Lisiane Almeida Ferreira
Graduada no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas, ênfase em História, da Universidade Federal do Maranhão, Campus V, Pinheiro. Atua no ciclo básico de ensino na cidade de Pinheiro- Ma com as disciplinas Filosofia e Geografia.Coordedora Pedagógica da Unidade Integrada Presidente Médici, escola da rede municipal do município de Pinheiro/MA.
Informações coletadas do Lattes em 15/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização interrompida em 2020 em Filosofia das Ciencias Humanas
2018 - Atual
Universidade Federal do Maranhão
Ano de interrupção: 2020
Aperfeiçoamento em andamento em GESTÃO ESCOLAR- ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO, ORIENTAÇÃO E INSPEÇÃO
2020 - Atual
Graduação em Ciências Humanas
2012 - 2018
Universidade Federal do Maranhão
Título: "Santas e Protetoras: uma análise dos assentos paroquiais de batismo em São João de Cortes no período oitocentista (1868-1889)"
Orientador: Ítalo Domingos Santirocchi
Formação complementar
2018 - 2019
Braille. (Carga horária: 80h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.
2017 - 2017
Relações Étnico-Raciais, História e Cultura Africana e Afro-brasileira. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Espanhol.
Organização de eventos
FERREIRA, E. ; RODRIGUES, S. J. D. ; FERREIRA, L. A. . I SEMANA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS: Educação, Interdisciplinaridade e Saberes Populares. 2016. (Outro).
PAGLIOSA, M. ; FERREIRA, L. A. . V Semana de Consciência Negra do Campus de Pinheiro. 2014. (Outro).
FERREIRA, L. A. ; MELONIO, D. . II Jornada Interdisciplinar de Filosofia. 2014. (Outro).
Santirocchi. ítalo D, ; FERREIRA, L. A. . I Semana de Iniciação Científica de Pinheiro. 2014. (Outro).
Participação em eventos
I SEMANA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.Sob a batuta da igreja: o casamento de escravos em Alcântara no Maranhão Imperial. 2016. (Outra).
IV Simpósio de História do Maranhão Oitocentista Escravidão e Diáspora africana no século XIX.MAIS QUE UMA ESCOLHA: Uma análise das relações de compadrio entre mães solteiras e madrinhas santas na Freguesia de São João de Cortes (1867-1903). 2015. (Simpósio).
XIV Simpósio Nacional da ABHR Chico Xavier, mística e espiritualidade nas religiões brasileiras.RELIGIOSIDADE E COMPADRIO: RELAÇÕES DE PODER NO CATOLICISMO DURANTE O MARANHÃO IMPERIAL. 2015. (Simpósio).
Coloquio das Religiões. 2014. (Outra).
Filosofia e Literatura.Os três porquinhos da Revolução: Lenin, Trosty Stalin. 2014. (Seminário).
I Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau- UFMA. O homem natural e a civilização: A concepção rousseauniana do homem no "Discurso sobre a Origem e Fundamentos das Desigualdades entre os Homens". 2014. (Congresso).
I Seminário de Iniciação Científica de Pinheiro.Ocupação, hierarquias e sociedade na Baixada maranhense (séculos XVIII e XIX): uma análise a partir de registros paroquias, inventários e testamentos. 2014. (Seminário).
V Semana de Consciência Negra.V Semana de Consciência Negra do Campus de Pinheiro. 2014. (Outra).
SEMID. 2013. (Seminário).
Seminario da Semana de Meio Ambiente de Pinheiro-MA.Sustentabilidade. 2013. (Seminário).
Simposio de Intredisciplinariedade Meio Ambiente e Cultura. 2013. (Simpósio).
Produções bibliográficas
-
FERREIRA, L. A. ; ROCHA, N. F. . RELIGIOSIDADE E COMPADRIO: RELAÇÕES DE PODER NO CATOLICISMO DURANTE O MARANHÃO IMPERIAL. In: XIV Simpósio Nacional da ABHR Chico Xavier, mística e espiritualidade nas religiões brasileiras, 2015, Juiz de Fora. Anais do Simpósio da ABHR, 2015.
-
FERREIRA, L. A. ; ROCHA, N. F. ; CANTANHEDE, R. N. . Sob a batuta da igreja: o casamento de escravos em Alcântara no Maranhão Imperial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, L. A. ; ROCHA, N. F. ; SOUSA, A. G. R. . OUTRO OLHAR: Uma reflexão acerca do papel do Iluminismo na Revolução Francesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, L. A. ; ROCHA, N. F. . RELIGIOSIDADE E COMPADRIO: RELAÇÕES DE PODER NO CATOLICISMO DURANTE O MARANHÃO IMPERIAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERREIRA, L. A. . MAIS QUE UMA ESCOLHA: Uma análise das relações de compadrio entre mães solteiras e madrinhas santas na Freguesia de São João de Cortes (1867-1903). 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, D. S. ; FERREIRA, L. A. . O homem natural e a civilização: A concepção rousseauniana do homem no 'Discurso sobre a Origem e Fundamentos das Desigualdades entre os Homens'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, L. A. . Ocupação, hierarquias e sociedade na Baixada maranhense (séculos XVIII e XIX): uma análise a partir de registros paroquias, inventários e testamentos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
FERREIRA, L. A. . Ocupação, sociedade e hierarquias na Baixada Maranhense (séculos XVIII e XIX): uma análise a partir dos registros paroquiais, inventários e testamentos.. 2016. (Relatório de pesquisa).
FERREIRA, L. A. . Ocupação, sociedade e hierarquias na Baixada Maranhense (séculos XVIII e XIX): uma análise a partir dos registros paroquiais, inventários e testamentos.. 2015. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2016
Ocupação, Sociedade e Hierarquias na Baixada Maranhense (séculos XVIII e XIX): uma análise a partir dos registros paroquias, inventários testamento, Descrição: A pesquisa enfoca a ocupação do território, trajetórias de mobilidade social e hierarquias na Baixada Maranhense nos séculos XVIII e XIX, que podem ser analisadas por meio de registros paroquiais (batismos, casamentos, óbitos), testamentos e inven tários post-morten. Neste tipo de documentação encontram-se pessoas de diferentes origens, segmentos sociais e econômicos. Existe uma grande lacuna sobre a história da Baixada Maranhense, e praticamente não existem trabalhos utilizando a documentação aqui elencadas, deste modo, esta pesquisa pode contribuir significativamente para o avanço do conhecimento historiográfico sobre o Maranhão, possibilitando ainda sua comparação com outras localidades do Brasil, em especial nos períodos setecentistas e oitocentistas. Ao partir da análise de uma documentação comum pouco explorada, com metodologias variadas e Intenso diálogo e troca de experiência entre pesquisadores e discentes, o projeto viabilizará decisivamente o intercâmbio acadêmico-científico e,sobretudo, possibilitará a consolidação do referido grupo de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lisiane Almeida Ferreira - Integrante / Ítalo Domingos Santirocchi - Coordenador / Neiane Freitas Rocha - Integrante / Raymara Nunes CANTANHEDE - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2016
Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MAVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2014
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4
Outras informações:
Bolsista PIBID- CAPES
2017 - Atual
Secretaria de Educação de PinheiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2019 - Atual
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato- Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lisiane Almeida Ferreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?