integrante / Pierri Araujo Porciuncula - Integrante / Nathália Neves de Souza - Integrante.

  • 2016 - Atual

    CULTURA, ESTÉTICA E FORMAÇÃO NA/DA CIDADE: redes de saberes, memórias, incompletudes e territorialidades, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vânia Alves Martins Chaigar em 11/12/2016., Descrição: A pesquisa desdobra-se de outros projetos formativos associando ensino, pesquisa e extensão. Possui relação direta com o projeto de extensão (PROEXT 2016) ?Cultura, estética e formação: redes de saberes, incompletudes e territorialidades? e visa potencializar aprendizagens de discentes de graduação e pós-graduação, mediante intercâmbios e interlocuções com saberes produzidos no espaço-tempo da cidade. Entre seus principais objetivos destaca-se a promoção de interlocuções e aprendizagens através de ?redes de saberes? entre ?praticantes? da cidade, suas culturas, memórias, estéticas e saberes tradicionais, junto-com a universidade, de forma a auxiliar na deshierarquização do conhecimento, disponibilizando-o como base de projetos emancipatórios da sociedade local. A pesquisa localiza-se na área das Ciências Humanas e de modo específico na Educação/Ensino e Aprendizagem, caracteriza-se como um projeto formativo e reconhece que a educação perpassa a cidade como um todo, incluindo os saberes tradicionais produzidos no local. Estes ao serem visibilizados ajudam a evitar o ?desperdício da experiência? e a criar laços de pertencimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samuel Crissandro Tavares Ferreira - Integrante / Vânia Alves Martins Chaigar - Coordenador / Luiz Paulo da Silva Soares - Integrante / Ana Roberta Machado Siqueira - Integrante / Denise Aquino Alves Martins - Integrante / Emanuelle Dias Lopes - Integrante / Carmo Thum - Integrante / Ivana Maria Nicola Lopes - Integrante / P(riscila Wally Virissimo Chagas - Integrante / Jussara Fraga Portugal - Integrante / Renata Avila Troca - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Política, Natureza e Cidade, Descrição: Projeto vinculado ao Observatório de Conflitos do Extremo Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samuel Crissandro Tavares Ferreira - Coordenador / Carlos Roberto Silva Machado - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Política, Natureza e Cidade, Descrição: As pesquisas do grupo relaciona-se a temas como meio ambiente/natureza, políticas e educação (legislação e meio ambiente, tese de Eugênia); história ambiental (Diego); agricultura urbana e periurbana (Maria de Fátima); e Cidades (in) Sustentáveis e conflitos urbanos (Carlos Machado). Nos últimos anos vêm ampliando suas relações com e sobre a temática dos conflitos socioambientais e urbanos no extremo do Brasil e pesquisadores uruguaios e cubanos. CARLOS RS MACHADO, em 2010, estudos de pós-doutorado IPPUR/UFRJ supervisão de Dr. Henri Acselrad e em 2015, com Javier Taks (Udelar) sobre conflitos no Uruguai. Publicamos 2 livros sobre conflitos socioambientais (2013 e 2015) e estamos para publicar (2017) volume 3 com pesquisadores Uruguaios e Brasileiros sobre o tema e sua relação com a educação ambiental para a justiça ambiental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samuel Crissandro Tavares Ferreira - Integrante / Carlos Roberto Silva Machado - Coordenador / Caio Floriano dos Santos - Integrante / Solana González - Integrante / Wagner Valente dos Passos - Integrante.

  • 2010 - Atual

    EDUCAMEMÓRIA - Educação e Memória, Descrição: Em 2017 Rede de Cooperação Internacional : 'Red de Investigación Acción Participativa y Educación Popular en Universidades Públicas RIAPEP' que envolve Universidades Latino-americanas. O grupo EDUCAMEMÓRIA- Educação e Memória, iniciou suas ações no ano de 2009, sendo formalizado em junho de 2010. Atua com Pesquisa- Extensão e Ensino por meio de Programas de Extensão e projetos de Pesquisa. A pesquisadora Vania Chaigar é docente do Programa de Pós Graduação em Educação da FURG. O Pesquisador Carmo Thum é coordenador de Programa de Extensão PROEXT e Membro do Conselho de Povos e Comunidades Tradicionais. Atua com o tema da Memória e Educação em diferentes contextos. Educação do Campo; na História de comunidades campesinas;das Instituições escolares e da memória das cidades. Estéticas da Vida. Extensão-Pesquisa-Formação. Parcerias com Núcleos de Pesquisa da UFPEL e da UFES e IFRS. Desenvolveu Programas PROEXT 2012. Programa PROEXT 2014. PROEXT 2015 em execução nos anos 2016 a 2018.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samuel Crissandro Tavares Ferreira - Integrante / Vânia Alves Martins Chaigar - Integrante / Carmo Thum - Coordenador / Felipe Treviso Bresolin - Integrante.

  • 2008 - Atual

    Grupo de Pesquisa em Política Natureza e Cidade, Descrição: As pesquisas do grupo relaciona-se a temas como meio ambiente/natureza, políticas e educação (legislação e meio ambiente, tese de Eugênia); história ambiental (Diego); agricultura urbana e periurbana (Maria de Fátima); e Cidades (in) Sustentáveis e conflitos urbanos (Carlos Machado). Nos últimos anos vêm ampliando suas relações com e sobre a temática dos conflitos socioambientais e urbanos no extremo do Brasil e pesquisadores uruguaios e cubanos. CARLOS RS MACHADO, em 2010, estudos de pós-doutorado IPPUR/UFRJ supervisão de Dr. Henri Acselrad e em 2015, com Javier Taks (Udelar) sobre conflitos no Uruguai. Publicamos 2 livros sobre conflitos socioambientais (2013 e 2015) e estamos para publicar (2017) volume 3 com pesquisadores Uruguaios e Brasileiros sobre o tema e sua relação com a educação ambiental para a justiça ambiental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samuel Crissandro Tavares Ferreira - Integrante / Carlos Roberto Silva Machado - Coordenador / Caio Floriano dos Santos - Integrante / Paula Corrêa Henning - Integrante / Fabiane Fagundes da Fonseca - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Estudantes, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Participa do Grupo de pesquisa EDUCAMEMÓRIA - Educação e Memória, vinculado á linha de pesquisa Redes de Cultura, Estética e Formação na/da Cidade - RECIDADE - coordenada pela Professora Drª. Vânia Alves Martins Chaigar.

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Estudantes, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Participa do Grupo de pesquisa EDUCAMEMÓRIA - Educação e Memória, vinculado á linha de pesquisa Redes de Cultura, Estética e Formação na/da Cidade - RECIDADE - coordenada pela Professora Drª. Vânia Alves Martins Chaigar.

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

    Outras informações:
    O acadêmico desempenha atividades de educador no Paideia, localizado no Hospital Universitário. O mesmo tem por intuito de auxiliar a comunidade no ingresso á Universidade.

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Coordenador Paideia, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso Paideia/Paiets, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Atuou junto ao Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior  - PAIETS, da Universidade Federal do Rio Grande ? FURG no período de Junho a Outubro, atuando como Coordenador do PAIDEIA.

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

    Outras informações:
    O acadêmico desempenhou atividades de atendimento público, manutenção do acervo. Estágio não Obrigatório.

    Atividades

    • 09/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Educação - IE, .,Linhas de pesquisa