Manuela Lustosa Diniz

Mestra em Ensino de Ciências, área de concentração: Ensino de Química pela Universidade de São Paulo (USP) em 2005, licenciada em Química 1996 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apresento experiência na sala de aula e na área de orientação de professores. Atuo principalmente com os seguintes temas: ensino de química, ensino de ciências, formação de professores, ação mediada e construção de significado em aula de química.

Informações coletadas do Lattes em 08/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2001 - 2005

Universidade Cidade de São Paulo
Título: Domínio e Apropriação de Ferramentas Culturais na Aula de Ciências: O Debate como Ação Mediada,Ano de Obtenção: 2005
Marcelo Giordan.Palavras-chave: ação mediada; ferramentas culturais; módulo de ensino de química.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Qímica

1990 - 1996

Universidade Federal de Minas Gerais

Formação complementar

1996 - 2000

Extensão universitária em Curso de Formação Continuada. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Licenciatura.

Participação em eventos

XIII ENEQ - UNICAMP.?Utilizando o vídeo na sala de aula de química?. 2006. (Encontro).

28a RASBQ. Análise episódica de um módulo de ensino: Fármacos, uma grande descoberta?. 2004. (Congresso).

XXIV EDEQ.Proposta de mini-curso interdisciplinar:fármacos. 2004. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • ALTARUGIO, M. H. ; DINIZ, M. L. . O debate como estratégia em aulas de química: uma experiência com professores em formação continuada. In: XIV Encontro Nacional do Ensino de Química - XIV ENEQ, 2008, Curitiba. O DEBATE COMO ESTRATÉGIA EM AULAS DE QUÍMICA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA, 2008.

  • GIORDAN, M. ; ARROIO, A. ; DINIZ, M. L. . A utilização do vídeo educativo como possibilidade de domínio da linguagem audiovisual pelo professor de Ciências.. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Química - V ENPEC, 2005, Bauru. Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2004.

Outras produções

GIORDAN, M. ; DINIZ, M. L. . Encontros de Reflexão e Ação sobre a Sala de Aula de Química. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - 2011

Colégio São Domingos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora

2007 - 2007

Colégio Santa Úrsula de Ribeirão Preto

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora