Salma Brito Saraty
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1984), mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (2002) e doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Pará, Membro/Líder do Grupo de Pesquisa do Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neonatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: infecção hospitalar neonatal, suporte avançado de vida pediatria, recém-nascido de muito baixo peso.
Informações coletadas do Lattes em 18/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria
2005 - 2010
Universidade Federal de São Paulo
Título: Efetividade das Medidas de Controle e Prevenção das Infecções Hospitalares em uma Unidade Neonatal Pública em Belém do Pará
Maria Fernanda Branco de Almeida. Bolsista do(a): Secretaria de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente, SECTAM, Brasil. Palavras-chave: Infecção Neonatal; Medidas de Controle de Infecção.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
Mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria
2000 - 2002
Universidade Federal de São Paulo
Título: Epidemiologia das Infecções Hospitalares Bacterianas em Unidade Neonatal de Um Hospital Público na Cidade de Belém do Pará, Ano de Obtenção: 2002
Maria Fernanda Branco de Almeida.Bolsista do(a): Secretaria de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente, SECTAM, Brasil. Palavras-chave: Infecção Hospitalar Neonatal.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil. Setores de atividade: Educação Superior; Cuidado À Saúde das Pessoas.
Especialização em Gestão Hospitalar da Região Amazônica
1994 - 1994
Fundação Oswaldo Cruz
Título: A Problemática do Hospital de Pronto Socorro Municipal
Orientador: Pedro Ribeiro Barbosa
Especialização em Especialização Em Pediatria
1991 - 1993
Hospital Ofir Loiola
Título: Paracoccidioidomicose na Infância
Orientador: Nélson Vitor
Graduação em Medicina
1979 - 1984
Universidade Federal do Pará
Título: Desnutrição na Infância
Orientador: Maria Ieda Siso de Oliveira
Formação complementar
2014 - 2014
Fundamentos em Terapia Intensiva Pediatrica PFCCS. (Carga horária: 16h). , Associação de Medicina Intensiva Brasileira, AMIB, Brasil.
2004 - 2004
Pesquisa Em Neonatologia Aspectos Epidemiológicos. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Pediatria, SBP**, Brasil.
1998 - 1998
Suporte Avançado de Vida Em Pediatria Instrutor. (Carga horária: 16h). , Sociedade Brasileira de Pediatria, SBP**, Brasil.
1998 - 1998
Suporte Avançado de Vida Em Pediatria Aluno. (Carga horária: 16h). , Sociedade Brasileira de Pediatria, SBP**, Brasil.
1996 - 1996
Suporte Nutricional Neonatal. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Pediatria, SBP**, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil/Especialidade: Neonatologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil/Especialidade: Pediatria.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil/Especialidade: Intensivismo Pediátrico e Neonatal.
Organização de eventos
SARATY, Salma B. . I Simposio Multiprofissional de Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Risco da Região Norte. 2016. (Outro).
SARATY, Salma B. . Hipotermia Terapêutica Controlada. 2016. (Outro).
Participação em eventos
XIII FORUM INTERNACIONAL DE SEPSE. 2016. (Simpósio).
XVIII Congresso Médico Amazônico. Hipotermia Terapia Controlada. 2016. (Congresso).
XVIII Congresso Médico Amazônico. Urgência e Emergência em Neonatologia - Desafios e Perspectivas - Abordagem Terapêutica em Choque Septico. 2016. (Congresso).
29th International Workshop on Surfactant replacement. 2014. (Simpósio).
5° Simposio Internacional de Reanimação Neonatal. 2014. (Simpósio).
Pediatric Fundamental Critical Care Support.Pediatrc Fundamental Critical Care Support. 2014. (Oficina).
XI Fórum Internacional de Sepse. 2014. (Simpósio).
1 Congresso Pan-Amazônico de Urgência e Emergência em Pediatria. 2006. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva Pediátrica. 2004. (Congresso).
Simpósio Latino Americano de ressuscitação Pediátrica. 2004. (Simpósio).
XVIII Congresso Brasileiro de Perinatologia. 2004. (Congresso).
32 Congresso Brasileiro de Pediatria e Congresso Paulista de Pediatria. 2003. (Congresso).
I Seminário de Avaliação Institucional. 1997. (Seminário).
XV Congresso Brasileiro de Perinatologia. 1996. (Congresso).
Participação em bancas
SARATY, Salma B.. Estudo do leiite humano ordenhado pasteurizado: proposta de um instrumento para terapia nutricional com o recém-nascido pré-termo. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.
SARATY, Salma B.. Extubação não programada em UTI neonatal: protocolo de evitabilidade com ênfase na segurança do RN. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.
MORAES, C. B. B.;SARATY, Salma B.. Tecnologia Educacional: Como Prevenir Infecção Primária da Corrente Sanguínea associada a cateter Venoso Central em Neonatologia. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Serviços de Saúde) - Hospital Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.
SARATY, Salma B.. Cuidados Humanizados Domiciliares de Prematuros. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional) - Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.
SARATY, Salma B.. Recuperação do peso e perímetro cefálico relacionado à idade corrigida de recém-nascidos prematuros da Unidade Neonatal.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Multiprofissional) - Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.
SARATY, Salma B.. Epidemiologia Da Sepse Em Uma Unidade De Terapia Intensiva Pediatrica De Um Hospital Público De Referência. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará.
SARATY, Salma B.. P. Marques Campelo.Agentes Etiológicos Das Infecções De Corrente Sanguínea e o Perfil De Sensibilidade E Resistência na Unidade Neonatal de um Hospital Maternidade Público de Referência. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará.
SARATY, Salma B.. R.Principais Manobras de Reanimação em Recém-nascidos de Muito Baixo Peso em uma Maternidade Privada no Pará. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - UFPA.
SARATY, Salma B.; GARCIA, Ana Rosa. Doença de Kawasaki:relato de Caso e Revisão da Literatura. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará.
SARATY, Salma B.; VENTURA, Ana Maria Revoredo; PRESTES, Elaine Xavier. Etiologia das Meningites Bacterianas Agudas em Crianças no Hospital Universitário João de Barros Barreto.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará.
SARATY, Salma B.; SOUSA, Ricardo Monção de. Achados Radiológicos da Insensibilidade Congênita a Dor com Anidrose; Relato de dois Casos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Sociedade Brasileira de Pediatria.
SARATY, Salma B.; MAZIVIERO, Silvana Nobre de Assis; NUNES, Cláudio Tobias Acatauassú. Análise de Triagem Auditiva em Recém-nascidos e Lactentes em Serviço Particular, de Janeiro a Março de 2002. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará.
SARATY, Salma B.. Prevalência de Desnutrição em Crianças Pré-Escolares Internadas Em Hospital Público na Cidade de Belém-Pará, de Janeiro de 2000 a Junho de 2002. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará.
SARATY, Salma B.. Sequelas Ocasionadas Por Acidentes Não Fatais em Adolescentes Escolares do Terceiro Ano do Ensino Médio do Município de Belém, Pará. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará.
SARATY, Salma B.. Síndrome de Fanconi - Relato de Um Caso. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará.
SARATY, Salma B.; PRESTES, Elaine Xavier. Professor Substituto de Pediatria do Curso de Medicina. 2005. Universidade do Estado do Pará.
SARATY, Salma B.; PRESTES, Elaine Xavier. Professor Substituto de Pediatria do Curso de Medicina. 2003. Universidade do Estado do Pará.
Orientou
Calculadora de Índice de Choque: Desenvolvimento e Validação de uma Ferramenta para prevenção da Mortalidade Materna por Hemorragia Pós Parto; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Serviços de Saúde) - Hospital Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, ; Orientador: Salma Brito Saraty;
COHECIMENTO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL SOBRE O USO DE VALVULA DE FALA EM CRIANÇAS TAQUEOSTOMIZADAS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Serviços de Saúde) - Hospital Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, ; Orientador: Salma Brito Saraty;
Estudo do leiite humano ordenhado pasteurizado: proposta de um instrumento para terapia nutricional com o recém-nascido pré-termo; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Serviços de Saúde) - Hospital Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, ; Orientador: Salma Brito Saraty;
Cuidados Humanizados Domiciliares de Prematuros; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, ; Orientador: Salma Brito Saraty;
Extubação não programada em UTI neonatal: protocolo de evitabilidade com ênfase na segurança do RN; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Serviços de Saúde) - Hospital Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, ; Orientador: Salma Brito Saraty;
Extubações não Programadas, uma Visão de UTI Neonatal Pública; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Serviços de Saúde) - Hospital Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, ; Orientador: Salma Brito Saraty;
DETERMINAÇÃO DOS MACRONUTRIENTES DO LEITE HUMANO:PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA PRÁTICAS NUTRICIONAIS COM O RECÉM-NASCIDO PREMATURO; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Serviços de Saúde) - Hospital Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, ; Orientador: Salma Brito Saraty;
Mortalidade em Prematuros Tardios em um Hospital de Referência na Amazônia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Salma Brito Saraty;
CRESCIMENTO PONDERAL DOS RECÉM-NASCIDOS DE MUITO BAIXO PESO ALIMENTADOS COM LEITE DE BANCO DE LEITE e LEITE MATERNO CRU NA UNIDADE NEONATAL DE UMA MATERNIDADE PUBLICA; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Salma Brito Saraty;
Sepse em UTI Pediatrica, uma Avaliação Segundo a Campanha Sobrevivendo a Sepse em Um Hospital Público de referência; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Salma Brito Saraty;
Epidemiologia da Sepse em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediatrica de um Hospital Público de Referência; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Salma Brito Saraty;
Avaliação da Eficácia do Programa Nacional de Triagem Neonatal No Estado do Pará Nos Anos de 2007 e 2011; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Salma Brito Saraty;
P; Marques Campelo; Agentes Etiológicos Das Infecções da Corrente Sanguínea E O Perfil De Sensibiliidade E Resistência NaUnidade Neonatal De Um Hospital Maternidade Público De Referência Na Amazônia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Salma Brito Saraty;
O Uso Indiscriminado De Antibióticos Como Fator De Risco Para o Aumento Das Infecções Causadas Por Germes Multirresistentes Em Uma Unidade Neonatal Pública De Referência; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Salma Brito Saraty;
Resposta terapêutica ao ibuprofeno em recém-nascidos prematuros de muito baixo peso com persistência do canal arterial nascidos na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Salma Brito Saraty;
Fatores De Risco Associados À Infecção Neonatal Precoce Em Um Hospital De Referência; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Salma Brito Saraty;
Pneumonia Associada A Ventilação Mecânica em Recém-Nascidos Em Uma Unidade De Cuidados Intensivos Neonatal Pública em Belém Pará; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Salma Brito Saraty;
Infecção Hospitalar entre as Crianças Internadas na Enfermaria de Pediatria do Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará; 2005; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Salma Brito Saraty;
Infecção Hospitalar entre as Crianças Internadas na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará; 2005; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Salma Brito Saraty;
Megacólon Congênito Entre as Crianças Internadas na Enfermaria de Pediatria do Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará; ; 2005; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Salma Brito Saraty;
Incidência de Infecção Hospitalar em um grupo de Recém-nascidos portadores de Cardiopatia Congênita, internados na Unjidfade Neonatal de um Hospital Público Belém-Pará; ; 2003; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Salma Brito Saraty;
Incidência de Recém-Nascido de muito Baixo Peso na Unidade Neonatal do Hospital Fundação Santa Casa de Mesericórdia do Pará; 2003; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Salma Brito Saraty;
Flora Bacteriana Neonatal: Sua Importância no Conhecimento da Rotina Antimicrobiana na Unidade Neonatal do Hospital Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará no ano 2000; 2002; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Salma Brito Saraty;
Perfil dos Óbitos Entre os Recém-Nascidos com Diagnóstico de Infecção Internados Na Unidade Neonatal Do Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará no ano 2000; ; 2002; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Salma Brito Saraty;
Incidência de Prematuridade e a Relação com Seus Fatores de Risco: Um Estudo Feito na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará; 1998; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Salma Brito Saraty;
Produções bibliográficas
-
DE FARIAS, EMMERSON C. F. ; PEDRO PIVA, JEFFERSON ; DE MELLO, MARY L. F. M. F. ; DO NASCIMENTO, LUCIANA M. P. P. ; COSTA, CARINA C. ; MACHADO, MAYARA M. M. ; RODRIGUES, THATIANE DA S. ; CARVALHO, RAILANA D. F. P. ; ALVES, MARÍLIA C. B. ; AIRES, LARISSE F. Q. ; COTTA, MARILIA L. M. ; PEDREIRA, ANA R. G. ; SARATY, SALMA B. ; LIMA, MIRIAM C. ; JUSTINO, MARIA C. A. . Multisystem Inflammatory Syndrome Associated With Coronavirus Disease in Children. PEDIATRIC INFECTIOUS DISEASE JOURNAL , v. 39, p. e374-e376, 2020.
-
BENEDETTI, MARIA SOLEDADE GARCIA ; SARATY, SALMA BRITO ; MARTINS, ALESSANDRA GALVÃO ; MIRANDA, MARINA JORGE DE ; ABREU, DAISY MARIA XAVIER DE . Estudo avaliativo do projeto de investigação de óbitos por códigos garbage na região Norte do Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA , v. 22, p. 1415-790X, 2019.
-
SARATY, Salma B. ; MORAES, Anabela Do Nascimento ; CHERMONT, Aurimery Gomes ; COSTA, Deyse Lúcia Ferreira da ; SILVA, Tatiana Francisco da . Recém-Nascidos de Muito Baixo Peso em um Hospital de Referência. Revista Paraense de Medicina , Belém -Pará, v. 20, p. 41-46, 2006.
-
MORAES, Anabela Do Nascimento ; SARATY, Salma B. ; CHERMONT, Aurimery Gomes . INFECÇÃO HOSPITALAR EM NEONATOS PORTADORES DE CARDIOPATIA CONGÊNITA. Revista Paulista de Pediatria , v. 24, p. 61-62, 2006.
-
CHERMONT, Aurimery Gomes ; MORAES, Anabela Do Nascimento ; SARATY, Salma B. . SOROPOSITIVIDADE PARA SÍFILIS E HIV EM PUÉRPERAS. Revista Paulista de Pediatria , v. 24, p. 67, 2006.
-
CHERMONT, Aurimery Gomes ; CUNHA, Mônica Siqueira ; SALES, Léa Maria Martins ; MORAES, Anabela Do Nascimento ; SARATY, Salma B. . Avaliação do desenvolvimento pela Escala de Denver II, de recém-nascidos prematuros de baixo peso. Revista Paulista de Pediatria (Impresso) , Belém - Pará, v. 19, n.(2) abril, p. 59-66, 2005.
-
SARATY, Salma B. ; ALMEIDA, Maria Fernanda Branco de . Efetividade Das Medidas De Controle E Prevenção das Infecções Em Uma Unidade Neonatal Pública De Referência Na Amazônia. In: XX Congresso Brasileiro de Perinatologia, 2010, Rio de Janeiro. Efetividade Das Medidas De Controle e Prevenção Das Infecções Em Uma Unidade Neonatal Pública De Referência, 2010.
-
SARATY, Salma B. ; CHERMONT, Aurimery Gomes ; SILVA, E. H. L. S. . Neonatal Sepsis Evaluation in the Neonatal Public Unit Care in Belém Pará Brazil. In: 2008 PAS/ASPR, 2008, Honolulu. Neonatal Sepsis Evaluation in the Neonatal Public Unit Care in Belém Pará Brazil, 2008.
-
SARATY, Salma B. ; CHERMONT, Aurimery Gomes ; SILVA, E. H. L. S. . Diagnostic of Intrauterine Growth Restriction Through Rohrers Index in Pará Brazil. In: 2008 PAS/ASPR, 2008, Honolulu. Diagnostic of Intrauterine Growth Restriction Through Rohrers Index in Pará Brazil, 2008.
-
SARATY, Salma B. ; CHERMONT, Aurimery Gomes ; MORAES, Anabela ; MORAES, Katia S ; GOMES, Raphaela Rosado . Características Pré-natais dos Recém-Nascidos de Risco no Ambulatório de Segmento.. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PERINATOLOGIA XV REUNIÃO DE ENFERMAGEM PERINATAL, 2004, SÃO PAULO. XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PERINATOLOGIA XV REUNIÃO DE ENFERMAGEM PERINATAL, 2004.
-
SARATY, Salma B. ; CHERMONT, Aurimery Gomes ; MORAES, Anabela ; ARAÚJO, Eliete da Cunha ; GOMES, Raphaella Rosado ; CAPELINE, Lorena S ; BRANCO, Fernanda S Castelo ; GUEDES, Daniel ; NORONHA, Daniel ; RIBEIRO, Eujames J S ; DIAS, Márcio Andre Rocha . Caracterização de Recém-Nascidos de Baixo Peso Acompanhados em Ambulatório Especializado de Segmento.. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PERINATOLOGIA XV REUNIÃO DE ENFERMAGEM PERINATAL, 2004, SÃO PAULO. XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PERINATOLOGIA XV REUNIÃO DE ENFERMAGEM PERINATAL, 2004.
-
SARATY, Salma B. ; CHERMONT, Aurimery Gomes ; MORAES, Anabela ; GUEDES, Daniel ; NORONHA, Daniel ; DIAS, Márcio Andre Rocha ; GOMES, Raphaella Rosado ; CAPELINE, Lorena S . Gravidez na Adolescência e Baixo Peso ao Nascer. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PERINATOLOGIA XV REUNIÃO DE ENFERMAGEM PERINATAL, 2004, SÃO PAULO. XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PERINATOLOGIA XV REUNIÃO DE ENFERMAGEM PERINATAL, 2004.
-
SARATY, Salma B. ; CHERMONT, Aurimery Gomes ; CARVALHO, Maria Florinda P P de ; CAVALCANTE, Rejane S ; MIRANDA, Maria Alice Kós ; GAMA, Maria Gorete ; ANAISSE, Márcia ; SALES, Giselle . Humanização em UTI Neonatal - Relato de Experiência da Equipe de Saúde em Maternidade Privada. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PERINATOLOGIA XV REUNIÃO DE ENFERMAGEM PERINATAL, 2004, SÃO PAULO. XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PERINATOLOGIA XV REUNIÃO DE ENFERMAGEM PERINATAL, 2004.
-
SARATY, Salma B. ; CHERMONT, Aurimery Gomes ; COSTA, Deyse Lúcia Ferreira da ; SILVA, Tatiana Francisco da . Incidência de Recém-Nascidos de Muito Baixo Peso na Unidade Neonatal de um Hospital Público. BELÉM-PARÁ. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PERINATOLOGIA XV REUNIÃO DE ENFERMAGEM PERINATAL, 2004, SÃO PAULO. XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PERINATOLOGIA XV REUNIÃO DE ENFERMAGEM PERINATAL,, 2004.
-
SARATY, Salma B. ; CHERMONT, Aurimery Gomes ; MORAES, Anabela ; LEÃO, Débora Martins ; LIMA, Luciene Dias . Infecção Hospitalar Bacteriana em um Grupo de Recém-Nascidos Portadores de Cardiopatia Congênita Internados em uma Unidade Neonatal Pública. Belém-Pará. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PERINATOLOGIA XV REUNIÃO DE ENFERMAGEM PERINATAL, 2004, SÃO PAULO. XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PERINATOLOGIA XV REUNIÃO DE ENFERMAGEM PERINATAL,, 2004.
-
SARATY, Salma B. ; ALMEIDA, Maria Fernanda Branco de ; NASCIMENTO, Suely Dornellas Do ; KOPELMAN, Benjamim Israel . Infecções Hospitalares Bacterianas na Unidade Neonatal de um Hospital Público de Referência. Belém-Pará. In: 32 CONGRESSO BRASILEIRO DE PEDIATRIA, 2003, SÃO PAULO. CONGRESSO BRASILEIRO DE PEDIATRIS E CONGRESSO PAULISTA DE PEDIATRIA,, 2003.
-
SARATY, Salma B. . Abordagem Terapêutica do Choque Septico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SARATY, Salma B. . Alerta Amarelo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Salime Malveira ; SARATY, Salma B. ; CHERMONT, Aurimery Gomes ; Adib Malveira . Uso Indiscriminado de Antibióticos como fator de risco para Infecções causadas por germes Multirresistente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SARATY, Salma B. . Cuidados clínicos com a criança doadora. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SARATY, Salma B. . Assistência Imediata a Criança Gravemente Enferma. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SARATY, Salma B. . Desafios em Infecções Relacionadas À Assistência À Saúde em Neonatologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CHERMONT, Aurimery Gomes ; SARATY, Salma B. ; SILVA, E. H. L. S. . Diagnostic of Intrauterine Growth Restriction Through Rohrers Index in Pará Brazil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHERMONT, Aurimery Gomes ; SARATY, Salma B. ; SILVA, E. H. L. S. . Neonatal Sepsis evaluation in the Neonatal Public Unit Care in Belém Pará Brazil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SARATY, Salma B. . Infecções em Unidades Neonatais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SARATY, Salma B. . Manejo Avançado de Vias Aéreas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Andrea Paes ; SARATY, Salma B. . Sepse Neonatal. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SARATY, Salma B. . Conduta nas Emergências em Pediatria / Desidratação e Choque. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SARATY, Salma B. . Infecção Neonatal Hospitalar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SARATY, Salma B. . A Importância da Ética Profissional na Auditoria Médica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SARATY, Salma B. . Infecção Hospitalar em Neonatologia - Comio Vencer Este Desafio. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
Abreu Andrea ; SARATY, SALMA B. . Configuração Aplicada em Boneco Anatômico. 2022.
SARATY, Salma B. . Gerente do Serviço de Neonatologia do Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará. 2013.
SARATY, Salma B. . Coordenadora da UTI Pediátrica do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência. 2012.
SARATY, Salma B. . Gerente do Serviço de Pediatrtia e Terapia Intensiva Pediatrica do Hospital Santa Casa do Pará. 2011.
SARATY, Salma B. . Médica Intensivista da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital de Pronto Socorro Municipal. 2006.
SARATY, Salma B. . Suporte Avançado de Vida em Pediatria. 2004. .
SARATY, Salma B. . Suporte Avançado de Vida em Pediatria. 2003. .
SARATY, Salma B. . Suporte Avançado de Vida em Pediatria. 2002. .
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
ENCEFALOPATIA HIPOXICOISQUÊMICA E A HIPOTERMIA TERAPÊUTICA COMO NEUROPROTEÇÃO NA UNIDADE NEONATAL DE UMA MATERNIDADE PÚBLICA DE REFERÊNCIA., Descrição: Coorte envolvendo recém-nascidos de Idade Gestacional (IG) ≥ 36 semanas e Peso de Nascimento (PN) ≥ 2000g com diagnóstico de encefalopatia hipoxicoisquemica, na unidade neonatal da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, que ocorrerá em etapas: Etapa 1 (1° Julho a 30 de Dezembro 2018) - Levantamento da prevalência de EHI através de pesquisa em prontuários dos últimos quatro anos 2015/2018, utilizando ficha de coleta de dados elaborada pelo autor. Etapa 2 ? (1° de Dezembro de 2018 a 30 Novembro de 2019) Capacitação da equipe assistencial multiprofissional em hipotermia terapêutica promovido por um centro habilitador, a ser contratado pela FSCMPA para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, em equipamentos que promovem hipotermia terapêutica. Durante a capacitação todo recém-nascido com diagnóstico de EHI, dentro dos critérios de elegibilidade, será submetido a hipotermia terapêutica controlada dentro de um protocolos estabelecidos (ANEXOS C e D) tendo a observação continua da equipe treinada. Durante esta etapa será definido o primeiro centro de hipotermia terapêutica da Região Norte em uma maternidade pública de referência do Estado do Pará. Etapa 3 ? (Dezembro de 2018 a Setembro de 2020) Todos os neonatos submetidos a hipotermia terapêutica serão acompanhados em ambulatório por uma equipe multiprofissional por 18 meses quando será verificado o impacto da hipotermia terapêutica sobre as sequelas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Salma Brito Saraty - Coordenador., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Cooperação.
-
2015 - 2016
Evolução da Infecções Hospitalares em uma Unidade Neonatal Pública de Referência: um panorama de 05 anos, Descrição: As taxas de Infecção Hospitalar no Brasil são bem mais evidenciadas que as observadas em países desenvolvidos e está acima da média global (OLIVEIRA, 2013). Os recém-nascidos internados em UTIN são expostos a uma série de procedimentos invasivos que favorecem a infecção e os profissionais de saúde envolvidos nestes procedimentos devem estar atentos às formas de se evitar a colonização destes pacientes (LORENZINI et al, 2013). A despeito da escassa literatura e levantamento de dados de infecção neonatal no âmbito estadual e da capital, há dados de 2000 a 2005 que apontam que a taxa de infecção por sepse neonatal na Santa Casa de Misericórdia do Pará foi elevada para parâmetros de países desenvolvidos, porém condizente em contexto nacional. É notada a letalidade neonatal por sepse ainda muito elevada neste serviço (SILVA et al, 2005). Com base nos dados acima, este estudo pretendeu avaliar e definir a evolução epidemiológica das infecções hospitalares neonatais, no Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará, identificando os principais fatores de risco para infecção nosocomial no período neonatal, entre Janeiro de 2011 a 31 de Dezembro de 2015.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Salma Brito Saraty - Coordenador / Anna Carolinne Correa dos Santos - Integrante.
-
2011 - 2012
Epidemiologia da sepse e seus estagios evolutivos em crianças internadas em unidades de terappia intensiva pediatrica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Salma Brito Saraty - Coordenador.
Prêmios
1995
Medalha do Mérito Intendente Antônio Lemos, Prefeitura Municipal de Belém.
1994
Título de Especialista em Neonatologia, Sociedade Brasileira de Pediatria.
1993
Título de Especialista em Pediatria, Sociedade Brasileira de Pediatria.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Hospital Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. , Rua Oliveira Belo 593, Umarizal, 66055-190 - Belem, PA - Brasil, Telefone: (91) 40092271
Experiência profissional
2011 - Atual
Hospital Fundação Santa Casa do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Líder do grupo de Pesquisa em Neonatologia, Carga horária: 40
2006 - Atual
Hospital Fundação Santa Casa do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Neonatologista, Carga horária: 20
1995 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40
Atividades
-
10/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado do Pará, Departamento de Saúde Integrada.,Cargo ou função, Membro de comitê assessor.
-
03/1995
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pediatria
-
01/1997 - 12/1997
Direção e administração, Universidade do Estado do Pará, Departamento de Saúde Integrada.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.
2007 - 2018
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
2011 - Atual
Hospital Fundação Santa Casa de Misericórdia do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Líder do grupo de Pesquisa em Neonatologia, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Salma Brito Saraty e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?