Sérgio Camargo

Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (1998), mestre (2003) e doutor (2007) em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), com tese sobre formação de professores de Física. Foi membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências da Faculdade de Ciências/UNESP-Bauru no período de (2001 a 2008). A partir de 2008 atua como docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e desde 2009 no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM/UFPR). Foi vice - coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) no período de (2015-2017). Foi Coordenador no período de (2010 a 2018) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) Subprojeto-Física vinculado à Capes. E um dos lideres do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática (GPEACM). Tem experiência na área de Educação para a Ciência, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores que ensinam Física; Ensino-Aprendizagem de Física; Ensino de Ciências; Metodologia e Práticas de Ensino de Física (atividades experimentais, resolução de problemas, atividade investigativa, história e filosofia da ciência, tecnologias informação e comunicação, entre outras), Prática de Docência em Ensino de Física; Estágio Supervisionado. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná, no Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR (PPGECM/UFPR). https://orcid.org/0000-0001-8766-5424

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação para a Ciência

2004 - 2007

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Discursos presentes em um processo de reestruturação curricular de um curso de licenciatura em Física: o legal, o real e o possível.
Prof Dr. Roberto Nardi. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Formação de professores; Prática de Ensino de Física; Ensino de Física; Análise de discurso; Desenvolvimento profissional; Reestruturação Curricular. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional.

Mestrado em Educação para a Ciência

2001 - 2003

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Prática de Ensino de Física: marcas de referenciais teóricos no discurso de licenciandos,Ano de Obtenção: 2003
Prof. Dr. Roberto Nardi.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ensino de Física; Prática de Ensino de Física; Formação Inicial de Professores de Física; Análise do discurso; Desenvolvimento profissional; Reflexão na/sobre Ação. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino. Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional.

Graduação em Licenciatura Plena Em Física

1994 - 1998

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Ensino Médio (2º grau)

1989 - 1991

Colégio Estadual Professor Paschoal Salles Rosas

Ensino Fundamental (1º grau)

1980 - 1987

COLEGIO ESTADUAL PROFESSOR JULIO THEODORICO

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

A perspectiva narrativa e autobiográfica. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, Brasil.

2007 - 2007

CS03 ? Anal. Dis de episódios argument Ens de Fís. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Física, SBF, Brasil.

2007 - 2007

OF21 ? Analise do discurso e análise textual. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Física, SBF, Brasil.

2007 - 2007

Natureza dual da luz: uma luz para a Física Modern. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Física, SBF, Brasil.

2005 - 2005

CS38 - Reflexão sobre o Ens da Fís - Fil da Ciênc. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Física, SBF, Brasil.

2005 - 2005

Usos da Linguagem na Educação em Ciências. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, Brasil.

2004 - 2004

Representações mentais e representações sociais. (Carga horária: 12h). , Sociedade Brasileira de Física, SBF, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em XIV - Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências. (Carga horária: 33h). , Faculdade de Ciências/Unesp, FC/UNESP, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em XIII - Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências. (Carga horária: 33h). , Faculdade de Ciências/Unesp, FC/UNESP, Brasil.

2002 - 2002

História das Idéias Cientificas. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em XII - Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, M. (Carga horária: 33h). , Faculdade de Ciências/Unesp, FC/UNESP, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em XI - Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Ma. (Carga horária: 33h). , Faculdade de Ciências/Unesp, FC/UNESP, Brasil.

2001 - 2001

Alfabetização Cientifica e Técnica ? Ilha de Racio. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Física, SBF, Brasil.

2001 - 2001

Educação Em Ciências e Formação de Professores de. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em Alfabetização de funcionários - UEPG. (Carga horária: 55h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

1995 - 1995

Curso de Curta Duração. , Consultoria Em Ciência Social Aplicada Ltda, CONCISA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Física.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

AGRANIONIH, N. T. ; PEREIRA, P. B. ; CAMARGO, S. . IX WORKSHOP DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA. 2018. (Outro).

CAMARGO, S. ; QUEIROZ, G. R. P. C. ; FERREIRA, J. M. H. ; GENOVESE, L. G. R. ; NICOT, Y. E. ; NASCIMENTO, S. S. . XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. 2012. (Congresso).

CAMARGO, S. ; TERRAZZAN, E. A. ; PIERSON, A. H. C. ; BARBOSA-LIMA, M. C. ; FERREIRA, J. M. H. . XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. 2010. (Outro).

CAMARGO, S. ; GUIMARAES, O. M. . I Workshop do Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. 2010. (Outro).

CAMARGO, S. ; LIMA, A. P. ; PICANÇO, D. C. L. ; BAIS, D. D. H. ; BARBOSA, L.M.V. ; HORN, G. B. ; SCHMIDT, M. A. ; ARAUJO, U. I. . VI Seminário de Teoria e Prática de Ensino. 2009. (Outro).

CAMARGO, S. . XI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física - A Pesquisa em Ensino de Física e a Sala de Aula: Articulações Necessárias.. 2008. (Outro).

CAMARGO, S. . V Seminário de Teoria e Prática de Ensino - Universidade e Escola : formação, experiência e ensino. 2008. (Outro).

CAMARGO, S. . Membro da Comissão organizadora do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2005. (Congresso).

CAMARGO, S. . Membro da comissão organizadora da 9ª Reunião Técnica do programa de Pós- Graduação em Educação para a Ciências. 2004. (Outro).

CAMARGO, S. . Membro da Comissão organizadora do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2003. (Congresso).

CAMARGO, S. . XIII Ciclo de seminários de Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental. 2002. (Outro).

CAMARGO, S. . XIV Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental. 2002. (Outro).

CAMARGO, S. ; NARDI, Roberto . Membro da comissão organizadora da 7ª Reunião Técnica do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. 2002. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Simpósio Nacional de Ensino de Física.Relato de uma proposta de intervenção didática sobre teoria da relatividade restrita no ensino médio. 2017. (Simpósio).

Simpósio Nacional de Ensino de Física.Características das propostas didáticas fundamentadas em história e filosofia da ciência. 2017. (Simpósio).

Simpósio Nacional de Ensino de Física.Análise da construção de uma aula de eletricidade nos anos iniciais sob a luz transposição didática. 2017. (Simpósio).

Simpósio Nacional de Ensino de Física.Da literatura à sala de aula: uma perspectiva de concretização da Física Moderna e Contemporânea no ensino regular público. 2017. (Simpósio).

Simpósio Nacional de Ensino de Física.A literatura de monteiro lobato e o ensino de física: uma proposta de integração entre artes e ciências. 2017. (Simpósio).

Simpósio Nacional de Ensino de Física.Processos identitários: reflexões sobre a formação docente em física. 2017. (Simpósio).

Simpósio Nacional de Ensino de Física.Os três momentos pedagógicos e a prática pedagógica do uso do celular na formação de professores. 2017. (Simpósio).

Encontro de Atividades Formativas (ENAF).OLHO GRANDE, OLHO GORDO, OLHO COMPRIDO: CADÊ A FÍSICA NESSA VISÃO?. 2016. (Encontro).

Encontro de Atividades Formativas (ENAF).OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. (Encontro).

Encontro de Atividades Formativas (ENAF).O ENSINO DE ELETROSTÁTICA E SUA RELAÇÃO COM O COTIDIANO. 2016. (Encontro).

Encontro de Atividades Formativas (ENAF).OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: O ENSINO DE FÍSICA, AS REDES SOCIAIS E A COMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO. 2016. (Encontro).

Encontro de Atividades Formativas (ENAF).ATIVIDADES DESPORTIVAS E SUPER - HERÓIS: COMO ENSINAR FÍSICA?. 2016. (Encontro).

Encontro de Atividades Formativas (ENAF).DESENVOLVENDO ATIVIDADES SOBRE A PRODUÇÃO DE RAIOS X EM AULAS DE FISICA NO ENSINO MÉDIO. 2016. (Encontro).

Encontro Nacional das Licenciaturas ? ENALIC.ENSINO DE ONDAS SONORAS NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS E NO ENFOQUE CTS. 2016. (Encontro).

Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE).O PAPEL DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. 2016. (Encontro).

Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE).REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE E A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. 2016. (Encontro).

Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE).ABORDAGENS METODOLÓGICAS: DIFERENTES OLHARES PARA O ENSINO DA FÍSICA E DA MATEMÁTICA. 2016. (Encontro).

Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE).O PAPEL DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. 2016. (Encontro).

Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE).JOGOS TEATRAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM PANORAMA TEÓRICO. 2016. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ).ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA SOBRE O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: FOCO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2016. (Encontro).

II Colóquio Luso- Brasileiro de Educação - COBELDUCA. Desafios para a próxima década nas pesquisas e práticas sobre Ensino de Ciências. 2016. (Congresso).

Simpósio de Ensino e Aprendizagem: atualidades, prospectivas e desafios.A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS NO CONTEXTO DO PIBID. 2016. (Simpósio).

Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - SINECT.MÚSICA E CELULAR: UMA COMBINAÇÃO NADA PERFEITA (PARTE II). 2016. (Simpósio).

Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - SINECT.CELULAR E O ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA AS AULAS NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. 2016. (Simpósio).

Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - SINECT.MÚSICA E CELULAR: UMA COMBINAÇÃO NADA PERFEITA (PARTE 1). 2016. (Encontro).

Workshop do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática.AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINOAPRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE FÍSICA. 2016. (Seminário).

Workshop do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática.O TRABALHO COLABORATIVO E O TEMPO DOCENTE: OS MOMENTOS DAS CONSTRUÇÕES ESCOLARES. 2016. (Seminário).

Workshop do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática.AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: UTILIZANDO SOFTWARES DE SIMULAÇÕES PARA O ENSINO DE FISICA. 2016. (Seminário).

XVI Encontro de pesquisa em Ensino de Física.OS FONES DE OUVIDO E AS ONDAS MECÂNICAS: CONTRIBUIÇÕES DA FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. (Encontro).

XVI Encontro de pesquisa em Ensino de Física.DESENVOLVENDO ATIVIDADES SOBRE A PRODUÇÃO DE RAIOS X EM AULAS DE FISICA NO ENSINO MÉDIO. 2016. (Encontro).

XVI Encontro de pesquisa em Ensino de Física.O EFEITO FOTOELÉTRICO E APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS DE UMA CÉLULA FOTOELÉTRICA: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA POR MEIO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL DEMONSTRATIVA. 2016. (Encontro).

XVI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL DE ESTUDO DA QUEDA DOS CORPOS NO ENSINO MÉDIO. 2016. (Encontro).

7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Possíveis mediações para o Ensino de Conceitos de refração e reflexão da luz, utilizando ilusões de óptica e aplicativos de telefone celular. 2015. (Encontro).

7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Desvendando a Astronomia: Entre Mitos e Verdades. 2015. (Encontro).

7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Utilizando a Dinâmica de grupo no ensino das Leis de Newton com alunos do Ensino Médio da Educação Básica. 2015. (Encontro).

7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Apreender conceitos Físicos para evitar traumas e acidentes no Trânsito. 2015. (Encontro).

7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Utilização de Smartphones como Clickers no Ensino de Física. 2015. (Encontro).

7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Física Moderna no Ensino Médio: ensinando energia nuclear com enfoque histórico. 2015. (Encontro).

Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC).Transposição didática: a utilização de materiais alternativos no ensino de química para deficientes visuais. 2015. (Encontro).

VI Workshop do Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR.História e Filosofia da Ciência: uma proposta sobre eletromagnetismo. 2015. (Encontro).

VI Workshop do Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR.O ensino de ciências e a transposição didática: do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. (Encontro).

VI Workshop do Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR.Licenciatura em Ciências na UFPR Setor Litoral: estudando a constituição de identidades docentes. 2015. (Encontro).

VI Workshop do Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR.Base Nacional Comum Curricular: quais avanços?. 2015. (Encontro).

XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DIFERENTES OLHARES. 2015. (Congresso).

XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. ANALISANDO AS PROPOSTAS DIDÁTICAS QUE UTILIZAM AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. (Congresso).

XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA. 2015. (Congresso).

XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DIFERENTES OLHARES. 2015. (Congresso).

XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. ANALISANDO AS PROPOSTAS DIDÁTICAS QUE UTILIZAM AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. (Congresso).

XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. A ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA QUEBRA DE PARADIGMAS. 2015. (Congresso).

XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. ESTUDANDO A IDENTIDADE DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA UFPR SETOR LITORAL. 2015. (Congresso).

XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. ESTUDANDO A IDENTIDADE DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA UFPR SETOR LITORAL. 2015. (Congresso).

XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. A ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA QUEBRA DE PARADIGMAS. 2015. (Congresso).

XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA. 2015. (Congresso).

XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física.Ensinar Física com História e Filosofia da Ciência: um olhar sobre suas propostas. 2015. (Simpósio).

XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física.Ensino de Ondas Sonoras/Poluição Sonora Utilizando o Aparelho Celular como Ferramenta de Apoio. 2015. (Simpósio).

XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física.Uma proposta metodológica para o desenvolvimento de conceitos sobre o átomo na aprendizagem da elétrica. 2015. (Simpósio).

II Seminário Nacional sobre Formação Continuada de Professores do Ensino Médio.Apresentação dos cadernos da segunda etapa da formação continuada dos professores do ensino médio. 2014. (Seminário).

XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física ? EPEF.Percepção dos estudantes do ensino médio sobre poluição sonora no entorno do colégio e os sintomas de estresse na saúde deles.. 2014. (Encontro).

XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Estudando o Desenvolvimento do Programa de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) - Subprojeto Física de uma Instituição Federal de Ensino do Estado do Paraná. 2014. (Encontro).

IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC).A visão de Licenciandos de Biologia, Física e Química sobre as Implicações do PIBID em Duas Escolas Públicas Estaduais de Curitiba. 2013. (Encontro).

IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC).USO DO APARELHO CELULAR POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PARA OUVIR MÚSICA: um prazer perigoso. 2013. (Encontro).

XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE ? 2013; II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO; IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE FORMAÇÃO PARA MUDANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO.Livro didático no ensino de Física: desafios e possibilidades. 2013. (Encontro).

XX Simpósio Nacional de Ensino de Física.UMA EXPERIENCIA UTILIZANDO O ENFOQUE HISTÓRICO-FILOSÓFICO DA CIÊNCIA NO ENSINO DOS CONCEITOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO. 2013. (Simpósio).

XX Simpósio Nacional de Ensino de Física.O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO PARANA E AS INICIATIVAS DID ATICAS NO ENSINO DE FISICA. 2013. (Simpósio).

XX Simpósio Nacional de Ensino de Física.DIFERENTES TIPOS DE LINGUAGENS NO ENSINO DE FÍSICA. 2013. (Simpósio).

XX Simpósio Nacional de Ensino de Física.INVESTIGAÇAO DIDÁTICA NA FORMACÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA. 2013. (Simpósio).

XX Simpósio Nacional de Ensino de Física.EXPERIMENTANDO A HISTORIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DO MAGNETISMO. 2013. (Simpósio).

XX Simpósio Nacional de Ensino de Física.O ENSINO DE ASTRONOMIA POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. 2013. (Simpósio).

XX Simpósio Nacional de Ensino de Física.RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR SUPERVISOR SOBRE AS ACÕES DO PIBID NA DISCIPLINA DE FÍSICA EM UMA ESCOLA PUBLICA DA CIDADE DE CURITIBA - PARANÁ. 2013. (Simpósio).

XX Simpósio Nacional de Ensino de Física.A HISTORIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA E A TECNOLOGIA DA INFORMACÃO E COMUNICAÇÃO: DIALOGOS POSSÍVEIS. 2013. (Simpósio).

II Seminário Nacional do PIBID.Do livro didático às histórias em quadrinho: uma nova leitura da Física. 2012. (Seminário).

II Seminário Nacional do PIBID.Implicações de subprojetos PIBID da área de ensino de ciências (Biologia, Física e Química) em escolas da educação básica da rede pública de ensino. 2012. (Seminário).

II Seminário Nacional do PIBID.Representações de crianças sobre a terra e o universo. 2012. (Seminário).

II Seminário Nacional do PIBID.Educação e a tecnologia da informação e comunicação; percepção e valorização interdisciplinar. 2012. (Seminário).

XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EPEF.Alfabetização Científica e Tecnológica e os fundamentos de Paulo Freire: uma análise dos trabalhos na área de ensino de Física do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná. 2012. (Encontro).

XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EPEF.A construção da docência e a formação de professores no âmbito do programa institucional de bolsas de iniciação a docência (PIBID) na licenciatura em Física. 2012. (Encontro).

XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EPEF.Educação científica com enfoque CTS nas diretrizes curriculares de Física do estado do Paraná. 2012. (Encontro).

XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EPEF.O enfoque histórico-filosófico da ciência no ensino e na formação inicial de professores de Física. 2012. (Encontro).

VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Estudando o movimento CTS no contexto curricular da disciplina de Física no estado do Paraná. 2011. (Encontro).

XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física.Desenvolvendo Atividades de Óptica no Ensino de Física a partir do Enfoque da História da Ciência. 2011. (Simpósio).

2ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.A História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física. 2010. (Outra).

I Seminário de Educação Científica e Tecnológica. 2010. (Seminário).

I Workshop do Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e em Matemática.A História e Filosofia da Ciência como Estratégia Didática para o Ensino de Física: o Caso de três licenciandos em Física de uma Universidade Pública do Paraná. 2010. (Outra).

XII Encontro Nacional de Ensino de Física.O PIBID e as Licenciaturas em Física ? relatos de experiências. 2010. (Encontro).

8 Encontro de Extensão e Cultura da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Ciências Físicas e Biológicas. 2009. (Encontro).

Encontro de Iniciação Científica da UFPR (17° EVINCI) e Encontro de Iniciação Tecnológica da UFPR(2 EINTI).Avaliador do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná - 17 EVINCI. 2009. (Encontro).

IX Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE e o III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia - ESBPp. Uma breve revisão histórica sobre a formação de professores de Física. 2009. (Congresso).

Reunião Técnica do programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência.Experiências de doutores egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. 2009. (Encontro).

VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Os discursos de licenciandos, professores universitários e secundários contribuindo para a reestruturação curricular de um curso de Licenciatura em Física. 2009. (Congresso).

VI Seminário de Teoria e Prática de Ensino.As metodologias e as práticas de ensino: entre o conceitual e o real. 2009. (Seminário).

XI Reunião Técnica do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência.Experiências de doutores egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. 2009. (Outra).

XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Analisando o discurso de físicos, professores de física e licenciandos sobre o processo de reestruturação curricular de um curso de licenciatura em Física. 2009. (Simpósio).

XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Estudando o processo de reestruturação curricular de um curso de licenciatura em Física. 2008. (Encontro).

XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Estudando o processo de reestruturação curricular de um curso de licenciatura em Física. 2008. (Encontro).

XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Discursos de professores universitários, futuros professores e professores em exercício na rede estadual de ensino sobre um processo de reestruturação curricular de um curso de licenciatura em Física. 2008. (Encontro).

XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (Coordenador de Painel).Os saberes de natureza pedagógico e específico: desafios para a formação de professores de Física e Biologia. 2008. (Encontro).

VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Discursos presentes em um processo de reestruturação curricular de um curso de licenciatura em Física. 2007. (Encontro).

XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física.ANÁLISE DE FATORES QUE INFLUEM NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO DE UMA LICENCIATURA EM FÍSICA. 2007. (Simpósio).

I Jornada do curso de Licenciatura em Matemática - Universidade Paulista (Mesa Redonda).Formação de professores de Matemática. 2006. (Outra).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Palestra).A Pesquisa no Ensino de Ciências no Brasil. 2006. (Outra).

X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.O discurso oficial, o discurso dos formadores e a demanda de licenciandcos e professores em exercício na reestruturaçãode um projeto político-pedagógico para formação de professores de Física. 2006. (Encontro).

10ª Reunião Técnica do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência.Formação de Professores de Física: a multiciplidade das relações de sentido entre o discurso do físico, do licenciado em física e do professor de física do ensino médio. 2005. (Encontro).

I Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo "Marxismo, Ciência e Educação: práxis transformadora como mediação da produção do conhecimento".Promovido pelo NEPPEM. 2005. (Encontro).

V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.O discurso oficial, o discurso do físico e a demanda de licenciandos e professores em exercício na construção de um projeto político-pedagógico para a formação de professores de Física. 2005. (Encontro).

XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA. 2005. (Congresso).

XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física.Coordenador da Sessão de Comunicação Oral - A02-03 - Formação de Professores de Física (todos os niveis de escolaridade) - XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA - Rio de Janeiro-RJ. 2005. (Simpósio).

9ª Reunião Técnica do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência.Formação Inicial de Professores de Física: a multiplicidade de sentidos entre o discurso do fisico, do licenciando em Física e do professor de Física do Ensino Médio. 2004. (Encontro).

II Encuentro Iberoamericano sobre investigación Básica en Educación en Ciencias. Prática de Ensino de Física: uma reflexão sobre as marcas de referenciais teóricos presentes nos discursos de licenciandos. 2004. (Congresso).

IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Formação Inicial de Professores de Física: marcas de referenciais teóricos no discurso de licenciandos. 2004. (Encontro).

XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Prática de Ensino de Física: uma análise crítica de marcas de referenciais teóricos no discurso de licenciandos. 2004. (Encontro).

XI Symposium of the International Organisation for Science anda Technology Education (IOESTE). Physics Teaching Practice: Theoretical Referential Marks in the Discourse of Future High School Teachers. 2004. (Congresso).

8ª Reunião Técnica do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Reunião Técnica do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. 2003. 2003. (Congresso).

IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Prática de Ensino de Física: marcas de referenciais teóricos no discurso de licenciandos. 2003. (Encontro).

VI Escola de Verão para aprofessores de Biologia, Física, Química e áreas afins. Prática de Ensino de Física: marcas da apropriaçao de referenciais teóricos nas atividades de estágio de regência. 2003. (Congresso).

VIII Conferencia Interamericana sobre Educación en la Física. Formação Inicial de Professores de Física: o impacto da reflexão sobre a ação. 2003. (Congresso).

XIV Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.XV CICLO DE SEMINÁRIOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2003. (Seminário).

XV Simpósio Nacional de Ensino de Física.Formação Inicial de professores de Física: questões emergentes a partir de reflexões sobre a prática de ensino. 2003. (Simpósio).

2 Congresso de Extensão Universitára da UNESP. O outro lado da Física. 2002. (Congresso).

7ª Reunião Técnicado Programa de Pós - Graduação em Educação para a Ciência.FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: QUESTÕES EMERGENTES A PARTIR DE REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO. 2002. (Outra).

Fórum de Debates - A Produção Científica na Faculdade de Ciências - Possibilidade de Curso de Extensão a Distância e a Importância do Lastro Científico para a Prática da Extensão Universitária.Participação do Fórum de Debates- A Produção Científica na Faculdade de Ciências - Possibilidade de Curso de Extensão a Distância e a Importância do Lastro Científico para a Prática da Extensão Universitária. 2002. (Outra).

VIII Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física.VIII Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física. 2002. (Encontro).

XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Formação Inicial de Professores de Física: uma perspectiva emancipatória. 2002. (Encontro).

XIII Ciclo de seminários de Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.XIII Ciclo de seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental. 2002. (Seminário).

XIV Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.XIV Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental. 2002. (Seminário).

6.ª Reunião Técnica do Programa de Pós - Graduação em Educação para a Ciência.Apresentação do projeto de pesquisa na 6.ª Reunião Técnica do Programa de Pós - Graduação em Educação para a Ciência.. 2001. (Encontro).

Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências.Participante a partir de março/2001 do grupo de pesquisa em ensino de Ciências cadastrado junto ao CNPQ - sob código 0330BT80GCIG75, e coordenado pelo Prof. Dr. Roberto Nardi.. 2001. (Outra).

III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Formação Inicial de Professores de Física numa perspectiva emancipatória. 2001. (Encontro).

VII - Escola de Verão de Investigação - Ação Educacional Emancipatória e Formação de Profissionais da Educação. Coordenação da sessão de Comunicação Oral, Intitulado : Investigação - Ação Educacional Emancipatória e Formação de Profissionais da Educação.. 2001. (Congresso).

XI - Ciclo de seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.XI - Ciclo de seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental. 2001. (Seminário).

XII - Ciclo de seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental..XII - Ciclo de seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.. 2001. (Outra).

XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física.Alfabetização Técnica Emancipatória no Ensino Médio - uma experiência em Eletricidade. 2001. (Simpósio).

XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física.Participação na Oficina de Alfabetização Científica - Ilhas de Racionalidade no XIV - Simpósio Nacional de Ensino de Física (XIV - SNEF). 2001. (Oficina).

V Simpósio de Ciências Humanas, Letras e Arte.Alfabetização Técnico - cientifica no Ensino Médio: uma experiência em eletricidade. 1999. (Simpósio).

Curso oferecido pelo Departamento de Física da UEPG.Semicondutores. 1998. (Seminário).

Curso oferecido pelo Departamento de Física da UEPG.Instrumentação para o ensino de física térmica. 1998. (Outra).

Seminário oferecido pelo Departamento de Física da UEPG.Tomografia em Solos. 1998. (Seminário).

Seminário oferecido pelo Departamento de Física da UEPG.A Transição Frágil - Dúctil em Materiais (Seminário oferecido pelo departamento de Física). 1998. (Seminário).

Seminário Oferecido pelo Departamento de Física da UEPG.Aplicação da Difração de Raios - X na Análise Química de Materiais Cerâmicos (Seminário Oferecido pelo Departamento de Física). 1998. (Seminário).

Seminário oferecido pelo Departartamento de Física da UEPG.Propriedades Mecânicas de Filmes Finos. 1998. (Seminário).

IV - Semana de Ensino de Física (UEPG).Montagem de experiências usando materiais alternativos. 1997. (Oficina).

IV - Semana de Ensino de Física (UEPG).Instrumentação para Ensino de Física. 1997. (Oficina).

IV- Semana de Ensino de Física (UEPG).Introdução á história da física clássica. 1997. (Seminário).

III Semana de Ensino de Física (UEPG).III - Semana de Ensino de Física. 1996. (Outra).

II Semana de Ensino de Física (UEPG).Participação na II Semana de Ensino de Física UEPG. 1995. (Outra).

I Seminário de Ensino de Física (UEPG).I - Semana de Ensino de Física. 1993. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rafael Felipe Pszybylski

MOTTA, M. S.; MARTINS, A. A.;CAMARGO, S.. O uso do software de programação App Inventor 2 na formação inicial de professores de Ciências. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Bruno Augusto Teilor

Zimer, T.T. B.; GOMES, L. C.; SOUZA, F. D.;CAMARGO, S.. Participação em banca de Bruno Augusto Teilor. Construção de um perfil conceitual de Formação Continuada de professores: constituindo um caminho de acesso aos domínios genéticos. 2019. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Julio Eduardo Bortolini

CAMARGO, S.; Zimer, T.T. B.; ALVES, J. A. P.. Desenvolvimento profissional de professores formadores que atuam em conjunto na unidade curricular princípio das ciências de um curso de licenciatura em física. 2019. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Pricila Aparecida Grittem da Silva

CAMARGO, S.; MUNHOZ, R. H.; ROEHRIG, S. A. G.; Zimer, T.T. B.. As contribuições das atividades experimentais na formação de professores de Física. 2019. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Juciele Gemin Loeper

CAMARGO, S.; MOTTA, M. S.; CAMAS, N. P. V.. As tecnologias no ensino de ciências: os desafios dos professores corregentes dos anos iniciais. 2019. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Lucas Maximiliano Tomé

MOCROSKY, L. F.; OLIVEIRA, L. S.;CAMARGO, S.. Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: um diálogo com professores polivalentes. 2019. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Raquel de Abreu Fochesato Quidigno

CAMARGO, S.; BASTOS, F.; GUERIOS, E. C.. O ensino de ciências naturais na educação infantil: um olhar para o currículo do curso de licenciatura em pedagogia. 2019. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tatiele Chicóra

CAMARGO, S.; GOMES, L. C.; Zimer, T.T. B.. Uma estratégia de ensino metacognitiva: contribuições para o perfil conceitual de força de licenciandos em Física. 2018. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Renato Pereira da Silva

CAMARGO, S.; Zimer, T.T. B.; BATISTA, I. L.. O trabalho colaborativo numa concepção dos tempos pedagógicos na educação básica. 2018. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cinthia Raquel de Souza

SUTIL, N.;CAMARGO, S.; HUSSEIN, F. R. G. E. S.. Mestrados profissionais e formação de professores de ciências: implicações de concepções de racionalidade e perspectivas de documentos oficiais. 2018. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Renata da Silva Trintin

GOMES, L. C.; SILVEIRA, M. P.;CAMARGO, S.. Análise do conceito de força nos livros didáticos de Física do ensino médio sob à luz de Bachelard. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Rodrigo Madeira Fernandes da Silva

Zimer, T.T. B.; ALVES, J. A. P.;CAMARGO, S.. Formação inicial de professores de física: estudando competências e habilidades a partir de um minicurso sobre astronomia com inserções de jogos teatrais. 2016. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Franciellen Rodrigues da Silva Costa

HARACEMIV, S. M. C.; SUTIL, N.;CAMARGO, S.. As contribuições do uso de diferentes materiais didáticos para a formação inicial de professores de química no contexto do PIBID. 2016. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Celso Anderson Guedes Cardoso

KALINKE, M. A.; HILGER, T. R.; SAMOJEDEN, L. L.;CAMARGO, SÉRGIO. O jogo de RPG digital como material potencialmente significativo para a aprendizagem de conceitos em cinemática. 2016. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Everton Ribeiro,

CAMARGO, S.; HIGA, I.; LIMA JUNIOR, R. M.. Evasão e permanência num curso de licenciatura em física: o ponto de vista dos licenciados. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Hideraldo Corbolin Guedes

CAMARGO, S.; XAVIER, C. R.; FREITAS, M. S. T.. A aprendizagem significativa de Física no 9 ano do ensino fundamental: as relações de proporcionalidade como organizadores prévios. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Silmara Alessi Guebur Roehrig

CAMARGO, S.; BERNARDO, J. R. R.; GARCIA, N. M. D.. Educação com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade ? CTS nas diretrizes curriculares de Física do estado do Paraná. 2013. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Bárbara Grace Tobaldini

AIRES, J. A.; ARRUDA, S. M.;CAMARGO, S.. Saberes docentes na formação de professores: o caso do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) Subprojeto Química/UFPR - 2010-2012. 2013. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Roberto Alexandre Fedechem

CAMARGO, S.; GENOVESE, L. G. R.; MIQUELIN, A. F.. As múltiplas dimensões no processo formativo de professores no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) Subprojeto Física-UFPR (2009-2012). 2013. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: MARCUS VINICIUS MARTINEZ PIRATELO

ARRUDA, S. M.;CAMARGO, S.; PASSOS, M. M.. O aprendizado docente em um subgrupo do projeto PIBID 2 Física/UEL. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Ehrick Eduardo Martins Melzer

AIRES, J. A.; ALVES FILHO, J. P.;CAMARGO, S.. Do saber sábio ao saber a ensinar: a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931-2012). 2012. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Giuliana Gionna Olivi Paredes

GUIMARAES, O. M.; MEGLHIORATTI, F. A.;CAMARGO, S.. Compreensões sobre o PIBID e a construção de saberes e práticas docentes para o ensino de ciências. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Aline Portella Biscaino

CAMARGO, S.; HIGA, I.; AIRES, J. A.. Estudando o Enfoque Histórico - Filosófico da Ciência no processo de formação inicial de professores de Física. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Rodrigo Braz Martins

HIGA, I.; AULER, D.; GARCIA, N. M. D.;CAMARGO, S.; MIQUELIN, A. F.. Professores formadores e as relações entre ciência, tecnologia e sociedade na Licenciatura em Física. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cleiton Fabio da Roza

HIGA, I.;CAMARGO, S.; OLIVEIRA, O. B.. Implementação do enfoque CTS na disciplina Física no Ensino Médio: um estudo com estagiários de Física. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tony Marcio Groch

HIGA, I.;CAMARGO, S.; GARCIA, N. M. D.. Práticas docentes no ensino de física moderna e contemporânea: entre tradições e inovações. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Alberto Eduardo Klein

CAMARGO, S.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M.. Os sentidos da observação astronômica, uma análise a partir da relação com o saber. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestr. Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Rodrigo Braz Martins

HIGA, I.;CAMARGO, S.; AULER, D.; GARCIA, N. M. D.. Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e suas possibilidades na Formação Docente em Física: o olhar do professores formadores. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Neiva Samara Mendes Cavalcante

HIGA, I.;CAMARGO, S.. Formação Inicial de Professores de Física a partir da visão dos professores formadores. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Alberto Eduardo Klein

ARRUDA, S. M.;CAMARGO, S.; PASSOS, M. M.. Os sentidos da observação astronômica, uma análise a partir da relação com o saber. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Caroline Dorada Pereira Portela

HIGA, I.; LONGUINI, M. D.;CAMARGO, S.. Saberes docentes e formação inicial de professores: o ensino de ciências físicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação-Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Marcelo Alves de Carvalho

ARRUDA, S. M.; LABURÚ, C. E.; BARROS, M. A.; LORENCINI JR, Á;CAMARGO, S.. O estágio na licenciatura em Física da UEL: inserção de atividades no museu de ciência e tecnologia de Londrina. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: José Ricardo da Silva Alencar

TEIXEIRA, O. P. B.;CAMARGO, S.; RAZERA, J. C. C.; DINIZ, R. E. S.; BOZELLI, F. C.. Saberes Docentes e o Uso de Recursos Audiovisuais no Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Física. 2020. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Ligia Ayumi Kikuchi

BATISTA, I. L.; PAULO, I. J. C.;CAMARGO, S.; RAMMAZZINA FILHO, W. A.; CAMARGO FILHO, P. S.. Uma proposta de Unidade Didática para o Ensino da Física de Plasmas na Formação Inicial de Professores. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Ligia Ayumi Kikuchi

BATISTA, I. L.; PAULO, I. J. C.;CAMARGO, S.; RAMMAZZINA FILHO, W. A.; CAMARGO FILHO, P. S.. uma proposta de abordagem didática para o ensino de física de plasma na formação de professores. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: MARCUS VINICIUS MARTINEZ PIRATELO

ARRUDA, S. M.; BROIETTI, F. C. D.; MARTIN, G. F. S.; PASSOS, M. M.;CAMARGO, S.. Um estudo sobre as ações de professores e monitores de uma escola integrada a um centro de ciência em Portugal. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Silmara Alessi Guebur Roehrig

SOUZA, F. D.;CAMARGO, S.; TEIXEIRA, O. P. B.; AZEVEDO, M. N.; ABIB, M. L. V. S.. Formação continuada de professores de Física: Contradições e (im)possibilidades de transformação da atividade docente. 2016. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Yara Araújo Ferreira Guimarães

GATTI, B. A.; MENEZES, L. C.;CAMARGO, S.; NEIRA, M. G.; ABIB, M. L. V. S.. Identidade curricular na formação inicial de professores de física. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: JOSE ROBERTO TAGLIATI

NARDI, Roberto; ABIB, M. L. V. S.;CAMARGO, S.; TERRAZZAN, E. A.; CORTELA, B. S. C.. Um estudo sobre as configurações curriculares e potenciais formativos de cursos de Iicenciatura em Física do Estado de Minas Gerais. 2013. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Álvaro Emílio Leite

GARCIA, N. M. D.; HOSOUME, Y.; SUTIL, N.;CAMARGO, S.; HIGA, I.. O livro didático de FÍSICA e a formação de professores: passos e descompassos. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: George Kouzo Shinomiya

RICARDO, E. C.;CAMARGO, S.; ROBERTO, L. H. S.; NAKAYAMA, B. C. M. S.; RODRIGUES, M. I. R.. Saberes e Práticas docentes para a inovação curricular: uma análise das práticas da sala de aula. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Andrela Garibaldi Loureiro Parente

TEIXEIRA, O. P. B.; GONÇALVES, T. V. O.;CAMARGO, S.; MARCONDES, M. E. R.; ZULIANI, S. R. Q. A.. Práticas de Investigação em Ensino de Ciências: Percursos de Formação de Professores. 2012. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências/Unesp.

Aluno: João Manoel da Silva Malheiro

TEIXEIRA, O. P. B.;NARDI, Roberto; DINIZ, R. E. S.; OLIVEIRA, O. B.; MONTEIRO, M. A. A.;CAMARGO, S.; MONTEIRO, I. C. C.. A resolução de problemas por intermédio de atividades experimentais investigativas relacionadas a Biologia: uma análise das ações vivenciadas em um curso de férias em Oriximina (PA). 2009. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Ligia Ayumi Kikuchi

BATISTA, I. L.; CAMARGO FILHO, P. S.;CAMARGO, S.; RAMMAZZINA FILHO, W. A.; PAULO, I. J. C.. Uma proposta de abordagem didática para o ensino de física de plasma na formação de professores. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Bruno Augusto Teilor

Zimer, T.T. B.; SOUZA, F. D.; GOMES, L. C.;CAMARGO, S.. Construção de um perfil conceitual de formação continuada: constituindo um caminho de acesso aos domínios genéticos. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Neiva Samara Mendes Cavalcante

CAMARGO, S.; GARCIA, T. M. F. B.; HIGA, I.. Prática docente no ensino superior: história de vida e constituição do habitus. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Renato Izac Fernandes

BRITO, G. S.; HIGA, I.;CAMARGO, S.. Professores de física em tempo de cibercultura: a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação nas aulas do ensino médio. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Amanda Scapini Maldaner

ZIMER, T. T. B.; GUERIOS, E. C.; MOCROSKY, L. F.;CAMARGO, S.. Formação do pedagogo para o ensino da matemática nos anos iniciais: um olhar para os currículos das universidades federais no Brasil. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Lucas Maximiliano Tomé

RIBEIRO, L.; LAMBACH, M.;CAMARGO, S.. Ensino de Ciências nos anos iniciais: um diálogo com professores polivalentes. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Percy Fernandes Maciel Junior

CAMARGO, S.; SAAVEDRA FILHO, N. C.; MIQUELIN, C. A.. Proposta de um curso introdutório de robótica com vistas ao estudo da autonomia docentes de professores de ciências e matemática. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Bruno Kerber de Oliveira

CAMARGO, SÉRGIO; ARAUJO, A. M.; KALINKE, M. A.. Interação e interatividade: o uso do software geogebra na lousa digital no contexto da geometria espacial. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Bruno da Silva Piva Picon

BRIZOLLA, F.; GUERIOS, E. C.; ZANLORENZI, M. A.;CAMARGO, SÉRGIO. . Licenciatura em Ciências no contexto da UFPR Setor Litoral: Processos Identitários na Formação Inicial Docente. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Fernanda Fonseca

CLEMENT, L.; PEREIRA, P. B.; CIFUENTES, J. C.;CAMARGO, SÉRGIO. História e filosofia da ciência: uma proposta didática sobre eletromagnetismo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luciane Moraes Jardim

STRIEDER, D. M.; OLIVEIRA, O. B.;CAMARGO, SÉRGIO. O ensino de ciências e a transposição didática: do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Celso Anderson Cardoso da Silva

KALINKE, M. A.; HILGER, T. R.; SAMOJEDEN, L. L.;CAMARGO, SÉRGIO. O jogo de RPG digital como material potencialmente significativo para a aprendizagem de conceitos em cinemática. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Welington Haas Hein

Zimer, T.T. B.;CAMARGO, S.. Os sujeitos presentes em uma sala de aula e em um jogo de RPG: uma revisão sistemática da literatura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tássila Zerbini Monteiro Pereira

HILGER, T. R.; SAMOJEDEN, L. L.;CAMARGO, S.. Os conhecimentos prévios dos licenciandos de Física sobre inclusão escolar de alunos deficientes visuais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Fernando Carvalho Birznek

CAMARGO, S.; SAMOJEDEN, L. L.; BERLEZE, S. L. M.. A evolução das teorias cosmológicas: da visão do universo dos povos antigos até a teoria do Big Bang. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Thiago Sobral Marques da Silva

CAMARGO, S.; BARBOSA, L.M.V.; VALENTE, T. S.. A (des) articulação entre as disciplinas científicas e pedagógicas na construção das competências profissionais dos professores de Matemática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cibele Caroline Cavichiolo

CAMARGO, S.; BARBOSA, L.M.V.; VALENTE, T. S.. Trabalho e formação no contexto de introdução de nanotecnologias aos processos produtivos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Andressa Charlene Fernandes

CAMARGO, S.; BARBOSA, L.M.V.; VALENTE, T. S.. Possíveis entendimentos acerca de dinâmicas didáticos - metodológicas reveladas por professores escolares envolvendo formação inicial e continuada. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Camila Itikawa Gimenes

CAMARGO, S.; BARBOSA, L.M.V.; VALENTE, T. S.. Análise da articulação do conhecimento específico e da prática docente na formação de professores de Biologia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Debora Cristina Bagatin Zaramela

CAMARGO, S.; BARBOSA, L.M.V.; VALENTE, T. S.. Possíveis entendimentos acerca de dinâmicas didático-metodológicas reveladas por professores escolares envolvendo formação inicial e continuada. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Elizângela Gomes Barboza

CAMARGO, S.; BARBOSA, L.M.V.; VALENTE, T. S.. Evasão e Permanência em Cursos de Física: o que dizem as pesquisas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Fernanda Esthenes do Nascimento

CAMARGO, S.; BARBOSA, L.M.V.; VALENTE, T. S.. Ensinando a Ensinar Física: manuais didáticos de orientação aos professores. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luis Felipe Pikcius Bezerra de Siqueira

CAMARGO, S.; BARBOSA, L.M.V.; VALENTE, T. S.. A formação de professores de Ciências Físicas e Biológicas em projetos de ensino e investigação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Aline Rosseto da Luz

CAMARGO, S.; LIBLIK, A. M. P.; BARBOSA, L.M.V.. Projetos de ensino e pesquisa como espaço formativo: contribuições à formação do professor de ciências. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Caroline Inês Lisevski

CAMARGO, S.; BARBOSA, L.M.V.; LIBLIK, A. M. P.. Conhecimento do conteúdo físico e o seu ensino por professores de ciências no ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luiz Eduardo Pivovar

CAMARGO, S.; BARBOSA, L.M.V.; LIBLIK, A. M. P.. Livros didáticos de Física: concepções de ciência e de ensino nas orientações didático-metodológicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cristiane Fellini

CAMARGO, S.; BARBOSA, L.M.V.; LIBLIK, A. M. P.. Meio Ambiente e Educação: a Formação do Educador no Curso de Pedagogia da UFPR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Morgana Pereira Donadio

CAMARGO, S.; BARBOSA, L.M.V.; LIBLIK, A. M. P.. A dimensão ambiental no ensino universitário: o que pensam os professores dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Paraná - UFPR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cláudia Angélica Becerra Soto

CAMARGO, S.; BARBOSA, L.M.V.; LIBLIK, A. M. P.. Investigando a Ciência e o Cientista a partir das Imagens dos Livros Didáticos de Ciências Naturais da Educação Básica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Debora Cristina Bagatin Zaramela

CAMARGO, S.; BARBOSA, L.M.V.; LIBLIK, A. M. P.. Possíveis entendimentos acerca de dinâmicas didático-metodológicas reveladas por professores escolares envolvendo formação inicial e continuada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Thiago Sobral Marques da Silva

CAMARGO, S.; BARBOSA, L.M.V.; LIBLIK, A. M. P.. O uso da pesquisa de opinião em aulas de matem ática do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cibele Caroline Cavichiolo

CAMARGO, S.; BARBOSA, L.M.V.; LIBLIK, A. M. P.. Mapeamento e análise das iniciativas de divulgação científica em nanociências e nanotecnologias em jornais e revistas de ampla difusão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Helena Maria Ribeiro Gonçalves de Mendonça

CAMARGO, S.; BARBOSA, L.M.V.; LIBLIK, A. M. P.. Mapeamento e análise das iniciativas de divulgação científica em nanociências e nanotecnologias em revistas especializadas de divulgação de ciência e tecnologia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Andressa Charlene Fernades

CAMARGO, S.; BARBOSA, L.M.V.; LIBLIK, A. M. P.. Possíveis entendimentos acerca de dinâmicas didático-metodológicas reveladas por professores escolares envolvendo formação inicial e continuada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Fernando Modesto Borges de Oliveira

Carvalho, W. L. P de; Mínilo, A.;CAMARGO, S.. Energia na Perspectiva das sociedades Sustentáveis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física e Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: BRUNO M

Carvalho, W. L. P de; Moraes, J. C. S.;CAMARGO, S.. dos Santos.Diversidade na Sala de Aula: discussão e reflexão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física e Química) - Unoversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Aluno: Fábio de Souza Alves

Orlandi, O. M.; Camargo, E. P. de; Haga, S. M.;CAMARGO, S.. A Avaliação da Aprendizagem: Um fator de Mobilidade Social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física e Química) - Unoversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Aluno: Rafael Innocenti V

CAMARGO, S.; ZULIANI, S. R. Q. A.; MARQUES, D. M.. da Silva.A influência das propostas curriculares na formação inicial de professores de Química. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Marcos Cézar Boratto

CAMARGO, S.; ZULIANI, S. R. Q. A.; MARQUES, D. M.. O estudo de Química através da experimentação: o estudo da conservação de alimento como à aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fernanda C

ZULIANI, S. R. Q. A.;CAMARGO, S.; MARQUES, D. M.. Fernandes.O aprendizado de ciências no ensino fundamental: aprendendo com experiências do cotidiano. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Talita Fernandes Maciel

CAMARGO, S.NARDI, Roberto; BOZELLI, F. C.. As relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no Ensino de Ciências: uma experiência pedagógica com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

CAMARGO, S.; Zimer, T.T. B.; BERLEZE, S. L. M.; TEIXEIRA, O. P. B.; ALVES, J. A. P.. Banca examinadora do concurso público para o professor Adjunto na Área de Conhecimento - Ensino de Física. 2014. Universidade Federal do Paraná.

CAMARGO, S.; HIGA, I.; BERLEZE, S. L. M.; ABIB, M. L. V. S.; ALVES, J. A. P.. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de na Carreira do Magistério Superior Classe A de Professor Adjunto A. 2014. Universidade Federal do Paraná.

Carvalho, W. L. P de;CAMARGO, S.; RAMOS, E. M. F.. Concurso Público para contratação de Professor Assistente Doutor na área de Ensino de Física. 2010. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

CAMARGO, S.; GEBARA, M. J. F.; COSTA, R. Z. V.. Concurso Público para contratação de Professor Adjunto na área de Ensino de Física. 2010. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PR).

PUCCIA, R.; ALVES, S. I. P. M. N.;CAMARGO, S.; MURAMATSU, M.; FERRARA JUNIOR, N. F.; SILVA JUNIOR, J. R.. Concurso Público para Professor Adjunto na área de Ensino de Física. 2009. Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema.

CAMARGO, S.; AIRES, J. A.; GUIMARAES, O. M.; SILVA, C. S.; HILGER, T. R.; SUTIL, N.; LORENZETTI, L.. Membro da comissão julgadora dos projetos de mestrado apresentados no V Workshop do Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR. 2015. Universidade Federal do Paraná.

CAMARGO, S.. Membro da comissão julgadora dos projetos de mestrado apresentados no V Workshop do Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR. 2014. Universidade Federal do Paraná.

CAMARGO, S.. Membro da comissão julgadora dos projetos de mestrado apresentados no IV Workshop do Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR. 2013. Universidade Federal do Paraná.

CAMARGO, S.. Membro da comissão julgadora dos projetos de mestrado apresentados no III Workshop do Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR. 2012. Universidade Federal do Paraná.

CAMARGO, S.. Membro da comissão julgadora dos projetos de mestrado apresentados no II Workshop do Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR. 2011. Universidade Federal do Paraná.

CAMARGO, S.; HIGA, I.; SAMOJEDEN, L. L.; ANGELO, R. M.; BERLEZE, S. L. M.. Membro da Comissão para Reformulação dos Currículos dos cursos de Licenciatura e do Bacharelado em Física. 2010. Universidade Federal do Paraná.

CAMARGO, S.. Banca do programa Agrinho. 2010. Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - AR/PR.

CAMARGO, S.; GUIMARAES, O. M.; GIOPPO, C.; AIRES, J. A.. Participação na Banca de Seleção para ingresso no mestrado 2010 - 2011. 2010. Universidade Federal do Paraná.

CAMARGO, S.. Membro da comissão julgadora dos projetos de mestrado apresentados no I Workshop do Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR. 2010. Universidade Federal do Paraná.

CAMARGO, S.. Avaliador do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná - 17 EVINCI. 2009. Universidade Federal do Paraná.

CAMARGO, S.; GUIMARAES, O. M.; GIOPPO, C.; AIRES, J. A.. Participação na Banca de Seleção para ingresso no mestrado 2009 - 2010. 2009. Universidade Federal do Paraná.

CAMARGO, S.. Membro da Mesa receptora de votos. 2008. Universidade Federal do Paraná.

CAMARGO, S.. Membro da congregação da Faculdade de Ciências. 2005. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

CAMARGO, S.. Representante Discente junto ao Conselho do Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência. 2004. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

CAMARGO, S.. Membro da Congregação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Câmpus de Bauru. 2004. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

CAMARGO, S.. Membro da Congregação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Câmpus de Bauru. 2002. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

CAMARGO, S.. Representante discente, a partir de 15.01.2002, junto ao Conselho do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - Área de Concentração: Ensino de Ciências.. 2002. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

CAMARGO, S.. Membro da mesa receptora de votos. 2001. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

CAMARGO, S.. Membro de Comissão Eleitoral. 2001. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

CAMARGO, S.. Membro da Comissão Eleitoral Responsável pelo processo de indicação de representantes e respectivos suplentes, para preenchimento de vagas remanescentes, junto aos Órgãos Colegiados Centrais e Locais da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Câmpus de Bauru. 2001. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Renato Carlos Tonin Ghiotto

NARDI R; ALMEIDA M J P M; MION R J; ABIB M L V S;GHIOTTO, R. C. T.. DISCURSOS PRESENTES EM UM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA: O LEGAL, O REAL E O POSSÍVEL. 2007. Tese (Doutorado em DOUTORADO) - Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru.

REJANE AURORA MION

MION, R. A.; NARDI, R.; ALMEIDA, M. J. P. M; ABIB, M. L. V. S; GHIOTTO, R. C. T.; CARVALHO, A. M. P. Discursos presentes em um processo de reestruturação curricular de um Curso de Licenciatura em Física: o legal, o real e o possivel.. 2007. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista -Faculdade de Ciências de Bauru.

REJANE AURORA MION

MION, R. A.; NARDI, R.; ALMEIDA, M. J. P. M. Fatores Determinantes na Constituíção de um Projeto Político-Pedagógico: o caso de um curso de Licenciatura em Física da UNESP. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista -Faculdade de Ciências de Bauru.

Roberto Nardi

NARDI, R.; CARVALHO, Lizete Maria Orquiza de; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos;BASTOS, FernandoALMEIDA, Maria José P M. Prática de Ensino de Física: Marcas da Apropriação do Discurso do Professor de Ensino Através da análise dos Relatos dos Licenciados sobre o Estágio de Regência. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência [Bauru]) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Roberto Nardi

NARDI, R.; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos;ALMEIDA, Maria José P M; MION, Rejane Aurora;Ghiotto, Renato Tonin. Discursos presentes em um processo de reestruturação curricular de um Curso de Licenciatura em Física: o legal, o real e o possível. 2007. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência (Bauru)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Roberto Nardi

NARDI, R.ALMEIDA, Maria José P M; MION, Rejane Aurora. Fatores determinanetes na constituição de um projeto político-pedagógico: o caso de um curso de licenciatura da Unesp. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MARIA JOSÉ PEREIRA MONTEIRO DE ALMEIDA

NARDI, RobertoALMEIDA, Maria José P. M.; Mion, Rejane Aurora; ABIB, Maria Lucia Vital dos Santos; GHIOTTO, R. C. T.. Discursos presentes em um processo de reestruturação curricular de um curso de Licenciatura em Física: o legal, o real e o possível.. 2007. Tese (Doutorado em Educação Para A Ciência) - Universidade Estadual Paulista.

MARIA JOSÉ PEREIRA MONTEIRO DE ALMEIDA

NARDI, RobertoALMEIDA, Maria José P. M.; Mion, Rejane Aurora. Fatores Determinantes Na Constituição De Um Projeto Político-Pedagógico: O Caso De Um Curso De Licenciartura Em Física Da UNESP. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Lizete Maria Orquiza de Carvalho

NARDI, R.;ABIB, Maria Lucia Vital dos SantosORQUIZA-de-CARVALHO, L. M.. Ensino de Física: marcas da apropriação do discurso do professor de Prática de Ensino através da análise dos relatos dos licenciandos sobre o estágio supervisionado. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Lizete Maria Orquiza de Carvalho

NARDI, R.;ABIB, Maria Lucia Vital dos SantosORQUIZA-de-CARVALHO, L. M.. Formação Inicial de Professores de Física: questões emergentes a partir de reflexões sobre a prática de ensino (Exame de Qualificação). 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

IAGO SANTOS FELISBERTO

SABERES DOCENTES DO ENSINO DE FÍSICA EVIDENCIADOS POR PROFESSORES FORMADOS EM MATEMÁTICA QUE LECIONAM FÍSICA; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Franciele Mota de Oliveira

Concepção de Professores dos Anos Iniciais sobre o processo de aprendizagem de ciências de crianças em contato com a natureza; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Lídia Oliveira de Souza Barbero

A concepção de professores sobre os desafios e contribuições da formação continuada em Ciências e em Matemática; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Bruna Heloiza Kacharowski Pereira Castanho

A concepção de professores sobre o processo de ensino e aprendizagem de ciências em uma escola do campo; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

[Nome removido após solicitação do usuário]

Ilha Interdisciplinar de Racionalidade como estratégia de ensino e aprendizagem de eletromagnetismo; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Simone de Biasi Fonseca

Estratégias Pedagógicas de Professores que Ensinam Ciências no Ensino Fundamental: uma Análise a partir de suas Ações em Sala de Aula; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Raquel de Abreu Fochesato Quidigno

A CONTRIBUIÇÃO DAS DISCIPLINAS VOLTADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL; Início: 2020; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Jeremias Ferreira da Costa

ATUAÇÃO DO CO-FORMADOR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E DE FÍSICA A PARTIR DAS 10 COMPETÊNCIAS DA BNCC: CONHECENDO E APLICANDO NA PRÁTICA DA SALA DE AULA; Início: 2020; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Juciele Gemin Loeper

Rede de Programas de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática do Estado do Paraná; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Julio Eduardo Bortolini

Teoria Crítica e Interdisciplinaridade na Formação Inicial de Professores de Física: um Estudo da Unidade Curricular Princípios das Ciências; 2018; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Sérgio Camargo;

Luciana Moraes Jardim

O ENSINO DE CIÊNCIAS E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: DO SABER A SER ENSINADO AO SABER ENSINADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2017; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Sérgio Camargo;

Fernanda Fonseca

A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROMAGNETISMO NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS; 2017; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Sérgio Camargo;

Raquel de Abreu Fochesato

ESTUDO DE NECESSIDADES FORMATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2017; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Camargo;

Juciele Gemin Loeper

O CURRÍCULO DO ensino fundamental E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES; 2017; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Sérgio Camargo;

Pricila Aparecida Grittem da Silva Lindolm

A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA A AUTONOMIA DO PROFESSOR NO VIÉS DA AÇÃO DIALÓGICA; 2017; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Sérgio Camargo;

Marcela Elisa Droguett Jara

As tecnologias de informação e comunicação no processo de formação docente: utilizando softwares de simulações para o ensino de física; 2016; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Sérgio Camargo;

Renato da Silva Pereira

O trabalho colaborativo e o tempo docente: os momentos das construções escolares; 2016; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Sérgio Camargo;

Tatiele Chicóra

As histórias em quadrinhos como estratégia de ensino-aprendizagem para o ensino de física; 2016; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Camargo;

Rodrigo Madeira Fernandes da Silva

Formação inicial de professores de física: estudando competências e habilidades a partir de um minicurso sobre astronomia com inserções de jogos teatrais; 2016; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Camargo;

Celso Anderson Guedes Cardoso

O jogo de RPG digital como material potencialmente significativo para aprendizagem de conceitos de cinemática; 2016; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Sérgio Camargo;

Bruno Piva

Estudando as Diferentes Ações do PIBID e seus Reflexos na Formação dos Futuros Professores de Ciências do Litoral do Paraná; 2015; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Sérgio Camargo;

Franciellen Rodrigues da Silva Costa

As contribuições do uso de diferentes materiais didáticos para a formação inicial de professores de química no contexto do PIBID; 2015; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Camargo;

Maycon Adriano Silva

O papel da visualização como ferramenta auxiliar ao ensino de conceitos básicos de eletricidade e magnetismo para alunos surdos; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Camargo;

Jeremias Ferreira da Costa

Poluição sonora: que trem é ese no meu celular; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Sérgio Camargo;

Joate Grazianna Gelbcek Ramos

Representações sociais de licenciandos, professores e diretores sobre as implicações das atividades desenvolvidas pelos subprojetos PIBID - UFPR da área de ciências da natureza em duas escolas de educação básica da rede pública de Curitiba - PR; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Camargo;

Evaldo Victor Lima Bezerra

Análise de propostas didáticas de história e filosofia da ciência para o ensino de física; 2014; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Sérgio Camargo;

Silmara A

Guebur Roehrig; Educação com Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS - nas Diretrizes Curriculares de Física do Estado do Paraná; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Camargo;

Roberto Alexandre Fedechem

As múltiplas dimensões no processo formativo de professores no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) Subprojeto Física-UFPR (2009-2012); 2013; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Camargo;

Aline Portella Biscaino

Estudando o Enfoque Histórico - Filosófico da Ciência no processo de formação inicial de professores de Física; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Camargo;

Patrik Wilson Gonçalves

A resolução de problemas como proposta metodológica para o ensino de Física na Educação básica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Sérgio Camargo;

Camila Correia Machado

Retrospectivas e Perspectivas de um Curso de Física de uma Universidade Pública: o Currículo como Identidade Docente; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Paraná, Programa - UFPR - TN; Orientador: Sérgio Camargo;

Andressa Toppel

Analisando as propostas didáticas que utilizam a história em quadrinhos para o ensino de Física na educação básica; 2015; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Sérgio Camargo;

Tatiele Chicóra

História e Filosofia da Ciência na Física Moderna; 2015; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Sérgio Camargo;

Cleverson Osmar Ribeiro

Formação inicial de professores: estudando a reformulação curricular de um curso de Licenciatura em Física; 2008; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Sérgio Camargo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Roberto Nardi

Prática de ensino de Física: marcas de referenciais teóricos no discurso de licenciandos; 2003; 207 f; Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência (Bauru)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Nardi;

Roberto Nardi

Discursos presentes em um processo de reestruturação curricular de um Curso de Licenciatura em Física: o legal, o real e o possível; 2007; Tese (Doutorado em Educação para a Ciência (Bauru)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Nardi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, O. H. M. ; LABURÚ, C. E. ; CAMARGO, S. ; CHRISTOFALO, A. A. C. . Contribuições Epistemológicas Decorrentes de um Método Investigativo em Aula Experimental no Estudo da Lei de Hooke. REVISTA ACTA SCIENTIAE , v. 21, p. 110-127, 2019.

  • COSTA, J. F. ; CAMARGO, S. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO MAGISTÉRIO E A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM USO DO CELULAR: ANÁLISE DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA. REVISTA EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA , v. 1, p. 1-10, 2018.

  • CHICÓRA, TATIELE ; AIRES, JOANEZ APARECIDA ; CAMARGO, SÉRGIO . A epistemologia de Ludwik Fleck: análise das produções do encontro nacional de pesquisa em educação em ciências entre os anos 1997 e 2015. ACTIO: Docência em Ciências , v. 3, p. 6, 2018.

  • COSTA, FRANCIELLEN RODRIGUES DA SILVA ; CAMARGO, SÉRGIO ; SILVA, CAMILA SILVEIRA DA . A mobilizaÃÃo de saberes a partir do uso de diferentes materiais didÃticos no contexto do PIBID. ACTIO: Docência em Ciências , v. 3, p. 91-114, 2018.

  • LOEPER, J. G. ; CAMARGO, S. . INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar , v. 7, p. 12-20, 2018.

  • COSTA, J. F. ; COSTA, L. P. ; CAMARGO, S. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO MAGISTÉRIO E AS POSSIBILIDADES DE USO DO CELULAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. REVISTA EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA , v. 15, p. 1583, 2017.

  • CHRISTOFALO, A. A. C. ; CAMARGO, S. ; SILVA, O. H. M. ; Zimer, T.T. B. . Reflexões sobre o reducionismo inter-teórico em processos cognitivos relacionados à física térmica. COGNITIO-ESTUDOS (PUC-SP. ONLINE) , v. 14, p. 218-231, 2017.

  • CHICÓRA, T. ; TOPPEL, A. ; HILGER, T. R. ; CAMARGO, S. . Arte e Ciência: Uma unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre a Reflexão Especular da Luz e a Formação de Imagens em Espelhos. Interdisciplinaridade & Ensino , v. 1, p. 156-170, 2017.

  • CHRISTOFALO, A. A. C. ; GIARDINETTO, J. R. B. ; CAMARGO, S. ; SILVA, O. H. M. ; ZIMER, T. T. B. . ERROS E DISTORÇÕES, HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA. É PRECISO CONFRONTÁ-LAS? UM ESTUDO DE CASO. REVISTA DIDÁTICA SISTÊMICA , v. 18, p. 93-108, 2016.

  • CAMARGO, S. ; NARDI, R. ; RUBO, E. A. A. . Demandas de Professores de Física em Exercício no Ensino Médio: Subsídios para um Processo de Reestruturação de um Curso de Licenciatura. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências , v. 14, p. 13, 2014.

  • CAMARGO, S. ; NARDI, R. ; Rubo. Elisabete Aparecida Andrello . Demandas de Professores de Física em Exercício no Ensino Médio: Subsídios para um Processo de Reestruturação de um Curso de Licenciatura. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências , v. 14, p. 13-40, 2014.

  • CAMARGO, S. ; NARDI, R. ; Ghiotto, Renato Tonin ; CALUZI, João José ; Xavier, José Armando ; Rubo. Elisabete Aparecida Andrello ; RUGGIERO, L. O. . A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online) , v. 14, p. 217-235, 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CAMARGO, S. ; SANTOS, Edvaldo Lima dos . Assessoria na criação e no desenvolvimento da home page do V ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2005.

CAMARGO, S. . Assessoria na criação da Home page da Assossiação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciência.. 2003.

CAMARGO, S. . Assessoria na criação da Home Page da Revista Ciência&Educação. 2003.

CAMARGO, S. . Assessoria no preenchimento do DATACAPES - 2003. 2003.

CAMARGO, S. . Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 2003.

CAMARGO, S. . Assessoria no preenchimento do Sistema Nacional de Pós - Graduação (SNPG 4.0). 2002.

CAMARGO, S. . Membro do Corpo de Pareceristas do XXI SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2015.

CAMARGO, S. . Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático de Física - PNLD 2015.. 2014.

CAMARGO, S. . Membro do corpo de pareceristas de trabalhos apresentados no XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. 2014.

CAMARGO, S. . Membro do Corpo de Árbitros de trabalhos apresentados no IX Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, IX Encontro Nacional de Investigación en Educación en Ciencias e IX Brazilian Science Education Research Association Conference.. 2013.

CAMARGO, S. . Membro da Comissão de Avaliação dos trabalhos submetidos à 65ª Reunião Anual da SBPC. 2013.

CAMARGO, S. . Membro do Corpo de Pareceristas do XX SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2013.

CAMARGO, S. . Membro do Corpo de Pareceristas do XIV EPEF - Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. 2012.

CAMARGO, S. . Pareceres Técnico - Científico sobre trabalhos submetidos à apresentação a 62ª Reunião Anual da SBPC. 2010.

CAMARGO, S. . Pareceres Técnico-Científicos sobre trabalhos submetidos à apresentação no XII Encontro de Pesqisa em Ensino de Física. 2010.

CAMARGO, S. . Pareceres Técnico - Científico sobre trabalhos submetidos à apresentação no XIX SImpósio Nacional de Ensino de Física. 2010.

CAMARGO, S. ; GUIMARAES, O. M. . Elaboração do Caderno de Resumos do I workhop do PPGECM. 2010.

CAMARGO, S. ; GUIMARAES, O. M. ; GIOPPO, C. ; ROLKOUSKI, E. ; LIBLIK, A. M. P. . Membro do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. 2010.

CAMARGO, S. ; GUIMARAES, S. R. K. ; LUDERS, V. ; ASSIS, M. R. ; SOUZA, A. R. ; SA, R. A. . Comissão para definição das políticas de pós-graduação do Setor de Educação. 2009.

CAMARGO, S. . Pareceres Técnico-Científicos sobre trabalhos submetidos à apresentação no XI Encontro de Pesqisa em Ensino de Física. 2008.

CAMARGO, S. . Membro do Corpo de Árbitros do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. 2008.

CAMARGO, S. . Pareceres Técnico-Científicos sobre trabalhos submetidos à apresentação no XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física.. 2007.

CAMARGO, S. . Membro do Corpo de Árbitros do XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física.. 2007.

CAMARGO, S. ; SANTOS, Edvaldo Lima dos ; NARDI, Roberto . Elaboração do Caderno de Resumos do V ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2005.

CAMARGO, S. . Ensino por Transmissão - Tema - Energia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CAMARGO, S. . Realização de Estágio no Ensino Superior. 2005 (Demais trabalhos relevantes) .

CAMARGO, S. . Realização de Estágio no Ensino Superior (Disciplina: Prática de Ensino de Física VI/VII). 2001 (Demais trabalhos relevantes) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    A tecnologia da informação e comunicação como recurso metodológico no processo de ensino e aprendizagem de Física, Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo central analisar a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como recurso metodológico no processo de Ensino e Aprendizagem de Física na Rede Pública de Educação Básica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Coordenador / Marcela Elisa Droguett Jara - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2016 - Atual

    Tecnologia da informação e comunicação e o ensino de ciências: conflitos diários, diálogos propostos e soluções possíveis., Descrição: Elaborar revisão da literatura sobre o estado da arte das Políticas Públicas em Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências no Brasil. Compreender os processos de inserção das tecnologias de informação e comunicação no contexto do ensino de ciências no âmbito da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, particularmente no contexto da Educação Básica. Observar quais os obstáculos e progressos no que se refere à implementação das tecnologias da informação e comunicação na organização do sistema educativo paranaense. Analisar os documentos e projetos relacionados à tecnologia da informação e comunicação no âmbito da Secretaria de Educação do Estado do Paraná.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Coordenador / Renato Pereira da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2016 - Atual

    História e Filosofia da Ciência na Formação de Professores de Ciências, Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo central analisar o papel da História e Filosofia da Ciência no contexto da formação de professores e sala de aula de física na Educação Básica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Coordenador / Tatiele Chicóra - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2015 - Atual

    Estudando a identidade docente do curso de Licenciatura em Ciências da UFPR Setor Litoral, Descrição: Este projeto de pesquisa aborda a temática da identidade docente, considerando-a como um movimento dialético decorrente dos vários papéis que o professor possa assumir ao longo da sua atuação profissional. Busca-se identificar, por meio de estudo de caso, possíveis contribuições para a constituição da identidade docente na formação inicial de professores no contexto da proposta do curso de Licenciatura em Ciências de um dos Setores de uma Instituição Pública de Federal Ensino Superior.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Coordenador / Bruno da Silva Piva Picon - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2015 - Atual

    Estudando o desenvolvimento de atividades didáticas em um curso de História e Filosofia da Ciência na Formação de Professores, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Coordenador / Fernanda Fonseca - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2015 - Atual

    O ensino de ciências e a transposição didática: do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental, Descrição: A prática docente e o processo de transformação do saber fazem parte tanto do cotidiano da comunidade acadêmica quanto da comunidade escolar. Desta forma, a transposição didática torna-se relevante como uma forma de acompanhar a referida transformação, visto que, cada vez mais é necessário entender o processo de ensino-aprendizagem que se dá no âmbito escolar da educação infantil ao ensino superior. Sendo assim, o objetivo principal desta pesquisa é analisar como o saber a ser ensinado em relação ao ensino de Ciências naturais é transposto para o saber ensinado pelos professores do 5. ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular de ensino de Curitiba. Pretende-se realizar uma reflexão sobre a transposição didática, delimitando o estudo à percepção de teóricos como Michel Verret, primeiro a mostrar a noção de transposição didática, Yves Chevallard, o que sistematizou a teoria, Michel Develay e Jean-Pierre Astolfi, que a ampliaram incluindo as práticas sociais de referência, os níveis de formulação de um conceito e as tramas conceituais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Coordenador / Tânia Teresinha Bruns Zimer - Integrante / Luciana de Moraes Jardim - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2014 - 2016

    As contribuições do uso de diferentes materiais didáticos para a formação inicial de professores de química no contexto do PIBID, Descrição: O presente trabalho teve como objetivo investigar quais contribuições são percebidas pelos futuros professores de Química em um processo formativo que utiliza diferentes materiais didáticos no âmbito de um subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para desenvolver esta investigação foram acompanhamos as atividades desenvolvidas pelos bolsistas, os quais utilizavam de diferentes materiais didáticos, no período correspondente ao ano de 2014, tais como: a música, o poema, as histórias em quadrinhos, o livro de divulgação científica, o vídeo e o jogo. A pesquisa é de natureza qualitativa e a constituição dos dados foi realizada a partir do acompanhamento das reuniões internas do subprojeto, as quais foram gravadas em áudio. Além disso, utilizamos relatórios semestrais com as descrições das atividades dos licenciandos do subprojeto para análise e seleção de oito sujeitos para realização de uma entrevista. Os dados foram analisados com base na Metodologia de Análise de Conteúdo, possibilitando identificar algumas contribuições no processo formativo dos futuros professores, a partir do uso de diferentes materiais didáticos. Foi possível concluir, que este processo permitiu aos licenciandos a familiarização com os materiais, de forma a conhecer suas principais características e suas potencialidades didáticas. Além disso, estas ações promoveram reflexões sobre as práticas pedagógicas, no sentido de renovação a partir da inserção de outros materiais em seu planejamento, saber os cuidados necessários para selecionar os materiais e aguçar a criatividade. Constatamos também a contribuição para melhoria nas habilidades de leitura e escrita promovida pelos diferentes gêneros textuais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Coordenador / CAMILA SILVEIRA DA SILVA - Integrante / Franciellen Rodrigues da Silva Costa - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2014 - 2016

    Formação inicial de professores de física: estudando competências e habilidades a partir de um minicurso sobre astronomia com inserções de jogos teatrais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Coordenador / RODRIGO MADEIRA FERNANDES DA SILVA - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2014 - Atual

    O jogo de RPG digital como material potencialmente significativo para a aprendizagem de conceitos em cinemática, Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar a possibilidade uso de jogos digitais como materiais potencialmente significativos para aprendizagem dos conceitos de cinemática no ensino médio. Fundamenta-se na teoria da aprendizagem significativa e nos estudos sobre jogos digitais no ensino. Para tanto, busca-se deixar claro o conceito de jogo digital, aprendizagem significativa e os critérios para a elaboração de materiais potencialmente significativos; esses critérios nortearão a construção de um jogo digital do gênero RPG em desenvolvimento em turmas do primeiro e terceiro ano do ensino médio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Coordenador / Celso Anderson Cardoso da Silva - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Poluição sonora: que trem é ese no meu celular, Descrição: O projeto analisa a poluição sonora no ambiente escolar, tanto no entorno da escola com a poluição sonora oriunda dos meios de transporte quanto a poluição sonora interna oriunda dos aparelhos celulares conectados a fones auriculares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Coordenador / CHRISTIANE GIOPPO - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2009 - Atual

    A Prática de Ensino e Estágio Supervisionado: rumo a uma mudança de paradigma na formação de professores de Física, Descrição: O objetivo central da pesquisa é analisar o desenvolvimento de projetos de investigação que versaram sobre diversos temas da área de ensino de ciências/Física, os quais serão desenvolvidos nas escolas de Educação Básica da rede Pública por futuros professores do curso de licenciatura em Física. O programa será fundamentado em um processo educativo sistematizado a partir do diálogo e da investigação da ação docente, buscando incorporar nas ações dos futuros professores algumas abordagens derivadas de pesquisas recentes em Educação em Ciências/Física.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (22) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Coordenador.

  • 2007 - 2009

    Práticas Pedagógicas e Processos Formativos de Professores na Área de Ensino de Ciências e Matemática, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Integrante / Roberto Nardi - Coordenador / Fernanda Cátia Bozelli - Integrante / Fernando Bastos - Integrante / Eduardo Adolfo Terrazzan - Integrante / Rodolfo Langhi - Integrante / Marinez Meneghelo Passos - Integrante / Taitiâny Karitas Bonzanini - Integrante / João Mianutti - Integrante / Edson cardia - Integrante / Beatriz Salemme Correa Cortela - Integrante / Maria Amélia Monteiro - Integrante / Silmara Sartoreto de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2006

    Linguagem, discurso e formação de professores de Ciências, Descrição: O projeto visa, dentre outros objetivos, procurar reposta a questões subjacentes a algumas das pesquisas do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, tais como: Como os estudos sobre linguagem e discurso podem auxiliar na pesquisa em/sobre formação de professores de Ciências? Essa pergunta tem sido foco de atenção, assumindo diferentes formulações através de pesquisas atualmente desenvolvidas no grupo (como por ex: Gambarini, 2004; Camargo, 2003; Bozelli, 2004; Cortela, 2004: Langhi; 2004; Nardi, 2005: Nardi, Bastos e Diniz, 2004). À procura de respostas para esta e outras questões, o projeto procura ainda fomentar o intercâmbio com grupos que têm investido em referenciais teóricos semelhantes, principalmente aqueles relacionados à linguagem e ensino de Ciências, na perspectiva da formação de professores, como o gepCE - Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino da Unicamp (coordenado pela Dra. Maria José P.M. Almeida), do IREC - Investigaciones, Representaciones e Conceptos Científicos - da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia (coordendo pelo Prof. Rómulo Gallego Badillo) e com o Grupo de Ensino de Ciências da Universidade do Minho, em Portugal (sob coordenação da Dra. Maria da Conceição Duarte).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Integrante / Roberto Nardi - Coordenador / Fernanda Cátia Bozelli - Integrante / Fernando Bastos - Integrante / Rómulo Gallego Badillo - Integrante / Maria José P M de Almeida - Integrante / Maria da Conceição Duarte - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2005 - 2006

    Centro de Educação Continuada de Educação Matemática, Científica e Ambiental - CECEMCA - Núcleo de Bauru. Projeto Financiado pelo MEC., Descrição: O Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA) da UNESP faz parte da Rede Nacional Centros de Educação Continuada Ministério da Educação (MEC) que, em convênio com instituições de ensino superior brasileiras, constituiu e coordena uma Rede de Centros de Educação Continuada para professores da Educação Básica (Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio). A Rede Nacional de Formação Continuada tem como objetivo atender às necessidades de formação permanente de professores que lecionam em escolas municipais e estaduais. O CECEMCA, projeto da UNESP, é um dos cincos Centros na área de Educação Matemática e Científica. Este projeto possui dois núcleos na UNESP: no Campus de Bauru e de Rio Claro. As principais ações são desenvolvidas nos anteriores foram: Produção de material didático (livros, cadernos de formação, softwares e vídeos educacionais, etc.); Elaboração de módulos, cursos, palestras, oficinas e programas de formação; Assessoria educacional para a formação continuada de docentes e elaboração de instrumentos de avaliação; Desenvolvimento de tecnologias de gestão de unidades e redes de ensino; Estabelecer acordos de cooperação, ou outros instrumentos legais, que aumentem o alcance dos programas desenvolvidos. Informações maiores sobre o Núcleo de Bauru do projeto estão disponibilizadas no seguinte sítio: http://www.fc.unesp.br/cecemca/index.htm . . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (33) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (9) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Integrante / Roberto Nardi - Coordenador / Fernanda Cátia Bozelli - Integrante / Eder P. de Camargo - Integrante / Rodolfo Langhi - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Centro de Educação Continuada de Educação Matemática, Científica e Ambiental - CECEMCA - Núcleo de Bauru. Projeto Financiado pelo MEC., Descrição: O Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA) da UNESP faz parte da Rede Nacional Centros de Educação Continuada Ministério da Educação (MEC) que, em convênio com instituições de ensino superior brasileiras, constituiu e coordena uma Rede de Centros de Educação Continuada para professores da Educação Básica (Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio). A Rede Nacional de Formação Continuada tem como objetivo atender às necessidades de formação permanente de professores que lecionam em escolas municipais e estaduais. O CECEMCA, projeto da UNESP, é um dos cincos Centros na área de Educação Matemática e Científica. Este projeto possui dois núcleos na UNESP: no Campus de Bauru e de Rio Claro. As principais ações são desenvolvidas nos anteriores foram: Produção de material didático (livros, cadernos de formação, softwares e vídeos educacionais, etc.); Elaboração de módulos, cursos, palestras, oficinas e programas de formação; Assessoria educacional para a formação continuada de docentes e elaboração de instrumentos de avaliação; Desenvolvimento de tecnologias de gestão de unidades e redes de ensino; Estabelecer acordos de cooperação, ou outros instrumentos legais, que aumentem o alcance dos programas desenvolvidos. Informações maiores sobre o Núcleo de Bauru do projeto estão disponibilizadas no seguinte sítio: http://www.fc.unesp.br/cecemca/index.htm . . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (33) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (9) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Integrante / Roberto Nardi - Coordenador / Fernanda Cátia Bozelli - Integrante / Eder P. de Camargo - Integrante / Rodolfo Langhi - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Centro de Educação Continuada de Educação Matemática, Científica e Ambiental - CECEMCA - Núcleo de Bauru. Projeto Financiado pelo MEC., Descrição: O Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA) da UNESP faz parte da Rede Nacional Centros de Educação Continuada Ministério da Educação (MEC) que, em convênio com instituições de ensino superior brasileiras, constituiu e coordena uma Rede de Centros de Educação Continuada para professores da Educação Básica (Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio). A Rede Nacional de Formação Continuada tem como objetivo atender às necessidades de formação permanente de professores que lecionam em escolas municipais e estaduais. O CECEMCA, projeto da UNESP, é um dos cincos Centros na área de Educação Matemática e Científica. Este projeto possui dois núcleos na UNESP: no Campus de Bauru e de Rio Claro. As principais ações são desenvolvidas nos anteriores foram: Produção de material didático (livros, cadernos de formação, softwares e vídeos educacionais, etc.); Elaboração de módulos, cursos, palestras, oficinas e programas de formação; Assessoria educacional para a formação continuada de docentes e elaboração de instrumentos de avaliação; Desenvolvimento de tecnologias de gestão de unidades e redes de ensino; Estabelecer acordos de cooperação, ou outros instrumentos legais, que aumentem o alcance dos programas desenvolvidos. Informações maiores sobre o Núcleo de Bauru do projeto estão disponibilizadas no seguinte sítio: http://www.fc.unesp.br/cecemca/index.htm . . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (33) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (9) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Integrante / Roberto Nardi - Coordenador / Fernanda Cátia Bozelli - Integrante / Eder P. de Camargo - Integrante / Rodolfo Langhi - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Centro de Educação Continuada de Educação Matemática, Científica e Ambiental - CECEMCA - Núcleo de Bauru. Projeto Financiado pelo MEC., Descrição: O Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA) da UNESP faz parte da Rede Nacional Centros de Educação Continuada Ministério da Educação (MEC) que, em convênio com instituições de ensino superior brasileiras, constituiu e coordena uma Rede de Centros de Educação Continuada para professores da Educação Básica (Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio). A Rede Nacional de Formação Continuada tem como objetivo atender às necessidades de formação permanente de professores que lecionam em escolas municipais e estaduais. O CECEMCA, projeto da UNESP, é um dos cincos Centros na área de Educação Matemática e Científica. Este projeto possui dois núcleos na UNESP: no Campus de Bauru e de Rio Claro. As principais ações são desenvolvidas nos anteriores foram: Produção de material didático (livros, cadernos de formação, softwares e vídeos educacionais, etc.); Elaboração de módulos, cursos, palestras, oficinas e programas de formação; Assessoria educacional para a formação continuada de docentes e elaboração de instrumentos de avaliação; Desenvolvimento de tecnologias de gestão de unidades e redes de ensino; Estabelecer acordos de cooperação, ou outros instrumentos legais, que aumentem o alcance dos programas desenvolvidos. Informações maiores sobre o Núcleo de Bauru do projeto estão disponibilizadas no seguinte sítio: http://www.fc.unesp.br/cecemca/index.htm .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (33) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (9) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Integrante / Roberto Nardi - Coordenador / Fernanda Cátia Bozelli - Integrante / Eder P. de Camargo - Integrante / Rodolfo Langhi - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Centro de Educação Continuada de Educação Matemática, Científica e Ambiental - CECEMCA - Núcleo de Bauru. Projeto Financiado pelo MEC., Descrição: O Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA) da UNESP faz parte da Rede Nacional Centros de Educação Continuada Ministério da Educação (MEC) que, em convênio com instituições de ensino superior brasileiras, constituiu e coordena uma Rede de Centros de Educação Continuada para professores da Educação Básica (Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio). A Rede Nacional de Formação Continuada tem como objetivo atender às necessidades de formação permanente de professores que lecionam em escolas municipais e estaduais. O CECEMCA, projeto da UNESP, é um dos cincos Centros na área de Educação Matemática e Científica. Este projeto possui dois núcleos na UNESP: no Campus de Bauru e de Rio Claro. As principais ações são desenvolvidas nos anteriores foram: Produção de material didático (livros, cadernos de formação, softwares e vídeos educacionais, etc.); Elaboração de módulos, cursos, palestras, oficinas e programas de formação; Assessoria educacional para a formação continuada de docentes e elaboração de instrumentos de avaliação; Desenvolvimento de tecnologias de gestão de unidades e redes de ensino; Estabelecer acordos de cooperação, ou outros instrumentos legais, que aumentem o alcance dos programas desenvolvidos. Informações maiores sobre o Núcleo de Bauru do projeto estão disponibilizadas no seguinte sítio: http://www.fc.unesp.br/cecemca/index.htm .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (33) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (9) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Integrante / Roberto Nardi - Coordenador / Fernanda Cátia Bozelli - Integrante / Eder P. de Camargo - Integrante / Rodolfo Langhi - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Centro de Educação Continuada de Educação Matemática, Científica e Ambiental - CECEMCA - Núcleo de Bauru. Projeto Financiado pelo MEC., Descrição: O Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA) da UNESP faz parte da Rede Nacional Centros de Educação Continuada Ministério da Educação (MEC) que, em convênio com instituições de ensino superior brasileiras, constituiu e coordena uma Rede de Centros de Educação Continuada para professores da Educação Básica (Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio). A Rede Nacional de Formação Continuada tem como objetivo atender às necessidades de formação permanente de professores que lecionam em escolas municipais e estaduais. O CECEMCA, projeto da UNESP, é um dos cincos Centros na área de Educação Matemática e Científica. Este projeto possui dois núcleos na UNESP: no Campus de Bauru e de Rio Claro. As principais ações são desenvolvidas nos anteriores foram: Produção de material didático (livros, cadernos de formação, softwares e vídeos educacionais, etc.); Elaboração de módulos, cursos, palestras, oficinas e programas de formação; Assessoria educacional para a formação continuada de docentes e elaboração de instrumentos de avaliação; Desenvolvimento de tecnologias de gestão de unidades e redes de ensino; Estabelecer acordos de cooperação, ou outros instrumentos legais, que aumentem o alcance dos programas desenvolvidos. Informações maiores sobre o Núcleo de Bauru do projeto estão disponibilizadas no seguinte sítio: http://www.fc.unesp.br/cecemca/index.htm .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (33) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (9) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Integrante / Roberto Nardi - Coordenador / Fernanda Cátia Bozelli - Integrante / Eder P. de Camargo - Integrante / Rodolfo Langhi - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Centro de Educação Continuada de Educação Matemática, Científica e Ambiental - CECEMCA - Núcleo de Bauru. Projeto Financiado pelo MEC., Descrição: O Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA) da UNESP faz parte da Rede Nacional Centros de Educação Continuada Ministério da Educação (MEC) que, em convênio com instituições de ensino superior brasileiras, constituiu e coordena uma Rede de Centros de Educação Continuada para professores da Educação Básica (Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio). A Rede Nacional de Formação Continuada tem como objetivo atender às necessidades de formação permanente de professores que lecionam em escolas municipais e estaduais. O CECEMCA, projeto da UNESP, é um dos cincos Centros na área de Educação Matemática e Científica. Este projeto possui dois núcleos na UNESP: no Campus de Bauru e de Rio Claro. As principais ações são desenvolvidas nos anteriores foram: Produção de material didático (livros, cadernos de formação, softwares e vídeos educacionais, etc.); Elaboração de módulos, cursos, palestras, oficinas e programas de formação; Assessoria educacional para a formação continuada de docentes e elaboração de instrumentos de avaliação; Desenvolvimento de tecnologias de gestão de unidades e redes de ensino; Estabelecer acordos de cooperação, ou outros instrumentos legais, que aumentem o alcance dos programas desenvolvidos. Informações maiores sobre o Núcleo de Bauru do projeto estão disponibilizadas no seguinte sítio: http://www.fc.unesp.br/cecemca/index.htm .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (33) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (9) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Integrante / Roberto Nardi - Coordenador / Fernanda Cátia Bozelli - Integrante / Eder P. de Camargo - Integrante / Rodolfo Langhi - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Centro de Educação Continuada de Educação Matemática, Científica e Ambiental - CECEMCA - Núcleo de Bauru. Projeto Financiado pelo MEC., Descrição: O Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA) da UNESP faz parte da Rede Nacional Centros de Educação Continuada Ministério da Educação (MEC) que, em convênio com instituições de ensino superior brasileiras, constituiu e coordena uma Rede de Centros de Educação Continuada para professores da Educação Básica (Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio). A Rede Nacional de Formação Continuada tem como objetivo atender às necessidades de formação permanente de professores que lecionam em escolas municipais e estaduais. O CECEMCA, projeto da UNESP, é um dos cincos Centros na área de Educação Matemática e Científica. Este projeto possui dois núcleos na UNESP: no Campus de Bauru e de Rio Claro. As principais ações são desenvolvidas nos anteriores foram: Produção de material didático (livros, cadernos de formação, softwares e vídeos educacionais, etc.); Elaboração de módulos, cursos, palestras, oficinas e programas de formação; Assessoria educacional para a formação continuada de docentes e elaboração de instrumentos de avaliação; Desenvolvimento de tecnologias de gestão de unidades e redes de ensino; Estabelecer acordos de cooperação, ou outros instrumentos legais, que aumentem o alcance dos programas desenvolvidos. Informações maiores sobre o Núcleo de Bauru do projeto estão disponibilizadas no seguinte sítio: http://www.fc.unesp.br/cecemca/index.htm .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (33) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (9) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Integrante / Roberto Nardi - Coordenador / Fernanda Cátia Bozelli - Integrante / Eder P. de Camargo - Integrante / Rodolfo Langhi - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Centro de Educação Continuada de Educação Matemática, Científica e Ambiental - CECEMCA - Núcleo de Bauru. Projeto Financiado pelo MEC., Descrição: O Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA) da UNESP faz parte da Rede Nacional Centros de Educação Continuada Ministério da Educação (MEC) que, em convênio com instituições de ensino superior brasileiras, constituiu e coordena uma Rede de Centros de Educação Continuada para professores da Educação Básica (Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio). A Rede Nacional de Formação Continuada tem como objetivo atender às necessidades de formação permanente de professores que lecionam em escolas municipais e estaduais. O CECEMCA, projeto da UNESP, é um dos cincos Centros na área de Educação Matemática e Científica. Este projeto possui dois núcleos na UNESP: no Campus de Bauru e de Rio Claro. As principais ações são desenvolvidas nos anteriores foram: Produção de material didático (livros, cadernos de formação, softwares e vídeos educacionais, etc.); Elaboração de módulos, cursos, palestras, oficinas e programas de formação; Assessoria educacional para a formação continuada de docentes e elaboração de instrumentos de avaliação; Desenvolvimento de tecnologias de gestão de unidades e redes de ensino; Estabelecer acordos de cooperação, ou outros instrumentos legais, que aumentem o alcance dos programas desenvolvidos. Informações maiores sobre o Núcleo de Bauru do projeto estão disponibilizadas no seguinte sítio: http://www.fc.unesp.br/cecemca/index.htm .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (33) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (9) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Integrante / Roberto Nardi - Coordenador / Fernanda Cátia Bozelli - Integrante / Eder P. de Camargo - Integrante / Rodolfo Langhi - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Centro de Educação Continuada de Educação Matemática, Científica e Ambiental - CECEMCA - Núcleo de Bauru. Projeto Financiado pelo MEC., Descrição: O Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA) da UNESP faz parte da Rede Nacional Centros de Educação Continuada Ministério da Educação (MEC) que, em convênio com instituições de ensino superior brasileiras, constituiu e coordena uma Rede de Centros de Educação Continuada para professores da Educação Básica (Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio). A Rede Nacional de Formação Continuada tem como objetivo atender às necessidades de formação permanente de professores que lecionam em escolas municipais e estaduais. O CECEMCA, projeto da UNESP, é um dos cincos Centros na área de Educação Matemática e Científica. Este projeto possui dois núcleos na UNESP: no Campus de Bauru e de Rio Claro. As principais ações são desenvolvidas nos anteriores foram: Produção de material didático (livros, cadernos de formação, softwares e vídeos educacionais, etc.); Elaboração de módulos, cursos, palestras, oficinas e programas de formação; Assessoria educacional para a formação continuada de docentes e elaboração de instrumentos de avaliação; Desenvolvimento de tecnologias de gestão de unidades e redes de ensino; Estabelecer acordos de cooperação, ou outros instrumentos legais, que aumentem o alcance dos programas desenvolvidos. Informações maiores sobre o Núcleo de Bauru do projeto estão disponibilizadas no seguinte sítio: http://www.fc.unesp.br/cecemca/index.htm .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (33) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (9) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Integrante / Roberto Nardi - Coordenador / Fernanda Cátia Bozelli - Integrante / Eder P. de Camargo - Integrante / Rodolfo Langhi - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Centro de Educação Continuada de Educação Matemática, Científica e Ambiental - CECEMCA - Núcleo de Bauru. Projeto Financiado pelo MEC., Descrição: O Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA) da UNESP faz parte da Rede Nacional Centros de Educação Continuada Ministério da Educação (MEC) que, em convênio com instituições de ensino superior brasileiras, constituiu e coordena uma Rede de Centros de Educação Continuada para professores da Educação Básica (Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio). A Rede Nacional de Formação Continuada tem como objetivo atender às necessidades de formação permanente de professores que lecionam em escolas municipais e estaduais. O CECEMCA, projeto da UNESP, é um dos cincos Centros na área de Educação Matemática e Científica. Este projeto possui dois núcleos na UNESP: no Campus de Bauru e de Rio Claro. As principais ações são desenvolvidas nos anteriores foram: Produção de material didático (livros, cadernos de formação, softwares e vídeos educacionais, etc.); Elaboração de módulos, cursos, palestras, oficinas e programas de formação; Assessoria educacional para a formação continuada de docentes e elaboração de instrumentos de avaliação; Desenvolvimento de tecnologias de gestão de unidades e redes de ensino; Estabelecer acordos de cooperação, ou outros instrumentos legais, que aumentem o alcance dos programas desenvolvidos. Informações maiores sobre o Núcleo de Bauru do projeto estão disponibilizadas no seguinte sítio: http://www.fc.unesp.br/cecemca/index.htm .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (33) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (9) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Integrante / Roberto Nardi - Coordenador / Fernanda Cátia Bozelli - Integrante / Eder P. de Camargo - Integrante / Rodolfo Langhi - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Centro de Educação Continuada de Educação Matemática, Científica e Ambiental - CECEMCA - Núcleo de Bauru. Projeto Financiado pelo MEC., Descrição: O Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA) da UNESP faz parte da Rede Nacional Centros de Educação Continuada Ministério da Educação (MEC) que, em convênio com instituições de ensino superior brasileiras, constituiu e coordena uma Rede de Centros de Educação Continuada para professores da Educação Básica (Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio). A Rede Nacional de Formação Continuada tem como objetivo atender às necessidades de formação permanente de professores que lecionam em escolas municipais e estaduais. O CECEMCA, projeto da UNESP, é um dos cincos Centros na área de Educação Matemática e Científica. Este projeto possui dois núcleos na UNESP: no Campus de Bauru e de Rio Claro. As principais ações são desenvolvidas nos anteriores foram: Produção de material didático (livros, cadernos de formação, softwares e vídeos educacionais, etc.); Elaboração de módulos, cursos, palestras, oficinas e programas de formação; Assessoria educacional para a formação continuada de docentes e elaboração de instrumentos de avaliação; Desenvolvimento de tecnologias de gestão de unidades e redes de ensino; Estabelecer acordos de cooperação, ou outros instrumentos legais, que aumentem o alcance dos programas desenvolvidos. Informações maiores sobre o Núcleo de Bauru do projeto estão disponibilizadas no seguinte sítio: http://www.fc.unesp.br/cecemca/index.htm .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (33) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (9) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Integrante / Roberto Nardi - Coordenador / Fernanda Cátia Bozelli - Integrante / Eder P. de Camargo - Integrante / Rodolfo Langhi - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Centro de Educação Continuada de Educação Matemática, Científica e Ambiental - CECEMCA - Núcleo de Bauru. Projeto Financiado pelo MEC., Descrição: O Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA) da UNESP faz parte da Rede Nacional Centros de Educação Continuada Ministério da Educação (MEC) que, em convênio com instituições de ensino superior brasileiras, constituiu e coordena uma Rede de Centros de Educação Continuada para professores da Educação Básica (Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio). A Rede Nacional de Formação Continuada tem como objetivo atender às necessidades de formação permanente de professores que lecionam em escolas municipais e estaduais. O CECEMCA, projeto da UNESP, é um dos cincos Centros na área de Educação Matemática e Científica. Este projeto possui dois núcleos na UNESP: no Campus de Bauru e de Rio Claro. As principais ações são desenvolvidas nos anteriores foram: Produção de material didático (livros, cadernos de formação, softwares e vídeos educacionais, etc.); Elaboração de módulos, cursos, palestras, oficinas e programas de formação; Assessoria educacional para a formação continuada de docentes e elaboração de instrumentos de avaliação; Desenvolvimento de tecnologias de gestão de unidades e redes de ensino; Estabelecer acordos de cooperação, ou outros instrumentos legais, que aumentem o alcance dos programas desenvolvidos. Informações maiores sobre o Núcleo de Bauru do projeto estão disponibilizadas no seguinte sítio: http://www.fc.unesp.br/cecemca/index.htm .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (33) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (9) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Sérgio Camargo - Integrante / Roberto Nardi - Coordenador / Fernanda Cátia Bozelli - Integrante / Eder P. de Camargo - Integrante / Rodolfo Langhi - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação - Departamento de Teoria e Prática de Ensino. , Rua Gal. Carneiro, 460 - 5º andar, sala 520 - Edifício D. Pedro I, Centro, 80060150 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 33605149, Ramal: 5201, Fax: (41) 32643574, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2008 - Atual

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Aprovado em concurso público para o provimento do cargo de Professor do Grupo Magistério Superior, classe Adjunto, nível I, em regime de trabalho de dedicação exclusiva, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor de Educação - Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN), área de Ensino Aprendizagem/ Metodologia do Ensino de Física e Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Física. Nomeado em caráter efetivo, considerando o que consta no artigo 9, inciso I da Lei n 8.112/90 e de acordo com a Portaria MPOG n 450, de 27.12.2007; e, Portaria MEC n 1.262, homologado em 04.07.2008.

Atividades

  • 10/2017

    Direção e administração, Setor de Ciências Exatas - UFPR, .,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática.

  • 08/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Ciências Exatas - UFPR, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação Permanente do PPGECM.

  • 03/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Educação - Departamento de Teoria e Prática de Ensino, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Ciências Exatas - UFPR, .,Cargo ou função, Representante do DTPEN junto ao Colegiado de Curso do Depto de Física.

  • 03/2012

    Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Prática de Ensino de Física V, Metodologia e Prática de Ensino de Física IV, Metodologia e Prática de Ensino de Física III, Metodologia e Prática de Ensino de Física II, Metodologia e Prática de Ensino de Física I

  • 03/2012

    Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Docencia em Física II, Prática de Docencia em Física I

  • 03/2009

    Extensão universitária , Setor de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática e Ciências Físicas e Biológica (Coordenador).

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EDCM7010 - PRÁTICA DE DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EDCM7011 - PRÁTICA DE DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EDCM7020 - TÓPICOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: Fundamentos Teóricos em pesquisas sobre formação de professores

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ECM705 - Prática de docência

  • 08/2015 - 09/2017

    Direção e administração, Setor de Educação, Educação em Ciências e em Matemática.,Cargo ou função, Vice - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática.

  • 08/2015 - 09/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Educação, Educação em Ciências e em Matemática.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Bolsas do PPGECM.

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ECM723 - TÓPICOS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA: Fundamentos metodológicos da pesquisa

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa II em Ensino e Aprendizagem de Ciências

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Didática das Ciências

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Didática das Ciências

  • 09/2008 - 12/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Orientação de Estágio (COE), junto ao Depto de Física.

  • 09/2008 - 12/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Ciências Exatas - UFPR, .,Cargo ou função, Representante Suplente junto ao Colegiado de Curso do Depto de Física.

  • 08/2008 - 12/2013

    Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino da Física I - EM094, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Física II - EM090, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Física III - EM091

  • 07/2012 - 12/2012

    Ensino, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa II em Ensino e Aprendizagem de Ciências

  • 03/2010 - 12/2012

    Direção e administração, Setor de Educação, .,Cargo ou função, Vice Coordenador do Programa de Pós -graduação em Educação em Ciências e em Matemática.

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Educação em Ciências e em Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa II em Ensino e Aprendizagem de Ciências

  • 05/2009 - 09/2010

    Direção e administração, Setor de Educação, .,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Centro de Assessoramento Pedagógico.

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Educação em Ciências e em Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Didática da Ciências

  • 09/2008 - 09/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de estudos do processo de reestruturação do programa de Pós-Graduação em Educação, indicado pelo Depto de Teoria e Prática de Ensino em Plenária do mês de setembro..

2008 - 2008

Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12

Outras informações:
Aprovação em concurso público para Professor Substituto, em Regime Jurídico da CLT, com jornada de trabalho RTP (12 horas), no conjunto de disciplinas ?Prática de Ensino de Física II, Prática de Ensino de Física IV, Prática de Ensino de Física V, Estágio Supervisionado I, Metodologia e Prática de Ensino de Física III e Metodologia e Prática de Ensino de Física V?, junto ao Departamento de Educação desta Faculdade, conforme Edital n. 069/2008 - STDARH/FC (Proc. 2144/46/01/07 - FC/C.Bauru)

2008 - 2008

Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12

Outras informações:
Aprovado em concurso público, conforme EDITAL N. 173/2008 - para preenchimento de 1 (uma) função de Professor Substituto, sob o regime jurídico da CLT e Legislação Complementar, em 24 horas semanais de trabalho, para a disciplina ?Pratica de Ensino de Física I: a realidade; Prática de Ensino de Física III: a realidade no ensino de Física; Prática de Ensino de Física VII: projetos inter. e Prática de Ensino de Física VI: desenvolvimento inter.; Estágio Supervisionado II?, junto ao Departamento de Educação da Faculdade de Ciências (Edital de Abertura de Inscrições n. 145/2008 - STDARH/FC), realizado nos dias 02 e 03/06/2008. Avaliação: Média da Análise Curricular (Peso 2) : 20,0 / Média da Prova Didática (Peso 1): 10,0 MÉDIA FINAL - 10,0 (Proc. n. 519/46/01/08 - FC/C.Bauru)

2007 - 2007

Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12

Outras informações:
Aprovação em concurso público para Professor Substituto, em Regime Jurídico da CLT, com jornada de trabalho RTP (12 horas), nas disciplinas: Prática de Ensino I: a realidade escolar (1676 A) ? 01 Créd.; Prática de Ensino III: a realidade do ensino de física nível médio (Cód.1678 A) - 01 Créd.; Prática de Ensino VI: desenv. Inter. (Cód.1681 A) - 05 Créd.; Prática de Ensino VII: projetos interd. (Cód. 1672 A) ? 05 Créd.; (pertinentes ao Curso de Licenciatura em Física), junto ao Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Unesp - Campus de Bauru, conforme Edital n. 102/2007 - STDARH/FC - Proc. N 760/46/01/07.

Atividades

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I - A realidade escolar (Cod. 4228A) - 4 - créditos - 60 horas-aula - 33 alunos , Metodologia e Prática de Ensino de Física III - (Cod. 4215A) - 4 créditos - 60 horas-aula - 37 alunos, Metodologia e Prática de Ensino de Física V - (Cod. 4227A) - 4 créditos - 60 horas-aula - 34 alunos, Prática de Ensino de Física II - estrutura e organização funcional da instituição de nível médio (Cod. 1677A) - 1 crédito - 15 horas-aula - Cuso Lic. Física - 32 alunos, Prática de Ensino de Física IV - a realidade do ensino de Física de nível médio (Cod. 1679A) - 2 créditos - 30 horas-aula - 27 alunos, Prática de Ensino de Física V - projetos de intervenção (Cod. 1680A) - 4 créditos - 60 horas-aula - 28 alunos

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino de Física I - a realidade escolar (Cod. 1676A) - Curso Lic. Física - 01 crédito - 15 horas-aula - 36 alunos, Prática de Ensino de Física III - a realidade do ensino de Física de nível médio (Cod. 1678A) - Curso Lic. Física - 02 créditos - 30 horas-aula - 36 alunos, Prática de Ensino de Física VI - desenvolvimento e intervenção (Cod. 1681A) - Curso Lic. Física - 05 créditos - 75 horas-aula - 27 alunos, Prática de Ensino de Física VII - projetos interdiscipllinares (Cod. 1672A) - Curso Lic. Física - 05 créditos - 75 horas-aula - 27 alunos, Prática de Ensino de Física VII - projetos interdiscipllinares (Cod. 1672B) - Curso Lic. Física - 05 créditos - 75 horas-aula - 27 alunos

  • 08/2007 - 12/2007

    Extensão universitária , Faculdade de Ciências, Departamento de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Curso "O outro lado da Física" ministrado a alunos do Colégio Técnico Industrial, como uma das atividades do Estágio de Regência dos estudantes do Curso de Licenciatura em Física da UNESP/Bauru. Carga Horária: 80 horas-aula..

  • 03/2002 - 10/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências de Bauru, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2006 - 12/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de elaboração do processo de reestruturação do Curso de Licenciatura Plena em Física, conforme designado pela Portaria DF/FC de N. 001, de 24 de janeiro de 2006..

  • 12/2004 - 10/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, .,Cargo ou função, Representante discente dos Programas de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Posmat e Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento, junto a Congregação da Fac. de Ciências, conforme Portaria DTA/FC.C.BRU N. 098, de 08 dezembro de 2004..

  • 06/2004 - 06/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, .,Cargo ou função, Representante discente junto ao Conselho de Curso do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, conforme Portaria DTA/FC.C.BRU N. de 29 de junho de 2004..

  • 11/2002 - 12/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Responsável pelo Processo Eleitoral para escolha do Conselho de Curso do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, conforme Portaria DTA/FC.C.BRU N. 097 de 02 de Dezembro de 2002..

  • 01/2002 - 12/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, .,Cargo ou função, Representante discente junto ao Conselho do Curso do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, conforme Portaria DTA/FC.C.BRU N. 031 de 26 de março de 2002..

  • 10/2001 - 10/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, .,Cargo ou função, Representante discente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência junto a Congregação da Faculdade de Ciências, conforme Portaria DTA/FC.C BRU N 079, de 16/10/2001..

  • 02/2002 - 03/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral para preenchimento de vagas remanescentes junto aos Órgãos Colegiados Locais (Comissão permanente de Ensino, Comissão Permanente de Pesquisa), conforme Portaria DTA/FC.C. BRU N. 012, de 19 de fevereiro.

  • 08/2001 - 12/2001

    Extensão universitária , Faculdade de Ciências, Departamento de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Supervisão do Curso "O outro lado da Física" ministrado a alunos do Colégio Técnico Industrial, como uma das atividades do Estágio de Regência dos estudantes do Curso de Licenciatura em Física da UNESP/Bauru. Carga Horária: 80 horas-aula..

2005 - 2006

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 4

Outras informações:
Participação no Centro de Formação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA). Núcleo de Educação Científica e Matemática - Campus Bauru. Produção de Material didático.

Atividades

  • 02/2005 - 02/2006

    Extensão universitária , Faculdade de Ciências de Bauru, Pós Graduação Em Educação Para a Ciência.,Atividade de extensão realizada, Formação de professores para a Educação Infantil.

  • 02/2005 - 07/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Física

1999 - 2001

Colégio Prof Dr Epaminondas Novaes Ribas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Química e Matemática, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor de Física contratado pelo Paranaeducação (CGC N. 02.392.034/0001-02), pessoa juridica de direito privado, sob modalidade de serviço social autonomo. Contrato regido em tudo que for aplicavel, pelas disposições da CLT, e demais Leis Complementares, em especial os artigos 317 a 324, da CLT.

Atividades

  • 02/2000 - 03/2001

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática

  • 04/1999 - 03/2001

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Química

1999 - 2001

Colégio Estadual Dr Meneleu de Almeida Torres

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor de Física contratado pelo Paranaeducação (CGC N. 02.392.034/0001-02), pessoa juridica de direito privado, sob modalidade de serviço social autonomo. Contrato regido em tudo que for aplicavel, pelas disposições da CLT, e demais Leis Complementares, em especial os artigos 317 a 324, da CLT.

Atividades

  • 03/1999 - 03/2001

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Física

1999 - 2001

COLEGIO ESTADUAL PROFESSORA ELZIRA CORREIA DE SÁ

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física e Química, Carga horária: 14

Outras informações:
Professor de Física contratado pelo Paranaeducação (CGC N. 02.392.034/0001-02), pessoa juridica de direito privado, sob modalidade de serviço social autonomo. Contrato regido em tudo que for aplicavel, pelas disposições da CLT, e demais Leis Complementares, em especial os artigos 317 a 324, da CLT.

Atividades

  • 03/1999 - 02/2001

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Química, Física

1999 - 1999

Prefeitura de Carambeí

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

  • 04/1999 - 06/1999

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Física