Edson Neves Filho

Mestrando em Administração de Empresas modalidade Profissional com Enfase em Governança Corporativa iniciado em agosto de 2014. Especialização em MBA Controladoria também pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2012). Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1991) e Bacharel em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP (1979). Farta experiência na Gestão área Administrativa e Financeira multinacionais americanas e europeias , com participação ativa em administração de negócio, simulação de cenário de atuação e definição de estratégia, implantação de controles internos voltados à Lei Sarbanes & Oxley (SOX), preparo de relatórios gerenciais, processos de melhorias constantes e implantação de ERP. Docente em Ciências Contábeis, Análise de Custos e Matemática Financeira.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Administração

2014 - Atual

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Título: Contribuição do Escritório Contábil na Governança Corporativa da Empresa-Cliente, Ano de Obtenção:
Orientador: Fernando de Almeida Santos
Palavras-chave: Terceirização Fiscal e Contábil,; Escritório Contábil; Governança Corporativa.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Controladoria. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração Financeira. Setores de atividade: Serviços de escritório, de apoio administrativo e outros serviços prestados às empresas.

Especialização em Controladoria

2011 - 2012

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Título: FORMA ADEQUADA DE CONTABILIZAR A RECEITA DE VENDA DE DIREITO DE USO DE SOFTWARE PARA GESTÃO ELETRÔNICA DE DADOS (GED) SEGUNDO O CPC 30 ? RECEITA E O SOP 97-2 SOFTWARE REVENUE RECOGNITION
Orientador: Paula Meyer

Graduação em Ciências Contábeis

1989 - 1991

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Título: n.a.
Orientador: n.a.

Graduação em Administração

1976 - 1979

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Título: Pesquisa sobre Preferências de Sabores de Sorvetes
Orientador: Professor Mazzon

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2012

MBA em Controladoria. (Carga Horária: 400h). , Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Controladoria.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVIII SemeAd Seminário de Administração FEA USP.Implantar Controles Internos Visando atender à Lei SOX. 2015. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Windsor Espenser Veiga

Santos, Fernando de Almeida; ROSINI, Alessandro Marco;VEIGA, Windsor Espenser. Fatores determinantes na decisão de terceirizar as funções contábeis da MPE paulistana e as implicações de governança corporativa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Governança Corporativa) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Alessandro Marco Rosini

SANTOS, F. A.; VEIGA, W. E.;ROSINI. Fatores determinantes na decisão de terceirizar as funções contábeis da mpe paullistana e as implicações de governança corporativa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Governança Corporativa) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Fernando de Almeida Santos

SANTOS, Fernando de AlmeidaVEIGA, W. E.ROSINI, A. M.. Fatores Determinantes Na Decisão De Terceirizar As Funções Contábeis Da Mpe Paulistana E As Implicações De Governança Corporativa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Administração - Governança Corporativa) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

fernando almeida santos

Contribuição do Escritório Contábil na Governança Corporativa do Cliente; Início: 2015; Dissertação (Mestrado profissional em Administração) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NEVES FILHO, E. ; |Implantar Controles Internos visando a Lei SOX. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NEVES FILHO, E. ; Plano de Negócio. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    ASSESSORIA CONTÁBIL E FISCAL

    Vínculo: Profissional Liberal com CRC, Enquadramento Funcional: Supervisão Registros Fiscais e Contábeis, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Fui convidado para ministrar curso de MBA que na UNICAMP chama-se curso de Especialização . O nome da disciplina é Plano de Negócios, código ECO - 0111 e compõe a grade de disciplinas dentro do curso de Especialização em Economia Financeira. Meu plano de aula foi o de ministrar a teoria sobre como desenvolver um Plano de Negócios e ao mesmo tempo fazer com que os grupos fossem montando o Plano de Negócio que seria apresentado e entregue na última aula. O material didático foi uma apostila com 175 páginas fornecida pelo Instituto de Economia e acrescentei com bibliografia do Jay B. Barney e William S. Hesterly - Administração Estratégica e Vantagem Competitiva - 3a Edição. Também compartilhei vários artigos de jornais e revistas sobre andamentos de determinados empreendimentos comerciais.

  • 2011 - 2013

    Bluecielo do Brasil Soluções de Gerenciamento Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Controller, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Subsidiária Holandesa de prestação de serviços em solução de conteúdos de engenharia para administrar documentos envolvidos em processos de expansão ou manutenção de instalações industriais. Faturamento anual de US$ 10 milhões com 37 funcionários. Eu me reporto ao Gerente Geral e ao CFO corporativo na Holanda. Responsabilidades: 1. Gestão da Contabilidade Externa em BR GAAP e IFRS 2. Gestão da Folha de pagamento externas, 3. Orçamento e projeções, 4. Relatórios financeiros em BR e IRFS, 5. Gestão da Tesouraria: crédito e cobrança, contas-a-pagar, contas bancárias e gestão do fluxo de caixa, com cobrança de clientes em atraso. 6. Estabelecer os processos financeiros e controles internos da empresa. 7. Preparar o ?mapping? das contas contábeis brasileiras para IRFS e transferência dos demonstrativos financeiros locais para o sistema corporativo Exact. 8. Revisar contratos com principais clientes com atenção para proteger a companhia. 9. Manter plano e cronograma de trabalho de todos os departamentos administrativos. 10. Recepcionar e coordenar os trabalhos da auditoria externa e interna Fui proativo em desenvolver um modelo prático em Excel para implantar um plano de incentivo através de comissão de vendas em função de intervalos de porcentagens de metas atingidas. Também tive participação ativa nas reuniões de planejamento mensal, conclusão do processo orçamentário e de acompanhamento de resultados atual versus orçado.

  • 2008 - 2010

    Conair Comercialização do Brasil Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Administrativo / Controller, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Subsidiária americana para importar e revender produtos de cuidados pessoais como secador de cabelo, modelador, prancha alisadora, pentes, escovas, elásticos e presilhas para cabelos. Faturamento anual no Brasil de R$ 35 milhões e 15 colaboradores. Eu me reportava ao Gerente Geral e ao Controller Corporativo nos EUA. Responsabilidades: 1. Gestão da Contabilidade Externa em BR e US GAAP 2. Gestão da Folha de pagamento externa, 3. Gestão do Orçamento e projeções, 4. Preparar relatórios financeiros em BR e US GAAP, 5. Gestão da Tesouraria: crédito e cobrança, contas-a-pagar, contas bancárias e gestão do fluxo de caixa. 6. Fornecer dados de adição ao LALUR oriundos do controle de preço de transferência na aquisição de produtos de coligadas. 7. Acompanhar a elaboração da declaração anual de Imposto de Renda. 8. Preparar e comentar relatórios gerenciais tais como Relatório de Vendas contra Forecast, GM por cliente e e produto, atrasos e vencimentos do contas-a-receber (Aging Report), Cobrança de clientes em atraso. 9. Estabelecer os processos financeiros e controles da empresa. 10. Preparar o ?mapping? das contas contábeis brasileiras para US GAAP e transferência dos demonstrativos financeiros locais para o SAP corporativo. 11. Revisar contratos com principais clientes e fornecedores com atenção para proteger a companhia. 12. Participar ativamente nas estratégias de definição de preço de venda para o mercado em geral e para clientes específicos. 13. Manter plano e cronograma de trabalho de todos os departamentos administrativos. 14. Apoiar a gerência de Supply Chain da negociação de preço com fornecedor ao envio da ordem de compra, até a nacionalização e entrega ao cliente. 15. Recepcionar e coordenar os trabalhos da auditoria externa e interna. Fui proativo em desenvolver um modelo prático em Excel para calcular preço de venda e rentabilidade em função de várias variáveis. Desenvolvi um procedimento de controle do preço de venda para gar

  • 1999 - 2008

    Cytec Industria Química do Brasil Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Controladoria, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Subsidiária americana para importar e revender Especialidades Químicas como aditivos para plásticos, antioxidante para pneus, protetor solar para plásticos especiais como painel de carro e pára-choques, poliuretanos, adesivos especiais, químicos para extração de minerais e pintura de superfícies. Faturamento anual no Brasil de R$ 80 milhões com 300 funcionários. Eu me reportava ao Gerente Geral e ao Controller América Latina nos EUA. Minha equipe era de 12 pessoas. Responsabilidades: 1. Gestão da Contabilidade Interna em BR e US GAAP 2. Gestão Fiscal, 3. Gestão da Tesouraria: crédito e cobrança, contas-a-pagar, contas bancárias e gestão do fluxo de caixa 4. Gestão do Custos Industrial e Comercial atual e standard, 5. Gestão do Orçamento e Projeções 6. Pelo fechamento mensal em BR e US GAAP no 3º dia útil 7. Auxiliei na terceirização da folha de pagamento para ADP System. 8. Aprimorei o processo de captura de dados para planejamento anual. 9. Manter plano e cronograma de trabalho de todos os departamentos administrativos. 10. Recepcionar e coordenar trabalhos de auditoria e a conclusão do relatório de recomendações com as ações e prazos acordados. 11. Atuar como representante legal Participei ativamente na substituição do ERP EMS-DataSul pelo sistema global GSSR que compreende BPCS, Portolan e Infinium. Participei ativamente em projetos específicos formalizando o cenário de operação com as partes envolvidas, documentos de entrada e saída para cada uma, tratamento contábil e fiscal recomendado e validado por escritório de advocacia e auditoria externa. Tive participação relevante na implantação dos registros de controle interno conforme exigências Sarbane & Oxley, na implantação de plano de administração salarial HAY e implementei processo de continuação das operações em caso de impossibilidade de acessar o escritório geral (Contingency Plan)

  • 1998 - 1999

    SED International do Brasil Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Administrativo Financeiro / Controlle, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Subsidiária americana para comercialização de produtos de hardwares e software. Venda anual no Brasil de R$ 150 milhões e operando com 150 funcionários. Eu me reportava aos proprietários nos EUA. Minha equipe era de 9 pessoas. Responsabilidades: 1. Gestão da Contabilidade Interna em BR e US GAAP 2. Gestão da Tesourartia: Contas a Receber, Contas a Pagar e Contas-Correntes. 3. Gestão do Recursos Humanos, 4. Gestão Fiscal 5. Gestão de Custos. 6. Coordenação do fechamento mensal segundo BR e US GAAP no 5º dia útil 7. Coordenação e conclusão do orçamentário anual. 8. Participação ativa na viabilização de negócios com grandes clientes. 9. Emissão de relatórios sobre margem bruta por produto, comparando com o budget e explicando variações Tive forte atuação na liberação de pedidos e avaliação de crédito bem como na ação de cobrança de clientes em atraso. Desenvolvi um pacote mensal para o Gerente Geral e Subordinados diretos com demonstrativos financeiros e outros relatórios que permitia acompanhar o DRE e as oportunidades de melhorias.

  • 1987 - 1989

    Banco de Investimento Noroeste Chemical

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Controller, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Instituição Financeira em parceria do Chemical Bank com o Banco Noroeste do Brasil SA para atuar como banco de investimento com ativos de US$ 500 milhões e 180 funcionários. Eu me reportava ao Diretor Financeiro. Responsabilidades: 1. Gestão da contabilidade do Banco e da Leasing. 2. Coordenação do fechamento mensal segundo BR e US GAAP. 3. Coordenação e conclusão do orçamentário anual. Tive participação ativa no preparo de resumos com fluxograma de transação, tratamento contábil e fiscal validado por escritório de advocacia e auditoria externa para alguns produtos bancários para serem usados pelos gerentes de conta e seus clientes. Também participei em analises detalhadas com consultores legais, tributários e auditoria.

  • 1989 - 1993

    Kimberly-Clark Brasil Indústria e Comércio de Produtos de Higiene

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Administrativo / Controller, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Subsidiária americana para produção e comércio de papel higiênico, toalha descartável e guardanapos. Venda anual no Brasil de R$ 80 milhões e 390 funcionários. Eu me reportava ao Ger. Geral e ao Diretor Financeiro no EUA. Minha equipe era de 12 pessoas. Responsabilidades: 1. Gestão da Contabilidade Interna em BR e US GAAP 2. Gestão da Tesouraria: Crédito e Cobrança, Contas a Pagar e Contas-Correntes, 3. Gestão Custo Industrial 4. Gestão do Depto Fiscal 5. Pelo fechamento mensal até o 7º dia útil segundo BR e US GAAP. 6. Contratação de hedge de caixa e contas a receber. 7. Pela elaboração e implantação do orçamentário anual. Participação ativa na aplicação de caixa chegando a fazer operações de swap, de futuro de taxa de câmbio e aplicações normais em CDB, e neste aspecto obtive resultado muito bom com abertura de empresa off-shore que passou a fazer aplicação como não-residente com recursos enviados a título de adiantamento para aumento de capital que geraram economia de imposto de renda de US$ 3 milhões.

  • 1994 - 1995

    Mauri Companhia de Fermento Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Controller, Carga horária: 40

    Outras informações:
    A Mauri era uma subsidiária australiana em processo de implantação no Brasil para produção e comercialização de fermento para indústria de alimentos. O plano de vendas para o primeiro ano de R$ 20 milhões. Eu me reportava ao Gerente Geral. Responsabilidades: 1. Gestão Contabilidade, 2. Gestão Fiscal, 3. Gestão de Custo 4. Conciliação do Conta Corrente. 5. Preparar o orçamento pré-operacional, 6. Garantir que os gastos ficassem em conformidade com o budget e 7. Administrar o Fluxo de Caixa e pedir recurso à Matriz quando necessário

  • 1980 - 1986

    Cargill Agricola - Matriz

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Controlller, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Trainee Feb/80 ? Jun/80 Financial Analyst Jul/80 ? Nov/81 Division Controller Dec/81 ? Mar/86 Indústria de Agro-Negócios com faturamento anual de US$ 500 milhões e 4.000 funcionários. Eu me reportava ao inicialmente ao Ger. de RH. Como Analista Financeiro me reportava à Gerente de Planejamento e como Division Controller ao Controller Geral no Brasil. Responsabilidades: 1. Consolidação do orçamento anual, 2. Comparação mensal com atual e explicação das principais variações. 3. Gestão da contabilidade em BR e US GAAP 4. Gestão de Custos Industriais 5. Coordenação e conclusão do orçamento anual das divisões que ocupei cargo de Controller, 6. Fechamento mensal segundo BR e US GAAP. 7. Recepcionar auditoria interna e externa 8. Preparar relatórios gerenciais com explicações para desempenho de vendas, margem bruta, aging report, estoques.

  • 2015 - Atual

    Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Pesquisador da Contribuição do Escritório Contábil na Governança Corporativa da Empresa-Cliente.

  • 2014 - Atual

    Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno Mestrando, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Aluno do Curso de Mestrado em Administração Profissional desde 08/2014.

  • 1992 - 1995

    Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Como há alguns anos eu já era Controller em algumas multinacionais, ter o meu CRC era uma questão de gosto pessoal. Por isso, conclui o curso de graduação em Ciências Contábeis em 1992 e pela minha satisfação fui convidado para ministrar aula de Análise de Custos ao sábados, para turma de DP, com mais de 70 alunos. Minha dedicação e entusiamo contribuiu para que eu fosse convidado para ministrar curso de Contabilidade Geral para o graduação.

  • 1995 - 1997

    Nalco Brasil - Matriz

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Administrativo Financeiro, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Subsidiária americana para produção e comércio de produtos químicos para tratamento de água. Venda anual no Brasil de R$ 50 milhões e 190 funcionários. Eu me reportava ao Gerente Geral e ao Diretor Financeiro nos EUA. Minha equipe era de 10 pessoas. Responsabilidades: 1. Gestão da Contabilidade Interna em BR e US GAAP 2. Gestão da Tesouraria: Crédito e Cobrança, Contas a Pagar e Contas-Correntes, 3. Gestão do Recursos Humanos nas suas 5 funções básicas: recrutamento e seleção, admissão e administração de salários, benefícios, treinamento e comunicação. 4. Gestão Fiscal 5. Gestão de Custos 6. Fechamento mensal segundo BR e US GAAP. 7. Coordenar e concluir o orçamentário anual. Tive participação ativa na viabilização de negócios com montagem de cenários e simulação de resulados, na emissão de relatórios sobre margem bruta por produto, comparando com o budget e explicando variações. Também ajudei na coordenação da adoção do método HAY de administração de salários, na implantação de Plano de Aposentadoria Complementar. Desenvolvi planilha Excel para estudos das alternativas de incentivo aos vendedores e um pacote mensal para o Gerente Geral e Subordinados diretos com demonstrativos financeiros e outros relatórios que permitia acompanhar os resultados e as oportunidades de melhorias. Também implantei cronograma de cliente/fornecedor interno para assuntos relacionados a Folha de Pagamento, Caixa Pequeno, Contas a Pagar e Coberturas de Seguro para sinistro com carros da empresa visando a deixar claro os requisitos de cada cliente e reduzir os conflitos.

  • 1993 - 1996

    Faculdades Associadas São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Lecionei as disciplinas: 1. Matemática Financeira, 2. Contabilidade Geral e 3. Auditoria. Fui inovador ao acrescentar nos exercícios de contabilidade e matemática financeira os pequenos quebra?cabeças que inaugurei na FMU para se apurar uma das variáveis do exercício original. Os alunos tiveram as primeiras experiências em ter que pensar e aprender a equacionar o problema. Também acrescentei por minha conta o tratamento contábil do ICMS e IPI tanto na compra de itens de estoque como na comercialização que se fosse a cliente final, não teria crédito na compra, somente o débito na saída e por consequência maior valor de estoque por incluir o tributo. Por fim, elaborei umas aulas para falar de Orçamento e elaborei exercícios que partindo de dados de projeção e recebimento de vendas, compras e pagamentos de itens de estoque para fazer frente à comercialização e politica de estoque mínimo, despesas operacionais e pagamentos, investimentos, pagamentos e depreciação tínhamos todas as condições para elaborar o Fluxo de Caixa, DRE e Balancete projetados em uma visão 20-80.

  • 1993 - 1994

    SEBRAE ER SANTOS

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor / Instrutor, Carga horária: 40

    Outras informações:
    O Sebrae é um órgão de incentivo ao pequeno empresário, fui consultor. Responsabilidades: 1. Ministrar curso sobre como fazer e administrar o fluxo de caixa do empreendimento segundo o princípio da entidade 2. Ministrar curso de matemática financeira com uso da calculadora 12C.